Concordo plenamente com você Diego. A comunicação através do rádio tem várias diferenças com a tv.
@theuzitz12 күн бұрын
Que vídeo ótimo. Parabéns professor
@prof.diegomarques12 күн бұрын
@@theuzitz obrigado! Bem-vindo ao Canal! 🤘
@LgbTQIAMaiz2 ай бұрын
Muito boa explicação
@prof.diegomarques2 ай бұрын
@@LgbTQIAMaiz obrigado ❤️
@Andre92754Ай бұрын
Amei a gravação em formato de GIF, prof
@prof.diegomarquesАй бұрын
@@Andre92754 😂😂😂😂 né?!
@thiagocampos81238 ай бұрын
Excelente aula, professor! Obrigado!
@prof.diegomarques8 ай бұрын
Obrigado!!! Um forte abraço!!!
@franciscoalexandrearaujode47553 жыл бұрын
Estava procurando algum conteúdo auxiliar pra demostrar a minha namorada mais bases teóricas pra entender direito o filme Videodrome do David Cronenberg e achei seu vídeo, magnífico, muito obrigado 👍🏽👍🏽
@prof.diegomarques3 жыл бұрын
Muito massa, Francisco! Que bom que foi útil! Um abração!!! 🤘🤘🤘
@Bruno-cc7kx3 жыл бұрын
Talvez eu possa está errado na minha teoria. Mais as abreviações de palavras nas mensagens, por exemplo, "vc", "kkk" e "s" é um aperfeiçoamento dessa teoria de McLuhan?
@prof.diegomarques3 жыл бұрын
Olá, Bruno! Acho que essa transformação dos signos pode ter a ver sim, sobretudo, com a aceleração do tempo nas redes sociais. Um abraço!
@tprocess22 жыл бұрын
Podemos dizer que nós transformamos o meio e como resposta o meio nos transforma? Afinal, os mecanismos de comunicação advindos da evolução tecnológica só existem pois foram criados. Os humanos transformam a matéria naquilo que querem, e como resposta a matéria transforma eles, muitas vezes, naquilo que não querem, reestruturando o ambiente das pessoas e seu modo de pensar
@prof.diegomarques2 жыл бұрын
Olá,JLuca design! Concordo com vc. Parece haver, de fato, uma relação dialética. Só acho interessante ponderar que não haveria dicotomia entre tecnologia e homem, a tecnologia faz parte do homem. Um abraço!!
@antoniolucas39823 жыл бұрын
Gostei muito bom
@prof.diegomarques3 жыл бұрын
Obrigado, Antonio! #tmj
@MarcioRuzon3 ай бұрын
Professor, bom dia!! Como exemplo do trem, o meio modifica as relações de transporte, mas não é um contrassenso, vez que as "mensagens" (no caso, passageiros) forçam o meio a produzir de acordo com suas demandas? Exemplo: as fake news são o "trem" ao mesmo tempo que havia uma demanda (eleitores analfabetos funcionais), que geraram essa demanda. Faz sentido?
@prof.diegomarques3 ай бұрын
@@MarcioRuzon bom dia, amigo! O trem modifica todo um esquema de percepção do espaço tempo, a economia, a política, etc. É isso o meio é a mensagem. A sua questão é válida, no entanto, o autor se interessa em investigar os “efeitos” dos meios. A questão da demanda estaria envolvida com as condições sociais que possibilitam o desenvolvimento de um dado meio.
@MarcioRuzon3 ай бұрын
@@prof.diegomarques, certo. Obrigado!
@rafaelmarques73924 жыл бұрын
Boa Diego, abraço Rj
@prof.diegomarques4 жыл бұрын
Opa! OBRIGADO, meu irmão! Um abração!
@neidjabombola3 жыл бұрын
Cria-se o espectador pop?
@prof.diegomarques3 жыл бұрын
Olá! O Umberto Eco e Benjamin vão apresentar discussões boas nesse sentido. Acho que o McLuhan não se preocupa tanto com a questão dos modos de fruição. Interessante antes a questão da simultaneidade do que do conteúdo. Por outro lado, poder-se-ia dizer que esse modo de fruição pop seria consequência desse ambiente. Um forte abraço! 😊😊😊