Aspectos importantes para aprovação ou reprovação. 1. Contexto escolar; 2. Convivência com a turma; 3. Próximos docentes; 4. Idade; 5. Considerar outros tipos de aprendizagens; 6. Se reprovado o que ele poderá aprender no que não aprendeu no ano corrente? 7. Desempenho acadêmico (muito relativo, pois existe vários tipos de conhecimentos/saberes).
@SenhorInteligenciaArtificial2 жыл бұрын
Cada caso é um caso. Mas um dos critérios para aprovação ou retenção é, se isso acontecer ele vai alcançar uma evolução que não conseguiu no ano atual? Ele conseguiu adquirir conhecimentos essenciais para a vida dele? (nem sempre o conhecimento é necessariamente acadêmico).
@leticiarosindo66932 жыл бұрын
Eu consegui reter meu filho 01 ano a mais no ensino infantil somente após entrar na justiça, para o caso do meu filho valeu muito a pena para seu desenvolvimento.
@AnaCristina-ob3ni Жыл бұрын
Minha filha não suporta ficar na escola não tem interação social nenhuma por causa dos vários bullying que já sofreu 😢isto acabou com ela ela é autista é verbal ,mais teve tantos problemas na escola que eles me deram o direito dela fazer as atividades em casa ela tem 15 anos está no primeiro ano,ela não interage e o humor é muito ocila demais é agressiva e além do autismo tem outros transtornos faz uso de estabilizador de humor, antipsicótico e antidepressivo
@tatianawambier50682 жыл бұрын
E quando a criança não tem um laudo ou diagnóstico formal mas, claramente, não consegue acompanhar a turma? É a situação mais comum no Brasil…
@patriciaaraujo6424 Жыл бұрын
Tenho a mesma dúvida
@Emiliaoliveira3097 Жыл бұрын
Tenho a mesma dúvida
@ladislau. Жыл бұрын
Tenho a mesma dúvida.
@giseledutra2568 Жыл бұрын
Dependendo da idade/ Agrupamento aos 18 minutos ele fala sobre, acho que pode te ajudar
@rafaeladamasceno9344 Жыл бұрын
A melhor coisa que aconteceu pro meu filho for ter voltado dois anos na escola, assim conseguiu acompanhar a turma de acordo com a sua idade mental e não física.
@evaniademelo86104 ай бұрын
Olá Rafaela, como vc fez essa retenção? Os trâmites.
@cintiapimenta45792 жыл бұрын
Meu filho de 11 anos e muito inteligente. .mas a escola nao sabe tirar dele o seu melhor. Textos muito com linguagem rebuscada, ele é literal, eu tenho que adaptar, sendo q esse papel deveria ser da escola.
@ritadecassiapauladesousara58842 жыл бұрын
Parabéns pelo esclarecimento,aposentei na Educação Especial e atualmente coordeno Núcleo de Atendimento Educacional Especializado e estou em discussão com secretário de educação e coordenador pedagógico essas questões que aproveitarei sua live para reunião de encerramento do período letivo com diretores e supervisores escolares.Gostaria de dar como sugestão o prosseguimento das orientações legais como flexibilização ,adaptação curricular, terminalidade específica na prática diária da escola etc. Realmente o seu papel dentro da educação inclusiva é importante por fornecer-nós embasamento teórico e legal para operacionalização e discussão de uma proposta pedagógica coerente e realista Aguardo outras lives dando continuidade para ampliar nossos conhecimentos.Sou ex aluna Cbi of Miami
@claudiarebecarhadassa8831 Жыл бұрын
Posso retirar uma fala do seu texto para fazer uma citação na PL que estou escrevendo?? Me chama em off por favor. Quero citar os nomes .
@glauciamarques67882 жыл бұрын
Parabéns pelos esclarecimentos. É muito angustiante viver isso na prática.
