Eu fui professor durante 11 anos, lecionei na escola pública, privada e colégios militares, quando era militar. O "tipo" de aluno é o mesmo, o que diferencia é o investimento e a importância que dão à educação. Na escola pública, não se costuma esperar muito do estudante, então os pais, que costumam também não ter muito estudo, não têm expectativas altas, acham que o filho arrumar um subemprego após sair do Ensino Médio é o suficiente. Já na escola privada mais elitizada, os familiares investem nos filhos, daí a expectativa é mais alta, acredita-se que eles farão algum bacharelado típico: engenharia, medicina, odontologia. Já no colégio militar, espera-se a carreira militar ou universitária. Há diferenças entre alunos? Não há; a diferença é o investimento em torno dele. E dos professores? Também não há. É comum um professor lecionar em escola pública e escola privada. A diferença é de mentalidade. Mas em regra no Brasil acredita-se que a educação tem resultados imediatos, é relacionado ao ganho material e não ganho "espiritual" ou intelectual. Existe uma hipocrisia ou mentira muito grande em torno da educação e da pedagogia que é ensinada. A mentira e a hipocrisia é grande. Atualmente sou Policial Penal. Pelo menos no ambiente de presídio eu sei que a mentira é menor: sabemos que alí tem assassinos, estupradores e todo tipo de infrator. Serão soltos e a maioria volta pra cadeia. Na escola, por outro lado, há diferentes tipos de escola tendo em vista as camadas sociais, mas ainda se finge que ler Dostoiévski, Machado de Assis, Nietzsche, Schopenhauer e outros tem como objetivo tornar o aluno mais culto e com espírito crítico. As diferenças sociais estão intactas.
@slffeliciano7737 ай бұрын
A escola deveria motivar o aluno para saber ver o mundo, compreender e conseguir se mover, viver no mundo, e isso exige CONHECIMENTO, COMPETÊNCIA para realizar TRABALHOS, fazer ESCOLHAS, exercer a CIDADANIA.
@dbs5457 ай бұрын
Sem contar que o ensino público tem esse caráter "residual", em que abarca quem não tem condições de ir em escolas melhores. Projeto de sucateamento sempre presente!
@aloneinthelight77547 ай бұрын
Eu concordo muito, o corpo docente muitas vezes é bem qualificado. Os mesmo professores que saem da rede pública lecionam na rede privada. Só o aumento do salário não vai resolver o problema. Ademais não acho que nem a estrutura das escolas estejam tão atrasadas assim. Tudo bem que estou falando da capital mais rica da federação: São Paulo. Contudo essa mudança de mentalidade na sociedade deveria ser de todos e não só jogar essa responsabilidade toda em cima do professor. Não e tão simplista de só aumentar ao salário, embora concorde que se o professor não precisasse dar aula em 10 escolas assim como é nesses países no topo do PISA a aula poderia ser bem melhor.
@daltonagre7 ай бұрын
Criada pelo marxista Paulo Freire (1921- 1997) em 1989, a educação continuada que, proíbe a reprovação de alunos passou a dominar o ensino no Brasil. Como resultado da educação continuada, aqui no Ceará, é normal alunos com segundo grau que, não sabem ler. E depois disto vem, as universidades públicas; sempre cheias de tribunais raciais e as universidades particulares; sempre no esquema pagou-passou. Lembro que, nos tempos do governo Sarney, entre 1985 e 1990, um telefone fixo custava o preço de um bom carro usado. Milhares de pessoas viviam do aluguel de linhas telefônicas. Isto começou a melhorar quando, sob Fernando Collor, entre 1990 e 1992, se implementaram os primeiros telefones celulares, no Brasil. Melhorada sob Fernando Collor, a solução para a telefonia no Brasil, só veio sob FHCannabis, quando se privatizou a telefonia, no Brasil. Nos últimos trinta anos, até os pobres podem terem celulares. A lição que ficou é que, a telefonia estatal foi um desastre. Enquanto isto,a telefonia privatizada transformou para melhor, a vida de todos os brasileiros. Acima de tudo, os pobres passaram a terem telefones;algo impossível nos tempos da telefonia estatizada. Por que, não se faz na educação, aquilo que, já se fez, na telefonia? Ou seja, por que na educação, não se pode colocar a eficiência e os resultados, acima das fraudes ou ideologia?
