Toda pessoa séria e comprometida vai adoecer no mundo do trabalho, seja ele qual for. O mundo adulto é sórdido e a gente precisa aprender a lidar com isso, senão sofre mesmo. Eu apanhei muito até aprender a dizer não, a ficar mais na minha. O lance é aprender isso sem perder a própria essência. Pessoas empáticas sofrem mesmo.
@valdomirodiplomacia19 күн бұрын
Trabalho em escola e isso é fato: em locais com muito trabalho faça bem mais, e receberá bem mais pra fazer. Serviço público demanda excelência na entrega e equilíbrio ao se dedicar pra não fazer serviço de terceiros. Lembra da turma que pedia pra incluir o nome no trabalho de escola pra ter nota? Pois é, na vida adulta esse vicio continua. Você tem nosso respeito e admiração!💪🏽💪🏽👍🏽👍🏽
@marianevieira481217 күн бұрын
Cara, queria ter te conhecido antes. Exonerei de um cargo público federal. Um ambiente adoecedor. Penso em publicar um dia um vídeo contando minha história para ajudar outros assim como você está fazendo. Obrigada por compartilhar sua experiência!
@freeandie13 күн бұрын
trabalhei em uma universidade federal que era poooodre o ambiente... graças a deus consegui sair para um tribunal, que o ambiente até agora tá ótimo.
@lobodosmares00713 күн бұрын
Pega afstamento
@yteu719813 күн бұрын
Conta aqui se puder
@Projeto.factual12 күн бұрын
Faz um vídeo preciso te ouvir
@RenatoFK11 күн бұрын
vc era do executivo?
@mgdacristina12 сағат бұрын
Esse seu depoimento é um ato político pelo grau de fidedignidade e precisão ao que se passa no serviço público. Abraços de conforto e admiração🌻
@Kaine205714 күн бұрын
Trabalhe, faca o seu. O SEU. Terminou antes? Enrole, finja que ainda está fazendo… gerencie seu tempo, e deixe o trabalho no trabalho. Viva também
@polly942911 күн бұрын
Eu não enrolava não. Pegava meu Kindle e ficava lendo. Não faço o trabalho de seu ninguém! Não caio mais nessa não. Engoli muita raiva passando por isso enqto eu estava no estágio probatório. Mas depois que consegui minha estabilidade, ninguém mais se meteu a besta comigo!
@GuerillaLPU910 күн бұрын
Exatamente. Tem que fazer cera se não mandam serviço de outro pra tu fazer
@gilrazore8705 күн бұрын
Faz, deixa pronto em nuvem, e no trabalho deixa incompleto. Abraços, promessas, sorrisos, elogios são mais formas de manter você de escravo
@alexandreramos250319 күн бұрын
Sua história é parecida com a minha... ex tecnico, analista, gabinete, muita gente malandra, fc's e cc's encostados ... e uma vontade enorme de fazer as coisas direito.... Mas, com muito esforço me livrei disso. E aprendi a falar NÃO pros outros e SIM pra mim. Abraços.
@anciaoidoso23516 күн бұрын
Ainda trabalha lá?
@olhokritico15 күн бұрын
Quer ver trabalho difícil? Vai ser ajudante de pedreiro na zona leste de SP
@polly942911 күн бұрын
@@olhokritico. Cala a boca, cara. Se vc n conhece a realidade de quem está no funcionalismo, n fale m*!!
@Diogo_Rodrigues8519 сағат бұрын
@@olhokriticoUm trabalho de esforço fisico, mas não é dificil
@andersoncardoso25519 күн бұрын
Infelizmente em todos os ambientes de trabalho existem pessoas encostadas/folgadas que querem se dar bem..
@Virgínia-f9q5 күн бұрын
Desistir em algumas situações, pode salvar sua vida! A saúde é o seu bem mais precioso.
@edpkrlct19 күн бұрын
A culpa não foi sua coisa nenhuma. Essas coisas ninguém sabe antes de entrar nos tribunais. Só descobrimos depois. E com o tempo também. Demora pra gente entender isso. Mas o serviço público é extremamente tóxico sim. Se a estabilidade protege o servidor, também protege os péssimos funcionários que ficam lá eternamente e as práticas negativas vão se perpetuando...
@anielizabeth11 күн бұрын
Isso é verdade.
@simone90245 күн бұрын
Perfeito
@marcosmoreira703416 сағат бұрын
@@edpkrlct correto. É assim mesmo.
@asimpleuser12319 күн бұрын
Cara, eu vou tomar posse num tribunal de justiça próxima semana. Muito obrigado por esse vídeo! Conhecimentos valiosíssimos! Vou cumprir com minhas atribuições corretamente, com ética, e pronto. Processo é infinito, você não pode enlouquecer por isso.
@adrianelima71019 күн бұрын
Parabéns, moço 👏👏
@Editefutebol-s5g18 күн бұрын
Vc fez para qual cargo?
@marcosmoreira703412 күн бұрын
Faça só o necessário.
@polly942911 күн бұрын
Vc vai passar por poucas e boas enqto estiver no estágio probatório. Seja forte e com o dia a dia vc verá a dinâmica do serviço e saberá se colocar.
@asimpleuser1238 күн бұрын
@@Editefutebol-s5g Técnico Judiciário Área Judiciária. Até agora tá ótimo. O Tribunal do meu Estado paga muito bem pra Técnico, tem trocentas gratificações, os meus supervisores são gente fina, daqui a uns dois meses já posso pegar home office e dá pra continuar estudando pra outros concursos.
@janeeyre925012 күн бұрын
Trabalho no Judiciário, sendo que onze anos em TRT, e você falou só verdades.
@millalops629415 күн бұрын
Quem acha que serviço público é mar de rosas é quem não conhece por dentro. A diferença é que seus direito mínimos são respeitados.
