Gustavo, sentar pra assistir esse canal é como um exercício de aula, por favor, não sinta qualquer incômodo em fazer vídeos longos, para superficialidades temos muitas opções, para aprofundar são bem poucas. Obrigado pelo vídeo
@mbp63853 жыл бұрын
Economize durante cinco anos o máximo que puder durante a solteirice e terás como recompensa escolher onde trabalhar.
@juliocintrao3 жыл бұрын
@@mbp6385 queria muito viver nesse seu mundinho de Alice aí. Acorda filhão
@mbp63853 жыл бұрын
@@juliocintrao Uai melhor do que jogar dinheiro fora e enquanto o comunismo não for implantado melhor se garantir ou tu quer ver todo mundo pedindo esmola?
@mbp63853 жыл бұрын
@@juliocintrao Meu querido seja comunista e seja sensato.
@ivanoterrivel38743 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/bZq5p5mof7-asM0
@arthurreali3 жыл бұрын
O vídeo de verdade começa no minuto tal: 00:00.
@alexandretadeubrazildepaiv59286 ай бұрын
Rolando Lero do marxismo.
@netrodemae3 ай бұрын
@@alexandretadeubrazildepaiv5928?
3 жыл бұрын
Esse vídeo é apenas sensacional e foi a única vez que vi alguém tecer sobre esse assunto sem fugir de questões profundas e principais.
@solys9343 жыл бұрын
Esperei muito tempo por este vídeo. Ótima explicação!
@Lukpard13 жыл бұрын
Até que enfim o tão aguardado !
@jabez1971N3 жыл бұрын
Vídeo oportuno. Uma grande contribuição.
@lucasmiguel95723 жыл бұрын
Ótimo vídeo. E ao findo, um dos meus discos preferidos da vida inteira: Bacamarte.
@orientacaomarxista3 жыл бұрын
Bacamarte é um clássico
@marcelosarkis40513 жыл бұрын
Bacamarte é bom também pra caçar "marreco" e "conje de marreco", antes e "Depois do Fim".
@loriiflores Жыл бұрын
Descobri o seu canal há uma semana, estou maravilhada ! O Como diz um colega aqui nos comentários, não se sinta acanhado em fazer vídeos mais longos, adoramos e aprendemos muito !
@joaotobiastoledo82003 жыл бұрын
Vídeo muito bom! Merece mais desenvolvimento de diversos aspectos. Comecei a entender de forma mais concreta
@fax22225 ай бұрын
ainda bem que existe esse canal! o que mais falta por ai afora é honestidade intelectual
@extensaocoletiva78483 жыл бұрын
Adoro textão e "videão". Pra ler bobagem em 200 toques temos o twitter. Parabéns, Gustavo, obrigado pela sua iniciativa.
@jorgemachado53173 жыл бұрын
Sei que é difícil falar sobre sociedades que não existem, mas achei que alguns pontos da exposição ficaram muito obscuros. Por exemplo, se somos nós mesmos que vamos decidir sobre a apropriação da riqueza, de forma democrática, que mecanismo protegeria grupos específicos de pessoas de serem prejudicados? Por exemplo, numa região onde o conselho tem a maioria esmagadora dos votos de pessoas de determinada religião ou etnia, como poderíamos garantir que os interesses de todos estariam sendo respeitados?
@jorgemachado53173 жыл бұрын
@@1emiliobering Como funcionaria esta democracia?
@orientacaomarxista3 жыл бұрын
João Machado, os interesses a serem decididos diz respondo a produção e distribuição da riqueza produzida. Cada um é livre para as manifestações culturais e religiosas de seu livre interesse. Agora, se a pergunta vai no sentido de: o que garante que uma sociedade assim organizada não possa ter decisões equivocadas e prejudiciais a certos grupos de indivíduos? A resposta é simples: nada garante (de antemão). Vai depender das ações dos agentes envolvidos combater, ou não, as decisões de qualquer tipo. Trata-se aqui de fundar uma forma de sociedade que esteja a serviço de nossas necessidades e que crie condições favoráveis, no lugar de entravar, o desenvolvimento humano. Agora, um esquema de sociedade em que, de antemão, se tenha garantia de que erro algum vai acontecer, aí só se for emanação divina.
@VitorNoAr3 жыл бұрын
@@orientacaomarxista nem emanação divina está livre de erros . A segunda geração da criação de Deus (caim e Abel) já teve assassinato por inveja.
@jorgemachado53173 жыл бұрын
@@orientacaomarxista Sim, penso desta forma também. Alguns marxistas tratam o socialismo como o fim de todos os problemas, mas estes são inerentes a vida em sociedade. Acho que o socialismo só pode nos garantir que teremos acesso direto aos problemas a fim de trabalhar para solucioná-los, sem a necessidade de certas mediações. Mas daí um outro ponto ganha importância na discussão: para que esta sociedade possa triunfar será necessário um grau de consciência social muito elevado por parte de todos nós. Sem esta consciência, só vamos transferir a tirania do capital para as mãos da maioria, criando a classe dos que têm voz nos conselhos e dos que não têm voz alguma...
@jorgemachado53173 жыл бұрын
@@1emiliobering Só fiz uma pergunta. Não pedi pra solucionar um problema que não existe, fiz um questionamento encima de uma especulação sobre uma sociedade que de fato ocorreu Se podemos dar mais poder de voto para certos grupos, meu questionamento permanece: quem vai votar nisto? Deus vai descer na terra e falar que grupos merecem mais votos? A decisão sobre a proporcionalidade é também fruto da deliberação dos homens. Se nós não votarmos a favor desta proporcionalidade, o problema permanece. A resposta do Gustavo me parece a mais correta: não existe garantia nenhuma de as pessoas tomarão as decisões corretas. Nós só vamos ter acesso imediato a nossos erros
@Fernando-xo5dv3 жыл бұрын
Gustavo, outra hora faça um vídeo sobre quais são os divulgadores e intelectuais que falam sobre Marx que vc mais gosta aqui no Brasil. Sei que tu gosta do Eleutério e do grespan.
@laraferraz60873 жыл бұрын
Se Gustavo Machado os escuta, então eu vou estar atenta neles. Grata Fernando.
@guilhermeviegas61393 жыл бұрын
grespan é ótimo, o livro de introdução ao marxismo dele foi meu ponta pé inicial
@lucascesarpacheco19333 жыл бұрын
Gosto muito do professor Alysson Mascaro
@laraferraz60873 жыл бұрын
@@lucascesarpacheco1933 Por ter formação jurídica, eu tbm gosto mto do Profº Alysson Mascaro. Contudo, ele pertence a corrente marxismo estruturalista. Fascina-me a sua verve de revolução e suas análises.
@alves557353 жыл бұрын
Imagino que um deles seja o Elias Jabbour kk
@lanpinheiro13 жыл бұрын
Parabéns, Gustavo! Mais um excelente trabalho! Parabéns ainda pelo virtual título nacional do seu clube do coração, o Galo Mineiro! 😂😅🤣
@FatimaRasalka3 жыл бұрын
TMJ, GUSTA
@acommunistdwarf5 ай бұрын
Melhor canal sobre o tema no KZbin, gostaria de ver mais o Gustavo em outros canais pra começar a lehorar o nível do debate sobre o assunto.
@timideznecessaria74213 жыл бұрын
Eita q o engajamentario chegou!!!!! 💚💚💚
@IDN23695 ай бұрын
Boa aula. Conceitos importantes definidos e explicados.
@achillescapaceteseacessori14993 жыл бұрын
Parabéns Gustavo, está mantendo uma boa qualidade em suas exposições. Caso possível, de uma ênfase sobre os Conselhos de Trabalhadores. Abs. 🚩✊
@bruno_09022 жыл бұрын
quero comprar um capacete seu
@odairjesus8837js2 жыл бұрын
Boa noite mestre Gustavo.
@OtavioChagasAdv3 жыл бұрын
Canal essencial!!!
@nickolasrobert73402 жыл бұрын
22:20 para fazer esse controle de estoques,o modelo de matrizes insumo-produto de Leontief seria usado nos cálculos?
@lucaslopesf3 жыл бұрын
Como decidir a ordem que as mercadorias serão distribuídas? Quem recebe primeiro?
@mbp63853 жыл бұрын
Comunismo pressupõe democracia dos comuns, nada a ver com planejamento central que tem sido um fracasso histórico mundo-afora.
@mbp63853 жыл бұрын
Nem Karl Marx desenvolveu como seria este modelo, mas a democracia e descentralização são a melhor solução, ditadura estatal só ira beneficiar a elite estatal em detrimento do povo e do trabalhador.