@mamelucoestressado83644 ай бұрын
Identifiquei-me com parte do que vc falou! Caminhava meia hora com um copo de leite na barriga até a escola pública. Refeição mesmo, só depois de caminha mais meia hora de volta pra casa. Meus pais sempre falavam como a educação é importante e coisa e tal, mas me colocaram pra trabalhar quando tinha 14 anos, numa idade que a única coisa que poderia ser era subempregado com salário baixo. Prejudicou e muito minha educação, pois cá entre nós, estudar é um saco e você só receberá no futuro, se receber, enquanto que o trabalho você é imediatamente recompensado, ainda que mal, mas é melhor do que nada. Meus pais, se dessem mesmo valor a educação, ao invés de um subemprego, poderiam ter aproveitado que eu era muito estudioso e poderiam ter me incentivado a estudar pra concurso.. Levei tempo, mas consegui me fomar e contra meus pais me pus a estudar pra concurso público. Durante esse período fui tratado como lixo por ambos, seja pela sua própria ignorância, que apesar de falarem, nunca deram prestígio aos estudos em sua própria vida, seja porque me prejudicavam intencionalmente, pois não seguia suas cartilhas, para quem você só tem valor se estiver trabalhando, ainda que por um mísero salário. Fui abençoado por conseguir passar num concurso que na época pagava 40 salários, com apenas um ano de estudo, mas, meus pais nunca tendo pago um único centavo nas viagens que fiz pra fazer as provas ou em qualquer livro didático, quando sequer nunca me incentivaram, pelo contrário, fui obrigado a ouvir coisas: vai continuar mais um ano vagabundando. Enfim quando passei, foram os que mais comemoraram, as outras famílias vinham parabeniza-los - mais do que a mim - como se eles tivessem sido por algum momento responsáveis pelo meu sucesso e até se ofereceram para pagar minha viagem para o local da lotação do emprego. Foi a única vez que minha mãe disse que tinha orgulho de mim. Hoje me distanciei da família. Melhor sozinho do que mal acompanhado.
@andresouza97157 ай бұрын
O ponde simplificou uma frase aquilo que daria vários livros! Ou seja o Brasil investe no atraso! Infelizmente verdade nua e crua!
@pedrodejesus9667 ай бұрын
A frase é do Nelson Rodrigues
@diefjanson7 ай бұрын
Boa noite! Eu sou professor de Geografia da rede municipal de Dois Irmãos/RS. Ainda é uma cidade que vale a pena dar aula, o salário comparado a realidade brasileira é atrativo e a estrutura das escolas são muito boas. O que pais peca mesmo, é falta de interesse pelos país na educação. A maioria esmagadora delega a educação dos filhos para a escola. Isso é muito complicado.
@dbs5457 ай бұрын
Aqui em santa vitoria do palmar ocorre o mesmo em relação aos pais
@vergonhadeserbrasileiro23247 ай бұрын
O Pondé tocou num ponto neuvral do baixo desenvolvimento do país. A maior parte das pessoas viveu dando as costas para o futuro e algumas delas realmente enriqueceu. Como podem pessoas assim dar valor aos estudos. Vivi dentro de uma sociedade - e quando digo isso não estou apenas me referindo a família e sim a todos que nos cercam - que não tiveram estudo e embora dissessem o quão importante era o estudo, suas ações íam no sentido contrário. Sempre fui um bom estudante e nunca perdi um ano, mas meus pais me colocaram pra trabalhar aos 14 anos num sub emprego. Diziam que era pra ganhar experiência. O problema disso é que no trabalho, por mais insignificante que seja, você é recompensado imediatamente, ao passo que o estudo, além de muito chato, se algum dia você for recompensado, será no futuro. O estudo é um investimento. Quando assumi minha vida, parei de trabalhar e comecei a estudar para fazer concurso público. Durante um ano fui tratado como lixo pelos meus pais. Foi muito difícil, porque não tinha dinheiro pra comprar bons materiais, quem dirá pra fazer cursinho. Os resultados eram pífios. Quando voltei da viagem da última prova que fiz, tive que ouvir da minha mãe: “Vai continuar vagabundando por quanto tempo?”. Levou um ano, mas passei num concurso de Auditor Fiscal, exatamente nessa última viagem. Minha mãe, uma semana depois de me chamar de vagabundo, quando ficou sabendo de quanto seria meu salário, foi a primeira vez que disse que tinha orgulho de mim, meu pai até ofereceu para pagar a viagem, coisa que não fez nem para os materiais. Esses são meus pais. Nunca me incentivaram a estudar para concurso, eles me tinham como o mais burro da família. Meu salário do último emprego que meus pais conseguiram pra mim era de 4,5 salários mínimos, o salário que ganharia como Auditor: 40 salários mínimos. Depois disso chutei tudo que não prestava da minha vida, vivo sozinho, mas antes só do que mal acompanhado. Ainda hoje me cobram pelos estudos que nunca me deram.
