Nós temos que tirar o debate dessa pauta rasa de ter pessoas negras na direção de empresas, mulheres nos governos, pessoas trans na novela, e levar o debate para • Expropriação de propriedades e empresas condenadas por uso de trabalho escravo EM FAVOR dos trabalhadores escravizados; • Criação de ferramentas públicas suficientes para que tenhamos a completa socialização do trabalho de cuidado; • Política de pleno emprego que inclua políticaa específicas de garantia de emprego formal para pessoas trans e inserção de pessoas negras e indígenas em setores onde só se contrata branco, mulheres em setores onde só se contratam homens; • Uma política de subsídio e apoio técnico à agricultura familiar que inclua políticas específicas para a agroindústria com menor impacto ambiental em terras indígenas e quilombolas
@DC-xg7vn11 ай бұрын
Realmente. Quando se pega os dados reais, a riqueza aumentou para 5 bilionários, enquanto que a pobreza aumentou para 5 bilhões de pessoas.
@viniciusdecarli996711 ай бұрын
Esses dias tive um insight: não existe cota para bilionário, ou seja, não existe cota para a propriedade dos meios de produção. Logo esse debate circunscreve e limita o conflito (e o debate) na dimensão dos oprimidos/explorados (trabalhadores).
@TheScoutPlay11 ай бұрын
É isso mesmo! Tem que ser uma coisa mais ampla! Ou isso, ou essas parcelas nada insignificantes da população brasileira jamais se irão emancipar de maneira genuína!
@tunasci11 ай бұрын
@@TheScoutPlay Mais amplo é essencial, para termos políticas transversais inseridas nas políticas gerais para a classe trabalhadora, ao invés de políticas setoriais descoladas das políticas principais, que tem mais verba e importância. Mas também é essencial atacarmos a raiz dessas opressões, ao invés de só tentar mitigar as expressões delas com ações simbólicas.
@fabioferreira564011 ай бұрын
@@tunasciparabéns pela lucidez do comentário. É por aí mesmo, sem afetações de um lado nem de outro.
@nakazonegamestreaming89611 ай бұрын
Quando o cara é intelectualizado de verdade não tem como negar.
@jennings236911 ай бұрын
É por isso que o Kim tá fugindo até hj. O nível do Jones é absurdo.
@augustopaixao891111 ай бұрын
O Kim não tem nível. Ele consegue debater e envergonhar camaradas despreparados como eu, que não estudam. Agora, pega um intelectual de verdade como o Jones Manoel, que além de ser inteligente, ter boa memória, estudar tem uma capacidade de fala é capaz de amedrontar o oponente. Kim é uma barata perto do camarada Jones.
@Smallwill6662 ай бұрын
Olá gente vim do futuro dizer q foi um massacre 😂
@CarolKastingReal9 ай бұрын
Perfeito. Obrigada 👏🏼👏🏽👏🏾👏🏿
@sandrodiasdeo11 ай бұрын
Eu trabalhei numa loja que o dono era extremamente racista, só que ele nao queria que sua empresa fosse taxada de racista porque pega mal. Então sempre tinha um funcionário negro, apenas um, e se esse funcionário saisse por algum motivo, o rh era orientado a contratar outro funcionário negro, mas apenas um. Na folha de pagamento tinha que ter um funcionário negro, e apenas um. Isso deveria acontecer pra que ninguém pudesse taxar a empresa como racista.
@Pedrogog11 ай бұрын
Paes Mendonça também. Era conhecido por ser um patrão incrível, mas era um bosta racista e cruel. Supermercados estão entre os piores lugares pra trabalhar, várias pessoas doentes físicas e mentais, encostados no INSS já jovem.
@fabi734710 ай бұрын
Mas é justamente por isso que criticamos os identitarios ... 1 negro (para servir de exemplo da meritocracia) de cada bairro se emancipando é um bom número pro liberalismo, desde que não sejam todos 🤗.
@melanciafeliz9 ай бұрын
@@fabi7347 liberalismo no movimento negro é sim um problema, porém bora lembrar que gente negra precisa trabalhar e pagar as contas. Era pra este único funcionário negro recusar o emprego?
@mariamacielm86919 ай бұрын
Isso reflete o ato do JBestaIn… que elegeu o Negão racista e extremista .
@Bruno.hs011 ай бұрын
Até porque esse tipo de debate que os liberais fazem vizam nos transformar em meros consumidores, não em cidadãos.
