Guerra do acarajé: Evangélicos comercializam petisco africano em Salvador sem seguir regras

  Рет қаралды 8,621

TV Cultura

TV Cultura

Күн бұрын

A convivência da multiplicidade de religiões existentes foi um dos assuntos do Estação Livre desta sexta-feira (29), que teve como tema principal a fé. O programa exibiu uma reportagem sobre a “guerra do acarajé”, um conflito que acontece em Salvador pela venda do alimento de origem africana feita por evangélicos.
Inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado das novidades!
Siga as redes da TV Cultura!
Facebook: / tvcultura
Twitter: / tvcultura
Instagram: / tvcultura
Site: tvcultura.com.br/

Пікірлер: 159
@afrikanarabello9178
@afrikanarabello9178 2 жыл бұрын
Uma das táticas de dominação de um povo é o aniquilamento de sua memória social, cultural e Histórica. Tanto que numa guerra o primeiro local atacado são os arquivos e bibliotecas. Quando um povo não está a par de seus legados históricos, caem facilmente em narrativas que visam descredenciar lutas, organizações e conquistas. Infelizmente estamos vivendo um período de retrocesso cuja a intenção é criar novas narrativas que legitimem a ascenção daqueles que por muitos anos não conseguiram se colocar como protagonistas e que hoje os vemos no espaço de poder nacional. São herdeiros dos escravocratas estadunidenses sulistas, o braço da K.K.K. no Brasil. Tais supremacistas não cansam de dar amostras de suas ideias racistas, misóginas, xenofóbicas, homofóbicas, biocidas, etnicidas. Uma tática de desqualificação de lutas e conquistas históricas é a utilização de negros que negam o Racismo como porta-vozes e mulheres que negam a existência da própria vulnerabilidade dentro de uma sociedade extremamente violenta (patriarcalismo). Estes se comportam como os corpos dóceis e nunca irão se opor ao genocídio da juventude negra, mesmo que os noticiários explodam em denúncias e tão pouco com o feminicídio que ganham números absurdos. Estes nunca estarão no patamar prestigioso e histórico do pastor libertário e principal protagonista dos Direitos Civís Martin Luther King Jr. Porque as lideranças das igrejas negras estadosunidenses nunca fechariam os olhos para a manipulação desses senhores ávidos de poder, com uma rede de intere$$es que tem nos Traficantes de Jesus (frutos da mesma desgraça humana daqueles que são martirizado) e milícias como seus braços armados (versão atualizada dos cruzados, dos piratas reais) auxiliando na expansão de seus territórios de domínio nas cidades. Não podemos esquecer da utilização das milícias digitais que são utilizadas para interferir e envenenar nossa democracia, atacando nossa Carta Magna. Criar narrativas distorcidas para legitimar a barbárie cultural é no mínimo desonesto. Omitir a existência dos Beta Israel (judeus pretos descendentes da Rainha de Sabá e do Rei Salomão) não é desinformação simples, mas revela a quem suas falas em defesa servem (supremacistas brancos) e quem são os corpos descartáveis. Lamento pelo Brasil e pelo momento nefasto pelo qual vem passando. Parabenizo de qualquer forma a oportunidade de ouvir Bàbá Sidnei Barreto Nogueira. Homem íntegro e verdadeiro nas suas falas! Parabéns por sua elegância e altivez! Parabenizo ao Frei David por sua biografia! Sua benção! Parabéns ao pastor Rodrigo por sua fala no mínimo corajosa, contrariando estudos históricos e conceitos científicos.
@AndreSantos-yo2cc
@AndreSantos-yo2cc 2 жыл бұрын
Lindaaaaaa, Maryyyyyyyy, linda HISTÓRIA, pena que a grosseria, pena que o preconceito travestido de "sou cristão" macula isso, triste demais!
@joseanderson2736
@joseanderson2736 2 ай бұрын
OQUE que é que os cristãos estão fazendo
@lilianribeiro7727
@lilianribeiro7727 2 жыл бұрын
O Brasil é um país livreeeee ! Cada um vende a comida que quiser. Os vendedores de acarajé que são do candomblé, não são impedidos de vender coisa nenhuma. Isso é uma guerra comercial ! Cada cidadão é livre pra comercializar sem ter que seguir a religião dos outros cada um vende o seu da forma que quiser. Ôxe quanta besteira.
