Haenyeo, a força do mar ( Em Português )

  Рет қаралды 5,457

Luciano Candisani

Luciano Candisani

3 жыл бұрын

Em Haenyeo - a Força do Mar, documentarista Lygia Barbosa conta a história das Haenyeo, as mulheres do mar da Ilha de Jeju, na Coreia do Sul, por meio do olhar do premiado fotógrafo brasileiro Luciano Candisani.
Ao se deslocar em busca de suas fotografias, Candisani é seguido pelas câmeras da cineasta e compartilha com elas suas motivações criativas para a interpretação da história diante de suas lentes. O resultado é um filme raro, no qual duas linguagens de tempos diferentes, o cinema e a fotografia, se complementam em favor de uma narrativa comovente sobre um tema intrigante.
Corajosas, as Haenyeo mantêm uma tradição secular: mergulham utilizando apenas o ar de seus pulmões, a fim de colher produtos marinhos. É assim que ganham dinheiro para criar seus filhos e sustentar suas famílias, sem causar danos ao meio ambiente. A cultura das Haenyeo, reconhecida pela Unesco como patrimônio imaterial da humanidade, está em declínio. Mais de 80% das mergulhadoras têm entre 65 e 90 anos de idade e atualmente quase não há jovens ingressando na atividade.
Candisani, que também tem uma ligação visceral com o oceano e há anos pesquisa populações tradicionais que extraem do mar o sustento, interage com as senhoras dentro e fora d´agua e, aos poucos, constrói um ensaio fotográfico de rara beleza sobre o inusitado modo de vida dessas mulheres. Suas imagens são diferentes de tudo o que já se produziu sobre o tema, sobretudo no que se refere ao cerne da atividade: o trabalho das mergulhadoras no fundo do mar. São mulheres de até 90 anos adaptadas a uma rotina de mergulhos diários com cerca de cinco horas de permanência na água. Elas vão a até 12 metros de profundidade só com o ar dos pulmões, caçam grandes polvos, arpoam peixes e coletam conchas em uma atividade árdua, exercida por elas com maestria.
“Certo dia, eu estava com uma Haenyeo de 90 anos no mar e as ondas quebravam forte no costão”, conta o fotógrafo. “Sofri para sair da água. Eu me cortei nas pedras vulcânicas e afiadas. Aquela senhora, porém, soube entender as ondas, o vento e as pedras e simplesmente saiu andando com elegância absoluta por uma passagem segura na encosta. Ou seja, a força está na sabedoria, não nos músculos”, conclui Candisani.
Para Lygia, o maior desafio do filme foi o acesso à intimidade das Haenyeos. Durante as pesquisas para as filmagens, a diretora deparou-se com diversos relatos de que elas eram reservadas e difíceis. “Eu e Luciano tivemos que vencer esta resistência, além da barreira da língua, para conquistarmos confiança e entrarmos na intimidade delas. Só assim eu pude contar esta história e revelar a força e o encantamento que estas mulheres têm”, relata.
O filme e o ensaio fotográfico contam, com muita poesia visual, temas universais, como tradição, cultura, longevidade, pertencimento, sustentabilidade e a força da mulher.
Haenyeo - A Força do Mar estreou no dia internacional da mulher, 8 de março de 2018, simultaneamente no National Geographic Chanel e na TV Cultura, e será exibido por um ano.

Пікірлер
Как не носить с собой вещи
00:31
Miracle
Рет қаралды 1 МЛН
А что бы ты сделал? @LimbLossBoss
00:17
История одного вокалиста
Рет қаралды 10 МЛН
HAENYEO EXPOSIÇÃO 03 02
3:15
Luciano Candisani
Рет қаралды 75
Awakening - Documentary Short Film
22:14
BaliLife Foundation
Рет қаралды 2,3 М.
SOZINHO NO PIOR PAÍS DA ASIA, BANGLADESH 🇧🇩
42:09
Nômade Raiz
Рет қаралды 1,3 МЛН
Hiroshima - the unknown images
52:01
La 2de Guerre Mondiale
Рет қаралды 13 МЛН
TERRA D'ÁGUA PANTANAL   LUCIANO CANDISANI
4:42
Luciano Candisani
Рет қаралды 211
Palmelo, a cidade dos espíritos - Documentário
46:22
PalmeloTV
Рет қаралды 613 М.
Haenyeo,  wisdom of the sea (English version)
1:05:07
Luciano Candisani
Рет қаралды 12 М.
Как не носить с собой вещи
00:31
Miracle
Рет қаралды 1 МЛН