@augustopaixao891111 ай бұрын
Exato. A discussão identitária não está errada. É a forma que ela é apresentada. Enquanto apresentada sob o viés capitalista é transformar as minorias em consumidores, como você muito bem pontuou. Veja as mulheres e pessoas LGBT+. Enquanto mulheres e gays são oprimidos mas o que não falta entre esse grupo são pessoas de classe média e ricas. E as empresas se aproveitam com questões como o "dinheiro rosa" e o arco-íris.
@PVMAS0711 ай бұрын
Verdade, consumidores de uma identidade que muitas vezes nem nos representa realmente.
@Smallwill6662 ай бұрын
Eu vejo o problema do PT e Lula c sua base dessa forma, se focaram apenas em dar o mínimo de condição de consumo para o pobre, mas n cultivaram a ideologia e a opinião crítica sobre a sociedade, criaram consumidores dependentes da esquerda PT sem expectativa de uma reforma consistente e radical, isso p mim por si só define o governo Lula PT como NeoLiberal.
@diegocosta2111 ай бұрын
Finalmente alguém com coragem pra falar de forma esclarecedora sobre essa pauta
@vchanumate11 ай бұрын
Caramba, citou a Heleieth Saffioti 😊 Fale mais dela Jones! Ela dizia que o maior exército de reserva no capitalismo é a mulher.
@ELIASOLIVEIRA3311 ай бұрын
Camaradas, vamos ler Clovis Moura e se organizar para construir a revoluçao
@safiramaria775711 ай бұрын
Pau nesse viralatismo #BR Nordeste na veia!!!
@Juca_Maciel11 ай бұрын
Ele ter falado mal do Aldo Rebelo e da globo me levantou um sorriso no rosto.
@kino_su3destudoseestudios50811 ай бұрын
Esse corte tá muito bom pra compartilhar, até com patriotas
@chronictimewasterdisease11 ай бұрын
e eu achando que eu estava inventando a roda sendo que o jones tem a mesma critica palavra por palavra que eu tenho
@allansqr111 ай бұрын
Eu também, camarada. Eu dei um puta sermão sobre esse assunto num amigo meu que é abertamente fascista e rico, quando ele disse que lula era comunista, que as feministas liberais financiadas por milionários eram comunistas (xD), que gays eram financiados por milionários comunistas pra espalhar a agenda LGBT, etc. Aí eu vejo o camarada Jones nesse podcast se aprofundando sobre esse assunto muito mais do que eu jamais me aprofundaria e me mostrou que eu não era o único e muito menos o primeiro a criticar o identitarismo.
@alvaroxex11 ай бұрын
Milton Santos ja alertava sobre um movimento negro liberal pequeno burguês inspirado nos EUA. WAKANDA FOREVER
@Adrianoarabe11 ай бұрын
Wakanda que aliás é uma criação de brancos quadrinistas, Judeus e americanas, publicada por empresa americana... Kkkkkk vocês papagaios de teses academicistas e frases de efeito, vão envelhecer assim.
@renatal243111 ай бұрын
Pensei em Milton Santos. Ele não era muito chegado em perguntas sobre o racismo. Às vezes respondia sem muita ênfase que como intelectual negro era tolerado. Já o vi dizendo em um evento de consciência negra para o qual foi convidado que as grandes mudanças virão dos pobres do mundo, que a classe média tem um lugar de conforto que trás flacidez política.
@alvaroxex11 ай бұрын
@@renatal2431 Fico pensando ... Pessoal que prega revolução não vai abandonar o conforto das suas vidas pra viver no meio do mato ou fugido. Na Colômbia que participa das FARC são os pobres sem escolhas mesmo. Essas pessoas farão a revolução, não a classe média.
@washingtonsilva30511 ай бұрын
Excelente colocação. Jones é incrível!
@61L3ER7011 ай бұрын
Exatamente por tudo isso que o Jones falou que eu Lula tem tantos adeptos quase que incondicionais, ele é o símbolo da representatividade muito antes do termo ser popular ...
@georgerocha682611 ай бұрын
Jones colocou bem essa pauta identidaria. Parabéns !!! 👏👏👏😮
@circedipo11 ай бұрын
Um dia desses eu vi um comunista falando "feminismo é identitarismo", ignorando o fato de que existem feminismoS, e que ele não se resume ao feminismo branco e liberal. Fiquei extremamente triste
@victornantes591311 ай бұрын
se ele por todo contexto de todos os conceitos, melhor escrever um livro
@mvprovenca11 ай бұрын
Realmente não existe Feminismo, mas sim vários tipos de feminismos, e a maioria deles criados pela própria ideologia liberal!
