Introdução aos Estudos Literários 01: Primeiros conceitos

  Рет қаралды 22,099

Rafael Silva

Rafael Silva

Күн бұрын

Este curso do Apoio Pedagógico (FALE/ UFMG) não oferece mais certificado de participação a partir de 20/02/2022. Com a conclusão de meu doutorado, meu vínculo institucional com a UFMG está chegando ao fim e, embora eu pretenda deixar disponibilizado todo este material no KZbin por tempo indeterminado, não será mais possível emitir certificados para quem acompanhar os vídeos, fizer as leituras e deixar seus comentários. Um forte abraço, obrigado pelo apoio e até breve!
***
O curso aqui iniciado, sobre os Estudos Literários, busca esclarecer algumas noções básicas do estudo da literatura a partir de marcos teóricos fundamentais para esse campo. Ao longo do curso, tentaremos responder a perguntas como: o que é literatura? O que é teoria? O que é crítica? Quais são os gêneros literários? O que é uma narrativa? E assim por diante. A bibliografia básica foi disponibilizada gratuita e virtualmente numa pasta do GoogleDrive, estando aberta para download (drive.google.c.... Sugere-se que a leitura dos textos recomendados para cada lição seja feita segundo o programa que se encontra disponível também nessa pasta.
No mais, espero que vocês ajudem a divulgar para pessoas interessadas em literatura e, caso tenham interesse também, participem das atividades, comentem e compartilhem!
*** Instagram: @gts.rafa
*** Perfil no site do Academia.edu: ufmg.academia....
*** Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/...

Пікірлер: 830
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 2 жыл бұрын
Este curso do Apoio Pedagógico (FALE/ UFMG) não oferece mais certificado de participação a partir de 20/02/2022. Com a conclusão de meu doutorado, meu vínculo institucional com a UFMG está chegando ao fim e, embora eu pretenda deixar disponibilizado todo este material no KZbin por tempo indeterminado, não será mais possível emitir certificados para quem acompanhar os vídeos, fizer as leituras e deixar seus comentários. Um forte abraço, obrigado pelo apoio e até breve!
@JaneAustenSociedadedoBrasil
@JaneAustenSociedadedoBrasil 2 жыл бұрын
Parabéns pelo Doutoramento! Eu aprendi muito com você! Obrigada por compartilhar tanto saber!
@juniorcastro7089
@juniorcastro7089 2 жыл бұрын
A definição de literatura por Terry Eagleton é esclarecedora já que esta relação está entre a obra e o leitor. A construção da história com a obra, autor, língua entre outras dimensões que dão ênfase as formas, ou seja, as estruturas do gênero em questão. Com isso, podem levar a construção das críticas como o historicismo, formalismo, a da estética da recepção e a que podemos também chamar hoje de estudos culturais com temáticas como, por exemplo, o feminismo e a literatura queer. Com efeito, esses conceitos, ao serem abordados, vão nos ajudar a construir o conceito de literatura e afirmar se uma obra é ou não uma LITERATURA (por sua abordagem ontológica ou abordagem relacional (espaciotemporal).
@bibinascimento3191
@bibinascimento3191 2 жыл бұрын
O que mais me chamou atenção nestes conceitos iniciais é como os formalistas contribuíram de forma direta em vários aspectos. Apesar de possuírem algumas abordagens ultrapassadas para nós atualmente, como o fato de defenderem a ideia de textos totalmente não-pragmáticos, possibilitaram o debate sobre a literatura, a literariedade e como avançar a partir de várias ideias soltas. Foi, portanto, depois de alguns conceitos estabelecidos por eles, por exemplo, a respeito do estranhamento e da estrutura que carcaterizava os textos literários, que autores como Terry se debruçaram sobre os estudos que conceituam o caráter literário. Assim, chegou-se a algo mais consolidado, já que caiu por terra circunstâncias de que o literário está imanente a obra, visto que se sabe que a percepção deve ser analisada pelo viés da relação entre as pessoas e a escrita. Estas e outras situações só foram possíveis a partir de constatações passadas, as quais foram evoluindo conforme a sociedade progride.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 2 жыл бұрын
Excelente comentário, Bibi! Reconhecer os pontos fortes das diferentes abordagens é fundamental para quem queira compreender a complexidade do fenômeno literário e de suas possibilidades de análise. Excelente!
@tiagodieguez7813
@tiagodieguez7813 3 жыл бұрын
Gosto muito do que propunham os formalistas russos. Principalmente o aspecto de “violação” ou “violência” da linguagem cotidiana. Mas com algum distanciamos hoje vemos que eles estavam analisando características possíveis do fenômeno artístico, que é sempre mutável, já que não existe por si só. Essa “violência” seria uma das possíveis características de algumas das expressões literárias, ou seja, traços que são considerados marcantes em algumas expressões literárias. Mas é interessante perceber que não são traços essenciais de obras literárias, nem são traços exclusivos delas, já que mesmo num registro do cotidiano utilizamos alguns expedientes de opacidade e de subversão linguística. Gostei muito também da referência inicial no vídeo sobre a importância de nos atentarmos às teorias. Realmente muitas vezes ouvimos o discurso de que a teoria não é importante, de que devemos ir direto aos textos, o que esconde, na verdade, ou ingenuidade ou mesmo certa vontade de encobrir os próprios referenciais, não se abrindo espaço para uma discussão crítica. Muito bom vídeo, Rafael! Este semestre eu vou zerar este curso também!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Excelente, Tiago! Seja bem-vindo a este curso também! Você verá como os temas de Estudos Literários e Clássicos têm alguns pontos de convergência interessantes... Um forte abraço e até breve!
@evertonricardo5033
@evertonricardo5033 4 жыл бұрын
Olá , Sou estudante de Letras Lic. Em Português e Espanhol na Unicap, Estudar literatura nos leva sempre a refletir sobre nós mesmo , porque o efeito que a literatura terá em nós dependerá de como a absorvemos , o quão envolvidos estamos naquilo . Sendo assim a pluralidade de interpretações do que é literatura ou não é grande , pois não temos uma única cosmovisão de mundo . Ao estudamos literatura vamos sempre refletir isso o que entendemos de mundo , estudar literatura é está aberto à críticas por que nem sempre iremos gostar de certas teorias , e tudo bem ... É mais um aprendizado , afinal existem várias formas de ver o mundo , não precisamos desvalorizar e valorizar outras . Estudar literatura é pode ir a outro século ou mundo sem sair de casa , é conhecer a origem de algumas ideias e costumes que são praticados em nossos dias .
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@antonioguimaraes8523
@antonioguimaraes8523 3 ай бұрын
Excelente. Ótima preleção. Conhecimento e conteúdo úteis. Ótima didática. Parabéns. Comentário: Literatura é em si e para si, a arte de dar destaque para a estética e o belo. Também, Literatura é para o outro, é relacional e funcional, tem audiência não apenas do leitor tradicional consumidor de literatura, mas também da audiência qualificada - destinatário específico. Exemplo: Aquela cito grandes escritores e poetas, esta cito: - depoimentos de testemunhas transcritas postas em narrativas de pequenas histórias para apresentação perante um magistrado. Tenho dito. 😅😅😅
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 ай бұрын
Obrigado, Antônio. Observe apenas que o acompanhamento do curso com emissão de certificado infelizmente caducou. Ou seja, não sou mais professor da UFMG e não posso manter a emissão de certificados. Contudo, o material está aí à disposição, gratuitamente, para quem queira aprender com ele.
@antonioguimaraes8523
@antonioguimaraes8523 3 ай бұрын
@@RafaelSilvaLetras Tranquilo. Quero apenas aprender. Interesso pelas provas testemunhais e a literatura que envolve sua apresentação diante do magistrado. Obrigado pelo conteúdo. Sucesso. Tenho dito.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 ай бұрын
@@antonioguimaraes8523, sensacional, meu caro! É muito bem-vindo! Um grande abraço e boa continuação.
@samiramaia5064
@samiramaia5064 4 жыл бұрын
Olá, bom dia. Uma coisa que me chamou atenção dentre os assuntos abordados no vídeo, é a questão de que a teoria é a base de tudo e ela é aprimorada diante dos conhecimentos que uma certa pessoa carrega ou uma dimensão que seja de sua escolha, seja pela obra, sociedade, autor, etc. A pessoa tem a liberdade de construir a sua crítica, porém creio que haja uma influência da sociedade em que está inserida, seja diretamente ou indiretamente. Ao falar que a literatura tem um valor transitório torna-se verdadeiro ao nos deparar com a importância da obras literárias em diferentes épocas, a valorização da literatura hoje é completamente diferente a de 10 anos atrás. Cabe também acrescentar que a leitura também pode ser inserida em um país que seus conceitos são diferentes de outro país, dando a partir disso uma abertura de diversas opiniões sobre um mesmo tema. Portanto, acredito que o literário carrega consigo um meio de discussões sobre o mesmo item construindo novas teorias e conhecimentos que serão futuramente base de outros assuntos.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@vivianmota1704
@vivianmota1704 4 жыл бұрын
Olá professor! Sou Vívian, estudante de Jornalismo da UFMG. Gostaria de agradecer pelo excelente conteúdo da aula. Acredito que o jornalismo e a literatura traçam caminhos semelhantes e já se esbarraram em vários períodos históricos. Ao decorrer do vídeo, fiquei refletindo sobre as críticas sociológicas e como ela se relaciona com as distopias literárias, como é o caso da saga Jogos Vorazes e O conto da Aia, de Margaret Atwood. A compreensão de que "o que é literatura?" não é fácil de ser atingida. Apesar de Ellis propor que a literatura carrega uma definição "vazia", eu acredito que ela seja um espaço individual onde cada um projeta suas definições. Diante disse, a literatura tem o poder e a possibilidade ser "tudo". Pessoalmente, eu tenho mais simpatia pela abordagem relacional e acredito que o valor literário é algo que se transforma a partir de cada sociedade e momento histórico. Como por exemplo, as obras de Monteiro Lobato, que encantaram a geração da década de 20, atualmente têm o seu valor questionado. Por fim, gostaria de dizer que concordo plenamente a teoria literária nos auxilia a aperfeiçoar o pensamento crítico e forma com que nos relacionamos com o mundo tangível. Abraços!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@marizete4708
@marizete4708 4 жыл бұрын
A literatura não está somente no papel mas em todo lugar de várias formas. Temos que aprender ler o mundo por meio da literatura, afim de apurar de maneira firme o nosso próprio olhar de forma a olha a partir do individual ao coletivo, assim construção nossa próprias acepções do mundo não nós deixaríamos influenciar por outro e nem pelo discurso ou ideologia alheia.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 4 жыл бұрын
Sem dúvida, Marizete. É precisamente nessa linha mesmo. Um abraço!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@LarissaSilva-ok5fx
@LarissaSilva-ok5fx 4 жыл бұрын
Olá, estou no 1 período da faculdade de letras da UFMG. Gostaria de agradecer pela aula! No meu primeiro contato com o texto do Eagleton me surprendi, com a linguagem fluída, e de fácil assimilação, e pude observar que o autor propõe possíveis definições de Literatura e vai tecendo críticas sobre as mesmas. Acredito que a iniciativa dos formalistas em definir "literariedade" é muito interessante apesar das limitações, mas a definição de Literatura como obras que por dados motivos são valorizados por certos indivíduos é extremamente esclarecedora ,essa definição deixa aberta a problemática da possível exclusão de certas obras.Nesse sentido, não é possível definir um conjunto de características inerentes ao texto literário, já que um texto que hoje não é considerado como literatura pode futuramente ser,contudo a falta de uma definição científica não deve causar a impressão de que a literatura não é importante, justamente sua pluralidade permite que a observemos de modo variado e acredito que aí que reside a importância dos Estudos literários.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 4 жыл бұрын
Cara Larissa, obrigado pelo interesse pelo curso e seja bem-vinda! Seu comentário sintetiza bem alguns pontos dessa primeira aula. Espero revê-la em breve! Um forte abraço!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@JenifferYara
@JenifferYara 4 жыл бұрын
Sou estudante e pesquisadora em Letras - Estudos Literários pela UFPA e iniciei o curso para reforçar e relembrar o que já cursei anteriormente. A iniciativa é ótima e sua acessibilidade é mais do que bem-vinda aos alunos da área e curiosos do assunto. Interessante a abordagem trazida pelo professor, que realmente intenta formar cidadãos e vê o estudo da teoria literária não somente como um estudo de preceitos, conceitos, termos específicos, mas sim abrangendo a leitura como um todo, a leitura de mundo, como bem dito no vídeo, essa criticidade deveria ser tomada em todos os cursos onde se leciona Teoria Literária. Ao perpassar pelas ideias do que seja Literatura, como os teóricos a conceberam, e pelo que seja Teoria também, percebemos que não há um conceito definido apenas e que os estudiosos/pesquisadores selecionam os caminhos a seguir, quando irão trabalhar com seus objetos de pesquisa. Pesquiso na área de História da Literatura, logo, a abordagem relacional, descrita por Eagleton é a que mais me apetece, porém, como bem exposto pelo professor, não nego as contribuições da teoria formalista e as reflexões que podemos extrair dela ao discutirmos o que é Literatura. O vídeo introdutório traz muitas informações relevantes nesse começo do curso, o que atrai ainda mais para os próximos.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@alinemilena9040
@alinemilena9040 4 жыл бұрын
Olá, professor, curso Letras e me interesso pelos estudos em narratologia. Achei bastante elucidativa toda esta introdução ao tema, principalmente a abordagem da questão tão indispensável da definição do literário. Este ponto, como bem sabemos, é bastante conflituoso na academia, tanto que já chegou a meu conhecimento um caso em que trabalho de conclusão de curso de um aluno com um certo autor contemporâneo foi interrompido por uma "indisposição", podemos colocar assim, da banca de avaliação com o escritor. Por isso, trazer à tona o assunto, considerando as contribuições de cada vertente teórica para a análise da obra literária, é sempre muito produtivo e somente reafirma o que já sabemos sobre o significado de fazer ciência: recobrar e superar!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@user-vb8ro1mz6x
@user-vb8ro1mz6x 8 ай бұрын
Quero mais vídeos ❤
@lully4326
@lully4326 4 жыл бұрын
Olá! Meu nome é Luiza, sou comunicóloga pela UFS e ingressante no curso de Psicologia agora em 2020, também pela UFS. Como desde sempre tive interesse pela literatura, achei que esse curso introdutório seria bom para me ajudar a entender melhor a teoria por trás da leitura, que é algo presente no meu dia a dia. Achei muito interessante que logo de cara, nessa primeira aula, somos apresentados à ideia de que, na verdade, não há uma teoria literária única, imutável e bem definida, já que a literatura e nós enquanto sociedade também permanecemos em constante mudança. Talvez essa noção possa parecer um pouco óbvia quando nos é apresentada, mas é extremamente certeira. Acredito que muitos de nós já nos perguntamos o que faz um clássico ser exaltado através dos anos, ou o que torna um novo livro um grande sucesso da crítica literária. Essa aula responde com clareza algumas dessas indagações. Parabéns pelo curso, acho que será bem proveitoso ((:
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 4 жыл бұрын
Obrigado, Luiza! E fico feliz de saber que contaremos com contribuições de uma pessoa com formação tão diversificada. Muito bom! Um forte abraço!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@larissafrancielle612
@larissafrancielle612 4 жыл бұрын
Olá, meu nome é Larissa e sou estudante do segundo período de Letras pela Faculdade Pedro II. Acho muito interessante a proposta do curso em tempos de distanciamento social. O que mais me cativou na leitura complementar de Terry Eagleton ´´Teoria da Literatura: Uma Introdução`` é o vocabulário de simples entendimento para um assunto pouco abordado nas escolas públicas (falo por mim e por meus colegas de classe, que pouco estudaram sobre). Acredito que a teoria literária deveria ser objeto de estudo nas escolas, pois muitas vezes compreende-se literatura como obras clássicas que possuem escrita arcaica. Essa visão pejorativa sobre o que é literatura afasta a classe popular do literário e marginaliza toda produção escrita feita por eles. A Literatura Marginal pode ser pautada como uma produção escrita feita pela camada popular e que não recebe o caráter de Literatura, poderíamos transformar essa visão através do estudo literário, a começar pelo que se entende por literatura, pautando nos escritos de Eagleton que enfatiza que a Literatura depende de como se lê e não da natureza do que é lido, excluindo a visão de valor literário, visto que valor é um termo que abrange o universo da subjetividade. Outra maneira de transmutar o caráter de literatura já supracitado é democratizar o acesso a aulas como esta, abertas ao público, sem custo e com uma abordagem pautada na crítica literária.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 4 жыл бұрын
Excelentes colocações e propostas, Larissa! Seguimos adiante com essas ideias, pois elas têm potencial para suscitar uma verdadeira (trans)formação!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@aelsonalves7543
@aelsonalves7543 3 жыл бұрын
Que fantástica elucidação! Algumas reflexões: A literatura é uma linguagem artística sobre o sentido nômade das palavras e o seu ambiente onde através do signo alfabético registra-a num suporte que se faça de suscetível a uma leitura-abordagem dissociada do autor. As fronteiras do sentido da escrita e da literatura são pertinentes, porque a literatura se faz através da escrita, mas nem toda a escrita é compreendida como literatura, e nesta última temos diversos exemplos onde a escrita “vulgar, trivial, comum” transcorre para um âmbito literário - isto por razões múltiplas, uma das principais é o distanciamento da obra pelos não contemporâneos. Definir o que é passível e possível de ser literário é de certo modo paradoxal, pois literatura é uma arte, então como um urinol é considerado uma obra de arte, uma conversa pelo whatsapp também há de ser, pelo menos um dia talvez, assim como existem obras integralmente epistolares, a trivialidade das palavras, a natureza de suas siglas dentro dos aplicativos e afins que subsidiam a vida contemporânea se remanejadas a um objeto de permanecia e acesso de terceiros somada à perspicácia autoral sobre a estrutura e coesão (ou não) da palavra... isto a valerá como literatura, isto também aporta aos caracteres de um tweet de um usuário do Twitter que expõe a sua rotina/vida nesta rede social, e não duvido termos uma publicação intuitivamente literária fruto de postagens e passagens de um usuário do Twitter, por exemplo. Saliento intuitivamente° literária porque denominar ou não literário também implica basicamente em duas forças que atuam como cúmplices vetoriais à denominação de literatura: a primeira advém ‘autonomamente’, a experiência orgânica com a palavra e suas ferramentas (sejam de persuasão, crítica, acessibilidade, etc) e a segunda provinda da intersecção da opinião de terceiros (especializada ou não, “regional” ou “universal” ou não), é a construção do que algumas vezes acaba concebendo preconceituosamente/ambiguamente/inveridicamente como alta e/ou baixa literatura, por exemplo. O Esquema do “O Demônio da Teoria” de Antoine Compagnon é bastante empolgante e esclarecedor! Adorei!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Caro Aelson, seja bem-vindo ao curso! Obrigado por seu comentário, tão cheio de ânimo e boas reflexões. Concordo com o que você diz, evidentemente, e compartilho da sua animação. Espero que as leituras e aulas continuem despertando em você essa abertura pro diálogo pois todos aqui temos muito a ganhar com ela. Um forte abraço e até a próxima!
