[Intra Rede] IPv6 e os principais erros cometidos numa implantação de rede

  Рет қаралды 24,509

NICbrvideos

NICbrvideos

Күн бұрын

Пікірлер: 24
@robertjohn2278
@robertjohn2278 2 жыл бұрын
gostei cara tem bastante patrocínio
@ronaldoalcmeida6635
@ronaldoalcmeida6635 2 жыл бұрын
esse produto é fantastico eu amo ele
@luizteburciofilho4154
@luizteburciofilho4154 2 жыл бұрын
Ótimo hiper educativo.
@uesleycorrea
@uesleycorrea 2 жыл бұрын
@Gilmar Bertolote Junior​ Sistemas operacionais modernos tem o recurso IPv6 Privacy que mascara o Global Unicast obtido por SLAAC (Endereço EUI-64). Como identificar esses clientes? R: No caso os clientes são identificados pelos prefixos alocados aos mesmos. Não se identifica dispositivo, mas sim, o cliente ao qual foi alocado um prefixo.
@uesleycorrea
@uesleycorrea 2 жыл бұрын
@Mihguel Araujo ​O plano de endereçamento está relacionado com o planejamento em centermost, leftmost e rightmost? R: Sim. Também com o planejamento de quantos blocos e quais tamanhos são necessários para atender as demandas de uma rede ou POP.
@liovanio
@liovanio 2 жыл бұрын
Façamos dos 10 mandamentos um modo de vida! Acreditem se quiser, DEUS me curou da epilepsia e atrofia tendo apenas os 10 mandamentos como modo de vida!
@severinosantana2507
@severinosantana2507 2 жыл бұрын
Santana Produções pe
@henrialvesgodoy
@henrialvesgodoy 2 жыл бұрын
Obrigado pela participação de todos. Devido ao tempo não conseguimos responder todas as perguntas, mas deixo nos comentários algumas respostas. Foram ótimas perguntas.
@uesleycorrea
@uesleycorrea 2 жыл бұрын
@Francisco Soares​ Sinto falta de implementações e orientações para colocar IPV6 também nos recursivos e reversos? R: Olha, não é bicho de sete cabeças. Se você entende um pouco de inglês (se não entende, tradutor ajuda) existem muitos materiais na Internet que podem te ajudar nessas implementações. Até mesmo os manuais do Unbound, Bind e demais tem exemplos de como fazê-lo.
@uesleycorrea
@uesleycorrea 2 жыл бұрын
@Mihguel Araujo ​O Graylog, neste caso, seria uma possibilidade? Apesar de existir o protocolo Radius Accounting. Correto? R: Sim, desde que o concentrador seja capaz de exportar via SYSLOG as solicitações de endereçamento.
@henrialvesgodoy
@henrialvesgodoy 2 жыл бұрын
@AnandaCrystal ​O 464 XLAT que faz parte da solução do NAT 64, não? O 464XLAT é um mecanismo de tradução que utiliza do lado do provedor o NAT64 (chamamos de PLAT) e do lado do cliente um CLAT. São realizadas 2 traduções. O 464XLAT atendo os dispositivos legados e é uma excelente opção para resolver os problemas que o NAT64 tem.
@uesleycorrea
@uesleycorrea 2 жыл бұрын
@MaTSuBa​ Aqui tenho um cenário onde recebo Fibra 300MB recebo via PPPoE o link no mikrotik e não consigo ativar o IPv6 de jeito nenhum... Alguém sabe algum tutorial? ou site com algum help!? R: Infelizmente não consigo te ajudar, mas acredito que o suporte da sua operadora poderia lhe ajudar nesse aspecto.
@henrialvesgodoy
@henrialvesgodoy 2 жыл бұрын
