Is the Real Estate Market Going to Crash? See the Signs!

  Рет қаралды 6,294

Thiago Corrêa

Thiago Corrêa

Күн бұрын

Пікірлер: 73
@cope-j1m
@cope-j1m Күн бұрын
A primeira tabela que vc mostrou dos ranking dos países , Credito Imobiliário x PIB é completamente furada , como vc mesmo disse sobre a Dinamarca "eles utilizam o crédito imobiliário com outras finalidades", então tá fora do setor essa fluxo financeiro, esse numero deles deve porque eles dão de garantia o imóvel, refinanciamento , subprime, deve ter algum produto especifico de credito deles que utiliza o imóvel como garantia ou lastro, teria que ver a quantidade de lançamentos , de vendas para dar um numero mais fidedigno, o EUA mesmo que tem uma indústria imobiliária muito grande desde a incorporação, vendas, construção e diversos produtos financeiros ligados a este setor só têm 50% ) pela mesma tabela ) e olha que no mundo todo os EUA ao lado da China é onde mais se movimenta esse setor. A comparação entre países atualmente e muito complicada pq se vc olhar somente entre salários, as medias de cada país assim como o Brasil com diversos institutos IBGE , FGV, IPEA tem um numero que pode ser muito diferente do real a exemplo de um profissional que ganha 30k mas que declara 5k isso já gera uma distorção muito grande quando colocada em comparação isso sem falar da flutuação do dólar. Parabéns pelo trabalho e dedicação sobre o tema, acredito que o publico vai descobrir se estamos numa bolha ou em qual parte da pernada de alta se encontra o mercado se vai ter correção ou não esse ano pra frente, se continuar com a escalada de preços como nos anos anteriores.
@thiagoincorporador
@thiagoincorporador Күн бұрын
Bom dia, tudo bem? Vi o seu comentário ontem e fui fazer mais umas pesquisas. Comparar crédito imobiliário x PIB entre países pode realmente confundir, cada mercado utiliza metodos e sistemas de financiamento diferentes, mas sim um indicador para icar de olho. A Dinamarca adota o covered bonds (títulos lastreados em hipotecas que eu não sabia até o seu comentário, fui parar na Cartilha de covered bonds da S&P Global Ratings para descobrir que esse modelo de titulo foi criado em 1797 na Dinamarca) muito antigo e bem regulamentado, o que faz com que o “estoque total” da dívida imobiliária ultrapasse 100% do PIB. É muito diferente do resto do mundo, os caras acertaram la. Obs.: Em 1797 os caras ja faziam hipoteca com covered bonds e aqui a gente trocava terra por espelho e tecido kkkkk Agora, vamos ao seu comentário sobre a comparação do credito ser furado. Para ilustrar como o crédito imobiliário é um fator importante, mas não o único, na formação de bolhas, vamos dar uma olhada no percentual de crédito imobiliário em relação ao PIB quando as bolhas estouraram nos países: Todas as bolhas de 1900 pra ca estouraram na casa dos 50% do crédito imobiliário se comparado com o PIB. - Japão (1990): 40-45% do PIB. - Espanha (2008): 60% do PIB. - Irlanda (2008): 80% do PIB. - EUA (2007/2008): A dívida hipotecária residencial de 70-80% do PIB. O problema foi a qualidade do crédito subprime que não é robusto como na dinamarca. Ou seja, o crédito imobiliário alto sozinho não é prova de bolha, mas é um baita elefante na sala, depende de fatores como qualidade das hipotecas, capacidade de pagamento das famílias, taxas de juros, regulação e transparência do sistema. Agora, às comparações de salário médio, dólar, número real de vendas, etc, é verdade que são sempre aproximadas, por isso, uso essas tabelas como indicadores secundários. Veja que eu falei primeiro do crédito x PIB, depois do cimento percapta e por ultimo dos preços dos imóveis.
@davidfcurado
@davidfcurado 2 сағат бұрын
Gostei da explicação. Muito didático.
