RESULTADO DO SORTEIO - 3 INGRESSOS PARA A BIENAL *** Camila Natali Baptista, de Poá-SP *** Seus ingressos serão postados por Sedex ao endereço informado no formulário de inscrição!
@tamilanatali6 жыл бұрын
Não acredito....estou até tremendo! Isa, não tenho meios para agradecer... Vou comemorar meu aniversário lá na Bienal. Amo seu canal, muitíssimo sucesso! Bjos
@tamilanatali6 жыл бұрын
Chegaram!!! Isa, acabei de receber os ingressos e os marcadores, que são lindos. Agora vou ver o vídeo de hoje rs. Muito obrigada! Bjão
@pedropesserl6 жыл бұрын
Camila Baptista Poxa Camila ._. kkk não ganhei mas boa sorte na Bienal
@alyssonluistp6 жыл бұрын
A vida é um soco no estômago
@jessicacatharine37816 жыл бұрын
A leitura desse livro me incomodou muito... a frase que ficou, pra mim, foi uma do início do livro: "sou um monstro ou isso é ser uma pessoa?". O narrador ofende e despreza Macabéa o tempo inteiro, ainda quando tenta descobrir esse interior de Macabéa e suas sutilezas ele sempre a inferioriza. Mais do que a situação da personagem, o que me deixou com um sentimento ruim foi a forma como esse narrador a descreve... tenho medo de que muitos de nós sejamos como ele diante das muitas Macabéas que existem ao nosso redor, que não são vazias como a forma que ele conta, mas é só isso que ele consegue enxergar. E nós, o que enxergamos?
@Rafael-94876 жыл бұрын
Jessica C. Pesado.
@edwirgesnogueira17946 жыл бұрын
Ao mesmo tempo em q a personagem é narrada como sendo rasa e tola, essa narrativa se dá com tamanha profundidade q a gente quase consegue sentir o cheiro e tocar Macabéa
@marinunes74035 жыл бұрын
Pra mim o narrador demonstrou empatia pela Macabéa
@astropgn5 жыл бұрын
Mas é a estruturação da imagem da personagem. Se ele a descrevesse com qualidades, sendo benevolente logo no início, seria impossível para a trama desenvolver a ideia de que ela é uma pessoa invisível aos olhos de todos. É preciso, logo de cara, fazer ela ser insignificante para todo o resto da sua história ter base. E depois, conforme o próprio narrador vai descobrindo Macabéa, a visão dele muda. Ele passa de odiar para amar, e de não se importar com sua vida a não querer sua morte. E o livro todo, não só o narrador, é baseado nisso. Lembre que o livro passa várias páginas sem sequer começar a história dela, e fala coisas abstratas e sem importância, que mesmo assim se passam a frente da própria história da Macabéa. E no começo ela é realmente descrita sem ter qualidades, sem pensar, sem falar... e conforme a história vai evoluindo ela mesma vai ganhando qualidades complexas, pensamentos mais únicos e personalidade individual.
@lorenalorena50045 жыл бұрын
E é muito preconceituoso com o nordeste pqp
@ingridbstelles4 жыл бұрын
"ALERTA DE SPOILER" !!!! Um dos únicos momentos que Macabéa se sentiu “notada” ou percebeu que existia realmente, foi no momento de sua morte, a hora que ela virou estrela. Virou palco, mesmo que por pouco tempo. E assim é a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo, infeliz desde o “sim” concedido para a vida, até o “sim” para o fim da infelicidade - a morte. Pesadíssimo e atual. Triste.
@joaomoraes32043 жыл бұрын
Com certeza. Pelo menos consigo -me,encontrar com os leitores... porquê:pra muitos,ñ passo de mais um louco.
@gabrielly-saraiva Жыл бұрын
vc devia ter colocado um alerta de spoiler no seu comentário hahaha poxa
@jonascordeiroiz Жыл бұрын
simmmmmm
@ingridbstelles Жыл бұрын
@@gabrielly-saraiva DESCULPA KKKKKKKK
@Caroliiiina Жыл бұрын
Obrigada pelo spoiler, hein! Tirando até a possibilidade de interpretação rsrs
@mardemmichael5 жыл бұрын
Clarice é minha escritora preferida de todos os tempos. Quando eu não entendo o que ela escreve, apenas sinto.
@Claricenamadrugada4 жыл бұрын
Mardem, estou com um canal com leituras de contos e trechos de obras da Clarice Lispector. Quem quiser conferir só visitar o meu canal: Clarice na Madrugada!
@luisafaria86134 жыл бұрын
Que comentário lindo.
@NanciRuzenente20 күн бұрын
Isso é Cecilia Meireles, não entender e apenas sentir. Viva a poesia
@raquellimacontadora68846 жыл бұрын
Fui Macabea por muitos anos e ler este livro me libertou, me emocionou.