@ErikBraun_062 ай бұрын
Você mesmo vai comprá-los através do vouncher que você ganhou com um certo valor baseado na sua produção social
@lucaslopesf2 ай бұрын
@@ErikBraun_06 a questão é como medir a contribuição social
@eduardokoetz3 жыл бұрын
PARABÉNS PELA CORAGEM! Raros intelectuais ousam falar sobre a sociedade socialista desejada, sua concepção e preferências. Tá mais que na hora de discutir como será o sistema político e a ordem econômica. Vai ser uma sociedade de “Mercado Hegemonizado por Cooperativas?” Vai ser permitido por lei “o modo de produção capitalista fora da geração de valor dos meios de produção?”, “vai ser proibido o trabalho subordinado?” A tecnologia atual permite sim a previsão da demanda em tempo real, cartões de crédito tem essa informação, ela vai ser pública? Como vai ser incentivada a inovação e a redução de custos e preços? Quais vão ser os processos decisórios participativos envolvendo milhares de pessoas mas com rapidez? É possível experienciar alguma “empresa socialista” na atualidade? Ao menos parcialmente? Gustavo, por favor segue com vídeos nessa playlist com temas segmentados! Vai ser sensacional 👏🏼👏🏼
@fabioosolins56043 жыл бұрын
Sobre a produção de novas tecnologias e o enriquecimento relacionado a elas, recomendo o vídeo do canal "MATEORO", sobre o iPhone... Gustavo, vc acaba de fazer um dos melhores vídeos q eu assisti na vida, muito obrigado
@fabioosolins56043 жыл бұрын
*METEORO
@lucianosilva-oz6vh3 жыл бұрын
Se refere ao Meteoro Brasil? Gosto do canal deles, mas parei de assistir com frequência depois que começaram a fazer trocentos vídeos seguidos sobre o Bolsonaro.
@fabioosolins56043 жыл бұрын
@@lucianosilva-oz6vh sim, eles mesmos! Gosto muito
@ivantargino45572 жыл бұрын
Defender e lutar pelo socialismo, não é debater apenas uma forma melhor de organizar a sociedade, é hoje, lutar pelo direito da humanidade continuar existindo. Essa é a questão de nossas vidas. Essa é a tarefa de nossa geração!
@paulohsc3 жыл бұрын
Excelente, Gustavo! Ficou bem didático. Espero que faça mais vídeos como esse.
@fernandoalves556 Жыл бұрын
Uma pergunta, quem vai gerir as divisões de trabalho? Isso não criaria uma divisão de classe em relação ao trabalho? Quem vai escolher quem vai ser professor, quem vai ser pedreiro, quem vai ser o padeiro, quem vai ser o mecânico, quem vai ser médico, e quem será o gari? Como funcionará a divisão de trabalho?
@monalisacareca4427 Жыл бұрын
Provavelmente vai ser baseado na demanda mesmo,se tiver bastante professores,eles vão trabalhar menos,mas vão receber menos,logo as profissões vão meio que se "ajustando" a demanda,ao mesmo tempo que as pessoas tem muito mais liberdade para serem uma ou outra coisa.A questão de pessoas trabalharem mais ou menos,com a mesma remuneração,seria com a entrada ou saída de pessoas do mercado de trabalho, automatização,etc.se tem mais idosos para as pessoas do mercado de trabalho pagarem a aposentadoria,a carga horária aumenta,ou se entra mais pessoas,a carga horária diminui,etc.isso pode muito bem ser feito por computador/IAs Outra coisa que pelos meus conhecimentos poderia acontecer é venda e compra de tempo de trabalho.se alguém quer receber mais,ou alguém trabalhar menos,elas podem fazer um acordo Tipo,um cara querendo receber mais dinheiro,e um cara querendo ir na praça com o filho,o que quer ir na praça poderia vender uma hora de trabalho sua,e ir ver o filho,enquanto o que quer trabalhar trabalha essa hora,e recebe a remuneração por ela. A parte da divisão também pode ser feita meio que de um jeito concurseiro,tem tantas vagas de médico l,tantos médicos entram,os que não entraram,vão pra outra profissão,está outra,eles tem que ter capacidade,e aí escolhem uma de preferência, aí ela passa pelo mesmo processo seletivo,e assim até todo mundo ser alocado
@andembergnonato61833 жыл бұрын
Engajamento!
@maiconcunha62582 ай бұрын
Engajamento nesses termos do vídeo é uma utopia, só se for o engajamento de algo diferente do homem
@maiconcunha62582 ай бұрын
32:24 se começar a premiar os descobridores, a desigualdade pouco a piuco retorna, é só criar um sistema de riqueza dentro do modelo
@luisotavio19173 жыл бұрын
finalmente o cara fala o que é o socialismo
@laraferraz60873 жыл бұрын
E não vai ficar por aqui, vamos ter mais... estou aguardando com mto entusiasmo.
@beatrizazevedo93383 жыл бұрын
É mt importante alguém explicar como uma sociedade socialista funcionaria, ainda que nessa esfera da abstração. Vc é um dos poucos, senão o único, a propor essa discussão aqui you tube. Não basta apenas falar em " derrotar o capitalismo",é preciso pensar em como seria essa nova configuração. Obrigada,Gustavo!!
@Nicolas-mc8zz3 жыл бұрын
para ler O capital eu precisaria ler o que antes ? ou já posso começar a lê-lo ?
@VitorNoAr3 жыл бұрын
Leia acompanhando as aulas que ele disponibilizou no canal. Leia o capítulo, veja a aula, releia o capítulo. Abraço.
@Nicolas-mc8zz3 жыл бұрын
@@VitorNoAr Entendi, mas antes de ler o capital aconselharia a ler a introdução dos fichamentos do Gustavo ? ou por exemplo a gênese e estrutura de Rosdolsky ?
@VitorNoAr3 жыл бұрын
@@Nicolas-mc8zz eu acho que você poderia ir direto ao O Capital junto com as aulas do Gustavo. Penso ser mais proveitoso, embora nenhuma leitura nesse sentido seja sem proveito. Depois de compreender bem o capítulo a partir da leitura do livro e da aula, nada impede aprofundar com apontamentos feitos pelos comentadores. Mas olha, esse é meu jeito, pode ser que tenham outros muito melhores de se estudar obras dessa magnitude. É só meu palpite . Valeu!!
@Nicolas-mc8zz3 жыл бұрын
@@VitorNoAr Entendii, obgg
@orientacaomarxista3 жыл бұрын
Pegue a segunda parte de Salário, preço e lucro. Uma introdução do próprio Marx sobre sua obra. Este texto tem algumas imprecisões, mas é um trabalho razoável de introdução: orientacaomarxista.blogspot.com/2008/03/introduo-ao-capital-de-karl-marx-alex.html
@mahrianajuana3 жыл бұрын
Bora no engajamentário!!!! Vídeo novo e vídeo assistido! Salveeeeee
@joseaugustozorel23933 жыл бұрын
Olá Gustavo. Ótimo vídeo, mais uma vez. Por volta dos 7:20, você comenta que "é necessário organizar essas pessoas para lutar" e sobre "meter o dedão nas bases do capitalismo". Considerando a conjuntura atual, seria interessante um vídeo sobre como realizar essa organização. Algo do tipo: "estamos nessa situação, a partir daqui, o que podemos fazer?"
@FlavioCasasdeArcega3 жыл бұрын
Aproveitar essa sua proposta para fazer um complemento. Nesse mesmo episódio, ou em um específico, fazer a crítica da via reformista. Porque não chegaríamos ao socialismo simplesmente taxando pesado a renda, a propriedade e as grandes fortunas (desincentivando a acumulação extrema) e de outro lado ampliando o papel do Estado na oferta de bens e serviços de necessidade comum?
@mbp63853 жыл бұрын
@@FlavioCasasdeArcega Os corruptos e os burocratas de plantão se apropriariam destes recursos ou os desperdiçariam em seus luxos...estado é merda e anarquia seja a comunista ou seja a de livre-iniciativa são as alternativas melhores, sem ódio e sem derramamento de sangue.
@13sommerfeld4 ай бұрын
Excelente explicação.
@brunomazzei1003 жыл бұрын
(20:40) Você está errado. Não é porque uma empresa aumenta ou diminui a sua capacidade produtiva que ela assim aumenta ou diminui a demanda agregada em uma sociedade. A estrutura que você desenha está completamente invertida. A demanda não é criada pelo produtor. A demanda, nada mais é do que a sinalização que indivíduos em uma economia dão a esse produtor de que o que ele está ofertando é de algum nível de utilidade para eles. É a partir deste sinal que o empreendedor pode ajustar o seu processo de produção daquele produto/serviço; aumentando-o, ou abaixando-o.
@mbp63853 жыл бұрын
Eles sabem disto,mas preferem ficar acreditando no conto de fadas socialista,belo na teoria,mas inviável na prática.