@kyulchan54807 ай бұрын
Cara, minha história é bem parecida, só que ao invés de concurso era terminar a graduação. Já falaram a mesma coisa pra mim e a gente fica chateado e triste até. Eu não cheguei a ficar sozinho e me isolar, porque eu entendi que, quando eu fui pra universidade, entendi que não era rico e que meus pais não tinham a mentalidade de que aquilo iria virar alguma coisa muito boa, porque a gente é pobre, por mais que a gente nunca passou fome. Mas uma coisa que você me disse me fez pensar: sempre disseram que estudar era o melhor, mas fizeram o contrário. Abraço. Cuide-se
@vergonhadeserbrasileiro23247 ай бұрын
@@kyulchan5480 Valeu igualmente!
@MarthaRolfsen5 ай бұрын
Parabéns ao PONDÉ em expor o sistema caótico brasileiro.
@jeffersonmarques95333 күн бұрын
Conhecimento não nos traz felicidade. Conhecimento nos traz preparo para os desafios da vida.
@henriquesilveiragarutti52647 ай бұрын
Lembrei do livro 'Os Donos do Poder' do Raymundo Faoro. Nele ficou claro pra mim que o Brasil é uma enorme fazenda e nunca será nem Suiça, nem Venezuela, mas sempre esse país mediano, com pequenos vôos de galinha. O eterno país do futuro, que não vai chegar.
@tygoufaynanchal39037 ай бұрын
Não li esse livro, mas tenho interesse. Tem um livro que chama "Brasil - Colônia de Banqueiros" e explica que desde o Brasil Colônia somos governados por interesses banqueiros neste país.
@felipeantonio7777 ай бұрын
Nunca chegará. O problema do Brasil infelizmente está na mentalidade coletiva, que é péssima, não desenvolvimentista. Disse o professor de geopolítica: "somos um povo extremamente desunido e sem qualquer laço de pertencimento ao país. Somos 215 milhões de ilhas", onde cada um tenta sobreviver passando a perna em quem estiver na frente!
@diegoemgomes51134 ай бұрын
@@henriquesilveiragarutti5264 , interessantíssimo seu comentário. Lembrou-me um professor de geografia que dizia reiteradas vezes que "o Brasil um dia será uma grande potência" e até hoje nem sequer temos um vislumbre. Somente ideias, discursos e imaginários.
@ronniecortex49363 ай бұрын
Vdd. O que é inegável é a falta de valorização dos professores, principalmente na rede pública, bastando comparar objetivamente a remuneração de um professor com a de um parlamentar e de um membro do judiciário, que não prestam serviços mais relevantes e, ainda, fazem vistas grossas para os problemas da sociedade (dos presídios incluídos) para atenderem interesses particularistas financeiros. Sabemos que na sociedade existem "assassinos, estupradores e todo o tioo de infrator" , mas nem todos são punidos da mesma forma, ao contrário , certos tipos de crime contam, por certo, até como divisa para galgarem mais espaço nos Poderes da "cosa nostra", o país. 21-08-24, 09:04h
@Isaacpereiradesouza12347 ай бұрын
É o emburrecimento programado faz parte da arma do sistema
@adaiasmariano69767 ай бұрын
A Burrice é uma forma de Manipulação. É nela que nasce o Fanatismo.
