Estou impressionado com a qualidade do seu canal! Também estudo muitas línguas (estou na décima), adoro linguística comparada e estou aprendendo muito com seus vídeos! Weiter so!
@MOPCLinguistica5 жыл бұрын
Obrigado, assista os videos mais recentes do canal, com descrição de viarias linguas do mundo, o proximo a ser postado será sobre a Lingua Georgiana. Deixe também suas sugestões de temas a serem abordados.
@samuelsouzadias999710 ай бұрын
Qual método vc usa?
@hermesconrado4 жыл бұрын
Prezado, Estou assombrado com a qualidade do conteúdo provido pelo canal. Meus parabéns.
@MOPCLinguistica4 жыл бұрын
Não esqueça de ver as Playlists que eu compilei, vc acha todos os videos por temática abordada, como Línguas Indígenas e Linguas do Brasil, kzbin.infovideos > vá para a aba Playlists obrigado pela visita!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
@hermesconrado4 жыл бұрын
@@MOPCLinguistica Ok amigo, vou conferir. Aliás, venho acompanhando já há alguns meses. Aproveitando o ensejo, gostaria de seu endereço de e-mail para expor uma hipótese que me ocorreu enquanto estudante de música. Na verdade, cheguei ao seu canal pesquisando sobre o assunto. Abraço.
@MOPCLinguistica4 жыл бұрын
@@hermesconrado Envia para mopcmsn arroba hotmail ponto com
@marlicasteline53743 жыл бұрын
Eu entrei no canal agora 9:00 hs do dia 20 /11/2021 e achei facilmente Nunca vi um explicação de algo que eu sempre busque e nunca tive respostas Não tenho outra palavra para expressar esse vídeo eu achei realmente facinante
@MCPinto-ml4vj4 жыл бұрын
Rapaz... eis um vídeo destruidor... nunca havia percebido o poder transformador do conceito "idioleto". A partir de agora, inevitável e inconscientemente, sem dúvida compulsivamente, prestarei a máxima atenção à maneira como falo, que verbos me assolam mais, que conotações me surgem diante de certas palavras, que imagens, que caminhos surgem após certas expressões... e o resultado, nunca mais falarei da mesma forma. O paradigma "observador - coisa observada", quando esta coisa é parte do observador. Tomar consciência do próprio idioleto acaba por transformá-lo (-me). Nunca mais serei o mesmo a cada abrir de boca (excluindo-se os bocejos). Muito obrigado por estes vídeos. Não sou linguista. Minha área acabou sendo a psiquiatria. Mas algo me faz pensar que a mente começa a manifestar-se na língua (entre as bochechas). Aliás, o motor do pensamento está entre as bochechas, é a língua. Batuta da sinfonia psíquica, elo entre o cérebro e um mundo onde posso agir. Rapaz, se não deixar estes vídeos de lado, acabarei cursando letras e selando esta paixão secreta por linguística. Abração e grato.
@MOPCLinguistica4 жыл бұрын
Pois bem vindo ao canal , que bom ouvir o seu testemunho, espero ler mais comentários seus nos outros videos.
@arturzanelladossantos77882 жыл бұрын
a qualidade desse canal me impressiona.
@juliocesarpedrosa72664 жыл бұрын
Excelente vídeo! Lamentavelmente a linguística tem sido, até hoje, a prima pobre das ciências humanas; e a falta de noções mínimas de linguística (inclusive por gente formada em letras) contribui muito para as dificuldades do ensino de línguas estrangeiras e da norma padrão do português no Brasil. Parabéns pelo belo trabalho!