@polly942911 күн бұрын
O pessoal acha que o fato de o servidor ter estabilidade, faz do universo do funcionalismo um paraíso! 🙄🤦
@milenadomonte21755 күн бұрын
Fico pensando: imagina qdo descobrirem q mt gente q esta ali p ser "servidor publico", não se importa.... eh cruel qdo essa gde ficha cai! Principalmente na minha área q eh a da saúde!
@larissacardosodir3 күн бұрын
Exatamente.
@larissacardosodir3 күн бұрын
Amigo, sinta-se acolhido. Eu também passo por isso no meu cargo público e já tinha pensado sozinha sobre o cargo comissionado e a função. Se a pessoa não souber administrar, pode ficar refém do cargo. Eu acho essencial não criar vínculo emocional ou dependência do setor, porque isso pode ser um problema, quando nós precisarmos ir embora. Eu amei a parte que você disse sobre "eu sou servidor da união e não do juiz.. do gabinete", porque isso irá me ajudar a tomar uma decisão muito importante em minha vida profissional. Obrigada de coração por compartilhar isso conosco, a sua vulnerabilidade. Saiba que muitos sofrem da mesma questão, porém não a expõe por motivos vários. Obrigada.
@nigelmontenegro19 күн бұрын
Excelente vídeo! Parabéns! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 Resumindo: Trabalhe certo, de forma honesta, faça o seu, ajude dentro de suas possibilidades, mas nunca permita que se aproveitem de você e não aceite carga de trabalho excessiva, que vá além de suas condições e interfira em sua vida pessoal.
@lucianaminicelli493719 күн бұрын
É o famoso ditado: " Burro bom, carga nele." Sou servidora pública e almejando outro cargo...no meu atual serviço, to fazendo o arroz com feijão bem feito, nada pra mais. Evitando dor de cabeça desnecessária.
@PRVSJR9 күн бұрын
Aprendi essa máxima no meu primeiro ano de Tribunal.
@jordanagoncalves517912 күн бұрын
Gustavo até que fim achei o vídeo sobre esse assunto, pode ter certeza que esse vídeo é de utilidade pública cara!. Excelente, eu concordo plenamente com tudo que você disse. Parabéns te admiro ainda mais por trazer esse conteúdo.
@marcomonteiro909416 күн бұрын
Não é só no serviço publico!! Em qualquer lugar as sanguessugas estão prontas para atacar.
@RafaelSilva-ob1cx14 күн бұрын
Seu madruga já falava: Faça mal feito p não te pedirem de novo!!
@alexmtable7 күн бұрын
Kkkkkkk
@brilhodigitall4 күн бұрын
😂😂😂
@gutocst5 күн бұрын
É difícil encontrar conteúdo como o seu, que aborda com sinceridade a realidade do funcionalismo público. O seu relato é muito valioso, coloca em termos reais uma experiência que muitos passam.
@arthuralves694014 күн бұрын
Muito bom o relato. Trabalho em um Tribunal e é bem isso que ele falou aí mesmo. Recomendo que todos que estão buscando a carreira de tribunais que assistam o vídeo com atenção, de preferência mais de uma vez.
@leticiafaccocolombo21605 күн бұрын
Atualmente, eu já recomendo as pessoas não prestarem. Queria eu não ter passado 😅 ou ter visto esse vídeo antes.
@desbramundo19 күн бұрын
Aqui no meu é assim. Tem metas, MAS se vc terminar sua meta antes do horário, vc tem que ajudar o coleguinha. Ou seja. O melhor é não terminar antes do horário, pois tem muito coleguinha não conseguindo cumprir a meta.
@milenadomonte21755 күн бұрын
Cata seu video apareceu p mim aleatoriamente, as 2h30 da manha,no meio de um plantao . Sou enfermeira, servidora municipal ha 12 anos. Relatos como o seu me dao um desespero pq na minha vivência, ser servidora de tribunal eh tipo sonho de consumo. Q bom q seu video apareceu p mim, na saude eh mt dificil estavelecer limites pq se trabalha c vidas eu trabalho c vidas de bebês ainda por cima..... hj eu me livrei da sindrome de salvadora, eu entendi q as responsabilidades compartilhadas. Entao hj se eu tiver q incomodar uma chefia no fds p falar nao tem condicoes, nao tem isso ou aquilo (falando de questoes estruturais) eu nao penso 2x. Eh de vaixo nivel mas eh isso cada cachorro q lamba a caceta do seu cargo e olha q estamos a mil leguas das remuneracoes q vc citou. Outra tatica foi aprender a dizer nao p pedidos de coberturas em dias nobres pq ha furo na escala, usar essa protecao do servidor eh vital! Oitra coisa q aprendi a assumir: friamente eu trabalho eh por dinheiro! Eu nao pago aluguel ou mercado c abraco eh c dinheiro, entao ser boazinha p outros q ganham mt mais nao serem incomodados.... nem pensar! No mais eh ter respeito, etica e cumprir o q foi friamente estabelecido lei q me rege. O estatutos estao ai p lancarmos mão!
@afonsofernandes84545 күн бұрын
Seja no setor privado ou público os problemas existem, porque em todos os lugares há pessoas tóxicas.
@RogerioSantos-rp5kw19 күн бұрын
Entrei no setor e éramos 6 colegas, com o tempo reduziram os códigos de vagas e hoje somos apenas 4, carga de trabalho insana. Acabei ficando doente e precisei me ausentar por licença médica. Em fim, vivendo e aprendendo, foi um grande aprendizado e jamais voltarei a fazer algo no tempo dos outros, a minha saúde em primeiro lugar.
@diegosoares34504 күн бұрын
Muito legal esse vídeo. Eu sou servidor público e já adoeci tb por não dizer não
@izabelacarina785419 күн бұрын
Quando voce é bonzinho demais, o povo senta em cima. Aprendi na prática. Agora fico na minha e vou no ritmo. Qualquer local de trabalho tem isso.
