A cada vídeo entendo mais esse negócio q me parecía incompreensível! Muito obrigado 😁
@Fabiowsousa4 жыл бұрын
Tá loco meu irmão, que presentaço!
@jabez1971N4 жыл бұрын
Gustavo, seus vídeos tornam cada vez mais claro para mim, pontos obscuros do marxismo. Cujas dificuldades de enxergar se davam por desvios interpretativos e ignorância pessoal. Vá em frente! Assisto seus vídeos, em seguida consulto suas informações. Uma atividade tão útil quanto prazerosa.
@kairamh5 жыл бұрын
Seus vídeos são bons como os episódios do Provocações do Abujamra, tomara que consiga mais público
@caiorocha50324 жыл бұрын
Parabéns fera, melhor do que receita de bolo da mídia e da própria universidade
@savannahdonativalle12014 жыл бұрын
Obrigada professor!
@Erick-dw3sw5 жыл бұрын
Incrível!
@cleivertondavi11445 жыл бұрын
Ótimo vídeo 👍
@etudomaisalemdemim9965 жыл бұрын
Muito bom!!!
@marcosrodrigues56844 жыл бұрын
Olá, Gustavo. Adoro seu canal, acompanho tooodoos os vídeos e, atualmente, estou estudando O capital com auxílio dos seus vídeos. Uma sugestão de vídeo: fale sobre istván mészáros; fale sobre a new left inglesa(E.P Thompson, Eric Hobsbawm, Perry Anderson) e do debate entre Althusser e E.P Thompson. Abraço
@alexandremoreiraoliveira51925 жыл бұрын
Muito bom e necessário.👏
@gabrielmachado40604 жыл бұрын
Acho que esse é o erro mais comum nas "críticas" a Marx: achar que ele era apenas anti-liberal e que o intervencionismo era OK. Foda. Toda vez que eu vejo um dito marxista que não é adepto do estatuto revolucionário da obra de Marx pra mim é como ver um "ateu" neopentecostal. Um quadrado redondo seria menos paradoxal.
@madokamagicadosmorroteanpo42204 жыл бұрын
Então ele seria oq? Já que nao era intervencionista nem liberal.
@landias80284 жыл бұрын
@@madokamagicadosmorroteanpo4220 ele não seria praticamente adepto de nenhuma das duas teorias pois o Gustavo disse que pra Marx não da pra controlar o Mercado como a galera intervecionista menciona como também não dá pra ficar só torcendo pra dar certo como a galera liberal tanto fala. Marx defende a destruição desse tipo de sociedade centrada no Mercado.
@MateusCABJFrota5 жыл бұрын
Os malucos de PT e PSOL pedindo mais ESTADO é delirante e sensacional! Ótimos temas.
@guilhermeafonso96745 жыл бұрын
CALMA CARA, estamos em outro contexto, não sejamos anacrônicos! Abraços
@MateusCABJFrota5 жыл бұрын
@@guilhermeafonso9674 Ah sim, o contexto.. claro, sempre.
@madokamagicadosmorroteanpo42202 жыл бұрын
@@guilhermeafonso9674 que contexto?
@guilhermeafonso96742 жыл бұрын
@@madokamagicadosmorroteanpo4220 das relações sociais de produção e do desenvolvimento das forças produtivas
@itaxe264411 ай бұрын
Seria bom um vídeo sobre dialética
@jotadale82053 жыл бұрын
Assistindo vários vídeos e acompanhando a leitura do Capital. Obrigado pela seriedade e paixão na exposição do conteúdo. Adorei a faixa ao fundo do cenário para avisar quem quiser comentar. Deve ter tanta gente comentando besteira aqui que vc fez questão de avisar: Estudi antes!!!
@marcoantonioreis5292 Жыл бұрын
Nossa, n havia entendido isso. Gustavo, uma duvida surge. Como seria a implantaçao do socialismo entao ? Me refiro aos primeiros passos econômicos. Socializaçao do lucro ?
@virtusoroca77245 жыл бұрын
O que você acha dessa ideia? => Salvar o capitalismo com mais ou menos Estado eram ideias que Marx rechaçava porque pra ele não da pra salvar o capitalismo de suas contradições. Acho que circunstanciar a crítica nesses termos eh mais preciso, pq na transição ele admite elementos de um e outro tipo. Essa ressalva eh importante pra não reduzir a revolução/transição a uma noção vazia. Qual sua opinião com relação a essa formulação?