@guilhermeteixeira58982 жыл бұрын
Olha, eu devo parabenizar o senhor por esse conteúdo tão incrível! O senhor explica de uma forma simplesmente única, a forma que o senhor explica o próprio idioma e a linguagem humana, são simplesmente únicas, e eu diria que graças ao senhor comecei a gostar de linguística! E realmente, se eu tivesse o senhor como meu professor de português por exemplo, com certeza eu gostaria muito mais das aulas, o senhor não ensina decoreba, o senhor ensina a própria estrutura da língua, não só a língua em si, e isso é algo simplesmente único! Esse tipo de conhecimento que deve ser compartilhado no mundo. Eu nasci com uma má deformação na "pelezinha" que segura a língua, que me dificulta em falar algumas palavras, e perceber suas diferenças fonéticas, meus pais até já me levaram em fonoaudiólogas e tudo, mas o problema nunca foi resolvido, e atualmente ainda tenho esse problema de língua presa, mas mesmo assim me comunico, e entendo a estrutura da língua por exemplo, e se não fosse o senhor, eu com certeza não teria esse gosto por aprender linguística, e uma coisa que eu percebi também, é que aprender sozinho até mesmo português e matemática por exemplo, se torna muito mais prazeroso e divertido, pois você aprende de uma forma prática mesmo, sem decoreba ou ações repetitivas, e isso se torna ainda melhor, quando você não é motivado pelo sentimento forçado de ter que aprender aquilo pra passar no ano, mas sim pela própria curiosidade e anseio por mais conhecimento, o que eu considero único. Duas perguntas, para se aprender linguística, é necessário ser graduado em português por exemplo? O que eu quero disser, é se para se entender as próprias línguas e outras línguas, se torna obrigatório ou melhor se você entender completamente a sua, e outra pergunta, o senhor possui alguma rede social pelo qual eu posso perguntar coisas mais diretamente por exemplo?
@carlosrobertocarvalho36922 жыл бұрын
Maravilhoso o seu canal.
@bryan_cap4 жыл бұрын
Quando mais eu conheço seu canal, mais eu fico impressionado com a qualidade. Parabéns pelo trabalho e obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco.
@casnascimento97634 жыл бұрын
Esse canal é 1 preciosidade.
@VictorHugoVasconcellos3 ай бұрын
Uma aula explicativa, didática e direto ao ponto.
@flaviobaran71353 жыл бұрын
Eu encaro a gramática como um manual de instruções da língua, muito útil se você souber usar.
@matheusperreira65784 жыл бұрын
sempre quis ver seu rosto e agora, com esse video bem educativo.
@sergiohferreira3 жыл бұрын
Estou assistindo em 2021, mas... Muito bom o vídeo! Os vídeos que vc faz de cada idioma, é uma introdução que se anotar e estudar o que foi abordado no vídeo já é um bom começo. Vc faz um explanação geral que torna mais fácil o entendimento do idioma apresentado em cada vídeo. Estou sempre acompanhando um, outro vídeo.
@gilbranreis8714 жыл бұрын
Parabéns pelo canal.... Aprendo muito .... Sou professor de História e isso ajuda muito ...
@jujenho2 жыл бұрын
Você realmente é uma pessoa excepcional.
@aoxomoxoaummagumma3922 жыл бұрын
The more I learn less I know and that's great! Thanks a lot sir!
@brunorocha46754 жыл бұрын
Seria interessante se você escrevesse um texto ou algo do tipo relatando um pouco sobre essas "etapas" que você utilizaria para começar a aprender um idioma. O que fazer primeiro, o que fazer depois e tal. Claro, varia de acordo com a língua, sim, mas acho que seria interessante ter essa noção, pelos seus vídeos dá pra ver bem superficialmente sobre como seria isso. Uma das maiores dificuldades que tenho pra começar a estudar não só uma língua mas como qualquer coisa, é saber como começar. Eu não sou do tipo que gosto de seguir materiais, eu até uso eles em conjunto com outros como base, mas no geral eu não tenho disciplina pra pegar um material do começo e chegar até o final dele, por isso já desisti da maioria dos cursos de Inglês, tanto presenciais quanto online, e agora estou procurando criar meu próprio método pra estudar e aprender sozinho. Achei interessante o que você falou sobre começar com os pronomes, e coisas do tipo, se pudesse detalhar mais como funciona essa sua forma de estudos, ajudaria muito. Grato pelos vídeos, seu canal é ótimo!