@taizasoletti18 күн бұрын
Eu trabalho em um tribunal e arrumei um burnout e conheço muita gente na mesma situação. Discordo que a culpa seja minha. Foi minha culpa não ter imposto limites, apenas. Mas todo o resto não é muita culpa não, se não há uma cultura de saúde mental a culpa não é minha.
@caroltuk13 күн бұрын
Exatamente! A culpa nunca é da pessoa, é do ambiente que está cada vez mais tóxico SIM! Pra quem ocupa CC e FC é pior ainda essa pressão... As metas só são cobradas dos servidores, estes precisam produzir sempre mais e mais, para os Deuses nunca dá problema... e quem recebe os louros do trabalho são sempre eles....
@valeriarn646111 күн бұрын
De fato, não há uma cultura de saúde mental, principalmente no Judiciário.
@alissonalvesnunes85484 күн бұрын
@@caroltuk Só falou verdades
@vesantos323119 күн бұрын
Conte a história do juiz e todas as histórias possíveis pq a gente quer ouvir! Precisamos conhecer a realidade do ambiente de trabalho até pra definirmos se realmente estamos fazendo a escolha certa sobre qual concurso investir.
@anacarolinagoncalves433419 сағат бұрын
Nossa eu vou prestar pro tribunal essa semana e estava confiante ate ver esse vídeo 😂 rsrs mas acho que é extremamente necessário pois caso eu passe, vou tendo uma noção.
@LeandroMendes-uq6wi13 күн бұрын
Parabéns Gustavo, uma mente brilhante. Bons conselhos.
@ericksonbraun19 күн бұрын
Ótimo conteúdo desses vídeos. Falar sobre o pós concurso é muito legal, conteúdo de altíssima qualidade, pouca gente fala sobre isso. Um professor do Seminário nos ensinou sobre a importância de saber dizer não justamente para cuidarmos de nós mesmos. Conheço muitas pessoas que sofrem de algo parecido com o que você passa/passou. É importante darmos atenção para as nossas necessidades de lazer, atividade física, família etc. Que Jesus abençoe a sua vida e continue cuidando de você para continuar no caminho da saúde, física e metal.
@DanielSousa-eb7xn15 күн бұрын
parabéns meu amigo, tem muita gente colocando só vitórias na internet e muitos de nós se sentem um lixo, tem que ter coragem! e isso vc já mostrou que tem, eu trabalho há dez anos na Petrobras, durante 8 desses tempo trabalhei num lugar horrível, troquei de setor e parece que trabalho em outra empresa, hoje sou feliz demais! muitos vão se identificar com esse vídeo.
@patriciaabreu102515 сағат бұрын
Só falou verdades...sou servidora pública federal em uma universidade federal, cargo de TAE. É bem menos complexo do que um cargo em tribunal, mas percebo os mesmos problemas.
@charmedomundo38 күн бұрын
Faz mais videos contando essas histórias, é uma aprendizagem pra nós!
@catharinamaiolino61775 күн бұрын
Uma gracinha sua sinceridade. ❤
@sibelleferreira83589 күн бұрын
É muito importante você falar sobre a depressão no trabalho, isso é fato e é mais frequente do que todo mundo imagina! Principalmente no estágio probatório, aí que se aproveitam de você e te fazem de burro de carga. A realidade é que quase ninguém concursado de Tribunal ou de qualquer órgão não dizer não exatamente, me parece que você vai ficar na rua ou vão abrir um PAD! As pessoas, por outro lado, aceitam pela "educação" ou medo de ser mandado embora e acabam "ganhando" um estresse muito grande no trabalho. Admiro seu trabalho, Gustavo, vc é ótimo! Obrigada por falar o que acontece em cargos muito competitivos. Vc tem o meu apoio e respeito! 💪💪💪
@ValkyrieSamBR17 күн бұрын
Obrigada novamente, Gustavo, por mostrar a outra parte do serviço público. Vejo gente aqui falando "é pior na iniciativa privada, na segurança pública etc etc" gente, ele está falando da realidade DELE. Com certeza é pior na iniciativa privada, mas como eu disse: foi a realidade do Gustavo. Obviamente tem lugar pior. Só a gente sabe das nossas dores. Eu estive a quase um passo de exonerar também, por sorte, consegui mudar de setor e fiquei mais tranquila 😊
@robertogalvao37187 күн бұрын
Valeu pelo depoimento... Já passei pela mesma experiência! Conclusão, conhecer nossos limites e saber dizer NÃO quando situações ou pessoas afetarem nossa saúde!!!!
@projetoselva18 күн бұрын
REGRA 01 DO SP: TODO BOM TRABALHO SERÁ RECOMPENSADO COM MAIS TRABALHO.
@Felipealexandre-b8f18 күн бұрын
Disse tudo, fiz o trabalho dos outros, quando disse não me mudaram de setor.
@alissonalvesnunes85484 күн бұрын
😂
@marciagabi294212 күн бұрын
Que loucura. Sou funcionária publica, trabalho como psicóloga técnica em um centro de mulheres vitimas de violência e hj pedi ao universo um sinal se deveria sair, pois convivo com um burnout há mais de um ano e a coisa nunca melhora, pois nibguém ta nem aí para o tecnico. Na cabeça deles é: vcs que resolvam, e se a mulher morrer, vocês é que não fizeram o trabalho direito. Infelizmente vi profissionais que sabiam falar não, que faziam só a parte deles adoecerem também, pq eram queimados e perseguidos. Faço plantão todos os dias cuidando dos casos de violência de uma cidade inteira em uma região metropolitana. Trabalho com uma equipe maravilhosa, mas a podridão da estrutura é de fuder
@simone90245 күн бұрын
Nossa. Fazo assédio q sofri ser fichinha. Ode QQ forma, se vc se preocupa como demonstra. Vc e uma luz, uma benção pra muitas. Parabéns e se cuide, pula fora logo. Não e pq ajuda q tem que se acabar. Acredite...sei na pele o que e isso.
