As pessoas a minha volta sempre elogiam minha "inteligência" e levam a sério minha opinião( isso me assusta um pouco). Mas eu nunca entendo isso... Claramente não sou tão inteligente assim. Penso que a média das pessoas que convivo não se esforçam para pensar,refletir, nem mesmo coisas óbvias e/ou intuitivas. Por isso tendo a pensar que a minha "inteligência" é falsa; é um erro de perceção das pessoas rs. Nunca sei quando levar a sério um elogio por causa disso ...
@m0394 жыл бұрын
Eu te entendo, sinto exatamente isso, na maioria das vezes eu fico neutro, mas tem vezes que eu duvido da minha própria inteligência, é bem raro eu me achar inteligente (quando acho fico me sentindo arrogante)
@marcusviniciusscortegagnac19514 жыл бұрын
Concordo com você eu te entendo, na verdade eu prefiro duvidar de mim do que me tornar um cara orgulhoso.
@cubittum_eamus4 жыл бұрын
Esse comentário me definiu completamente.
@thaisssss67504 жыл бұрын
Eu me encontrei em você kkkkk por isso que eu odeio elogios.
@paulovictor83794 жыл бұрын
@@marcusviniciusscortegagnac1951 isso aí, eu prefiro ser a sombra do líder , n gosto de ser o centro.
@_hellstar4 жыл бұрын
cresci ouvindo "não fez nada mais que sua obrigação", acho que sei o porque de sentir isso agora.
@larissaiandoli46054 жыл бұрын
E os seus pais nem a obrigação deles fizeram neh....
@Felipe-rn1gf3 жыл бұрын
Quando eu arrumo a casa e minha mãe fica satisfeita ela fala isso kkk
@freire26323 жыл бұрын
@@larissaiandoli4605 krl boa, vdd
@arthurandrade60364 жыл бұрын
Fala sobre o oposto que seria o excesso de orgulho.
@jedderwesselsilva51644 жыл бұрын
Up
@ajudandonasaulas58674 жыл бұрын
Up
@lumoc.4 жыл бұрын
Efeito duning-kruger.
@nilsonfernandesneto76584 жыл бұрын
No caso não seria complexo de deus ou coisa semelhante?
@mortarodrigues41124 жыл бұрын
Complexo do narcisismo
@i4814 Жыл бұрын
Realmente, se algo vai contra o que eu acho que é "sucesso" eu sinto como se fosse alguem sem valor, incompetente, besta, e qualquer um fosse melhor que eu. Isso é difícil, esse sentimento de não ser boa o bastante, por isso eu vivo em constante busca por aprovação.
@albeli38964 жыл бұрын
cara... agora entendo oq eu tenho ... normalmente não consigo me abrir com ninguém sobre isso, nunca acho q sou boa o bastante e n consigo mais fazer as coisas que fazia mais facilmente na faculdade. Vejo exatamente como foi dito... e já perdi muitas oportunidades por achar que não daria conta, que não seria boa o suficiente, ou para tentar evitar uma ansiedade extrema...
@manualdocerebro94674 жыл бұрын
Mais um ótimo vídeo! Muito obrigado, André, você é uma grande inspiração para mim. EXERCÍCIO PRÁTICO PARA QUANDO NOS SENTIMOS IMPOSTORES: esse sentimento de ser impostor também pode se relacionar ao sentimento de achar que as conquistas alheias são maior do que realmente são. Então uma ideia é você brincar de "faz de conta" (lembre-se: para seu cérebro, a imaginação pode ser tão real quanto o mundo). 1) Você simplesmente irá se imaginar na pele da pessoa (talvez algum amigo, parente ou afim) que obteve determinada conquista, ao mesmo tempo que imagina a pessoa na sua situação. Basicamente você vai trocar os papeis. 2) Então você começa a pensar que, se os papeis fossem invertidos, você teria o mesmo sentimento de ser "impostor", e acharia que o feito que aquela pessoa obteve (que na realidade foi o SEU PRÓPRIO feito - lembre que vocês trocaram de lugar) era muito maior. 3) Pronto! Agora destroque e reforce racionalmente seus méritos, e lembre sempre que não somos robôs e nem perfeitos, e que mesmo nosso esforço já tem MUITO MÉRITO (apesar de você ter ido além da "honra ao mérito"). Espero que esse exercício ajude alguém. Caso queira dar uma olhada nesse humilde Manual, ficarei feliz! :D
@picannabis4 жыл бұрын
boaa vou tentar fazer isso!