@justana3010
@justana3010 2 жыл бұрын
ISSO É INTOLERANCIA, FALTA DE RESPEITO A CULTURA... VCS EVANGELICOS SÃO PODRES!
@marcusviniciussanttos
@marcusviniciussanttos Жыл бұрын
Beleza, vamos dizer então que você vem de um grupo da sociedade que sempre foi ostracizado e marginalizado, e que criou algo que ficou em evidência, então outros vão e se apropriam dessa coisa e começam a descaracterizar em benefício próprio destruindo todo o fundamento, história e até a origem, isso seria bom?!
@flowrepins6663
@flowrepins6663 4 ай бұрын
​@@marcusviniciussanttossim? Se vc se garante que criou algo bom mesmo vc nao tem pq tem medo. Livre concorr3ncia. Alem do que eles sao privilegiado(c0tas).
@alexandrejosinodossantos
@alexandrejosinodossantos 27 күн бұрын
Sim, todo mundo é livre, mas quando vc pega uma cultura uma ancestralidade que foi conquistado com luta é morte se entregue a qualquer uma de mão beijada? Não mesmo, as baianas do acarajé tem seu direito autoral onde muitas mulheres mataram sua fome é da família, comprando sua liberdade de um país escravista. Quer vender acarajé respeite a ancestralidade do outro.
@joseanderson2736
@joseanderson2736 16 күн бұрын
​@@alexandrejosinodossantosE os cristãos estão desrespeitando a cultura das baianas??? Eu não vi nenhum cristão desrespeitando as baianas.
@ronaldjunior4218
@ronaldjunior4218 2 жыл бұрын
Vende quem quer, compra quem quer. Cada um procure ganhar seu dinheiro e deixe a religião do outro. Se o vendedor evangélico estivesse insultando e falando mal da religião do candomblé ou outra de matriz africana era uma coisa, agora só porque não usa uma roupa mas quer vender o salgado, não tem problema nenhum nisso.
@justana3010
@justana3010 2 жыл бұрын
VCS INSULTAM E FALAM MAL DA GENTE... NÃO SÓ ISSO, COMO ATACAM TERREIROS E UMBANDISTAS, ESSES DIA UMA TEVE UM OLHO ARRANCADO POR UM VARÃO! O NOME É ACARAJÉ E PRONTO!
@Fenix.com23
@Fenix.com23 Жыл бұрын
@@justana3010 vocês não pode falar nada porque vocês fizeram sincretismo do cristianismo umbanda cultua os Santos católicos que é exclusivo do catolicismo
@justana3010
@justana3010 Жыл бұрын
@@Fenix.com23 "nós fizemos sincretismo"??? Nós cultuamos santos católicos??? Ai meu D-us... O sincretismo foi FORÇADO... Não adoramos SÃO JORGE, ADORAMOS OGUM NA IMAGEM DE SÃO JORGE, PQ ANOS ATRAS SE REZASSEMOS PRA OGUM MATAVAM A GENTE, O JEITO FOI SUBSTITUIR AS IMAGENS PARA QUE NINGUEM MORRESSE... MAS ISSO JÁ ESTA MUDANDO, NÃO SE PREOCUPE!
@Fenix.com23
@Fenix.com23 Жыл бұрын
@@justana3010 isso nunca muda né até porque que eu saiba o dia de São Jorge e criado pela igreja católica mais como vocês amam tanto o sincretismo que aproveitam pra dizer que é dia de ogum também emfim a hipocrisia
@Rayyssa0
@Rayyssa0 Жыл бұрын
@@Fenix.com23 os próprios católicos fizeram apropiação das datas pagãs durante a expansão do cristiniasmo, não tem santo nessa história, mas os agressores quase sempre são cristãos
@user-hp9ww1vv3m
@user-hp9ww1vv3m 3 ай бұрын
Sou cristão ,sou baiano de acarajé e me visto da forma como eu quero !! Não sou obrigado a nada!!