@thiagoincorporador
@thiagoincorporador 2 сағат бұрын
Valeu David 👊👊👊
@giancarlodurazzo562
@giancarlodurazzo562 Күн бұрын
Um grande empreendedor do setor que explica o mercado sem complicações, 👏👏👏
@thiagoincorporador
@thiagoincorporador Күн бұрын
Valeu Sr Giancarlo 👊👊👊
@wallanpsantos
@wallanpsantos Күн бұрын
Gostei da analise e parabéns pela didatica 👏👏👏
@thiagoincorporador
@thiagoincorporador Күн бұрын
Valeu Wallan, obrigado 👊👊👊
@JoaoSilva-qj6fj
@JoaoSilva-qj6fj Күн бұрын
Olá Thiago, excelente vídeo como sempre! Um ponto que acho relevante acrescentar é que cada público pode ter experiências completamente distintas. Aqui na minha cidade tem centenas de casas de rua grandes (>200m2 AC / > 1 milhão) que estão envelhecendo nas mãos de herdeiros e com baixíssima demanda para compra. As vendas que acontecem são de investidores transformando o imóvel em comercial. Eu acredito que as novas gerações estão preferindo cada vez mais a praticidade e não estejam tão interessadas na manutenção que uma casa requer. Já o setor popular de apartamentos MCMV está vendendo como sempre, como se não houvesse crise alguma.
@thiagoincorporador
@thiagoincorporador Күн бұрын
Bom dia, Sr. João! Ótima observação. Esse movimento de grandes casas ficando encalhadas enquanto o mercado de imóveis compactos segue aquecido é algo que tenho visto também. A demanda por praticidade, segurança e menor custo de manutenção tem influenciado muito as novas gerações na escolha por apartamentos, principalmente em áreas urbanas mais densas. Sobre a transformação dessas casas antigas em imóveis comerciais, faz todo sentido. Muitas vezes, o metro quadrado desses imóveis fica inviável para moradia, mas pode se tornar um excelente ativo comercial dependendo da localização. No fim, o mercado sempre se ajusta à demanda. Valeu pelo comentário! 👊
@advshare5280
@advshare5280 Күн бұрын
Os maiores problemas do setor imobiliário: alta burocratização (habite-se, pejotização, aprovações e etc), alta carga tributária (ITBI, IPTU, ITR e afins) e dificuldade ao acesso do crédito da Caixa com o novo (des)governo...
@thiagoincorporador
@thiagoincorporador Күн бұрын
Boa tarde. Concordo com você, especialmente sobre o crédito, que ainda é pequeno e caro no Brasil. Enquanto o governo não organizar melhor suas contas, cortar gastos e buscar mais eficiência, dificilmente veremos melhorias nesse cenário. A burocracia e a carga tributária também pesam muito, e uma remodelação tributária para o setor imobiliário seria essencial, principalmente no que se refere ao ganho de capital para pessoa física na venda de imóveis. Outro ponto relevante é o crédito com garantia de imóvel, que ainda é pouco difundido no Brasil. Para pessoa física, na maioria dos casos, o limite é de apenas 50% do valor do imóvel, o que limita bastante as possibilidades de alavancagem para quem deseja investir no setor.
@fernandomachado2465
@fernandomachado2465 Күн бұрын
acho que o grande ponto é a democratização do crédito, não? grandes incorporadoras como patriani tem acesso ilimitado basicamente a crédito, enquanto os pequenos são engolidos nessa taxa de juro atual. isso para esse para os outros desgovernos nunca mudou no brasil
@thiagoincorporador
@thiagoincorporador Күн бұрын
Oi Fernando, bom dia. Concordo, em um cenário de crédito com juros baixos e mais acessível, o mercado aquece, novos negócios surgem e a economia se fortalece. Valeu pelo comentário! 👊
@Hugo-xe8rn
@Hugo-xe8rn 22 сағат бұрын
Kkkkkk Quanta ignorância! Primeiro, iptu e ITR não têm nada a ver com mercado imobiliário! O IPTU é um imposto municipal e variável em cada localidade. O ITR é absurdamente baixo, para privilegiar latifundiários! Desgoverno foi o seu mito que ao sair do governo deixou um tombo gigantesco, para comprar a reeleição, deu dinheiro até Boara donos de carretas! O rombo foi tão grande que foi necessário quê o congresso aprovasse um pacote de emergência para que o Brasil fosse viável no primeiro ano do atual governo! As contas públicas estão Absolutamente controladas, ignorante! Tanto que a dívida diminuiu em ralação ao PIB, que é a medida que realmente importa! A taxa de desemprego é a menos da série história, a inflação jamais atingiu 5% ao ano e o PIB cresceu muito acima das expectativas, deixando o Brasil entre as 8 maiores economias do mundo. Mas vc não passa de uma grande topeira!