@milenadomonte21755 күн бұрын
Te entendo perfeitamente, sinta se abraçada. Sou servidora pública da saúde (enfermeira). Essa culpa q de que as vidas das pessoas dependem da gente tem serventia p estrutura de um sistema mt bem elaborado! Me doeu mt mas eu me livrei dela, favo o meu melhor, c respeito e ética mas me livrei da sindrome de anja!
@Pregadorerik3 күн бұрын
Não brinque com Burnout,pois quando chegar ao ápice ela pode te levar ao suicídio. Eu tive Isso na fabrica onde trabalhava por vários fatores como; várias atividades, pressão no trabalho, ficava irritado com colegas pois se aproveitavam da minha boa vontade em ajudar e fazia outras coisas quando não tava na fábrica, daí juntou tudo e virou uma bola de neve. Nisso tudo, peguei TAG, Pânico e tive que tomar remédio por 3 meses, daí eu decidir sair dessa fábrica depois de 7 anos de trabalho lá, eu vi que a minha Saúde era mais importante,pois era todos os dias bem dizer que eu me sentia mau no estômago e tudo,mas não tinha nada na saúde pois os exames não davam em nada. Se tivesse lá,concerteza tinha ficado pior. O melhor é sair desses ambientes pois se não a gente se ferrra.
@Mariaa_201211 күн бұрын
Trabalhei por 7 anos em cargo comissionado. Sempre fui muito dedicado, muito mesmo. No entanto, eu não puxava saco. Resultado: depressão, ansiedade, burnout e um belo pé na ***** porque não puxei saco da pessoa que estava na chefia (essa pessoa só estava de passagem não seria meu chefe “para sempre”). Triste… E quem enrolava horrores está lá até hoje 😅 trauma!
@matheuslima781219 күн бұрын
Eu respeito muito sua história grande Gustavo! aprendi estudar corretamente com suas informações e você é referência. Obrigado por compartilhar suas histórias e conselhos.
@priscilalopa7 күн бұрын
Te entendo total! Pensei até pedir exoneração do TRF2!
@nadiasantos838319 күн бұрын
Conta a história da quase cadeirada, por favooor. Fiquei curiosa.😅
@AlmeidaOficialARTs14 күн бұрын
Isto é algo que venho pensando a algum tempo, eu já estou num cargo intermediário, mas quando olho pra cima, vejo bons cargos, porém, conversando com algumas pessoas, percebi que alguns trabalhos são meios " atribulados". Diante do exposto, decidi procurar cargos com remunerações aceitáveis, mas que não sejam tão dominantes com relação ao meu tempo e saúde mental. Afinal, aqui fora, eu tenho um vida e quero viver. Boa noite.
@alissonalvesnunes85484 күн бұрын
Comentário sensato. Eu estava estudando pra ser auditor fiscal e decidi que não era isso que queria pra minha vida. O tempo, a carga de trabalho e a responsabilidade que o cargo exige, mesmo pagando muito bem, pra mim não compensa. Ter um cargo ok pra mim já está ótimo.
@williamtavaresfardin19 күн бұрын
Gratidão! Aprendi que a vida nos trata como a gente se trata. Então, busque adquirir bom senso para se tratar bem. TrateSeBem!
@melissamel319 күн бұрын
Esse é um assunto extremamente importante: saude mental dentro do funcionalismo público, principalmente denteo de Tribunais. Tenho uma tia que adoeceu mentalmente por não saber lidar adequadamente dentro desse ambiente (trabalhava dentro de um tribunal trabalhista tbm, inclusive), por parte de colegas e superiores tbm.. ficou afastada e acabou interditada, uma pena. Acredito que também já existia uma inabilidade emocional e social da parte dela em lidar com certas situações da vida e que não foi devidamente apenas por conta do ambiente de tribunal que ela adoeceu. Mas esse assunto de saúde mental dentro do funcionalismo público é realmente exatamente pertinente.
@cintia_l286719 күн бұрын
Não acho que seja problema individual, viu? Se fosse individual não haveria tantos casos de su-i-c-í-dio e problema men-t-a-l no serviço público. Saiu até uma reportagem sobre o MP, acho q de SP, foram tantos casos que chamaram atenção e o que estava por trás era assédio moral.
@Felipealexandre-b8f18 күн бұрын
Olha, estou passando por isso. Trabalho numa prefeitura onde o ambiente chega a ser intimidador. Não vejo a hora de assumir outro. Cargos de amizade é o que mais estraga no ambiente público. Já peguei muito serviço dos outros, quando falei não, me trocaram de setor.
@reidelas634712 күн бұрын
Tbm trabalho em prefeitura, na educação. Eu aqui meto o loko e n to nem aí. Bato boca, só a pistolagem. Mas tbm agora ngm meche comigo
@glaucolima1319 күн бұрын
Parabéns pela sinceridade do video. Eu entendo muito qd vc inicia dizendo que a culpa seria sua. Mas, isso tb é muito injusto com vc. Eu n sou ninguém, mas, se eu puder deixar um texto, seria p vc n falar assim de vc. A culpa não é sua. Mude, melhore com a terapia, mas a culpa não é sua.
@talitamenezes464415 күн бұрын
Trabalhar em Tribunal (todos) é enlouquecedor. Não indico a ninguém trabalhar com juiz.
@polly942911 күн бұрын
Bem sei como é isso. Trabalhei numa Vara com um Juiz psicopata e assessoria escrota, que fui parar no psiquiatra e tomei remédio controlado por quase 2 anos.
@Mariaa_201211 күн бұрын
Passei por isso também… Estou tentando me reconstruir até hoje
@gutocst5 күн бұрын
Quando você está dentro do setor público você enxerga que o Brasil merece a alcunha de Bostil. Nunca foi uma democracia, muito menos uma república. Existe uma ditadura parlamentarista, atual, e uma autocracia jurídica nas mãos dos magistrados que se perpetua, sem mudanças, desde os tempos da escravidão.