@alexandrepolitodequeiroz9604
@alexandrepolitodequeiroz9604 2 жыл бұрын
Minha opinião: apesar de um decreto municipal, acredito que o modo do comerciante de se vestir não afeta em nada. O importante é não desrespeitar o produto (ingredientes, preparo...), a vestimenta usa-se quem quer. Inclusive as barracas entrevistadas sem a vestimenta baiana tradicional não mudaram o nome da especialidade gastronômica. Uma discussão desnecessária e ridícula!
@Digoshowable
@Digoshowable 2 жыл бұрын
E uma comida religiosa tombada como PATRIMÔNIO CULTURAL além de renda para famílias como e dito na reportagem. Evangélicos tem o péssimo costume de perseguir aquilo que não se curva a eles, o mesmo erro da igreja católica de centenas de anos atrás se repete.
@alexandrepolitodequeiroz9604
@alexandrepolitodequeiroz9604 2 жыл бұрын
@@Digoshowable então se for assim pra vender esfirras/quibes tem que vestir de árabe mulçumano, macarronada tem que vestir de católico italiano... tirando os índios - verdadeiros herdeiros do Brasil, toda cultura é estrangeira, independente de ser de caráter religioso. Agora, se existisse uma crítica de protestantes em relação ao acarajé ou algo assim, aí sim seria desrespeito. Independente da religião, só são pessoas que querem vender acarajés. Simples assim.
@Digoshowable
@Digoshowable 2 жыл бұрын
@@alexandrepolitodequeiroz9604 Cara, olha de novo a reportagem esses evangélicos mudaram o nome para bolinho de Jesus para resignificar a origem da comida, o que custa respeitar? Essa comidas que você citou tem conotação religiosa? E se tem eles se importam com isso? As bahianas se importam, pronto, eles poderiam vender uma infinidade de pratos ou doces até mesmo os que você citou, porque decidiram logo ir no acarajé? Por que querem tirar o contexto histórico do prato, ninguém impede deles fazerem em casa ou venderem na rua desde que se respeite as tradições. Mas o povo tem o costume de ser o malandrinho que se acha melhor que os outros.
@alexandrepolitodequeiroz9604
@alexandrepolitodequeiroz9604 2 жыл бұрын
@@Digoshowable apesar de ser citado essa mudança de nome, as barracas evangélicas entrevistadas nesse vídeo, todas estavam escrito acarajé. Obviamente vendem acarajé pois é uma especiaria comum da região. Isso chama-se comércio. Não me importo se uma pessoa vestida de camiseta me vende acarajé, inclusive é uma só cidade pelo que entendi tem esse decreto infame. Muito mimini.
@Digoshowable
@Digoshowable 2 жыл бұрын
@@alexandrepolitodequeiroz9604 Irmão, tem o certo e tem o errado, se o pessoal tá achando ruim não custa respeitar, e só na região de Salvador no máximo no estado da Bahia. Eu moro em Sampa Capital e dificilmente alguém vai tá se vestindo a caráter aqui. Ninguém morre respeitando, entendeu? E só lá na área que elas estão.
@edisonchagas2796
@edisonchagas2796 Жыл бұрын
Os evangélicos dizem q nao tem nada a ver eles venderem sem o traje,,, concordo ate ai tudo bem,,, mais entra uma baiana na igreja evangelica com seu traje pra ver como será .
@flowrepins6663
@flowrepins6663 4 ай бұрын
Pode mandar entrar. Nao dara em nada. Se reclamarem pode processar ai vc ganha grana. Faz isso a menos que so queira se vitimizar
@joseanderson2736
@joseanderson2736 2 ай бұрын
A igreja é para todos,a igreja é o templo onde todos se reúnem para fazer o QUERER de DEUS
@podcastplano
@podcastplano 2 жыл бұрын
se "apropiaram" da páscoa, natal e ninguém fala nada.
@justana3010
@justana3010 2 жыл бұрын
Não entendi? Pode me explicar melhor? QUEM SE APROPRIOU DA PÁSCOA E DO NATAL?
@podcastplano
@podcastplano 2 жыл бұрын
@@justana3010 Deus é deixado de lado, e o espaço entregaram para fábulas, noel, coelhos...
@justana3010
@justana3010 2 жыл бұрын
@@podcastplano As fábulas são para crianças e não para adultos
@marcusviniciussanttos
@marcusviniciussanttos Жыл бұрын
Se "apropriaram"? Primeiro que são feriados impostos por uma maioria cristã e pelo próprio estado, e você está na casa de alguém para saber se todas essa pessoas comemoram? Por que eu por exemplo não!
