Рет қаралды 16,621
Comentando resenha de um dos mais importantes historiadores da URSS a respeito do livro de Losurdo sobre Stálin. O autor rapidamente se cansa de analisar um texto com deficiências tão elementares e delírios tão evidentes "Seria bom pararmos um pouco de desmontar as (facilmente desmontáveis) fantasias de Losurdo."
Link para a resenha de Jean-Jacques Marie: contrapoder.ne...
Link para a "resposta" de Domenico Lo"surdo": vermelho.org.b...
_____________________________________________________________________________
Vídeos sugeridos:
O STÁLIN de DOMENICO LOSURDO: manual de charlatanice EP #22
• O STÁLIN de DOMENICO L...
Respondendo comentários: O STÁLIN de LOSURDO EP #23
• Respondendo comentário...
STÁLIN: uma análise (des)equilibrada EP #19
• STÁLIN: uma análise (d...
Trecho do artigo:
A deportação das minorias étnicas… “uma falta de bom senso”!
Os argumentos de Losurdo se resumem, em geral, a um esquema simples: “Todos os Estados e todos os governos fazem o mesmo! O que há, assim, que reprovar em Stalin?” Nesse sentido, ele cita esse fragmento em que o Relatório Krushchev denuncia as deportações de algumas minorias étnicas em 1943-44 [...]
O Informe Krushchev enumera apenas cinco povos deportados, de um total de doze que sofreram esse destino e que Losurdo - que, de forma alguma reprova essa opinião seletiva - tomo o cuidado de não enumerar. Losurdo evoca em poucas palavras “o horror do castigo coletivo”. Porém, feita essa concessão humanitária a uma tragédia que viu perecer cerca de um quarto dos deportados - sobretudo velhos e crianças - durante o interminável deslocamento [...]
Na sequência, ele menciona a expulsão dos han do Tibete pelo ultrarreacionário Dalai Lama, que flertou por um momento com os nazistas; depois, também a reclusão em campos de todos os cidadãos estadunidenses de origem japonesa pelo presidente democrata Roosevelt, em 1942. Desse modo, o filósofo italiano conclui, de modo doce e tranquilo: “ainda que não estivesse distribuída equitativamente, a falta de ‘bom senso’ estava bem difundida entre os líderes políticos do século XX”. Pronto, tudo resolvido!
Assim, na pátria triunfante do socialismo (porque, para Losurdo, o socialismo de fato floresceu na URSS), que levou à cabo a unidade dos povos, é normal que se utilize os mesmos procedimentos que empregam os chefes dos países capitalistas, ou um obscurantista feudal, ou até mesmo o Czar Nicolau II. Este último, em 1915, em resposta à ofensiva alemã, fez deslocarem-se para o leste meio milhão de judeus, oficiosamente suspeitos de espionagem a favor dos alemães.
Mas a referência justificadora é pouco afortunada, pois, por mais bárbaro que tenha sido esse deslocamento, ele provocou muito menos mortes que o dos coreanos “soviéticos” em 1937 (na ausência de qualquer guerra), considerados coletivamente como espiões potenciais a cargo do Japão, e que haviam fugido do terror que o Japão desencadeava em seu país; ou então o dos tártaros da Crimeia, dos calmucos, dos chechenos e dos inguches, em 1944. Devemos ressaltar que a deportação desses dois últimos povos é uma das causas da tragédia que vive essa região há cerca de vinte anos. O legado de Stalin ainda faz correr sangue em nossos dias.
Losurdo utiliza o mesmo argumento quando faz referência ao Gulag, enumerando todos os horrores dos campos de concentração dos países coloniais.
_____________________________________________________________________________
SEJA MEMBRO e apoie o canal. Botão ADERIR acima ou:
/ @orientacaomarxista
Vídeo sobre ser membro do canal:
• Seja um apoiador do ca...
_____________________________________________________________________________
Siga as páginas do canal Orientação Marxista nas Redes Sociais
FACEBOOK: / orientação-marxista-11...
TWITTER: / orient_marxista
INSTAGRAM: / orient.marxista
_____________________________________________________________________________
Leia o blog Teoria e Revolução:
teoriaerevoluc...
_____________________________________________________________________________
O livro do autor desse canal (Marx e a História: das particularidades nacionais à universalidade da revolução socialista ) pode ser adquirido nos seguintes endereços:
editorasunderm...
www.estantevir...
#DomenicoLosurdo #URSS #Gulag