Teoria das Janelas Quebradas

  Рет қаралды 31,409

Introdução à Criminologia

Introdução à Criminologia

Күн бұрын

A desordem social e a tolerância com os pequenos desvios é que são os responsáveis pelo crime; se o pequeno criminoso não é punido, o criminoso maior certamente se sentirá tranquilo para continuar a práticas delitos. Ou será que é isso mesmo?
________
NOTAS DE RODAPÉ:
1. Teoria da Desorganização Social: Influenciados pela ecologia criminal da Escola de Chicago, Clifford SHAW e Henry MCKAY desenvolveram a noção de desorganização social: a quebra das instituições sociais de uma comunidade. Com essas instituições (igreja, família, etc.) tornando-se incapazes de manter a ordem social, aliadas a incapacidade da comunidade em definir valores comuns aos seus integrantes, valores desviantes passam a ser toleradas - e que toleram ações criminosas.
2. Psicologia Social: importante contribuição das experiências de Phillip ZIMBARDO, um importante psicólogo da Universidade de Stanford. Em um experimento por ele liderado, ele colocou dois veículos estacionados em frente aos campi da Universidade de Nova York, no Bronx - uma região de baixa renda - e da Universidade de Stanford, na California - uma região afluente - com as portas abertas e sem placas. Enquanto o carro no Bronx foi atacado logo nos primeiros dez minutos, tendo sido praticamente destruído nas primeiras 24 horas, o veículo em Palo Alto permaneceu intocado por mais de uma semana. Após esse período, Zimbardo e dois dos seus estudantes pegaram uma marreta e passaram a destruir o carro - e, logo em seguida, os transeuntes passam a gritar com eles; não criticando, mas encorajando as ações. E depois se juntando a eles. Em apenas algumas horas, o veículo havia sido capotado e completamente destruído. Vale citar que, em ambas as instâncias, os “vândalos” eram brancos, bem vestidos e, aparentemente, respeitáveis.
3. Eficácia coletiva: superando a crítica de que vínculos sociais densos entre residentes de um mesmo bairro seriam insuficientes, sem o estímulo devido, no cumprimento de um propósito específico, SAMPSON, RAUDENBUSCH e MORENOFF desenvolveram o conceito de eficácia coletiva, entendido como o processo de ativação ou conversão dos vínculos sociais existentes entre os residentes de um determinado bairro para atingir objetivos específicos, como a ordem pública ou o controle do crime - uma formulação rica e conceitualmente sólida de uma teoria de médio alcance sobre o crime.
4. Presença na comunidade: embora a terminologia utilizada pelos autores efetivamente denomine essa forma de policiamento como comunitária, ela não pode ser confundida com a noção de envolvimento da comunidade na resolução dos conflitos de seus participantes.
5. Tolerância Zero: interpretação específica porque os autores não incluíram indicações claras sobre como a polícia deveria agir, deixando isso a cargo dos líderes policiais que se interessassem pelas propostas por ele apresentadas. Vale ainda ressaltar que, ao contrário do que se imagina, o próprio George KELLING é contrário às políticas de tolerância zero levantadas sob sua teoria, que acabaram tornando-se um fanatismo sem critério.
________
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
1. BRATTON, W. J. Crime is down in New York: blame the police.
2. GAU, J.; BRUNSON, R. Procedural justice and order maintenance policing. In: Justice Quarterly Vol. 27, 2, 2010.
3. GELMAN, A.; J. FAGAN; KISS A.. An analysis of the New York City Police Department’s “stopandfrisk” policy in the context of claims of racial bias. In: Journal of the American Statistical Association 102.479, 2007.
4. HARCOURT, B. E. Illusion of order: The false promise of broken windows policing. Cambridge: Harvard University Press, 2001.
5. JOANES, A. "Does the New York city police department deserve credit for decline in New York city''s homicide rates?". In: Columbia Journal of Law and Social Problems, Vol. 33, 1999.
6. KATZ, C. M., et al. An assessment of the impact of quality-of-life policing on crime and disorder. In: Justice Quarterly 18825-876, 2001.
7. KELLING, G. L.; COLES, C. M. Fixing broken windows. New York: Touchstone Books, 1996.
8. MIRANDA COUTINHO, J. N.; ROCHA DE CARVALHO, E. Teoria das Janelas Quebradas: e se a pedra vem de dentro? In: Revista de Estudos Criminais. Vol. 3, 11, 2003.
9. MOSER, S. Qual é hoje a força da teoria das janelas quebradas? In: Gazeta do Povo. Disponível em: bit.ly/2ZbAkDD
10. SAMPSON, R. J., et al. Systematic social observation of public spaces. In: American Journal of Sociology, 651, 1999.
11. SKOGAN, W. Disorder and Decline. New York: The Free Press, 1990.
12. SPITZER, E. The New York City Police Department’s “stop & frisk” practices. New York: Office of the Attorney General of the State of New York, 1999.
13. KELLING, G. L.; WILSON, J. Q. Broken windows. In: Atlantic Monthly, 249 (3), 1982.
14. YOUNG, J. Zero tolerance: back to the future. In: MARLOW, A.; PITTS, J. (eds.), Planning safer communities. London: Russell House Publishing, 1997.
15. WACQUANT, L. Prisons of poverty. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1999.

Пікірлер: 143
@eduardosa2334
@eduardosa2334 2 жыл бұрын
A teoria faz muito sentido. O brasileiro se comporta mal onde nao vê ordem. Quando esta no exterior nao cospe no chao nao joga lixo no chao. Cada um tem sua interpretação do que aumenta a desordem. Caos leva a caos. Nao trocar a janela quebrada incentiva a ampliação da desordem sim. Paises civilizados tem ordem limpeza higiene manutenção das areas públicas. Veja a Franca na segunda guerra. Aos poucos Paris foi se deteriorando. A cidade é semelhante ao corpo humano. É preciso cuidar diariamente. Se tem um machucado tem que cuidar. Se tem janela quebrada, se tem lixo no chão tem que resolver. Cuidar. Isso é do humano mesmo. Ao ver lixo as infrações aumentam. A presença da polícia é obvio inibe o crime e o vandalismo. Significa não deixar o caos ampliar. Sempre atento.
@CarolFotografa
@CarolFotografa 8 ай бұрын
Aconteceu comigo e com minha familia. O que era um vizinho perturbando o sossego em 2019 e nao foi punido pela justiça, em menos de um ano se tornaram 08 vizinhos fazendo barulho e perturbando tambem. Tipo, "se ele pode eu tambem posso" E assim seguimos com vários vizinhos contraventores unidos pertubando minha família. Eles se tornaram a maioria ,pois os vizinhos que se incomodavam se mudaram. Nao adiantou nem peocesso civel nem criminal
@rosianea4435
@rosianea4435 5 жыл бұрын
Um oásis em meio a tantos vídeos rasos que vemos sobre criminologia no youtube. Desejo muito sucesso ao canal. Parabéns a todos os envolvidos!