@gilbertoximenes6372
@gilbertoximenes6372 Жыл бұрын
Deus não existe... Vc é que é ignorante
@MrJaneAusten
@MrJaneAusten 2 жыл бұрын
Se eu estiver com fome como acarajé de qualquer um deles. Que discussão boba.
@justana3010
@justana3010 2 жыл бұрын
Deixa eu explicar, religiões afro são perseguidas pelos evangélicos, tem até grupo terrorista chamado "Bonde do Jesus" que destroem terreiros e esses dias uma mulher perdeu um olho na mão de um crente! O ACARAJÉ É DE MAMÃE IANSÃ, NÃO É DE JESUS! É COMIDA RELIGIOSA SIM! Quer vender bolinho de Jesus? Vende mas criem uma nova receita!
@raquelamaral2672
@raquelamaral2672 2 жыл бұрын
Comida é comida. Que a origem seja reconhecida, mas que não se obrigue ninguém a nada. Quem quiser vender acarajé, sushi, tacos, pastel que venda! Não precisa se vestir de japonês pra vender sushi. Nem usar chapéu mexicano pra vender tacos! A intolerância está em querer proibir os outros de vender algo pq está atrelado a sua religião. Hipocrisia.
@nanbulgarelli
@nanbulgarelli 2 жыл бұрын
Pipoqueiros teriam que se vestir de índios
@eduardobaggi1419
@eduardobaggi1419 2 жыл бұрын
A questão não é somente a comida, mas toda uma cultura atrelada que envolve o nome, a receita, o preparo, o ritual e o trabalho de cada baiana antes do acarajé chegar ao seu tabuleiro. Infelizmente essas pessoas são exploradas pelos religiosos desde os tempos mais antigos (inclusive o próprio Cristo falou disso, dos falsos profetas), e como fruto da alienação sofrida se prestam a esse papel ridículo e desrespeitoso de vender um acarajé sob o nome de "bolinho de jesus".
@justana3010
@justana3010 2 жыл бұрын
E assim Raquel, os evangélicos acabam com uma cultura e continuam demonizando as religiões afro
@JoseLucas-lm6vc
@JoseLucas-lm6vc 8 күн бұрын
É só perceber que todos que falam que não necessita do traje são cristão. É o que também acontece quando você percebe que todas as pessoas que criticam pessoas negras são brancas 🤷🏽‍♂️
@marceloeliassantos9763
@marceloeliassantos9763 2 жыл бұрын
Roupas de origens africanas não tem preconceito,e sim pessoas
@matiassantos7360
@matiassantos7360 2 жыл бұрын
Ah gente... O importante é manter a nossa maravilha de iguaria que é o Acarajé e respeitar a liberdade religiosa de cada um na hora de vende-los.
@justana3010
@justana3010 Жыл бұрын
Não mudando o nome pra bolinho de Jesus ta tudo certo!
@canaldolk9822
@canaldolk9822 4 ай бұрын
Eles estão desrespeitando a religião alheia dizendo que o outro está desrespeitando a religião deles kkkkk
@riprlz
@riprlz Жыл бұрын
Na Alemanha nazista também proibiam pessoas de outras religiões, vulgo judeus, de exercerem atividades que eram exclusivas para arianos.
@lucashecktif
@lucashecktif Жыл бұрын
Sim! Pq os pretos nesse país sempre gozaram de muitoooooos privilégios né! Nem o mínimo q é preservar uma cultura q é tão açoitada por crentes intolerantes pode mais
@Cavervi
@Cavervi Жыл бұрын
Quer dizer que se eu morar em qualquer lugar no mundo tenho que me vestir como vcs querem ? Tenho que adorar aos seus deuses tbm ?
@lucashecktif
@lucashecktif Жыл бұрын
Não! Vc é burro? Se for comercializar no espaço q é feito o decreto. Tem q respeitar a cultura… cultura afro e não evangélica
@joseliabomfim561
@joseliabomfim561 2 жыл бұрын
👏🏽👏🏽👏🏽para as baianas, Com o calor que faz aí em Salvador E região, vender acarajé com Trajes típicos das baianas, Se eu fosse vender acarajés, Não aguentaria usar o traje.
