Ensino superior para autistas [PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS]

  Рет қаралды 4,120

Luna ABA

Luna ABA

Күн бұрын

Пікірлер: 62
@mirleydamazio628
@mirleydamazio628 8 ай бұрын
Trabalho em grupo, apresentar trabalho, aulas práticas em grupo, isso é um terror para quem tem autismo.
@nilsonsilva3508
@nilsonsilva3508 5 ай бұрын
Concordo foi um terror, vontade de desistir a cada trabalho
@patricianicolau1728
@patricianicolau1728 8 ай бұрын
Eu larguei duas faculdades, por não conseguir estar em um ambiente social desse porte. Hoje, após o diagnóstico e após os 40 anos, faço faculdade EAD. Minha filha, diferente de mim, já com diagnóstico mesmo que tardio, irá ingressar no início do mês na universidade federal de Santa Catarina, no curso de cinema. Que Deus a proteja.
@clevoclevo
@clevoclevo 4 ай бұрын
Como ela se saiu no primeiro semestre, três meses depois???
@naunsei
@naunsei 8 ай бұрын
Dinâmicas de grupo, rodas de debates... Eu só queria ter aulas convencionais rs
@preta_show
@preta_show 7 ай бұрын
Tenho pavor de dinâmicas de grupo 🤭🤭🤭🤭
@pensamentoalive
@pensamentoalive 7 ай бұрын
É verdade...
@priscilafonsecanascimento8132
@priscilafonsecanascimento8132 8 ай бұрын
Sou autista mas tecnologia não é comigo, mas eu amo a ciência, estudar como o corpo humano funciona. Sou farmacêutica e perdi as contas das vezes que chorei em sala de aula pelo amor no assunto. Tinha muita estafa na faculdade, mas por amar o que escolhi, sempre lutei contra meus limites, sou muito persistente.
@ameicosmeticosbrasil8205
@ameicosmeticosbrasil8205 7 ай бұрын
dois kjjjkkkk mds é muito difícil mas graças a Deus ele vem dando benção só temos que agradecer, deveriam ter mais suporte e cotas para pcds pois muito concurso e vestibulares é só uma ou duas vagas.
@oilusionistaxd
@oilusionistaxd 4 ай бұрын
@@priscilafonsecanascimento8132 de onde vc é?
@maludurr2204
@maludurr2204 8 ай бұрын
Parabéns 👏🏻 Luna por abordar esse contexto. Precisamos trabalhar pra uma sociedade inclusiva e o direito de educação de qualidade pra todos . Gratidão 🙏🏻
@erikamorais9897
@erikamorais9897 8 ай бұрын
No meu caso sempre foi a exposição e interação social. Exposição diante de seminários e grupos, nunca me senti confortável, sempre evitava falar, me colocar pq tinha dificuldade na comunicação social.mesmo em saber o que falar e em que momento, passava mal, suava, tremia, faltava no dia. Sempre fui visual e só entendia a aula escrevendo o que o professor dizia e com caneta colorida para eu revisar depois. Se era aula com slides era mais fácil compreender, mas verbalmente sempre foi mais difícil acompanhar, então, copiava todas as falas. Fiz muito masking, exaustivo, mas aprendi muito com uma amiga e "copiava" sempre o que ela fazia e ia aprendendo desse jeito. Eu literalmente escrevia na prova o que eu lia nos cadernos e tinha que ser sempre de forma rígida e nunca conseguia ser "espontanea" nas minhas colocações. Mas consegui concluir com a minha maneira mesmo de ser, com todos os desafios diários 🤷‍♀️
@RodrigoFreitas-vt9mw
@RodrigoFreitas-vt9mw 7 ай бұрын
Sou autista estou na minha quinta graduação, duas eu fiz presencialmente, duas no formato ead e uma estou cursando de forma híbrida, a graduação presencial é como uma tortura para mim, me falta energia para ficar horas ouvindo uma pessoa falando e de ter que conviver com a irresponsabilidade dos alunos... Eu tive muito mais dificuldade no mestrado, era tudo muito aberto, sem parâmetros algum, necessitava que eu fosse proativo para me achegar às pessoas com finalidade de escrever artigos e fora que eu tinha que dar aulas de temas novos que eu não tinha tanta familiaridade em um curto tempo de preparo das aulas. O orientador não ajudava o quanto eu precisava, era como se eu já tivesse que saber muitas coisas a respeito de pesquisa , metodologias, tendo que apresentar a ele tudo pronto. Infelizmente eu precisei parar, pois eu fui me enclausurando cada vez mais, não consegui me colocar como deveria. Hoje eu pretendo voltar para o mestrado com a consciência de tudo que ocorrerá.