@aelsonalves7543
@aelsonalves7543 3 жыл бұрын
@@RafaelSilvaLetras que honra e imensa alegria ter e ler seu comentário! Obrigado! Felicitações professor!
@anaraquelbraga5260
@anaraquelbraga5260 4 жыл бұрын
Olá, meu nome é Ana e sou aluna do 1º período de Letras pela UFMG. A partir do pressuposto apresentado na aula de que todos temos uma teoria a partir da qual fazemos um juízo de valor sobre uma obra, o que pode levarmos a entendê-la ou não como literária, fica mais claro o argumento de Eagleton de que "a hostilidade para com a teoria geralmente significa uma oposição às teorias de outras pessoas , além do esquecimento da teoria que se tem" (2006, p.XII). Refletindo sobre a minha experiência pessoal, ressalto que, além da oposição e do esquecimento, o desconhecimento sobre a teoria que se tem, que aparenta estar implícito na noção de esquecimento de Eagleton, pode levar ao afastamento e a crítica sobre a teoria. Essa "grande parte oculta" da nossa estrutura de valores, como desconhecida pode nos afastar do reconhecimento sobre a teoria e até da ideologia que guia nosso olhar. No meu caso, por exemplo, durante muito tempo, entendi a literatura como algo tão distante que fiquei surpresa quando me entendi como possuidora de alguma teoria norteadora sobre o assunto. Desconhecer e esquecer como verbos distintos e valiosos nesse assunto. Dar luz a nossa teoria e ideologia é um desafio que nos persegue insistentemente. A citação de Silva ao trabalho de Antoine Compagnon, referente as cinco dimensões pelas quais a crítica tende a se orientar, chamou minha atenção durante a aula. Com os exemplos dados, fiquei refletindo sobre como as relações entre as dimensões podem ser um caminho para sistematizar e, assim, facilitar o entendimento sobre o desenvolvimento das abordagens ontológicas e relacionais. Durante a exposição, lembrei do livro "O papel de parede amarelo", de Charlotte Perkins Gilman, publicado em 1892, que eu li com um olhar focado no confronto proposto pela autora sobre as relações entre marido e esposa, com um olhar feminista e, me surpreendi ao descobri que para muitos a obra é considerada apenas uma história de terror. Realmente, o contexto é algo determinante na crítica. Por fim, ressalto a frase "toda teoria literária pressupõe algo como seu critério de literalidade a partir da qual propõe suas críticas literárias e as concatena em uma história literária.", que para mim resume bem os objetivos da exposição inicial de Silva. Obrigada pela aula!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 4 жыл бұрын
Cara Ana Raquel, excelente síntese da proposta à luz de seus próprios posicionamentos. Muito bom! Obrigado por compartilhar a reflexão e as referências conosco. Um forte abraço!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@CristinaSouza-wi1xy
@CristinaSouza-wi1xy 4 жыл бұрын
Esta aula foi muito importante para eu conhecer melhor as duas grandes abordagens literárias: ontológica e relacional. Como pesquisadora, a partir desta primeira escolha, devo buscar compreender quais teorias servem melhor à crítica que pretendo fazer do meu objeto de estudo. Cada vez mais tenho visto as críticas e teorias como olhares de indivíduos sobre objetos e isso me ajuda a me posicionar neste meio. Meu olhar vai se somar a tantos outros de origens diversas e é importante respeito nesta relação. Julgo também muito importante ter a consciência do lugar de cada teoria na história literária. Essa visão geral é importantíssima para saber o tamanho real da contribuição que pretendemos dar com nossas pesquisas. Excelente aula! Obrigada.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 4 жыл бұрын
Cara Cristina, seja bem-vinda! Obrigado por compartilhar conosco suas reflexões. A teoria cumpre função determinante em nossas vidas, quer sejamos conscientes dela ou não. Obrigado pelo interesse na proposta! Um grande abraço e até breve!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@thelarifelix
@thelarifelix 2 жыл бұрын
Ao ler o texto de Eagleton, podemos ter uma noção clara da construção de diversos sentidos do termo "literatura", e também, da complexidade em se estabelecer a definição de "literário". Percebe-se que apesar dos formalistas russos estabelecerem uma "bolha literária" presa a estrutura e linguagem da obra, algumas de suas contribuições foram essenciais na construção de oposições a essas restrições do " o que é literário" postulado pelo formalismo. Dentro disso, é interessante observar como as abordagens adotadas para a compreensão do que é literatura se divergem bastante. Ao assumir uma abordagem formalista, nos limitamos ao que concerne somente a sua obra, e acredito que esse olhar mais estrutural transforma o texto literário em um sistema fechado, ao contrário da abordagem relacional, que constitui "o que é literário" dentro das suas condições de produção e de sua relação com o mundo. Essa visão do texto literário em sua relação com o mundo, nos permite uma maior abrangência no que concerne a linguagem utilizada nesses textos e diversas interpretações sobre o que diz na obra. Em síntese, acredito que o texto literário se torna literário a partir da sua relação com a sociedade e como o seu conteúdo (escrita) causa impacto nesse meio.
@samuelsouza2506
@samuelsouza2506 4 жыл бұрын
Boa noite, professor! Me chamo Samuel e estou cursando Letras pela UFMG. Primeiramente, gostaria de agradecer pela oferta do curso e pela produção do mesmo em formato de vídeo (muito fluído, interessante e de uma ótima explicação)! A historiadora brasileira Lilia Moritz Schwarcz enuncia de forma muito interessante que os conceitos que tentam explicar e abarcar (de forma universal) diversos fatores na maioria das vezes terminam por não explicar nada, transformando toda a ação em um vazio conceitual. E é isso que também pode ocorrer no debate pela conceituação do que é Literatura. Como exposto no vídeo, a busca por encontrar algo que seja considerado intrinsecamente literário (independente do contexto histórico, social e econômico em que tal obra poderia ser inserida) é dúbia e contraproducente, pois a Literatura é como um organismo vivo: muda e se adapta constantemente e também age por oportunismo.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@esterlopes7806
@esterlopes7806 3 жыл бұрын
Olá, professor. Meu nome é Ester e eu estou fazendo bacharelado em Letras pela Estácio. Após o contato com algumas disciplinas relacionadas a Literatura, não me senti satisfeita com a pouca profundidade com que foi abordado um conteúdo que me parece tão denso e, por isso, tenho buscado complementar esse contato introdutório com outras fontes. Acredito que esse curso será de grande ajuda nesse processo e fico feliz por tê-lo encontrado. Estive adentrando o tema de forma tímida, pois em um primeiro momento o percebi como muito distante, quase inacessível. Esse sentimento está mudando aos poucos. Nesse encontro, gostei especialmente do que você falou quanto ao estudo da Teoria da Literatura ser também um modo de conseguir fazer uma leitura mais consciente da realidade como um todo, pois foi essa a minha percepção quando "descobri" a Teoria. Foi a relação dessas discussões com uma amplitude de questões (inclusive questões muito atuais) não só restritas ao que é definido como "Literatura" que me despertou tanto interesse na área, apesar de também ter relação com a minha paixão pelas obras literárias em si. Há alguns dias atrás, eu terminei a leitura do livro do EAGLETON citado na aula e foi, para mim, uma ótima introdução que apresentou de forma bem direta questões essenciais como a da definição de Literatura. Ao mesmo tempo em que o autor está constantemente expondo o seu ponto de vista sobre as discussões e as diferentes linhas teóricas (o que me preocupou um pouco a princípio, mas acabou por não prejudicar em nada a leitura), ele também está sempre evidenciando a presença inevitável dos julgamentos de valor, que muitas vezes podem se camuflar com uma pretensão de objetividade, o que incentiva o leitor a questionar livremente as suas próprias opiniões ao longo da leitura. Estou ansiosa para assistir aos próximos vídeos, obrigada!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Cara Ester, fico muito feliz com o seu comentário. Você é muito bem-vinda aqui e tenho certeza de que aprenderemos bastante com as discussões a partir do tema. Essa sua experiência anterior será legal para pensar nas potencialidades da teoria literária e da literatura de modo geral. Infelizmente, nem sempre temos boas experiências com professore(a)s em sala de aula e é preciso contornar a situação por conta própria. Em todo caso, o Apoio Pedagógico está aqui para isso. Seja bem-vinda! Um forte abraço e até a próxima!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@valferreira-portulitera7295
@valferreira-portulitera7295 4 жыл бұрын
Prezado Rafael, boa noite! Gostaria de externar minha gratidão por sua contribuição ao ofertar um curso tão importante para os amantes da literatura e estudantes de Letras. Afinal, de fato, como você afirmou, os primeiros períodos (1º e 2º) são bastante complicados no que se refere aos estudos de teoria. Desde sempre eu me considero uma apaixonada declarada dos estudos literários, e percebo o quão importante é revisitar alguns teóricos como Eagleton, Benjamin, Barthes, Cândido, Costa Lima, Sevcenko, etc. Quanto ao conceito de literatura, de fato há muito o que se discutir, visto que diversas pessoas possuem dificuldade de perceber que literatura vai além de apenas ler um romance, um conto, um poema, etc., claro que isso também. Porém, há aqueles que pensam na literatura como somente aquilo que pertence ao campo da ficcionalidade, ou ao campo poético, e se esquecem, ou mesmo não sabem, os mais variados campos de estudo que permeiam os estudos literários, além, é claro, desconsideram a literatura como ciência. Nesse sentido, o aspecto da valoração da literatura, historicamente, é por demais importante, a fim de se esclarecer o quanto isso é relativo e vai certamente mudar de pessoa para pessoa, ou conforme a formação de uma dada sociedade. Outro aspecto relevante em sua exposição, neste vídeo, refere-se à crítica literária, já que ainda existem àqueles que, como você mesmo disse, não consideram uma Carolina Maria de Jesus expoente no cenário literário. Enfim, assistirei aos outros vídeos, a fim de revisitar alguns teóricos, ler alguns textos, rever conceitos e aprender mais e mais. Afinal, em literatura nunca se sabe tudo, e isso é o que me encanta.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 4 жыл бұрын
Olá, minha cara! Obrigado pelo comentário e pelo interesse no curso. Espero que a proposta se revele interessante para você... Um forte abraço e seja bem-vinda!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@gabrielacesaroliveiradoca7813
@gabrielacesaroliveiradoca7813 4 жыл бұрын
Gostei bastante de todas as citações de Eagleton, principalmente as que interpretam a ideologia também como um modo de avaliar e criticar, e relacionei as mesmas com a recepção de uma obra por pessoas de diferentes crenças. Não pude deixar de pensar que alguém a consideraria valiosa, porém talvez tendo o efeito totalmente oposto em outra pessoa. Uma obra pode ter inúmeras interpretações ao longo dos séculos, como acontece com aquelas que são consideradas obras clássicas. Não as leríamos da mesma forma como quando foram apresentadas, assim como ela não é recebida de forma igual por diferentes indivíduos, sendo aclamada por alguns e duramente criticada por outros. Ótima aula!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 4 жыл бұрын
Excelentes reflexões, Gabriela. Muito obrigado pelo interesse no curso. Um grande abraço e até a próxima!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@grerme_
@grerme_ 4 жыл бұрын
Olá, professor. Meu nome é Guilherme Guimarães Dias Francisco, atualmente graduando do quinto período do curso de Direito da UFMG. Foi a mim recomendado seu curso e, como alguém com interesse crescente pela literatura, logo me preparei para o completar. Nunca tinha pensado sobre a importância da teoria crítica literária, mas as primeiras leituras e já nessa aula me convenci dela. Agora vejo que é preciso reconhecer os próprios viéses - aqui, são ressaltados os viéses ideológicos, mas aproveito para ressaltar também os cognitivos. Como bem destacado ao final do vídeo (e a despeito da descrição como "palavras exaltadas"), é de extrema importância nos atentarmos à forma como são produzidas obras humanas; e aqui me refiro não somente às artísticas. Relacionando o conhecimento trazido à minha área de estudo na universidade, me recordo das diferentes formas pelas quais normas jurídicas podem ser interpretadas. E elas levam em consideração diversos fatores mencionados, como aspectos sociológicos, formais, da recepção e até biográficos. Assim, vejo um exemplo prático sobre como é relevante estudar linguagem: para a interpretação do mundo jurídico. E a partir daí, não é difícil concluir que o mesmo fenômeno se estende a diversas áreas e que, consequentemente, buscar entender métodos de interpretação é parte importante de uma formação cidadã.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 4 жыл бұрын
Caro Guilherme, obrigado por compartilhar aqui suas instigantes reflexões. Concordo inteiramente com suas colocações e acredito que a tomada de consciência sobre nossos posicionamentos é fundamental para sabermos nos portar de forma crítica perante o mundo. Sobre a teoria (aqui, literária), concordo também sobre sua relevância para os atos de leitura das diversas áreas: literatura, filosofia, história, direito etc. Suas propostas são muito bem-vindas aqui. Espero que essa interlocução seja também produtiva para a sua formação jurídica e, como você disse, cidadã. Um forte abraço!
@grerme_
@grerme_ 4 жыл бұрын
@@RafaelSilvaLetras Muito obrigado, Rafael. Um abraço pra você também!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@Alink3
@Alink3 4 жыл бұрын
Boa tarde, professor Rafael. Meu nome é Aline e sou aluna de graduação em Letras Português/Japonês pela UERJ. Gostaria de agradecer a sua atitude em ministrar as aulas, motivando nós alunos a continuarmos a estudar nesse momento atípico. Como estou ainda no segundo período da faculdade, acredito que as aulas apresentarão muitos conceitos novos para mim e muito uteis para as disciplinas sobre Teoria da Literatura que cursarei. Foi interessante na primeira aula o conceito que todas as pessoas possuem uma teoria sobre literatura, mesmo elas sabendo disso conscientemente ou não. As teorias existem , toda crítica literária se baseia em uma e também que um crítico tem uma concepção básica do que é literatura. O legado do Formalismo foi informar que para fazer uma crítica à uma obra, deveria existir primeiro a construção de uma teoria de base (teoria Literária.) A junção das diferentes críticas ao longo do tempo formariam uma História Literária. Segundo Terry Eagleton, um texto pode ser considerado literário seguindo duas definições, a primeira o texto teria características em sua forma que permitem uma pessoa identifica-lo como tal. Na segunda definição, seria algo relativo, uma sociedade poderia classifica-lo como literário ou não, fatores interferem na classificação, como o período histórico que ele foi escrito, mudando sua classificação de acordo com o contexto. Outra classificação do autor, seria que a Literatura não seria pragmática, referindo-se geralmente a si mesma, tornando-se às vezes de difícil compreensão, mas que mesmo assim, conseguimos aprender com essas obras.
@saraanjos5827
@saraanjos5827 4 жыл бұрын
Cara Aline, meu nome é Sara Anjos e sou a nova tutora do curso de Introdução aos estudos literários do Apoio Pedagógico. Parabéns pela excelente síntese. Você demonstra ter refletido sobre a exposição e sobre os textos. Achei ótimo saber que existe graduação em japonês na UERJ, não sabia disso. Abraços e fique bem!
@Alink3
@Alink3 4 жыл бұрын
@@saraanjos5827 Olá Sara, tudo bem? Muito obrigada! Gostei bastante do curso e estou recomendando para os colegas. Sim, existe japonês na UERJ, mas acredito que seja um curso pouco conhecido. Abraços!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@karvile
@karvile 2 жыл бұрын
Boa noite, professor! Obrigada por essa primeira aula. Achei bastante importante esclarecer alguns conceitos iniciais, os quais eu já nem lembrava ter estudado na minha graduação (sou formada em Letras Português pela UFES). Acredito que o valor literário realmente seja um tanto complicado de se definir, visto que há tantos interesses envolvidos. Concordo com Eagleton quando ele argumenta que a literatura não se resume a uma escrita imaginativa. Também acho problemático tratar o texto de forma distanciada da realidade social - carregamos nossa bagagem ao lermos, ao produzirmos, a todo momento de nossas vidas, e com a literatura não seria diferente. Eu acho a literatura valiosa! Faz com que nos reconheçamos, nos torna mais conscientes e desperta nossa criticidade. Lembro que a primeira aula de teoria literária da licenciatura começava com a clássica "O que é literatura?". Tanto tempo para conseguir uma definição, o que não acredito ser possível de maneira tão simples. Gostei muito da sua aula!