@amanda74103 жыл бұрын
eu tbm
@myrellalopessilva4316 Жыл бұрын
Eu também.
@MiguelAvelino-xm8fu7 ай бұрын
Também sou um tipo de Macabeio. Sou carente, nordestino, moro no Rio e sou artista no ostracismo 😢
@gilmaroliveira31036 жыл бұрын
Uma dica, Clarice não se entende, se sente
@iandt13676 жыл бұрын
Concordo MAS.... A Hora da Estrela, especificamente, tem um pulo do gato no final que faz toda a diferença entender.
@josales31016 жыл бұрын
Eu apenas chorei ao ler esse comentário,apenas... 👏👏👏👏💘
@alessandrasousa12636 жыл бұрын
É bem isso. Creio que pessoas mais racionais tenham muita dificuldade com essa leitura.
@sabrina_amaral6 жыл бұрын
Toca ou não toca
@CarolinaAMurta5 жыл бұрын
Claramente a sensação que eu tive quando li esse livro, o primeiro que consegui chegar ao fim de Clarice. Entender, entender talvez só depois de algumas releituras mas senti o peso certeiro dessa história.
@thanascimento15255 ай бұрын
Foi meu primeiro contato com a escrita de Clarice. Tinha medo de não entender a narrativa, mas agora percebo o quanto eu estava equivocada. Macabéa é minha mãe, minhas tias e, de certa forma, eu mesma. Adorei 👏🏽👏🏽
@annapaula55073 жыл бұрын
Não sei vcs, mas eu em alguns momentos enquanto lia esse livro me identifiquei com Macabéa em alguns aspectos...
@milysantos8703 Жыл бұрын
Eu tbm e chorei muito 😢
@saramaria4418 Жыл бұрын
Eu também
@nancyakemi1786 ай бұрын
Agora todo mundo é ela 😒
@olehazap49544 жыл бұрын
Vejo as fotos da Clarice. Acho ela tão misteriosa... É incrível como ela consegue transmitir os seus pensamentos!
@quelson.10-182 жыл бұрын
Esse livro é espetacular. A história de Macabéia é um tapa na nossa cara. Para nós, nordestinos, que trazemos alguns traços característicos, como a força, perseverança e, por que não, o sofrimento, é apenas a história de "Maria do Socorro" ou "Aparecida" ou "Dasdores". É fácil compreender o que nos é comum. Perfeito seus comentários!
@ukelulu53382 жыл бұрын
Tenho 43 anos e acabei de ser diagnosticada com autismo. Macabéa traduz perfeitamente minha vida, relações e sentimentos neste mundo.
@AliceGiuliaSpringer6 жыл бұрын
Qual o peso da luz? Não esquecer que, por enquanto, é tempo de morangos... sim!
@iandt13676 жыл бұрын
O entendimento da presença desse "sim!" no final faz TODA a diferença na experiência. É o ponto máximo do livro para mim.
@djenifferkessler20255 жыл бұрын
@@iandt1367 oi tudo ? Tu pode me explicar O SIM? Acredito q entendi mais ou menos, mas eu queria outro ponto de vista
@iandt13675 жыл бұрын
@@djenifferkessler2025 oi moça. Então, o livro é tão forte q distrai o leitor de sua frase inicial/parágrafo inicial. E eu coloco aqui pra ti: "TUDO NO MUNDO COMEÇOU COM UM SIM. Uma molécula disse sim a outra molécula e nasceu a vida. Mas antes da pré história havia a pré história da pré história e havia o nunca e o sim. Sempre houve. Não sei o quê, mas sei que o universo jamais começou." Ao terminar o livro com a palavra "sim", acredito q Clarice nos indica o início de algo. Talvez o início de um universo que nunca começou (do narrador talvez); talvez o início para Macabéa q se libertou ao morrer (finalmente o início pra ela q parecia nunca ter iniciado); talvez o início do próximo instante fugaz, um átimo; talvez o início do livro; talvez o início disso tudo ao mesmo tempo. Essa é minha interpretação. Espero ter ajudado e é um prazer trocar sobre Clarice. Agradeço.
@gbtenorio01 Жыл бұрын
Acabei de ler esse livro e tive uma experiência muito parecida. Sinto que não consegui absorver toda a história como devia. Vou deixar guardado pra mais pra frente, quem sabe, eu reler com outros olhos e outra mente. O que mais me chocou foi o grande final, me encheu de emoções e prendeu a minha atenção como se eu fosse o próprio narrador me compadecendo em descobrir que sou uma Macabéa. Mesmo achando que não tive um bom proveito, será uma história inesquecível e que deve ser sempre relida, pois afinal, todos somos Macabéa.