@IntroCrim
@IntroCrim 5 жыл бұрын
Nos esforçamos muito para tentar apresentar as nossas considerações de uma forma embasada e crítica, Rosiane - muito obrigado pelos elogios!!
@billcorreia
@billcorreia 2 жыл бұрын
Muita força pra tentar assistir este video até o final. meubnome é tchau!!
@moraispoprock
@moraispoprock Жыл бұрын
Quase todo grande problema começa com um pequeno problema. Não é preciso ser muito inteligente para observar isso.
@Oak47
@Oak47 5 ай бұрын
A imitação do professor nelson foi perfeita!
@OverDozeCurioso
@OverDozeCurioso 3 жыл бұрын
Alguns pontos: - quando se coloca uma causalidade entre criminalidade e pobreza, você apenas está justificando e protegendo o criminoso. Está tirando a responsabilidade do sujeito e transferindo para a sociedade. Já pensou se todo pobre fosse optar ser criminoso? - a teoria das janelas quebradas não funciona como deveria porque uma totalidade de estudiosos, atrás de suas mesas, analisaram e compilaram dados teóricos, portanto, refutaram tais medidas. O que mais existe é estudioso, teórico, pensador, intelectual de tudo quanto é assunto. A diferença é que a teoria nem sempre reflete à prática. Uma coisa é você colocar no papel suas ideias de como deveria ser uma coisa, outra coisa é realizar, sem levar em consideração que toda pauta tem duas óticas, digamos assim, a sua e a de outrem. - o que mais deixa uma vizinhança perturbada, insegura, desvalorizada? Crime de alta complexidade e violência? Não. Os crimes pequenos são os mais corriqueiros em qualquer bairro. Não vemos assaltos à bancos todos os dias. Não vemos sequestros com tanta frequência como vemos tráfico, furto, roubo e outros crimes com menor delinquência. Então, a teoria das janelas quebradas se encaixam na realidade de qualquer periferia. Tentar subverter a real função da teoria, transferindo dados efetivos para uma causa subjetiva "sabe-se lá qual", apenas atrasa a real função do braço armado do Estado, o que detém a força repressiva.
@nadiaaneme
@nadiaaneme 2 жыл бұрын
Perfeito
@nelsonrita3403
@nelsonrita3403 2 ай бұрын
Cirúrgico.
@pauloricardo7622
@pauloricardo7622 3 жыл бұрын
Se existe tolerância com pequenos criminosos, é lógico que a tendência é ela voltar a cometer crimes, exemplo disso é o tanto de benefícios que o preso por crimes de baixa periculosidade tem aqui, vulgo: transações penais. Todo mundo sabe que um criminoso de carreira não começa no homicídio, sim em tráfico, furto... Acho que daria um bom debate p público, essa teoria aí.
@julianagoes9659
@julianagoes9659 4 жыл бұрын
Ricardo Krug, tu eres GENIAL!!! todos, TODOS os estudantes de Direito deveriam te ouvir!!!
@vamosfalardeseguranca
@vamosfalardeseguranca Жыл бұрын
Abordagem profunda e muito bem elaborada. Parabéns Ricardo e equipe
@marioaugusto6214
@marioaugusto6214 5 жыл бұрын
Que canal incrível! Parabéns pela qualidade do trabalho de vocês! Vou recomendar a todos meus amigos! Forte abraço!
@IntroCrim
@IntroCrim 5 жыл бұрын
Que bom que curtiu, Mário - e valeu pela divulgação! Contamos com vocês para isso!
@AlexRodriguez-xs9eb
@AlexRodriguez-xs9eb 5 жыл бұрын
Bom Dia Krug! Parabéns, a qualidade dos seus vídeos e a propriedade e profundidade de cada tema abordado são magníficos! Por favor não pare! Não concordo com muito dos posicionamentos, não consigo compreender e absorver com tranquilidade e paz no coração a visão da criminologia critica. Mas, tenho aprendido demais com você e com o canal e principalmente me aperfeiçoando em respeitar as opiniões diversas das minhas convicções e crescer com tudo isso! Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento. Abraço para você e toda a equipe do Introcrim NOTA 1000!
@IntroCrim
@IntroCrim 5 жыл бұрын
Meu caro Alex, Você não tem ideia do sentimento que eu tenho ao ler esse comentário seu. Eu me recordo claramente do primeiro comentário que você fez no canal - acho que há uns 5 meses; e me enche de felicidade ver a sua posição agora. Entendo que algumas posições da Criminologia Crítica possam parecer, as vezes, contra intuitivas - eu mesmo, com 7 anos de Colégio Militar, tive muitas ressalvas por muito tempo. Mas, com o tempo, comecei a perceber as diversas contradições que estavam ao meu redor - e passei apenas a questionar esse mundo. Nosso trabalho aqui não é de forçar nada goela abaixo; acho que a academia é uma jornada de descobrimento, onde a cada passo que damos nessa busca, mais percebemos que não conhecemos nada. Eu fico muito feliz que você esteja disposto a participar dessa jornada e de questionar as coisas postas; pelo menos assim descobrimos o que não funciona: as respostas, entretanto, estão sempre disponíveis para debate. Esse seu comentário fez valer a pena todo o trabalho desse semestre. Muito obrigado por nos acompanhar, Alex. Um forte abraço!
@AlexRodriguez-xs9eb
@AlexRodriguez-xs9eb 5 жыл бұрын
@@IntroCrim VAMOS JUNTOS EM BUSCA DO CONHECIMENTO! ABRAÇO!
@flaviosouza5218
@flaviosouza5218 Жыл бұрын
chegando no seu canal agora, mano tu es foda! nasceu pra lecionar.
@ftarouquela
@ftarouquela 2 жыл бұрын
Parabéns.
@saoluisbastos2920
@saoluisbastos2920 5 жыл бұрын
Esse canal está de parabéns! Informações úteis para qualquer debate sério sobre o assunto.
@IntroCrim
@IntroCrim 5 жыл бұрын
Que bom que curtiu, meu caro! Se tiver alguma sugestão, estamos aí!
@lucasbeaarfm
@lucasbeaarfm 2 жыл бұрын
Sentir-se-iam, muito bom 😊
@cris8944
@cris8944 4 жыл бұрын
que vídeo excelente! obrigada por tanta lucidez!