@mbp63853 жыл бұрын
Pergunta para eles como viabilizar a produção no modelo comunista
@mbp63853 жыл бұрын
@@1emiliobering No capitalismo a demanda é atendida quando a burocracia estatal(Bacen com sua política monetária expansionista e inflacionária que provoca desemprego)não atrapalha, no modelo socialista demanda não é atendida, dai as filas intermináveis e expurgos são feitos para mascarar a incompetência do comitê central, agora o comunismo idealizado por Marx é igual o Ancapistão uma utopia, apesar de o Ancapistão ser mais viável do que o comunismo idealizado por Marx, pois o Ancapistão é livre-iniciativa enquanto o comunismo de Marx é comunas autônomas de trabalhadores, mas ai fica a pergunta, todos sendo donos,quem vai ser o faxineiro e quem vai ser o diretor da comuna autônoma de produção, as comunas de comércio e as comunas agrícolas??? E por ai vai.
@mbp63853 жыл бұрын
@@1emiliobering Obs: Pergunta honesta de minha parte, por favor respondam sem apelar e sem ironizar.
@brunomazzei1003 жыл бұрын
@@1emiliobering Não há uma ordem de acontecimentos por si dizer. Eu vi o vídeo e justamente por isso eu afirmei que ele está errado. A consumo e a produção são ações que andam de mãos dadas, não havendo qualquer distinção entre elas: se você consome, você tem de produzir; se você produz, logo você tem que consumir. Este é um dos princípios mais básicos da economia. O único grande porém sobre o que ele disse, é que ele tenta estruturar uma ordem temporal de eventos, o que não existe. O que eu expliquei ali é que para que o produtor diminua a sua produção, um fator externo tem de ter sinalizado a ele, para que então ele diminua sua produção, o que seria o fato do consumo de seus produtos e/ou serviços ofertados diminui; não o completo oposto.
@rsilva12873 жыл бұрын
Boa, Gustavo.
@sandroorberto30013 жыл бұрын
Gustavo. Como fica o cálculo econômico? Que vai determinar a função de cada um ? Você? Aqueles que não quiserem participar de sua utopia ficarão como? Os capitalistas serão eliminados? A classe política do socialismo será a burguesia socialista? Qual sociedade socialista foi bem sucedida? Dentre as milhares de decisões para que a produção aconteça, estas serão decididas por quem? E se estes indivíduos errarem? Quem vai se responsabilizar? O socialismo precisa dos dados do capitalismo, mas como ficará sem estes dados? E quem não quiser trabalhar? Como ficará? Como ficará o estado? Vai elimina-lo? Se a minoria não aceitar a vontade da maioria, como ficará? Será obrigada a aceitar a ditadura do proletariado?
@mbp63853 жыл бұрын
Boa pergunta, os mais fanáticos vão ter ataque de pelancas, os mais cínicos virão com ironias, mas sabemos que no fundo a maioria sonha ser ditadores e o povo ser o escravo e se der errado a culpa é do homem-aranha.KKK
@mbp63853 жыл бұрын
Stalin deturpou tudo e a maioria vai nessa onda de ditadura e com isto a causa comunista que na realidade é anárquica ( Eu não gosto do modelo comunista, mas o objetivo é alcançar o estágio da anarquia) fica para escanteio e os amantes de ditadura encastelados no estado ficam sonhando com os expurgos...
@ps4islife6563 жыл бұрын
No comunismo se vc precisa de um papel higiênico para limpar a bunda vai ter que pedir pro conselho de trabalhadores.
@mbp63853 жыл бұрын
@@ps4islife656 Kkkk, espalha não se não eles desistem da revolução.
@VitorNoAr3 жыл бұрын
Algumas perguntas são simples de responder, outras são exercício de futurologia, impossível, talvez. A função pode ser determinada pelo próprio indivíduo e pela necessidade social. Os que não quiserem participar podem agir como os que criticam o capitalismo hoje, vai vivendo e tentando supera-lo. Sim, os capitalistas serão eliminados, como foram os senhores feudais, a maior parte dos reis, os imperadores etc. O que é ser uma sociedade bem sucedida? As milhares de decisões serão tomadas pelos trabalhadores. Se errarem, arcam com a responsabilidade, como é hoje quando um grande capitalista erra, são os trabalhadores os primeiros (e as vezes os únicos) a serem penalizados. O socialismo não é estático, pode continuar a criar seus próprios dados, que aliás são criados por trabalhadores , do mesmo jeito que no capitalismo. Por que alguém não iria querer trabalhar? Você se refere a acionistas? Isso não existirá, fique tranquilo. O Estado burguês deve ser eliminado. Se a minoria não aceitar a vontade da maioria deve respeitar, isso é democracia. E você não parece preocupado com isso já que hoje a maioria é obrigada a se vender à minoria que detém os meios de produção. O que parece te incomodar é que os que vivem do trabalho alheio terão de ralar também... Tipo, imagina o trader ter que bater um cimento pra rebocar sua própria casa... Realmente trágico pra Ancap mão fina...
@televisaodacasa14815 ай бұрын
Amigo Gustavo, entendi e concordei com tudo o que você fala a respeito do capitalismo, inclusive em outros vídeos do seu canal. Mas essa alternativa proposta pelo marxismo (na qual, antes de ter contato com o seu canal, eu nunca tinha conseguido entender), com o devido respeito, me parece um grande conto de fadas impraticável.
@Jeff_Jr13893 ай бұрын
Em Marinaleda funciona, da uma pesquisada nessa cidade da Espanha, os meios de produção são controlados por cooperativas de produção resultando em zero desemprego na cidade inteira.
@diegogarciadematos19573 жыл бұрын
Capitalismo para ancap são várias vilas do asterix, Olebix espalhados por todos os cantos.
@mateusmatzenbacher72385 ай бұрын
Assistindo esse vídeo, excepcional explicação. No encanto, seria necessário avançar nos desdobramentoa concretos da vida humana. Andamos de carro ou de coletivos, comemos em restaurantes ou passamos fome, estudamos em universidades ou nos tornamos analfabetos, moramos em casas e apartamentos ou na rua. Trabalhamos ou estamos desempregados. Que trabalhos teríamos no Socialismo? Quais as demandas teriam no Socialismo?
@jonathanrbr63243 жыл бұрын
Não dá pra chamar isso de vídeo de KZbin.. isso é uma verdadeira Aula Magna
@robertohenrique26173 жыл бұрын
Adorei o vídeo, uma excelente explicação ❤️❤️
@adrianalanger42952 жыл бұрын
O problema nessa equação, infelizmente utópica, é a existência do ser humano, das pessoas!!! Ele se corrompe, o poder corrompe...não é somente o dinheiro que corrompe, que exclui, que humilha....difícil equação essa, Infelizmente!
@indigri Жыл бұрын
Os representantes políticos VÃO PRECISAR continuar trabalhando como qualquer um, justamente pra evitar isso, todas as pessoas poderão trazer queixas e contribuir para a resolução de problemas se organizando por meio das tecnologias, para de dificultar as coisas
@linksfernandes43973 жыл бұрын
Isso é bem complicado. Minha primeira empresa eu fali tendo mão de obra e tudo, mas a demanda não procurava minha empresa, pra uma fonte de produção só é possível se tiver demanda pra ela. Então quando vc fala que é fácil colocar todo mundo pra trabalha, não é, vc precisa estudar mais.
@papaicruel Жыл бұрын
É por que ele acha que existirá um escritório estatal que cuidará de todas as áreas de produção e toda alocação de mão de obra.
@Victor-pi2dq3 жыл бұрын
Gustavo, de todos os pontos levantados, fico bastante em dúvida sobre a questão da distribuição das riquezas na sociedade socialista. Você cita um mecanismo de cupons. Mas a prática não transformaria esse cupom em dinheiro, replicando os mecanismos de acumulação e exploração da sociedade capitalista? Como seria determinado o valor do cupom disponível pra cada trabalhador? Como seria feita a distinção e a comparação quantitativa entre o trabalho simples e o trabalho complexo?
@orientacaomarxista3 жыл бұрын
A prática apenas transformaria os "cupons" em dinheiro se não houver planejamento social, se o seu valor for conferido não pelos produtores em conformidade com um planejamento consciente, mas pelo mercado. Isto é, produção privada em que o vínculo entre os produtores se estabelece pelo dinheiro. Se a produção é social, os cupons conferem apenas poder de escolha sobre quais produtos se apropriar, não confere poder sobre outras pessoas, não confere poder social.
@Victor-pi2dq3 жыл бұрын
@@orientacaomarxista obrigado pela resposta! Talvez seja esse um motivo central pra inviabilidade do socialismo em um só país.
@radagastthebrown85913 жыл бұрын
@@orientacaomarxista Poder de escolha sobre quais produtos se apropriar é o que confere a diferença entre as classes, se hj alguém dirige uma Ferrari e pq seus cupons(horas trabalhadas) conferiram a essa pessoa este poder, e conforme o valor atribuído aos cupons uns poderão se apropriar de mais e outros poderão se apropriar de menos.Mesmo que um planejamento central defina e limite o poder de se apropriar conferidos aos cupons, cairiamos em um poder central burocrático em que os detentores e dirigentes regulariam tudo, estaríamos de volta ao comunismo soviético com todo seu aparato burocrático.