@MatheusMercier Жыл бұрын
Eu chorei tanto com esse livro. Vindo de uma cidade do interior de minas com 6 mil habitantes, essa vivência é realidade cotidiana. Esse livro é um espetáculo
@MariaEduardaMathias-w3e7 күн бұрын
O legal também é que o narrador, por meio de Macabéa, passa a sentir o âmago de sua alma e ao mesmo tempo pensar para tentar traduzir este ATO em palavras.
@orleansnery63226 жыл бұрын
"A Hora da Estrela" é sensacional! Me emocionei com o livro e assisti ao filme (que também é ótimo) com a minha mãe. Ela chorou copiosamente. Nunca esquecerei da Macabéa
@alemdascurvas4 жыл бұрын
Como dizia a própria Clarice: "Eu escrevo fácil...eu me entendo." Mas é bem por aí. Os livros dela é para ser sentindo e não entendido. Minha escritora preferida. :)
@HelenaSilva-lg9pr10 ай бұрын
Esse texto me afundou! Me inundou! Me doeu fundo! Falou tanto em mim! Parece que eu mesmo falo comigo....estou me afundando nela e sofrendo muito!
@edwirgesnogueira17946 жыл бұрын
Dois livros q me fazem praticamente sentir e cheirar os personagens: A hora da estrela e O quinze. As narrativas são tão cheias d detalhes q os personagens parecem saltar das páginas e tocar nosso rosto.
@BrouxNoux4 жыл бұрын
senti o mesmo quando li O quinze.
@gilsonjustino27784 жыл бұрын
O Quinze (Raquel Q ), muito bom. Procurem 'Justino o Retirante ' é ótimo. Semelhante a ' vidas secas ' do Graciliano
@katiuscianogueira85713 жыл бұрын
Mesma percepção!
@rodrigop.31506 жыл бұрын
As experiências que eu tive com a Clarice foram parecidas com as que tive com o Guimarães Rosa. Na maioria das vezes, você tem vontade de jogar o livro na parede e pede para que ele saia do seu mundo. Depois de um tempo, você se reencontra por acaso com o livro perdido em um dia de sol em que nada acontece e, mesmo com o pé atrás e o coração meio fechado, faz as pazes com ele, admitindo que tinha muita beleza escondida por ali - era você que não era maduro o suficiente para percebê-la. No terceiro reencontro, quando o mundo já esmagou vc o suficiente para compreender melhor as coisas, vc abraça o livro como se fosse uma ex que vc encontra em um dia de chuva, dizendo baixinho consigo mesmo "meu deus, só agora eu percebi o quanto eu era imaturo. Só agora eu consegui ler o mistério escondido em vc. Volta pra casa, meu amor." É mais ou menos assim. Claro, tem também aqueles livros - e aquelas ex - que continuamos odiando pelo resto da vida (com aquele leve e nobre desejo de que o livro ou a pessoa pegue fogo ou seja atropelada por um trem carregado de aço...). Mas isso é outra história.
@toni79275 жыл бұрын
Me senti mais ou menos assim, quando acabei de ler, pensei: meus Deus para que li este livro, será que seria preciso tomar conhecimento dessa realidade tão crua e verdadeira, depois de digirir percebe-se o quanto de beleza se consegue estrair dele.
@patriciarosa6675 жыл бұрын
Livro com final pesado. Mas vamos tirar aprendizado dele. Com Deus:)
@welberthalvarenga70893 жыл бұрын
Baixou um pouco de Clarice nesse comentário.. rs
@italoclyfton743 жыл бұрын
Qual o livro de. Guimaraes rosa me sugere ele?
@bomricio62682 жыл бұрын
@@italoclyfton74 Não sou o Rodrigo, mas recentemente li "Campo Geral", do Guimarães Rosa, e, apesar de ser o meu primeiro contato com a obra dou autor, foi uma leitura fascinante.
@anabia54065 жыл бұрын
Estou encantada com o seu modo de expressar seus sentimentos e suas sensações
@joaowalisondelima70083 жыл бұрын
Essa estória é tão impactante e avassaladora, que só de ler ou ouvir seu nome eu me sinto arrebatado por uma melancolia que nunca senti antes. Clarice nos mostra que estamos sozinhos no mundo, cada qual é insignificante para com o outro.
@dias294336 жыл бұрын
Se me lembro bem, macabéia reprimia seus sentimentos. Não gostava de pensar que sua vida era ruim, que se comprova no final com a cartomante lhe dizendo oq ela já devia saber...
@SamuelBorelli6 жыл бұрын
Putz, que aula boa!! Muito bom p/ quem vai fazer vestibular!! Um abraço
@demamarques91714 ай бұрын
Assista o filme também. E assista o documentário de como foi desenvolvido o filme e como conseguiu colocar um público Internacional de joelhos, ganhando o prêmio principal da amostra naquele ano. Inclusive de melhor atriz. A diretora e a atriz principal residem assim como Clarice, na minha alma.