@temiaxgamer800
@temiaxgamer800 4 жыл бұрын
Amigo, parabéns pelo conteúdo. Eu conheci essa teoria através de uma ferramenta de controle de desvios em uma indústria química e petroquímica, ou seja, a mesma já foi aplicada até como um conceito em segurança do trabalho. Excelente material.
@wna143
@wna143 3 жыл бұрын
Então se o programa tolerância zero embora os resultados são inegáveis como você mesmo afirmou no seu vídeo não foi o principal responsável pela mudança na cidade de Nova York, o que foi então ?
@IntroCrim
@IntroCrim 2 жыл бұрын
Existem uma série de hipóteses para explicar o "crime drop" - e ainda existem discussões sobre quais foram as determinações que possibilitaram essa mudança. O que, entretanto, é possível saber de pronto, é que a hipótese das janelas quebradas não foi comprovada após estudo aprofundado.
@MarcosCesarMarcos
@MarcosCesarMarcos 3 жыл бұрын
Gostaria de ver também análises baseadas no modelo brasileiro de tolerância, desencarceramento, saidinhas, progressão de regime a todos todo o tempo etc, porque a prática me mostra que essa abordagem brasileira também não está reduzindo os índices de criminalidade...
@luizhumbertocampos1103
@luizhumbertocampos1103 2 жыл бұрын
Curioso que o "modelo brasileiro de tolerância" resultou em uma das maiores populações carcerárias do mundo
@alessandrooliveira2658
@alessandrooliveira2658 4 жыл бұрын
A criança aprende na escola que não pode estacionar na vaga de deficiente e o próprio pai costumar parar. Você vai ao dentista e no bate-papo comentam sobre a corrupção. O dentista diz que desse jeito o Brasil não vai pra frente. Na hora de você pagar, ele pergunta se você vai querer recibo. As pessoas reclamam dos criminosos que roubam celulares, mas compram um “usadinho bom” de procedência duvidosa. Não tem vaga pra parar na frente da farmácia, vou parar na vaga de idoso, pq a compra vai ser rápida. "É rapidinho” O trânsito tá parado, vou pelo acostamento mesmo pq tá “todo mundo indo” A faixa de pedestre tá muito longe, vou atravessar aqui mesmo... Os policiais são todos corruptos. Você é parado numa blitz e o licenciamento está vencido. “Ah seu guarda não me multa não, eu sempre faço tudo certo, dessa vez eu esqueci mesmo, por favor, não tem um jeitinho?” Não tem vaga em frente de casa, vou parar na frente da garagem do vizinho, pq só vou pegar uma coisa e já vou sair Não dá mais pra sair na rua, é muita violência!!! Mais tarde vou na casa de um amigo fumar um beck Que fila enorme! Vou ver se encontro alguém conhecido lá na frente! No metrô um idoso está perto de mim, vou fingir que estou dormindo pra não dar lugar pra ele Você está a trabalho pela empresa. Você para na estrada pra almoçar. Você gasta R$ 25,00 mas pede pra fazer uma NF de R$ 35,00. Vou no barzinho perto de casa. Dá pra ir de carro, impossível ter uma blitz numa distância tão curta! Essa calçada está muito suja, ninguém vai perceber se eu jogar minha bituca de cigarro
@Cyberpunk-sk2gp
@Cyberpunk-sk2gp 2 жыл бұрын
Resumiu a situação do Brasil!!
@glaymendonca594
@glaymendonca594 2 жыл бұрын
Top top demais
@audrenthaentam825
@audrenthaentam825 Жыл бұрын
Sensacional, eu já estava pensando em cursar criminologia e perícia crimanal, depois desse vídeo a vontade só aumenta
@EdneiPohkanVeiga
@EdneiPohkanVeiga 10 ай бұрын
Agora tá ficando bom na Califórnia e em Nova York com a tolerância a tudo. Tolerância zero é quase sinônimo a intolerância ñ é o contrário, só ñ é sinônimo pelo percentual relativo a intolerância.
@viniciusromero6610
@viniciusromero6610 5 жыл бұрын
Cara, fico impressionado como esse canal não tem mais visualizações, conteúdo absurdo, com referências... Excelente trabalho, meus parabéns amigo.
@IntroCrim
@IntroCrim 5 жыл бұрын
Valeu, Vinicius! Ainda estamos começando o nosso trabalho... E ficamos muito felizes que você esteja curtindo! Se quiser dar uma força, compartilha o vídeo com os teus amigos e - quem sabe - alguém também se interessa! Abraços!
@AlexRodriguez-xs9eb
@AlexRodriguez-xs9eb 5 жыл бұрын
Vamos fazer esse canal crescer! Esse Job é uma Jóia que merece ser compartilhada. Conhecimento é vida!
@anapaulajustinoforte6937
@anapaulajustinoforte6937 4 жыл бұрын
SENSACIONAL...
@kellymelo5295
@kellymelo5295 4 жыл бұрын
Muito bom!!! Poderia gravar um vídeo sobre a política criminal atuarial?
@MegaPrdc
@MegaPrdc 4 жыл бұрын
Muito bom!!!
@ALawyerInCanada
@ALawyerInCanada 5 жыл бұрын
Muito bom o vídeo. E sensacional a imitação do prof. Coutinho! Parabéns!
@limagiuliana
@limagiuliana 5 жыл бұрын
Muito bom! Muito bom! 🙌🏿✊🏿👏🏿👏🏿👏🏿
@giovanapereira5576
@giovanapereira5576 3 жыл бұрын
Poderia fazer um vídeo sobre a Escola de Chicago ou a teoria do Espaço Defensável?
@daniellyingrid2933
@daniellyingrid2933 4 жыл бұрын
Uau, sucesso!! Você manda muito bemmm!!
@diegosilveira702
@diegosilveira702 5 жыл бұрын
Ótimo vídeo Ricardo, parabéns 🎊
@IntroCrim
@IntroCrim 5 жыл бұрын
Valeu, meu caro! Mas é trabalho de toda a equipe do canal! Eu sozinho não consigo fazer nada!