@AndreSantos-yo2cc
@AndreSantos-yo2cc 2 жыл бұрын
A moça que fala no minuto 4:32 que ter as vestimentas seria um desrespeito, desrespeito é se apropriar da cultura alheia, querer ganhar grana com isso e não reconhecer as origens, nao digo nem da questão de vestir as roupas sempre, mas com certeza nem as origens direito sabe...
@betonancimento2733
@betonancimento2733 2 жыл бұрын
falou pouco me falou merd@
@miltonsilvasobrinho9524
@miltonsilvasobrinho9524 2 жыл бұрын
Muita bobagem, cada um venda vestido como quiser e respeite a liberdade do outro, as baianas quando implicam com isso se igualam aos evangélicos no desrespeito às individualidades e vão contribuindo para a divisão cada vez maior do país.
@justana3010
@justana3010 2 жыл бұрын
NÃO É NÃO - ACARAJÉ É DE MAMÃE IANSÃ, QUEREM VENDER BOLINHO DE JESUS? OK, MAS CRIEM SUA PROPRIA RECEITA!
@JoliotFronsac
@JoliotFronsac 2 жыл бұрын
Bateu uma fome 😋😋😋 Salve as baianas do acarajé Muito barato os acarajés de lá, aqui no RJ é no mínimo 20 reais
@user-kt7vf5nm7r
@user-kt7vf5nm7r 11 ай бұрын
Vive aqui na Bahia varia de 6 a 12 rs
@aeioudavogal5469
@aeioudavogal5469 2 жыл бұрын
Respeito é bom e mais... a indumentaria é tb um produto cultural agregado que dá valor. Tem até lei de proteção. Aqueles que não a usam, são "bolsonaristas negacionistas", pessoas ressentidas e escravas da exploracão da fé evangélica.
@UnistasMonarquistasCatolicos
@UnistasMonarquistasCatolicos 2 жыл бұрын
Discordo ñ sao bolsonaristas, mas comcordo q sao racistas preconceituosos, e a lei tem de ser cumprida
@jorgeferreirabrandao378
@jorgeferreirabrandao378 Жыл бұрын
Falou bonito! Parabéns 👏
@jorgeferreirabrandao378
@jorgeferreirabrandao378 Жыл бұрын
Mas todo racista e preconceituos é bolsonarista!
@lucashecktif
@lucashecktif Жыл бұрын
Crentes bolsonaristas q não respeitam a cultura de outras pessoas
@alexsantosdejesus370
@alexsantosdejesus370 2 ай бұрын
Obrigado a usar os trajes, chega a ser ridículo, deixa quem quiser vender , vender do jeito que quer, agora cada um que tem suas religiões que trate de zelar pela conservação de tal, com todo respeito, mais é deselegante querer forçar, apenas façam cada um a sua parte.
@paulofernando1738
@paulofernando1738 2 жыл бұрын
Quanta besteira pra vender um alimento, mas eu como evangélico não me sinto a vontade de comer uma coisa oferecida a demônios.
@justana3010
@justana3010 2 жыл бұрын
o unico demônio aqui é vc, satanás!
@gilbertoximenes6372
@gilbertoximenes6372 Жыл бұрын
"Eu como evangélico" Não é canibalismo, é analfabetismo
@gr329
@gr329 2 жыл бұрын
Evangélico tem o dom de estragar tudo, mesmo.
@UnistasMonarquistasCatolicos
@UnistasMonarquistasCatolicos 2 жыл бұрын
Sao preconseituosos e racistas a vestimenta so valoriza o protuto em um lugar turistico ela é tradicional baiana
@Matheus.Esdras
@Matheus.Esdras 2 жыл бұрын
Preconceituso
@tainagonzaga6679
@tainagonzaga6679 6 ай бұрын
Envagelicos tem todo direito trabalhar,país democrático ,páscoa e Natal rodo comemora!