@mbp63853 жыл бұрын
@@orientacaomarxista Utopias e mais utopias Cuba usa cupons e até hoje é uma merda.
@Prof.Biocássio2 жыл бұрын
@@radagastthebrown8591 Isso não faz o menor sentido.
@katiaschroeder19193 жыл бұрын
Boa noite. Espero aprender muito
@eleuterioalvessouza3 жыл бұрын
Que o socialismo é a meta, para mim é irrefutável, minha maior, e até agora a eterna, questão são os caminhos para tal. Admiro profundamente a obra de Marx, mas não me convence a teoria da revolução, penso mais como Rosa quando diz que se não for socialismo completo desde o início não será nunca, me causa estranheza a ideia de uma ditadura, isso sempre cria e perpetua classes, contudo se na época da 1º internacional parecia impossível uma transição direta, para mim hoje é um fato, não podemos esperar a evolução do Homem para que supere o capitalismo, até porque a sociedade mina essa evolução, mas também não compactuo com a ideia de repetir atrocidades e caminhos da URSS, ao meu ver melhor exemplo de tentativa de transição ao socialismo. Ainda fico numa sinuca nesse ponto. Marx foi um gênio, mas é preciso supera-lo (no sentido de ir além), acho inacreditável que isso não tenha acontecido ainda, ou, o que é mais provável, eu conheço muito pouco ainda. Parabéns pelo vídeo
@caiodecastro79562 жыл бұрын
Boa tarde, poderia me informar em que texto a Rosa cita essa máxima do "socialismo des de o começo" ? Admiro muito a perspectiva revolucionária dela e seria muito grato. Em troca, recomendo pra voce um autor chamado Istvan Meszaros, um dos maiores marxista do ultimo século, que dedicou 20 anos para estudar diretamente *teoria* *da* *transição* , demonstrando como as tentativas fracassadas de transitar para além do capital acabaram perpetuando a manutenção do capital a nivel estrutural, nao atacando seu tripe sociometabolico (trabalho assalariado - estado moderno - acumulação de capital) Para além da crítica: Frente as possibilidades nunca antes vistas de se pensar reestruturação produtiva hoje, com o advento de novas tecnologias, pode-se aliar raciocínios como a descentralização da cadeia produtiva e a automatização do trabalho manual em larga escala para se refundar o que chamamos hoje de teoria da transição, e a critica deste autor pode servir muito para contribuir nesta tarefa. A esquerda revolucionária esta em crise, mas, seguindo a assertiva perspectiva de Rosa: ou o futuro pertence ao socialismo ou a barbárie nos espera. (socialismo efetivo, nao o pós-capitalismo fracassado do ultimo século) Acretido que hoje é muito mais tempo de repensar o que buscamos construir do que seguir receitas prontas, porem historicamente frustradas. É tempo de reescrever programas de transição adequados aos desafios do novo século. Pra finalizar, devo lembrar que Marx não efetivou uma teoria da transição, sua programática nao nos é contemporânea, mas sua problemática (o capital) certamente ainda é. "Ditadura do proletariado" deve ser levado com uma colher de chá, visto que a terminologia não foi criada por Marx, não é dele, e foi usada no sentido de que todo estado é "ditatorial", ou seja, nada mais significa, no entendimento de Marx, do que o _carater_ _de_ _classe_ de um modelo determinado. (se estivesse vivo hoje Marx provavelmente diria que vivemos em uma "ditadura burguesa", "ditadura da burguesia") Claro que isso foi interpretado de forma especifica pelo leninismo no século XX, mas não é um caminho unilateral. Caso tenha se interessado minimamente pela proposta de reflexão, aqui esta um texto que introduz a perspectiva crítica do Meszaros sobre as experiencias fracassadas de transitar para além do capital: www.marilia.unesp.br/Home/Eventos/2014/viseminariointernacionalteoriapoliticadosocialismo/a_compreensao_danielle.pdf E aqui uma curta entrevista (de 4 minutos) com José Chasin, um dos que trouxe a leitura de Meszaros para o Brasil, tratando rapidamente destas experiencias históricas: kzbin.info/www/bejne/h4mXqXpnjZxmfq8 Bom proveito! o/
@eleuterioalvessouza2 жыл бұрын
@@caiodecastro7956 não me lembro onde vi este conceito de socialismo desde o começo, até tomei o cuidado em não colocar entre aspas, e é bem possível que não seja uma ideia dela que na minha confusão acabei atribuindo à ela, da pra ver que não sou profundo conhecedor, nunca realmente lí a Rosa, pesco vídeos, textos, matérias etc.. Sou curioso, não um estudioso, por isso mesmo agradeço a indicação, assim que possível lerei. Obrigado pelas informações e indicações. Forte abraço
@caiodecastro79562 жыл бұрын
@@eleuterioalvessouza De boa, agradeço sua resposta. Espero que ao menos as indicações e apontamentos sirvam pra voce nao perder de vista que o marxismo não foi propriamente "Derrotado" ou "superado" com os fracassos historicos do seculo passado, assim como que nunca antes foi tão possivel se conceber novos _caminhos_ para a construção de um socialismo do novo século. Além de que as debilidades inerentes aos modelos leninistas não são, necessariamente, de Karl Marx. . abç o/
@lucaslopesf3 жыл бұрын
Esse é um dos vídeos mais relevantes do canal
@rafaeljacome67623 жыл бұрын
Seria interessante aprofundar sobre o tema do Valor e a sociedade socialista, visto que uma galera defende socialismo com Valor (stonks).
@daysejoycerodriguesmedeiro49942 жыл бұрын
Excelente explanação!
@ArielEstevesdeOliveira3 жыл бұрын
É socialismo ou barbárie
@Prof.Biocássio3 жыл бұрын
É socialismo ou Barbárie, grande lukács
@luizricardomiranda44213 жыл бұрын
Dúvida Gustavo: Entendo que o papel do dinheiro como conhecermos deixa de existir, mas como vc mesmo disse, é necessário uma unidade de conta para se fazer a distribuição da riqueza na sociedade capitalista. A questão que me intriga é: qualquer que seja o meio utilizado para quantificar, não irá ter ou adquirir o papel do dinheiro? Pois se a demanda e a procura vai variar sempre e com essa variação esse meio utilizado para fazer a distribuição, passa a regular quem pode ter acesso ou não aos produtos demandado e com isso quem detém esse meio, também terá o poder que hoje tem quem detém o dinheiro?
@genossenpedro10 ай бұрын
eh que quando se refere a dinheiro no capitalismo, se faz referência a essa entidade mágica que parece compor um valor autônomo desprendido do trabalho, que se divide e se multiplica, que oculta a sua substancia: o trabalho. como diz lenin em o estado e a revolução, os trabalhadores na fase inferior do comunismo recebem certificados de produto social realizado pelo trabalho, e ele troca por outros produtos. Não existe toda essa dinâmica especulativa e financeira que existe no capitalismo. Mas eh, de certa forma, dinheiro enquanto moeda de "troca" (mas não eh exatamente uma troca)
@mariannesantos43673 жыл бұрын
Obrigada pela explicação, há tempos procurava algo assim para tentar ajudar meus colegas, que ainda acham que o capitalismo é legal.
@yanbox1233 жыл бұрын
Legal pra quem tem capital...e so...
@mbp63853 жыл бұрын
Comunismo anárquico seria interessante,agora ditadura estatal em nome do comunismo é uma desgraça e dai o fracasso da causa comunista.
@mbp63853 жыл бұрын
estado é o vilão sempre seja no capitalismo ou seja no socialismo, quem defende esta estrovenga é no mínimo mau-intencionado e no máximo...tu sabe
@mariannesantos43673 жыл бұрын
@@mbp6385 não, não sei. Aliás, poucas pessoas sabem, por isso devemos ouvir quem ESTUDOU, se preparou para o assunto. O monstro do "achismo" ignorante está devorando tudo e todos. O importante mesmo é um estado onde tudo funciona para todos.
@mbp63853 жыл бұрын
@@mariannesantos4367 Queria saber onde existe esse estado benevolente e funcional ,me aponte um, pois todos são uma porcaria, a pergunta certa a se fazer é: Qual é o país menos pior do que o outro???
@victoroliveira2853 жыл бұрын
Tão claro e racional que nos parece utópico. Mais um vídeo fundamental.
@indigri Жыл бұрын
Os representantes políticos VÃO PRECISAR continuar trabalhando como qualquer um, justamente para evitar isso, todas as pessoas poderão trazer queixas e contribuir para a resolução de problemas se organizando por meio das tecnologias, as tecnologias não deixarão de ser usadas até pq a função delas é resolver nossos problemas e trazer maior conforto, surgiram novos problemas que irá impulsionar as pessoas a contribuir para a resolução, todas as pessoas trabalharão, mas trabalharão menos para que tenha tempo e espaço para todos para q todos possam contribuir, para de dificultar as coisas
@hjbfigueiredo3 жыл бұрын
Gustavo, não ficou claro na sua proposição se a possibilidade do socialismo é em um só país ou se pressupõe um socialismo mundial?