@orientacaomarxista5 жыл бұрын
Virtusoroca, o problema da transição não foi tratado no vídeo, pelo simples fato de que a transição para outra forma social assume outros pressupostos, já que não se trata de meramente assumir a máquina estatal capitalista e, assim, iniciar uma transição, mas, ao contrário, destruí-la e construir outro estado transitório que é a ditadura do proletariado. No mais, apenas agregaria que mesmo com uma revolução socialista vitoriosa em um dado país, penso que qualquer solução econômica será sempre provisória e, no limite, subordinada a internacionalização da revolução.
@virtusoroca77245 жыл бұрын
@@orientacaomarxista 👍👍👍
@antoniotavares8956 Жыл бұрын
Gostaria muito de saber onde achar esse livro Crítica do nacionalismo econômico
@victorsalomao65185 жыл бұрын
Boa Gustavo. Cheirinho de ontonegstividade...
@victorsalomao65185 жыл бұрын
Inclusive leia, não vale dar risada lavrapalavra.com/2019/07/30/chasin-entra-em-acao-critica-a-ontonegatividade-da-politica/
@floose4 жыл бұрын
Gustavo, teus vídeos fazem parte da minha mudança de orientação política. Inicialmente sempre fui nacional-desenvolvimentista e brizolista. Agora posso dizer que enxergo Marx com outros olhos. Tenho uma pergunta: haveria a possibilidade de termos uma sociedade híbrida, ontem temos alguns meios de produção "coletivisados" (ex: saúde, alimentação, transporte...) e outros regidos pelo mercado (ex: artigos de vestuário, celulares, videogames....)? Existe algum pensador da atualidade que busca esta forma de sociedade? Um abraço!
@landias80284 жыл бұрын
Acredito que a China possa ser algo parecido como do seu exemplo
@andre735105 жыл бұрын
Muito bom... pode fazer um vídeo sobre o maoísmo e o socialismo com características chinesas e o porquê dessa transição ser demorada?
@orientacaomarxista5 жыл бұрын
O maoísmo é uma boa sugestão André Cirilo.
@jonassantos71015 жыл бұрын
Tenho deficiências no tema financeirização dentro do capitalismo, você tem ou pretende escrever artigos/ fazer vídeos sobre isso?
@orientacaomarxista5 жыл бұрын
É um ótimo tema. Obrigado pela sugestão!
@amotaba2 жыл бұрын
Excelente vídeo!
@WhatTheHellHaveIdone4 жыл бұрын
Marx anti-intervencionista e anti liberal é o verdadeiro centro isentão kkkkkkkk Parabéns pelo vídeo e pela didática, é essencial termos canais que tratem sobre teoria marxista revolucionária ocupando espaço no bizarro reacionarismo do KZbin
@opopulista81344 жыл бұрын
marx era ancap e vcs n entenderam haha. ou tu é intervencionista, ou tu é liberal, se tu não é nenhum dos dois tu é ancap ora bolas ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@madokamagicadosmorroteanpo42204 жыл бұрын
Então qual seria o modelo econômico marxista?
@madokamagicadosmorroteanpo42203 жыл бұрын
@@gabrielgalvao3846 então vcs querem sustentar um governo como? Criticar sem dar soluções é fácil.
@honeymell617 Жыл бұрын
@@opopulista8134 ou vc é burro, ou é mal caráter
@euricofonseca85144 жыл бұрын
Adorei este vídeo, isto é para ensinar que keynesianismo não é esquerda
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
Se é esquerda ou não eu não sei. Mas marxistas não são nem em uma genealogia distante.
@euricofonseca85144 жыл бұрын
@@orientacaomarxista Foi um abre olhos para quem pensa que keynesianismo é só de esquerda. A minha professora de economia só falava em livre mercado para a direita e keynesianismo para a esquerda, numa interpretação rasca de maior ou menor intervenção do Estado na economia. Eu acho que há keynesianismo de esquerda tal como de direita como nos ricardianos e nos hegelianos.
@NeedsTheWorld5 жыл бұрын
BELO VIDEO !! DE ONDE É A SUA CAMISA ??
@orientacaomarxista5 жыл бұрын
A camisa é do PSTU
@henriquenhc13 жыл бұрын
Resposta para o problema: Vamos xingar os dois: Intervencionistas e Liberais. :)
@hugomarinfumagali88045 жыл бұрын
Camarada, fiquei com dúvida em uma questão: a superprodução para os keynesianos é necessária ou inevitável? A dúvida reside se para o capitalismo funcionar é preciso que que haja a superprodução ou ela apenas acontece de forma inevitável.