@PedroCorrea-o4t
@PedroCorrea-o4t Күн бұрын
Parabéns, que visão muito claro,
@thiagoincorporador
@thiagoincorporador Күн бұрын
Valeu Sr Pedro, bj no coração👊👊👊
@c1arts
@c1arts Күн бұрын
Ótimo vídeo ,foi uma aula.🤞
@thiagoincorporador
@thiagoincorporador Күн бұрын
Valeu, Claudio! Obrigado, que bom que gostou! 👊👊👊
@drigoflorencio9037
@drigoflorencio9037 Күн бұрын
A parte principal da análise não foi comentada. A média salarial do Brasileiro é 3 mil reais e imóvel na grande são Paulo para financiamento custa em média 400 mil, ou seja, irá demorar mais de 100 anos para pagá-lo. Por isso, é melhor pagar um aluguel de 1 mil real do que um financiamento de 40 anos com prestação acima de 2 mil reais, com risco de perder tudo.
@thiagoincorporador
@thiagoincorporador Күн бұрын
Florencio, bom dia. No Brasil, a média de tempo para quitar um financiamento imobiliário está entre 12 e 15 anos, e não 100 anos como mencionou. A tabela que usei é para saber o preço do imóvel se comparado com o salario médio, veja, segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o prazo médio das concessões tem aumentado, mas, na prática, os brasileiros antecipam os pagamentos e quitam em cerca de 11 anos desde 2017. Fonte: bit.ly/4gzErAw Sobre a ideia de que vale mais a pena alugar do que comprar na Grande São Paulo, os números mostram que o mercado segue aquecido. Em 2024, foram vendidas cerca de 95 mil unidades entre janeiro e novembro, um aumento de 24% em relação ao mesmo período de 2023. No acumulado de 12 meses, o total chegou a 101 mil unidades, um recorde histórico. Fonte: bit.ly/3Q7JIon Ou seja, cada caso deve ser analisado com base na realidade financeira e nos objetivos de longo prazo de cada pessoa, mas os dados mostram que o mercado imobiliário segue ativo e com demanda alta.
@drigoflorencio9037
@drigoflorencio9037 13 сағат бұрын
@@thiagoincorporador mais 100 meses. Rs
@drigoflorencio9037
@drigoflorencio9037 13 сағат бұрын
@@thiagoincorporador Sobre as vendas em altas, logo são de pessoas com money e como medo da corrosão da inflação. Elas estão comprando à vista com visão a longo, por isso, estão aquecendo a bolha. Ou exemplo, são os fundos imobiliários que brigam neste mercado imobiliário. Eu vejo uma bolha imobiliária, por causa, da renda média do brasileiro com o valor do imóvel. Por isso, cito exemplo do aluguel será mais viável, neste momento, do que financiamento de imóveis. Conta de padeiro, uma casa de 300 mil no financiamento a prestação inicial ficará próxima de 3500 reais e o aluguel próxima de 1000 real. Logo no final a prestação do financiamento ficará próximo de 1000. Portanto, a diferença de preço investir no tesouro Selic e compra a vista a casa ou apartamento.