@Nvtvs6662 жыл бұрын
Sobre a nao necessidade de um "cálculo econômico" Dentro de uma sociedade, o que produz variações no consumo dos itens, a "real demanda" ou seu sistema de preços? Por exemplo.. vc está bebendo Gatorade, se este msm gatorade fosse o mesmo preço de uma garrafa d'água o seu consumo seria o mesmo? Um item "premium" ou que demande mais trabalho(ou tempo) e custo para ser produzido não poderia acabar tendo seu consumo "banalizado" por ser de "graça" dentro de um molde socialista? Nao entendi bem como seria essa remuneração via tickets ao invés do dinheiro
@ParkRobson3 жыл бұрын
Gostei, agora falta um vídeo falando das experiências do socialismo real, e um sobre como chegar ao socialismo.
@Comiquemleu013 жыл бұрын
A mais bem sucedida teve uns 70 milhões de mortes como consequência, fora a liberdade que foi totalmente anulada.
@jorgearthur41783 жыл бұрын
@@Comiquemleu01 que comentário raso, desprovido de conteúdo
@Comiquemleu013 жыл бұрын
@@jorgearthur4178 ?
@TheVitorization3 жыл бұрын
@@Comiquemleu01 Ainda bem que no capitalismo a gente nunca tem nossa liberdade cerceada e ninguém nunca morre por displicência dos seus líderes, não é mesmo? Ufa..
@Comiquemleu013 жыл бұрын
@@TheVitorization Verdade, é sempre o estado que faz esse tipo de coisa, inclusive dificultar a vida de quem quer empreender.
@RitaMiranda172 жыл бұрын
Excelentes colocações
@homemmacaco20843 жыл бұрын
comentario do engajamento
@jcm3573 жыл бұрын
Muito bom o tema. Fiquei na espectativa dos outros da playlist.
@lsbzkr3 жыл бұрын
"nossa, adquirir de acordo com a necessidade? Sem poder ostentar algo? Sem poder se supor melhor por meio do acesso à bens e experiências?" (Média, Classe)
@mbp63853 жыл бұрын
O conforto alheio te ofende? E olha que a "Média, classe" não é proprietária dos meios de produção, decida-se tu é invejoso ou idealista?
@lsbzkr3 жыл бұрын
@@mbp6385 que fofo, um ancap aqui. Quantos aninhos vc tem? 12? Continue no canal, vc ainda vai amadurecer com os vídeos do Gustavo.
@mbp63853 жыл бұрын
@@lsbzkr Tiozão do zap apareceu.KKK
@mbp63853 жыл бұрын
@@lsbzkr Tiozão ainda acredita em conto de fadas socialista ,coitado iludido até hoje.KKK
@Nunvuadr3 жыл бұрын
@@mbp6385 O problema não é o conforto alheio, mas quando a sociedade é organizada para poucos terem conforto e milhões viverem a margem da sociedade, você viu o vídeo?
@renatorizoventura38613 жыл бұрын
Muito bom Gustavo. Me sentindo animado, afinal toda mudança demanda ânimo...
@wellssallazzar18353 жыл бұрын
>como seria uma sociedade socialista Seria uma sociedade based.
@edgard40693 жыл бұрын
Eu comprei a versão digital do anuário estatístico do ilaese e já comecei a leitura dele.
@thiagosobral38113 жыл бұрын
Ótimo vídeo. Gustavo oq tu acha do István mezaros?
@professorluciojunior39983 жыл бұрын
Está sendo acusado de distorcer citações por vijay singh
@Nvtvs6662 жыл бұрын
Sobre a distribuição do trabalho Eu tenho uma dúvida sobre seu primeiro ponto, onde seriam dispostas as pessoas, que vc citou, que poderiam ser produtivas e estarem trabalhando e onde e como elas iriam adquirir instrução para realizar o trabalho e a divisão do mesmo de forma viável? E o que acontece com quem simplesmente nao quer fazer parte dessa sociedade? Ou trabalhar em qualquer que seja a função, pré definida nao.
@Mestre33063 жыл бұрын
Video extremamente necessário. Fiz uma pergunta porem ela sumiu, gostaria de saber se você recomenda os matérias disponíveis no site do PSTU. Já li os livros do milciades pena e o seu disponível no drive de membros.
@orientacaomarxista3 жыл бұрын
recomendo sim
@dudurzinn2 жыл бұрын
Realocar pessoas no processo produtivo para atender o aumento de demanda de um produto em relação a outro não esbarra na especialização do trabalho? Por exemplo, uma pessoa que estudou química poderia ser realocada para trabalhar com informática? Eu gostaria desse esclarecimento.
@MarcelodeItapecerica3 жыл бұрын
27:17 - 29:18; Aqui ao meu ver tá a síntese do vídeo. Pelos comentários acredito que o Gustavo terá que fazer um novo vídeo respondo alguns comentários. Mas o que ele está dizendo: 1 "No capitalismos, o dinheiro é uma forma de poder pela qual se tem as relações sociais". 2 "A produção passa a ser para adquirir dinheiro, visto quebo dinheiro concede poder e assim ele é almejado; a produção no capitalismo não visa eficiência, isto é, atender as demandas do povo, mas simplesmente acúmulo." 2.1 " O ponto 2 fica muito evidente pelas diversas vezes que ele fala da ineficiência do capitalismo, como o desemprego sistemático que é oposto a uma produção eficiente, ou a própria produção de bens que horas não cobrem as carências das pessoas, horas é desnecessariamente excessiva." 3 - "A produção no socialismo passa a ser controlada pelas pessoas e portanto elas são capazes de observar em suas comunidades o que e como elas devem produzir, visto que elas mesmas sabem o que lhes faltam. O VOUCHER NÃO É DINHEIRO, não é dinheiro porque no capitalismo o dinheiro é o principal objetivo de qualquer um (sua acumulação) visto que ele pode ser trocado por tudo e ele concede o poder (aquela história do 'e o rico cada vez fica mais rico'), esse voucher serão trocados por mercadorias e serviços para consumo, eles não servirão para a acumulação". 4 - "Da maneira quebo Gustavo descreve, eu tendo a entender que não há uma centralização do poder porque o primeiro controle não começa de cima, ou seja, das lideranças centrais, e sim, começa com as pequenas lideranças das comunidades. As lideranças centrais serviram para fazer a ponte entre as comunidades. (mas devo confessar que este ponto eu não entendi bem)."
@r.rodrigues71483 жыл бұрын
Ele não faz a mínima ideia do que significa dinheiro. Essa coisa não é algo, mas uma função. O dinheiro é um meio de troca indireta. Não é algo que tem poder por si. Precisa ser escolhido pelas pessoas e aceitável. O Gustavo nunca ouviu falar na vida sobre a lei de Gresham. Ele não leu os economistas clássicos em que Marx se baseou. Deve ser um adepto da teoria estatista do dinheiro de Knapp. O dinheiro não concede poder. Quem concede poder é o capital, e ele não algo exato, mas um série heterogênea de ativos. Esse sujeito não sabe bem de economia. Ele não entendeu que qualquer coisa que tenha alta liquidez e durabilidade e seja considerado reserva de valor pode ser dinheiro.