@Roberto Fujiki ​A implantação da pilha dupla, vou pecisar fazer investimento? Preciso comprar equipamento específico para esta implantação? R: A modalidade pilha dupla é a que requer menor investimento, voce nao precisara de traduções de endereços e a ativação dos endereços IPv6 podem ser feitas em camada 2, utilizando softwares livres. É claro que uma analise e levantamento do parque computacional para ver se os equipamentos suportam IPv6 é necessária. Talvez o investimento maior seja em relacao algum roteador que precise ser trocado. Sempre começe com um laboratorio de teste em um VLAN por exemplo, ate adquirir conhecimento e confiança no que esta fazendo, antes de liberar para uma rede de produção.
@henrialvesgodoy
@henrialvesgodoy 2 жыл бұрын
@Ishtar Cephei ​O cabeçalho IPV6 referenciaria a geolocalização herdada em um cenário de uso de VPN, hierarquicamente de um AS até um host predefinido? Que técnicas anti-obfuscadoras adicionais se teria no IPV6? R: Da mesma forma que hoje uma VPN com IPv4 faz e distorce as informações de geolocalizao, nao muda nada. Desconheço se existe alguma tecnica. Hoje VPN utilizando IPv6 nao sao muito comum ainda. Inclusive algumas redes VPN acabam por "matar" o trafego IPv6 quando conectado, por falha na configuração.
@henrialvesgodoy
@henrialvesgodoy 2 жыл бұрын
@Jeferson Martins ​No cenario de provedor de acesso, eu tenho que entregar IPv4 e tambem IPv6 ao cliente? Ou eu posso simplesmente migra-lo do IPv4 ao IPv6? R: Sim, a entrega da pilha dupla IPv4 e IPv6 ainda é a maneira mais comum e interessante de se fazer. É praticamente facil e nao requer muitas manobras ou configuraçoes de esquemas de tradução de endereços. Simplesmente retirar o IPv4 e entregar somente IPv6 para o seu cliente é um desafio que pretendemos chegar dentros de uns 5 anos, acredito. Para isso um bom planejamento principalmente dos serviços e aplicações deve estar bem preparadas para atender seus clientes. Como em uma outra pergunta caso voce entregue somente IPv6 ao seu cliente, voce precisara de um mecanismo de tradução. Mas nao é so isso, seus clientes podem ter equipamentos legados nao suportam IPv6 e voce simplesmente diriam para ele que nao poderá conectar ???
@henrialvesgodoy
@henrialvesgodoy 2 жыл бұрын
@Andre Bolzan ​Atingindo "bolso" de quem esta negligenciando a necessidade de mudar foco de adoção do IPv6 de "novo" protocolo, para uma mentaldiade de IPv4 é legado ? R: Essa pratica é interessante é ate pensamos um tempo que seria a saida. Alguns se sensibilizam da necessidade, outros nao e continuam comprando IPv4 para ser adicionado no seu pool de entrega ao seus assinantes. Acho q a concorrencia e a reclamação do usuario ao ISP que ainda esta somente do IPv4 é interessante e tem resultadoes.
@henrialvesgodoy
@henrialvesgodoy 2 жыл бұрын
@AnandaCrystal E vc quiser ter uma rede puramente em IPv6, como vc propõe que seja feito o atendimento para destinos IPv4 only, sem um NAT 64? R: Mesmo ja tendo respondido ao vivo na Live, reforço que o sonho de uma rede IPv6 pura é possivel desde que todos os serviços que voce usa e precisa tambem estejam em IPv6. Caso como na pergunta ainda tenham serviços IPv4 voce necessariamente precisara de algum mecanismo de traducao.
@henrialvesgodoy
@henrialvesgodoy 2 жыл бұрын
@Fernando Lima ​Porque utilizar um prefixo /64 além da habilidade de usar o EUI-64 ? 🙂 R: Além de poder fazer uma atribuição automática, um cenario /64 poderiamos usar para fazer a entrega onde nao queremos que o usuarios usem para sub-dividir suas redes, por exemplo. Seria uma maldade. :-) Lembrando que o EUI-64 não é mais usado por questoes de privacidade do usuario, mas isso depende dos fabricantes atualizarem seus firmwares.