@professorakellyraasch5 жыл бұрын
meu desafio literário é "Memórias póstumas de Brás Cubas". Tentei a leitura quando tinha 15 anos, e não fluiu de jeito nenhum, mas fiquei encucada e curiosa para ler esse clássico. Agora retomei a leitura e estou adorando! 16 anos depois, licenciada em História, consigo ter outra visão do texto e melhor compreensão do contexto. Se bem que.... já tente ler "A hora da estrela" tbm e não consegui, na mesma época..talvez seja a hora de tentar novamente essa leitura tbm.
@Monteirovanessa16 жыл бұрын
Eu e um grupo de amigos "tivemos" que ler esse livro e apresentar para a sala e o professor no último ano do ensino médio, acabamos fazendo uma "peça de teatro", foi demais. Mas essa história é demais.
@julianaviana38146 жыл бұрын
Vanessa Monteiro eu tbm fiz uma peça no ensino médio sobre o livro. Muito bom
@lufeitosa97444 жыл бұрын
tenho que fazer um seminário sobre esse livro, vou terminar de ler ainda o meu grupo tem que fazer alguma representação artística, acho que vou fazer uma peça de teatro mesmo
@sergiocoelho92384 жыл бұрын
Cazuza, nos versos iniciais de "Bete Balanço", faz referência ao romance "A Hora da Estrela"! O nome da protagonista, Macabea, por sua vez, é uma referência a um personagem de Shakespeare, macBETH. Por isso, a corruptela de Elizabeth, Bete, é utilizada na letra do artista. Palmas para Clarice... Palmas para Cazuza...
@flavinhavinis Жыл бұрын
Oloco
@laraieta Жыл бұрын
caraaaaaaca
@FazinhaSSilva16 сағат бұрын
Obrigada!
@jgdutra3 жыл бұрын
Tenho 13 anos e li, há pouco tempo, "A Hora da Estrela". Sinceramente, o livro é um "tapa na cara atrás de um tapa na cara". Cada página que passava deixava-me mais indignado. E mais chocado. E mais interessado. O livro seduziu-me como uma verdadeira sereia. Não conseguia parar de ler, ao passo que indagava-me continuamente o que estava por vir na trajetória de Macabéa. Somente Clarice para trazer uma personagem tão estupidamente realista. A narrativa é seca e se distancia dos demais livros da autora, onde, visivelmente, há mais o ardor, a emoção e a introspecção. Provavelmente seja porque ela o escreveu quando estava em seus últimos momentos de vida. Em certos momentos, a franqueza lembrou-me do Memórias Póstumas, de Machado. "A Hora da Estrela" não foi uma nova realidade. Ele serviu mais como uma lente de contato, que, importunamente, mostra-nos como a sociedade pode ser cruel, ou simplesmente, sincera demais. De qualquer forma, adorei o livro. Sempre faço questão de reiterar que não gosto de certos livros porque eles são felizes, mas porque eles me comovem de alguma forma... Ademais, o vídeo está excelente!
@iory66062 жыл бұрын
Nossa, sei que já faz tempo o comentário, mas gostaria de destacar, que palavras bonitas, 13 anos e já escrevia assim!
@marianasilveiradeoliveira7554 Жыл бұрын
Tenho 14 anos e comprei a hora da estrela,já havia ouvido falar , porém não sei se eu poderia ler, e queria a opinião de alguém com minha idade...o que acha?? O livro é realmente bom?? Posso ler ??
@thzzn Жыл бұрын
@@marianasilveiradeoliveira7554 oi mariana, eu me chamo arthur e por coincidência, também tenho 14 anos! então, recentemente, eu finalizei a leitura desse livro e se estou aqui há um motivo: este livro me proporcionou tanto a saber mais sobre-o que não consegui deixar de conferir mais interpretações e opiniões sobre ele! acredito que "a hora da estrela" seja uma leitura muito válida, sem levar em consideração idade alguma. é necessário ressaltar que a obra não conta com um vocabulário tão clássico e robusto - visto que foi escrita na 3° geração modernista nacional - e que possui uma reflexão que, facilmente, pode ser interpretada no meio em que vivemos. é uma estória escrita de modo bem realista que constrói uma narrativa lamentável, completa de intertextos que são muito interessantes de se compreender. é indubitável que com essa obra, clarice lispector faz jus ao seu título como uma das maiores escritoras literárias brasileiras. a propósito, foi uma leitura 4/5 para mim =) logo mariana, disponibilizo a ti, a recomendação desse livro. caso realmente decida se surpreender com a literatura de clarice, uma boa leitura!
@kanandagomes27824 ай бұрын
Eu achei muito interessante, porque o livro me parece que conta o processo da criação de um personagem. Com o tempo o autor dá nome a personagem, antes ele a chama como mulher, depois como nordestina, depois alagoana e só depois ela ganha um nome. Eu como escritora me identifiquei com o processo de escrita do autor/narrador.