@fael2364
@fael2364 8 ай бұрын
Fiquei por 5 anos tentando passar em medicina, fiz ENEM 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023 e finalmente agora consegui entrar na faculdade de Medicina. As aulas começam no próximo dia 04 e confesso que estou com bastante medo de como vai ser, principalmente pelas quebras na rotina
@amandaferrareli2632
@amandaferrareli2632 7 ай бұрын
Eu tive muita sorte de que no meu curso apenas 9 pessoas das 45 do primeiro semestre... ficaram para o curso. Muitos repetiram na cadeira de inglês... outros na de latim... outros por questões financeiras... enfim. Quando todos estavam presentes éramos 9. Mas com frequência em dias frios de tempestade éramos apenas 3. Foi a minha qualidade de vida no ensino superior. Isso e o fato dos meus colegas serem já centrados e nós conseguimos ter uma boa amizade durante aquela época. E eu era completamente viciada em idiomas. Também por questão do nosso campus estar fechando... a maior parte das cadeiras era dada pelos mesmos 2 professores... ou seja... era bem parecida as aulas tirando o conteúdo diferente. Eles também entregavam na primeira aula o cronograma de aulas e conteúdos do semestre inteiro. Eu amavaaaaaaaaa aquela organização e previsão. Eu conseguia até ler previamente algo. ❤❤❤ Eu era a mascote gênio dos meus colegas. Ninguém nem eu imaginávamos que eu era autista... mas eles já percebiam que eu era extremamente ingênua e me protegiam bastante. Com eles eu conseguia falar porque meu hiperfoco era o curso. E minhas habilidades de sempre aprender antes e mais rápido os conteúdos também fazia com que me respeitassem muito. Foi a melhor fase escolar da minha vida.
@Gabriela.Lamira
@Gabriela.Lamira 7 ай бұрын
Que gostoso seu relato ❤ Eu também amo idiomas mas entrei na área de TI
@user-nn8kp6md7ol
@user-nn8kp6md7ol 7 ай бұрын
Na maioria dos casos não vale a pena, além da maioria dos cursos serem inúteis, o autista tem uma grande desvantagem no aprendizado, então não vai conseguir competir. E boa parte dos empregos tem como requisito habilidades sociais, outro problema para um autista que não vai conseguir fazer networking na faculdade.
@julianaslv2604
@julianaslv2604 8 ай бұрын
Exatamente isso, quando estava na faculdade, eu ainda não tinha diagnóstico e laudo, mas era prejudicada de todos os lados. Só consegui o diagnóstico de TEA nível 1 na idade adulta e, mesmo assim, no trabalho e na família, a invalidação é constante. Complicadíssimo ter uma deficiência invisível numa sociedade de gente maliciosa, levamos críticas de todos os lados. Não tive nenhum apoio familiar, inclusive com abandono paterno e todos os problemas de pobreza, tendo que me virar no meio de gente maldosa, sendo agredida de vários lados por gente mesquinha e exausta da hipocrisia "neurotípica" e sua burocracia sem fim em um mundo injusto que não foi feito para nós. Os neurotípicos costumam exigir dos outros a perfeição que eles mesmos não têm, costumando ser bastante egoístas, hipócritas e maldosos.