@mariliaferreira9456 Жыл бұрын
Compreendo que a questão da reprova deve ser pensada em prol do aluno, pois se está ocorrendo aprendizado, se ele tem um professor de apoio especializado para ele, se há material adequado, é sim benéfico reprovar. Por outro lado, se a escola não tem o profissional adequado, o currículo, etc não é culpa do aluno ser retido, porém a retenção não é punição, mas se não for alinhada ao desenvolvimento e aprendizagem não tem porque reter o aluno. As metodologias e condições serão as mesmas.
@amandamanha50172 жыл бұрын
Nenhum desses documentos tiveram valor quando pedi para o núcleo de educação me orientar em relação a uma criança autista que necessita ficar mais um ano no infantil inclusive a pedido da mãe, porém fui informada que não existe base legal pra isso, é progressão automática para todos!
@marciaguimaraes48182 жыл бұрын
Que espetáculo de vídeo Precisava desse vídeo pra mostrar nas escolas pois aqui as guias escolas fazem isso: A ele é tranquilo , vai se adaptar e vai conseguir. Não sabem desenvolver PEI QUEREM COLOCAR A CRIANÇA Totalmente NAO alfabetizada, nao sabendo somar 1+1 no quinto ano. É triste essa nossa realidade Sou Márcia de aracaju
@elianeespiritosanto6592 жыл бұрын
Oi Márcia também sou de Aracaju vivo o mesmo dilema infelizmente, podemos manter contato?
@anamariavieira55812 жыл бұрын
Bem esclarecedor!!!! Estou passando por isso pela primeira vez na vida. Recentemente minha filha de 14 anos diagnosticada com autismo leve.
@anamariavieira55812 жыл бұрын
Os dois anos atrás eram on LINE então estudava com ela em casa. E nesse ano a ida para a escola está sendo bem desafiadora.
@joicesantana49632 жыл бұрын
Como era os comportamento dela bebê?tinha alguma coisa q hj vc vê q na época já mostrava autismo e vc não sabia?
@JustMe-tc6xc2 жыл бұрын
Pense em tudo isso pra uma adolescente com dupla excepcionalidade : autismo leve e superdotacao!!! Um dilema, considerando o pouco preparo e desinteresse das escolas...
@artesdalua2 жыл бұрын
Sua filha escreve na escola? Meu filho tbm é autista leve e tem TOD q pra mim é o pior. Ele diz que não precisa estudar porque aquele assunto não interessa pra ele, vai fazer o primeiro ano do ensino médio, mais só foi passando de ano na pandemia e não sabe de quase nada. O negócio dele é tecnologia.
@claudiacortes70202 жыл бұрын
Sua análise está perfeita! Eu penso exatamente assim.
@claudiacortes70202 жыл бұрын
A flexibilidade é fundamental para a inclusão!
@roseneidesouzabarrosodasil29210 ай бұрын
Muito boa a explicação, mas empacamos na questão. O aluno não desenvolveu o minimo necessário, mas está com a distorção idade/série, ou seja, tem idade cronológica, mas nao está alfabetizado. O quê fazer com esse aluno? Progredir sem nenhum encaminhamento? Ele vai pra onde? Sem politica pública que direcione o que fazer fica dificil.
@alinegabrieledebrito6147 Жыл бұрын
Estou tentando com que meu filho fique retido mais . A escola disse que ele vai passar pro 6 ano . Não querem ajudar em nada.
@normasantos536310 ай бұрын
Uau, nunca ouvir uma discussão sobre este tema com tanta propriedade, faz total sentido. Obrigada professor!
@lunaaba10 ай бұрын
Obrigado
@iracemacosta716714 күн бұрын
Que incrível!