@orientacaomarxista5 жыл бұрын
Meu caro, não sei se entendi a questão. Para os keynesianos (malthusianos na verdade) cada ciclo de reprodução do capital resulta em uma superprodução, daí que o Estado consome improdutivamente este excedente de forma a evitar as crises. Ela é necessária porque cada ciclo de reprodução do capital necessariamente temos uma superprodução, mas por ser uma fatia passível de ser medida empiricamente é possível controlá-la pela intervenção do Estado. Assim, se ela é necessária ela é inevitável, o que pode ser evitado é o descompasso entre produção e consumo pela intervenção de uma agente consumidor externo que é o Estado.
@hugomarinfumagali88045 жыл бұрын
@@orientacaomarxista agora eu entendi, camarada. Muito obrigado.
@filosoficamenteincorreto17044 жыл бұрын
@@orientacaomarxista Fala Gustavo! Uma dúvida: depois do toyotismo, as crises de superprodução se tornaram cada vez mais raras, por conta da racionalização da produção, mas em compensação as crises de superespeculação (as bolhas do mercado financeiro) ocorrem pelo menos uma vez por década. Teriam as crises migrado da economia real para a economia especulativa? Faz sentido ou estou viajando na maionese?
@nicolasbonelli46693 жыл бұрын
E o caso do Keynesianismo sueco dos anos 70? Myrdal e Rahn-Meidner? Queria entender melhor essa escola. Dizem que ia mais à esquerda do Keynesianismo.
@lucasdiasaguiar15932 жыл бұрын
A teoria do Estado operário como meio de transição para o comunismo então é a "ortodoxa" na tradição marxista? Mas o comunismo não é um continuum, sendo o socialismo nada mais que a sua teoria?
@eduardokoetz4 жыл бұрын
Ta mas eae Gustavo? Qual é a base econômica? Qual é a forma de produção socialista? Que fazer?
@glautonribeiro3714 жыл бұрын
Você não acha que o liberalismo, não é mais desumano e provoca muito mais desigualdades.
@landias80284 жыл бұрын
O liberalismo é bonito na teoria mas na prática é um desastre. O que ele fala de que no liberalismo a arrecadação de capital seria pra reinvestir nas indústrias e consequentemente na geração de mais empregos, não é o que vemos hoje. Inclusive aqui no Brasil vemos no governo de Bolsonaro a flexibilização das leis trabalhistas com o discurso de que o proletariado suga e muito o bolso do patrão junto também com os sindicatos. Ora se esse fosse realmente uma verdade porque a taxa de desemprego não caiu ainda e está apenas crescendo? Seria porque esse mesmos patrões apenas querem mais acúmulo de capital para satisfazer seus prazeres?
@glautonribeiro3714 жыл бұрын
@@landias8028 concordo o Brasil e amarica Latina é um grande exemplo.
@kairamh5 жыл бұрын
Os acumuladores vão investir na busca pela imortalidade, caindo em golpes de outros charlatães
@marceloegyptoegypto61294 жыл бұрын
gostei : bolzo e lula farinha do mesmo saco
@kairamh5 жыл бұрын
Mundo das máquinas. Torrando dinheiro com as máquinas
@kairamh5 жыл бұрын
Será que o avanço tecnológico não pode fazer as máquinas ficarem mais baratas, rentáveis?
@kaizarchan3 жыл бұрын
@@kairamh Vim do futuro para dizer que as placas de vídeo nunca ficaram tão caras.
@mzigaib4 жыл бұрын
Resumindo então ele, Marx defendia que qualquer ideia ou ação que tentasse controlar ou consertar esse modelo de sociedade e meios de produção realmente prestasse, me corrija seu eu entendi errado porque hoje isso esta mais evidente do que nunca dando pra perceber isso muito facilmente e eu nem sou estudado em Marx.
@jonassantos71015 жыл бұрын
Uma raiva e esperança que eu tenho com esse canal é que ele fala que vai criar varios vídeos específicos futuramente kkkk "depois vou dedicar um vídeo só pra isso" espero que faça mesmo kk
@orientacaomarxista5 жыл бұрын
Caro Jonas, não tem como falar de tudo de uma só vez, concorda? Se fizesse assim cada vídeo duraria 3 horas de duração.
@Fabiowsousa4 жыл бұрын
@@orientacaomarxista Gustavo, você que tem uma visão bacana de Marx, com você acha que ele veria os países ditos marxistas hoje. Um vídeo sobre seria interessante.