@kelsonvilhena13276 жыл бұрын
Meu sonho é ver uma resenha sua dessa maravilha, mas Isa vc viu a entrevista que ela deu pouco antes de morrer?? Eu acredito que essa entrevista é essencial para entender a escritora e o livro, sou um jovem leitor com uma bagagem humilde ainda, mas vc é uma das minhas inspirações pra continuar e Clarice Lispector vem sendo minha escritora favorita, amei sua resenha espero ver mais dessa grande escritora em seu canal e muito obrigado por fornecer um conteúdo tão rico e maravilhoso.
@albertofarias61696 жыл бұрын
Kelson Vilhena Entrevista clássica!
@isabelladefreitas62635 жыл бұрын
Caramba! Escreveu tudo o que eu queria dizer! Essa entrevista dela é incrível, vejo quase todo dia e não me canso de me encantar com ela e me reconhecer nela. Uma pérola literária.
@lucianocosta93852 ай бұрын
Macabéa é tão inexistente q foi concebida como uma personagem ficcional de outro personagem ficcional.
@palomaluana92616 жыл бұрын
Ai que bom, sempre me senti muito burra por não entender esse livro, kkkkkk. Esse video me inspirou, lerei o livro novamente e dessa vez pretendo finaliza-lo. Obrigada!
@rafaelapereira36476 жыл бұрын
Meu Deus , que resenha emocionante! Nunca li Clarice - ainda não sei se tenho a maturidade literária para absorver essa obra da melhor maneira, mas depois deste vídeo Hora da Estrela entrou para minha lista!
@franobre6 жыл бұрын
Sinto-me uma Macabéa, em essência! Preciso reler o livro (lido há tantos anos), para encontrar o diamante dessa existência.
@FABIOALVES-eu4wf3 жыл бұрын
Um livro desastrosamente bem escrito. Emoção à flor da pele. Ri muito, mas é triste também.
@michellegomes32274 жыл бұрын
Leio Clarice desde a adolescência. É necessário ter um estado específivo de espírito pra entender as narrativas dela.
@daviesilva95274 жыл бұрын
Minha prof passou esse livro pra ler... Não entendi nada do livro
@vitormartinssilva89623 жыл бұрын
Sua paixão por leitura é inspiradora
@carloscardoso22066 жыл бұрын
E ñ conheço essa pessoa mais Deus abençoe as pessoas que faz o bem nesse mundo planta sementes de esperança nesse lugar planeta sombrio do mal
@asteroidesilverio6 жыл бұрын
As obras de Clarice exprimem a vida em toda a sua amplitude. Se na historia da literatura contemporânea há autores foda, ela é o orgasmo. Inigualável.
@toni79275 жыл бұрын
Realmente a hora da estrela foi o maior encontro literário que já tive na vida, é uma história que deixa agente impactado, sem saber no que fazer nem o que falar, esse foi o quinto livro de Clarice Lispector que eu li, fiquei muito impressionado depois de apaixonar pelo autora ao ler : Perto do Coração selvagem, com a forte personagem Joana não imaginaria me deparar com Macabea, uma mulher tão humana e tão presente na realidade do mundo.
@jadycaroline44115 жыл бұрын
Não é atoa que é o meu livro preferido da vida, me fez gostar ler.
@JairoSena6 жыл бұрын
Fiquei até sem palavras com tamanha energia emanando dessa resenha. Transbordou do computador e respingou em mim. Parabéns pelos excelentes vídeos.
@gerlanefrazao6 жыл бұрын
Eu estou literalmente emocionada com esse vídeo, foi possível sentir a sua empolgação daqui. Engraçado que este foi o único romance de Clarice que consegui ler, tenho outros, mas empaco na leitura e os devolvo à estante. Eu gosto mais dessa edição especial, acho-a intimista. Gosto! Parabéns mais uma vez, você é luz!
@barbaravale146 жыл бұрын
Fantástico esse comentário! Oito anos depois de ter lido esse livro para a faculdade (e de não ter gostado na época), sinto que compreendo o melhor agora com as suas explicações. E olha que tive uma ótima professora de Literatura Brasileira. Mas vai ver que eu também não estava madura o suficiente para ler Clarice Lispector. Você me deu vontade de dar uma nova chance a ela! ;-)
@ronaldopantoja88614 жыл бұрын
Isa, eu também fiquei completamente chocado com essa obra. Eu fiquei uma semana numa tristeza profunda depois que li essa obra. Além disso, fiquei de cara com a estrutura da obra. Absolutamente genial. O pior é que tive que fazer um trabalho do mestrado sobre essa obra: tive que fazer uma experiência de leitura super exaustiva e profunda. Meu envolvimento foi pesado com a obra, e ela ecoa em mim até hoje.