@canaldolk9822
@canaldolk9822 4 ай бұрын
Uma oferenda que elas vendem né kkkkkkk
@alexandreataidefeitosa1780
@alexandreataidefeitosa1780 Жыл бұрын
Gente... se os evangélicos tivessem falando mal do salgado eu era contra, mas estão falando bem e vendendo kkk Agora já se viu... que descriminação kkk o crente não pode vender Acarajé, só se estiver com roupa branca rsrsrs que cada um venda com a sua roupa, ainda bem que não obrigaram a vender o Acarajé de terno kkkk
@erikharada3715
@erikharada3715 9 ай бұрын
A lei está aí para ser seguida, só vai resolver quando começar a ter denúncias e punições para os que não seguem.
@PedroSoaresconfeitaria
@PedroSoaresconfeitaria 7 ай бұрын
Pronto. Querem prender quem vende acarajé de outro jeito.
@Deusfaramilagres
@Deusfaramilagres Ай бұрын
DEVIAM PEGAR ESSES CRENTES E FAZER CADA UM COMER 1 KILO DE PIMENTA PRA APRENDER A RESPEITAR A FE ALHEIA
@FranciscoAlves-ud1js
@FranciscoAlves-ud1js 7 ай бұрын
Minha mae é baiana de acarajé, mas ela acredita em Jesus. A pessoa crer no que quiser!
@futebolBR90
@futebolBR90 25 күн бұрын
Normal, as baianas todos acreditam em Jesus, tá faltando conhecer mais
@lelo781
@lelo781 6 ай бұрын
A tolerância religiosa do amor
@moraesgomes8989
@moraesgomes8989 2 жыл бұрын
Mais o cristianismo sempre se apropriou e destruiu as culturas alheias. E só reparar a história onde o cristianismo se meteu sempre teve opressão e violência.
@UnistasMonarquistasCatolicos
@UnistasMonarquistasCatolicos 2 жыл бұрын
Nada haver ser cristao, cristianismo ñ impede de usar roupas tipicas, não impede de usar o nome acaraje. São estes ai q querem impor seu costume evangelico sobre os outros q querem mudar q estao errados
@well4406
@well4406 2 жыл бұрын
É exatamente isso! O cristianismo sempre se impôs pela força e desde sempre causou prejuízos onde chegou.
@well4406
@well4406 2 жыл бұрын
@@UnistasMonarquistasCatolicos Ninguém falou de vc. A crítica aqui é sobre o cristianismo como instituição de cultura opressora. O que vc faz pode representar ou não o cristianismo. Os evangélicos, em sua grande maioria, são opressores, autoritários e ignoram a religiosidade alheia.
@robertodiaslopesdasilva6979
@robertodiaslopesdasilva6979 Жыл бұрын
Absurdo!
@antonialaurenciadejesus4288
@antonialaurenciadejesus4288 Жыл бұрын
❤o sol brilha pra todos cada um faça. O seu
@PedroHenrique-hk2iq
@PedroHenrique-hk2iq Жыл бұрын
Vocês estão de perseguição, Não tem que específicar "evangélico" Crensça nao tem nada a ver com negócios, Queria ver se alguma empresa barrasse um umbandista só por ser umbandista, Ai vcs iriam cair matando né, Ignorantes burros, Todos merecem respeito, Evangélicos, Umbandistas, Entre outras religiões, Em todo lugar há pessoas que mancham os bons, Pessoas ruins merecem puniçãl independente de crença cor ou raça ✌
@renatorieraribeiro6883
@renatorieraribeiro6883 8 ай бұрын
Araje vem da palavra africana ebolla que quer dizer bola .
@selmamachado5728
@selmamachado5728 10 ай бұрын
Como de costume os evanjegues de apropriando da cultura alheia. Afffff
@flowrepins6663
@flowrepins6663 4 ай бұрын
Que cultura?
@joseanderson2736
@joseanderson2736 2 ай бұрын
Zombe de JESUS,Depois você verá o que irá acontecer na sua vida
@justana3010
@justana3010 2 жыл бұрын
INTOLERANCIA, FALTA DE RESPEITO... NOJENTO!
@MatheusFinhana
@MatheusFinhana 9 ай бұрын
"Bolinho de Jesus" 😂😂😂
@marivaldoferreira3934
@marivaldoferreira3934 2 ай бұрын
Eu sou cristao eva gelico ja comorei acaraje as baianas conversei. Com elas se for eva gelico compro tambem.. tem qvter resoeito e nao uma lei que duvida
@euso_u_gili
@euso_u_gili 2 жыл бұрын
Um acarajé aí é 2 reais ?
