Aula excelente! Valeu, Professor! Seu material é ótimo!!! Obrigado pela ajuda.
@felicienmuli49212 жыл бұрын
Cara, estás de parabéns, eu tinha muitas dificuldades nesses exercícios que não tem primitiva... Ajudou me bastante
@arasoger3 жыл бұрын
Muito bem explicado. Parabéns!
@ricardooliveirasantos99695 жыл бұрын
Muito boa aula, ganhou um inscrito.
@andrecarmona82745 жыл бұрын
Muito boa aula !
@Gabaritando_Matematica5 жыл бұрын
Obrigado pelo feedback. Fico feliz que tenha gostado.
@ednaldomenezes89584 жыл бұрын
Aula brilhante!!! Mas ficou uma curiosidade. No caso se o "a" citado nos exemplos de referencia for menor que zero, isso influencia alguma outro resultado ou interpretação? Como também se o integrando for de menos infinito a mais infinito. OBG.
@Gabaritando_Matematica4 жыл бұрын
Olá, Ednaldo! Antes de tudo, obrigado por se tornar membro do canal! Sobre o "a", por exemplo, caso você queira usar como exemplo referencial a função 1/x^5 e você esteja integrando de -1 a infinito, você deve perceber que no x=0 você tem uma descontinuidade infinita e, por conta de ter essa descontinuidade no intervalo, você teria uma integral imprópria do tipo 2 (intervalo -1 a 0) + uma integral imprópria do tipo mista (intervalo 0 a infinito). O problema aqui é que não seria mais um exemplo referencial que você usaria de forma rápida para mostrar que outra integral converge ou diverge por comparação, ou seja, você teria que verificar se esse exemplo converge ou diverge ainda. Já quando o a>0, temos fórmulas prontas em que batemos o olho e dizemos se converge ou diverge. O que eu quis te mostrar é que se o "a" for menor que 0, as coisas podem ficar um pouco complicadas e cada caso é um caso, mas não se preocupa com isso, pois as integrais por comparação que usam exemplos referenciais, em geral, serão em intervalos do primeiro quadrante e por consequência os exemplos referenciais vão usar intervalos positivos. Até por isso que, no vídeo de exemplos referenciais, todos são demonstrados em intervalos positivos. Obs: Para usar o critério da comparação, não precisa que o a>0, pode ser integral de -infinito a +infinito por exemplo, só precisa observar se as funções são positivas. O exemplo referencial usado com a>0 foi usado direto, pois na aula de exemplos referenciais eles são demonstrados justamente com a>0. Abraços!
@joaomarques5134 жыл бұрын
Apesar da confusão pronominal constante que dificulta o entendimento, a sua explicação está muito boa. "Essa daqui" não existe na gramática da língua portuguesa.