@drykacoordenadora59452 жыл бұрын
Nossa, eu canso de falar sobre a temporalidade estendida, claro que aprendi este termo agora, pois usava a retenção, mas o próprio setor técnico de apoio a inclusão proíbe a retenção ☹️
@fernandaferreira7462 жыл бұрын
Tudo o que eu precisava ouvir. Em virtude da pandemia muitos alunos ficaram prejudicados por não ter tido o devido acompanhamento em casa. Nesse caso tem alguma portaria ou documento que impeça ao professor reter esses alunos, ou seja, repetir uma série para concretizar o aprendizado e não virar uma bola de neve?
@edivaniaedi7599Ай бұрын
Que aula!Obrigada
@nadirlima38072 жыл бұрын
Pararabéns e muito obrigada, Lucelmo!
@janainafirmino-politicaeci81852 жыл бұрын
Realmente não temos documentos que norteiem as questões relacionadas a retenção escolar.
@emilytenorio6604 Жыл бұрын
Meu filho é autista, ele tem 6 anos e está no último ano da educação infantil em uma escola municipal, ele está com a mesma professora desde o ano passado, ele ja sabe ler e escrever e fazer algumas continhas basicas de matemática e relaciona bem com a turma, quando eu inscrevi ele pra educação infantil, ele foi selecionado em duas escolas, porem eu escolhi a escola que ele está justamente por ter tbm o ensino fundamental, assim ele ja fica direto não precisa trocar se escola, acho que fiz uma boa escolha, ele se adaptou bem e adora a escola.
@paula_piero1172 жыл бұрын
Muito obrigada por este e por todos os outros conteúdos disponibilizados no canal.
@elianagamarra89082 ай бұрын
Eu tenho dúvidas sobre se "segurar" um aluno vai dar condições de "estar apto" para o Fundamental. Corre-se o risco, como já aconteceu, de termos crianças com 8 anos na Educação Infantil.
@ceicedamatta36452 жыл бұрын
Tenho um neto com 8 anos que tem atraso cognitivo severo , ela está no 2 segundo ano tem uma uma professora exclusiva para ele , mas ele não acompanha a turma nas atividades, na escola disseram que não podem rete-lo na mesma série, agora que ele consegue falar algumas frases .
@cybellearaujoo2 жыл бұрын
Na escola onde trabalho realmente não pode reter o aluno. Nem mesmo os que não são pcd mas que nem sabem ler. A pandemia então piorou tudo.
@kateannemarynho91712 жыл бұрын
Você pode enviar o pdf dessas leis obrigada
@fernandacovatti10822 жыл бұрын
Minha filha é especial, é cadeirante ♿️, possue limitações físicas e cognitiva. Hoje ela está com 16 e está no ensino médio no 8⁰ ano. Tenho certeza que seria muito positivo ela se manter mais tempo nesse período.
@camisamurocas91816 ай бұрын
8 ano é ensino fundamental
@claudiacortes70202 жыл бұрын
Muitas situações são exclusivas, inclusive esse caso.
@silviapaula38082 жыл бұрын
Vídeo show!
@thaisaromero54702 жыл бұрын
Excelente explicação! Obrigada!
@letriciaaraujorodrigues83792 жыл бұрын
Gratidão.
@marciacamargo37302 жыл бұрын
Que vídeo maravilhoso e instrutivo. Obrigada!
@kellycolenghi Жыл бұрын
Olá, gostaria de saber se a escola particular pode expulsar uma criança autista por nau comportamento? E se não? Qual é a lei? Pode dar advertencia?
@lourdesmariacavalcante2451 Жыл бұрын
Meu filho tem. DI. ,. Não aceita frequentar a escola diariamente, existe alguma lei que desobrigue sua frequência diária? Ele pode frequentar apenas. 3 dias por semana ?
@julianafernandes8561 Жыл бұрын
Conseguiu alguma resposta?
@dalilahaljabar Жыл бұрын
Oi, Professor! Adorando seus vídeos!