@r.rodrigues71483 жыл бұрын
@@1emiliobering Você viveu nos anos 70 e 80? Sabe o que a moeda valia? A lei de curso forçado não significava grande coisa para maioria do país. Meus avós e minha mãe disseram que quase ninguém via dinheiro. Isso era coisa de grandes centros urbanos ou vantagens do funcionalismo. No interior do país as pessoas usavam uma outra espécie de dinheiro: "títulos" de dívida baseados em produtos futuramente adquiridos (bem de consumo, como alimentícios a ser colhidos, vestuário ou ferramentas de trabalho), sendo o "título" uma espécie de promissória. Isso quando o trabalho não era o dinheiro diretamente negociado por bens. A vantagem era buscar fugir da lei de Gresham na ordem inflacionária. O problema é que a ausência de moeda tornava mais dificultosa a mobilidade dos negócios. Porque acha que os grotões do país eram tão atrasados em relações aos centros urbanos? Faltava liquidez para a economia local, mas não só isso, claro. Analisar a história envolve diversos fatores. Uma das razões disso é que até hoje várias pessoas ainda são desbancarizadas. Meus avós não guardavam em banco nada que fosse de valor e por isso se livravam de dinheiro quando tinham. Para eles, terra ou animais de corte retinham valor. Para não guardar num lugar inseguro gastavam rápido o que havia de moeda. Isso significa o que? Que elas não queriam usar a moeda do Estado e não são obrigadas de fato, ao fim e ao cabo. As hiperinflações ajudam a provar que nem a lei de curso forçado pode obrigar as pessoas a usar uma moeda ruim. Inflações altas são em parte um sintoma disso. As pessoas querem se livrar do dinheiro ruim e trocar pelo que de fato tem valor: outra moeda, bens ou serviços. O problema é que a inflação tem mais de uma causa, obviamente. Mas em grande parte ela é produto ou do endividamento público ou do aumento expansivo do crédito através da redução da taxa de juros. No fim: resultado de políticas monetárias ruins e mau controle fiscal das contas públicas. A moeda fiduciária é uma coisa recente no Brasil. Foi instituída em 1933. Mas não tem lá funcionado muito bem enquanto um produto de monopólio do Estado. O Gustavo Franco publicou faz poucos anos uma história monetária do Brasil. Tem uns capítulos difíceis, mas no geral é de boa. O título é A moeda e a lei. Para entender bem o que é o dinheiro, procurei ler alguns livros, como o do Mises: Teoria do dinheiro e dos meios fiduciários. A moeda é no fim apenas um meio de troca indireta. A história prova que o Estado apenas sancionava medidas ou cunhagens para evitar fraudes e padronizar o poder liberatório da moeda, que dava mais segurança jurídica. Porém eram os agentes econômicos que definiam antes o que era dinheiro através das práticas comerciais. É a introdução da moeda fiduciária e o fim do lastro que bagunçou tudo isso. O que é algo bem recente em relação a história econômica da humanidade. Porém já estão surgindo outras alternativas de via monetária para fugir do monopólio estatal e dos ciclos econômicos das moedas de países. É o caso das criptomoedas. Não por acaso os governos estão criando suas CBDCs com medo da perda do monopólio. As pessoas querem fugir da lei de curso forçado.
@r.rodrigues71483 жыл бұрын
@@1emilioberingVocê sabe o que aconteceu quando a Argentina passou aceitar uma presença maior do dólar, não é? Ocorreu uma indexação na economia da qual até hoje eles não conseguiram se livrar. A inflação de lá está em parte ligada a isso. Dólar americano, só nos EUA, amigo. Só mudando para lá para ter acesso livre e contínuo a moeda. Você provavelmente não saiba, mas o dólar não é americano. A origem dele está no Táler, uma moeda cunhada por um agente privado na Europa. O que importa no caso do dólar não é a moeda em si, mas a dinâmica da economia. É o capital que gera riqueza e não a moeda. Esta é só um meio para a troca indireta. E o capital não é algo homogêneo. Ele pode ser desde conhecimento das assimetrias do mercado à posse de bens, como terras, ou a verticalização de um serviço que exija alta competência técnica. Os americanos são um povo que trabalha muito e investe em especialização do conhecimento. Isso ajuda a aumentar a qualidade da mão de obra e a capacidade de expansão da produtividade. País sem educação como o nosso não adianta ter uma moeda nem como a libra esterlina. A moeda é apenas um detalhe nos problemas maiores da engrenagem econômica.
@rafahvitale3 жыл бұрын
Que vídeo necessário, é muito difícil mesmo pensar em coisas fora da sociedade capitalista, tem de haver um enorme esforço pra sair da nossa bolha social e pensar além dela.
@marianap553 жыл бұрын
Olá, qual é a sua formação?
@orientacaomarxista3 жыл бұрын
isso, graduado em ciências da computado, mestre e doutorando em filosofia política.
@marianap553 жыл бұрын
@@orientacaomarxista obrigada 😊✌🏼
@guilhermehx71592 жыл бұрын
Boa! Otimo video
@bryanrichardpereira91183 жыл бұрын
Gustavo, os impostos, la no cap 24 do Capital, são uma forma de expropriação do trabalhador ? Ou não tem nada relacionado kk. Só essa duvida mesmo. Ótimo vídeo como sempre kk.
@Comiquemleu013 жыл бұрын
Imposto é apropriação de bem privado em qualquer hipótese. Se não fosse, não se chamaria imposto.
@bryanrichardpereira91183 жыл бұрын
@@Comiquemleu01 não é apropriação, e sim expropriação, pq o imposto vai para o Estado, e o Estado é um instrumento da classe dominante.
@bryanrichardpereira91183 жыл бұрын
@Ivan Angelocci Filho entendi, obrigado
@joseCOSTA-ki1xt2 жыл бұрын
O socialista não entende como funciona o capitalismo. Gostei da confissão. Nem Karl Marx entendeu. Escreveu e distorceu tudo. Por isso, Karl Marx é adorado pelos socialistas... Marx é o líder dos mal entendedores do capitalismo.
@harleyking882 жыл бұрын
@@bryanrichardpereira9118dentro Capitalismo pode ser usado para promover bem comum a classe trabalhadora, ou seja,servir como "pão e circo", mas se a classe trabalhadora investisse se potencial máximo na supressão de suas próprias necessidades e desenvolvimento e não mais pro mercado capitalista, imposto pra que? Deve ser por isso que a Coréia Popular já baniu o imposto a décadas.
@Rafael-wt6yx3 жыл бұрын
Gustavo, está com frete para 3 unidades do anuário no ML.
@gabrielviana67633 жыл бұрын
Engajamento
@Rafael-wt6yx3 жыл бұрын
Comente algo concreto. E de preferência construtivo. Não somos da direita anencéfala.
@JeanPinheiro-nc2pl3 жыл бұрын
Mais um excelente vídeo, camarada Gustavo! Como sempre digo, seu canal é o melhor, em se tratando do marxismo no yt! Eu gostaria q vc fizesse mais a frente, um vídeo demonstrando como seriam os critérios de distribuição dos Tíquetes ou Vales no lugar da moeda, já sobre o socialismo. Na minha opinião, 1° deve-se instalar um Estado operário, q exproprie a burguesia, e dps, passado algum tempo, com o socialismo avançando nos países centrais, é q poderia se retirar o dinheiro da jogada! Um gde abraço, Gustavo!
@PhysiqueduRole.3 жыл бұрын
E pra construir aviões no socialismo? Quem vai organizar algo tão complexo?
@orientacaomarxista3 жыл бұрын
ora, os mesmos que já fazem isso no capitalismo
@JoseSantos-xh9mp3 жыл бұрын
A URSS a China constroiram avioes civis e militares, Tchecolosvaquia (Skoda) e outros paisee do leste tambem construiram, Carros. A Skoda foi comprada pela VW e a Dacia pela Renault.
@jonathanbertassi4902 жыл бұрын
Off Topic: ali no fundo é o disco de rock progressivo nacional "Depois do Fim"? Se for, parabéns pelo bom gosto.
@oanonimogreg64873 жыл бұрын
"Me parece que o socialismo cresce" -Daciolo, Cabo
@lucario13713 жыл бұрын
"Democracia é uma delícia, uma beleza e dei a vida inteira e continuarei dando" - Gomes, Ciro
@ParkRobson3 жыл бұрын
"Como é bom o socialismo". -Bolsonaro, Jair.
@andyisdead3 жыл бұрын
O Daciolo já foi do PSOL
@IndependenteMarxista3 жыл бұрын
Antes sua foto de perfil era o Tróstyk, agora o Engels? hauahsahsu
@oanonimogreg64873 жыл бұрын
@@IndependenteMarxista eu me radicalizei um pouco mais
@luizricardomiranda44213 жыл бұрын
Valeu pela aula Gustavo, continue a explicar sobre esse tema.
@antie54593 жыл бұрын
Engajamento.
@Rafael-wt6yx3 жыл бұрын
Comente algo concreto. E de preferência construtivo. Não somos da direita anencéfala.
@Fabiowsousa Жыл бұрын
Boa aula, excelente na verdade! 🍻
@marianap553 жыл бұрын
A questão não e ganhar igual, mas ter um sálario minimo justo, segundo o Dowbor no Brasil as pessoas poderiam receber 11 mil de sálario minimo
@marianap553 жыл бұрын
@@1emiliobering sim, é isso
@marianap553 жыл бұрын
@@1emiliobering mas no capitalismo eles acham que mil reais é justo
@powerzoldyck56703 жыл бұрын
@@marianap55 O problema é que a gente mora no Brasil. Em países capitalistas europeus ( os que tem o melhor idh do mundo) com um salário mínimo tu tem um poder de compra pelo menos 3x maior que aqui...
@matheuscavalcante31083 жыл бұрын
Excelente! Muito didático.
@joaocarlosgarciacarriondeo52283 жыл бұрын
cara melhor video do seu canal, faço o exercicio de falar como seria uma sociedade socialista com meus pais desde pequeno, hoje vi materializado nesse video tudo que falamos por anos.
@fernandoduraes13 жыл бұрын
Meu caro, vídeo incrível!