@sophiaanjos72164 жыл бұрын
Ótima dica
@AndreCampos_A4 жыл бұрын
De nada.
@manualdocerebro94674 жыл бұрын
@@AndreCampos_A AHAUHAUHAUA essa me pegou desprevenido
@phantomcaralh4 жыл бұрын
Tá aí, ótima dica!! Me inscrevi no seu canal!
@f.gabrielmedeiros50664 жыл бұрын
"Esses barcos realmente existiram" Aí do nada aparece um barco fantasma kkkkkkk
@joaofelipesophia39304 жыл бұрын
Aquele lá foi usado no terceiro ano da segunda guerra
@nicknicolau14444 жыл бұрын
Era por causa do evento de Halloween
@AndreCampos_A4 жыл бұрын
Sugestão: Fala sobre como surgem as nossas crenças. Eu tenho a impressão de que nossas crenças não são exatamente "escolhas" nossas. Por exemplo, se uma pessoa acredita em Deus ela não pode simplesmente "escolher" deixar de acreditar por, por exemplo, 2 horas e em seguida voltar a acreditar de novo. O mesmo se aplica ao ateísmo, o ateu não pode escolher ser religioso sábado e novamente ateu no domingo. Não é como se existisse um botão no qual a gente pode mudar nossas crenças quando quiser, principalmente se tratando de crenças mais profundas, como religiosidade, viés político etc.
@guilhermeazevedo62324 жыл бұрын
E se eu te dissesse q na filosofia epistemológica o conhecimento é nada mais q uma crença?
@MineAnimator4 жыл бұрын
Viés político é ainda mais difícil de mudar, porque mesmo provando seu lado, a outra pessoa ainda pode achar que se trata de manipulação
@TheRonanSchuck4 жыл бұрын
Curioso tu falar disso. Quando eu era criança eu jurava que era possuído pelo capeta as vezes, mas nunca falei nada pra ninguém. Depois de adulto, me descubro no espectro bipolar.
@lind6294 жыл бұрын
@@TheRonanSchuck meu deus????????
@grdindosl72274 жыл бұрын
O que faz sua fé e quem está ao redor de você por isso cada país e continente tem sua própria fé porque só a uma verdade se nenhum acredita no outro e tudo mentira .
@alinediasdelima25724 жыл бұрын
Terminei o ensino médio - graças a minha mãe. Mandei artigo pra congresso e foi aceito - minha orientadora que escreveu, foi graças a ela Fui contratada - foi por conta da iniciação cientifica Estou terminando a graduação - foi graças aos grupos de estudo Na apresentação com 2 colegas e disseram que fomos muito bem - foi graças a eles que tiveram falas pertinentes, eu só me embolei e falei merda. Difícil conviver com isso, nunca ser boa o suficiente e ter um puta medo de errar. Isso ja vem comigo faz tempo e sabe o que é pior? Que eu justifico dizendo que isso me faz alcançar objetivos com os pés no chão. QUE? UISDHUIASHD Como eu me digo uma coisas dessas... só preciso de psicoterapia
@esterside98834 жыл бұрын
Te entendo, mas foram tantas coisas, que certamente tu teve influência majoritariamente sobre elas.
@Limonada121634 жыл бұрын
Eu tenho exatamente esse tipo de pensamento, consegui várias conquistas mas sempre acho que foi graças a algo externo a mim, que foi sorte, que foi coincidência... Consegui passar em concursos, até em primeiro lugar em um, consegui entrar pra universidade no curso de Direito e passar nas provas de seleção de estágios de alguns tribunais, de novo até em primeiro lugar, mas nunca consigo sentir que é pq sou boa em nada. É horrível não acreditar em vc msm.