@diegosilveira702
@diegosilveira702 5 жыл бұрын
Realmente muito bom, profundo, exigiu uma ampla gama em vários níveis de conhecimentos, parabenizo todos da EQUIPE. Minha experiência diz que a "energia" gera consequências, Antagônicamente, e na mesma proporção, a falta dela gera No meio civil e social uma "sensação" de impunidade e desequilíbrio. O que talvez não tenha sido levado em relevância, foi o meio ambiente, por exemplo, no Japão o mesmo tema seria trabalho por outra ótica, na Suécia, os dados apresentados seriam, certamente, insuficientes......... Enfim, eu acredito sim na teoria, fui agente penitenciário, hoje sou policial militar, e tanto por minha formação família, quanto por minha formação profissional, vejo com clareza que o indivíduo em seu espaço só respeita o que teme, e que o meio em que vive "no momento do ato" influenciará na atitudes dominante. Grande abraço, que Deus os abençoe e será muito prazeroso, em um KZbin pobre e sem cultura, assistir os vídeos de seu canal, que são muito bem produzidos,novamente, PARABÉNS 🎊
@lucasbeaarfm
@lucasbeaarfm 2 жыл бұрын
O editor está de parabéns. Ficou muito crítico. Engraçado
@thiagospa9468
@thiagospa9468 4 жыл бұрын
São videos são excelentes, continue!
@marciohenriquedasilvapedro2089
@marciohenriquedasilvapedro2089 4 жыл бұрын
A teoria das janelas quebradas não colocaram dois carros em bairros diferentes?
@Matheus-hl1vn
@Matheus-hl1vn 4 жыл бұрын
Fantástico! Conteúdo de primeira.
@viniciorobson8758
@viniciorobson8758 5 жыл бұрын
Nao pequenos delitos devem ser reparados imediatamentes, acredito que isso começa em casa, que onde vem a educação
@luisalu1373
@luisalu1373 4 жыл бұрын
Mto bom
@mylennabarreto2678
@mylennabarreto2678 3 жыл бұрын
parabéns pelo vídeo. Amei
@marcosmenezes9433
@marcosmenezes9433 5 жыл бұрын
Respeito seu ponto de vista , embora nao concordo com a maioria de seus argumentos. A sociedade como o Direito nao eh estanque. Poxa, criticar uma teoria desenvolvida àquela época à luz da atual conjuntura social não vejo muito certo. Contudo, nao eh meu objetivo afronta lo, mas somente aquecer o debate. És muito inteligente !!!
@IntroCrim
@IntroCrim 5 жыл бұрын
Caro Marcos! Obrigado por acompanhar o canal e pela mensagem! Só para esclarecer - os estudos que foram apresentados são todos baseados em dados referentes a década de 90 - por isso é que falamos que a teoria não se sustenta; aliás, replicamos o que os grandes criminologos dos EUA falaram sobre, após pesquisarem a fundo! Imagine : pensamos que esse é um espaço de debate mesmo! Fique a vontade para comentar sempre! Abraços!
@Lala-o8m4y
@Lala-o8m4y 5 жыл бұрын
Que vídeo maravilhoso. Já ganharam um seguidor.
@joaomelomoraes
@joaomelomoraes 5 жыл бұрын
Parabéns!! Agora como questionamento (e afirmo que ainda não me debrucei em estudos mais aguçados sobre esta teoria) a metodologia aplicada a teoria das janelas quebradas, me parece intetessante e bastante proveitosa para construir projetos de política criminal, tomando como pressuposto o paradigma de em locais em que o Estado (deveras o pode Executivo em especial) não se faz presente, como em exemplo bairros que são esquecidos (ou seja, ausente de políticas sociais, como esportes, lazer e educação) por determinadas prefeituras, cogita-se a possibilidade de serem mais propensos a incidências de delitos. Se eu estiver em algum equívoco ou dissonância aqui, peço que me instrua de uma maneira mais adequada. Este é apenas uma conjectura, não sei de figura como um paradigma científico.
@murilotf1
@murilotf1 4 жыл бұрын
A assistencialismo estatal nunca mudou nada e é sempre a ideia nº1 para qualquer solução de problema social, é um ciclo historicamente fadado ao fracasso, propensão a incidência de delitos é apenas um sinal de uma economia disfuncional, o estado deveria ser mínimo sempre, incentivando assim a produção através do livre mercado.
@alexsotam4711
@alexsotam4711 2 жыл бұрын
Muito bom!! Essa teoria corrobora a Teoria da Bola de Neve, quase não conhecida. Excelente vídeo.
@AcirFreeStep
@AcirFreeStep 5 жыл бұрын
Brilhante representação do Prof. Jacinto Coutinho...kkkk
@KayoOliveira22
@KayoOliveira22 5 жыл бұрын
"Mais leis, mais penas, mais policiais, mais juízes, mais prisões significam mais presos, porém, não necessariamente menos delitos" (Jeffery, C.P.).
@lucasdasilva1999x
@lucasdasilva1999x 3 жыл бұрын
Então vamos fazer o contrário,menos leis,menos penas,menos policiais,menos juízes e menos prisoes que talvez aí sim o país melhora Obs:é ironia
@carlosrenatoduarte6838
@carlosrenatoduarte6838 2 жыл бұрын
Ah tá....é colocando o criminoso na rua que teremos menos delitos né
@samuelfagundes5719
@samuelfagundes5719 Жыл бұрын
"Balela"! Sou Policial penal,e vejo o quão fácil é cometer um crime e ser reinserido em outros mais graves. Nossa legislação é permissiva,não está dando certo,porque não mudá-la?
@viniciuspereira1193
@viniciuspereira1193 3 жыл бұрын
Que vídeo maravilho, ganhou mais um inscrito kkkk
@Thegamers-be2by
@Thegamers-be2by 3 жыл бұрын
Sou livre e negro graças aos negros que não abaixaram a cabeça e foram pra cima do problema e não por ficarem chorando as mágoas do passado. Obrigado marteen luther king.
@marcosangelim3427
@marcosangelim3427 4 жыл бұрын
Excelente vídeo! Parabéns!!!
@thiagozsig
@thiagozsig 4 жыл бұрын
Esse cara é um prodígio e um gênio ao explorar esses assuntos dessa forma. Mas, me indago qual seria a solução. Será que consideraria o abolicionismo penal mais adequado, noutro extremo?
@IntroCrim
@IntroCrim 4 жыл бұрын
Olha, os elogios certamente não são merecidos... mas a pergunta é ótima! Quem se dispõe a fazer Criminologia precisa aceitar uma coisa desde cedo: a história que nós construímos é uma história de fracassos. Não acreditamos em uma única solução para algo tão complexo quanto o fato social crime - mas existem políticas que, mesmo que não cumpram o objetivo de diminuir a violência, ainda assim conseguem ajudar a comunidade - e talvez essa seja uma boa régua na hora de pensarmos em política criminal!
@leodoba
@leodoba 3 жыл бұрын
Muito interessante esta teoria.