@Boris.Becker.2 жыл бұрын
Excelente video professor
@thayamonafreitas5874 Жыл бұрын
Eu tenho um sobrinho autista que não queria passar porque não achava que tinha conseguido áprender o conteúdo daquele ano letivo,e então a escola disse para minha irmã que não podia reprovalo por ser especial,sera que eles ganham algum benefício cada criança que passa de ano.
@priscillakellylemes43182 жыл бұрын
Pior é a troca de professor todos os anos pq nunca a Prof...permanece na mesma escola isso a cada ano se perde o desenvolvimento do aluno,por isso que a maioria não avança troca de Prof escola o aluno perde a referência....infelizmente isso é secar gelo ano a ano por isso alunos público alvo da Educação Especial não avançam a maioria....uma pena isso tem q mudar.
@trpbrasilp4329 Жыл бұрын
a troca ocorre pq não há criterios. A Sec. de Educação deveria estar atenta. Se uma classe ja trocou de professor, como liberar uma licença maternidade dali ha alguns meses para a mesma turma? Ou ainda um professor faz concurso em outro Municipio, sai para preencher a vaga e a turma fica novamente sem professor? Mas esta é uma realidade brasileira, onde os concursos tem datas aleatórias, os compromissos seguem estas regras e infelizmente nas escolas públicas, o reflexo será no aprendizado das crianças. Estamos todos cientes de que eventos acontecem, estamos falando de vários eventos com uma mesma turma e suas consequencias.
@cidasalgado8122 жыл бұрын
Muito bom!!!!
@pp.etianeabreu5761 Жыл бұрын
Muito bom ❤
@analopes40532 жыл бұрын
Muito esclarecedor! Grata pela informação.
@tatianesoares28042 жыл бұрын
sei a o assunto nao e esse! MAIS tenho uma curiosidade sobre asperger e tea ... meu filho nao fala funcionalmente... ( nao tem uma fala funcional) repete tudo... tem uma paixao louca por letras e numeros, aprendeu sozinho todo alfabeto em portugues e ingles... numeros ate 30 portugues e ingles..cores, formas geometricas... frutas, fala de q e a letra..... por exemplo: A de abelha, amor, aviao B de balao, bola..... e assim.por diante hj ele ta com 4 anos e esta aprendendo uma lingua estranha assistindo video no youtube...( nao sei qual e o idioma, nunca vi nem ouvi algo parecido🤣🤣) SE vc puder mim dar alguma resposta, mesmo a por alto eu agradeço..🙏
@trpbrasilp4329 Жыл бұрын
dê uma pesquisada. O Lucelmo fala sobre o nome "Asperguer" em algum video. Quanto ao seu filho, como dito tambem, sempre será necessário o acompanhamento por especialistas.
@jeaneteixeira569010 ай бұрын
Seu filho tem altas habilidades. Precisa de acompanhamento no AEE e equipe multidisciplinar.
@renataferreira882910 ай бұрын
Oiee, mas como em outros paises criancas entram no fundamental 1 sem nunca terem ido a uma pre escola? Portanto, nao seria obrigatorio habilidades especificas antes do fund 1. Muitas vezes essas habilidades sao aprendidas em.poucos meses e a crianca recupera bem rapido.
@ronairsilvalealpires5738 Жыл бұрын
Eu quero este do cimento aqui é Ronair Silva Leal
@luizakiohisatomi797629 күн бұрын
Por que a maioria dos profissionais da educação não consegue ser objetivo nos seus discursos?
@helenilsacamargo63932 жыл бұрын
Excelente
@elianagamarra89082 ай бұрын
Tenho um aluno no 3° ano, que tem 9 anos e que acabou de passar por uma nova avaliação. Ele, segundo o relatório médico, tem 5 anos de idade mental. Ele realmente tem muitas dificuldades e é não verbal. Vamos retê-lo até quando?
@claudiacapelli5083 Жыл бұрын
Boa tarde! As regras servem para todos os transtornos e síndromes?