@MOPCLinguistica4 жыл бұрын
Todo o video de descrição de linguas individuais do canal é uma espécie de guia de como abordar a estrutura de um idioma - pronomes, preposições, verbos de ligação, verbos gerais, sintagma nominal (demonstrativo - adjetivo - nome) e sua flexão, como formar a negação, a interrogação, os numerais, sentença subordinada/relativa (o homem QUE eu vi), chegando aí vc tem toda a lingua em mãos, o resto é só praticar.
@ajinacios3 жыл бұрын
Como sou de tecnologia da informação, adoro lógica e não vejo nada de chato na gramática. Ao contrário, acho muito interessante.
@Simone150973 жыл бұрын
Excelente seu trabalho, parabéns 👏👏👏
@joaomarcelo45972 жыл бұрын
30:00
@adrianaalmeida15514 жыл бұрын
Mas que canal interessante da porra! Bom demais caralho!
@arturzanelladossantos77882 жыл бұрын
Eu percebi que o adulto só vai aprender tudo sem ler gramática se ele prestar muita atenção ao jeito que é falado.
@joaomarcelo45972 жыл бұрын
Estudar 4 a 5 línguas a um nível avançado. A mais que isso somente para saborear a diversidade linguística do mundo
@AigroM3 жыл бұрын
Monta um livro de como montar cronogramas de estudo de auto-de-datas. Eu estou estudando alemão sozinho e queria saber técnicas para aprender melhor e mais rápido.Você poderia fazer um vídeo de como montar cronogramas de estudos de línguas... 27:54 Depois de muito treino as coisas ficam fáceis mesmo, o problema é fazer a máquina movimentar no início(depois vai com embalo).
@sandrapower30002 жыл бұрын
tbm estou aprendendo alemao sozinha
@iagoisrael1953 жыл бұрын
Excelente explicação!
@luiscosta66753 жыл бұрын
Nice to met you!
@gloriaobermark34102 жыл бұрын
Há dois anos assisto séries turcas cx observando a estrutura frasal. Substantivos na frente, verbos no final, declinação .
@ademitoeae83565 жыл бұрын
MOPC Linguística, o Dr Enéas no vídeo "Entrevista Dr. Enéas - Programa Questão de Ordem - 1994 - Completo" em 7:45, faz uma menção à ordem do adjetivo "Grande partido" e "Partido grande" no sentido que sr citou. Link: kzbin.info/www/bejne/jpfGqGSqlrJ9a9E
@MOPCLinguistica5 жыл бұрын
Curioso, no dia que vc postou esse comentario eu estava assistindo um video antigo do Eneas.... obrigado pela dica aliás
@lucianomartinspomponet92754 жыл бұрын
Fala aí, Maurício! Já estive te perturbando você em outra oportunidade, no vídeo sobre o Esperanto rsrsrs, e fiquei feliz por você ter recebido bem meus comentários. Meu caro, acabei de assistir aos seus três vídeos na sequência deste, e àquele em que você fala especificamente sobre a questão do método para o aprendizado de língua estrangeira. Realmente muito bons! Deu uma reviravolta nos meus conceitos sobre essa questão toda de aprender línguas! Permita-me escrever um pouco aqui sobre a minha relação com os idiomas. zzzzzz Eu sempre fui muito interessado nisso, desde moleque mesmo, dez ou doze anos, isso lá pelo início da década de 1980. E, como você, esbarrei na dificuldade de acesso a material especializado. A Biblioteca Nacional, no centro do Rio de Janeiro, me socorreu de certa forma, mas não se podiam obter cópias dos livros. Escrevi cartas para quase todas as embaixadas que há em Brasília, chorando as minhas pitangas $$$ e pedindo material de ensino da língua. Eu montei um modelo de carta, polido, mas bem objetivo, e copiava à mão para enviar pelos Correios. rsrsrs Coisas da pré-história da humanidade. Lembro