@edersilveira80013 ай бұрын
Arrassou na interpretação do que é a interpretação do conhecimento, grande Pondé.
@andrec47317 ай бұрын
Excelente !!! Sociedade falhada! O Brasil é um País adiado!
@eduardogomez98097 ай бұрын
A grande parte das famílias brasileiras não dá a mínima importância para educação,fato
@marcioazevedo40807 ай бұрын
Há entre os jovens um completo desinteresse pela educação formal. A juventude brasileira não acredita na busca pelo conhecimento, pensam que tudo pode e deve ser resolvido com o famoso jeitinho. a busca pelo conhecimento
@LH2323219 күн бұрын
"Crianças e adolescentes", na verdade, porque jovens os adultos também são. A juventude não para na adolescência, ela continua na fase adulta e com idade mais velha, por exemplo acima de 30, só que de forma mais experiente e madura.
@jeorgerafael7 ай бұрын
Uma verdade
@vitoralves15637 ай бұрын
Tudo o que eu sempre pensei sobre o Brasil. E pior, é que as pessoas em sua maioria não querem melhorar!
@Souza-yg5xm7 ай бұрын
Se a gente assume que tem uma classe dominante ignorante, especialmente em relação ao investimento em um sistema público de educação qualificado, por si só isso significa o maior problema.
@ClaudiaSouza-g5c7 ай бұрын
ABSOLUTO!!!.....
@mauricio8704Ай бұрын
Também é a minha solução para parte do problem da educação no Brasil, dobrar ou triplicar o salário dos professores do ensino fundamental e médio.
@AnaMariaLouzada2 ай бұрын
Muito bom
@alexandrepimazzoni78472 ай бұрын
No quesito educação ainda somos "meio que bárbaros". Assim continuaremos até que a sociedade acorde e entenda que não se trata de coisa de rico ou de algo sem importância.
@user-JM19677 ай бұрын
O desenvolvimento de qualquer nação, vem das cidades do interior onde é produzida a riqueza. E o interior do Brasil é atrasado. É rico e subdesenvolvido. Triste sina de um país adiado..
@MarthaRolfsen5 ай бұрын
Bom dia!!Estou na Educação desde 1987,e vejo por experiência própria a decadência sócio e política que proveio de uma FALTA DE ENSINO PÚBLICO ADEQUADA. Parabéns ao DESGOVERNO QUE EMPURROU O BRASIL LADEIRA A BAIXO PARA O LODO EDUCACIONAL,OCASIONANDO PESSOAS E PROFISSIONAIS MEDÍOCRES!!! FALO ISSO COM PESAR...💔 O DESGOVERNO BRASILEIRO NAO É [A] NEM [B]...O QUE IMPERA É A CORRUPÇÃO,A GRANDE MÁQUINA IMPULSIONADORA E MANIPULADORA DE CIDADÃOS DE MASSA DE MANOBRA. ESSE FATO ,COM ABSOLUTAMENTE CERTEZA,FOI O INCRÍVEL E ASSERTIVO GOLPE DO DESGOVERNO. QUEM GERA E ORIENTA FUTUROS PROFISSIONAIS PERDEU-SE NO PROGRAMA DE PROGRESSÃO CONTINUADA...FATO LAMENTÁVEL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. PARABÉNS DESGOVERNO,CONSEGUIU DESTRUIR O BRASIL!!!!
@joaomarmorato3 ай бұрын
Eu imaginei uma estrutura de educação e sociedade em que todo Professor deva ter 02 profissões. Caso mais direto, um engenheiro trabalhar uma grade de 20 horas na Escola e o restante seria livre para sua profissão. Pensei que isso geraria atualização e aplicabilidade constante. Ideia bem pouco trabalhada. Superficial. Obrigado.
@yesbrasilandworld10647 ай бұрын
Difícil analisar os problemas da educação brasileira . Isso devido a educação do Brasil ser cheia de problemas , os quais vêm de décadas e décadas atrás .