@henrialvesgodoy
@henrialvesgodoy 2 жыл бұрын
@Roberto Fujiki Como ativar IPV6 em uma rede de governo, onde tenho IPV4 atendendo o cidadão? R: Como comentado ao vivo na Live, primeiro passo seria receber/solicitar o prefixo IPv6 para a rede do governo e começar o quanto antes a fazer os testes e laboratorios, adequar as aplicações e fazer um plano de enderecamentos e implementacao.
@henrialvesgodoy
@henrialvesgodoy 2 жыл бұрын
@Mauricio Carneiro de Oliveira ​Senhor Henri, bom dia. Você considera "indispensável" o uso do ipv6 para a Rede local, rede interna, das organizações? Ou apenas para a rede externa? R: Sem querer Mauricio eu acredito que a sua rede local ja faz uso do IPv6 para se comunicar, ate mesmo sem voce saber. Esta cada vez mais comum os sistemas operacionais adotarem o IPv6 como padrão em suas comunicações internas, principalmente DNS. Por isso nao devemos desativar o IPv6 em hipotese nenhuma, pois corremos o risco de alguma comunicao falhar. Nao conseguimos separar mais rede externa e interna. Ambas devem estar conectadas e falando IPv6.
@henrialvesgodoy
@henrialvesgodoy 2 жыл бұрын
@Fernando Lima ​Pergunta a @Henri Alves Godoy, o espaço de um prefixo /64 não é grande demais para uma subrede única? Será que no futuro, com exploração espacial e do universo, não seria uma má utilização do espaço? R: Boa pergunta Fernando, gosto dessas perguntas futuristas. Um /64 é muito endereço mais pode ficar tranquilo que nao faltará endereços nem para nossa geração nem dos filhos dos nossos filhos. O pessoal caprichou nos 128 bits de endereçamento. Talvez uma lição aprendida dos miseros 32 bits. Agora um pensamento mesquinho com traumas de um passado IPv4, e receio de faltar ou mau uso do IPv6 pode ativar a mente de algumas pessoas em fazer o NAT em IPv6. Ai seria um cenario de caos.
@iqtraderaovivo6745
@iqtraderaovivo6745 Жыл бұрын
Percebi alguns problemas com muitos roteadores no v6 Mercusys 305R um dos piores para v6 fica muito lento quando habilitado. Existe alguma conf. Especifica para esse e outros roteadores?
@albertorebello1274
@albertorebello1274 2 жыл бұрын
QUEROMINHAVAGA
[Intra Rede] Tecnologias emergentes aplicadas às redes
2:42:03
NICbrvideos
Рет қаралды 4,8 М.
[Fórum BCOP] 13 de dezembro de 2024 (Parte 2)
2:09:21
NICbrvideos
Рет қаралды 2,4 М.
My scorpion was taken away from me 😢
00:55
TyphoonFast 5
Рет қаралды 2,7 МЛН
Support each other🤝
00:31
ISSEI / いっせい
Рет қаралды 81 МЛН
The evil clown plays a prank on the angel
00:39
超人夫妇
Рет қаралды 53 МЛН
CONSTITUCIONAL - MANDADO DE INJUNÇÃO - ALGUMAS ANOTAÇÕES
6:04
CADERNOS DE ANOTAÇÕES DE DIREITO E PORTUGUÊS
Рет қаралды 1
ESG: da teoria à prática - estamos preparados?
1:07:13
Actio Software
Рет қаралды 25
ENTENDENDO O PROTOCOLO IPV6
7:04
infocomfabricio
Рет қаралды 331
Defesa de dissertação de mestrado de Iago Garcia Vargas
1:26:35
Henrique Fernandes
Рет қаралды 33
Como os romanos viam o período após a queda do Império Romano?
16:15
Noções de História
Рет қаралды 236
[Fórum BCOP] 13 de dezembro de 2024 (Parte 1)
3:26:44
NICbrvideos
Рет қаралды 2,3 М.