que recebi uma gramática de espanhol, que estudei com afinco, um guia de conversação russo-espanhol da antiga Embaixada da União Soviética, e umas cartilhas para aprender árabe, mas toda em árabe. O russo foi que me chamou mais a atenção, e hoje, vencidas outras exigências da vida, estou retomando o seu estudo, e agora com o seu canal, o de outras línguas. Essa oportunidade que, com a Internet, passamos a ter é de um valor imensurável. Há um tempo atrás, quando comecei a pesquisar, e fui achando gramáticas das quais podia fazer download, perdi a noção. Acabei fazendo um arquivo com gramáticas de uns trinta idiomas ou mais. Depois baixei a bola e fui selecionando o que seria mais razoável, dentro de algum método. Mas olhando para o tempo das cartas para embaixadas, a empolgação foi demais. No momento tenho em vista sair do "lê pouco, escreve pouco, fala pouco" em inglês e francês, avançar no russo, e aprender romeno e holandês. Cada uma por um motivo diferente. Mas as dicas que você deu para aproximação de um idioma, com a apreensão da sua estrutura e dos seus elementos básicos, abriram os horizontes para mim. Seu trabalho é show demais! Gostaria de poder ajudá-lo de alguma forma, ainda que não possa fazê-lo na extensão que você merece. É isso! Um grande abraço! Não abandone esse seu projeto não!
@MOPCLinguistica4 жыл бұрын
Excelente seu comentário, fique com meu email mopcmsn arroba hotmail ponto com, sua trajetoria é bem similar à minha, hoje com a internet e eu tenho gramaticas de mais de trezentos idiomas, e pretendo resumir tudo aqui no canal.
@silvaedson34332 жыл бұрын
Oi ! Nos ensine mais sobre os fonemas, acho que vai ajudar muito com outros idiomas. Paz!
@luizfernandodias14083 жыл бұрын
Bom, denso e preciso!
@mariainezjusto30606 жыл бұрын
Muito bom Maurício!
@leobelens3 жыл бұрын
Seu canal é maravilhoso e o conteúdo é de primeira, além de você ser super sábio e parecer ser legal. Adoraria sentar pra tomar uma cervejinha e falar horas sobre idiomas, culturas, etimologia etc hahaha pra uns pode parecer chato, pra mim soa como diversão.
@MOPCLinguistica3 жыл бұрын
ntre em contato por email mopc msn arroba hot mail ponto com
@wagner.cordeiro Жыл бұрын
Há alguma gramática da língua portuguesa que seja como você acha que deveria ser, ou que seja pelo menos próxima? Há alguma que você gosta?
@matheusperreira65784 жыл бұрын
pode fazer um video sobre como fazer aquisição de vocabulário?
@MOPCLinguistica4 жыл бұрын
Estou preparando na verdade uma plataforma virtual para isso, com videos aqui no canal , nos próximos meses.
@rockmakernathy2 жыл бұрын
Já assisti esse sei vídeo mais de 5 vezes rsrsrs. Esse seu vídeo me serve como base para ensino da língua inglesa para meus alunos. Você citou Chomsky, que na minha opinião é o linguista mais "coerente" em aplicabilidade para o ensino de uma língua. Eu procuro ensinar bem a gramática para meus alunos, e reforço sempre que toda língua existe um padrão e quando você entende esse padrão adquirir a fluência de um idioma fica mais fácil. Reforço aos alunos que a função de uma língua é comunicação, ou seja procuro ensinar o idioma como algo orgânico, sem a necessidade de "encher linguiça" com palavras difíceis, expressões complexas. Afinal o principal. Parabéns pelo seus vídeos, cada vez mais tenho certeza que Letras é meu curso e a Linguística é o caminho que eu devo seguir!