@Triatedosbastos
@Triatedosbastos 2 жыл бұрын
É a teoria não se sustenta na prática, mas no the walking dead você entende que ser humano não tem controle de nada dos eventos e sim a natureza e o planeta.... Então, é complexo essa questão
@silviodemagalhaescarvalho7905
@silviodemagalhaescarvalho7905 4 жыл бұрын
Obrigado professor. Vê relação entre a criminologia os sindicatos e sindicalizados.
@Danilo_de_Souza_63e72
@Danilo_de_Souza_63e72 Жыл бұрын
Talvez seja uma questão de educação: começa-se nos lares (de pai para filho), segue-se para as Instituições (de dirigentes e líderes para a sociedade), e chegar-se aos indivíduos, (cidadãos e cidadãs) que conscientizados, irão pôr em prática no cotidiano, também por força de leis, até que se torne hábito, atitude comum a todos, cultura.
@IntroCrim
@IntroCrim Жыл бұрын
Tem um outro vídeo no canal sobre crime e educação... Vale a pena dar uma olhada lá pra repensar essa ideia!
@Danilo_de_Souza_63e72
@Danilo_de_Souza_63e72 Жыл бұрын
@@IntroCrim obro Agradecido pela atenção! Tudo já foi dito, caro colega, mas como poucos assimilaram, é preciso realmente insistir. A demanda é global e o aprendizado moroso. Mas, ainda assim, chegará o dia em que todos teremos aprendido que Justiça se faz distribuindo de forrma equitativa os direitos e as obrigações. Eu creio! s.
@Danilo_de_Souza_63e72
@Danilo_de_Souza_63e72 Жыл бұрын
@@IntroCrim A "educação" é o processo pelo qual o ser humano repassa à geração seguinte os conhecimentos e as experiências acumulados. Este processo dinâmico acorre desde o homem primitivo, se retroalimentando continuamente e chegando ao nossos dias. Do empírico ao científico, a História mostra-nos que os conhecimentos, infelizmente, nem sempre foram usados para o bem da humanidade. A Psicologia inclusive explica que "o crime é a resposta do Indivíduo às injustiças por ele sofrida." Logo, a Educação ensina que: "multiplica-se o que reforçamos com maior afinco." Quanto às ideias, elas são os esboços das 'verdades'. Não há 'verdade' que não tenha sido criticada, combatida, perseguida e duramente reprimida, até ser finalmente aceita como tal, ensina a Filosofia. E o mesmo acontece com as ideias. Que Deus nos ajude a ter muitas e boas ideias ao longo de nossas vidas, sempre para o bem-comum!
@robertosnatos9555
@robertosnatos9555 3 жыл бұрын
Mas COMO ASSIM, TESTÍTULOS DESPEDAÇADOS??? - Seria o auge???
@MsSamuelvitor
@MsSamuelvitor 4 жыл бұрын
Temos aqui algo como, se roubar uma balinha, vai roubar o banco.
@cleiacleia4645
@cleiacleia4645 Жыл бұрын
Você diz que não se sustenta. Bem essa é sua opinião. Opinião de quem não trabalha com segurança pública e se trabalha está muito longe das ruas.... Quem vive o empírico sabe perfeitamente ... Que essa teoria é a mais pura verdade. Estou cheia de especialistas .... Especialistas de bolha encantada... As ruas são cruéis !
@IntroCrim
@IntroCrim Жыл бұрын
Negativo: opinião é a sua. O que foi apresentado foi uma conclusão com base em evidências científicas... empíricas. Para questionar a validade dessa conclusão, não basta falar que "quem vive, sabe" - isso, sim, é opinião.
@cleiacleia4645
@cleiacleia4645 Жыл бұрын
@@IntroCrim Esses estudos ... Comprovações.... conclusões ect e blá blá.... Que diz comprovar que a teoria não se sustenta. São Comos os estudos que diz que o ovo aumenta o colesterol 😁, o fato é .... Que tudo é tendencioso . Agora se ela não funciona , explicar - me esse fato tão pequeno e cotidiano : por que as pessoas jogam lixo na linha dos trens da CPTM e não jogam lixo nas Linhas do metrô ? Bem, essas é uma comprovação! Está aí, clara, objetiva. Estudos temos que tomar muito cuidado com eles. Não tenho a grande necessidade de está certa; a dúvida os questionamentos constrói o conhecimento. Vinte anos lidando com a sociedade; com segurança ... Vinte anos em campo. Os argumentos não foram suficientes para me fazer mudar de idéia. A moeda tem duas face. Agora se a verdade te pertence . Peço desculpas "Grande Senhor".
@IntroCrim
@IntroCrim Жыл бұрын
A ideia de que "tudo é tendencioso" é de um relativismo inadmissível. Em momento algum afirmei ser dono de verdade alguma; apenas apresentei argumentos com base em evidências científicas que, novamente, foram ignoradas por ti. Com todo o respeito por sua experiência prática, a linha de raciocínio que você propõe é equivalente a: "sempre comi banana e nunca peguei gripe; assim, banana previne gripe". Repito: a realidade é mais complexa que isso; nossas experiências pessoais frequentemente nos enganam sobre ela, quando analisadas como sendo representantes do todo. Você diz que vive bem com a dúvida, mas imediatamente ignora a possibilidade de estar despreparada para atingir as conclusões que propôs. Viver com a dúvida não é admitir em abstrato que pode estar errada; é se obrigar a aceitar críticas que vão contra sua própria concepção do mundo. Pra conseguir fazer isso, estudamos e argumentamos. Por isso, fica o convite para argumentar com fundamentos mais adequados. Será um prazer.
@cleiacleia4645
@cleiacleia4645 Жыл бұрын
@@IntroCrim Você é uma pessoa inteligente. Tanto vc quanto eu sabemos que estudos.. etc e tal, estão cheios, carregados e contaminados de intenções e posições políticas e ideológicas. Inadmissível é negar. A teoria das janelas quebradas deixou de ser teoria para ser um fato. Eu te fiz uma pergunta anteriormente, resposta. Não misture a teoria com aplicação de políticas públicas, que foi aplicada em um determinado local, em uma determinada época, em um determinado povo. Vc não irá responder a minha pergunta. Essa simples pergunta, quebrou o fala fala. Por que as pessoas que jogam lixo na linha do trem e não jogam nas linha do metrô? Os usuários são os mesmo. Sabe porquê, porque na linha do metrô não tem nenhum mísero papel é completamente limpo, agora a do trem tem de tudo uma lixeira. O que comprova a teoria. Fica com Deus e boa sorte pra você.
@helenosantos352
@helenosantos352 2 жыл бұрын
kkkkkk gostei....