@waljoshamarsphost68203 жыл бұрын
mano kkkkkkkkk c é muito bom
@GOREilla.4 жыл бұрын
Eu tenho apreciado grande parte de todos seus vídeos que assisti até o momento, e agradeço pelo trabalho que tem feito. Mas, com todo respeito intelectual, este vídeo é um pouco mal intencionado, assim como a construção argumentativa do Jones Manoel que você fez a crítica (válida, na minha interpretação), a sua também é agarrada demais à tese. Há vários pontos de atenção: a argumentação superficial baseada somente na teoria, e em afirmações pontuais; igualar literalmente Malthus e Keynes, chega a ser infantil; desconsiderar totalmente as interpretações de economistas modernos, e também desconsiderar o materialismo histórico nessa janela de 100 anos da sociedade moderna. É mal intencionado usar estes argumentos para deslegitimar o intervencionismo estatal em absoluto. Afinal, levando em consideração o mundo hoje, com o capital financeiro internacional, a dependência tecnológica, e a cultura hegemônica liberal, como construir um estado socialista?
@opopulista81344 жыл бұрын
fodaaaa-seee seus liberaloides keynesianos , keynes é lixoooooo tá ai ó tu não ouviu o professor marxista? marx era ancap ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@jairotecnico5 жыл бұрын
uma pergunta o marxismo é contra o capitalismo mas se utilisa do capital ?
@orientacaomarxista5 жыл бұрын
Olá Jairo Santos, não sei se entendi a pergunta. Todas as pessoas, marxistas ou não, fazem muito mais do que se utilizar da sociedade capitalista: vivem dentro dela.
@ClaudineyRafael4 жыл бұрын
Infelizmente na sociedade sem o capital vc morre d fome...
@ricardocartista89405 жыл бұрын
O desenvolvimento da URSS, CHINA, Iugoslavia refutam você. Marx era contra o intervencionismo exatamente por saber que o livre mercado trás crises e assim levaria a revolução, mas nisso Marx estava errado e o desenvolvimento dos países socialistas na base da intervenção estatal e protecionismo mostra isso
@orientacaomarxista5 жыл бұрын
Se desenvolveram tanto que o capitalismo foi restaurado em todos eles. Realmente. Marx estava errado.
@ricardocartista89405 жыл бұрын
@@orientacaomarxista restaurado por fatores políticos, mas teve elevação da qualidade de vida da população sim !!!! Qual é a sua ? É contra o estado socialista também ?
@ricardocartista89405 жыл бұрын
@@orientacaomarxista sobre a China, recomendo o Trabalho do Elias Jabbour sobre socialismo de mercado
@ricardocartista89405 жыл бұрын
@@orientacaomarxista essa coisa de volta do capitalismo é um argumento fraco ein
@ViniBoneto5 жыл бұрын
@@ricardocartista8940 Lamento, mas vc está totalmente equivocado. Isso de dizer q a URSS colapsou exclusivamente por razões políticas foi uma desinformação q vc deve ter lido em algum lugar. Se vc estudar a história econômica da URSS, vai ver q a economia altamente burocratizada e planejada (capitalismo de estado com os planos quinquenais) se mostrou extremamente falha em produzir bens de consumo em quantidade e qualidade e em acompanhar o ritmo de desenvolvimento das sociedades capitalistas, principalmente a partir dos anos 70. A economia da URSS e demais países da cortina de ferro foram perdendo fôlego, estagnaram e por fim entraram em recessão (o PIB da URSS nos anos 80 já era metade dos dos EUA e o da Alemanha oriental era muito inferior ao da ocidental, por exemplo ). Os fatores são vários e bem documentados, se vc procurar em fontes sérias. A própria expansão dos mercados negros, com mercadorias ocidentais de qualidade superior contrabandeadas, foi uma prova da ineficiência das economias socialistas, q a partir dos anos 70 (pelo menos) foram associadas cada vez mais à escassez e longas filas. A China tb seguia o mesmo caminho, mas Deng Xiaping foi visionário em fazer as quatro modernizações e adotar o capitalismo. Hj a China tem um modelo de capitalismo misto de mercado e estado, com estruturas políticas mantidas do período socialista. Isso é q é chamado de "socialismo" com características chinesas. Veja o q o historiador MARXISTA Eric Hobsbawm escreveu no livro "A era dos extremos", no capítulo "FIM DO SOCIALISMO". ele descreve bem o processo de decadência gradual e queda dos regimes socialistas: edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4071685/mod_resource/content/1/Era%20dos%20Extremos%20%281914-1991%29%20-%20Eric%20J.%20Hobsbawm.pdf
@ricardocartista89405 жыл бұрын
Que critica rasa ao keynesianismo ein colega
@orientacaomarxista5 жыл бұрын
Caro Ricardo, fique a vontade para indicar os pontos em que a análise é rasa ou equivocada!
@madokamagicadosmorroteanpo42202 жыл бұрын
@Guss ' ricardo ainda não comentou :(
@13sommerfeld5 ай бұрын
@@madokamagicadosmorroteanpo4220roçador ainda não comentou …