@homemmacaco20843 жыл бұрын
Só discordo disso de produzir mais. Esse necessidade de produzir infinitamente é do capital, no socialismo a gente pode reduzir brutalmente a quantidade produzida e converter em qualidade e durabilidade, cessando os mais diversos trabalhos assim que essas necessidades forem praticamente definitivamente satisfeitas. Além disso da pra reaproveitar a riqueza já produzida, a melhorando, ao invés de ficar jogando fora e reproduzindo infinitamente. Com certeza parte grande de nossos esforços vão ter que ser direcionados a restauração do planeta que já está devastado pelo capital e hoje já nos ameaça a extinção. Com relação a distribuição e cálculo de necessidades hoje seria a coisa mais simples com o celular na mão de cada um. É só a gente colocar nossas necessidades num banco de dados que da pra calcular os fluxos e estoques necessários para supri-las, beirando o desperdício 0. É a simples racionalidade econômica mesmo, capitalismo que complica tudo, por isso que nego tá ai comendo osso de segunda.
@zedejoaoagoraelula47963 жыл бұрын
Concordo! Acho que essa ideia de produzir mais é antiga. De quando a produção era insuficiente. Como já produzimos bem mais que precisamos, temos que focar na qualidade, na produtividade e distribuição.
@homemmacaco20843 жыл бұрын
@@zedejoaoagoraelula4796 o que põe essa impressão de que a produção precisa aumentar, como se fosse insuficiente, é a necessidade do capital de manter um exercito industrial de reserva, em função das novas necessidades imprevisíveis de negócios que absorvem rapidamente uma força de trabalho disponível, da pressão salarial e do controle social via ameaça de se encontrar na condição de desempregado. Se não fosse o exército industrial de reserva a expansão do capital ficaria limitado ao crescimento populacional. Além disso a destruição da produção e escassez artificial é uma necessidade para controle de preços.
@timideznecessaria74213 жыл бұрын
@@homemmacaco2084 ahasou no comentário parcinha
@joanapaula51793 жыл бұрын
@@homemmacaco2084 Gostaria de saber se no Socialismo teremos divisão do trabalho e como seria decidido quem vai fazer o quê...quem vai trabalhar em um laboratório e produzir vacinas e quem vai limpar o banheiro do laboratório? Sabe me responder?
@homemmacaco20843 жыл бұрын
@@joanapaula5179 claro que vai haver divisão do trabalho, pela complexidade decorrente de um mundo diverso nossa atividade precisa ser voltada segundo nossas melhores capacidades, mas não vai haver a rigidez de hoje na qual você é uma mera mercadoria especializada que será descartada se seu trabalho não for mais necessário. Nós todos temos múltiplas potencialidades que estão travadas pela lógica social da especialização rígida, isso leva a impossibilidade da compreensão da totalidade através da articulação dos múltiplos conhecimentos, que são essenciais para entender o mundo. Ninguém suporta essa lógica social de fazer a mesma coisa todo dia feito um robô, isso é a alienação completa, mas não significa que não podemos nos aprofundar em determinados assuntos. Pelo contrário, vamos muito mais já que isso não vai ser feito de forma imposta e alienada, mas livre e orientada pelo interesse individual. Todas essas atividades degradantes vão ter condições muito melhores de serem feitas e podem ser facilmente automatizadas pela sua simplicidade. Além de que não vai haver a necessidade de limpar a cagada cotidiana que é o capitalismo com esse fluxo infinito de mercadorias crescentemente descartáveis, gerando ilhas de lixo maiores que Portugal, uma atmosfera completamente poluída por esse trânsito imundo e um sistema sanitário completamente apartado de uma racionalidade metabólica entre a humanidade e natureza que possa aproveitar o que sai do nosso corpo como ocorre normalmente na natureza. Pode ficar tranquila que você não vai ter que ficar limpando o banheiro de ninguém hahah
@tdqmonteiro3 жыл бұрын
Excelente! Já prevejo outro vídeo de reagindo aos comentários deste.
@marianap553 жыл бұрын
Por mim isso sempre teria que ser discutido, uma nova forma de sociedade, seja socialismo puro ou comunismo, ficar tentando consertar o capitalismo é como empurrar a sujeira para debaixo do tapete, uma hora sujeira sai com tudo, ou seja, é sempre essas crises economicas e crises ambientais.
@marianap553 жыл бұрын
@Rodrigo não, o socialismo pode ser um caminho para chegar ao comunismo
@Comiquemleu013 жыл бұрын
Quem causa essas crises é o estado, quem entende o mínimo de economia compreende isso. Socialista é tipo o povo que pede ônibus grátis, mas esquece que vai pagar em impostos (provavelmente pagará muito mais por um serviço pior).
@marianap553 жыл бұрын
@@Comiquemleu01 caralhooooo, dcp so pode!! O Estado funciona conforme o sistema econômico!!! E é justamente por nós pagarmos impostos (que inclusive não é barato) é que nós deveríamos ter o transporte gratuito ou pelo menos a um preço simbólico!
@marianap553 жыл бұрын
@Ivan Angelocci Filho meus olhos sangram quando leio umas coisas dessas
@Comiquemleu013 жыл бұрын
@@marianap55 Você lê o que escreve?
@ulyanov47043 жыл бұрын
No que tange à organização a sociedade no socialismo, no plano político, além da democracia direta e participativa nas decisões da superestrutura que compõem os rumos econômicos. Deve existir comunas populares com trabalhadores armados e prontos para qualquer sinal de contrarrevolução.
@Lucas-bf4pw3 жыл бұрын
Eu não tenho dificuldade nenhuma de imaginar uma sociedade diferente da capitalista, tenho dificuldade de imaginar uma melhor
@mbp63853 жыл бұрын
Economize durante cinco anos o máximo que puder durante a solteirice e terás como recompensa escolher onde trabalhar.
3 жыл бұрын
Estude, pesquise e tu vai encontrar. O Gustavo ja está no caminho certo rsrsrs.
@Lucas-bf4pw3 жыл бұрын
@ Estudar o que? Marx nunca descreveu nenhuma utopia e por um bom motivo. Os que descreveram só não seguiram as consequências de suas propostas o suficiente, são os românticos que acabam a história no "felizes para sempre". O mais delirante é achar que algum autor vai conseguir prever as consequências das ações humanas e planejar a sociedade perfeita. A única proposta com alguma remota chance de funcionar é o pragmatismo individual. Não confunda isso com egoísmo. Se você for egoísta não vai fazer nada por ninguém e consequentemente ninguém vai fazer nada por você. Pragmatismo individual é você não tentar controlar a ação dos outros e focar no que você pode fazer com seus meios para conseguir seus fins. Numa sociedade capitalista você não vai conseguir fazer isso sem colaborar com o resto da sociedade a não ser que você seja um parasita estatal. Diferente do que os marxistas pensam, os burgueses não são parasitas. Eles colaboram com a sociedade ao estabilizar a remuneração do proletariado e para isso se sujeitam a riscos. Em troca do risco a que se sujeitam alguns acabam sendo recompensados enquanto outros vão a falência. São, proporcionalmente, os mesmos riscos aos que qualquer proletariado também pode se sujeitar, se quiser, investindo em ativos financeiros. Se você não quiser trabalhar para um burguês, não faça greve, faça uma cooperativa.
@mbp63853 жыл бұрын
@@Lucas-bf4pw Parabéns, excelente resposta, pena que alguns psicopatas(Principalmente os stalinistas amantes de ditadura) e os românticos( Maioria dos marxistas) não irão entender.
@joseCOSTA-ki1xt2 жыл бұрын
O socialista não entende como funciona o capitalismo. Gostei da confissão. Nem Karl Marx entendeu. Escreveu e distorceu tudo. Por isso, Karl Marx é adorado pelos socialistas... Marx é o líder dos mal entendedores do capitalismo.
@lucasb46732 жыл бұрын
Uma das funções do dinheiro é a representação ideal do valor, ou seja, do trabalho abstrato. Se no socialismo poder-se-ia utilizar cupons para mensurar o valor das coisas, não seria,pois, os cupons uma cópia funcional do dinheiro que é um processo o qual se tem o dinheiro/cupom como o própio valor e não a representação do valor? Em suma, a minha dúvida é: qual seria o parâmetro de mensuração? E se fosse o trabalho abstrato não seria ,pois, uma mera transformação dos devaneios individuais do capitalismo para um capitalismo centralizado?