@lunaaba Жыл бұрын
Sim
@francinerudnikvanzettafran88142 жыл бұрын
E no caso do sujeito que chegou ao ensino médio com laudo de síndrome de down mais intelectual moderado a grave que não alfabetizou, não comece e escreve o nome. Como agir? Reter mais um ano irá auxiliar? Onde a inclusão falhou no início, agora ajudará este caso a alfabetizar?
@tatianabertolli76722 жыл бұрын
Olá, ótimas informações! E vejo que preciso muito de ajuda! Meu filho, ou melhor, o RA escolar do meu filho corre ano após ano a revelia..ele é autista severo, não verbal com importante deficiência intelectual, cognitiva e epilético refratário sem controle. E o município o colocou em uma apae, que na pandemia o deixou em casa e depois foi transferido p uma escola municipal, e desde o ano passado passou para uma escola estadual(ensino fundamental). O detalhe : ele nunca frequentou nenhuma dessas escolas, somente apae(socialização), não é alfabetizado e está longe desse marco, infelizmente. No começo desse ano a escola disse q ele teria o ensino domiciliar, me pediram inúmeros laudos e comprovantes e papéis, fizeram 3 perícias com ele e a equipe de educação, (escola,estado, diretoria de ensino) e a três meses atrás disseram que não tinha sido aprovado o tal ensino em casa ..e que ele teria que ir pra escola (sala com 44 alunos de 6 ano) PARA REPOR AS FALTAS DELE! pasme o absurdo!! Dnovo fui chamada e após a reunião...nada de ser resolvido..e denovo nenhuma resposta. Ao meu ver meu filho teria que estar na educação infantil, ou algo nesse nível mais inicial..pensando em alfabetização. Ele tem intervenção multidiciplinar em clínica que conta com pedagoga que o atende e vem fazendo um trabalho c ele..mas ele nem giz ou lápis sabe segurar...ou entende pra que serve ..sempre..tda a vida solicitei, exigí, briguei pela inclusão dele, até o momento que decidi fazer por fora..e o que de melhor eu pudesse fazer. Quanto a município e estado sinto uma completa alienação, descaso e por que não dizer ação criminosa com meu filho e seus direitos! E por incrível que pareça eles colocam como se eu fosse a culpada! Hoje sou Neuropsicopedagoga, formada em pedagogia a 1 ano, trabalho em clínica multidiciplinar (a mesma a ele é atendido) amo meu trabalho! Ele tem ótimas terapeutas, em diversas áreas, vem adquirindo melhor qualidade de vida diária, nosso foco é a sua independência pelo menos no básico. Treino em comunicação alternativa, entre outras coisas! Trabalho também como AT em escola e vejo o quanto estamos distantes do mínimo ideal dentro desses ambientes..e o quanto os alunos de "inclusão" são vistos como meros papéis burocráticos e "casos" pra se resolver , são empurrados pelo simples fato de serem meros números, onde nunca são vistos individualmente e sim como uma massa ...um nicho que esse diretor..essa escola tem q passar o frente pra resolver suas papeladas anuais e não ser cobrado. Enfim perdoe o desabafo ..mas é esse sentimento e infelizmente a realidade não só do meu filho, mas de muitos outros por aí. Vou usar esses documentos que vc gentilmente disponibilizou para acrescentar na minha fala, graças a eles e a vc pela pesquisa e instruções, com mais propriedade! Muito muito obrigada!
@artesdalua2 жыл бұрын
Conheço uma pessoa que tem um filho autista entre o leve e o severo que optou por tirar o filho da escola, pois isso lhe causava grande sofrimento, e foi melhor.
@tatianabertolli7672 Жыл бұрын
TB penso assim, entendi que para meu filho o melhor são as terapias...e não escola...que nada contribui a ele
@luzhipnoterapeuta2 жыл бұрын
Mandei um e-mail pro Sr. Se tu puder ler, eu apresento um fato novo sobre nós autistas...