@cafilmz4246
@cafilmz4246 3 жыл бұрын
quais sao as origens fora dos EUA ? abs
@IntroCrim
@IntroCrim 3 жыл бұрын
A origem dessa perspectiva é especificamente estadunidense, embora existiram adaptações para diversas outras realidades - especialmente em razão do grande marketing feito em cima dessa história. Vale procurar aqui no KZbin o Sérgio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro, falando sobre a consultoria que o Giuliani prestou para tentar aplicar a tolerância zero por aqui!
@Santos-ip3lv
@Santos-ip3lv 2 жыл бұрын
Qualquer pessoa mais interessada pode constatar com uma breve pesquisa que essa tolerância com "pequenos delitos" defendidos por esses "garantistas" foi um dos principais fatores que acabaram com a segurança pública no Brasil. Quando vc analisa a ficha criminal da maioria dos crimes violentos perceberá que são criminosos reincidentes que foram liberados pela "justiça" para se reintegrarem a sociedade. É simples ver o que acontece no Brasil é só comparar o código penal brasileiro e a aplicação das penas feitas pela justiça brasileira com a de países desenvolvidos e muito mais seguros como frança, EUA entre outros, Brasil ainda é o paraíso da impunidade!
@alziropereira874
@alziropereira874 4 жыл бұрын
Teoria das janelas quebrada, aplicada ao lucro por vendas de vidros.
@annyborges8051
@annyborges8051 4 жыл бұрын
Que trabalho bem feito, conteúdo, edição e atuação impecáveis!
@deilsonnunes9091
@deilsonnunes9091 5 жыл бұрын
O livro do Löic Wacquant eu já li..
@robsonrbmmarcolano8109
@robsonrbmmarcolano8109 2 жыл бұрын
Eu acredito na teoria das janelas quebradas, falta de limpeza, desordem, sujeira podem trazer outros males. Um abismo chama outro...
@jonasfgp12
@jonasfgp12 4 жыл бұрын
A criminologia crítica é um óculos! parabéns pela produção de conteúdo! Há muitos anos atrás li em um texto de economia (e recentemente vi sendo replicado pelo Juiz Alexandre Morais da Rosa) uma teoria de que, a redução dos índices de criminalidade da Nova York dos anos 80 se deu por um outro motivo, a descriminalização do aborto nos anos antecedentes. O texto abordava como o aborto legal influenciava na redução do número de crianças que os pais não queriam ter tido, que já nasciam em condições vulneráveis e não eram amparadas nem pelo Estado nem pela família, encontrando no "mundo dos crimes" sua forma de ascensão e subcultura de pertencimento.
@celioazevedoofficial
@celioazevedoofficial 4 жыл бұрын
Bem, o Brasil comprova que essa teoria é um dogma corretíssimo.
@Yuri-wy2os
@Yuri-wy2os 3 жыл бұрын
só eu que me sentir confuso ?? essa teoria é prende quem rouba pirulito pra no futuro não roubar carros !? ela não funciona pq tem causas raciais e econômicas no meio !? tolerância zero não funciona pq gera preconceito ? vídeo fico meio denso pra mim.
@keltonsantos2036
@keltonsantos2036 5 жыл бұрын
Controle Social, 😵
@drikkaim
@drikkaim 4 жыл бұрын
Kkkk isso é praticamente a cultura Russa...esse país pela Soberania e altivez de seu povo deveria ser estudado com atenção. Ótima dica de leitura...ahaa!!
@PilulaVermelha1
@PilulaVermelha1 4 жыл бұрын
*O JEITINHO BRASILEIRO É UMA BOA INTRODUÇÃO PARA ENTENDER A CRIMINALIDADE ASSUSTADORA NO BRASIL.*
@danieldonizetideoliveira7848
@danieldonizetideoliveira7848 2 жыл бұрын
Boa tarde gostaria de sugerir que você começasse o vídeo falando diretamente do assunto, depois pare e faça o marchan
@maurovinicius5226
@maurovinicius5226 3 жыл бұрын
break ball theory kkkkkkkkkkkkkkkk
@segurancaemjogo9998
@segurancaemjogo9998 4 жыл бұрын
Acho que vc deturpa o termo "tolerância 0" quando diz que tal conduta trata-se de dar ao pequeno delinquente a mesma sanção que é aplicada ao criminoso altamente perigoso. Uma vez que, na verdade, "tolerancia 0" é o ato de não admitir uma prática nociva, mesmo sendo de menor esta prática de menor potencial ofensivo.
@IntroCrim
@IntroCrim 4 жыл бұрын
Caro Emerson: aqui, infelizmente, não há muito espaço para "achismos". Apresentamos nossa avaliação da teoria citando fontes e descrevendo nossa lógica analítica; e comprovando que pequenos desvios eram tratados com o mesmo instrumento de persecução dos delitos graves - o que, é claro, não significa as mesmas penas.
@lincolnaraujo
@lincolnaraujo 4 жыл бұрын
Exatamente, Emerson. Ele faz essa confusão msm!
@capdavidsonabreu
@capdavidsonabreu 4 жыл бұрын
Acho que vc, como tantos outros com esse viés, não entendeu.
@IntroCrim
@IntroCrim 4 жыл бұрын
Caro Davidson, o que nós não entendemos?
@capdavidsonabreu
@capdavidsonabreu 4 жыл бұрын
Vídeo muito bem feito, bem articulado e consistente, contudo ignora as réplicas referentes as próprias críticas pasteurizadas sobre o programa e a filosofia. Estou escrevendo a respeito. Se der certo coloco algumas pontuações.
@murillolealleiteneas8107
@murillolealleiteneas8107 3 ай бұрын
deserviço
@Thegamers-be2by
@Thegamers-be2by 3 жыл бұрын
Tava bom, foi caindo e agora o Brasil continua do mesmo jeito
@leandroramoscollares1224
@leandroramoscollares1224 4 жыл бұрын
Fiquei esperando a suposta verdadeira causa da redução da criminalidade, ocorridaem NY e em outras cidades.
@lucasdasilva1999x
@lucasdasilva1999x 3 жыл бұрын
Está no vídeo é só assistir e prestar atenção
@israelf5956
@israelf5956 2 жыл бұрын
Parabéns pela simplificação, mas o risco que se corre de simplificar criticando os demais é o de também cometer erros, como é o caso de sua análise. O problema de colocar ideologias por cima de estudos dá nisso... A parte intencionalmente simplificada foi a principal: não foi uma simples metáfora de janelas quebradas! Explico: A teoria baseia-se num experimento realizado por Philip Zimbardo, psicólogo da Universidade de Stanford, com um automóvel deixado em um bairro de classe alta de Palo Alto (Califórnia) e outro deixado no Bronx (Nova York). No Bronx o veículo foi depenado em 30 minutos; em Palo Alto, o carro permaneceu intacto por uma semana. Porém, após o pesquisador quebrar uma das janelas, o carro foi completamente destroçado e saqueado por grupos de vândalos em poucas horas. Assim, talvez vc tenha razão em muitos pontos de seu vídeo, mas ao omitir a raiz de uma teoria tão simples, dá lugar para críticas ideológicas. Não assisti nenhum dos vídeos que vc cita como "rasos", mas coloquei o seu no mesmo saco! Tão raso quanto este comentário que advém de sua linha de raciocínio: "uma teoria de que, a redução dos índices de criminalidade da Nova York dos anos 80 se deu por um outro motivo, a descriminalização do aborto nos anos antecedentes." Quão fácil é manipular dados...