@thiagoincorporador
@thiagoincorporador 2 сағат бұрын
😂😂😂😂
@almeidabene
@almeidabene Күн бұрын
Baita Vídeo 👏🏽👏🏽
@thiagoincorporador
@thiagoincorporador Күн бұрын
Valeu Bene 👊👊👊
@luisnunes1674
@luisnunes1674 Сағат бұрын
Boa, em dezembro em uma conversa com um corretor de imóveis ele me falou da bolha, no caso da conversa estava relacionada a uma cidade especifica e só não estourou por causa da CEF que tem muito lastro. E a frase que me marcou foi " A renda das famílias não é constante e a divida sim" e a qualidade da renda das pessoas nem se fala.
@geri6719
@geri6719 Күн бұрын
Muito bom esse video. Parabens
@thiagoincorporador
@thiagoincorporador Күн бұрын
Valeu 👊👊👊
@luizreis4399
@luizreis4399 Күн бұрын
Muito boa sua análise.
@thiagoincorporador
@thiagoincorporador Күн бұрын
Valeu Luiz, obrigado pelo feedback👊👊👊
@rtoporkiewicz
@rtoporkiewicz Күн бұрын
Ótimo vídeo Thiago, seu vídeo validou minha percepçāo... rs. Sempre falo q imóveis no Brasil ainda sāo baratos comparando com outros países.
@thiagoincorporador
@thiagoincorporador Күн бұрын
Rodrigo, boa tarde! Que bom! Comparando com outros mercados, os imóveis no Brasil ainda têm um custo relativamente baixo, principalmente em algumas regiões. Claro que não é uma maravilha, mas dentro do nosso contexto, o mercado segue com boas oportunidades. Valeu pelo comentário! 👊
@ailtonpereira3193
@ailtonpereira3193 11 сағат бұрын
Sou corretor a 16 anos , a bolha só existe para os pessimistas., que arrumam desculpas para não comprar ,
@thiagoincorporador
@thiagoincorporador 2 сағат бұрын
Também acho que não temos bolha imobiliária.
@337washington
@337washington Күн бұрын
Excelente sua explicação sobre o tema . Eu acrescentaria as taxas de juros exorbitantes em um país em que nos acostumamos a pagar juros altos . Crescimento e investimento no mundo todo sempre foi financiado, estamos em desvantagem até comparando com países mais pobres , as taxas aqui são absurdas e na minha opinião trava o desenvolvimento e aumenta a pobreza.
@thiagoincorporador
@thiagoincorporador Күн бұрын
Washington, bom dia. Sem dúvida, nossa taxa de juros alta trava o desenvolvimento e dificulta o acesso ao crédito, enquanto em muitos países o crescimento sempre foi impulsionado pelo financiamento. Semana que vem devo fazer um vídeo sobre isso, mostrando como os juros impactam diretamente o custo do financiamento e o acesso à moradia. Valeu pelo comentário! 👊
@felipemacielgomes2714
@felipemacielgomes2714 Күн бұрын
Eu não acredito que estamos em uma bolha ainda. Porém acredito que vamos ter uma retração do preços pela capacidade de compra . Apesar de ter feito uma análise na ultima planilha faltou nessa analise a taxa de juros . Pois aqui de um imóvel comprado financiado é quase 3x o valor. Outro ponto importante de se analisar são os valores de aluguel x a taxa selic. Pois o mercado tambem é movimentado por invesridores e não faz nemhum sentindo investir e uma imovel que o retorna seja mais baixo. Outro ponto interessante é o déficit imobiliário esta em qual faixa de renda? Se conseguir fazer imóveis para a faixa que precisa vai ter liquidez.
@thiagoincorporador
@thiagoincorporador Күн бұрын
Oi Felipe, bom dia. Também acredito que estamos longe de uma bolha e concordo que pode haver uma retração nos preços de venda no curto prazo, mas, por outro lado, os valores de locação tendem a subir devido à demanda reprimida. Sobre a comparação entre investir em imóveis para locação e renda fixa, são perfis diferentes. O investidor imobiliário geralmente tem uma visão de longo prazo e, mesmo no cenário atual, tenho projetos de construção e venda com ROI de 28% e rentabilidade líquida mensal de 2%, ainda acima do mercado. Além disso, há investimentos em locação que superam 1% de rentabilidade, sem contar a valorização do imóvel ao longo do tempo. O cenário pode ser desafiador, mas isso faz parte do ciclo do mercado. E, historicamente, após períodos de retração, vem uma nova alta nos preços. Vamos acompanhar!