@circedipo10 ай бұрын
@@victornantes5913 mas se é pra fazer uma generalização dessas, melhor ficar calado
@circedipo10 ай бұрын
@@nomadexperiente2455 dscp eu não consigo explicar em um comentário, e eu também não sou a maior especialista no assunto, eu recomendo que você de uma pesquisada sobre. Mas, resumidamente, é a ala do feminismo que defende as liberdades individuais das mulheres e a sua inserção dentro do sistema capitalista, buscando, muitas das vezes, usar pautas identitárias para defender a ideia de que a emancipação da mulher está em, por exemplo, ver uma mulher num alto cargo de uma empresa
@marduguerrieri11 ай бұрын
No Brasil estão usando o termo Racismo Ambiental muito por que está moda, mas na nossa realidade se aplica muito mais o conceito de injustiça ambiental (que considera a desigualdade), tendo em vista a grande diversidade do Brasil e outros fatores que nada tem haver com a realidade dos EUA (onde esse termo racismo ambiental faz muuuito mais sentido). Um conceito agrega na luta de classe e o outro racha.
@pablofalcao432310 ай бұрын
Muito bem colocado, Prof. Jones, parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼
@fellipepessoa168511 ай бұрын
Ouvir o Jones falando é bom demais
@coelhaavoadora11 ай бұрын
Essas pautas migradas dos USA e a questao de colorismo tbm.... é uma sandice.
@evandromachado982311 ай бұрын
Que aula !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
@fatimatorquato35315 күн бұрын
Eu não dou comunista, mas adoro as falas do Jonas Manuel. Tanta clareza nas colocações, incrível...
@patriciacastagna300611 ай бұрын
Jones é um farol no meio da escuridão do neoliberalismo!
@doncomuna37811 ай бұрын
Pauta identitária no Bostil é tão lógico quanto o armamentismo do Bolsonaro. Isso tudo veio da gringa !
@coelhaavoadora11 ай бұрын
Vdd
@filipegiuseppedalboribeiro396411 ай бұрын
Vc tem muito talento e erudição, parabéns Jones.
@mitsatavares153611 ай бұрын
Jones está mais do que certo A Tábata Amaral é um exemplo
@RODOLFO.QUIRINO11 ай бұрын
Jonas é sem dúvidas um dos poucos camaradas que realmente está comprometido com a causa revolucionária nacional, e não cai na armadilha do esquema cultural de repartição pública que Getúlio Vargas criou para controlar as massas trabalhadoras no seu esquema de fragmentar por categorias as lutas e revindicações da classe trabalhadora, isso foi tão nocivo que hoje às pautas sociais estão confinadas em uma espécie de redutos e guetos de debates onde só quem ganha é o opressor!
@affzy11 ай бұрын
Que Orgulho Desse Nordestino. O Lindão do Jones Deve Ser o Tipo De Pessoa Que Mastiga 2 Livros Por Dia
@FrantzVissarionovitch11 ай бұрын
Jones é fod4 demais
@miguelperes553511 ай бұрын
Não é à toa que o Kim tá com medo de encarar, Jones é imbatível!!
@pedrorangel400711 ай бұрын
Perfeito, muito necessário essa visão
@martamenezzes-ep6hi11 ай бұрын
Por isso o KIM tá fugindo kkkk
@kalebleite305511 ай бұрын
Ver o Jones falando "quero acabar com a rede globo" é uma delícia.
@roquevieirajunior283411 ай бұрын
Representatividade é baratino em 90 % das vezes .
@coelhaavoadora11 ай бұрын
❤ dei like pq concordo e pelo baratino eu sei que é da minha Salvador 😂😂
@CeciliaManso-tc5ut11 ай бұрын
Fui ver por onde andava Jones Manoel. Maravilhoso, como sempre. "Ministério do faz-de-conta"... adorei 🤣
@vitorpipolo11 ай бұрын
Cara , essa resposta foi sensacional... Agora ja tenho repertório para debater com meus amigos quando quiserem levantarem esse debate sobre pautas " identitárias"
@alexandreguimaraes836611 ай бұрын
Pauta identitária só serve para desviar o foco e deixar o povo debatendo essas merdas ao invés de destruir o capitalismo.
@fabioferreira564011 ай бұрын
Uh e é tão facinho destruir o Capitalismo! PCO que o diga 😅
@fernandacorretora10 ай бұрын
Enquanto isso lgbt é assassinado, mulher tb...
@melanciafeliz9 ай бұрын
Não confundir "identitarismo" com luta anti opressão capitalista.