@IntroCrim
@IntroCrim 2 жыл бұрын
Caro Israel, A discordância e o debate são fundamentais em qualquer exercício acadêmico; mas a sugestão de manipulação de dados é desleal e mentirosa. Não há teoria das janelas quebradas: há, no máximo, uma política pública inspirada na metáfora das janelas quebradas. O experimento de Zimbardo traz insights interessantes para a psicologia social, mas que não podem ser copiados e colados sem mediação - e, como o próprio Zimbardo disse, qualquer tentativa de generalização das suas conclusões para outros âmbitos além do expresso limite do experimento é absolutamente problemático, visto que o objeto de estudo é completamente diferente. É direito seu avaliar o vídeo como raso, mas os dados estão indicados e as referências estão disponíveis. Caso tenha alguma discordância concreta, sugiro que traga-a acompanhada de uma justificativa em dados empíricos, tal qual fizemos nessa ocasião.
@israelf5956
@israelf5956 2 жыл бұрын
@@IntroCrim não há teoria das janelas quebradas? O que é teoria? Teoria é uma hipótese. Todas as teorias carregam abstrações. Do contrário, não seriam teorias, mas fatos. Voltando à "teoria": a partir dela, surgem as vertentes, sendo uma delas na política criminal, outra na criminologia, outra no direito penal, etc.
@IntroCrim
@IntroCrim 2 жыл бұрын
@@israelf5956 Não, meu caro: propõem-se hipóteses para que, se alcançados os padrões de falseabilidade necessários para indicar sua adequação à realidade fática, ela possa ser considerada uma teoria. Teoria é a representação ideal dos movimentos reais de um determinado objeto. Se a hipótese proposta não consegue representar o movimento do objeto, ela é considerada desprovada e, portanto, não assume o caráter de teoria. Todo exercício científico é marcado pela falibilidade - ou seja, pela limitação de que nunca é possível realizar uma representação perfeita do real, apenas uma representação ideal. Conforme novas hipóteses vão sendo apresentadas e tem um maior poder explicativo identificado, elas passam a substituir as teorias de outrora e assumem o posto de novas explicações. Da mesma forma, está equivocada a sua assunção de que "teorias" dão lugar a vertentes. O exercício teórico é um exercício científico, que apesar de jamais neutro, pode ainda ser feito de forma objetiva. A partir do conhecimento teórico é possível implementar políticas (criminais, sociais ou outras), bem como aprimorar técnicas (como o direito) - mas o vínculo entre estes e aquela é dependente em uma interpretação fiel da teoria. A hipótese das janelas quebradas, conforme apresentado, não consegue representar o movimento real das relações sociais que constituem o crime. Por isso, ela não é teoria. E uma vez que sua hipótese não foi comprovada, como também demonstrado, ela não é válida tampouco como hipótese. Tudo o que resta é a metáfora - que é convincente, mas equivocada.
@israelf5956
@israelf5956 2 жыл бұрын
@@IntroCrim @Introdução à Criminologia nesse caso, a teoria do big bang é uma metáfora, já que não pôde ser comprovada. Sobre as vertentes, me refiro a desdobramentos/reflexos. Veja bem, entendo seu ponto de vista. Eu colocaria da seguinte maneira: 1. a teoria das janelas quebradas é simples de ser explicada, mas difícil de ser implementada. 2. É teoria, e vc discorda. 3. A título de exemplo, no Brasil, é um tanto utópico aplicar a teoria, por desordens físicas e sociais muito grandes: índice de criminalidade ascendente e superlotação dos presídios; indo além, organizações criminosas sendo chefiadas de dentro dos presídios; regiões periféricas abandonadas pelo Estado, sob o comando de chefes do tráfico; indo além, algumas sob influência de milícias. Enfim... entendo seu ponto, mas não desprezo o estudo de acadêmicos palpáveis e bem fundamentados.
@IntroCrim
@IntroCrim 2 жыл бұрын
Veja, meu caro: agradeço pelas suas palavras e pela disposição em debater. Esses são valores importantíssimos para qualquer exercício acadêmico. Mesmo assim, por prezar pelas categorias sendo discutidas, insisto nos pontos levantados anteriormente. A hipótese do Big Bang é sustentada por explicações a partir de evidências científicas disponíveis e da observação - afinal de contas, como você mesmo colocou, não existe exercício teórico limitado à empiria. Por isso ela é considerada como teoria pela comunidade científica: por ser a melhor explicação disponível para o movimento do objeto. Evidentemente ela pode estar equivocada, o que não impede ela de estar mais correta que outras hipóteses concorrentes. Sobre suas pontuações: 1. A ideia de janelas quebradas é fácil de ser explicada justamente porque ela é uma metáfora convincente - ela parece lógica. O problema é que, como explicado no vídeo, as premissas sob as quais ela é fundamentada foram comprovadas como equivocadas - não há relação de causalidade entre desvios menores e grandes crimes - simplesmente não há. São fenômenos fundamentalmente diferentes, com motivações, determinações e racionalidade distintas. Por isso ela não é teoria. 2. É possível estabelecer uma política criminal com base na ideia de janelas quebradas - mas como essa hipótese não é verdadeira, o resultado obtido com uma política pautada nessa ideia terá grandes chances de fracassar, como foi visto na cidade de Nova York com a terrível política de Stop&Frisk. 3. O problema de aplicação no Brasil passa por diversos elementos, alguns dos quais você também cita - mas insisto: mesmo que fossem as mesmas condições dos Estados Unidos, uma política criminal pautada nessa hipótese resultará em fracasso na prevenção de delitos porque ela não consegue prevenir delitos já que sua fundamentação está pautada em uma premissa marcadamente falsa. Espero que a nossa posição tenha ficado mais clara - e obrigado pela paciência!
@josie1776
@josie1776 4 жыл бұрын
Decepção. Esperava ver a contestação da contestação. Canal tem um viés ideológico infelizmente.