@guilhermewillians34954 жыл бұрын
Eu acho que eu estou cm essa síndrome sempre trato minhas conquistas cm indiferença, e sempre que sou elogiado em qualquer sentido seja em alguma coisa q eu fiz ou então na aparência nunca acredito no que falam eu apenas finjo que acredito.
@pyetrr_game43604 жыл бұрын
Nunca mais senti felicidade por minhas conquistas, depois de ter vários elogios falsos e arrogantes dos meus pais
@diegorodriguesdesouza73894 жыл бұрын
Com muita frequência tenho esse sentimento, estranhamente algumas vezes acontece de minha perspectiva de mim mesmo condizer mais com o que as pessoas veem de positivo em mim.
@alexaprodigy4 жыл бұрын
A pressão da sociedade em querer que alguém seja bem sucedido na vida é bom ou ruim?
@carlosciqueira44374 жыл бұрын
Esse ruim demais
@umashipadoradeshippsestran20644 жыл бұрын
Péssimo
@carlosciqueira44374 жыл бұрын
@@umashipadoradeshippsestran2064 muita cobrança demais O negocio e ser pobre mesmo kkkk
@isaquedomingosdeoliveira18354 жыл бұрын
Depende do Que é ser bem sucedido na sociedade. Achar q ter um carro caro ou bens materiais e ser bem sucedido é ruim o verdadeiro sucesso está em estar bem com sigo mesmo sem se importar de mais com coisas tão superficiais. Ter estabilidade emocionalmente é ter sucesso, pois vc está feliz sendo vc.
@dududlmc38764 жыл бұрын
Pow, vai muito além do indivíduo. Uma pessoa que veio da camada mais pobre da sociedade e consegue o mínimo de educação, conquistar um ensino superior, um trabalho estável e uma casa própria pra morar já está bem sucedido na visão dela e vai depender dessa pessoa que se já está bem do jeito que tá ou vai querer ter mais coisas, daí acaba acumulando coisas fúteis. Na minha opinião ser bem sucedido não é ser milionário, você pode ser feliz tendo o necessário pra sobreviver e um trabalho no qual você se orgulhe de trabalhar que não seja só pra pagar suas contas e tirar o sustento. A riqueza é algo fútil e relativa, se tu ganha 100 mil por mês e gasta ele todo com dívidas e coisas supérfluas, você tem uma mente pobre e hábitos impulsivos, só mais um que vive por status. Ser bem sucedido é ter saúde e ser feliz, vejo muito ricos que são pobres de espírito e de saúde.
@victoroigres97924 жыл бұрын
Esse vídeo veio num momento muito oportuno. Acabei de sair de uma entrevista de emprego e desisti da vaga, tive uma crise de ansiedade e saí de lá me sentindo muito mal.
@ninick96794 жыл бұрын
Sou estudante de moda na Etec, e amo desenhar, mas sempre sinto q não sou boa o suficiente, e que não mereço estudar ali, mesmo quando acabo um desenho, e digo que gostei, alguns minutos dps, começo a me perguntar se realmente ficou bom, ou se alguém iria gostar disso.
@gfdgdf20163 жыл бұрын
A respeito das mulheres nas exatas: Na época da minha graduação em matemática, eu tive cursar uma disciplina de programação de computadores em uma sala com 60 alunos, sendo 58 homens. O professor deve ter ficado muito chocado ao ver uma mulher cursando matemática e aprendendo sobre programação na turma dele porque me testava do começo ao fim das aulas. Ele ficava surpreso todas as vezes que eu respondia, e principalmente quando eu respondia corretamente. Havia outra mulher na sala, mas ele a ignorava. Ai, ai... Já passei por isso de chegar com medalhas e no fim das contas elas serem "apenas enfeites". Eu já era adulta, mas foi bastante desanimador.