@artesdalua2 жыл бұрын
Tenho interesse em saber
@euleneferreira72952 жыл бұрын
Alguém conseguiu baixar os documentos?
@aldacarvalho1748Ай бұрын
E como fica a LDB Que não permite reter a criança até o 2 ano
@lunaabaАй бұрын
Leia a consulta ao CNE, é o caso em que princípio colide com regra.
@cidasalgado8122 жыл бұрын
Como acessar o certificado?
@cristinaneto35652 жыл бұрын
👏👏👏👏👏👏
@LuisHamiltonDaSilva2 жыл бұрын
Lucelmo, vc fez um vídeo falando sobre novas diretrizes do MEC "proibindo" a presença de terapeutas assistenciais particulares na escola? Existe isso?
@LuisHamiltonDaSilva2 жыл бұрын
Ps: tô assistindo o vídeo, pode ser que q encontre minha resposta
@lunaaba2 жыл бұрын
Não, isso é uma recomendação específica da Prefeitura de São Paulo, já fiz 2 vídeos sobre o tema.
@LuisHamiltonDaSilva2 жыл бұрын
@@lunaaba obrigado, eu confundi
@LenaAnselmann Жыл бұрын
Olá, minha pergunta é: minha filha é autista de suporte nível 1, ela tem as notas na média, mas tem bastante faltas porque ela dorme muito mal e porque as vezes acorda com crises, gostaria de saber: a escola pode reprovar minha filha por isso? (eu espero que não né..)
@julianafernandes8561 Жыл бұрын
Acredite é o mesmo caso da minha filha e mesmo com laudo de TEA, TOD, TDHA e DPAC recebi um recado da escola do risco de reprovação dela. Quem tem filho q dorme mal sabe como é difícil. E como ela Nuncs teve crises na escola eu realmente evito manda la qdo está em crise em casa
@renatarodrigues6923 Жыл бұрын
A minha filha estava com atestado de 120 dias e a escola reprovou. Por conta da ansiedade ela não ia para escola
@cidasalgado8122 жыл бұрын
Como acessar o certiy?
@roseliferreira47379 ай бұрын
E pode reter por falta?
@lunaaba9 ай бұрын
Sim
@artistaouautistaseuolhardi96172 жыл бұрын
Melhorando a base
@simoneciriaco25212 жыл бұрын
Você pode me orientar quanto a avaliação do neuro atípico ( síndrome de down) na faculdade? Pode reprovar?
Tenho duas dúvida sobre, a relação de pré eclampsia com autismo. É se a criança autista por causa ambiental tem menos comprometimento que a causa genética?
@cintiapimenta45792 жыл бұрын
Causa ambiental?
@ingridhsilva15212 жыл бұрын
@@cintiapimenta4579 Cintia, eu li estudos onde constavam que existem causas ambientais sim. São mínimas em relação a causas genéticas, mas "pelo que li" existem.
@trpbrasilp4329 Жыл бұрын
@@ingridhsilva1521 Os estudos não sao conclusivos não é? , até porque se fossem, penso que seria mais fácil "evitar" determinadas situações e esta seria uma forma de evitar que as estatísticas por causas ambientais fossem maiores. Mas na WEB sempre encontramos as seguintes palavras - alguns estudos mostram.... que..... mas não citam autores, quantos estudos realizados, em que momento e quais as conclusões (se é que a conclusão não é de que mais estudos precisariam ser feitos para definir a questão). Por isto é importante que tenhamos clareza, que mesmo entre cientistas, alguns estudos são invalidados por não terem dados substanciais, que podem ser comprovados se outros estudos idênticos forem feitos. Um dos maiores estragos que aconteceram nos ultimos anos foi isto - a internet que deveria contribuir com material para estudarmos e com isto ter argumentos e ideias, prestou-se a divulgar os assuntos de forma leviana, induzindo ao erro. Quando não está a favor de uma industria (seja farmaceutica ou outra qualquer).