@karenrezendesantos
@karenrezendesantos 4 жыл бұрын
Nesta aula inicial, o professor Rafael defendeu inicialmente que cada sujeito dispõe de uma teoria literária e sempre que alguém faz uma crítica literária, ela traz um viés teórico. Posteriormente apresentou um esquema básico que compreende os elementos em que se pode basear uma crítica literária. São eles: Obra, Autor, Sociedade, Leitor e Língua. A partir disso, explanou sobre tipos de críticas: Formalistas, Biográficas, Sociológicas e aquelas relacionadas à Recepção. O professor Rafael também colocou em questão o que seja Literatura. De acordo com a abordagem Ontológica, ela teria características intrínsecas; por outro lado, de acordo com a abordagem relacional, a Literatura deve ser entendida a partir do contexto histórico e social no qual está inserida. Desse modo, conforme suas palavras: "Aquilo que se considera Literatura varia a depender do contexto e não do texto." Depreende-se disso que não existiria uma obra valiosa em si.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@kethlenmendes8842
@kethlenmendes8842 4 жыл бұрын
Sou estudante do 1° período de Letras na UFMG e gostaria de agradecer por compartilhar conosco essa excelente aula e também aos demais professores que fazem parte do apoio pedagógico, que é de extrema importância neste período tão difícil para nós estudantes. Nas poucas aulas que tive antes da quarentena começar, nosso professor propôs um debate sobre os textos "O que é literatura?" de Terry Eagleton e "O direito à literatura" de Antônio Cândido. Foram textos enriquecedores em que pude concluir que, para mim, a literatura pode ser definida como uma forma de expressão da sociedade, que nos conduz a refletir sobre diversos assuntos, nos permite explorar mundos desconhecidos, a libertar a mente e a analisar/desenvolver assuntos de maneira crítica. Um ponto interessante a se analisar é que ao longo da história do Brasil, a literatura, bem como outras formas de expressões artísticas, foram perseguidas ou controladas. No Brasil Colônia, por exemplo, a literatura era um privilégio da corte. Na ditadura, milhares de obras foram censuradas e a leitura com a finalidade de tornar os cidadãos críticos, formadores de pensamentos, era motivo de prisão. Tais exemplos partem do princípio da natureza e da função que a literatura apresenta, que é a de desenvolver habilidades intelectuais e espirituais, além de permitir que o cidadão se integre efetivamente na sociedade. Portanto, muitos negam o seu direito por considerá-la um perigo, uma ameaça. Concluo, portanto, que ao ler os textos de Eagleton e Cândido percebi ainda mais a importância da literatura para o mundo em que vivemos. E que, apesar do dilema que existe em definir o que é a Literatura de fato, quando lemos e escrevemos, estamos revolucionando e criando a nossa identidade cultural.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@joaovictordasilvagomes3398
@joaovictordasilvagomes3398 4 жыл бұрын
Olá,professor. Sou João Victor, estudante do curso de Letras:Português e Francês na UFRJ. Essa abordagem do Eagleton é bem interessante tal qual importante pois quebra os esteriótipos sobre literatura que nos é imposto e nos moldam (por exemplo a ideia de que o texto literário é perene e imutável ou é a escrita do belo).Além disso, a ideia de que todo mundo possui ,em si, uma teoria que vem à tona quando se expressa a opinião sobre algum texto pode parecer boba,mas visto que muito dos nossos gostos por textos são cortados por não serem considerados textos bons, indica que eu posso gostar de um texto x e ter mil e duas teorias para defendê-lo como um bom texto literário e fazê-lo remanescer sem exclusão. Agregado a isso, vem a ideia de que um texto literário possui um valor relativo à época e à sua localidade. Tal premissa, nos permite moldar os caminhos de leitura para entendê-lo como literário bem como não o fazer. E ,finalizando o comentário,é de muito bom grado essa reflexão sobre a não existência de um literário puro e simples, mas que isso;essa excelência é construída social e temporalmente.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 4 жыл бұрын
Caro João Victor, obrigado pelo comentário. O texto do Eagleton sugere algo precisamente nessa direção que você comenta mesmo. Obrigado por sua contribuição à discussão... Tenho certeza de que a partir da leitura dos textos e discussões construiremos em conjunto uma compreensão da literatura e seu estar no mundo. Um forte abraço!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@joycepereiravieira1441
@joycepereiravieira1441 4 жыл бұрын
Oi Rafael! Parabéns pela iniciativa. Importante discutirmos sobre literatura em tempos tão sombrios. Terry Eagleton oferece uma interessante discussão sobre teoria da literatura. Realmente a teoria é inevitável e a leitura nos permite desconstruir valores até então tidos como imutáveis. Imaginação não define literatura, considerar isso seria uma atitude minimalista. A teoria literária é, na verdade, uma proposta interpretativa que visa compreender os mecanismos de realização. Na visão de Machado de Assis que também foi um crítico literário, o crítico deveria funcionar como um juiz e julgar o valor da obra literária. Para Antônio Cândido, o crítico deve ser um “árbitro objetivo”. Esses julgamentos estabelecidos pelos críticos são realizados com base nas teorias literárias vigentes a fim de extrair o valor da obra de literatura. Eagleton aborda o formalismo russo que enfatiza em sua análise a materialidade do texto literário (não há aqui relevância de elementos exteriores ao texto como biografia do autor, por exemplo). Ademais, também reflete acerca das abordagens relacionais constituídas da relação das pessoas (autor, leitor, sociedade) com a escrita (obra e língua), tão bem colocado no vídeo. Nesse sentido, devemos considerar que as visões de valor são variáveis, que não há valor literário em si, assim como não é possível fazer uma observação desinteressada, como perfeitamente explanado por Eagleton. Os nossos juízos realmente têm uma relação muito íntima com as ideologias sociais, com a manutenção e reprodução do poder da sociedade. Forte abraço.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@joycepereiravieira1441
@joycepereiravieira1441 3 жыл бұрын
@@RafaelSilvaLetras muito obrigada! Um feliz 2021 para você e toda a família! Boas festas!🎄
@juliadiefenthaler1568
@juliadiefenthaler1568 4 жыл бұрын
Olá, professor! Sou a Júlia, estudante do curso de Letras Português na UnB. Gostaria de traçar meu comentário, inicialmente, parabenizando à UFMG, ao Apoio Pedagógico e a você, Rafael, pelo oferecimento e disposição tão cuidadosa do curso virtual, sobretudo pela organização da pasta com arquivos completos e pela emissão do certificado. Em tempos difíceis, de solo irregular e lodoso, respirar literatura, com qualidade e profundidade teórico-metodológicas, é aquecer a alma; isso nos faz sentirmo-nos mais próximos à vida-vivida. Obrigada, portanto. Agora, em relação à aula, saliento a importância de se debruçar na noção de que nós, indivíduos (ou, melhor, cidadãos), devemos nos colocar criticamente perante o mundo, isto é, estar no mundo a partir de uma consciência renovadora, a qual a literatura é capaz de nos despertar. Essa tomada de consciência, relacionada à ideologia - aqui me valho do conceito preciosíssimo do Eeagleton - é fundamental para não passarmos recibo para interpretações de mundo prontas, as quais mantêm e reproduzem o poder social excludente e que, portanto, beneficiam, socioeconômica e politicamente, conhecidos grupos detentores de privilégios. Além disso, gostaria de ressaltar a noção significativa de que o que se considera literatura varia no tempo e no espaço - ou, como dito perfeitamente por você, "varia no contexto, não no texto" - . É interessante, nesse sentido, perceber a questão de "Valor" das obras, ideia que, muitas vezes, somos apresentados de modo raso no ensino médio. Nesta etapa escolar, somos instigados a pensar as obras literárias como "boas" ou "ruins", esquecendo que essa classificação teórica é dada em situações específicas, por pessoas específicas, "à luz de determinados objetivos" (EAGLETON, 2006, p. 17). Trazer à tona essa questão é, sobretudo, desmistificar a arbitrariedade da definição do que se considera literatura (já que toda crítica literária traz alguma linha teórica) maior ou menor, classificação nos dada a priori, sem abertura para questionamentos; uma vez iniciada essa discussão desmistificadora, abrimos espaço para uma outra perspectiva de reconhecimento social, de obras e de autores (e autoras!) que não são considerados pelo cânone como dignos de crítica - como bem lembrado por você, o caso de Carolina Maria de Jesus.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 4 жыл бұрын
Excelente comentário, Júlia. Obrigado pela participação e pelo interesse. Tenho certeza de que contribuirá muito com nossas discussões por aqui. Um forte abraço!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@mylenacolacoferreira7925
@mylenacolacoferreira7925 4 жыл бұрын
Olá, professor. Sou Mylena, graduanda em Letras/ português no IFB. Estou cursando o terceiro semestre e suas aulas são de grande importância para a formação de todos nós, estudantes. Realmente, definir literatura e o que ela é me parece uma reflexão complicada. Definir algo como literário está muito ligado ao que o cânone concebe como literatura. Contudo, acredito que o contexto e a importância social que a obra projeta diante da sociedade deve ser levada em consideração, assim como Culler (1999, p.34) fala "(...) às vezes o objeto tem traços que o tornam literário mas às vezes é o contexto literário que nos faz tratá-Io como literatura." Acredito que por isso, é muito discutido a respeito do porquê algumas obras não serem consideradas literatura.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 4 жыл бұрын
Cara Mylena, obrigado pelo comentário. Seja bem-vinda! Espero que as aulas de fato suscitem algumas reflexões a partir das leituras que vocês fizerem. Um forte abraço!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@AndreiaBorgesDaSilva
@AndreiaBorgesDaSilva 4 жыл бұрын
Ótima primeira aula. O professor Rafael fez um panorama geral sobre a compreensão do que seria Literatura, mencionando que as críticas que dão ênfase à sociedade são chamadas de sociológicas; as que dão ênfase ao leitor são chamadas de críticas de recepção. Achei interessante quando ele dá como exemplo a obra Dom Quixote, em que o que determina seu sentido é o que cada leitor que se debruçou sobre a obra irá entender/interpretar. Com relação à definição de Literatura, ele abordou, em um primeiro momento, as concepções que uma crítica assume para si e faz seu juízo. O professor citou algumas visões da literatura e como a ideia de ser não pragmática não se sustenta. Acrescentou que a Literatura se define relativamente. Ele concluiu dizendo que temos que tomar cuidado para não colocarmos os conceitos como absolutos e universais.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@elainec8508
@elainec8508 3 жыл бұрын
Li algumas colocações entre os comentários dos vídeos e posso dizer que aprendo sempre com tudo o que leio. Lendo o que escreveram, lembrei-me de uma situação curiosa. Participo de vários grupos nas redes sociais e em um deles um integrante lançou a seguinte proposição: quem aqui pode apresentar argumentos que me convençam a ler a literatura clássica? Ele estava provocando os demais a darem bons motivos para ele gastar dinheiro e tempo lendo esse mundo de histórias e o que isso tudo teria de prático para a vida dele. Entendo que não só a literatura passa por esse questionamento como qualquer obra de arte. As pessoas precisam ter uma motivação vantajosa para perder tempo apreciando e os estudantes e profissionais de letras precisam sempre passar por uma sabatina e explicar porque decidiram trilhar um caminho como esse e não o de ser um engenheiro, médico, ou qualquer outra profissão mais útil para a sociedade ou mais vantajosa financeiramente, como se a literatura fosse algo para devaneio apenas. Mas essas pessoas não entendem que, por exemplo, Freud muito se apoiou na literatura para testar e confirmar suas ideias. Eu entendo, de uma forma muito simplista, que há muita cura ignorada nos textos literários e como o próprio professor Rafael citou em um dos vídeos há que se ler os clássicos para melhorar a nossa visão do presente, refinar nossas posturas, e eu entendo para evoluirmos como seres humanos.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Excelentes reflexões, Elaine! Muito obrigado por partilhá-las aqui conosco. Essa é uma situação muitas vezes triste, mas precisamos estar preparados para responder corretamente a isso. Um forte abraço e obrigado por trazer essas colocações!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@elainec8508
@elainec8508 3 жыл бұрын
@@RafaelSilvaLetras Bacana saber disso, pois dei um gás no início, mas não dei conta de cumprir o prazo. Até janeiro sinto que vai dar tempo. Obrigada. Iuhuuu. Bom Natal e ótimo ano novo.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
@@elainec8508, que bom ouvir de você! Tomara que dê tempo sim. Um forte abraço e tudo de bom neste próximo ano que começa (torçamos) em breve!
@vitorvieirafloressantos9118
@vitorvieirafloressantos9118 4 жыл бұрын
Sou calouro da graduação em Letras, na UFMG. Dentre as informações explicadas durante o decorrer da aula, o esquema do “Demônio da teoria”, de Compagnon, foi essencial para o entendimento do restante das discussões que seriam apresentadas. Considerei muito relevante a distinção entre as duas formas, segundo Eagleton, de se compreender a literatura. Por um lado, tem-se a concepção ontológica, a qual relaciona-se a fatores presentes na própria obra (formalismo) e que desvaloriza, de maneira preconceituosa, a linguagem considerada “comum”. Por outro, tem-se as abordagens relacionais, as quais consideram elementos que ultrapassam as fronteiras impostas pelos formalistas. Entre os tópicos levados em conta pelas concepções relacionais, destacam-se como exemplos o contexto histórico e social, a recepção dos leitores (tanto contemporâneos quanto de épocas posteriores à determinada obra) e a própria biografia do autor. Sendo assim, as abordagens relacionais são mais amplas quanto à questão da concepção da literatura e, por isso, fatores externos são considerados de maneira a se expandir a obra. Quanto às concepções formalistas, elas apresentam critérios bastante limitados, ocasionando obstáculos na valorização de obras que não atendem a esses parâmetros. Por fim, a ideia da arbitrariedade no conceito de "literário" foi essencial e interessante, revelando o caráter mutável do que se entende por literatura.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@emillyestevao7767
@emillyestevao7767 4 жыл бұрын
Sou caloura na graduação de letras na UFMG, e não tive uma boa relação com literatura em minhas antigas escolas pela maneira como era mostrada, e vejo este curso como uma oportunidade para melhorar essa relação. Percebi alguns pontos interessantes nessa primeira discussão, como quando falado que todas as pessoas possuem uma determinada teoria literária, mesmo que inconscientemente, portanto suas críticas literárias sempre trarão um pouco dessa teoria consigo,e, devido a isso,existindo algumas obras que são consideradas literárias para alguns leitores e por outros não. Ademais, as diferenciações entre as abordagens ontológicas e as abordagens relacionais, ficaram bastante claras, mostrando as abordagens ontológicas como mais arbitrárias por determinar o que seria uma obra literária a partir somente do texto, de sua forma, sem se levar em conta outros fatores que também são importantes para se considerar um texto literário ou não. E, já nas abordagens relacionais esses fatores são levados em conta, como o contexto em que se encontra, tanto o texto quanto os leitores do mesmo, além de olhar a relação das pessoas com a obra, e podemos observar isso quando algumas obras são consideradas literárias em um certo período de tempo e em outro pode deixar de ser, ou até mesmo o que é considerada uma obra literária em uma sociedade não ser considerada em outra. Mostrando assim que realmente os textos não são literários em si, e sim no contexto em que se encontram.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@carlapengo3216
@carlapengo3216 4 жыл бұрын
Oi, professor. Sou acadêmica de licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Inicialmente, gostaria de agradecê-lo quanto ao curso, pois mesmo que eu já tenha realizado a disciplina de Introdução aos Estudos Literários, ainda sinto que tenho muito o que aprender e o que compreender. E sua didática de ensino tornou mais acessível a compreensão da teoria literária e dos conceitos. Entendo, então, que cada pessoa tem uma determinada concepção teórica do que faz uma obra ser "literária". Cada uma dessas abordagens críticas à uma obra literária analisa as seguintes dimensões: obra; autor; sociedade; leitor; e língua. Temos, portanto, duas principais abordagens de compreensão da literatura: 1. Abordagem "antológica", que busca definir um texto como literário analisando as estruturas (narrativa, métrica, rima, etc) de sua composição verbal; e 2. Abordagem "relacional", que busca compreender uma obra como "literária", dar valor literário a uma determinada obra, pensando em suas dimensões externas (autor, leitor, sociedade), sobretudo interesses socioeconômicos, em relação com suas dimensões internas (obra e língua). Ou seja, a concepção de valor "literário" varia conforme o tempo e espaço (contexto).
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 4 жыл бұрын
Cara Carla, seja bem-vinda! Espero que a proposta suscite reflexões pertinentes para seu aprendizado. Excelente síntese da primeira exposição! Um forte abraço!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@jeandercristiandasilva7524
@jeandercristiandasilva7524 4 жыл бұрын
O meu olhar sobre o vídeo se volta para o entrecruzamento entre os estudos linguísticos e os estudos literários. Reflexões emergidas desse ponto de entrelaçamento são válidas para as necessidades de estudo que tenho neste momento. Toda prática de leitura, escrita, fala tem alicerce em uma visão de mundo, um conjunto de crenças, valores, ideologias ou até teorias, estejamos conscientes disso ou não. No meu ponto de vista, é possível aplicar as cinco dimensões teóricas de toda abordagem crítica de uma obra literária (obra / linguagem, autor, sociedade, leitor, língua) a qualquer texto. Assim sendo, neste momento de leitura de alguns teóricos linguistas, ser-me-ia possível chegar a um conhecimento mais aprofundado, se chegasse a relacionar essas cinco dimensões, fazendo emergir a relação da obra lida com o autor-teórico, os possíveis teóricos-leitores da época em que ela fora escrita, a sociedade, aspectos sócio-históricos-culturais, como o entendimento que se tinha, na época, sobre “língua”, “linguagem” (e sobre o estudo desses fenômenos), a relação com o paradigma do momento (se estruturalismo, gerativismo, funcionalismo). Desse modo, evitaria uma leitura redutível, descontextualizada, absolutista e dogmática dessas obras. Entendê-las-ia, juntamente com seus conceitos, dentro de seus contextos. A perspectiva de crítica literária praticada pelo formalismo russo (JAKOBSON, 2013, p. 8) parece estar muito relacionada ao entendimento, que se tinha na época, a respeito do estudo da linguagem. Motivado pelo estruturalismo, um estudo dos elementos intrínsecos à própria obra, desprovidos de fatores sociais. Sabemos que a análise linguísticas, nas correntes estruturalistas e gerativistas, não considerava o social; sobretudo, no gerativismo, o estudo se baseava na intuição do falante, entendendo que ele tinha o domínio da capacidade da linguagem.