@robertonok4030
@robertonok4030 2 жыл бұрын
Nem toda acarajé é servida aos orixás
@contarpararirouchorar5400
@contarpararirouchorar5400 Жыл бұрын
Sim. O acaraje dos evangélicos não é servido aos orixas . E a maioria das pessoas que comem comprando na rua não quer saber do preceito religioso
@lucashecktif
@lucashecktif Жыл бұрын
Comida de santo!!!
@lucashecktif
@lucashecktif Жыл бұрын
Acarajé é parte da cultura do candomblé! Viva as baianas
@joseanderson2736
@joseanderson2736 2 ай бұрын
Glória a DEUS aleluia AMÉM
@justana3010
@justana3010 2 жыл бұрын
A Comunidade Candomblicista ganhou a liminar que proibe igrejas evangélicas de venderem o Acarajé, uma comida típica da Bahia dedicada a Iansã como “bolinho de Jesus”
@contarpararirouchorar5400
@contarpararirouchorar5400 Жыл бұрын
Acaraje não é só comida de santo .É patrimônio cultural. Sou baiana .A maioria que compra acaraje nos tabuleiros nas ruas não está nem aí para o preceito religioso do candomblé .Acaraje não é hoje comida só de terreiro ,é culinária. A mentalidade do governo não tem sentido
@justana3010
@justana3010 Жыл бұрын
@@contarpararirouchorar5400 O ACARAJÉ É PATRIMONIO CULTURAL , VC DISSE BEM A-CA-RA-JÉ E NÃO BOLINHO DE JESUS!
@contarpararirouchorar5400
@contarpararirouchorar5400 Жыл бұрын
@@justana3010 eu não disse que é bolinho de Jesus. Aqui na Bahia não chamamos assim. E compro na mão de pessoas que se vestem normalmente. É patrimônio do povo ,não de religião
@justana3010
@justana3010 Жыл бұрын
@@contarpararirouchorar5400 LEIA NOVAMENTE MEU COMENTÁRIO? SE VC SE ESFORÇAR VAI CONSEGUIR ENTENDER QUE O MEU POST É SOBRE CHAMA-LO DE BOLINHO DE JESUS E NÃO DA RELIGIÃO DE QUEM VENDE!
@davidfranca1941
@davidfranca1941 Жыл бұрын
Engraçado a intolerância e só dos evangélicos? Imagine se tivesse um salgado específico dos evangélicos e um umbandista quisesse vender ele começasse a sofrer críticas de evangélicos por ser uma cultura cristã! será que a reportagem ia ser favorável aos evangélicos? Complicado!
@contarpararirouchorar5400
@contarpararirouchorar5400 Жыл бұрын
Verdade
@marcusviniciussanttos
@marcusviniciussanttos Жыл бұрын
Vocês evangélicos quando são confrontados adoram se fazer de vítima e perseguidos, vocês perseguem a todos, destroem a cultura dos outros, e quer vir falar de um Salgado Evangélico? Primeiro que vocês não tem capacidade para criar um, e se criassem tenha certeza de que nenhum Umbandista (embora a capacidade cognitiva da maioria dos Pentecs que assistiram o vídeo falando de Umbanda sendo que referente ao candomblé), ninguém ia vender salgados evangélicos tenha certeza.
@contarpararirouchorar5400
@contarpararirouchorar5400 Жыл бұрын
@@marcusviniciussanttos moro aqui na Bahia onde as pessoas ,independente de religião, fazem ótimos pratos .Temos uma cozinha com muito tempero e azeite ,e todos fazem .A cozinha não pertence a uma religião, a comida é patrimônio universal .O acaraje poucos fazem em casa porque é trabalhoso. Mas não pertence a religião, pertence aos povos ,todos que querem comer ou vender
@marcusviniciussanttos
@marcusviniciussanttos Жыл бұрын
@@contarpararirouchorar5400 Eu moro em Salvador desde os 2 anos de idade e nasci em Ituberá no baixo sul da Bahia, na chamada costa do dendê, não me venha dar aula por que eu sei, não inverta o que eu falei muito menos aumente as coisas, o que está se falando não é que as pessoas sejam proibidas de comer, está se falando em descaracterizar a cultura e modificar a origem e o nome do Acarajé que querendo você ou não tem uma história de origem atrelada e que querendo você ou não tem que ser preservada, toda pessoa pode comer sim, o que não se pode fazer é o que os evangélicos estão fazendo que é querer mudar o nome e apagar as origens da culinária e todos os aspectos culturais que carrega, para de querer ficar invertendo o que as pessoas falam, vai pra Castelo Branco, Cajazeiras ou Águas claras pra ver o que os evangélicos fazem.