@leonardogomes7165
@leonardogomes7165 6 ай бұрын
Determinação 🙏🙏🙏💙
@hugobagano3558
@hugobagano3558 8 ай бұрын
Fui aprovado pelo SISU para estudar na UFMG, na terça tive que fazer um procedimento presencial de verificação e validação da condição. Foi uma entrevista que durou em torno de 45 min, com perguntas sobre minhas vida e dificuldades. Tive que me mudar de estado, sozinho, para morar com pessoas que nem conheço e nunca vi na vida, ficava com esse receio sobre falar que sou autista, já que as pessoas têm o conhecimento mínimo (só conhecem a palavra "autismo" e têm uma concepção errada sobre o tema). Esse vídeo me representou perfeitamente e parte da minha entrevista pode-se dizer que está nele. Ambiente novo é sempre terrível e eu ainda nem fui em todos os lugares que pretendia ir para já me acostumar justamente por ser novo e eu não ter noção de como seria, então evitei. Pegar ônibus também vai ser terrível. Mas, como dito no vídeo, somos resilientes também. Vai dar tudo certo.
@jessicasantana9299
@jessicasantana9299 8 ай бұрын
Sou autista nível 1 com TDAH, fiz faculdade de biologia (um dos meus hiperfocos), especialização em educação ambiental, e trabalho como professora de ciências
@MarianaMM26
@MarianaMM26 8 ай бұрын
Tenho o diagnóstico de autismo e AHSD, fiz a primeira graduação, em Engenharia Civil, sem saber dessas minhas especificidades. Agora estou na segunda graduação, em Medicina, e está sendo mais tranquilo.
@neisarauth1480
@neisarauth1480 8 ай бұрын
@MarianaMM26 Poderia me passar o seu contato. Gostaria de saber sobre sua vivência em uma Universidade no curso de graduação de medicina.
@david1r200
@david1r200 4 ай бұрын
Estudo na PUC, cada semestre é uma dinâmica diferente de aula. Estou vendo com eles sobre adaptações.
@Murillo.Carvalho
@Murillo.Carvalho 8 ай бұрын
Realmente o que mais me atrapalhou foi a falta de previsibilidade, principalmente quando fiz intercambio durante 1 ano em outro país. Tenho muito problema também com a gestão do tempo e com a concentração em temas que não tenho interesse. Enquanto em algumas matérias viro um especialista indo muito mais do que o necessário, em outras parece uma tortura aprender apenas o básico necessário para ser aprovado. 28 anos, uma graduação e 1 especialização Em breve iniciarei a 2º especialização ou um mestrado
@pensamentoalive
@pensamentoalive 7 ай бұрын
Vídeo muito interessante! Valeu!
@leonardogomes7165
@leonardogomes7165 6 ай бұрын
Sofri muito com isso Diffficilll 🌻 😢💙
@LNVACVAC
@LNVACVAC 8 ай бұрын
Principais barreiras: Professores que não sabem o fundamental de cada cadeira/matéria. Professores que priorizam politicagem sobre fatos. Professores que impõem tarefas, trabalhos e provas em grupo. Professores que não seguem os programas das disciplinas. Imposição de ir para sala de aula, pegando onibus e perdendo tempo em disciplinas que poderiam ser estudadas online ou por livros. Falta de impessoalidade e respeito a intimidade dos alunos autistas. Demandas excessivas de exposição, em especial exposição moral e política. Discriminação e perseguição intencional contra os autistas, incluso pelos psicopedagogos que deveriam prover a acessibilidade com os professores.
@evesurya8685
@evesurya8685 7 ай бұрын
Fui diagnosticada recentemente, com 36 anos. Sempre tive muita dificuldade com interação social e prazos (ficava sempre pra última hora, com um nível de stress absurdo e acompanhado de muitas crises). Acho que atualmente no Brasil, a maior dificuldade no ensino superior é o sub diagnóstico. Muitas pessoas devem fazer parte do espectro e não sabem, apenas são os 'esquistos e antissociais' das turmas... Acho que isso dificulta bastante a educação por conta de acabar não havendo um direcionamento e apoio pra isso. E como vc mesmo disse, no ensino superior a preparação pedagógica é quase ausente entre os docentes, assim como o olhar clínico pra identificação dessas dificuldades dos indivíduos da turma...