@ahellen764158 минут бұрын
Sou assistente de juiz e ele é maravilhoso como chefe! Não recebo um pingo de cobrança ou reclamação, mas por outro lado sou mto comprometida e gosto de produtividade com tudo q faço (sou assim há 10 anos, desde que entrei no tribunal) então não dá pra generalizar. Faço o melhor na minha possibilidade, dentro do horário do expediente
@gleysibianchi380716 сағат бұрын
Sou servidora, trabalhei com uma diretora de escola encostada, tudo ela tercerizava pros outros. Não respeitava isonomia (fazia diferença entre os funcionários), fofocava (sem ética), não respeitava as leis e ela ainda tinha uma puxa saco que meteu o pau nela e depois levava as coisas pra ela. Eu deixei bem claro que não concordava com muitas coisas, meu gerente era outro inútil que não servia nem para mediar e dizia amém para tudo. Eles começaram a falar que eu queria tomar o lugar da outra menina (só porque eu não aceitava ser coordenada por alguém com o mesmo cargo que o meu), vivi muitos absurdos. Acabei fazendo uma denúncia por escrito para a supervisão que fez uma oitiva. Depois disso não mexeram mais comigo, saiu o período de troca de escola e vazei. Hoje estou num lugar ótimo onde sou respeitada, mas nesses 1 anos e 8 meses que fiquei nesse lugar eu quase fiquei louca da cabeça… eu só não fiquei porque eu tenho uma ótima terapeuta. Vivi coisas que não tinha nem chegado perto de viver na iniciativa privada.
@isadoratoscanogoncalves995218 күн бұрын
Gustavo parabéns por ser tão sincero, vc com certeza ajuda muita gente com seu trabalho. Busque acompanhamento psicológico, hj sou psicanalista e atendo muitas pessoas com esse perfil que vc descreve, já vi alguns vídeos seus e vc tem muito senso de justiça, talvez até a escolha pela área do direito... busque informação sobre o perfil de superdotação e altas habilidades... talvez se identifique, abraço
@joseedgarmedeiros747313 күн бұрын
Realmente sv público é doloroso pra quem quer trabalhar corretamente. Grande Poeta Drummond foi servidor público e fez poema a respeito
@polly942911 күн бұрын
Qual o nome do poema?
@jurandirmatias971413 күн бұрын
Esse relato foi muito oportuno pois mostra o lado dos bastidores do serviço publico algo que os concurseiros desconhecem. O seroso publico não é apenas glamour, há também o outro lado obscuro da estabilidade de um serviço .
@crism499617 күн бұрын
Maravilhoso conteúdo, Gustavo! Acompanho vc e a Natasha desde o começo, a gente nunca imgina que coisas desse tipo esteja acontecendo com pessoas tão dedicadas. Parabéns pela sinceridade em partilhar de forma tão real sua trajetória conosco.
@ritageraldo649710 күн бұрын
Como professora efetiva da Rede Estadual é igual! Eu também sofri horrores, detalhes! Faltava pouco, sempre fui uma boa profissional. O que vake realmente é a amizade, os professores faltosos tinham preferência na escolha. Um caos, cansei de brigar! Hoje estou muito feliz aposentada!! Extremamente feliz! Consegui todas as minhas evoluçãoes e quinquênios, muito feliz em casa.
@mychelinne66310 күн бұрын
Conta a história da cadeirada, por favor 😊
@rafaeldelmiro166619 күн бұрын
Você tem me ajudado pra caramba irmão. Estou sofrendo com crises de ansiedade e tomei a decisão de procurar ajuda médica depois do seu video.😢
@Bitolei19 күн бұрын
🙏 Que bom que você está buscando ajuda. Essa é a melhor decisão! Fico feliz em ajudar
@paulolima618419 күн бұрын
Tb precisei de ajuda psiquiátrica e psicológica. Hoje estou equilibrado. Sucesso irmão!
@maryellenoliveira679317 күн бұрын
Que 2025 seja o melhor ano de sua vida 🪙🪙
@marciasantana734610 күн бұрын
Me identifiquei demais com seu relato. Sou servidora pública desde os meus 23 anos. Hoje com 35 anos e tendo passado por 4 órgãos diferentes notei que esse é um problema da administração pública. No início do ano passei por uma licença de 90 dias devido a burnout justamente pelos motivos por ti abordados. Trabalhava que nem um burro de carga enquanto no meu setor só tinha encostado. Uma alegava ansiedade e não atendia ao público e nem queria ser removida para serviço interno, pois morava perto do trabalho. A outra estava com 68 anos e já não se encontrava disposta e com saúde para trabalhar, mas tb não queria largar o osso. e o chefe só voava. infelizmente não me vejo saindo, pois para quem fez direito e nunca autou o diploma não vale de nada. para resumir, desencantei ao ponto de pensar em fazer outra faculdade e sair do serviço público
@MarcioBarbosadaSilva-oz9md4 күн бұрын
Gostaria q vc conte sobre a cadeirada kkkkk para saber e pegar exemplo
@heitoreinsfeld194719 күн бұрын
Mais uma vez, agradeço suas palavras. Sua história de vida e da sua esposa é fantástica, desde antes de ser concursado, com a situação de decidir estudar devido ao fato de procurar emprego e ver que já tinham escolhido a pessoa, até o fato de ter situações de busca e apreensão do veículo e a Natasha grávida ter sido despedida. Infelizmente, algumas pessoas "queimam o filme" do servidor público fazendo pouco caso do trabalho que tem, e você fez um trabalho muito além do necessário na época. Você mostrou seu caráter com a sinceridade de expor os fatos e com as dicas e probabilidades reais de sair concursos que realmente vale a pena estudar, e não vender fantasias, como, por exemplo, dizer que o concurso INSS de nível médio está próximo. Desejo muito sucesso para você e sua família.