@ronniecortex49363 ай бұрын
Vdd. O que é inegável é a falta de valorização dos professores, principalmente na rede pública, bastando comparar objetivamente a remuneração de um professor com a de um parlamentar e de um membro do judiciário, que não prestam serviços mais relevantes e, ainda, fazem vistas grossas para os problemas da sociedade (dos presídios incluídos) para atenderem interesses particularistas financeiros. Sabemos que na sociedade existem "assassinos, estupradores e todo o tioo de infrator" , mas nem todos são punidos da mesma forma, ao contrário , certos tipos de crime contam, por certo, até como divisa para galgarem mais espaço nos Poderes da "cosa nostra", o país. 21-08-24, 09:08h
@al.santos62647 ай бұрын
A ironia de uma TV chamada Cultura, mantida por recursos públicos, pagar para alguém como o Pondé dizer que o Brasil investe no atraso.
@rodrigopaz2857 ай бұрын
Amo ser autodidata.
@brunoalexsander6 күн бұрын
Alem do piso salarial bem mais alto, deveria haver um programa estruturado de avaliação e desenvolvimento continuo dos professores. Isso sim melhoraria o nivel do ensino. O grande problema é que isso nao interessa a classr politica que quer um eleitorado ignorante que venda seu voto por favores e migalhas.
@mamelucoestressado83647 ай бұрын
O Pondé, um piso de 10 mil na educação, além de quebrar o Brasil, num primeiro momento, não mudaria nada. Precisaríamos a atual geração de professores se aposentar, para só então haver competição, já que a maioria é concursado e tem estabilidade no emprego. Talvez se o aumento fosse escalonando, no futuro sim, melhoraria, mas aí teríamos que ver o que aconteceria primeiro: ou o Brasil quebrar ou a educação melhorar a ponto de valer a pena todo esse investimento.
@umdesconhecido0797 ай бұрын
Como se o Brasil não tivesse dinheiro pra pagar bons salários a esses profissionais.
@PerguntasdeCienciasTodoD-it1dx5 ай бұрын
Parceiro o Brasil gasta milhões com obras inúteis, parlamentares e etc. Você acha que aumentar o salário de professor vai quebrar o Brasil?
@mamelucoestressado83645 ай бұрын
@@PerguntasdeCienciasTodoD-it1dx Tenho certeza! Erros não servem para justificar outros erros.
@viniciusantonio19054 ай бұрын
Você tem que entender que o povo só trabalha onde a competição, se fosse esse o salário muita gente estaria se matando da virar professor, mas as pessoas sabem que se virar professor vai ser emprego garantido, pois sobra vagas hoje em dia
@mamelucoestressado83644 ай бұрын
@@viniciusantonio1905 Muito bem colocado! Eu já fiz diversos concursos para Auditores Federais e nenhum deles teve média por vaga inferior a média mais alta de qualquer curso superior. A grande questão é que a quantidade de Auditores frente a quantidade de professores é muito pequena, é por isso que disse que se o piso da educação subisse muito quebraria não só o país, mas os Estados e Municípios.
@jorgeaugusto81607 ай бұрын
Sobral e Teresina
@edilsonlima59857 ай бұрын
De que adianta e para que estudo como em SP se não tem empresas e empregos? Tanto faz estudar ou não só tem subempregos. Nem cabaré bom tem mais em SP.
@p.henrique70764 ай бұрын
falou tudo e acabou com uma frase de intolerância cultural, tá aí a educação... kkkkk
@yesbrasilandworld10647 ай бұрын
Com relação a escola particular e pública . Eu sou a favor das duas existirem . Porém , se no Brasil tivesse diminuição de impostos com consequente crescimento econômico , o salário do professor iria melhorar como todos os salários de outras profissões e sem ser para tentar acompanhar inflação . Ganho real e verdadeiro do salário . Haveria criação de novas escolas particulares e assim por diante ...
@claudiocesat3 күн бұрын
Eu me pergunto o indivíduo sozinho consegue escapar desse sistema e ter alguma alavancagem social e intelectual, fico pensando no nosso Machado de Assis que veio de origem pobre e mesmo assim atingiu um patamar incomomum para seus pareas.
@MusacheMusache6 ай бұрын
Esse aí é um legado da tragédia, adora a direita e reacionário de primeira.
