🪖 Inscreva-se para Missão Feynman T24 que vai acontecer entre os dias de 28/01 a 31/01. É online e gratuito. Clique para prosseguir na próxima página: universonarrado.com/inscreva-se-na-missao-feynman?
@matheusrodrigues975624 күн бұрын
pq tu usou uma característica de tangente pra falar sobre retas secantes?
@lucasb577511 ай бұрын
Nunca imaginei que iria assistir aos vídeos desse canal por lazer. sou formado em educação física pela USP fiz mestrado na unicamp em bioquímica e biologia molecular hoje retomando do 'zero' aos estudos para buscar um sonho antigo: medicina. Exatas sempre foi minha dificuldade, mas vendo os vídeos e admirando o raciocínio por trás eu me animo muito
@josegiovannygio367911 ай бұрын
No tempo 1:23 você falou dos pontos de tangência , mas nesse caso não é válido porque pela figura existe uma reta tangente e outra reta que não é tangente( pois está intersectando o semicírculo).
@matheusphillipimoura755111 ай бұрын
Tb percebi isso
@carlosgomes890711 ай бұрын
E nem dá pra afirmar que a outra reta é tangente. Pra mim as duas são secantes.
@josegiovannygio367911 ай бұрын
@@carlosgomes8907 verdade , a questão teria dito , ou nós mesmo deveriamos ter que comprova que essa reta é tangente( o que não é possível)
@atomicx867911 ай бұрын
Os dois segmentos são iguais porque o segmento da direita è altura do retangulo, então deve ser igual a outra altura, que por sua vez è igual ao segmento externo já que a congruencia è Dada pela questão como "dois riscos". Ele "provou" que eles são iguais de forma equivocada, mas eles são iguais mesmo.
@guilhermevieira956411 ай бұрын
Só uma dúvida, ele usou uma propriedade de retas tangentes a circunferência mas a reta tange a circunferência em 2 pontos. Nesse caso a gnt n pode falar que as duas retas são iguais, ou eu tô enganado?
@guilhermevieira956411 ай бұрын
E isso me leva a outra dúvida, é possível um ângulo não central "enxergar" um arco correspondente ao seu ângulo, tipo o ângulo de 90 graus do retângulo não estando no centro, ele deveria enxergar um arco maior, não?
@designingmathematics11 ай бұрын
Sua primeira afirmativa está certa. Respondendo sua outra dúvida: na verdade, isso realmente não é mandatório, só porque o ângulo é igual ao arco, não necessariamente ele tem que estar no centro, inclusive usando a noção de arco capaz, se você adotar a diagonal do retângulo como o diâmetro de um outro círculo você consegue achar todos os vértices que fazem 90° olhando para aquele segmento. Se você fizer uma representação no Geogebra vai ficar mais fácil de visualizar
@designingmathematics11 ай бұрын
Obs: postei a prova visual na aba comunidade do meu canal
@carlosgomes890711 ай бұрын
Na verdade a reta não tange a circunstância em dois pontos, ela é secante à circunferência.
@atomicx867911 ай бұрын
Os dois segmentos são iguais porque o segmento da direita è altura do retangulo, então deve ser igual a outra altura, que por sua vez è igual ao segmento externo já que a congruencia è Dada pela questão como "dois riscos". Ele "provou" que eles são iguais de forma equivocada, mas eles são iguais mesmo
@arthuresse29907 ай бұрын
Felizão que esse eu achei fácil, mas é pq há uma semana atrás eu havia assistindo um exercício seu sobre circunferência e potência de ponto, apliquei o que aprendi e saiu. Obrigado.
@luizrodrigo487711 ай бұрын
A primeira afirmação, que os segmentos eram iguais porque tangem a circunferência é falsa, afinal eles não tangem a circunferência. Entretanto são iguais porque são lados de um retângulo com proporção de um pra dois entre os lados.
@carlosgomes890711 ай бұрын
Isso mesmo
@jeffersonnorte868211 ай бұрын
Olhando parece um retângulo, mas nada no enunciado afirma que realmente é um retângulo. Até porque o outro lado menor é formado por uma reta que não tangencia a semicircunferência. Se a ideia era essa, ficou mal desenhado.
@augustohavir988411 ай бұрын
Ótimo vídeo, Guisoli! Continue com o excelente conteúdo. Te desejo muita prosperidade nos seus estudos e no progresso do Universo Narrado.
@gabrielkobapereira570611 ай бұрын
a consideração de que as retas são tangentes é falsa, na verdade são ambas secantes. porém pode-se afirmar que são iguais pois é dado no enunciado as congruências dos segmentos de um retângulo.
@NathEvangelho11 ай бұрын
Essa é insana 🥶
@luishenriquegomesmaia11 ай бұрын
Quando encontrou o valor do segmento 5√2, não tinha suposto que ambos os catetos eram raio? Aí quando vai calcular no original é x e 2x. O lugar onde esse ângulo seria reto seria unicamente sobre o centro?
@danielmonte454711 ай бұрын
Eu fiz um triângulo isósceles com lado xraiz(2) e espelhei a imagem, fazendo a circunferência inteira, ficando um triangulo retângulo inscrito na circunferência de lados 2raiz(2)x e raiz(2)x e hipotenusa 10, fazendo o teorema de vcs sabem quem cheguei em x = raiz(10)
@joaoalbertocaracas39078 ай бұрын
Obrigado Felipe guisoli,mas vou assistir mais vezes.
@AvelinoTiago10 ай бұрын
As retas não são tangentes e na verdade nem pode ser, uma vez que se é retângulo, o ponto de encontro tem 90 graus e o retângulo tem outro ponto interior a circunferência. Então é virtualmente impossível manter 2 retas simultaneamente tangentes.