@slottraducoesbr29293 жыл бұрын
Virei fã do canal
@MOPCLinguistica3 жыл бұрын
Seja bem vindo
@washingtongeraldodeoliveir83383 жыл бұрын
Eu gosto de estudar idiomas, conheço o inglês, o italiano e o russo com boa fluência, ou seja, falo, entendo, leio e escrevo bem. Sei o francês de forma razoável, leio e escrevo bem, mas não falo e nem entendo muito bem, apesar de conseguir me comunicar nesse idioma; acabei aprendendo espanhol por osmose, pois moro no Mato Grosso do Sul e aqui é quase impossível você não ter um contato diário/semanal com esse idioma e se você é observador conseguirá falar um espanhol bem razoável; leio em búlgaro, provavelmente pelo estudo do russo. Fora o espanhol e o pouco de búlgaro que sei, todos os demais idiomas acompanham uma grande dose de gramática, não se estuda idioma sem gramática.
@crh67143 жыл бұрын
Como anda seu plano de mudar o ensino de idiomas? Vc tá produzindo algum material formal/acadêmico para publicar ou seu canal já tem como objetivo satisfazer completamente esse intuito?
@MOPCLinguistica3 жыл бұрын
estou oferecendo o serviço de Mentoria Online Individual pelo Telegram, já estou praticando minha "revolução", se quiser entrar pra Mentoria entre em contato via mopc msn arroba hot mail ponto com
@samuelhenrique30344 жыл бұрын
Boa noite, achei interessante uma coisa que você disse sobre gêneros gramaticais. Nem sempre eles correspondem à realidade, a exemplo da palavra Mädchen em alemão que apesar de significar menina, faz parte do gênero neutro. Uma curiosidade: como linguista, o que você acha de escolas aqui no Brasil que estão tentando ensinar às crianças uma espécie de gênero neutro?
@MOPCLinguistica4 жыл бұрын
Já estão forçando essa bobagem de generx neutrx no Brasil? rsrsrs
@brunorocha46754 жыл бұрын
É simplesmente ridículo.
@gloriaobermark34102 жыл бұрын
Falo inglês e alemão. Além de um bom conhecimento de Francês e espanhol, um pouco menos de italiano.
@mulittlegg3 жыл бұрын
Esse canal foi um achado incrível. Descobri interesse em línguas quando comecei a tentar melhorar meu inglês durante a pandemia, me saí muito bem nisso, melhorei bastante, mas ganhei mais que isso, uma nova paixão. Claro, sou incipiente na linguística, uma vez que só fui começar a entender essa ciência quando conheci este canal. Para mim, antes, um poliglota era um linguista. São inverdades que, pela ignorância, a gente acaba levando como verdade, e muitas vezes propagamos a desinformação. Sou grato em aprender aqui, assisto todos os vídeos, e indico aos meus amigos interessados no assunto. Tenho uma dúvida, Maurício. Não sei se irá ver este comentário, mas aqui vai: recebi, de minha tia, o Curso de Linguística Geral de Ferdinand de Saussure, traduzido para o português. É um bom livro para um completo novato entender e aprender os conceitos da linguística? Ficarei feliz com a resposta, abraços e parabéns por todo o trabalho. É uma vida dedicada a isso, percebe-se o quanto ama essa área só pelas suas palavras e pela vontade de ensinar.
@MOPCLinguistica3 жыл бұрын
O livro de Saussure ainda é válido e é leitura obrigatória em Letras e Linguística, embora seja bastante antigo e só contenha a linguística do século 19. Pra uma visão mais atual recomendo The Language Instinct, de Steven Pinker
@canalquenaovingou3 жыл бұрын
"Que o veterinário é o anticristo ". Kkkkkkk
@LyodeValois5 жыл бұрын
Obrigado pelo vídeo, foi muito esclarecedor. Gostaria de aprender mais de um idioma ao mesmo tempo, é possível?
@MOPCLinguistica5 жыл бұрын
É possível, não necessariamente recomendável.