@alexsandroramos6258
@alexsandroramos6258 4 жыл бұрын
Olá, meu nome é Alexsandro e sou estudante do quarto período do curso de Economia pela UFMG. O meu interesse no curso de “Introdução aos Estudos Literários” se evidencia pelo papel que a literatura tem exercido sobre a minha construção pessoal, além da paixão que tenho pela mesma. Dessa maneira, compreendo a importância do estudo da função literária como mecanismo de se entender a sociedade ao qual ela faz parte. Não é atoa que, por exemplo, o economista Thomas Piketty, em seu célebre “O Capital do Século XXI”, inicia sua argumentação pontuando o papel da literatura para a compreensão do contexto social e econômico dessas obras, a despeito de autores como Jane Austen e Honoré de Balzac. Ao se ter contato com o texto de Terry Eagleton, podemos evidenciar a visão do papel da teoria literária, bem como as esferas determinísticas que a compõem. O entendimento formalístico e pragmático colocado pelos teóricos russos inicia um processo de compreensão dissociativa da linguagem literária das outras formas de discurso. Todavia, Eagleton problematiza tais conceituações estabelecendo interpretações ontológicas e relativas de cada obra. Dessa maneira, a percepção subjetiva, juntamente com a forma do texto, efervesce práticas interpretativas que se situam na relação do autor com sua obra, da obra com o leitor e do texto com o seu contexto. São fatores que se multi-determinam na valoração mutável de toda e qualquer literatura, agora compreensível por diversos mecanismos teóricos. Todo leitor exerce sua subjetividade por intermédio da teoria e, mesmo que instintivamente, todas as obras literárias são “reescritas”, como aponta Eagleton. Assim, é resultado da leitura o poder da literatura de colocar o leitor na sociedade, em um determinado tempo e espaço; é um exercício complexo, belo e mutável. Dito isso, gostaria de agradecer pelo belo trabalho apresentado no curso, bem como o recorte realizado para a compreensão do ouvinte. Ótima aula! Abraços.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@PolianaLeonardeli
@PolianaLeonardeli 4 жыл бұрын
Sou Poliana Bernabe Leonardeli, mestre em estudos literários pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), meu interesse no curso se sustenta por dois arcabouços, o pessoal e o profissional. Em termos profissionais, sou professora de Literatura em uma instituição publica localizada na cidade de Linhares-ES. Em termos pessoais, apoio-me na Literatura como fonte de sustento frente aos percalços e desafios da existência. Chamou-me a atenção o fato, e a relevância dada pelo professor a ele, de que a definição de Literatura e de Teoria Literária são instáveis e transitivas, já que as “ideologias” de poder são diferentes em cada espaço-tempo, por isso cabe aos interessados em Literatura de modo geral despir-se de preconceitos ao analisar textos de naturezas diversas. A partir disso, torna-se fundamental a valorização da produção literária por aqueles que a produzem, incluindo-se a comunidade da qual o escritor faz parte, de modo a evitar, com sua própria autoafirmação, definições desconstitutivas sobre essa produção. A proposta de leitura que acompanha esse modulo foi excelente.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@alirisportoalegredossantos1085
@alirisportoalegredossantos1085 4 жыл бұрын
Bom-dia, Prof. Rafael. Com um pouco de atraso, estou começando o curso. Pretendo ser aluna ouvinte. Parabenizo-o pela iniciativa e pelo excelente conteúdo apresentado de forma clara e espontânea, o que tornou o assunto, obscuro em muitas abordagens, fácil e agradável. Sou formada em Letras (Universidade Federal de Santa Maria/RS) e mestre em Linguística (Universidade de Brasília). Meu interesse é rever e atualizar conteúdos estudados, já que sou aposentada, mas continuo me interessando por temas relacionados à língua e literatura. Sempre que julgar oportuno, mando algum comentário, mas sem preocupação em receber certificado. Hoje, aos 72 anos, me permito ser menos rígida comigo mesma.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 4 жыл бұрын
Excelente, Aliris! Muito obrigado pelo seu comentário. Fico feliz e muito honrado em saber da presença da senhora nos encontros. Fique à vontade para comentar sempre que quiser. Um forte abraço!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@gabriel25818
@gabriel25818 4 жыл бұрын
O que me moveu a escolher letras como minha graduação foi, em parte, entender a importância crítica da literatura. Entender que literatura é importante para olhar o mundo através dos olhos do autor, compreendendo seu lugar no mundo e, assim, compreender o meu é intensamente prazeroso. á me vi em diversas conversas sobre o que seria literatura, e percebo que a nossa sociedade, sobretudo elitista, ainda se apropria do termo "literatura" causando um distanciamento entre a literatura e as demais pessoas. A literatura pode nos trazer um conhecimento de mundo e linguístico absurda, principalmente se alcançado por pessoas que hoje, no Brasil atual, não tem acesso a ela. No próprio vídeo tem o exemplo da escritora Maria Carolina de Jesus, que até hoje suas obras estão em discussões se são consideradas literatura ou não.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@nicolemello7183
@nicolemello7183 4 жыл бұрын
Boa tarde! Sou aluna da Faculdade de Letras da UFRJ, da habilitação de Literaturas, e considero o conteúdo da aula fundamental para começar a entender a complexidade existente em torno da pergunta “O que é literatura?”. Assistir a essa aula me proporcionou relembrar as discussões lá do primeiro período, no curso de Teoria Literária I. Quando falamos sobre a formação de profissionais da área de Letras, é de suma importância a relação Texto/Contexto, explicada pelo Professor no vídeo. A visão do Formalismo de estudar a literariedade das obras e garantir a autonomia da literatura é muito relevante, principalmente levando em conta o contexto em que essa teoria se formou. Entretanto, críticas contundentes podem ser feitas hoje, já que sabemos que não é possível separar totalmente uma obra de seu tempo/contexto. Muito interessante o exemplo do contexto brasileiro citado na aula, sobre a escritora Carolina Maria de Jesus, que desde o começo teve sua produção literária atravessada por mãos outras, sendo até hoje excluída dos currículos escolares. Parabéns pela aula!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@robsonsilva7905
@robsonsilva7905 4 жыл бұрын
Gratidão ao conhecimento que adquirir nessa primeira aula. Consigo compreender que uma obra tem diferentes caracteres, com seus vários conceitos, seus vários juízos de valor, bem como as várias formas de abordagem da literatura. Compreender esses fatos nos ajuda a aprofundar ainda mais nos estudos literários, mediante as concepções apresentadas sobre o formalismo russo fica evidente como a obra literária tem importância com a relação entre a língua e seu funcionamento. Eagleton ao propor que a literatura varia em tempo e espaço possibilita ao leitor e pesquisador entender que a literatura não é uma arte estanque, não pragmática. Essa abordagem possibilita uma liberdade maior, o que não era tão vista no formalismo russo. São vários os aspectos estéticos que compõe o panorama da literatura, essa amplitude faz sentido pensar que a linguagem literária é um tanto arbitrária e ao mesmo tempo uma relativização dos seus elementos e linguagens entre si. Todos os pontos apresentados no vídeo são muito importantes, uma vez que ao apresentar o conceito de literalidade a literatura ganha contornos de uma teoria literária, assim, vale para a formação de um leitor e escritor, sobretudo para um estudante de Letras. Seja de ordem artística ou pedagógica a obra literária pode ser objeto de análise e apreciação por diferentes áreas do conhecimento. Sem dúvidas as referências apresentadas no vídeo situa o espetador no universo crítico e teórico. Parabéns Prof.!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@AlexPizziolo
@AlexPizziolo 4 жыл бұрын
Olá, professor. Não sou aluno da UFMG, sou graduado em História pela Unirio e hoje atuo como tradutor. Minhas pretensões do curso são meio que uma intenção de me introduzir mais no debate teórico da literatura e acho que estou no lugar certo. Gostei muito da exposição feita e acho que ela conseguiu pontuar muito bem os pontos levantados pelo texto do Eagleton, que tem uma natureza bem didática e segue uma linha de raciocínio bem clara referente aos pontos que ele quer ressaltar. Ao fim, a resposta para a pergunta "o que é literatura?" me lembrou muito as minhas aulas do começo da graduação de Histórias nas aulas de teoria, onde estudávamos justamente a questão "o que seria a história?". Me parece que as duas estão intrinsecamente ligadas, principalmente na questão da História como construção textual. Todas as questões levantadas na aula, principalmente no que diz respeito ao uso dos textos com o passar tempo, a questão da ideologia, e a sua fala final sobre o entendimento da teoria literária como uma capacitação para uma leitura de mundo e entendimento da sociedade passam muito pela ideia do que é história. Gostei muito da aula e seguirei fazendo o curso, acompanhando juntamente com as leituras sugeridas. Obrigado. Abraços.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 4 жыл бұрын
Caro Alexsandro, seja bem-vindo ao curso! Seu comentário indica a sua maturidade e fico muito feliz de poder te acompanhar nessa introdução aos estudos literários... Sua bagagem na história será de enorme valia! Um forte abraço e até breve!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@anaclaramolinaramos5996
@anaclaramolinaramos5996 4 жыл бұрын
Primeiramente, gostaria de parabenizar o professor Rafael pela primeira aula. O conteúdo foi apresentado de forma esclarecedora, assim como as referências à bibliografia. É importante observar que dentro das abordagens ontológicas, a escrita "não pragmática" não se sustenta, porque a literatura não só tem como função a capacidade de se referir a si mesma ou a um estudo geral das coisas, mas também é capaz de apresentar aspectos psicológicos, filosóficos, sociológicos e sociais da forma como é escrita, do autor que a escreve, da sociedade em que está inserida, do leitor que interpreta a obra com sua visão de lugar no mundo e da língua utilizada. Dessa forma, é imprescindível compreender a abordagem relacional como a maneira de conceber uma teoria literária, uma vez que não existe literatura em si e não é possível analisá-la sem considerar uma aproximação com a realidade social. Isso acontece porque a forma como um mesmo texto é lido ao longo das gerações é mutável e justamente essa percepção de leitura prova que não existe isenção de valores, pois os textos literários são analisados de acordo com características de pensamentos determinadas pelo contexto vivenciado. Assim, toda leitura repousa sobre algum juízo de valor e como é apontado em Demônio da Teoria: "Todo julgamento de valor repousa em um atestado de exclusão", exemplificado, por fim, que muitos teóricos anteriores apenas escolherem com qual aspecto iria trabalhar, desconsiderando outras fatores relavantes, como, por exemplo, os formalistas russos escolheram a desfamiliarização do leitor.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@nahyanasilva8295
@nahyanasilva8295 4 жыл бұрын
Realmente cada um temos um conhecimento sobre literatura certo ou errado,sabemos diferenciar um texto ou outro,o conhecimento de tempo ,espaço acrescenta para refinar nossas críticas e isso muda de acordo com o tempo que é lido,pois de acordo com o tempo cada um tem uma visão,por exemplo se lemos hoje Tróia precisamos no meio conhecer um pouco sobre métrica e nem todos terão a mesma opniões sobre ela alguns pode considerar mítica (já que os deuses falam) ,após um conhecimento sobre Grécia entendemos que faz parte da cultura. Já na escrita de rambor não tem um sentido certo ou errado,depende da imaginação de cada um Sendo importante não só para conhecer o autor e sim a cultura,mas isso muda a leitura de alguém precisa-se ter em mente se quer um análise técnica ou uma análise apenas do texto em si
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@ranallebrina920
@ranallebrina920 4 жыл бұрын
Muito interessante a abordagem sobre o conceito Literatura. Tenho boas lembranças de um professor de Teoria da Literatura, que disse ser mais fácil definir o que não é Literatura. Uma ideia muito descontruída para um professor tradicionalíssimo até mesmo com as indicações bibliográficas. Enfim, no que diz respeito à concepção relacional da Literatura, notamos uma perspectiva menos preconceituosa. E com certeza, a dificuldade em conceituar a Literatura realmente se dá pelo fato de todos os indivíduos possuírem uma espécie de ideologia/concepção prévia. Quanto à pergunta sobre o desfrutamento do literário, se for pensar pela facilidade de acesso aos acervos de músicas e livros em meio virtual, acredito, que o literário tem sua valorização fortalecida. Mas se for categorizar o que é literário, apenas em clássicos, é algo que deve ser repensado. O WALTER explora muito em Por que ler clássicos? A ideia sobre o que é consumido pela massa, e como a perspectiva tradicional acaba desvalorizando os gêneros mais acessíveis. O que tentam fazer é visivelmente político, elitizar o acesso e até mesmo vetar o reconhecimento da arte, principalmente, produzida por classes sociais desprivilegiadas.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@thaniacarvalho2735
@thaniacarvalho2735 4 жыл бұрын
Boa Noite Rafael. Meu nome é Thânia, sou caloura do curso de Letras na UFMG e é com muita alegria que te escrevo, pois como iniciante tenho um caminho bem longo para percorrer, contudo percebo o imenso apoio da instituição, principalmente nesses tempos difíceis. Tive conhecimento desse projeto tem um tempo, mas minha avó passou muito mal e não consegui acompanhar, felizmente tudo melhorou e espero alcançar o cronograma antes que as discussões sejam encerradas. Tive também o grande prazer de ter o Constantino como professor e apesar de ter passado pouco tempo até o começo da pandemia eu pude ver que ele é um excelente profissional. O meu primeiro e quase único dia de aula teve essa temática, nunca pensei em algo que era considerado fácil se tornaria um desafio para mim, nunca tinha visto a literatura dessa forma. É um universo muito extenso e necessário. Com base nos livros “O que é literatura?”, “Teoria da Literatura” ambos de Eagleton e o vídeo “Direito à Literatura” de Antônio Cândido, pude dissertar um pouco e como tem haver com a temática resolvi expô-lo aqui.(não tenho certeza se está certo os conceitos e pode haver erros gramaticais, mas foi o que no momento consegui fazer,se houver qualquer incoerência me corrijam por favor). Espero que gostem! Nos tempos como o de Platão à arte literária tinha como função a doutrinação, através dos ensinamentos éticos e morais da época, já para Aristóteles a literatura era utilizada como forma de purificação por meio da arte, mas sempre do mesmo modo, apresentado sempre com receitas prontas que só necessitariam de mudança de personagens, buscavam sempre o bom o belo e o verdadeiro de forma ficcional e estética, exaltando homens sobrenaturais em seus gêneros de tragédias e epopeias e zombando de homens considerados inferiores como pobres e analfabetos, que em sua maioria essas características eram pertencentes ao mesmo indivíduo. A partir do séc.-XVIII com movimentos iluministas que visavam o remodelamento da arte buscando algo mais criativo e original, se desprendendo, assim, dos modelos totalmente mecânicos, de certa forma que a arte literária havia sido incumbida de exercer. Outro grande passo para a definição da literatura foi dada pelos formalistas russos, que entendiam a literatura como organizações particulares da linguagem, das quais possuíam leis, estruturas e mecanismos específicos. Esse grupo de intelectuais considerava que a literatura era desprendida do pensamento do autor, refletiam as obras literárias como um conjunto de desvios da norma, contudo nem todos os desvios linguísticos são poéticos. Acreditava na especificidade literária, a questão da familiaridade e da não familiaridade, do estranhamento, do qual, por exemplo, trabalhadores preferem outros tipos de obras além das que são “destinadas a eles”, transformando o ser humano em um curioso. A linguagem literária transforma as coisas simples do mundo em algo muito mais complexo, ela destrincha pequenas falas, pensamentos, percepções em geral e tenta levar até sua mais complexa e talvez pura essência. Todas as teorias apresentadas levantam uma problemática, que é o direito da literatura que se torna uma necessidade universal, encontrada em todos os tipos de sociedade, e transformando o homem de tal modo que quando ele submerge da fabulação não é mais o mesmo como as águas que filósofo Heráclito cita, entretanto o grande problema enfrentado por todos é a falta de equidade, onde certos nichos sociais conseguem se apoderar de obras consideradas destinadas a este público alvo (cânone) e limitando o saber das outras classes, contudo a literatura é tão abrangente e não faz distinção de raça, poder aquisitivo ou níveis literários, tendo sua verdadeira essência no feito para humanos e por humanos. O poder oligárquico literário podem querem ditar os níveis das obras (erudito ou popular), mas a mente humana nunca é barrada pela desigualdade social. A literatura é uma ferramenta tão poderosa que permite ser moldada através dos séculos, levando em consideração a verdade e sendo transformada de acordo com a necessidade do contexto em questão. O conhecimento é desde sempre uma forma de poder dos quais os sábios e elitistas por diversas vezes utilizavam e assim conseguiam a compreensão e certo controle, pois saber é poder. O desenvolvimento da civilização até a revolução tecnológica na qual nos encontramos a escrita e o modo como foi utilizada passou por transformações, por vezes aplicadas para trazer o medo e aprisionar ideias, contudo quando bem manuseada é capaz de levar esperança a um povo, expondo suas verdades nunca contadas de épocas obscuras e quebrando as correntes antes postas. Desta forma mais do que um capricho a literatura necessita de ser um direito, e consequentemente tornando-se um dos maiores meios de transformação humana
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@luizabelico.violin
@luizabelico.violin 4 жыл бұрын
Boa tarde, professor! Meu nome é Luiza, estou no quinto período de letras (licenciatura português/italiano) na UFMG. Estudar as teorias que envolvem a literatura são de suma importância não só na formação de um leitor, mas também de um professor. Penso que é fundamental esse processo de conhecer as diversas bases teóricas que fundamentam uma crítica e, a partir dela, analisar de uma obra em diversos âmbitos, pois nos tornamos leitores mais ativos, críticos e com um maior entendimento sobre o que é lido. Gostaria de agradecer a oportunidade de estudo, principalmente nesse momento de isolamento. A aula foi muito esclarecedora e ampliou o meu interesse em me aprofundar nos estudos literários.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@vivianenascimento7323
@vivianenascimento7323 3 жыл бұрын
Rafael, você é muito bom! Que felicidade encontrar o seu canal por aqui. Preciso parabenizá-lo pela aula maravilhosa e, em especial, pela crítica acerca da literatura e literariedade das abordagens. Abraço! 🤗
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Obrigado, Viviane! Seja bem-vinda! Será um prazer compartilhar das discussões com você. Um forte abraço e até a próxima!
@pjapy
@pjapy 2 жыл бұрын
Excelente este curso! Vou faer todinho. Comecei pela aula 9, teorias do romance
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 2 жыл бұрын
Excelente comentário! Instigante pensar nessas conexões que você sugere... E fico feliz que o curso esteja se mostrando motivante. Aproveito para avisar que os cursos neste semestre ficam abertos até o dia 20/02 e, embora os vídeos permaneçam no ar depois, os certificados só serão enviados para quem preencher os formulários de participação até essa data. No mais, um forte abraço e até a próxima!
@kainzol1638
@kainzol1638 4 жыл бұрын
Olá, professor. Sou do primeiro período de Letras da UFMG, e estou muito satisfeito com essa proposta! Uma das dificuldades que tenho ao me deparar com a crítica formalista da literatura é a pretensão de uma objetividade na análise que, mesmo não levando em conta o caráter biográfico do autor ou o social do contexto de publicação e recepção da obra, me parece ser impossível não deixar vazarem subjetividades do próprio crítico que se propõe a fazer tal análise. Quando à página 5, Eagleton declara que “A especificidade da linguagem literária, aquilo que a distinguia de outras formas de discurso, era o fato de ela ‘deformar’ a linguagem comum de várias maneiras. Sob a pressão dos artifícios literários, a linguagem comum era intensificada, condensada, torcida, reduzida, ampliada, invertida. Era uma linguagem que se ‘tornara estranha’, e, graças a este estranhamento, todo o mundo cotidiano transformava-se, subitamente, em algo não familiar.”, fiquei pensando na crítica que alguns fazem a Machado no sentido da ornamentação de seus textos, com um estilo que seria exagerado... em comparação por exemplo com a slam poetry, que propõe versos mais livres e aproximados da fala coloquial das relações ordinárias no dia-a-dia. Existem diferentes tipos de literatura e creio que a literariedade não deve se apoiar necessariamente sobre a estranheza da linguagem aplicada, podendo sim levar em conta uma análise do conteúdo e do caráter social da obra. Os textos e sua aula proporcionam reflexões interessantíssimas, levantando muito mais questões do que resoluções, o que é um ótimo sinal! Obrigado pela aula!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 4 жыл бұрын
Caro Arthur, obrigado por compartilhar conosco essas suas primeiras ideias. Espero que o curso corresponda às suas expectativas e que você continue lendo e expondo suas ideias aqui. Um forte abraço!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@gabrielaclaudino5907
@gabrielaclaudino5907 4 жыл бұрын
Em primeiro lugar, obrigada por essa aula tão esclarecedora e, de fato, com temas basilares da teoria literária. Muito interessante as dimensões teóricas que norteiam as abordagens críticas. Pensar na obra, no autor, na sociedade, no leitor e na língua é fundamental na construção da crítica literária, e mesmo que de forma inconsciente, cada um de nós, leitores, temos nossas próprias teorias fundamentadas em certas ideologias que por sua vez são perpassadas por essas dimensões. Ao lermos, não somos imparciais, mesmo desde a escolha do livro até as reflexões que desenvolvemos a partir dele. Nesse sentido, me chamou bastante atenção a diferença entre a abordagem ontológica, que busca no próprio texto sua literariedade, e a abordagem relacional, que busca no contexto definir se um texto é ou não literário. A partir do entendimento da transitividade da questão do valor, confirma-se a parcialidade teórica que existe em nós e que é acentuada por fatores externos da sociedade, e dessa forma observamos na atualidade situações muito comuns: obras antigas "voltarem" rejuvenescidas por nosso olhar teórico contemporâneo ("O Conto da Aia", de Margaret Atwood, "Adoráveis Mulheres", de Louisa May Alcott, entre outros.) ,obras serem consideradas como literatura de massa e com pouco valor (autores como Paulo Coelho, John Green etc.), e obras permanecerem abafadas e ignoradas ( obra de Carolina Maria de Jesus). Dessa forma, entender o que é teoria e o que está por trás do adjetivo "literário", é muitas vezes enxergar nossas próprias relações com as obras e com a sociedade em que vivemos.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 4 жыл бұрын
Excelente comentário, Gabriela. É isso mesmo!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@Andre-se3ej
@Andre-se3ej 3 жыл бұрын
Olá! Agradeço pelas aulas e bibliografias. Iniciei o curso de Letras e tenho certeza que será muito proveitoso para minha trajetória, pretendo me aprofundar na parte literária. Fiquei com um certo nó aqui: quando realizamos uma crítica literária é fato que temos um conceito do que é literatura; dado que a primeira formalização de tal conceito se deu por volta da década de 20-30 na Rússia; quais eram os conceitos previamente utilizados no continente Europeu pelos críticos do período? Me parece uma proposta interessante para análise. Outro ponto que me interessou foi o surgimento do formalismo justamente no período após a 1ª guerra mundial; paralelo claro a diversas outras disciplinas que buscaram durante o período o caratér de ciência dura; exemplo na sociologia, antropologia, psicologia. Uma "coincidência" nada acidental que evidência a mentalidade da época de confiança na ciência, tristemente tão oposta a nosso momento atual.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Caro André, excelentes reflexões! Acredito que vamos abordar a primeira delas na segunda aula. Diga lá depois o que achar da proposta (ainda muito esquemática, mas que tenho tratado de diferentes formas em outros cursos: sobre literatura grega antiga, por exemplo). Já a segunda pontuação, estou em pleno acordo. Acredito que a questão passe por esse "Zeitgeist" de fato (em diálogo ainda com os movimentos artísticos de vanguarda, é claro, como futurismos e modernismos). Um forte abraço e até a próxima!