@marcelotrombini5855
@marcelotrombini5855 19 сағат бұрын
​@@thiagoincorporadoronde conseguimos 1% líquido de renda com aluguel? Aqui em Americana SP, impossível. 0,4%, 0,5% no máximo.
@thiagoincorporador
@thiagoincorporador 18 сағат бұрын
Oi Marcelo, boa tarde. Conseguimos sim. Se você construir os imóveis e fizer a mobília completa, é possível atingir uma rentabilidade acima de 1% ao mês. Tenho essa experiência com meus imóveis, e a chave está na relação custo x aluguel. O segredo é que a mobília geralmente tem um valor de aluguel proporcionalmente maior que o próprio imóvel. Então, quando você constrói para locação e adiciona a mobília, o retorno melhora bastante. Aqui, por exemplo, temos casos que chegam a 2% ao mês de rentabilidade líquida. Se você comprar um imóvel pronto para alugar, realmente é difícil passar de 0,5%, mas quando você participa da construção, otimiza os custos e agrega valor com a mobília, o jogo muda completamente.
@marcelotrombini5855
@marcelotrombini5855 14 сағат бұрын
@thiagoincorporador aqui na minha região é impossível mais que meio %. Construindo então, com o preço do material e mão de obra......
@marcelotrombini5855
@marcelotrombini5855 14 сағат бұрын
@thiagoincorporador uma casa de 450.000,00 aluga por 1.300 a 1.500 no máximo. O que não dá nem 0,4%
@hsblw_6
@hsblw_6 11 сағат бұрын
Gostaria que estivesse numa bolha mesmo, pra cair pela metade o preço absurdo das casas hj em dia em quase qualquer cidade que não seja numa cidade minúscula, pra eu poder comprar uma sem me endividar pro resto da vida. Infelizmente, acho que esses preços não cairão tão cedo.
@thiagoincorporador
@thiagoincorporador 2 сағат бұрын
Também acho que não, na verdade acho que os preços vão subir.
@DanielFragaLibertador
@DanielFragaLibertador Күн бұрын
ESQUECEU DE COMENTAR A QUEDA DA NATALIDADE E A MORTE DOS VELHOS, QUE IRÃO FAZER A DEMANDA DE IMÓVEIS CAIR E CONSEQUENTEMENTE SEUS VALORES 🤡
@thiagoincorporador
@thiagoincorporador Күн бұрын
Daniel, bom dia. De acordo com o IBGE, a população brasileira deve atingir seu pico em 2041, com aproximadamente 220,4 milhões de habitantes. A partir daí, a tendência é uma queda gradual, chegando a cerca de 199,2 milhões em 2070. Fonte: bit.ly/4hz4468 Por outro lado, nosso déficit habitacional ainda é alto. Segundo a Fundação João Pinheiro, em 2022, esse déficit era de aproximadamente 6 milhões de unidades. Fonte: bit.ly/3Q8IN6S Mesmo com uma redução média de cerca de 2% ao ano, quando atingirmos o pico populacional em 2040, o déficit ainda será de aproximadamente 4,5 milhões de unidades. Ou seja, a demanda por moradia continuará alta por décadas, e o mercado imobiliário ainda tem muito a desenvolver. Além disso, a queda populacional não significa necessariamente um desaquecimento do setor. Países como a Dinamarca, com população estável ou em declínio, mantêm um mercado imobiliário aquecido devido a fatores como crédito acessível, urbanização e mudanças na dinâmica familiar. O crescimento do número de domicílios não depende apenas da taxa de natalidade, mas também da redução do tamanho médio das famílias e da migração interna para centros urbanos 🤡
@luizbatista8118
@luizbatista8118 13 сағат бұрын
Eu só quero comprar uma casa... A um preço que eu possa pagar e não precise vender um rim. Só isso.
