Pra quando o vídeo da Nga Muturi? Abraços de Glasgow!
@albertooliveirapinto50922 ай бұрын
@@FariaFelisberto-z5w Se mo pede, garanto que o faço a médio prazo. Só não digo a curto prazo porque agora tenho feito só de duas em duas semanas. E se ainda não o fiz, foi porque não tinha notado grande feedback dos seguidores. Mas agora, finalmente, vejo o interesse de um deles. Bem-haja e até breve.🙏
@FariaFelisberto-z5w2 ай бұрын
@@albertooliveirapinto5092 muito obrigado, forte abraço👊🏿🙏🏿
@nunobrito92852 ай бұрын
Em suma, é algo até razoavelmente simples. Como quase toda palavra variou no tempo e espaço. Ou seja, pardo pode designar tanto cor, algo como as variações dos tons de pele entre o marrom e o bege, quanto o mestiço entre branco e o preto. Ao mesmo tempo significaria os não-brancos que não seriam pretos da cor, como indígenas, indianos, etc. E por fim, toda classificação racial possui muito de arbitrariedade, pois raça é, ao fim ao cabo, classificações de hierarquia, e, portanto, de poder.
@albertooliveirapinto50922 ай бұрын
@@nunobrito9285 De acordo.
@amotaba2 ай бұрын
No Brasil, pardo é usado no censo e basicamente significa mestiço. Como o censo é auto-declarado, acredito que pardos sejam na real no mínimo uns 70% da população. É muita miscigenação
@albertooliveirapinto50922 ай бұрын
@@amotaba Sim, não tenho dúvida. Aliás, passei ao de cima pelo caso histórico brasileiro. Enganei-me, no vídeo, numa palavra quando falei da distinção, nos séculos XVII e XVIII, entre o termo pardo aplicado a pessoas alforriadas e mulato a pessoas ainda escravizadas. Disse "negros alforriados" quando devia ter dito "mestiços alforriados".
@fernandoleitevelho43132 ай бұрын
O luso-tropicalismo defendido por Gilberto Freyre que muitos tentam desacreditar e atrelar à ditadura portuguesa de Salazar, ao final o Brasil é uma sociedade mestiça e ( ) vamos aguardar o próximo episódio..
@albertooliveirapinto50922 ай бұрын
@@fernandoleitevelho4313 Também voltarei a Gilberto Freyre quando falar de Mário António. Não sei se será já no próximo apisódio ou no outro a seguir.
@JoaquimCamacho-g7cАй бұрын
O bilhete do meu pai na parte de raça, constava raça parda...! Significa mestiço.
@defariadefaria23282 ай бұрын
No Brasil, além do mulato, ainda temos o MAMELUCO, mestiço de branco e índio, e o CAFUSO, que é o mestiço de índio e negro.
@albertooliveirapinto50922 ай бұрын
@@defariadefaria2328 Sim, mameluco era o termo original para designar o mestiço de branco e índio, mas ignoro a origem. Quanto a cafuso, é um termo que vem do verbo kimbundu ku funzaka, que significa descorar. Pelo que literalmente seria "negro que perde a cor". Em Angola designa-se por cafuso o mestiço de mulato com negro.
@joaquimelias86482 ай бұрын
Pardo, é um termo muito antigo. A verdade é que os Portugueses nas suas viagens pelo mundo construiu muitos Monumentos que , ainda, existem espalhados pelo mundo. Mas o único MONUMENTO que os Portugueses deixaram no mundo, o qua não é indestrutível, e será preservado para sempre. é a MULATA. É UMA OBRA PRIMA DOS PORTUGUESES.