@nikaakin_
@nikaakin_ 3 жыл бұрын
Olá, professor! Sou estudante do primeiro período de Letras na UFG e encontrei este curso após tentativas frustradas de lidar com o EAD. Decidi procurar outras fontes e didáticas para compreender a disciplina de Introdução aos Estudos Literários que me despertou muito interesse. Nas minhas aulas estamos discutindo o texto de Eagleton e é realmente curioso o fato de a literatura não possuir definição prévia. A maneira de pensar as definições possíveis e compreender como as possibilidades geram discussões sobre as estruturas espaço-temporais e ideologias é, como o senhor mesmo disse, muito importante não só para estudantes de letras, mas para todos. Estou ansiosa para dar continuidade as aulas disponibilizadas aqui e espero fazer bom proveito de sua didática excelente!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Cara Nikaelly, fico muito feliz que tenha chegado ao nosso curso depois de alguma procura. Espero que a proposta lhe pareça interessante e tenho certeza de que sua participação por meio dos comentários enriquecerá sempre para as demais pessoas que venham a entrar na conversa aqui conosco. Um grande abraço e até a próxima!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@gabriellenoacco2403
@gabriellenoacco2403 4 жыл бұрын
Olá professor. Meu nome é Gabrielle. Aluna de graduação em História na UFMG e participo de um grupo de pesquisa que estuda a literatura de rua inglesa produzida durante os século XVI/XVII. O interesse pelo curso, então, se expõe nas possibilidades de compreender melhor "o que é literatura", bem como me adentrar mais nas discursos da área e em como esses assuntos vem sidos desenvolvidos pelas pessoas que estão na área da Letras. Para mim, sobretudo pela minha área de estudo, achei excelente compreender a literatura pela perspectiva relacional, principalmente pelas interpretações das obras literárias variarem de acordo com os nossos próprios interesses e em como uma obra pode ter diferentes significados em diferentes temporalidades históricas. Identifico, nesse sentido, que o trabalho do historiador que busca trabalhar com literatura pode se debruçar justamente como um esforço intelectual de compreender em como essas obras poderiam ser lidas e os impactos da obra na sociedade. Obrigada pela aula!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 4 жыл бұрын
Cara Gabrielle, essa interlocução entre literatura e história é muito rica e é fundamental para que compreendamos ambos às áreas. Suas considerações serão muito bem-vindas aqui... E legal demais o objeto do grupo de pesquisa de que você participa. Um forte abraço!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@annacarla9104
@annacarla9104 3 жыл бұрын
Olá, sou caloura do curso de Letras na UFMG. Adorei a forma que o assunto foi abordado, já tive contato com a matéria de introdução aos estudos literários, mas essa aula deixou tudo bem mais claro pra mim. Agradeço pela iniciativa e tempo dedicado nela. Não pude deixar de lembrar do escritor Lima Barreto quando a abordagem relativista foi exposta. Ele, que morreu sem ver suas obras literárias reconhecidas, se torna um marco literário, pré-modernista e tão importante para o movimento consecutivo. Um exemplo claro de como os valores são mutáveis e acima de tudo afetados pelas correntes ideológicas e econômicas, já que suas principais obras criticam fortemente instituições poderosas da época como a república, a imprensa, e a oligarquia e representa as minorias marginalizadas da época, como negros e mulheres, visando desconstruir os estereótipos racistas e machistas.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Ei, Anna Carla! Obrigado pelo comentário e pelo interesse no curso. Espero que possamos discutir algumas dessas questões que você já aponta aí ao longo das próximas exposições. Um forte abraço e até a próxima! Seja bem-vinda ao curso!
@nathaliarincon7706
@nathaliarincon7706 4 жыл бұрын
Olá, Rafael. Agradeço, primeiramente, pela disponibilidade e pela iniciativa do Apoio Pedagógico! Sou aluna do curso de Letras (UFMG) e acredito que esse contato com conceitos tão fundadores seja importantíssimo! Durante a exposição me lembrei muito de uma fala de Edgar Allan Poe: "Posso distinguir com facilidade o que o navio não é; o que ele é, no entanto, é impossível dizer". Estabelecer o que a Literatura é parece uma tarefa bem difícil, especialmente quando estamos no início dos estudos literários. Me lembrei, ainda, da discussão do professor Antonio Candido sobre ser a literatura um conjunto de obras, e a necessidade de levarmos em consideração elementos psíquicos e sociais para analisar um título, já que, como ele disse, a obra inventa uma espécie de vida nova. Esse percurso histórico e conceitual esclarece muito sobre o entendimento do assunto em cada período, mais ainda como há essa relação entre o político, o socioeconômico e o literário. Ótimo exemplo o da Carolina Maria de Jesus! Sobre a questão da literatura como instituição e como ciência: deixar as humanidades mais "de lado" em relação as "ciências mais duras" pode contribuir para uma visão mais empobrecida e binária sobre a sociedade e a forma que observamos o mundo atual?
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 4 жыл бұрын
Cara Nathalia, obrigado pelo comentário e pelo interesse no curso. Fico muito feliz com as palavras que você partilha conosco. Acho que a resposta à sua questão é sim, né? Existem saberes diferentes e eles se complementam, de forma que qualquer desequilíbrio é danoso à saúde de nossa sociedade. O cientificismo excessivo é um problema sim. Conversando, trabalhando e promovendo a educação pela literatura e pela arte a gente reverte isso pouco a pouco... Um forte abraço e até a próxima!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@allyssonfelipe4673
@allyssonfelipe4673 4 жыл бұрын
Excelente aula! Sou estudante do curso de letras da UFMG e tive o prazer de ter tido o curso de Introdução aos estudos literários com o grande Prof. Constantino, que inclusive está contemplado nesse curso com o livro A Invenção Da Modernidade Literarária. Foi quando tive o primeiro contanto com certos marcos teóricos, como o formalismo, sobretudo Viktor Chklovsky e os conceitos de Estranhamento e literarariedade, Walter Benjamin, com a Escola de Frankfurt e a Teoria crítica, bem como diversas outras questões em teoria da literatura e outros teóricos, críticos e escolas. Meu interesse no curso é revisar meus referênciais teóricos, haja vista minha decisão pelo Bacharelado em estudos literários, e é muito interessante ter um apanhado tão didático da obra do Eagleton (Teoria da Literatura: uma introdução), a qual considero uma verdadeira bíblia para os estudiosos e interessados em teoria literária. Certamente, é uma tarefa complexa responder a uma pergunta que a primeira vista parece tão simples - o que é literatura?, mas de forma extremamente clara Eagleton consegue nos dar um panorama de teorias que tentam responder a essas questões. O meu interesse por Eagleton vai além, cativado inicialmente pelo livro Teoria da Literatura - Uma introdução, logo descobri mais sobre sua identificação com o Marxismo, que nutro interesse acadêmico como marco teórico. Marxismo e crítica literária abre caminhos, e tenho me debruçado em seus estudos sobre cultura e ideologia. Por fim, amei os referenciais teóricos desse curso bem como as questões que o mesmo se propõe a abordar. Sem dúvida será de grande importância rever tais conteúdos para prosseguir com meus estudos. Obrigado, Prof. Rafael! A literatura é maravilhosa.
@saraanjos5827
@saraanjos5827 4 жыл бұрын
Caro Allysson Felipe, meu nome é Sara Anjos e sou a nova tutora do curso de Introdução aos Estudos Literários do Apoio Pedagógico. Ótimas reflexões. E sobre o marxismo, também acho incrível a forma como o Eagleton coloca todas essas teorias e questões. Há uma 'live' muito boa recente, feita pela Rita von Runty para a editora Boitempo sobre o livro "Ideologia" do Terry Eagleton (você encontra aqui no KZbin com o nome "Rita Von Hunty lê IDEOLOGIA"). Abraços e fique bem.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@alanfrancisco9207
@alanfrancisco9207 4 жыл бұрын
Olá, Rafael. Decidi fazer parte deste apoio para lapidar melhor alguns conceitos dos Estudos Literários. Creio que esse mini-curso será bastante recompensador no final das contas. Sobre o vídeo, é até engraçado como quase toda vez que tentou-se definir de forma "fechada" o que é literatura, sempre surgiram contrapontos que acabaram invalidando as definições propostas. Creio que essas definições, que são quase como "isso é x e isso é y", resultam de uma tentativa de cientifizar os estudos literários, a fim de colocá-los no mesmo patamar das ciências exatas de forma a validar mais a área. Essa ideia, em minha concepção, nunca dará certo uma vez que é uma área sobretudo das ciências humanas e das artes, tendo suas próprias características, relações e incongruências. Todas tentativas normativas do conceito de “Literatura” são louváveis, mas não terminam em si. Acho interessante sempre utilizarmos todo esse arcabouço teórico, a fim de uma abordagem crítico-teórica mais expansiva ao se tratar de literatura. Essa discussão parece ser uma das que continuará por muito tempo, e as“respostas” sempre serão atingidas a partir de questões contextuais, por seu local e tempo. E, com certeza, aprofundar-se a essas problemáticas e conceitos dos Estudos Literários, é algo que se torna útil não somente àqueles que se dedicam aos estudos de literatura, mas também é bastante passível de utilização em várias esferas de nossas vidas.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 4 жыл бұрын
Seja bem-vindo também ao curso do Apoio Pedagógico, meu caro! Obrigado pela reflexão sobre o literário a partir do vídeo... Um forte abraço e até breve!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@luizasantosnascimento4804
@luizasantosnascimento4804 4 жыл бұрын
Olá. Sou aluna de história na UFMG e gostaria de agradecer pela iniciativa de oferecer esse curso! Entre todas as ideias apresentadas nessa primeira aula, a discussão em torno do “valor” dado as obras literárias me parece especialmente significativa. Lembro-me de uma aula de literatura no ensino médio na qual alguém questionou o nosso professor, porque, ao nosso ver, durante o período do Romantismo, por exemplo, todos os escritores produziam textos de que se encaixavam nessas características, até que, no período do Realismo, todos mudaram de ideia e concluíram que seria melhor escrever dessa outra forma. O professor, então, explicou que não era bem assim, e que quando estudamos uma dessas escolas literárias, não estamos vendo tudo que já foi produzido no campo da literatura, mas sim o que foi “eleito” como literatura por pessoas da época ou, mais frequente, pessoas que olharam para o passado e fizeram essas escolhas. E nós fazemos essas escolhas até hoje, tanto reforçando a importância dos textos canônicos, como incluindo ou excluindo autores no status de “literatura”, como acontece com Carolina Maria de Jesus. Como nos demonstra esse caso, essas escolhas muitas das vezes valorizam o status quo, congratulando autores que já possuem alguma voz, enquanto descarta aqueles que não são ouvidos em nenhum dos diversos campos da vida humana. Isso explicita, ainda, a importância de ter clara qual a nossa teoria literária, já que, por meio dela, podem ser reforçadas ou suavizadas as exclusões que existem no mundo.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@felipefurtado4756
@felipefurtado4756 4 жыл бұрын
Antes de iniciar os comentários, gostaria de elogiar sobre a excelente iniciativa de se promover um curso a distância envolvendo a literatura - em tempos de pandemia. É extremamente interessante a questão exposta, pelo professor Rafael Silva, sobre as dimensões teóricas de Compagnon: Obra; Autor; Sociedade; Leitor; e Língua. Há todo um contexto envolvendo essa abordagem crítica, além de se observar como tais elementos podem ser analisados de forma específica, com mais ênfase de um em relação aos demais. Chama a atenção também as abordagens relacionais, pois trazem para a discussão a “noção de que a literatura não é dotada de uma essência inerente, mas se constitui na relação das pessoas (o leitor, o autor e a sociedade em geral) com a escrita (a obra e a língua).” A questão imanente e ontológica analisa o texto em si - uma observação dentro do próprio texto - para conferir ao texto se é ou não considerado como literatura. Já as abordagens relacionais - relativistas - observam o contexto para definir se um texto é ou não literário. E o exemplo do professor Rafael Silva - citando Carolina Maria de Jesus - trouxe uma visão mais amplificada de quão importante é estar atento às obras com grande potencial literário efetivo, como é caso dessa autora, com um material rico, com questões sociais a serem discutidas etc., mesmo que alguns críticos literários mais tradicionais não a considerem como tal. Espero que meu entendimento e relatos estejam plausíveis com a análise de alguns aspectos dessa primeira aula.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@Vanessinhasf
@Vanessinhasf 4 жыл бұрын
Sou caloura de letras da UERJ e escolhi fazer esse curso porque sou apaixonada por literatura. Achei incrível sua colocação de que todas as pessoas têm uma concepção do que é literatura. Acredito que o maior potencial da literatura é poder comover os mais diversos tipos de pessoas, independente de contexto social, idade, visão política, crença. Às vezes um livro que me emociona por um aspecto, vai emocionar outra pessoa devido outro aspecto, ou a interpretação dessa pessoa será totalmente diferente da minha. Por isso, a exposição das ideias de Eagleton sobre a literatura variar de acordo com o tempo e o espaço me convenceram de que este é o caminho mais apropriado de pensar a teoria literária. Eagleton consegue formular algo que eu apenas intuía. Fiquei muito feliz com essa aula, acho que sua conclusão foi perfeita, precisamos pensar a literatura - e a arte em geral - a partir da consciência das relações humanas no mundo e do contexto histórico social. Obrigada pelo curso, mal posso esperar pelos próximos vídeos.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 4 жыл бұрын
Cara Vanessa, fico muito feliz em ouvir as suas impressões e saber que o vídeo te propiciou reflexões interessantes. Concordo com o que você coloca sobre a literatura pois, como você mesma notou, essa é a minha convicção pessoal. Um forte abraço!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@hackiar1
@hackiar1 4 жыл бұрын
Tive interesse pela Letras depois que tive aulas de gramática com um professor no ensino fundamental, sempre gostei de ler, mas a literatura, digo, a literatura acadêmico nunca me encheu muitos os olhos, mas agora como estudante de letras a literatura me chama mais atenção que a tão assustadora gramática que alguns odeiam kkk. A literatura é complexa e sim, é difícil e sim, estamos longe de termos definições do que é clássico, do que de fato é literatura, arrisco dizer que nunca teremos uma definição exata e inquestionável, essa é a graça dela na minha opinião. Esse semestre eu relaxei, estamos tendo aula online, provas do semestre foram online e em casa e, obviamente, todo mundo garantiu seu 10, porque todos usamos meios para responder a questão que não são aceitos, no entanto esse projeto que você lançou vai me ajudar muito a focar novamente e retomar as leituras que estão atrasadas. Eu terei que fazer 2 tccs, o objeto que penso para elaborar é HARRY POTTER, porém ainda não pensei sobre o quê e como, alguém q tenha interesse em literatura infanto-juveniel/fantástica e quiser entrar nesse projeto comigo comente aqui e podemos criar um grupo de estudos e alinhar com as ideias do Prof. Rafael.
@ViniciusGabriel-tx7yp
@ViniciusGabriel-tx7yp 4 жыл бұрын
Tenho interesse em participar, mesmo que seja como telespectador. Sou estudante de filosofia e ainda estou na graduação, mas me interesso bastante por literatura e também Harry Potter. Hahaha
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@silasferreira618
@silasferreira618 4 жыл бұрын
Bom dia/ Boa tarde/ Boa noite! Sou estudante, do 1º Período, de Letras pela Unicap. Ainda não estou cursando a disciplina de Teoria Literária I, mas vi uma grande oportunidade de estar familiarizado com este conteúdo tão importante. Achei a primeira aula muito boa. A abordagem teórica que foi utilizada para nos situar nas teorias literárias foi excepcional, além de ter sido muito bem explicada. Para uma pessoa que não tem um conhecimento formal do assunto, estou bastante satisfeito por finalizar essa aula conhecendo a existência de duas principais correntes teóricas, na qual se baseia a análise crítica de um texto literário, que são: a ontológica; e a relacional. Que a ontológica advoga a ideia de que existe uma estrutura formal no próprio texto que irá defini-lo como um texto literário. Enquanto, que, a relacional defende que o texto será literário quando uma determinada sociedade o considerar como literário, pois para essa linha de pesquisa o conceito de texto literário está ligado a uma questão sociocultural, de modo que, o que é literatura para uma cultura pode não o ser para outra. Mas o que mais marcou minha mente foi o comentário do professor, quando perto de finalizar a aula ele diz: "[...] O que a gente descobre é que, não existe a literatura em si, ou literário excelente em si. Mas que aquilo que uma dada sociedade valoriza como excelente, não vai ser o mesmo que uma sociedade diversa vai valorizar. Isso é fundamental para que a gente não abisolutise os nossos conceitos acreditando que eles são universais, que eles deveriam ser aplicados aos outros. Para que a gente evite, então, cair no preconceito, segundo o qual, aquilo que nós consideramos literatura é, necessariamente, superior aquilo que um povo vizinho, ou um conhecido valoriza como literatura". Tal afirmativa nos mostra que não somos detentores da verdade absoluta e que, portanto, não devemos deixar de buscar o conhecimento de todas as possibilidades, para que assim possamos nos aproximar mais do que realmente é verdadeiro.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@wender4263
@wender4263 4 жыл бұрын
Olá, parabéns pela bela iniciativa. Interessante o plano do curso, principalmente os diferentes caminhos da teoria e crítica literária. Gratidão pela oportunidade, Wender.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@danielabenvenuti4372
@danielabenvenuti4372 4 жыл бұрын
Olá, sou estudante de Letras na UFRJ e amei o panorama traçado. Foi uma introdução que rendeu muitas reflexões, principalmente porque acreditava que algumas obras eram indiscutivelmente patrimônios da humanidade, como A Odisséia, por exemplo. Sim, essa visão é terrivelmente ontológica porque, agora percebo, exclui a opinião de tantas outras culturas que não fazem (ou futuramente, não farão) o mesmo recorte. Me chama atenção também o caso da chamada letteratura rosa (literatura rosa), apelido (na Itália) para obras de escritoras mulheres, sendo, em sua maioria, romances. Visto depreciativamente como literatura de menor prestígio, essas obras não entram no considerado “cânone” e nem por isso são menos importantes. Para concluir, gostaria de agradecer pela iniciativa do professor Rafael Silva por proporcionar esse exercício de investigação e da teoria literária, pois acredito que o exercício da investigação, independente do tema escolhido, é extremamente benéfico não só para a vida acadêmica, como para a vida em um âmbito mais pessoal na medida em que nos desperta o espírito investigativo, de curiosidade, tão importante para uma formação humana.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@alinecristinateixeirasilva2838
@alinecristinateixeirasilva2838 4 жыл бұрын
Boa Tarde, primeiramente obrigada por compartilhar o conhecimento com o público externo, em segundo lugar gostaria de dizer que é complexo apontar uma definição para o que é literatura, visto que cada teórico aponta uma definição para o que é literária, ainda recaímos na questão do Canône e da subliteratura[...] . Amei a aula , obrigada!.