@thiagoincorporador
@thiagoincorporador 2 сағат бұрын
Luiz, uma coisa que eu fiz logo quando casei foi comprar um apartamento e depois de quitar o apto comprei a casa que eu moro dando o apartamento de entrada.
@reginaldosilva-qu9xi
@reginaldosilva-qu9xi Күн бұрын
E Balneário Camboriú Thiago, como vc interpreta o valor da massa imobiliária dela?
@thiagoincorporador
@thiagoincorporador Күн бұрын
Reginaldo, boa tarde. Balneário Camboriú, dentro do contexto brasileiro, tem um mercado imobiliário que costuma ser considerado de luxo em muitas regiões - sobretudo nas áreas próximas à orla. Se olharmos para a razão ‘Preço do imóvel / Salário médio líquido’, BC provavelmente figura entre as cidades mais caras do Brasil, ao lado de Rio de Janeiro e São Paulo. Ainda assim, quando falamos em rankings globais (como os dados que aparecem em plataformas como Numbeo, Demographia ou UBS), Balneário Camboriú não costuma entrar no Top 100 mundial, porque cidades como Hong Kong, Shenzhen, Vancouver, Sydney, entre outras, acabam apresentando índices muito mais elevados (30, 40 ou até 48 vezes o salário anual). No Brasil, nossas grandes capitais geralmente ficam na faixa de 12 a 16 anos de salário para comprar um imóvel-padrão, e BC provavelmente estaria num patamar semelhante ou até um pouco superior, dependendo do bairro e do tipo de imóvel. Em resumo, dentro do Brasil, Balneário Camboriú está entre as cidades onde o preço do imóvel ‘pesa mais’ no bolso do comprador. Já em nível mundial, embora seja cara para os padrões brasileiros, não atinge as primeiras posições do ranking global de menor acessibilidade. Esta longe de uma bolha do meu ponto de vista.
@reginaldosilva-qu9xi
@reginaldosilva-qu9xi Күн бұрын
@@thiagoincorporador Top Thiagão!! ótima analise!👏
@thiagoincorporador
@thiagoincorporador Күн бұрын
Valeu 👊👊👊
@marcelotrombini5855
@marcelotrombini5855 19 сағат бұрын
O déficit imobiliário de 6 milhões de imoveis é baseado em quê? No n⁰ de pessoas que pagam aluguel? Obrigado!
@thiagoincorporador
@thiagoincorporador 18 сағат бұрын
Marcelo, boa tarde. O déficit habitacional é calculado pela Fundação João Pinheiro (FJP), referência nacional nesse tipo de estudo, o cálculo considera quatro fatores principais: 1 - Coabitação familiar: Famílias que vivem na mesma casa por não conseguirem acesso a uma moradia própria ou alugada. 2 - Habitação precária: Moradias sem condições adequadas de infraestrutura e segurança. 3 - Alto custo do aluguel: Famílias que gastam mais de 30% da renda com aluguel e estão em situação de sobrecarga financeira. 4 - Déficit por adensamento excessivo: Quando há um número excessivo de pessoas morando no mesmo cômodo por falta de opções habitacionais. O estudo mais recente, divulgado em 2022, aponta que o Brasil tem 5,88 milhões de unidades habitacionais em déficit. Confira o relatório completo no site da FJP: 📌 Fonte: bit.ly/3Q8IN6S O déficit não é simplesmente o número de pessoas que pagam aluguel, mas sim uma soma de fatores que indicam a carência de habitação adequada no país.
@marcelotrombini5855
@marcelotrombini5855 14 сағат бұрын
@@thiagoincorporador acho que é muito maior. Vc não acha?