@alexandremoraes-dopaminand756
@alexandremoraes-dopaminand756 8 ай бұрын
Apesar de ter diagnóstico de altas habilidades e ter feito um curso que eu amava, eu não consegui me formar. Acredito que seja mais devido ao TDAH do que ao TEA. O pior é que o mercado não tem métodos eficazes de avaliar competências. Aí o que acontece é que mesmo que você tenha todas as habilidades necessárias pra determinada vaga, ou talvez até ultrapasse as expectativas, você não pode assumir por falta de diploma. O pior é que pode ser qualquer diploma, ou seja, uma pessoa formada em educação física tem mais chances de assumir uma vaga administrativa do que eu, que já tenho anos de experiência 😢
@WiniciusHoffmann
@WiniciusHoffmann 8 ай бұрын
Em qual área era o curso? Somente por curiosidade.
@alexandremoraes-dopaminand756
@alexandremoraes-dopaminand756 8 ай бұрын
@@WiniciusHoffmann Na área de TI
@WiniciusHoffmann
@WiniciusHoffmann 8 ай бұрын
​​​​​@@alexandremoraes-dopaminand756 Se for do seu interesse, existe uma organização social chamada Specialisterne, que dedica-se à promover a inclusão profissional de pessoas neurodiversas no setor empresarial, oferecendo oportunidades de trabalho e carreira, principalmente, em áreas como: T.I. e Administração.
@WiniciusHoffmann
@WiniciusHoffmann 8 ай бұрын
​​​@@alexandremoraes-dopaminand756 Se for do seu interesse, existe uma organização social chamada Specialisterne, que dedica-se à promover a inclusão profissional de pessoas neurodiversas no setor empresarial, oferecendo oportunidades de trabalho e carreira, principalmente, em áreas como: T.I. e Administração. (Esse comentário não está aparecendo).
@WiniciusHoffmann
@WiniciusHoffmann 8 ай бұрын
Se for do seu interesse, existe uma organização social chamada Specialisterne, que dedica-se à promover a inclusão profissional de pessoas neurodiversas no setor empresarial, oferecendo oportunidades de trabalho e carreira, principalmente, em áreas como: T.I. e Administração.
@joselisstahlschmidt3803
@joselisstahlschmidt3803 5 ай бұрын
Meu filho de 17 anos autista leve a moderado passa o dia no quarto e não conseguimos fazer ele ir a uma faculdade presencial ! Terminou o ensino médio também em casa ! Então está no curso ead mas não está gostando e não quer estudar pois não gosta de ler ! para ele estudar ou não tanto faz ! Nem pensa no futuro !
@eurutecleide
@eurutecleide Ай бұрын
🖤
@franprarod
@franprarod 8 ай бұрын
Comecei esta semana uma pós-graduação. Será minha segunda tentativa: abandonei uma no primeiro semestre sete anos atrás, além de outras duas faculdades.
@toemcena9623
@toemcena9623 7 ай бұрын
Eu me identifiquei muito com o que foi falado
@sandraschweickardthermes8872
@sandraschweickardthermes8872 8 ай бұрын
Bom dia! Minha filha começou o ensino médio essa semana, foi três dias na escola e está exausta já, fiquei sabendo que a escola conta com professora de AEE, essa semana vou procurar ela, minha filha tem 14 anos é autista e também AH/SD, mas como ela entende muito a questão direta e não lê por entrelinhas, vai ser um grande desafio pra ela o ensino médio, as coisas tem que ser bem explicadas e não sei se ela terá isso no ensino médio.
@sandramoraes560
@sandramoraes560 8 ай бұрын
Muito bom o tema. Esclareceu algumas indagações
@MarciaAguiart
@MarciaAguiart 8 ай бұрын
Essa dúvida sobre falar, ou não, e arriscar viver sob pré conceitos e invalidação é diária
@WiniciusHoffmann
@WiniciusHoffmann 8 ай бұрын
E vai passar a vida toda, escondendo-se e mascarando-se, a, verdadeira identidade neurológica? Tem vergonha de ser autista? Acha-se INFERIOR aos NEUROTÍPICOS? Alguns NEURODIVERGENTES (pet de neurotípico) , são um desserviço pra nossa comunidade.
@WiniciusHoffmann
@WiniciusHoffmann 8 ай бұрын
E vai passar a vida toda, escondendo-se e mascarando-se, a, verdadeira identidade neurológica? Tem vergonha de ser autista? Acha-se INFERIOR aos NEUROTÍPICOS? Alguns NEURODIVERGENTES (pet de neurotípico) , são um desserviço pra nossa comunidade.