@patriciarios54235 жыл бұрын
Sou apaixonada por Clarice, saboreio-a desde os meus 14 anos. Me sinto expressa em palavras ao ler Clarice, eu penso sempre: ah que bom! Eu sou "normal". Me sinto compreendida.
@aaanable6 жыл бұрын
Clarice singular Escritora que era capaz de narrar o psíquico da personagem com uma genialidade que o coloca entre nós leitores, o seu universo único!
@Linokapipoka6 жыл бұрын
O primeiro livro que li na vida! Clarice é de uma sensibilidade e criatividade como eu nunca vi! Tenho paixão por essa mulher!! E que delícia ver uma resenha dessa! Vou reler esse livro só pela sua resenha! Parabéns!!
@clarafreitas65596 жыл бұрын
Ler Clarice é a coisa mais louca e maravilhosa do mundo, né não?
@arleterodrigues63032 ай бұрын
Um livro que me fez pensar muito sobre a vida.
@nicollerayane60473 жыл бұрын
Senti-me do mesmo modo ao terminar de ler "A Hora da Estrela". Preciso entregar uma resenha sobre a obra e mal consigo expor em palavras e ordem todas as sensações que senti durante a leitura. Nem sei como escrever, porque não sou a mesma de antes. Fiz tantas reflexões e escrevi tantas citações que organizar as ideias se torna ainda mais desafiador. Já incorporei o próprio Rodrigo S. M, adiando a escrita e se sufocando com ela. De fato, Clarice é um enigma.
@athosrache9895 жыл бұрын
Que critica maravilhosa! Clarice deve ter embocado um sorriso, com o olhar, somente com o olhar!
@tanialima21012 жыл бұрын
Tô terminando a terceira leitura dessa obra!. É incrível como Clarice nos confronta!. Macabéa é uma personagem inesquecível.
@dandara91722 жыл бұрын
Oii, você leu nessa edição? Eu tenho essa edição do livro e fiquei em dúvida se leio primeiro a parte do conto ou leio desde o início os comentários, porque tenho receio de ter algumas informações que vão "estragar" a minha experiência lendo o conto em si... poderia me recomendar se devo ler a parte do conto e depois as outras partes ou ler desde o início?
@tanialima21012 жыл бұрын
@@dandara9172 Olá . Eu li na edição da Rocco . Pra mim foi uma ótima leitura nessa edição. Eu não conheço essa edição mais caprichada q a Isa apresenta no vídeo. Mas te indico a edição da Rocco pra mim pelo menos foi uma boa opção. Espero que goste da história. Um abraço
@dandara91722 жыл бұрын
@@tanialima2101 Obrigada! 💖
@tanialima21012 жыл бұрын
@@dandara9172 Imagina!. Espero que vc se encante com a Macabéa
@gyza19646 жыл бұрын
Comprei no aeroporto em Belém quando voltava para os USA. Tem sido um desafio pra mim. Graças a Deus você foi honesta. Estava me sentido um traste por abandonar essa leitura.
@hildasoaressilvadonascimen55634 жыл бұрын
..sem duvida nenhuma é uma grande obra...uma história da origem humilde do ser humano , ..., e existe uma macabéia dentro de cada um de nós...desejos da carne.kkkk
@allanamagiadocrescer2665 жыл бұрын
Li "A hora da estrela" nesta última semana e ainda estou envolvida com essa história fascinante... Me vi muito em Macabéa e isso me fez repensar várias coisas... Sinto-me feliz por ter me dado a oportunidade de conhecer essa história incrível!
@indianecovers23644 жыл бұрын
nunca tinha visto ou ouvido uma abordagem tão profunda, detalhada, estudada e maravilhosa sobre clarice, em especial nessa hobra clássica...... obg mais uma vez por vc existir, e pela existência do seu canal. descobri o canal agora na quarentena... estou encantada.... estou refletindo na minha vida enquanto leitora, enquanto professora...enquanto aluna de letras (port/literatura) q fui um dia. ....simplesmente obg por conquistar a todos nós e nos acompanhar nesse período de quarentena....por nos deixar fazer parte disso, com as leituras coletivas, as lives, toda a interação....por ser a alma de tudo isso.....
@felipemaranhao53756 жыл бұрын
Dando like antes de assistir! Clarice Lispector, como ela mesma diz, "ela cose para dentro", com a chamada literatura interiorana, nos dando a oportunidade de acompanhar uma personagem que era feliz da sua maneira e tão interessante quanto a história dos Macabeus (Macabéa), e que nós podemos "construí-la ou salvá-la" quando somos convidados a "soprar..."😥😍
@tomazinit32376 жыл бұрын
Oi Isa! Impossível notar a sua empolgação e emoção ao falar da obra e tb ao agradecer aos padrinhos e madrinhas... Eu só posso agradecer pelo seu trabalho.