@lmcleticialmc19 күн бұрын
Nossa! Muitíssimo obrigada por esse vídeo!! Eu já tinha adorado o anterior, pois "furou a bolha" dos canais que só "vendem" o concurso público como um lindo "mundo cor-de-rosa", e expôs a realidade. Confesso que esse segundo vídeo me deixou mais positiva em relação ao que me aguarda como concursada. Depois do seu vídeo, começaram a aparecer outras recomendações do YT, e eu assisiti muitos relatos e comentários de ex-servidores que pediram exoneração, pois ficaram com o psicológico bastante abalado diante de inúmeros fatores, desde a extrema burocratização do sistema, quanto ao trabalho monótono e repetitivo, até o assédio moral, em si. Confesso que em relação a rotina de trabalho ser monótona e etc, não me desanima nem um pouco, acho que combina com o meu perfil, que não é de se aventurar muito, meu enorme receio é realmente em relação a assédio moral, mesmo. Mas com esse vídeo você esclareceu muitas dúvidas que eu tinha. Gostaria muito que você fizesse um vídeo com a Natasha, para ouvir sobre a experiência dela, e que coisa maravilhosa que ela está em um lugar saudável de se trabalhar. Fico muito feliz por ela. E também gostaria de ouvir você contando sobre a tal cadeirada. O que posso deixar de sugestão, é vocês fazerem mais vídeos relacionados a outros temas inerentes a concurso, principalmente a concursados, como vocês têm propriedade para falar sobre o tema, é interessante falar também com o público que já alcançou o objetivo que era tomar posse, ou quem não alcançou este objetivo, que é o meu caso, mas quer se precaver, em como manter a sanidade em lugares problemáticos, ir mais para esse lado da inteligência emocional mesmo, pois como vocês têm podcast, seria interessante, trazer ex-servidores que queiram relatar a sua vivência, dar alguma dica sobre o que conseguiu extrair de aprendizado do ocorrido. Mais uma vez, obrigada por abordar este tema! Sinto muito por isso ter acontecido com você, mas se é que pode se dizer isto, o lado bom, é que com o que ocorreu, hoje você pode ajudar inúmeras pessoas com o seu relato.
@igorpereira440813 күн бұрын
concordo!! esses vídeos com foco em problemas do trabalho são ótimas fontes de discussão e troca de experiências
@vanessabruning352916 күн бұрын
Amo a sinceridade do Gustavo.
@marcosmoreira703412 күн бұрын
O burro de carga sempre recebe um prêmio: mais trabalho.
@willyan.bontorin5 күн бұрын
Burro bom? Carga nele!
@patriksilva839519 күн бұрын
Me identifico bastante com o seu caso, tanto em não saber dizer não quanto na questão da doença e dos traumas. Só que comigo o ocorrido foi no setor privado. Resumidamente, eu também fui uma pessoa que nunca soube falar não para determinadas situações, principalmente porque eu achava que quanto mais eu trabalhasse melhor seria minhas chances de crescimento e de reconhecimento na empresa. Não tem nada pior do que a gente se dedicar, trabalhar na maior excelência possível e o mérito ir todo para as pessoas encostadas da equipe. Por fim, sofri assédio moral sendo humilhado de várias maneiras e com isso fui reclamar no setor de RH e pedir uma solução justa sobre o que havia acontecido. No fim das contas, após 40 dias da minha reclamação eu fui desligado e meu ex chefe alegou que foi ordem do gerente para que ele me mandasse embora. Eu falei na cara dele que eu sabia muito bem que era mentira e que se o gerente visse todo o trabalho que eu estava fazendo, que ele ia era me promover e não ficar me sobrecarregando e me barrando de progredir, como ele fez. Após isso eu decidi começar a estudar para concursos. Isso foi em 2021, só que eu perdi praticamente 1 ano de estudo porquê fiquei bem depre...vo com vários pensamentos pesados, tive estresse pós traumático, síndrome de bornout, entre vários outras coisas ruins. Hoje em dia, graças a Deus, aos profissionais que me atenderam (psquiatras e psicólogos) e também aos medicamentos químicos eu estou muito melhor (mas infelizmente não 100%, pois ainda há resquícios da doença em mim) . Mas tomei como uma grande lição de vida.
@cristianesouza243319 күн бұрын
Com certeza o povo era folgado também, mas parabéns pela sua atitude e não se colocar como “vítima do sistema”. Nem sempre somos as vítimas e sempre temos mais a aprender.
@enzorbl13 күн бұрын
Excelente vídeo!!. Acredite, conheço uma história muito parecida, vi bem de perto e ouvi outros relatos similares. Aprender a usar a estabilidade como proteção e mais ainda o próprio cargo faz muita diferença na vida do aprovado.
@camaradabeli18 күн бұрын
voce foi muito jovem pro serviço publico, provavelmente não teve a bagagem emocional necessária pro trabalho, mas que bom que o Bitolei existe, está me ajudando demais!
@asmrcaseiro144819 күн бұрын
Não se culpe pelo que você fez quando não sabia o que sabe hoje. É bom se conhecer para evitar se colocar em situações que te façam mal, mas, não se culpe! Se perdoe, foque no que você aprendeu e isso significa que você evoluiu e está melhor que antes e se perdoe. ❤ Seja gentil com você como seria se fosse o seu melhor amigo. Parabéns por procurar tratamento e desejo que seja muito feliz!
@karolpinheiro2988Күн бұрын
Também passei por isso,não cheguei a pedir exoneração, mas recusei alguns CDS's, porq nem todo dinheiro vale a nossa saúde mental.
@PregacaoCarvalho15 күн бұрын
Ele está falando a verdade,hoje estou me protegendo tbm.
@cristianesouza243319 күн бұрын
Quero ouvir a história do juíz, por favor.