@flavio-viana-gomide2 жыл бұрын
Eu tenho trauma de análise sintática. Estudei isso quando eu tinha 13 anos no ensino fundamental. Achava um saco. Era muito chato. Fiquei traumatizado por causa do tradicionalismo do ensino da escola.
@omarrodriguez-jx9qb7 ай бұрын
Los políglotas nunca han dicho que la gramática no sea importante. Hay que poner más atención a lo que se escucha y ve en internet. En realidad, los políglotas (la mayoría de ellos) lo que afirman es que se debe priorizar la comprensión antes del análisis morfosintáctico. Es verdad que muchos que no estudian a profundidad la gramática tienen un uso deficiente de la lengua, pero, también es verdad que la mayoría de las personas quieren hablar un idioma para "hacerse entender" y no para tener un nivel de dominio profesional de la estructura interna de la lengua, como lo debería tener un "linguista". La realidad es que un hablante nativo puede entender a un no nativo que tenga poco dominio de la gramática y que no haga concordar genero, número, etc., en casi todas las ocasiones; y además es una realidad que un no nativo con deficiencias gramaticales puede hacerse entender perfectamente (a pesar de los errores) si ha logrado una comprensión aceptable de la lengua y el vocabulario. Esto, no obstante, no ocurre al contrario...es decir; por mucha gramática que se sepa o se domine, no implica que se pueda tener un nivel de comprensión o comunicación en la lengua que se aprende. Por ejemplo... ¿En cuántas de las lenguas, de cuyas gramáticas se explican en este canal, puede comunicarse y hacerse entender quien explica dichas gramáticas?
@ryushogun98903 жыл бұрын
Acho que se as pessoas gastassem um tempo com filosofia, reflexão pessoal eles teriam um boa ideia de como as coisas são. Mesmo ainda sendo ignorantes em linguística já que é algo que ou você estuda ou você não sabe, da pra usar até a computação como objeto de estudo. Uma das razões das pessoas dizerem "não sei o Português" é algo bem nobre, já que o ensino no mundo moderno é obrigatório, e a gente sai sem sair uma matemática ou gramática, já como colocado o básico de comunicação direta se aprende em casa muito antes da ideia de escola comum. Aprendi muito de gramática depois que aprendi o Inglês e continuo tentando aprender mais.
@bernalum Жыл бұрын
Gostei de todos os seus vídeos, mas agora me surpreendi com a frase: "Tudo o que você acha que sabe sobre línguas está errado " Menos, por favor...
@MOPCLinguistica Жыл бұрын
sugestão de pesquisa: "hipérbole" em figuras de linguagem
@rosangelamaria62964 жыл бұрын
Até hoje ninguém soube me explicar. A língua de sinais é universal, ou cada País tem a sua?
@MOPCLinguistica4 жыл бұрын
Tem um video sobre lingua de sinais aqui no canal. Não são universais, existem centenas de linguas de sinais, às vezes mais de uma por país, cada uma desenvolvida em um comunidade de surdos específica.
@flavio-viana-gomide3 жыл бұрын
O problema para mim são as pessoas que procuram por conhecimento no lugar errado. Exemplo: Economia em fontes não confiáveis. Nutrição olhando só no Google.
@ryushogun98903 жыл бұрын
Alias, a respeito de línguas da América do Sul, eles não tem formas escritas não é? Eu procurei aqui pra adquirir uma inspiração mas não achei. Parece ser algo mais restrito as Incas e mesoamericanos.
@MOPCLinguistica3 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/jnnCk51_fNaLh7c
@ryushogun98903 жыл бұрын
@@MOPCLinguistica Já assisti esse, mas vou até reassistir que é muito bom.
@xandedejesus1006 жыл бұрын
Sou eu, o alexandre lá do grupo! Abçs
@MOPCLinguistica6 жыл бұрын
Obrigado pela visita! Não se esqueça de se inscrever e divulgar o canal