@saraanjos5827
@saraanjos5827 4 жыл бұрын
Cara Aline, meu nome é Sara Anjos e sou a nova tutora do curso de Introdução aos estudos literários do Apoio Pedagógico. Seja bem-vinda! A Literatura de fato tem muitas concepções segundo cada teoria. Abraços e fique bem!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@barbaralimasales4424
@barbaralimasales4424 3 жыл бұрын
Olá, professor! Sou aluna do curso de letras da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Achei excelente a proposta do curso. Sempre me interessei muito por literatura e esse curso sobre estudos literários é uma ótima opção para iniciar os estudos da literatura em si. Adorei suas explanações nessa introdução, muito clara e objetiva. Ademais, a bibliografia disponibilizada nos ajudará esclarecer e aprofundar mais sobre o tema. Espero absorver e aprender tudo que este curso oferece. Obrigada!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Cara Barbara, fico muito feliz com a sua mensagem! Obrigado pelo comentário sobre o curso e sobre suas pretensões com relação a ele. Espero que tenhamos uma oportunidade para intercâmbio de leituras e reflexões. Seja bem-vinda! Um forte abraço e até a próxima!
@barbaralimasales4424
@barbaralimasales4424 3 жыл бұрын
@@RafaelSilvaLetras Obrigada, professor!... Fiquei com uma dúvida quanto ao certificado. Este será emitido apenas para os estudantes da UFMG ou a emissão é estendida à comunidade externa também?... Mais uma vez, muito obrigada! Abraços!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
@@barbaralimasales4424, os certificados serão emitidos para todo mundo que preencher o formulário final. Um abraço!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@Marcela20010
@Marcela20010 4 жыл бұрын
Boa tarde, professor Rafael Silva! Me chamo Marcela, sou caloura do curso de Letras na Universidade de São Paulo. Primeiramente gostaria de agradecer muito ao senhor e à UFMG que por meio do Apoio Pedagógico está oferecendo gratuitamente aulas de IEL nesse período tão conturbado pelo qual estamos passando. Tenho essa disciplina nesse primeiro ano e estou tendo muitas dificuldades nela, principalmente por não ter fixado até então muitos dos conceitos e teorias base, algo que agora está sendo resolvido e facilitado graças às suas aulas. Mais uma vez, muito obrigada!! :) Com esses primeiros conceitos, percebe-se que todas as pessoas possuem uma determinada teoria literária consigo, a própria oposição a alguma teoria ou negação de sua existência já caracteriza nesse opositor um viés teórico próprio, seja nos conceitos da literatura, sua importância e propósitos, quais autores são considerados literários, etc. Da mesma forma, críticos literários também possuem concepções próprias do que é Literatura, algo importante para se perceber a pluralidade na classificação e análise quando se trata de considerar uma obra ou autor como literatura ou não. Na aula também é explicada a evolução dessas teorias, o que corrobora para esse conceito de pluralidade na literatura. No momento em que lemos uma obra, essa leitura/crítica se orienta a cinco potenciais dimensões teóricas: 1. a própria obra (linguagem utilizada, palavras, versos -> forma), sendo suas críticas chamadas de formalistas, que se preocupam com as estruturas, construção narrativa, estrutura métrica, etc.; 2. o autor (quem escreveu, quando e quais as condições), sua crítica é a bibliográfica, como um reflexo da vida do autor, podendo inclusive haver uma abordagem psicológica de sua psique; 3. sociedade (diz respeito ao contexto, momento em que foi escrito e o que representava), sendo suas críticas as sociológicas, que tem como objetivo tentar ver a veracidade da representação social; 4. leitor, referente à receptividade dos leitores, seja no momento da publicação ou em diferentes momentos, suas críticas são as de recepção, que dizem respeito às diversas interpretações feitas pelos leitores sobre uma determinada obra; 5. língua, que diz respeito a língua em que foi escrita e os mecanismos linguísticos e culturais presentes na obra. O principal autor abordado na aula foi Terry Eagleton, e para ele a literatura se molda, inicialmente, em duas abordagens: a abordagem ontológica, que é uma tentativa de definir o que há de inerência literária em uma obra que a dê "permissão" para ser considerada literária, ou seja, diz-se o que é literatura baseada em características formais e identificáveis por exemplo em outros textos já considerados literários. A segunda abordagem é a relacional, esta compreende que o valor literário é relativo e varia em espaço e tempo, atendendo a interesses socioeconômicos, primordialmente. Eagleton faz um apanhado do que foi pensado anteriormente sobre a literatura e suas abordagens, citando inclusive as abordagens formalistas em seu texto. Para eles, a chamada literatura "era o que deformava a linguagem", e o formalismo buscava compreender as especificidades do objeto de estudo literário. Essa corrente lembra e tem ligação com estruturalismo linguístico proposto por Saussure, já que tem no estudo da obra o centro de suas preocupações, recusando uma abordagem psicológica, sociológica e filosófica, considerada para eles extrínseca, externa à literatura, bem como não concordavam em explicar uma obra a partir da biografia do autor ou de uma análise social. Foi uma teoria que recebeu muitas críticas principalmente por seu distanciamento da realidade social e arbitrariedade na definição de formas "normais" e "comuns" da qual se desviava a forma literária. No final da aula retomamos o conceito da pluralidade na literatura, ao meu ver, quando o senhor falou sobre valor. O valor literário é relativo, que tem a ver com uma luta por reconhecimento social: o que pode ser considerado literário em determinada sociedade, para outra pode não ser, devido à essa diversidade cultural e técnica de sociedades distintas, uma não sendo melhor ou mais competente que a outra. Mais que isso, as recepções e interpretações das obras mudam de acordo com o tempo e espaço, podendo haver alterações então na concepção do que é a Literatura. Acho que a frase "a pretensão de que o conhecimento deva ser 'isento de valores' é, em si, um juízo de valor" do Eagleton me acompanhará por muito tempo, gostei bastante dela, hehe. Espero conseguir assistir todas as aulas a tempo de pegar o certificado, mesmo que não consiga continuarei acompanhando pois adorei sua didática!! Abraços
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@lucimarladeiacolencolen7300
@lucimarladeiacolencolen7300 4 жыл бұрын
Alguns pontos da apresentação mobilizaram minha atenção. As reflexões sobre a existência de uma teoria interna na forma o como leitor percebe a obra/texto parecem muito pertinentes. Essas reflexões nos permitem entender o leitor como agente que busca a obra/texto, orientado por diversas intenções: curiosidade, diversão, perguntas específicas e interesses pragmáticos. Outra perspectiva da relação leitor/obra envolve a abordagem das especificidades da obra/texto. Podemos refletir sobre quais são as propriedades de certas obras literárias, mas, ao mesmo tempo, é preciso considerar que nem toda potência da obra está contida em suas especificidades: O que certas obras têm de singular que mobilizam sua busca por diversos leitores¿ Quais são as suas propriedades especiais que favorecem a leitura e ativam interesses dos leitores¿ Dessa forma, a definição do valor do que seja “literário” é permeado pelo sentido da obra/texto para o leitor ou “diversos leitores” que se debruçam sobre a obra. Outro aspecto importante nessa definição é a potencialidade de circulação, em nichos de poder e influência social, de determinadas obras/texto em relação a outras. O sentido da obra para o leitor e as possibilidades de ser bem acolhida em determinados grupos sociais, de leitores influentes, pesam no seu reconhecimento como “obra literária”.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 4 жыл бұрын
Excelentes reflexões, Lucimar. Fico contente de ver que você voltou às primeiras exposições depois de ter acompanhado as outras. Seus comentários são sempre muito ricos e bem amarrados com sua experiência pessoal. Muito obrigado! E, como tenho sugerido para todo mundo, caso esteja com a disponibilidade, apareça para a live do dia 13/07 (segunda-feira), às 20h, aqui no canal. Pretendo falar sobre o que é o Apoio Pedagógico, o que foi o nosso semestre virtual e qual será a próxima proposta, além de estar aberto a comentários, perguntas, críticas e sugestões. Um forte abraço e até breve!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@cacaulopes703
@cacaulopes703 4 жыл бұрын
Olá professor!!! De fato, acredito que o texto do Eagleton foi muito esclarecedor e ajudou a entender melhor e acompanhar sua aula. Gostei muito das apresentações e reflexões que ele faz ao longo texto. Comentando sobre os aspectos mais formais e teóricos até uma problematização bastante atual sobre a nossa sociedade, assim como foi feito também no vídeo. Acredito que o consenso é uma utopia. Sempre haverá, mesmo no âmbito cientifico, questões tratadas sobre olhares e teorias divergentes. Mas, ainda assim, vejo que a Literatura como conceito não é uma definição imutável e que pode, e provavelmente vai, variar de sociedade para sociedade, estando ligada a algum valor. Por outro lado, mesmo as recepções sendo a chave para entender que o valor que damos às obras consideradas “Literatura” está em nós, devemos entender que as sociedades e os valores sociais mudam, não são os mesmos. Isso leva a uma consideração importante. Penso que as características formais desses textos existem e devem ser estudadas e trabalhadas, mas a valorização - ou não - e a crítica que se fizer sobre esses textos, a fim de considerá-los como “Literatura”, vai partir de como a sociedade de cada época interpretará esses elementos. Por exemplo o que o modernismo fez ao romper com a linguagem mais rebuscada e usar justamente o simples e usual para criar um texto, mesmo que a variedade empregada naquele período fosse considerada “simples” e hoje já não o seja mais. Vemos como as características formais do texto foram diferentemente lidas e interpretadas por aqueles que se dispõem a estudar (e criar) os textos. Sendo assim, acredito em um meio termo. Ao analisar uma obra literária, devemos tem em mente que o autor empregou elementos formais e recursos linguísticos para realizá-la. Então vê-la considerando apenas os fatores não-linguísticos - que também são utilizados - é reduzir a obra e o autor.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 4 жыл бұрын
Eu te dou as boas-vindas, Cacau! E agradeço pelo interesse no curso. Obrigado por compartilhar conosco suas reflexões aqui, a partir da leitura do Eagleton, que é um pensador instigante de fato. Um forte abraço e até breve!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@WesleySantos-og2oq
@WesleySantos-og2oq 4 жыл бұрын
Excelente aula! Sou professor da rede Estadual de Educação de Minas Gerais. A literatura hoje para nossos alunos é de extrema importância, "a literatura é uma transfiguração da realidade", como diz Antonio Candido. E hoje reviver esses conceitos trabalhados lá na minha graduação em 2014, me faz refletir como ensinar a literatura? O porquê de se ensinar literatura? E além disso, o que seria da nossa sociedade sem os estudos literários? Na atual conjectura do nosso cenário político, o que nos resta é apreciar esta dádiva divina, viva a literatura!!!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@laurass4418
@laurass4418 4 жыл бұрын
Boa noite, professor. Em primeiro lugar, gostaria de agradecer pela disponibilização do presente curso. Sou formada em Direito e, apesar do meu amor pela leitura, as aulas de literatura que tive até hoje foram as do Ensino Médio, que, apesar de muito divertidas, não possuíam tamanha profundidade. Concordo com a colocação acerca da importância do curso não só para alunos de Letras, mas para a formação de cidadãos. Tendemos a classificar a qualidade das obras de acordo com nossos gostos pessoais, o que imagino que seja uma prática natural, automática. Mas conhecer as dimensões teóricas citadas (obra, autor, sociedade, leitor e língua) nos faz perceber quão mais complexa deve ser a crítica ou análise de uma obra literária, e nos faz refletir acerca dos nossos preconceitos e julgamentos, baseados em uma vivência limitada às fronteiras físicas ou intelectuais que nos impomos ou que nos são impostas. Com a primeira aula, ficou claro que não devemos julgar o valor de uma obra tendo como base tão somente o que se encontra dentro das linhas e das páginas lidas, mas que devemos nos atentar a diversos outros fatores que, em conjunto, formam a obra, e que, talvez, até passem desapercebidos por nós, mas que fazem sentido e possuem valor para outras pessoas.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@inezolude7970
@inezolude7970 3 жыл бұрын
@@RafaelSilvaLetras Ola professor. Feliz de descobrir seu curso, muito esclarecedor, mas por que limitar no tempo? O curso nao vai ficar no youtube? Grata.
@jorgeroberto3395
@jorgeroberto3395 4 жыл бұрын
Olá, professor, sou aluno de Letras - Português/Alemão na UERJ e estou completamente apaixonado pelo conteúdo! Estava justamente estudando sobre literatura e teoria da literatura pois estou no final da graduação e pretendo fazer o mestrado em breve. Ao invés de propor um debate ou relacionar os temas, vou deixar em todas as aulas as minhas anotações pois pode ajudar também outros alunos. Eu acabo digitando rápido então pode ser que tenham alguns errinhos, mas acredito que ainda assim vá ajudar! Abraços, professor, e parabéns pelo conteúdo! Aula 1 Crítica: O tipo de critica que da enfase a obra tende a ser críticas formalistas, que vao levar em conta as estruturas da narrativa, estruturas metricas, construção do narrador, da personagem, etc As que dão enfase ao autor, são as chamadas biográficas, tentam ver na obra um reflexo da vida do autor. tentam ver o reflexo da psique do autor, caso sejam psicanalíticas Criticas sociológicas ver uma verdade da representação social contida ali Criticas da recepção dao enfase ao leitor vão de alguma forma ver no leitor o pólo determinante o sentido da obra. Mesma recepção de uma mesma obra varia, e muito de leitor para leitor, ou seja, o sentido da obra não está contido na própria obra, mas sim nos leitores que se debruçaram sobre ela. ex. dom quixote, as vezes como livro comico, satírico, trágico, ou seja, diz respeito a sociedade que leu. O que se compreende por literatura Ontológica e relacional Ontológica - características intrínsecas na obra determinantes para a avaliação como literário. A literatura já foi vista como escrita da imaginação, seria literário tudo aquilo que seria da alçada criativa, mas jamais foi. Formalismo tentou compreender no ambito da propria obra caracteristicas que a distinguiriam de outras formas linguísticas de expressão. O literário seria algo em si, algo dentro da propria obra. Uma forma de escrita não-pragmática. A Literatura chocaria a língua pragmática, do dia-a-dia. Foi entendida como violência contra a fala comum, tornando-se opaca e difícil. Essa é uma definição possível, sobretudo à luz do contexto da época dos formalistas. Contudo, se pensamos em propostas do modernismo brasileiro, a linguagem comum é justamente incorporada ao literário não por conta da língua comum, mas justamente por conta da língua literária. O formalismo consistiu numa tentativa de compreender as especificidades do objeto, ou seja, do estudo literário. Ou seja, é uma definição própria do período, mas não mais válida hoje em dia. Mas a importância está justamente no período, já que, como disse Jakobson, o objeto da ciencia literaria nao é a literatura, mas a literatiedade, isto é, o que faz de uma dada obra uma obra literária. é no ambito das reflexoes formalistas que a literatura ganha uma pretensão à ciência, ganha contornos da formação de uma teoria literária. O formalismo consiste então em uma busca progressiva por leis internas da arte poética. Relacional - varia de sociedade para sociedade. O que seria literário em uma dada sociedade, não seria em outra. Formalistas definem que a leitura de uma obra seria da ordem de uma critica, mas para fazer essa critica é preciso ter uma teoria de base. Uma teoria sobre a qual o crítico se volta para a obra. Diferentes instâncias de críticas se combinariam para se formar uma história literaria. Críticas ao formalismo - Tratamento do texto de forma distanciada da realidade social, arbitrariedade na definição do que constitui o desvio da forma literária. Essa perspectiva não é a mesma ao longo da história. Ideia de que a literatura se caracterizaria por uma escrita não pragmática, a ideia sendo de que o discurso literario nao teria finalidade prática, mas que seria lido como um fim em si mesmo. Sem fim ulterior. Contudo, a forma como se lê um texto é da forma da recepção, ou seja, podemos ler um fim além da fruição desse texto, ou seja, o utilitarismo estaria contido no objetivo do próprio leitor, bem como o texto pode direcionar a leitura para uma recepção que leve em conta a recepção história, como a literatura de testemunho. Essa ideia não se aplicaria a toda literatura. Ou seja, a ideia de que a literatura se caracterizaria pela linguagem não pragmática não se sustenta pois temos obras literárias que se caracterizam pela dimensão pragmática da linguagem e podemos também ler obras não pragmáticas com propósitos outros. Para Eagleton, a literatura não é dotada de uma essencia inerente, mas se constitui na relação das pessoas (o leitor, o autor e a sociedade em geral) com a escrita (a obra e a língua). Para Eagleton Literatura: qualquer tipo de escrita que por alguma razao seja altamente valorizada. É um termo antes funcional do que ontológico: fala do que fazemos, não do estado fixo das coisas. Literatura é, nesse sentido, uma definição puramente formal, vazia. ou seja Consideramos literatura aquilo que desfruta de um determinado prestígio social numa dada sociedade. determinadas manifestações são consideradas dignas de serem vistas como arte e outras não. A sugestão de que literatura é um tipo de escrita altamente valorizada é esclarecedora. Contudo, ela tem uma consequência bastante devastadora. Significa que podemos abandonar, de uma vez por todas, a ilusão de que a categoria literatura é objetiva, no sentido de ser eterna e imutável. A literatura, no sentido de uma coleção de obras de valor real e inalterável, distinguida por certas propriedades comuns, não existe. Aquilo que se considera literatura varia no tempo e no espaço. No contexto. Muito mais do que diz respeito ao texto. As abordagens imanentes, ontológicas tentam ver algo no próprio texto que o tornaria literário. Já as abordagens relacionais veem no contexto o que vai definir um texto como literário ou não, e isso tem a ver com o valor, e valor é um termo transitivo, tudo aquilo que é considerado como valioso por certas pessoas em situaoes especificas. Ideologia A estrutura de valores, em grande partee oculta, que informa e enfatiza nossa afirmações fatuais, é parte do que entendemos por ideologia. Por ideologia, quero dizer, aproximadamente, a maneira pela qual aquilo que dizemos e no que acreditamos se relaciona com a estrutura do poder e com as relações de poder da sociedade em que vivemos. Não entendo por ideologia apenas as crenças que têm raizes profundas, e sao muitas vezes inconscientes; considero-a mais particularment, como sendo os modos de sentir, avaliar, perceber e acreditar, que se relacionam de alguma forma com a manutenção e reprodução do poder social. A proposta é tentar entender de que modo a literatura e as diferentes propostas de critica literaria se encaixam no ambito dessa diferentes dimensoes: obra, autor, sociedade que ela foi composta, língua, leitor, etc. De alguma forma o que descobrimos é que nao existe a literatura em si, mas que aquilo que uma dada sociedade valoriza como excelente, não é o mesmo que outra. Fundamental para que a gente não absolutize e imponha aos outros. Ou seja, não considerar literatura de uma sociedade maior que outra. Toda teoria literaria pressupoe algo como seu criterio de literariedade a partir do qual propõe suas criticas literarias e as concatena numa história literária.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 4 жыл бұрын
Caro Jorge Roberto, excelentes anotações. Muito obrigado por compartilhá-las aqui com os colegas. Certamente será muito útil. Um forte abraço, meu caro!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@sophiaclara5513
@sophiaclara5513 3 жыл бұрын
É imprescindível pensar na teoria literária e no diálogo com outras áreas de atuação como elementos necessários ao aprofundamento dos estudos literários, alguns se queixam de que a teoria literária é inconcebivelmente esotérica - julgam-na uma categoria à parte, elitista e misteriosa, de certa forma semelhante à física nuclear (EAGLETON, 2006). Podemos citar os formalistas russos: grupo que rejeitava qualquer tentativa de diálogo com outras áreas, essa corrente poderia conter esta ou aquela filosofia, refletir esta ou aquela opinião política, mas, do ponto de vista do estudo literário, o que importava era o priom, ou processo, isto é, o princípio da organização da obra como produto estético, jamais um fator externo (TODOROV, 2013). Apesar das contribuições dos formalistas deve-se atentar para o fato de que a exclusão de fatores externos constitui grave falta para evolução dos estudos literários. Portanto, retomando uma concepção de Bachelard, o engajamento científico exige o abandono dos primeiros valores, ou seja, de formulações pré-concebidas e ultrapassadas. -Sophia Middeldorf, estudante do 1° período de letras.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Cara Sophia, excelente comentário! Gostei muito da referência ao Bachelard e à ideia de uma transformação gradual da ciência e seus paradigmas. Excelente! Seja bem-vinda ao curso! Espero que esteja gostando da proposta... Um forte abraço e até a próxima!