@Felix-ze5qm19 күн бұрын
Pro cara exonerar com 10 anos e pq tava um inferno mesmo 😂. Sinto mto man
@alissonalvesnunes85484 күн бұрын
Às vezes o cara se mantém pelo salário, apenas isso.
@Victor2533413 күн бұрын
Trabalho em Prefeitura e é dessa forma mesmo, tem que se fingir de burro, ser eficiente e eficaz acabando atraindo a demanda de até mesmo outros setores para vc, é incrível isso, e não existe nenhuma recompensa por isso, só irá trabalhar mais e ganhar igualmente ao que não tem capacidade (preguiçoso).
@OrdemNatural202412 күн бұрын
Com a insegurança jurídica em que vivemos, a "instabilidade" é mera ilusão. Quando for de forma arbitrária submetido a PAD entenderá que eles, os donos do poder e seus capachos, fazem o que querem.
@valeriarn646111 күн бұрын
Em resumo, serviço público é um ambiente de mediocridade. Se vc não for ou não conseguir viver nesse contexto medíocre, vai ficar insatisfeito e mesmo deprimido lá dentro.
@OrdemNatural202411 күн бұрын
@valeriarn6461 Funcionalismo público PODE deixar a pessoa acomodada, mesmo que esteja sofrendo. Em ambiente tóxico, o potencial humano é mitigado... Não é impossível, mas se torna mais difícil superar novos desafios.
@gloriamedeiros18007 күн бұрын
sei bem como é isso. só agora com 17 anos que estou tentando dizer não ou fazer um pouco de corpo mole, pois hoje em dia cuido da casa, dos meus pais que são de idade avançada e já estou bem exausta, então aprendendo dia a dia dizer não... no começo dizer não é bem ruim, mas estou aprendendo.
@nandinhobatera10015 күн бұрын
Muito bom esse relato, já pra deixar muitos atentos.
@miroca56912 күн бұрын
Também adoeci no trabalho. Bournout não reconhecida, depressão. Mesma história, só que no MP. Reconhecer minha culpa por não saber dizer não, mas o ambiente e as chefias também são culpáveis.
@ribeiropaiva43296 күн бұрын
Eu tbm exonerei mas de um cargo em Universidade e hj estou super arrependida. 😢 Eu fiquei completamente doente, sem forças...
@mfernanda4016 күн бұрын
Agora imagine tudo isso sendo CLT, sem estabilidade?! Era rua, na certa!
@icarosilva809519 күн бұрын
Sei bem como é isso! É bem assim mesmo, o bom funcionário é recompensado com mais trabalho sempre e o que faz menos sempre vai tendo menos trabalho!
@Anonimo-rh1no19 күн бұрын
Conforto muito grande? Segurança muito grande? Pra quem cabe essa mensagem? Quantos servidores ganham os valores falados no vídeo? Sejamos realistas , a maioria dos servidores públicos estão longe desse cenário e a estabilidade que é heróina e vilã, só garante mesmo que você ficará no mesmo ambiente que te incomoda. Tem cargos que não dão essa liberdade de remoção ou talvez nem a possibilidade quando são cargos mais específicos. Ou seja: Pra muitos servidores a estabilidade é a certeza de insatisfação a longo prazo A exoneração pode ser sim uma saida valida para muitos, melhor do que viver de licença médica em licença médica.
@eliz668819 күн бұрын
Uma situação que quae ninguém fala e a quantidade de servidores públicos com problemas de alcoolismo. E impressionante.
@Gabriel-rc9yd5 күн бұрын
A minha chefe é juíza e fala exatamente isso... Quanto mais ela trabalha mais trabalho o Tribunal dá pra ela
@mariomend648010 күн бұрын
O que você contou também ocorre no setor privado!!!
@lyssoares19 күн бұрын
Fiz estágio de pós no MP. Muito se discutia sobre qualidade de vida. Precisamos adotar um estilo de vida saudável para que estamos melhor preparados para enfrentar os problemas cotidianos. O que nos diferencia uns dos outros é a forma de lidar com os problemas. Por isso, estou incorporando um estilo de vida saudavel não apenas para os concursos, mas para a vida. Independente das adversidades, meu propósito de vida está no serviço público.
@JasãoElTurtle19 күн бұрын
E no MP como é o trabalho? muito intenso, para técnicos e servidores, ou um trabalha mais que o outro? MP estadual ou da união?
@lyssoares19 күн бұрын
@@JasãoElTurtle No MP Estadual a carga de trabalho é grande. Todos servidores e estagiários executam a mesma tarefa. A realidade é que os órgãos publicos cobram do estagiário como se fosse um servidor.
@adrianoribeiromartins477719 күн бұрын
O q ele falou é vdd em partes, sou servidor público na área de segurança pública, tem servidores assim, q chupam seu sangue de canudinho dobrável, mas cuidado com seus conselhos, pq muitos simplesmente já irão entrar fazer isso, esses colegas na vdd encaravam o trabalho como bico e o bico como trabalho, e assim tudo no trabalho te causa extresse, parece ser seu caso , fazer trabalho extra é ótimo e olha q no meu caso nem podemos, alguns fazem, e eu até apoio mas chegar no trabalho cansado e braço curto por conta disso é complicado, entendam as diferenças.
@luisluisljs802819 күн бұрын
Apreendi cedo que a ligar o F... aí. As vezes dou atestado, as vezes não aprendo algo pq sei q vai ser só para trabalhar mais. Finjo não ver. Não respondo WhatsApp fora do horário de serviço. Digo não sempre.
@HEMIization13 күн бұрын
Exatamente
@marielefrigere79199 күн бұрын
Não aprendi cedo, mas depois de uma depressão e transtorno de ansiedade (+ remédio e terapia) tenho feito isso e está sendo ótimo!
@vagnersantos297219 күн бұрын
Obrigado pelo conselho,Deus abençoe sua vida.