@r.rodrigues71482 жыл бұрын
Leia o livro Teoria do dinheiro e dos meios fiduciários, do Mises. Dinheiro é um meio de troca indireta, é a função de um bem mais líquido empregado num sistema de trocas. Qualquer coisa pode ser dinheiro, depende apenas dos agentes econômicos o aceitarem como tal. Um cupom ou uma nota pintada funcionam ambos como dinheiro, um saco de sal ou uma pepita de ouro também, bastam ter uma liquidez bem acima dos demais bens em circulação. O dinheiro surge historicamente de forma livre. Não é alguém específico que o cria, como a instituição estatal. O Estado historicamente só dá validade, ou seja, fornece um selo de "confiabilidade" aquilo que serve como dinheiro. Tem uns livros bons do Le Goff sobre isso. O Gustavo quer entender capitalismo estudando Marx, mas devia estudar história e economia, devia ler todos os textos de qualquer matriz ideológica. Mas duvido ele fazer isso. Quanto a Marx: ele é anâcronico e tem muitas conjecturas que não se provam. Por um motivo simples: ele era um filósofo, não um historiador ou um economista profissional. Hoje nenhum historiador competente o utiliza como texto de matriz analítica, pode o utilizar como fonte de informação sobre o século XIX, mas usar Marx enquanto historiador, é pouco provável, porque Marx via a história de maneira linear, teleológica. Foi um pensador importante, mas suas teses não se provaram no tempo. Ser marxista atualmente é o mesmo que ser platônico ou pitagórico hoje em dia. É ser uma anacronia informacional ambulante. O Gustavo realiza várias falácias. Usa do processo de descredenciamento da hierarquia de Graham. Fala, fala, fala, mas não explica ao detalhe e amplamente. Ele não adota uma posição cética. É dogmático, ou seja, não usa um racionalismo crítico. Está a defender uma doutrina de pensamento, e não a fazer uma análise histórica condigna. Leia os textos do Marx, como o Manifesto e O Capital, depois leia Popper (Conjecturas e refutações), Lowith (O sentido da história), historiadores dos Annales (os que escrevem sobre história medieval e moderna, só para começar), Ricouer (Ideologia e utopia), Girard (Coisas ocultas desde a fundação do mundo) e Lévi-Strauss (As mitológicas e os dois livros Antropologia estrutural). Verá que Marx não tinha um paradigma que hoje nós temos. Algo que dá para entender lendo a questão dos limites do paradigma da representação elaborado por Foucault (As palavras e as coisas) e já preconizado pelo paradoxo de Mannheim. O Gustavo age como o marxista ortodoxo no romance Tchevengur de Andrei Platônov, escritor que foi comunista a vida inteira, mas percebeu as dissonâncias práticas que existem entre a teoria de Marx e a realidade.
@pauloaffonsopintoduarte5400 Жыл бұрын
Gustavo, qual o livro sobre Socialismo, de autor brasileiro que voce recomendaria? Qual a Editora?
@MarcusWilheim Жыл бұрын
Bom... Tem o China, Socialismo do Século XXI, do meu mano Elias Jabbour, que fala bastante sobre o que determina um socialismo, seu funcionamento etc. Não sou muito fã de tudo oq ele diz, mas ele é foda e é Brasileiro
@wen.der.santos3 жыл бұрын
Quando você diz "nós" vamos decidir qual vai ser a cota de riqueza de cada um você não acha muito ingênuo? Você acredita que quem tem milhões de patrimônio vai entregar isso ao poder público? Esse "nós" simplesmente não existe. No fundo parece que por trás dessa ideia há uma concepção metafísica de ser humano, como se fossemos uma espécie homogênea, ou que tenhamos pelo menos um mínimo denominador comum. "Nós" é uma abstração. Acho o capitalismo muito absurdo, mas crer que podemos determinar coletivamente a cota de riqueza de cada um sem haver um conflito de interesses e disputa, e até mesmo guerra, é muito ingênuo
@VitorNoAr3 жыл бұрын
Mas ninguém disse que não haverá disputa. Isso ocorre até dentro de uma cooperativa, quem dirá de uma sociedade. Mas isso não inviabiliza a tomada coletiva de decisão.
@wen.der.santos3 жыл бұрын
@@VitorNoAr pergunta pra família safra se ela vai socializar o patrimônio. Na teoria pode parecer possível, na prática é sonhar com anjinhos.
@VitorNoAr3 жыл бұрын
@@wen.der.santos os reis também não queriam abrir mão dos seus reinos. O senhor feudal também não, nem o Imperador ...
@wen.der.santos3 жыл бұрын
@@VitorNoAr eles abriram mão porque outra classe se tornou mais poderosa, a burguesia. Qual classe hoje faz frente em poder com os ricos? Quando tiver outra classe tão poderosa quanto os ricos daí me avisa que eu vou apoiar. Por enquanto eu não vou sair pra matar nenhum poderoso, se quiser ir fica a vontade.
@VitorNoAr3 жыл бұрын
@@wen.der.santos a classe que tudo produz, a classe que foi inclusive usada pela burguesia pra fazer a revolução. Não quero você do lado de cá não, fica aí mamando rico que é teu lugar.
@Marcio_Luiz_arquiteturA2 жыл бұрын
Gustavo, o cooperativismo seria um embrião de um socialismo?
@elderlourenco-biomusica36443 жыл бұрын
Uma coisa sei. A maneira que eu encontrei nesta sociedade capitalista, para mim é um desastre. Por isso estou aqui aprendendo.
@m.robespierre75283 жыл бұрын
A minha vida é razoavelmente boa nesse sistema. Nasci em família de classe média alta e nunca passei perrengue financeiro, mas tenho simpatia pelo socialismo pelas incontáveis pessoas que sofrem e são privadas de estudo, trabalho e liberdade no capitalismo.
@joaopedrofeitoza34203 жыл бұрын
@@m.robespierre7528 verdade
@Comiquemleu013 жыл бұрын
@@m.robespierre7528 Por esse motivo você é socialista, não entende a realidade de quem é pobre e trabalhador.
@erickgeraldo47283 жыл бұрын
@@m.robespierre7528 Isso se chama conciência de classe!
@m.robespierre75283 жыл бұрын
@@Comiquemleu01 pelo contrário, entendo como o sistema privilegia a desigualdade desde o berço.
@jonatamarchese73173 жыл бұрын
Ótima introdução, Gustavo. Mais importante que refutar agora, acredito ser a apresentação de uma alternativa, socialista e revolucionária acessível aos trabalhadores e pessoas que não aguentam mais este sistema que vivemos. Para aprofundarmos em um próximo vídeo, sugiro dois temas, que são dúvidas minhas tb: - Como pode funcionar essa “realocação imediata” da mão-de-obra tecnicamente falando, quando os diferenças de habilidades e capacidades necessárias para produção podem ser muito distintas? - Na questão dos cupons para acesso à riqueza socialmente produzida, como seria possível a definição da equivalência entre a mais-valia produzida em um sistema de trocas socialista? Existem tentativas propostas ou alguns exemplos disso? Abração!
@mariosoek37463 жыл бұрын
Eu tenho minhas críticas à transição socialista via ditadura do proletariado, considerando que estamos completamente deseducados em biologia, fisiologia e dinâmica de comportamento socioambiental. Estamos todos educados para um consumo e produção capitalista que socializado aceleraria exponencialmente o colapso ambiental.
@mariosoek37463 жыл бұрын
Obs: sou comunista.
@mariosoek37463 жыл бұрын
@@keanu_yves ok, vc está reproduzindo ipsis literis o discurso do projeto vênus, com o qual, diga-se de passagem, eu concordo e advogo, feitas as devidas ressalvas. Acontece que existem limites planetários que simplesmente inviabilizam a universalização do acesso na maior parte do que se produz hoje. O próprio Gustavo demonstrou ignorância nesse sentido ao utilizar a carne como exemplo de demanda social. Na escala industrial em que ela é produzida hoje ela já ocupa mais de 70% de todos os recursos agrícolas disponíveis e não chega a 100 gramas per capita, se dividida homogênea mente pela população mundial. Imagine o fim das restrições monetárias com um proletariado global assumindo os meios de produção e querendo picanha na brasa todos os dias...e não só isso, mas tbm cerveja, vinho, uiski, pizzas, feijoadas, enfim... tudo aquilo que fomos condicionados a considerar como verdadeiros prazeres da vida. Quanto tempo vc acredita que isso se sustentaria? Acredito que antes de superarmos o capitalismo precisamos passar por uma profunda revolução de valores e prioridades , além de um verdadeiro respeito à vida. Mas só pra vc ver a semelhança entre direita e esquerda quando a discussão passa para um nível mais adulto, logo logo virão os imbecis me chamando de vegano burguês elitista e mandando enfiar cenouras no meu rabo. E veja que nem falei nada de direitos animais aqui. Estou apenas tratando de questões práticas. Mas como diz a doutora Sônia Felipe: falar em mexer no prato é ofender a religião das pessoas.
@mariosoek37463 жыл бұрын
@@1emiliobering a carne é apenas um quesito. A maior parte dos hábitos ocidentais é universalmente inviável.
@mariosoek37463 жыл бұрын
Como eu disse: eu sou comunista e almejo um mundo novo , mas ele não pode nascer dos velhos valores.
@joseCOSTA-ki1xt2 жыл бұрын
O socialista não entende como funciona o capitalismo. Gostei da confissão. Nem Karl Marx entendeu. Escreveu e distorceu tudo. Por isso, Karl Marx é adorado pelos socialistas... Marx é o líder dos mal entendedores do capitalismo.