@IntroCrim
@IntroCrim 4 жыл бұрын
Que bom que nosso posicionamento político e acadêmico é claro! Significa que não queremos enganar ninguém!
@josie1776
@josie1776 4 жыл бұрын
@@IntroCrim, não imaginei que o comentário seria visto. Retrato-me: Você tem razão, estão de parabéns! Veículos de mídia tradicional dissimulavam neutralidade no passado, e uma virtude que vocês criadores de conteúdo da internet possuem é a transparência com relação a suas ideias e convicções.
@IntroCrim
@IntroCrim 4 жыл бұрын
Imagina! Tentamos ler todos os comentários - embora não consigamos responder a todos. Como nós partimos da ideia de que é impossível a "neutralidade" em relação ao nosso objeto de estudo, não tememos tomar posição pelo que acreditamos - e sempre deixamos isso claro de antemão! Fico feliz que tenha assistido e que o conteúdo tenha provocado questionamentos!
@josie1776
@josie1776 4 жыл бұрын
@@IntroCrim, fica aqui o pedido de desculpas pelo mau jeito na chegada.
@thiagocardoso6842
@thiagocardoso6842 2 жыл бұрын
Perdi 14:38min, podia ter assistido o filme do Pelé
@PilulaVermelha1
@PilulaVermelha1 4 жыл бұрын
*A SUA OPINIÃO NÃO REFLETE O QUE É A TEORIA DAS JANELAS QUEBRADAS, QUE NÃO BUSCA CONSIDERAR CRIME O QUE NÃO É. VÁ ESTUDAR MAIS!* 👍
@IntroCrim
@IntroCrim 4 жыл бұрын
Putz, realmente... Todo esse trabalho de citar fontes para virar "minha opinião"... Que fase!
@PilulaVermelha1
@PilulaVermelha1 4 жыл бұрын
@@IntroCrim não falei das fontes, falei da sua opinião sobre a teoria. 👍
@pereiragoleiro12
@pereiragoleiro12 3 жыл бұрын
Interessante ver como coach consegue até estragar teorias criminológicas.
@lucasdasilva1999x
@lucasdasilva1999x 3 жыл бұрын
Ain coach consegue até estragar teorias criminologicas ain,vai pastar em outro lugar vai
@NXLStudios
@NXLStudios 5 жыл бұрын
esquerdou
@nsnssport1278
@nsnssport1278 2 жыл бұрын
Criticar a postura do país depois que funciona é fácil. Engraçado que quando NY estava um caos ninguém ousou resolver. Funcionou e continua funcionando . Isso é fato. O resto (como esse vídeo) é apenas especulação barata.
@vgreg_s
@vgreg_s 2 жыл бұрын
6 meses estudando criminologia e caindo no papo dos professores de que "A politica de tolerancia zero é a solução, já que funcionou nos EUA". Demorou, mas cheguei até este canal. Oh, Glória...
@PilulaVermelha1
@PilulaVermelha1 4 жыл бұрын
_O RUDOLPH GIULIANI É UM POLÍTICO REPUBLICANO QUE IMPLEMENTOU UMA ÓTIMA POLÍTICA CRIMINAL EM NOVA YORK E QUE SERVE DE EXEMPLO PARA O MUNDO._
@RHarrow45687
@RHarrow45687 3 жыл бұрын
Você confunde causa com influência, confunde a causa do crime com o meio ambiente que potencializa e estimula o crime. Ficou clara sua linha ideológica quando usou os dedinhos para colocar aspas quando pronunciou "situações estruturais desagradáveis" e "cidadão de bem". Seu raciocínio é completamente torto assim como o de todo militante ideológico de esquerda. Por isso eu sempre digo que há uma grande diferença entre ter informações e ter inteligência para decodificar tais informações. Vocês são tão contraditórios que crêem piamente que a situação econômica estimularia a pessoa ao crime, mas rechaçam que um meio ambiente em total desordem estimularia o crime. Não sei se é dificuldade cognitiva ou desonestidade intelectual, mas você reconhece o êxito da política tolerância zero implementada em Nova York entre o final da década de 90 e início dos anos 2000, política que reduziu drasticamente a criminalidade, mas faz um malabarismo retórico incrível utilizando estudos sem qualquer embasamento feitos por militantes ideológicos produzidos com o único intuito de desacreditar a teoria que já não é mais teoria e sim fato que foi testada com resultado positivo.
@IntroCrim
@IntroCrim 3 жыл бұрын
Semana que vem vamos dar um curso inteiro e gratuito sobre o tema. Se inscreve lá que eu acho que você verá como a relação entre desordem e crime é bem mais complexa do que parece superficialmente. Https://www.introcrim.com.br/mitos
@monicasalves
@monicasalves 3 жыл бұрын
Muito bom!!!!
O que é a Justiça Restaurativa?
13:55
Introdução à Criminologia
Рет қаралды 26 М.
O crime não existe!
15:36
Introdução à Criminologia
Рет қаралды 10 М.
Un coup venu de l’espace 😂😂😂
00:19
Nicocapone
Рет қаралды 11 МЛН
"كان عليّ أكل بقايا الطعام قبل هذا اليوم 🥹"
00:40
Holly Wolly Bow Arabic
Рет қаралды 9 МЛН
pumpkins #shorts
00:39
Mr DegrEE
Рет қаралды 117 МЛН
Миллионер | 1 - серия
34:31
Million Show
Рет қаралды 2,9 МЛН
O que é o Comunismo?
17:57
Plano Piloto
Рет қаралды 527 М.
Cesare Lombroso: the father of Criminology? - Introcrim S01E01
8:47
Introdução à Criminologia
Рет қаралды 103 М.
MÉDICO PSIQUIATRA REVELA SEGREDOS da MENTE que o seu PSICÓLOGO NÃO quer que VOCÊ SAIBA
14:30
Cortes do Inteligência [OFICIAL]
Рет қаралды 957 М.
Labeling Theory: We are all criminals - Introcrim S01E02
13:34
Introdução à Criminologia
Рет қаралды 33 М.
Teoria das Janelas Quebradas - Júlio Machado
4:41
Júlio Machado
Рет қаралды 24 М.
Eugenia e Criminologia: uma raça à exterminar?
15:58
Introdução à Criminologia
Рет қаралды 24 М.
Como aumentar seu senso de realização: Teoria da Janela Quebrada
4:46
Gabriela Affonso
Рет қаралды 20 М.
Tolerância zero
8:31
Evinis Talon | Advogado Criminalista - Penal
Рет қаралды 4,2 М.
Un coup venu de l’espace 😂😂😂
00:19
Nicocapone
Рет қаралды 11 МЛН