@brockescripto6726
@brockescripto6726 Күн бұрын
Pela explicação sua sobre economia, desconfio que seja ancap... se for, estamos juntos! kkkk
@thiagoincorporador
@thiagoincorporador Күн бұрын
Quanto menos governo, melhor! 😂😂😂👊
@julinh0o
@julinh0o Күн бұрын
Na minha visao a compra de imoveis vai sim cair, e muito, mas o aluguel não, se voce analisar com a inflacao altissima hoje em dia, e com a caixa exigindo uma porcentagem maior de entrada mos financiamentos, como um brasileiro medio vai conseguir sobreviver pagando aluguel, contas, alimentos e etc, e ainda guardar dinheiro para dar de entrada no seu imóvel? Aqui em Florianópolis, qualquer apartamento é 500 mil, como um brasileiro que ganha seus 2,3,4 mil vai conseguir juntar 150 mil de entrada? Esse cara precisa morar em algum lugar, e nesse hora quem tem imvoeis pra alugar esta com um sorisso de orelha a orelha, na minha visao na atual situacso economica do Brasil oq mais vai dar dinheiro é investir em imoveis compactos para locacao, eu invisto nessa area, e meus tios tambem, esta bombando, podemos escolher os moradores, com o poder de compra do brasileiro caindo, o cada que morava em um ap ou casa de aluguel precisa baixar os custos de vida, ai ele bai baixando o padrão, e normalmente comeca pelo aluguel, ai que entram os imvoeis compactos.
@thiagoincorporador
@thiagoincorporador 22 сағат бұрын
Julio, bom dia. Pode ser que as vendas desacelerem um pouco agora por conta da taxa de juros alta, mas veja só, 2024 foi um ano recorde para o mercado imobiliário em São Paulo. Olha esse trecho da reportagem: "O mercado imobiliário de São Paulo alcançou um marco sem precedentes em 2024, com a venda de aproximadamente 95 mil imóveis entre janeiro e novembro, conforme dados divulgados pelo Secovi-SP. Este número impressionante representa um aumento de 24% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram comercializados 76 mil imóveis. Ao considerar os 12 meses encerrados em novembro de 2024, o total de vendas atingiu 101 mil unidades, superando em 36% o recorde anterior de 74 mil imóveis vendidos." 📌 Fonte: bit.ly/3Q7JIon Não acredito que as vendas vão despencar porque o déficit habitacional no Brasil ainda é enorme, na casa de 6 milhões de unidades. Se quiser conferir os números por estado, tem uma matéria interessante sobre isso: 📌 Fonte: bit.ly/3Q8IN6S O aluguel realmente tende a subir, mas por um motivo estrutural: a falta de moradias. Já as vendas passam por um momento de desaceleração por uma questão conjuntural, que pode mudar com o tempo. São cenários diferentes dentro do mesmo mercado.
@slucena2
@slucena2 Күн бұрын
Analisar o crédito em relação ao PIB pode levar a conclusão errada. Da mesma forma se analisarmos a carga tributária brasileira podemos chegar a conclusões de que somos um país de primeiro mundo. Os preços dos imóveis estão muito altos e a taxa de juros hoje é a maior do mundo. Vender um imóvel hoje é uma tarefa difícil, financiar é quase impossível, o saldo devedor dobra a cada 6 anos e pouco.
@slucena2
@slucena2 Күн бұрын
Um erro comprar o preço do imóvel pela taxa de câmbio, os imóveis no Brasil em termos de dólares estão baratos e em real estão muito caros. Olhando apenas o salário mínimo, um apartamento de 380 mil seriam necessários 21 anos pagando salário mínimo.