@anafigueiraoficial717 күн бұрын
@gustavoSá Lembre - se de nunca dizer que vc está doente. Você se encontra em um estado de desequilíbrio emocional por uma sobrecarga é só isso! Resolvido isso, se auto perdoando pq é com as nossas experiências que construímos a Nossa Força, a Nossa História, a Nossa Imagem, etc...e certo servindo de exemplo para os que vierem (coisas que muitos não entenderam aqui) porque o ser humano a Maioria Está Ainda na Fase do Julgamento. E não no acolhimento e aprendizado emocional 🙏🌷 Parabéns! Força! Gosto muito do seu jeito de ensinar 👏👏 boa sorte! Fique com Deus 🙌 E se posso, corre dos medicamentos. Se não vc irá trocar 6 por meia duźia 😉🙏🙋🏻♀️🙋🏻♀️🌷
@advricaso13 күн бұрын
VERDADE!!
@JOAOPAULOOLIVEIRAALMEIDA16 күн бұрын
Vídeo top
@fernando-hg2ge12 күн бұрын
Eu, como fiscal de tributos de cidade pequena, querendo trabalhar, tive uma paralisia facial. Graças a Deus não fiquei com a cara torta. Isso com 4 anos de trabalho..estava com 3 anos. A depender de onde está.. se tiver sangue de justiça.. vc pode ficar muito doente
@EdsonJuniodosSantos12 күн бұрын
Nossa. Serviço público sem romantismo. Parabéns. Todo mundo quer ser aprovado. Desejo legítimo! Más preparem-se para a selva!
@melklevi5 күн бұрын
Mano isso é muito parecido com assédio e tinha gente que queria tirar você 😮
@minionreacher-h7q2 күн бұрын
O primeiro sinal de que você está doente é se culpar por algo que não é sua culpa. A culpa não é sua. É desse monstro chamado Estado. Algumas castas são privilegiadas e outras fazem o serviço pesado. E como você mesmo disse, os próprios colegas te sabotam. Eu estou saindo da polícia civil por isso. É um ambiente tóxico: você muitas vezes tem que aturar um delegado insuportável, mimado e que não entende nada do trabalho simplesmente por ele ser uma autoridade no meio. Vai mudar um dia? Não!
@gustavovitorino248113 күн бұрын
É o bom e velho "amigos, amigos: negócios à parte".
@amandahaas802918 күн бұрын
Sou concursada e concurseira, demorei pra entender isso também
@ErlaneG19 күн бұрын
Pedi exoneração do banco em que eu trabalhava depois de 14 anos de empresa. Concursada. Tive ansiedade e um começo de depressão. O excesso de cobrança para bater as metas era enorme. Ainda passei dois anos afastada pelo INSS e toda vez que ia fazer perícia ou passar pelo médico do trabalho me sentia pior ainda pelo descaso de alguns médicos. Um chegou a dizer que se eu estava medicada, poderia voltar a trabalhar. Como se remédio para ansiedade e depressão fosse um analgésico que você toma e meia hora depois está curada. Mas hoje, mais calma, eu sei que muito disso que aconteceu foi por culpa minha. Eu deveria ter percebido os sinais do adoecimento e procurado terapia antes. O ambiente tbm piorava tudo, pois tinha muitas pessoas ao redor reclamando tbm e isso acaba criando um ambiente hostil e ruim de trabalhar e conviver. Mas, enfim, hoje estou estudando para outro concurso e uma das primeiras coisas que vou fazer quando começar a trabalhar é voltar pra terapia. Eu tbm sou muito sensível a ambientes hostis, então preciso trabalhar isso em mim. Vamos em frente!
@claisu279919 күн бұрын
BB?
@ErlaneG19 күн бұрын
@@claisu2799 Caixa
@Anonimo-rh1no19 күн бұрын
Você ficou no banco 14 anos. Provavelmente você não é tão sensível assim, senão teria adoecido antes. O que é importante é reconhecer que alguns trabalhos e ambientes de trabalho podem fazer mal. Fazer terapia só pra suportar isso, não vejo como ideal. Muitos passam anos mentindo pra si mesmos que está tudo bem, que são realizados etc até que as doenças engolem a pessoa e ela fica doente e desorientada. Não façam de uma terapia um anestésico para aceitação de uma mentira.
@ErlaneG19 күн бұрын
@@Anonimo-rh1no interessante isso que você falou: "fazer terapia para suportar". Não tinha pensado por esse lado. Talvez eu me culpe por não ter percebido o adoecimento antes. A questão é mais profunda, envolve outras pessoas e o fato de não ter tipo o apoio que eu queria na época. Ouvi muito: "você é doida deixar um emprego público?". Isso faz a gente ir aguentando. Obrigada por me fazer enxergar esse outro lado.
@Anonimo-rh1no19 күн бұрын
@@ErlaneGParabéns pela coragem de mudar, de dizer não pra algo que não faz mais sentido. Muito poucos servidores tem essa coragem, embora um número muito maior tivesse vontade de fazer o mesmo. Quando a pessoa entra nessa de ficar mentindo pra si mesma, a própria pessoa é quem mais perde, e no caso abordado podem perder também os colegas e os usuários desses serviços que passam a conviver com alguém que está infeliz e desmotivado. Infelizmente também pelas condições do mercado de trabalho brasileiro muitos servidores de 35, 40 anos estão esperando pela aposentadoria porque já desistiram de tentar algo fora. Sou servidor, mas estou buscando alternativas pra mudar. Sucesso nas suas escolhas e seja sincera consigo mesma, faz muita diferença, mesmo que o contexto não ajude.
@EuEu-rz6qp12 күн бұрын
Eu estou aposentada pela psiquiatria,pois não aguentei atuar na área da saúde pública. Eu adoeci,porque quis continuar, não quis abrir mão da minha estabilidade. Qdo meus problemas psicológicos começaram,foram o sinal de que era para eu sair,mas não saí. Hoje tenho muita ansiedade, depressão, fobia social.