@joanneo.47484 жыл бұрын
Você deixou transparecer tanta emoção pela leitura. Aconteceu o mesmo comigo
@RafaelAlves-zd8xq8 ай бұрын
Noite passada eu fiz a leitura, após ver parte de sua fala sobre, livro fantástico. A morte de Macabeia foi muito repentina, sem os lampejos daquilo que ela não desejou ante a sua aceitação de vida.
@obichinhos53144 жыл бұрын
Nossa vivi na pele.....qdo ainda jovem nós anos 80 na minha ida para São Paulo
@monicasantiago30925 жыл бұрын
Que bom que ela se entregou a maravilha que é Clarisse Lispector 😍
@alessandrasousa12636 жыл бұрын
Iniciei a leitura hoje e já me emocionei várias vezes lendo o livro. Na passagem em que ela fala que só a um burguês é dado o direito de se distrair, fugir da realidade e ler um livro (parafraseando). Nossa, que soco no estômago. Isso só pra exemplificar uma das passagens desse livro que mal comecei e já acho maravilhoso e essencial. São duas histórias, a da própria Clarice e seus questionamentos, um por se sentir preterida como escritora por ser mulher, e a de Macabéa. Não sei se outro escritor fez experimento parecido. Fui arrebatada. Como vc disse, apesar de ser um livro curto, a leitura exige muita atenção, até pq, cada passagem, gera naturalmente o desejo de reflexão.
@antoniomartins52734 жыл бұрын
MACABÉIA É SIM UMA GRANDE PEPITA!!! ISSO EU PERCEBI DESDE O INÍCIO! A palavra de Deus fala: “OS ÚLTIMOS SERÃO OS PRIMEIROS “ (...) MUITO FODA ESSA MACABÉIA E EU SOU APAIXONADO POR ELA!!!
@meiresecundinodasilvasecun9788 Жыл бұрын
Boa noite! Gratidão Sempre 🙏🏿👏🏿💞💯
@saramaria4418 Жыл бұрын
Eu tive uma experiência diferente, não conseguia parar de ler o livro, li ele em dois dias, a história me prendeu muito, apesar de triste e até revoltante algumas partes, os diálogos são muito engraçados! Nunca imaginei que poderia rir tanto com Clarice kkkkkk e ao mesmo tempo fica triste no fim mkkk
@estherramos46626 жыл бұрын
Eu li esse livro nesse ano e foi minha primeira leitura da Clarice, achei interessantíssimo. Fiquei algum tempo depois de terminar, pensando sobre a narrativa incrível e todos os temas abordados na história que a autora criou, como você mesma disse: fiquei arrebatada! Um abraço para você, Isa ❤️
@BlogeMARCOSALEXDOSSANTOS5 жыл бұрын
Nunca me deixou faltar nem há! Gosto e batalho para que seja minha vez até por uma nota vendida ou ao meu trabalho para que se sente com minha mãe a idade e se sinta de forma que liberto dos pesos da vida e do trabalho!
@michelinemsprofa9 ай бұрын
Clarice é complexa, mais sentimentos e pensamentos. Clarice é incógnita, mas é hipnotizadante. Uma erudição que vez ou outra transfigura-se em trechos simples. Amo sua escrita desafiadora, eu leitora no máximo pouco mediana.
@yukiihachimoto16356 жыл бұрын
Leia "perto do coração selvagem", é perfeito!
@i.h12336 жыл бұрын
Yukii Hachimoto Eu li esse e n sei se gostei. Mas romance depois desse O lustre, é o livro menos conhecido dela, e a maioria n gosta, mas eu gosto muito dele, é bem estranho e perturbador, mas n sei dizer pq gosto tanto dele
@literaturaepoesia6 жыл бұрын
AH o poder da literatura!
@amandabrasil2694 ай бұрын
Acabei de ler esse livro nesse exato momento! E que impacto!
@tatianaprado46253 жыл бұрын
Fantástico, Hora da Estrela. As vezes me sinto como Macabéa, quem sou eu!!
@gabriellyamorim38736 жыл бұрын
Isa já leu “a redoma de vidro” li recentemente e se tornou meu livro favorito de tão bom que é
@leondeste14 жыл бұрын
Acabei de ver uma entrevista dela.É uma benção ela vir pro Brasil e escrever em nosso idioma!Boa noite e tudo de bom!No momento Iaiá Garcia não me deixa em paz!
@dielydequeirozrocha Жыл бұрын
assistindo novamente, porque amo o seu modo de falar de literatura!!😍
@overbastico46545 жыл бұрын
A hora da estrela abriu meus caminhos rumo às obras de Clarice , eu simplismente sou fã de todas as obras e nunca consegui outra forma de preecher minha fome de expressão lendo outra escritora senão Clarice ❤
@el10076 жыл бұрын
Como sempre, Isa nos encantando com sua perfeição no que se refere a falar de livros
@anaribeiro1776 жыл бұрын
EU AMO DEMAIS!!!😍 Eu li ano passado e fiquei impactada. Se tornou favorito e quero reler inúmeras vezes. Amo tanto Clarice Lispector. ❤❤❤ A Hora Da Estrela e Dom Casmurro são meus amorzinhos clássicos nacionais.