@mocinhanositio13452 ай бұрын
Os Brasileiros Odeiam Estudar
@donizetidaniel90507 ай бұрын
Eu acho que no Brasil .o rico não misturar. Com o pobres. E os pobres. Não ve os ricos .como deveria ..frase ; uns da emprego outros pedem. Empregos...e por ai 🤝🤝
@gersonlmjАй бұрын
Sei não, mas.o Pondé, para mim, é um tipo que representa o atraso. Aquele atraso dissimulado de descolado.
@paulohenriquedeoliveira29797 ай бұрын
Total penssimismo; não consegue enxergar nada de bom, a TV Cultura no tempo do Castelo Ra tim Bum, por exemplo, investiu de forma positiva.
@marciovaibe6107 ай бұрын
Realmente....trazer Lula de volta ao poder foi o maior atraso da história do Brasil.
@edersoncassio45227 ай бұрын
"Enxerga mais cores" "Não gosto de carnaval" Convenceu o povo hahaha Eu curto o Pondé mas acho que aí faltou tato; nem todo mundo vai pegar. Eu responderia: "Porque com conhecimento você ganha mais dinheiro"
@cibelecarone3767 ай бұрын
CONCORDO COM PONDE. É DAÍ PRA PIOR. EDUCAÇÃO É TUDO. MAS DEVEMOS LEMBRAR QUE HÁ ANOS ATRÁS ELEGEMOS ( EU NÃO, NUNCA VOTEI NESSE HOMEM) PRA PRESIDENTE DA REPÚBLICA, UM SUJEITO QUE VEIO DO NADA E SÓ APRENDEU A LER E ESCREVER. SÓ FEZ O PRIMÁRIO. CRIOU O BOLSA FAMÍLIA VIROU HERÓI. DÁ UM DINHEIRINHO PRA POBRE E ESTÁ TUDO BEM.
@joaogabrielrodrigues17397 ай бұрын
Hahahahah. O Pondé nem falou o que você acha que ele está falando.
@eyeoftheseeker7 ай бұрын
Ah tá, entendi...você deve estar falando do presidente que mais investiu em Educação no Brasil.
@victorpetrarca24717 ай бұрын
Só um detalhe: ele não criou o bolsa família.
@adaiasmariano69767 ай бұрын
Pondé um grande Vagabundo Profissional
@victorpetrarca24717 ай бұрын
@@adaiasmariano6976 ele é professor universitário. Pelo seu comentário se tira o que o brasileiro médio acha de um professor. 👏👏👏
@marcosvc767 ай бұрын
Brasil é uma M---a.
@mariomagalhaes73377 ай бұрын
Pondé, o pessimista frustrado que não conseguiu passar em medicina
@renatos.k28837 ай бұрын
Quem entende de estatística sabe que provavelmente existe uma correlação forte entre o baixo desempenho do Brasil na educação com a ascenção da extrema direita e do bolsonarismo, dá até um gráfico de regressão linear.
@cinetologia8893 ай бұрын
Amigo, não sou bolsonarista e não gosto, particularmente, de nenhum político. Contudo, seu comentário falta um detalhe, a educação já é uma porcaria há mais de 30 anos. Dos tempos de FHC, passando por Lula e principalmente Dilma, os brasileiros emburreceram drasticamente, e se viu um aumento estatístico na votação dessas lideranças (no caso, de esquerda sócio democrata). A educação lixo gera imbecis úteis para ambos os lados, ou seja, se existem bolsonaristas porque a educação é um lixo, o mesmo vale para mais petistas ou quaisquer militantes não pensantes.
@GeraldoSantosgeh7 ай бұрын
Que pobre análise do Ponde sobre educação. Sabe nada, inocente.
@fernandofontenla84667 ай бұрын
Explica isso pra mim por favor!
@ShortHairLucas7 ай бұрын
Oi, Geraldo! Gostaria de entender quais são suas discordâncias com o que foi dito! Você pode explicar quais são os pontos a serem contestados? Ficarei no aguardo! Forte abraço!
@annessilva76397 ай бұрын
Como disse o Pondé Este, ou faz parte do sindicato ou é comissionado.
@adaiasmariano69767 ай бұрын
Pondé o grande Vagabundo
@lidiamaia43407 ай бұрын
Vai Geraldinho... conta pra gente o que SÓ você sabe. Venha nos "salvar" ...