@naiaram.caixetagoncalves5383
@naiaram.caixetagoncalves5383 4 жыл бұрын
Olá, meu nome é Naiara Maria Caixeta Gonçalves e sou formada em Letras(UFMG). Adorei a aula e concordo com você, principalmente a respeito da autora Carolina Maria de Jesus que, em minha opinião, deve ser considerada Literatura, pois, valendo-me do argumento de Eagleton sobre a questão sociológica, com a leitura de Quarto de despejo, temos um relato não apenas dos fatos que aconteciam em determinado lugar e época - uma favela de São Paulo no século XX - mas, diferentemente de um relato histórico, há também os sentimentos da autora e de seus personagens. Fazendo com que o leitor fique extremamente tocado - como foi o meu caso quando li - e passe a conhecer melhor o cidadão daquela época, com todos os sentimentos e angústias bem descritos pelas palavras da autora.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@Luis_Caetano
@Luis_Caetano 4 жыл бұрын
Olá professor, sou calouro do curso de Letras, primeiramente gostaria de agradecer e parabenizar a iniciativa! Muito boa a aula! Sobre a literatura, como um professor meu disse parece ser mais fácil dizer o que não é! Muito fundamental ter a visão de como surge a crítica literária, afinal creio que a literatura muda a sociedade e vice versa, tendo assim consciência de que querendo ou não a crítica literária molda a sociedade, gerando tendências, estilos e por consequência movimentos contra corrente, que tanto se fizeram presentes na história. O vídeo me trouxe várias reflexões dentro das correntes que foram mostradas, como num primeiro momento se pudesse haver de fato algo na obra que a tornasse literária e "digna de valor", mas concordo com o pensamento da relatividade, a obra não é apenas aquilo que se mostra, mas que a escreveu, por que escreveu e para quem escreveu, que são questões de suma importância numa obra, e que facilita enormemente a análise. Ao final de tanta exposição, se tínhamos uma concepção do que era literatura, definitivamente não é a mesma de agora, afinal a dúvida do que é literatura é a que fica. Abraços e Obrigado pela aula!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@AyPriSobral
@AyPriSobral 4 жыл бұрын
Olá, professor Rafael! Me chamo Ayanne, sou psicóloga e psicanalista. Iniciei em 2020 o doutorado em literatura e cultura pela UFBA e fiquei muito feliz ao encontrar este curso disponível, uma vez que a teoria literária é um campo absolutamente novo para mim. Irei acompanhar as aulas seguintes com afinco, e tenho certeza que elas serão fundamentais para minha caminhada no doutorado. Agradeço desde já a oportunidade. Um abraço!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@marianadelfina6388
@marianadelfina6388 3 жыл бұрын
A crítica é muito importante no que concerne ao desenvolvimento quanto leitor ávido. Por esse motivo, creio ser interessante para todos os alunos buscar acessar o conteúdo e desenvolver o próprio posicionamento sobre os textos lidos. A Literatura, em si, engrandece e amplia o conhecimento humano.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@alicesallas1885
@alicesallas1885 4 жыл бұрын
Boa noite, professor! Gostaria de começar agradecendo pela oportunidade de aprendizado e parabenizá-lo pela iniciativa. Sou estudante de Letras-Português na Universidade de Brasília e grande apreciadora da literatura, esse primeiro vídeo foi muito esclarecedor para mim, achei muito interessante as diferentes vertentes da crítica literária apresentadas e a forma como elas são utilizadas. A fala de Eagleton sobre a hostilidade com que algumas pessoas lidam com teorias que não sejam as suas e a parte no final do vídeo onde é dito que nem mesmo os clássicos possuem seu valor garantido me chamaram atenção e me fizeram refletir que, apesar de termos consciência atualmente de quais são estes clássicos, eles podem não ter o mesmo reconhecimento no futuro e em determinado momento da história não eram considerados clássicos ainda. Mesmo sendo conhecidos mundialmente, esse fato não os garante valor eterno e o reconhecimento social que possuem hoje pode ser perdido, isso comprova o fato de que a literatura, sua definição e o que se entende por ela, variam e se modificam a partir de uma época, de um contexto, de uma situação, e não podem ser restringidas e limitadas a uma determinada ideia ou conceito.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@brunosantos5939
@brunosantos5939 4 жыл бұрын
Bom dia, antes de tudo, muitíssimo obrigado, por este curso disponibilizado em especial a nós acadêmicos de Letras. Meu nome é Bruno, sou acadêmico de Letras Português e Inglês na modalidade EaD (ensino a distância), pela universidade Unopar, ainda estou no 1° período, já finalizando, e é por esse motivo que início hoje de forma tardia esse maravilhoso curso. Em suma, gostei dessa primeira aula e lembrei-me de Clarice Lispector no quesito de introspectividade do autor, pois além de conhecer os textos e obras da autora é necessário estudar de forma profunda a vida da escritora. Para que assim, nós leitores conseguimos encontrar às críticas e entender de forma ampla tal pensamento em determinada época e sociedade. Mais uma vez, muito obrigado
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@Pedrofreireb
@Pedrofreireb 4 жыл бұрын
Olá! Me chamo Pedro Freire e sou aluno de Letras/Literaturas da UFRuralRJ. É interessante como mesmo não sendo aluno ingressante como o vídeo sugere público-alvo (vou-me agora ao sétimo período), essas discussões sobre a ontologia da literatura me permanecem inesgotáveis e, acho seguro dizer, não só pra mim. É uma característica importante dessa ciência: A compreensão do que é Literatura, ou o que é literário, foi se alterando num movimento dialético pelo tempo, da mesma maneira em que se deu a compreensão de outros fazeres artísticos. Nunca haverá uma compreensão definitiva do que é literatura já que dimensões vindouras trarão novas atitudes e percepções que nos são agora inimagináveis, mas, por ora, é satisfatório notar que nossa abordagem atual seja tão respeitosa e tão plural. Pareceu-me necessário o mergulho rápido em ideologia ao final do texto, já que esta concepção está diretamente ligada ao fazer e entender literário. Aliás, diretamente ligado ao viver e exposto das mais didáticas maneiras nas obras de arte. Quem já passou por Zizek sabe que não há inocência na criação. O curso caiu muito bem para um momento como esse. Vamos nessa.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@hellensilvadossantos1367
@hellensilvadossantos1367 4 жыл бұрын
Olá professor, sou caloura do curso de letras da USP e primeiramente quero agradecer por essa aula enriquecedora. Essas diferentes abordagens críticas que podem ser utilizadas na análise de uma obra literárias são todas muito interessantes, podemos nos valer de diversos pontos de vistas e por isso, penso, a literatura é uma fonte inesgotável de conhecimento, cada leitor (pensando um pouco na recepção) traz sobre a obra um olhar diferente e a obra em troca lhe devolve, de certa forma, conhecimento, além é claro de um escape, muita das vezes, da própria realidade e para mim isso é muito magnífico. Chamou-me atenção a consideração sobre Dom Quixote e de fato, ela pode ser lida e interpretada de muitas maneiras, eu mesma já a li duas vezes, a primeira quando criança e a segunda mais recentemente e pude notar uma enorme diferença, não só por estar relembrando minha primeira leitura, mas também por estar mais experiente como leitora e estudante de literatura.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 4 жыл бұрын
Cara Hellen, obrigado pelo interesse pelo curso e por compartilhar suas reflexões aqui conosco. A literatura realmente abre um campo muito vasto de possibilidades de discussões e abordagens, sendo nosso papel de leitores suscitar essa riqueza (tanto em nossas próprias leituras quanto em possíveis exposições pedagógicas). Que legal sua experiência justamente com o Quixote! Um forte abraço e até a próxima!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@Cidomon
@Cidomon 4 жыл бұрын
Ótima iniciativa. Sou estudante de letras IFSP Pirituba, estou no terceiro semestre, e embora já tenha estudado essa matéria, acho que importante voltar ao que já foi estudado e sentir o contraste de quando eu tinha estudado pela primeira vez. No primeiro texto sugerido, Eagleton nos provoca a pensar o que é literatura e o que a define ou a diferencia dos outros gêneros. Da criatividade, passando pelos formalistas russos até as a teorias da recepção. Um texto indispensável para os estudantes de literatura. Quanto ao professor, falta-me elogios quanto a condução da aula. Perfeita. E o que mais me chamou atenção, foi levantar a questão sobre quais livros são considerados literatura ou não. E como exemplo foi citado Maria Carolina De Jesus pois, infelizmente, existe uma grande controvérsia a respeito de seus livros pertencerem a Literatura Brasileira. Sem sombra de dúvida, existe um grande preconceito acerca da mesma. Enfim, fico no aguardo das próximas aulas.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@deboraregiane6011
@deboraregiane6011 4 жыл бұрын
Olá professor Rafael. Sou a Débora, não sou aluna da UFMG. Terminei meu curso de Psicologia no segundo semestre do ano passado pela Faculdade Newton. Quero parabenizá-lo pela temática. E dizer que, me despertou a curiosidade em conhecer e participar do curso ofertado por adorar à Literatura. Deixo aqui meu comentário a respeito do primeiro vídeo- aula: Bom, certamente, a teoria literária “se interpõe entre o leitor e a obra”. Para assim, poder afirmar que sem alguma forma de teoria, tanto consciente quanto pouco implícita, não se tornaria possível definir o que é uma obra literária. Segundo o autor Eagleton, ignorar uma teoria significa uma oposição as outras. Além disso, o esquecimento da própria teoria em análise e na relação, torna-se o leitor e o autor, indefinível para a literatura. Por isso, que ocorra, por meio do fato, da ficção, da leitura crítica ou da leitura “imaginária”. No entanto, o apelo à leitura imaginativa, não há torna definidora da teoria literária. Por isso, entende-se que a literatura passa a ser definida pelo uso da linguagem/língua de forma peculiar. Desse modo, a literatura é que transforma e intensifica a linguagem comum, e a fala cotidiana. Por isso que é possível que à linguagem seja um fator determinante da expressão escrita do autor, escolhido e lido pelo leitor. Conforme dito, os formalistas russos, entendem que, à linguagem é a atenção clara expressada na obra e na vida biográfica do autor, nem que seja pelo objeto material. Para os formalistas russos, a linguagem visa uma crítica a própria obra, e através dessa crítica é possível dissociar o que é a arte, e o que é o mistério. A linguagem também, propõe aos textos literários um diálogo, para que assim, não fosse um veículo de ideias, e nem um reflexo que exiba somente sua existência material, sobre a realidade social, pois era feita de palavras, e não de objetos e nem sentimentos. Sendo um erro considerá-la a expressão de pensamento de um único autor. Diante disso, os formalistas aplicaram o uso da linguística ao estudo da teoria literatura tendo um tipo de formalidade temporária ao conteúdo da obra. Dessa forma, percebe-se que existe uma relação do olhar crítico formal, perante a estrutura de linguagem que apareci na narrativa biográfica do autor com maior afetividade relacionado ou biopsicossocial. Contudo, a definição literária perpassar na relação entre o leitor, o autor e a obra, como uma maneira de identificação pessoal demandado pelo leitor. Assim, considera fundamental o estudo de Eagleton, que aponta como a abordagem “ontológica” pela via da escrita e a abordagem “relacional” pela via do espaço e tempo, faz referência a cronologia da obra, do autor e do leitor com base no contexto histórico, desenvolvimento e elaboração final da obra. Assim fica interessante entender que a literatura não se restringe a escrita imaginativa e nem criativa, mas ela, pode ser explicada pela percepção da linguagem individual por meio da escrita, diferenciando-se da língua comum e social.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@julienemarcelefelipe3856
@julienemarcelefelipe3856 3 жыл бұрын
Obrigada professor, a aula foi extremamente esclarecedora, iniciei a leitura de algumas das obras indicadas e através desse conteúdo obtive um melhor entendimento desses textos.
@liviainacio6462
@liviainacio6462 4 жыл бұрын
Bom dia, professor! Agradeço muito pela oportunidade de ter acesso a essas aulas. Sou jornalista e estudante de Letras e percebo que em boa parte da academia ainda há certo ranço com relação a abordagens que fogem à análise formal das obras. Noto isso também até com relação à produção. Há um medo entre os escritores de parecerem panfletários, porque a forma é o que deve importar. E isso é um equívoco. Sempre intui que esse tipo de leitura não poderia ser o único. Lia um artigo aqui e outro ali para fomentar essa perspectiva, mas sua aula e os materiais indicados me forneceram um amplo subsídio teórico e argumentativo para que eu pudesse sistematizar essa argumentação na minha cabeça, de modo que agora posso defendê-la melhor. A literatura não pode se restringir a interpretações elitistas, inacessíveis e descoladas da realidade. Há muito mais para se ler, para se explorar. Obrigada por nos explicar o porquê.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@franklinox1
@franklinox1 3 жыл бұрын
Obrigado....voce e excelente.
@brendadossantoscerqueira9898
@brendadossantoscerqueira9898 4 жыл бұрын
Olá, professor! Sou a Brenda. Aluna de graduação da UFRJ em letras/Literaturas e também graduanda de Direito na UNISUAM. Fiquei muito feliz com o enredo desse curso e só pude começa-lo hoje, por virtude de ter estado ocupada com a minha monografia sobre o Rio Literário. Gostaria de apontar que estudei durante três períodos na UFRJ, a teoria da literatura. E eu fiquei bastante animada com esse curso, pelo fato de ser algo que estudo e amo. Quando você fala sobre "os termos linguisticos e o autor" me remete aos formalistas russos, muito importante para esse estudo. Acredito que o estudo literário vai muito além de querer formar um conceito, porque ela é ampla demais. Mas claro que devemos ter em mente a sua funcionalidade no texto. E a Literatura como teoria literária, como uma ciência, é muito importante a gente questionar como ela ela chegou a esse processo. O estudo do autor, da obra, dos conceitos, elementos chaves... Uma leitura literária propriamente dita para formalizar essa ciência. Quando você discute a questão do autor e leitor, eu vejo que elas se relacionam também de acordo com a bagagem cultural de cada pessoa. Porque cada pessoa terá uma concepção diferente de leitura do texto, claro, todas vão se alinhar, mas acredito que as pessoas com as suas "acumulações'' culturais, vão ter diferentes impressões. No mais, o texto literário terá sempre seu valor e respeito. Ao ler os textos do drive assistindo a aula, eu pude ter mais certeza do potencial literário e seus estudos. Agradeço a você pela oportunidade de assistir uma aula tão rica como a sua. Sua didática é muito boa e fácil de entender. Fica aqui minha gratidão e estarei presente até o final do curso. Grande beijo. Brenda.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@mourajosenilton1
@mourajosenilton1 3 жыл бұрын
Durante muito tempo, sentiu-se a necessidade de conceituar literatura, tendo em vista sua abrangência semântica. Alguns estudiosos levantaram diversas teorias acerca desse vocábulo, contudo atualmente muitos desses argumentos são refutados e desconsiderados pela comunidade científica. No século XVIII acreditava-se em uma literatura quase transcendental, intocável no que tange a produção literária. No século seguinte os formalistas russos contribuem para uma nova perspectiva literária, no qual os elementos narrativos poderiam ser gerenciados de forma mais consciente, como uma espécie de máquina. Hoje temos uma visão bem mais abrangente do que se é literatura e entendemos que esse conceito não é conceituável a partir de determinadas características do texto, mas ele é subjetivo a partir da recepção do leitor, da sociedade em que se é produzido, dos preceitos definidos academicamente acerca do texto literário etc. Em outras palavras, literatura é uma ideia que varia de acordo com o tempo e não é possível encontrar uma definição estática para tal termo.