@thiagoincorporador
@thiagoincorporador Күн бұрын
Sergio, bom dia. Sobre comparar o crédito em relação ao PIB, fixei uma resposta extensa no primeiro comentário. Se puder, dá uma olhada lá. Agora, vou discordar do que você disse: "Vender um imóvel hoje é uma tarefa difícil, financiar é quase impossível." Vamos analisar os dados de 2024, já que 2025 ainda não aconteceu: "O mercado imobiliário de São Paulo alcançou um marco sem precedentes em 2024, com a venda de aproximadamente 95 mil imóveis entre janeiro e novembro, conforme dados divulgados pelo Secovi-SP. Este número impressionante representa um aumento de 24% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram comercializados 76 mil imóveis. Ao considerar os 12 meses encerrados em novembro de 2024, o total de vendas atingiu 101 mil unidades, superando em 36% o recorde anterior de 74 mil imóveis vendidos." Fonte: jovempan.com.br/programas/jornal-da-manha/pesquisa-aponta-que-2024-foi-o-melhor-ano-da-historia-em-vendas-de-imoveis-em-sao-paulo.html
@thiagoincorporador
@thiagoincorporador Күн бұрын
Sergio, sobre estar caro, respondi diretamente no vídeo comparando o salário médio, não o salário mínimo. Agora, veja, não são 21 anos. De acordo com a ABECIP, o tempo médio para quitar um imóvel no Brasil é de 11 anos, metade do que mencionou. Veja a fonte abaixo: Fonte: bit.ly/4gzErAw
@slucena2
@slucena2 Күн бұрын
É verdade que houve um crescimento, mas é preciso lembrar que a base de comparação é baixa, muito longe do auge de 2011, 2012. O retorno do MCMV turbinou as vendas, o faixa 3 do MCMV para este ano vai ser bastante limitado por causa da explosão da taxa de juros. O governo injeta mais de 120 bilhões em subsídios do FGTS distorcendo preços e criando demanda artificial ano a ano. Se esses valores anuais fossem empregados nas MPEs teríamos preços justos e um mercado com crescimento mais orgânico. Uma hora a torneira vai secar como já está secando os recursos da poupança, e a queda no emprego formal fará o ajuste final dos recursos do FGTS. Agronegócio e setor imobiliário são estão de pé por causa da distorção dos subsídios públicos. A micro e pequenas empresas morrem dia a dia sem ter o mesmo apoio principalmente p pesquisa e inovação. Imóvel estereliza o investimento sem gerar empregos qualificados e produtos sofisticados, lamentável, mas dá voto e especulação.
@slucena2
@slucena2 Күн бұрын
​@@thiagoincorporadormas seu material é muito bom, traz bons dados, mas a conclusão pode ser variada, a reportagem em si boa, traz subsídios importantes, sem dúvida. Eu apenas enxergo sob uma ótica diferente a longo prazo. O FGTS e a dívida pública, associado à queda da taxa de natalidade e do emprego formal, fará uma reversão desses números mais a frente.
@CanalPlusCenter
@CanalPlusCenter Күн бұрын
impossivel tomar emprestimo com os juros tao alto com o pt fazendo o voo da galinha para ganhar em 2026
@thiagoincorporador
@thiagoincorporador Күн бұрын
Concordo 👊👊👊 A taxa de juros alta segura o crescimento do mercado, mas é um remédio amargo. É como uma febre, um sintoma de algo maior. Não adianta reduzir os juros à força sem organizar a casa, porque isso só levaria a uma inflação ainda mais alta e descontrole econômico. O caminho ideal seria o governo cortar gastos, melhorar a eficiência e criar um ambiente mais seguro para investimentos.
Como construir kitnet sem dinheiro passo a passo.
16:37
Thiago Corrêa
Рет қаралды 278 М.
Construir ou Pausar? O Que Fazer com a Inflação Alta!
16:50
Thiago Corrêa
Рет қаралды 4,7 М.
Мясо вегана? 🧐 @Whatthefshow
01:01
История одного вокалиста
Рет қаралды 7 МЛН
Quanto custa financiar um imóvel de R$ 350 mil
15:39
BextPlay
Рет қаралды 82 М.
COMPRAR IMÓVEL OU MORAR DE ALUGUEL | QUAL VALE MAIS A PENA?
14:18
O Primo Rico
Рет қаралды 176 М.
Fundos Imobiliários: o MELHOR investimento para 2025 (React)
14:12
Clube do Valor
Рет қаралды 42 М.
I Spent 100 Hours Inside The Pyramids!
21:43
MrBeast
Рет қаралды 64 МЛН
Como Fazer 8 Kitnets para Alugar e Garantir Renda Passiva!
13:42
Thiago Corrêa
Рет қаралды 4,6 М.