@WiniciusHoffmann
@WiniciusHoffmann 8 ай бұрын
E vai passar a vida toda, escondendo-se e mascarando-se, a, verdadeira identidade neurológica? Tem vergonha de ser autista? Acha-se INFERIOR aos NEUROTÍPICOS? Alguns NEURODIVERGENTES (pet de neurotípico) , são um desserviço pra nossa comunidade. ♾
@Vinícius_Fabrício
@Vinícius_Fabrício 8 ай бұрын
Excelente Vídeo! : )
@yurigeraldo5604
@yurigeraldo5604 8 ай бұрын
E o contexto do ingresso e da inserção do autista no nível superior por meio das cotas/ações afirmativas? Acho bastante importante
@lunaaba
@lunaaba 8 ай бұрын
Esse tema eu desconheço literatura sobre.
@LNVACVAC
@LNVACVAC 6 ай бұрын
Só faz de conta. Na federal tem de ser aluno de escola publica e pelo Prouni até quem já é professor tem prioridade sobre o deficiente.
@yurigeraldo5604
@yurigeraldo5604 5 ай бұрын
@@LNVACVAC Um desrespeito e uma injustiça. na prática, deficientes, especialmente autistas, estão concorrendo com pessoas que não estão em igualdade de oportunidades
@thisispuzzle
@thisispuzzle Ай бұрын
Aqueles que tem autismo ou Asperger são todos inteligentes no nivel 1? Eu estou em processo, mas vejo as pessoas falando sobre que consegue fazer aquilo e isso, eu nao consigo nem terminar e me alfabetizei em casa sozinha tentando ser melhor ja q eu tinha sofrido bullying
@lunaaba
@lunaaba Ай бұрын
Depende muito. Entre os autistas, 33% tem Deficiência Intelectual, 25% tem redução cognitiva e 45% tem inteligência preservada.
@VerennaSantos-be7us
@VerennaSantos-be7us 8 ай бұрын
Boa noite dr
@LiaGiannechini
@LiaGiannechini 8 ай бұрын
Lucelmo, todos os autistas tem essa capacidade de entender o que é importante pra vida, como o diploma, ou quando estão no nível 2, aí perde essa condição?
@lunaaba
@lunaaba 8 ай бұрын
Depende,isso varia muito!
@alessandrapereiradesouza6234
@alessandrapereiradesouza6234 8 ай бұрын
@camilamoura6422
@camilamoura6422 3 ай бұрын
onde encontro os artigos citados ??
@lunaaba
@lunaaba 3 ай бұрын
Está na descrição do vídeo a revisão sistemática base do vídeo.
@VerennaSantos-be7us
@VerennaSantos-be7us 8 ай бұрын
Comone a faculdade
Autismo Nível 1: sinais e sintomas principais [DSM 5 TR]
16:15
Distância entre a teoria e prática da educação inclusiva
17:41
Yay, My Dad Is a Vending Machine! 🛍️😆 #funny #prank #comedy
00:17
When mom gets home, but you're in rollerblades.
00:40
Daniel LaBelle
Рет қаралды 66 МЛН
O SEGREDO PARA ACALMAR UM AUTISTA. TÉCNICA INCRÍVEL PARA AUTISMO E TEA.
18:49
Prof. Tatiane Anzini - Turma da Tia Tati
Рет қаралды 647 М.
Diagnóstico tardio: o que muda para quem tem autismo?
58:47
Terra Brasil
Рет қаралды 31 М.
Insegurança com filho autista na escola, o que fazer?
12:37
Luna ABA
Рет қаралды 4,3 М.
Autismo em mulheres - 10 traços autísticos pouco óbvios
18:52
Lygia Pereira - Autismo Feminino
Рет қаралды 372 М.
Como a pessoa INTROVERTIDA pode trabalhar a sua COMUNICAÇÃO!
14:52
TOD: dicas práticas para ajudar crianças desafiadoras
13:36
Mayra Gaiato | Desenvolvimento Infantil e Autismo
Рет қаралды 585 М.