@marcelacdasilva6 жыл бұрын
Você é um tesouro!
@gsmenezes856 жыл бұрын
Oi Isa! Fico imensamente feliz em dizer:Bem vinda ao enigmático mundo Clariceano❣ Não preciso dizer que entre lágrimas de felicidade que sou Clariceana, ela é meu autor(como ela gostava de ser chamada) favorito da vida e; não tem um romance dela que eu não tenha gostado! Meus preferidos são A hora da Estrela e A Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres! Gosto muito do seu trabalho e reafirmo minha felicidade em saber que vc superou o medo de ler essa Diva! #Sucessosempre 💜💐📚📖
@kauasou3 жыл бұрын
Minha professora postou esse vídeo para a leitura no nosso grupo de escola.
@samygontijo5 жыл бұрын
Me lembro que tive de ler A hora da estrela para o vestibular e gostei muito. Sempre que penso em Clarice Lispector me lembro de Entrevista com o Vampiro, da Anne Rice, pois ela foi a tradutora da obra. Tradução primorosa, diga-se de passagem! Mas voltando à A hora da estrela, é um livro melancólico, não achou? Foi bom relembrar a história do livro, pois já havia esquecido.
@piperwat4 жыл бұрын
Isso de maturidade para ler um livro é de uma importância sem tamanho. No ensino médio eu tive zero vontade de ler esse livro, mas agora, anos depois, o li em menos de duas horas. Ainda impactada pela construção narrativa da história de Macabéia - a moça que era incompetente para a vida.
@aparecidodonatodelgrosso14076 жыл бұрын
Isa um professor de literatura uma vez passou pra minha turma o filme da Hora da Estrela. E graças ao seu vídeo hoje eu finalmente entendi a história ! Muito Obrigado !!!!!
@borges9676 жыл бұрын
Clarice é capaz de explorar os sentimentos sem ser piegas. Macabéa lembra a Lori de O Livro dos Prazeres. Resenha 😄😄😄
@cleidedornelles58456 жыл бұрын
Esse é um dos livros da minha vida, foi impactante ler, tão impactante que tenho "medo" de fazer uma releitura, tenho medo de desfazer esse encanto criado em mim. Adorei o vídeo. Obrigada.
@studyhard18856 жыл бұрын
Senti-me igual a você quando li a obra. MARAVILHOSA ELA!
@MariaSantos-tq6rv Жыл бұрын
Amo essa escritora.
@RuanSantos-bl4fh6 жыл бұрын
Parabéns por esse seu grandioso trabalho literário Isabella. Lhe admiro por esse projeto, que muda a maneira como vemos o estudo/leitura. O ensino brasileiro que é tão precário na maioria de seus centros educacionais. Meus sinceros parabéns mesmo! Isso me motiva também a ler e ler cada dia mais...👏😍📚
@elizanaves7 ай бұрын
Nossa, eu estou lendo este livro da Clarice, sem entender nada kkkk você me abriu a mente para esta narrativa. Obrigada! Vou dar uma pausa e partir pra outra leitura, fazer um descanso e depois reiniciar a leitura com outro olhar. Fiz isso com Dom Casmurro, a primeira vez achei cansativo demais, a segunda vez eu fiquei semanas depois que terminei o livro pensando e refletindo a historia kkk
@elizanaves7 ай бұрын
Ganhou mais uma seguidora
@geovanabarbosa47163 жыл бұрын
Ele tá na promoção por R$ 19,00 na Amazon. Que bom que adquiri o meu 💜
@helenamariaderezendemaria91604 жыл бұрын
Lindo o filme assisti ontem. Muito bonito personagem que nos impacta com sua inocência
@lucasmorottifilimes80542 жыл бұрын
Incrível 👏👏👏👏👏 , tinha MTA dúvidas quanto a hora da estrela e agradeço MT esse vídeo , já me inscrevi
@elielgoncalves30855 жыл бұрын
Clarisse deve estar orgulhosa de vc ... vc é lindezera mesmo ... vc é a estrela... 😻
@franquilanecoelhodossantos84064 жыл бұрын
amo, sou fã... Já li várias vezes a Hora da Estrela, eu simplesmente sinto e sinto... parece absurda a história, mas é maravilhosa. Tmb sou encantado com Água Viva.
@miladyrosa4 жыл бұрын
ah meu Deus, to viciada nesse canal! Isabella, vc é uma jornalista maravilhosa! Obrigada pelas resenha e especialmente por essa.