@glauribeirotarot11 ай бұрын
Posso ouvir Jonas por horas... Raciocínio claro e direto mas absolutamente embasado. Se eu fosse o Jaspion versão 2024, eu também teria medo e fugiria de um debate.
@vladimirmatheus635511 ай бұрын
Saravá camarada Jones! 🤘🏽
@Jeff-zs2gx11 ай бұрын
Camaradas compartilhar e like faz parte da nossa luta e agitação dentro do KZbin, trabalhadores e povos oprimidos uni-vos no comunismo ou não venceremos!
@Portal2Join11 ай бұрын
Entenda em um corte o real motivo da fuga do Kim Kataguiri 😂😂😂 O Jones é BRABOOOO DEMAIS
@evaldoferreira789411 ай бұрын
As lutas identitárias não podem ser freio e sim acelerador da emancipação da humanidade.
@lukinhafreitas11 ай бұрын
Ótimo
@IgorAntônioAntônio11 ай бұрын
Eu quero que o carro caia de uma ribanceira.
@jonathanb320511 ай бұрын
Perfeito!
@socialistapatriota344411 ай бұрын
Identitarismo não é pauta. Identitarismo é corrupção da pauta de minorias. Identitarismo não é pra ser corrigido dentro de uma visão marxista e sim combatido como agenda anti-nacional e anti-popular.
@drowzeerutherford603711 ай бұрын
Mas depende como se faz. Parece que a maioria quer representatividade numérica só. Daí aparecem pessoas que dizem que "Buraco negro é racista!".
@leonardomarquesfrancisco30811 ай бұрын
Parabéns pela clareza de raciocínio!!!!!!!😊
@sandrodiasdeo11 ай бұрын
Jones é f0da!
@Nana-tg1xv11 ай бұрын
Nossa até que enfim alguém lúcido 🙏🙏🙏
@sovarin833411 ай бұрын
Caríssimo Jones, acompanho seu trabalho e aprendo muito com você. A pergunta foi sobre a questão identitária como ela está sendo aplicada, como diversionismo para a resolução de problemas materiais que atinge os pobres no Brasil. Essa crítica atinge o conservadorismo mais arraigado na atualidade que se trata da concentração de riquezas e etc...
@lucaslindenmeyer619011 ай бұрын
É muito bom escutar um intelectual que consiga comunicar de forma acessível sobre o que chamam de identitarismo e opressão, sistema econômico.
@Adrianoarabe11 ай бұрын
"intelectual". O papagaio de esquerda sente tesão nessa palavra... E o afro pardo do Jones é no " autêntico" militante.
@Adrianoarabe11 ай бұрын
Você é um papagaio de teses academicistas e fã do afro pardo web Comunistinha. Só isso.
@Aciuldd11 ай бұрын
@@AdrianoarabeTentou rotular o cara meramente pelo incômodo de o ver elogiando um produtor de web conteúdo (que é ativista na vida real também) Foi uma falha dupla, a primeira ao desconsiderar a internet como meio útil pra um comunista e fazendo questão de falar da cor do cara como se ele fosse menos por isso kkkkkkkkkkkk
@andrepessoa60811 ай бұрын
Jones, que massa que você tá circulando em espaços que podem divulgar mais o debate esses pontos de maneira mais lúcida.
@karinaborges611911 ай бұрын
Jones é fundamental nesse debate brasileiro.
@angelicaquadros561611 ай бұрын
A representatividade é figurativa na sociedade neoliberal?
@elainev753910 ай бұрын
sim, pq representatividade é só a ponta do iceberg.
@RobsonCruz5111 ай бұрын
Que maravilha saber que não há mais racismo em Cuba. Mas, por favor, avisem os cubanos!
@augustopaixao891111 ай бұрын
Jones, você é incrível. A questão que você colocou com o exemplo da Beyonce me lembra muito a economia trickle down. A riqueza dela e de outros negros goteja nos mais pobres. Tal qual a invenção enconômica não funciona a racial também não.
Nossa, como fala muito! Sensacional! Obrigado Jones por ajudar a me radicalizar.
@joaoaciolijotta398111 ай бұрын
Jones, você se contra diz quando, fala que negros em locais de visibilidade não muda nada e depois dizer que tinha vergonha do cabelo porque só tinha gente branca na televisão.
@saulodoamordivino11 ай бұрын
25:06 Bateu em Foucault, uma galera vai se doer.
@RenanHaijin11 ай бұрын
Esse cara salvou parte do meu psicológico. Obrigado❤
@emanueloliveira33611 ай бұрын
"Lula pode até bater na mãe que o povo perdoa" 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
@Armando173511 ай бұрын
A verdadeira luta é a luta de classes.