@isabelsantos4430
@isabelsantos4430 3 жыл бұрын
Boa tarde professor! Estudar a literatura nos proporciona descobrir a quantidade de bons matérias para o entendimento desta disciplina. Pensar no contexto do que é literatura é muito interessante, e quais escolhas as diversas sociedades fizeram, e porque fizeram para eleger os seus representantes da literatura, no exemplo dando por você a escritora Carolina de Jesus ainda não entra neste grupo selecionado de escritoras, e onde ela deveria estar, de ser reconhecida como uma grande escritora que é. Para estudar literatura é preciso sempre ter em mente os cinco eixos: obra, autor, sociedade, leitor e língua, esta estrutura norteia as reflexões acerca da obra. Por fim o exercício da leitura leva os seres humanos a se humanizarem.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Excelente, Isabel! É por aí mesmo. Gostei da síntese que você propôs com o que mais chamou sua atenção. Um forte abraço e até a próxima!
@gabrielmarinho9246
@gabrielmarinho9246 4 жыл бұрын
Olá professor, me interessei pelo curso logo que recebi o email. Participei das reuniões do curso que você ministrou também pelo apoio pedagógico no ano passado, sobre Literatura Clássica e Mitologia Grega. A partir de sua orientação, me senti definitivamente aprendendo sobre o que considero essencial para o entendimento da cultura ocidental. Já em 2020, assisti a algumas aulas de Fundamentos de Literatura Grega I, e naquelas poucas horas você não só reafirmou seu domínio dos temas discutidos, como posicionou todos os alunos ali presentes em contato direto com os textos. É por isso que tenho certeza que um curso focado em teoria da literatura oferecido por você é de extrema relevância para minha formação. Já que a ideia é participar da discussão por meio de comentários, quero abrir a pauta aqui para a importância do questionamento inicial do professor Eagleton, atentando para como ele pode liderar para percepções equivocadas do problema. Questionar o que é Literatura é imprescindível para o estudo desta. Porém, por se tratar de uma pergunta que dificulta respostas bem fundamentadas, ela pode nos direcionar para longe do que realmente procuramos. Ao nos perguntarmos o que é Literatura, procuramos, além de inúmeras outras respostas, argumentos para afirmarmos que o que estudamos - seja Homero ou uma fanfic - se classifica dentro dessa instituição. Entretanto, o que muitos teóricos como Roland Barthes fazem, é tomar a questão e sua - quase - impossibilidade de resposta não como um pressuposto, mas sim como um empecilho, ocasionando em um deslocamento do foco dos estudos literários. Por mais criticável que seja a atitude dos formalistas ou dos adeptos do New Criticism, tais autores ainda se voltavam para o literário como o principal aspecto a ser observado. Eles ainda faziam o que podemos chamar de Teoria da Literatura. O que ocorreu com os teóricos que os sucederam foi uma valorização exacerbada da reflexão metateórica, certamente influenciada por Foucault e Derrida, resultando no que podemos chamar aqui de Teoria Literária. Ressaltando que o discernimento entre Teoria da Literatura e Teoria Literária não seja necessário fora dessa discussão. Portanto, devemos tornar a questão feita por Eagleton, assim como suas respostas, um tema constante nos estudos literários, contudo, sem nos limitarmos por elas. O entendimento das teorias literárias, citadas pelo professor Rafael, é uma forma de verbalizar os métodos que seguimos ao ler um texto. Consequentemente, deve ser sempre prezado pelo estudante de Literatura. A única observação a ser feita, é que devemos ser atentos quanto à nossa postura para com a Literatura e a Teoria. Há entre elas uma relação inegavelmente dialética, logo, isso não torna uma mais importante que a outra. Todavia, essa relação não suprime o fato de que a Literatura é o objeto de estudo da Teoria. A Literatura possui uma relação muito mais próxima com a sociedade em geral do que a Teoria. É no mundo acadêmico que reside a maior parte da reflexão à respeito da Teoria. Certamente ambas merecem mais atenção nos dias de hoje, mas é a Literatura que nos conecta a lugares e tempos diferentes do nosso, a própria Teoria da Literatura reconhece tal fato ao dar atenção a textos escritos há tanto tempo. Assim como a Teoria Literária também o faz, mesmo que utilizando a Literatura apenas como auxiliar para a realização da Teoria, como é feito por Roland Barthes ao citar Balzac em seu célebre "A morte do autor". Destarte, estudemos a Literatura e suas teorias, sempre atentando ao que ambas nos têm a oferecer, sempre reconhecendo se estamos de fato valorizando um estudo de uma instituição tão importante; se estamos de fato fazendo Teoria da Literatura, ou, se estamos nos perdendo em uma teoria autotélica que tenta, mesmo que inconscientemente, tomar o lugar de seu objeto de estudo original.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 4 жыл бұрын
Caro Gabriel, obrigado pela contribuição à discussão. Existem muitos aspectos no seu comentário que mereceriam ser longamente desenvolvidos, mas vou tentar me ater ao básico: é interessante essa distinção entre "Teoria da Literatura" e "Teoria Literária" trazida por você e realmente se trata de algo que pode ser desenvolvido de forma frutífera, embora neste vídeo eu não tenha atentado para isso (ou seja, aqui essas expressões são sinônimas); a importância da noção de "teoria" defendida pelo Eagleton em seu texto, e retomada no vídeo, não é a de uma teoria específica, mas sim a da teoria enquanto instância a partir da qual nós vislumbramos e concebemos a literatura, ou seja, sem se concentrar em um teórico ou corrente teórica específica, mas sim as dimensões teoréticas de toda e qualquer leitura (por menos consciente que o leitor seja disso); a partir do que fica dito neste último ponto, deve ficar claro não haver hierarquia entre teoria e literatura, mas mútua dependência (a teoria é o olhar que nos permite compreender o que seja literatura; esta literatura, por sua vez, é o que dita os critérios a partir dos quais se desenha a nossa teoria). Finalmente, sobre a crítica a Foucault e Derrida, ela é passível de ser feita sim, desde que estendida na verdade a toda a tradição filosófica, de Agamben a Platão. A reflexão filosófica alimenta-se do pensamento em suas mais diversas formas e a poesia (ou isso que chamamos hoje de "literatura") é uma das matérias-primas fundamentais desse processo: pense nas leituras que Heidegger e Adorno fazem de Hölderlin; a que Simone Weil faz da Ilíada; a que Marx e Engels fazem da Oresteia; a que Hegel faz da Antígona e assim por diante. Empregando estas expressões no sentido proposto por você, a "Teoria da Literatura" depende fundamentalmente da filosofia (volte a Wellek e Warren ou a Bakhtin ou a Schclovski e você verá isso), enquanto a "Teoria Literária" tenta se fazer ela própria filosofia. Ou seja, a meu ver, esta autonomia que você propõe para a "Teoria da Literatura" não se sustenta ou só se sustenta como uma ilusão cômoda para que as fronteiras sejam bem mantidas. Se fosse necessário "acusar" alguém por bagunçar essas fronteiras, seria preciso retornar aos Primeiros Românticos Alemães, como F. Schlegel, que - tal como defendido pelo livro do prof. Constantino Medeiros - reflete sobre a literatura enquanto faz literatura. Na verdade, nosso conceito de literatura é forjado por volta desse período. Derrida e Foucault são inegavelmente herdeiros dessa tradição romântica, como o livro "O Absoluto Literário" de Nancy e Lacoue-Labarthe indica bem, mas essa estratégia de bagunçar as fronteiras entre poesia (literatura) e filosofia (teoria) já remonta ao próprio Platão. É isso o que ele faz com seus diálogos socráticos. Mas isso é uma outra história e eu já me alonguei demais. Em todo caso, excelentes provocações! Um forte abraço!
@gabrielmarinho9246
@gabrielmarinho9246 4 жыл бұрын
@@RafaelSilvaLetras Caro professor, obrigado pelas observações. É exatamente nas fronteiras entre literatura e filosofia que o questionamento chega. A distinção que faço entre Teoria da Literatura e Teoria Literária parte da reflexão do professor Marcus Freitas no seu texto "O problema do método nos estudos literários", onde ele se debruça muito mais aos pensadores estruturalistas e pós-estruturalistas - que nesse caso flertavam muito mais com o fazer filosófico, completamente diferente do que o Eagleton no texto discutido -, que procuravam romper barreiras frequentemente, mesmo que fosse pela constatação de sua inexistência. A conexão aos Primeiros Românticos Alemães é de fato muito oportuna, obrigado pela menção à escrita do Schlegel, com certeza vou me aprofundar na leitura dele. Ademais, concordo plenamente que uma autonomia da "Teoria da Literatura" da Filosofia é insustentável. Obrigado pela discussão e por favor, se alongue nas respostas, elas sempre são muito ricas. Um Abraço!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@carolalves9992
@carolalves9992 4 жыл бұрын
Querido Rafael. Que honra e que maravilhoso está sendo este seu projeto. Antes de tudo, te agradeço por compartilhar de forma tão gentil todo o seu conhecimento. Quero ressaltar que tais conceitos falados em aula são de extrema importância para que o estudante de letras tenha maior domínio do texto literário e outros. Foi excepcional começar a aula com conceitos de Campagnon (2014), a fim de nos fazer entender como a obra, o autor, a sociedade, o leitor e a língua se fazem complementares no entendimento e na leitura de qualquer obra, o que dialoga com Eagleton (2006) no que diz respeito a abordagem relacional. Acredito que a abordagem ontológica, dos formalistas e estruturialistas, por se ater essencialmente à elementos intrínseco não é capaz de captar toda a grandeza de um texto. Dessa forma, penso que a literatura, como para Eagleton (2006) é uma relação das pessoas com a escrita, sobretudo em relação aos traços sociológicos. Aqui cabe reafirmar a questão do valor, muito bem discursada por você e de extrema importância. A definição de literatura é arbitrária justamente por essa questão de valor e de prestígio social, que carrega em si a noção do poder social. Um exemplo disso, como dito por você, é a magnífica obra da mulher negra Carolina de Jesus, por muitos não considerada como literatura. O que reafirma o poder social do homem também na área litarária, visto que a grande maioria dos textos literários ou de crítica literária são de autores do sexo masculino. Por fim, não teria forma melhor de finalizar a aula. Somos, como seres humanos, leitores do mundo! E se faz necessário, especialmente no período em que vivemos no Brasil, que saibamos nos impôr criticamente diante dos diversos discursos em que estamos inseridos. Até a próxima aula, obrigada!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@fernandacarvalho3447
@fernandacarvalho3447 4 жыл бұрын
Olá, Rafael! Sou Fernanda, estudante de Letras - Português na Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL Assisti a primeira aula hoje e confesso que fiquei muito feliz com a sua iniciativa. Antes de entrar em quarentena eu estava cursando justamente uma disciplina de Literatura e tratávamos do texto de Compagnon e Eagleton. É fantástico como não paramos para pensar O que é literatura? e muitas vezes sempre achamos alguma coisa mais não sabemos explicar. Acredito que pensar literatura sempre será uma tarefa muito árdua e difícil de se explicar mas fundamental para se debater. O vídeo introdutório me despertou muitas curiosidades e pretendo continuar até o final, mas uma vez obrigada pela iniciativa e continuemos juntos nessa saga da literatura.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@monica.santos
@monica.santos 4 жыл бұрын
Sou aluna da Faculdade de Letras da UFRJ cursando o 5º período de licenciatura em Português-Literaturas. Após ler o texto do Projeto de Apoio Pedagógico da Faculdade de Letras da UFMG, houve em mim algum tipo de identificação e de retorno no “túnel do tempo”. Confesso ter passado pelo “drama” do lidar com conteúdos teóricos que não tive contato antes, muitos colegas partilharam da mesma dificuldade. Desconheço - talvez exista - iniciativa semelhante na minha faculdade, parabéns a todos que atuam no projeto! Neste meu comentário, pretendo dar destaque à discussão sempre bem vinda - e muito bem colocada - a respeito do reconhecimento social (a questão do “valor”), o que no campo das literaturas - e não só nele - vem com consequências efetivas (de impactos no mínimo questionáveis) em vários âmbitos, como por exemplo, formação básica e acadêmica, pesquisa e ensino. Considerei particularmente construtiva a observação que destaca a existência de “variantes literárias” em um meio que, não poucas vezes, se pretende fixo (canônico) valendo-se, como pode, de estruturas de poder (ou sendo por elas usado). O que levantou em mim uma reflexão - não como uma busca de uma iluminação definitiva - a respeito do lugar/atuação/protagonismo do estudante e do profissional da literatura no mundo-comunidade. Quantas vezes paredes (posicionais, virtuais ou físicas) podem nos (des)situar numa realidade de mundo distante ou perdido? Entendo que a literatura ocupa muitas posições. Mais do que isso, não apenas ocupa lugares existentes, mas também os cria. Ela pode, maravilhosamente, através daquela que é, para mim, uma de suas principais peculiaridades: a “transgressão organizadora”. Talvez, seja preciso deixar ela agir primeira e fortemente em nós (estudantes e/ou professores), em nossas inconsistências e contradições. É necessário o retorno à essa questão fundamental. Tal reflexão, com o todo complexo que veicula, merece sim destaque e retorno ao longo dos anos acadêmicos. Não um destaque desgastante, mas frutuoso, gerador de atualização e memória. Até porque, quando se negocia com o reconhecimento social - em outras palavras, com a promessa de privilégios ou conquistas -, às vezes, os termos mais claros e simples podem ser tornar nublados e confusos. Entendo que trabalhar e estudar Literatura é por si uma forma de posicionamento social que começa com as escolhas realizadas. Termino agradecendo a oportunidade de participar desse (per)curso formativo. Obs.1: Encontrei a divulgação desse curso em uma postagem do grupo de Facebook da Faculdade de Letras da UFRJ. Obs.2: Espero que eu consiga fazer comentários menores nos próximos vídeos. ;)
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 4 жыл бұрын
Cara Monica, muito obrigado pelo excelente comentário! Não precisa maneirar nada no tamanho... Quando o que dizemos tem tanta contundência, é bom que seja dito com todas as palavras. Muito obrigado por contribuir com a discussão e com a reflexão das demais pessoas por aqui! É um prazer ser ouvido e ouvir quem se articula assim. Um forte abraço!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@guilhermeewerton6444
@guilhermeewerton6444 4 жыл бұрын
Olá, professor! Sou aluno de Letras - Português na UFPB, estou pagando uma cadeira em Teoria da narrativa através de um Período Suplementar, porém senti um pouco dificuldade nas aulas da faculdade, uma vez que a carga horária foi reduzida. Devido a isso, procurei uma maneira de aprimorar meus conhecimentos na área e acabei achando o seu curso. Muito obrigado pela explanação.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 4 жыл бұрын
Caro Guilherme, a situação que vivemos está muito complicada de fato. Mas vamos nos virando como podemos, não é? Seja bem-vindo ao curso e um forte abraço!
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@larissaduarte4821
@larissaduarte4821 4 жыл бұрын
Boa noite, professor. Fui aprovada no último concurso do Poslit, na área de Literaturas Modernas e Contemporâneas, e pretendo fazer a tradução de uma peça uruguaia escrita por um anarquista no início do século XX. A influência italiana na região rioplatense, cujos imigrantes daquela época falavam uma mistura de espanhol com diversas línguas da Itália, tem importância na obra, que traz alguns italianismos, além da própria influência dos anarquistas italianos no anarquismo da região do Rio da Prata. O entendimento mais profundo dessa obra, ao meu ver, envolve não apenas o texto e o conhecimento do espanhol (e, de preferência, do italiano também), mas o contexto em que o autor estava inserido, a história do anarquismo e conhecimentos de Ciência Política etc. Sua aula me deu um novo norte e acredito que o material indicado na bibliografia será de grande ajuda. Sou formada em espanhol, pela UFMG, e estou cursando português na PUC. Durante meu percurso nas graduações, tive uma professora que foi enfática ao afirmar que uma obra que “prega” determinada ideologia não pode ser literatura, e soube de alguns professores do português que só consideram literatura os clássicos. Isso me deixou com bastante receio na hora de escrever o projeto para tentar o mestrado. Tenho certeza que os fichamentos que irei realizar do material indicado (por enquanto, principalmente o de Eagleton, que traz questões bastante interessantes) e suas aulas vão me ajudar na minha pesquisa.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
@thaynaraissa4783
@thaynaraissa4783 4 жыл бұрын
Olá, meu nome é Thayna Raissa sou estudante do curso de Letras-licenciatura, ao assistir a essa aula introdutória sobre os estudos literários, obtive o conhecimento de conceitos e critérios fundamentais para a leitura de um texto literário. Além disso, algumas analises específicas principalmente na análise de Compagnon,2014 onde é apresentado as principais abordagens teóricas que se aplica ao se fazer uma leitura literária, essa análise de Compagnon me fez perceber que qualquer pessoa possui uma base de critérios ao se ler um texto literário e com isso, cada pessoa possui uma visão diferenciada sobre um mesmo texto literário.Agradeço pela oportunidade por disponibilizar um conhecimento fundamental não so para minha formação em Letras mas para a minha formação social.
@RafaelSilvaLetras
@RafaelSilvaLetras 3 жыл бұрын
Bom dia, pessoal! Passando aqui rapidinho só para lembrar que meus dois cursos do Apoio Pedagógico continuam abertos e emitindo certificado para quem completá-los até o dia 15/01/21. Ou seja, está em tempo de quem ainda não terminou o(s) curso(s) retomar as exposições e concluir suas participações para reivindicar o(s) certificado(s) por meio do formulário disponibilizados na descrição do vídeo das últimas videoaulas dos respectivos cursos. Quem já concluiu suas participações, se gostou do material, pode dar uma olhada em outros vídeos do canal e ajudar a divulgá-los entre amig@s e possíveis interessad@s. No mais, deixo aqui um forte abraço e votos de boas festas (sem muitas festas) e um 2021 mais leve para nós!
Introdução aos estudos literários 03: Gêneros literários
1:03:11
Секрет фокусника! #shorts
00:15
Роман Magic
Рет қаралды 64 МЛН
Running With Bigger And Bigger Feastables
00:17
MrBeast
Рет қаралды 197 МЛН
Whoa
01:00
Justin Flom
Рет қаралды 54 МЛН
Fundamentos da Literatura Comparada (Aula 1, parte 1)
21:39
Canal USP
Рет қаралды 44 М.
O que é literatura?
20:01
Mundos Possíveis
Рет қаралды 26 М.
A Família Grimaldi | Os príncipes de Mônaco
43:31
Royalworld - Nobreza e Dinastias
Рет қаралды 27 М.
Livros pra começar a ler CLÁSSICOS
14:36
Bruna Martiolli
Рет қаралды 97 М.
ALFABETO FONÉTICO INTERNACIONAL (IPA): Como interpretar? Para que serve?| Masterclass de fonética #1
22:30
História do Autismo - como foi a evolução do conhecimento sobre o TEA
18:45
Lygia Pereira - Autismo Feminino
Рет қаралды 7 М.
Секрет фокусника! #shorts
00:15
Роман Magic
Рет қаралды 64 МЛН