@contarpararirouchorar5400
@contarpararirouchorar5400 Жыл бұрын
@@marcusviniciussanttos o nome pode ficar acaraje sim ,não precisa mudar ,e eu não falei o contrário. O que ocorre são pessoas querendo vender a iguaria como se fosse pertencente a uma religião. E comida é universal .Esfiha é árabe e nenhum árabe nunca disse que só eles poderiam fazer ou vender.Nenhum alemão proibe as pessoas de venderem chucrute.A lei é justa quando dá direito a todos ,para que assim trabalhe para ter o pão de cada dia. Isso se chama democracia. E a lei deve ser democrática
@alexandreataidefeitosa1780
@alexandreataidefeitosa1780 Жыл бұрын
Gente... o pessoal fala tanto de descriminação kkkk olhas as baianas querendo o Acarajé só pra elas... deixa o povo vender os Acarajés em Paz kkk vende quem faz o acarajé melhor e pronto rsrsrs
@gilbertoximenes6372
@gilbertoximenes6372 Жыл бұрын
Aprenda a escrever, analfabeto
@amonatureza6607
@amonatureza6607 Жыл бұрын
eu nunca irei comer isso...essas comidas baianas não me atraem,é capaz deu vomitar 🤮🤮🤮🤮
@flowrepins6663
@flowrepins6663 4 ай бұрын
Camarao é barata marinha
@bastosproducoes5923
@bastosproducoes5923 Жыл бұрын
só uma roupa que povo chato, besteira pow
@mocinhanositio1345
@mocinhanositio1345 8 ай бұрын
Kkkkkkkkkkk
@quarickgamer
@quarickgamer 2 жыл бұрын
E 🐔 também kk
@anaclaudia1469
@anaclaudia1469 2 жыл бұрын
Vende se Bolinho Edir Macedo.🤑🤑
@maurolucio1229
@maurolucio1229 2 жыл бұрын
Estou tomando asco destes ditos evangélicos hipocritas
Amazing AFRO BRAZILIAN food in Salvador of Bahia - Brazil
22:25
Rio4Fun - Gui & Rafa
Рет қаралды 199 М.
Nurse's Mission: Bringing Joy to Young Lives #shorts
00:17
Fabiosa Stories
Рет қаралды 19 МЛН
Je peux le faire
00:13
Daniil le Russe
Рет қаралды 14 МЛН
Running With Bigger And Bigger Feastables
00:17
MrBeast
Рет қаралды 214 МЛН
Fake watermelon by Secret Vlog
00:16
Secret Vlog
Рет қаралды 14 МЛН
Linhas Cruzadas | Heresia e Inquisição | 12/09/2024
49:43
TV Cultura
Рет қаралды 1,2 М.
Chimarrão: conheça a história da bebida que é tradição no Sul do País
7:16
Balanço Geral Florianópolis
Рет қаралды 32 М.
Norway's Muslim immigrants attend classes on western attitudes to women
11:12
Profissão Baiana de Acarajé é reconhecida
5:44
TRT5 - Bahia
Рет қаралды 10 М.
Impossível comer um só!
10:03
Paola Carosella
Рет қаралды 185 М.
O ACARAJÉ é patrimônio do povo de CANDOMBLÉ! - Canal Preto
4:24
Why is BAHIA the BEST STATE in Brazil?  [ENGLISH | PORTUGUESE]
23:30
Diogo Elzinga
Рет қаралды 102 М.
Ancestralidade Africana
12:34
Curta História
Рет қаралды 29 М.
COMIDA DE RUA 🔥 em Salvador, Bahia + melhor CACHORRO QUENTE 🌭 | RIO4FUN
36:05
Nurse's Mission: Bringing Joy to Young Lives #shorts
00:17
Fabiosa Stories
Рет қаралды 19 МЛН