@paulohenriquepereira838411 ай бұрын
Baita aula.
@seriedrive55011 ай бұрын
Autores citados (alguns podem estar errados) Heleieth Saffioti, Elisabeth Souza Lobo, Lélia González, Florestan Fernandes, clovis moura,humbergo guerreiro santos, neuza de santos souza, beatriz nascimento.
@lapizeira10011 ай бұрын
Professor Jones Manoel sempre didático!
@JandiraF10 ай бұрын
Muito bom video.
@wellingtonmadureira694511 ай бұрын
parabéns; clareza e consistencia de conteúdo. muito bem
@JeaneteFortes-ir9fd11 ай бұрын
Maravilhoso....❤
@venturapersonal11 ай бұрын
Que alívio saber que tem um cara assim conscientizando as massas.
@Allan404611 ай бұрын
Excelente explicação camarada! Grande abraço.
@olenkabarreira384711 ай бұрын
Muito bom, é esse mesmo o problema. Essa é a visão correta.
@JeanPinheiro-nc2pl11 ай бұрын
Entrevista sensacional essa do Jones! Temos de acabar duma vez por todas, com esta merda de representação identitária, como negros de diretores empresariais, na bamcada do jornal, mulheres em governos, e erradicarmos todo este sistema de exploração, q é a escravidão assalariada do capital! Este é um dos melhores vídeos no canal, até agora!
@mmhqs11 ай бұрын
Sensacional!
@ericosiqueiracoutinhodealm275710 ай бұрын
Sabe muito.
@Psi.AnaBercht11 ай бұрын
Muito bom Jones!!
@ankara310511 ай бұрын
fico impressionado com a habilidade ed falar do jones manuel, tenho inveja da tua oratoria
@maiaju111 ай бұрын
Jones é perfeito na fala dele, não quero negros no jornal nacional, quero acabar com a globo, burguesia usa essas pautas que são legítimas pra continuar explorando o trabalhador
@irdetu11 ай бұрын
Afiado demais
@pedropaulopinheiro228111 ай бұрын
16:02 Cabe perfeitamente para politica de cotas
@thaisneves415611 ай бұрын
Vc tem toda a razão Jones Manuel !!! Toda a razão !
@Obaeon11 ай бұрын
Cirúrgico, foi na raiz do problema! Muito bom Jones!
@Dobbyconcurseiro11 ай бұрын
A verdade é que na política brasileira a maioria se vende por trocados, são poucos aqueles que não traem seus ideais ao adentrar nesse submundo.
@glaucoeggers11 ай бұрын
Excelente, Jones. Nem tenho mais ligações com a História como disciplina, mas faço o elogio, um embasamento consistente nos processos históricos, para colocar as questões do embate político em suas dimensões.
@victorcarvalho858011 ай бұрын
13:26 e os caras acham que a esquerda gosta da Globo kkkkk
@jaburjabur11 ай бұрын
Perfeito
@cibelesidney228811 ай бұрын
Perfeito ❤
@marcktavares11 ай бұрын
Sensacional, camarada! AULA, necessária e mais que válida.
@carlosrodrigues010611 ай бұрын
Excelente análise
@s.l.f.11 ай бұрын
Note!!! 193!!!
@olenkabarreira384711 ай бұрын
Parabéns Jones, essa é a essência da luta contra o rascismo!
@jeandersonmafra705111 ай бұрын
Isso!
@crazylanediscos731011 ай бұрын
Explorados, subjugados e marginalizados.
@valterl.moraes224611 ай бұрын
Os grupos Identitaristas sempre existiram e passa pala discussão do materialismo histórico, dialético, com a compreensão classista, de luta de classes.
@Allan404611 ай бұрын
Não existe líder dentro de empresas. A lógica é o lucro. É um engodo.
@vinimsales11 ай бұрын
O homi é uma máquina de materialismo!!!!!
@tananiachaves818911 ай бұрын
Ótima discussão! Diria que uma luta não pode vir sem a outra, ter pessoas que representem a sociedade, mas não sem a luta para uma mudança real nas políticas de base.
@waihiwe11 ай бұрын
Brabo
@catarinarouca11 ай бұрын
Perfeito, Jones!!
@andremazini472311 ай бұрын
Excelente
@jamesamorimaraujo293910 ай бұрын
Identitarismos é um novo estruturalismo. Apenas formas vazias de conteúdo. Perfeito para ser operado em um contexto neoliberal.