@hunterevk921611 ай бұрын
simples e apetitosa
@rafaelleitevillar845411 ай бұрын
Gostaria de fazer uma pergunta sobre a questão. Compreendi a resolução, mas tem algo estranho na questão. O no qual o retângulo toca o diametro não está no centro de circunferência, isso não deveria tornar inviavel ele enxergar um arco igual ao seu ângulo? Para que o ângulo e o arco fossem de 90° esse ponto deveria estar no centro, estou correto? Se alguém souber explicar, agradeço.
@designingmathematics11 ай бұрын
Na verdade, isso realmente não é mandatório, só porque o ângulo é igual ao arco, não necessariamente ele tem que estar no centro, inclusive usando a noção de arco capaz, se você adotar a diagonal do retângulo como o diâmetro de um outro círculo você consegue achar todos os vértices que fazem 90° olhando para aquele segmento. Se você fizer uma representação no Geogebra vai ficar mais fácil de visualizar
@designingmathematics11 ай бұрын
Obs: postei na comunidade do meu canal a prova visual
@eduardoteixeira8695 ай бұрын
Agradeço, mas acredito que houve um equivoco. Voce demonstrou que dois segmentos tangentes à circunferencia a partir de um ponto externo tem a mesma medida, o que é correto, mas isto não se aplica a essa questão, pois os segmentos em questão a partir do ponto externo não são tangentes à circunferencia. Outra coisa voce disse que a área é um retangulo, mas isto não foi dito no enunciado. Eu suspeitei que a área era um retangulo, mas eu tive que demonstrar isso a partir dos lados dados que são iguais e o angulo de 90 graus dado. Eu não sei como escrever aqui o processo que usei, o que fiz foi unir o ponto que está sobre o diametro com o primeiro ponto da circunferencia e obtive um triangulo isosceles os angulos da base chamei de alfa e depois de várias inferencias, usando inclusive a propriedade das cordas que se voce ligar o ponto médio ao centro forma-se um angulo de 90 consegui ver que este triangulo tinha o outro angulo igual a 2 alfa e como a soma dos angulos internos do triangulo é 180 obtive alfa= 45 e vi provei que a figura era um retangulo composto de dois quadrados e depois peguei a outra corda dos dois últimos pontos da circunferencia e usando a lei dos cossenos consegui achar que o lado do quadrado era 2R/√10 e dai obtive a área do retangulo igual a 20. Obrigado
@FisicaEver11 ай бұрын
As retas são secante e não tangentes . Se a figura estiver certa, o conceito tá errado
@tajpa1006 ай бұрын
Você usou a propriedade das tangentes ao círculo mas elas não são tangentes
@tajpa1006 ай бұрын
Você falou que o vértice do retângulo está no centro e desenhou outra coisa. Você se enrolou muuuito.
@sebastiaogabrielsoaresdeol3675Ай бұрын
Fiquei 3 dias pra resolver kkkkkkkkkk, mas saiu
@tajpa1006 ай бұрын
Onde está escrito que são tangentes? Você tem que provar isso. Nem o desenho mostra isso.
@coruja_de_minerva11 ай бұрын
Muito massa, EU fiz aplicando o teorema de Faure, foi bem mais simples. Mas sem duvidas este modo foi elegante!
@glauciovictor311611 ай бұрын
Mano, me manda essa resolução aí. Nem sonhei em Faure nessa questão
@designingmathematics11 ай бұрын
Fiz desse jeito tambem, é só espelhar a figura pra baixo q vc tem x²+(2x)²+x²+(2x)²= 4*5² 100 =10x² x =√10 A= 20. Resolução mt mais simples.
@glauciovictor311611 ай бұрын
@gyaruribbon rapaz, é mesmo
@glauciovictor311611 ай бұрын
@@designingmathematics acho que esse é o jeito mais fácil de fazer. Parabens!!!
@alexandroyassuhiro651411 ай бұрын
25 cm²
@glauciovictor311611 ай бұрын
Fez como?
@alexandroyassuhiro651411 ай бұрын
Fiz pelo ângulo de 90°. Pensei que o triângulo formado internamente fosse de base igual metade do diâmetro. A altura seria o raio do círculo. ( Diâmetro × raio)/2. Não sei se está certo.
@gft826911 ай бұрын
Também cheguei nesse resultado.
@igoradao552011 ай бұрын
30
@glauciovictor311611 ай бұрын
Questão muito foda. Resolvi com 3 leis dos cossenos e fui manipulando até chegar que a distância do poto que o retângulo toca o diâmetro até o centro é x(raiz de 2), onde x é o ladinho né, e o ângulo que o lado 2x forma com o diâmetro é 45 graus, aí deu pra substituir de boa. É mais trabalhosa mas deu bom
@dagou409311 ай бұрын
Fiz de outro jeito, talvez menos elegante, mas vou tentar explicar: O triângulo obtuso de 135º e lado maior igual a diagonal do retângulo está inscrito na circunferência de raio 5, daí, vale pra ele a relação para área de triangulo inscrito (S=abc/4r, só achar os lados desse triangulo em função de x). Além disso, podemos calcular a área desse msm triângulo, que repare, tem base e altura iguais ao que o Felipe chama de x no vídeo, com o clássico b*h/2. Igualando as expressões (pois são as msm áreas), obtemos x em função de r (que é dado). Agr é só fazer 2x^2 pra achar a área pedida. Inclusive essa questão parece ter sido tirada daqui: kzbin.info/www/bejne/jH7MhGp9bd2kh9Usi=BPfU7Zs9kuQbv7bw
@parkisonwork324611 ай бұрын
TEM RAZÃO, ESTA QUESTÃO FOI A TRADUÇÃO (COMPLICADA) DA QUESTÃO DO SITE QUE VOCÊ POSTOU. É A MESMA QUESTÃO.