Parabéns Thiago pelo o lançamento do seu livro, você é um grande estudioso e verdadeiro filósofo, só nos orgulha, boa sorte, sucesso, abraços Bete
@thiagodinizsantos7053 жыл бұрын
Obrigado @Elisabete Fortes!
@eujosejose Жыл бұрын
Noto 10 valeu
@eujosejose Жыл бұрын
Esse e fera m parabéns
@thiagodinizsantos7053 жыл бұрын
Pergunta do Felipe Couto: "Em sua última fase, VFS recorre a autores próximos de um paradigma kantiano, como o Eliade. Não há uma leve contradição em se pretender pós-heideggeriano e endossar o mito a partir desses autores?" Olá @Felipe Couto, valeu pela pergunta! De fato o Vicente recorre amplamente ao Mircea Eliade que, como você disse muito bem, é também um autor pós-heideggeriano e, portanto, acrescento, essencialista e/ou metafísico. Contudo, a apreensão que Vicente faz dele no que toca aos mitos, não segue a mesma conduta essencialista, porque quando "lê" autores metafísicos, ele busca "relê-los" nessa nova ótica heideggeriana, uma postura que o próprio Heidegger abriu espaço, ao considerar o "erro metafísico" um inevitável constituinte humano, sem o qual não se chega à "verdade do Ser". É como se nessa ótica, a metafísica continuasse a ser válida como "ponto de partida", mas não como "ponto de chegada". Desde de Heidegger é possível depurá-la, uma vez cônscio de seu erro fundamental. Vicente repercute muito bem esse faro.
@zilmaradejesusvianadecarva50593 жыл бұрын
Parabéns, Thiago! Pesquisa imprescindível e de muita qualidade.
@thiagodinizsantos1693 жыл бұрын
@ZILMARA DE JESUS VIANA DE CARVALHO, obrigado, você contribuiu nisso!
@thiagodinizsantos7053 жыл бұрын
Pergunta do FRANCISCO MESQUITA DOS SANTOS: "Essa pergunta para o Filósofo Thiago, quais foram as graduações do Filósofo Vicente Ferreira da Silva, além da Filosofia ?" Olá @ FRANCISCO MESQUITA DOS SANTOS, O VFS teve apenas uma graduação e, diga-se de passagem, não foi em filosofia, mas em direito. Vicente foi um filósofo autodidata, nunca exerceu a profissão jurídica, dedicando-se integralmente à sua vocação filosófica. Inclusive, por conta da ausência de um diploma em filosofia, sua candidatura em 1950 à cátedra de professor de filosofia da USP foi impugnada, tornando-se um episódio bastante polêmico que até hoje divide opiniões. Obrigado pela pergunta!
@thiagodinizsantos7053 жыл бұрын
Olá! Estarei respondendo por aqui algumas perguntas feitas no chat que não puderam ser respondidas durante a live...
@thiagodinizsantos7053 жыл бұрын
Pergunta do Sergio Barbi Barbi: "Vocês conhecem outro livro publicado sobreo Vicente depois da obra do Pe.Crippa?" Olá @Sergio Barbi Barbi, obrigado pela pergunta! Infelizmente, após a obra do Adolpho Crippa não temos notícias de outro livro sobre o VFS (a não ser o meu). O que temos são muitos artigos, ensaios e alguns trabalhos acadêmicos. A nos basearmos na relação bibliográfica de "Estudos sobre Vicente Ferreira da Silva" (2010, p. 728-735) que o @Rodrigo Petronio coletou, não aparece outro livro além do "A Ideia de Cultura em Vicente Ferreira da Silva", do Crippa de 1984.
@thiagolaranjeirasradio3 жыл бұрын
Existe alguma pós graduação em filosofia brasileira? Alguém poderia me passar um contato ou e-mail?
@thiagodinizsantos7053 жыл бұрын
@Thiago Muniz, infelizmente não conheço nenhuma Pós nessa área para lhe indicar. Mas, não é de se admirar a falta de ofertas, o estudo sobre filosofia brasileira ainda está em crescimento.
@thiagolaranjeirasradio3 жыл бұрын
@@thiagodinizsantos705 obrigado pela resposta e parabéns pela pesquisa. Sou graduado em filosofia pela UERJ e, por conta própria, tenho estudado o pensamento/filosofia brasileiro(a). Nem na FAJE (do Margutti) existe? Por que não criar algo (ainda que lato sensu) EAD? O interesse pela área cresce a cada dia. Um grade abraço, Diniz.
@thiagodinizsantos1693 жыл бұрын
Ah sem dúvida @Thiago Muniz, mas acho que não tarda para aparecer iniciativas voltadas. Pelos menos, pra começo, minicursos já seriam interessantes. Obrigado pelas felicitações!