@indignacoesjuridicas86614 жыл бұрын
Eu fiz 2 anos e meio de terapia. Não me considerava capaz. Era extremamente insegura (não que agr nao seja, mas aprendi a lidar). Por melhor que eu me saísse (na época advogada trabalhista), eu achava que não estava preparada o suficiente. Foi um tormento! Terapia ajudou demais!! Todos deviam fazer terapia. Eu amo. Saudades da minha psicóloga 🥰
@pcoverclockuvhw11574 жыл бұрын
nunca fui a um psicólogo, já tive depressão grave e quase me suicidei, não ta fácil pra mim
@indignacoesjuridicas86614 жыл бұрын
@@pcoverclockuvhw1157 é muito difícil as vezes lidar com as nossos sentimentos, escolhas, etc. Eu indico sempre. Só faz bem. As vezes, a gente nao se dá o devido valor. Gasta dinheiro com coisas q nao precisamos realmente, sendo que poderiamos estar investindo no melhor investimento possivel: nos mesmos. Espero que vc saia dessa fase ruim, pq sim, é uma fase e vc é forte o suficiente para passa-la. Se puder, procure a ajuda de um profissional e nao deixe de acreditar nunca que vai passar. 🙏
@ArqueiroAzul14 жыл бұрын
Adorei esse formato que a gente vê a cara do André falando hehe É interessante parar pra pensar no impostor estratégico pq é uma tática que uso muito
@savinakelly4 жыл бұрын
nunca pude perceber que a frase ''não fez mais que a sua obrigação'' pudesse fazer tanto sentido..
@thomassousa15784 жыл бұрын
Eu já tô tão fudido psicologicamente que eu nem sei mais onde termina um problema é começar outro...kskskskksks eu já discutir anos atrás com minha ex psicóloga sobre a síndrome do imposto e eu meio que tauz tenha superado mas ou menos tempo penso que não... Sei lá tudo é muito confuso
@marthabrandao65594 жыл бұрын
Síndrome do imposto KKKKKKKKKKKKK
@joaomob.4 жыл бұрын
Não, pra isso eu teria que ter obtido sucesso em algo.
@carlosciqueira44374 жыл бұрын
Kkkkk
@pixels3774 жыл бұрын
tmb mno
@innaraisabella19283 жыл бұрын
Você pode ter, mas não reconhece
@coffeentears27853 жыл бұрын
Kkkkk bem, eu consegui nascer, mas não sei se isso conta como conquista
@michuspace4 жыл бұрын
É incrível, como você faz um video,e o mesmo descreve como eu penso sobre mim mesma, eu desenho, mas nunca consegui achar meus desenhos bonitos, ou gostar deles, mas atualmente eu to conseguindo perceber que sim eles são bons, e que sim eu melhorei, mas eu realmente não consigo acreditar nas outras pessoas, não sei mais o que falar perdi minha linha de raciocínio... Eu ainda sinto assim, mesmo mudando um pouco, eu to confusa...
@LeonardoOliveira-oq8uw3 жыл бұрын
Quando estava na faculdade, escondia minhas notas razoáveis para a minha mãe n ver. Me sentia um lixo e chorava pelo fracasso que eu julgava ter passado. Isto foi se estruturando até eu desenvolver síndrome do Pânico.
@mikachu87534 жыл бұрын
Entrei em uma universidade federal, e o tempo que fiquei na graduação passei achando que eu não merecia estar ali, isso gerou ansiedade fortíssima em mim, pois não me achava capaz de absolutamente nada, esse sentimento de ser uma impostora acabou comigo, de verdade. Eu não continuei na graduação porque minha saúde ficou destruída, desenvolvi tricotilomania, isso já faz 4 anos. Sinto que, desperdicei minha juventude nesse tempo, acreditando em algo que possivelmente não era verdade. Queria ter uma vida normal, onde posso estudar e trabalhar, mas só de pensar em fazer essas coisas gera um desespero, quase um pânico. Faço tratamento com antidepressivo, mas precisava mesmo era de terapia, contudo, nesse momento, não posso voltar a me tratar corretamente. Vocês que têm essas crises sobre a verdade sobre quem vocês são, recorram à terapia, por favor, ninguém merece viver assim, eu particularmente estou saturada desse sentimento devastando a minha vida. Procurem ajuda!
@shockhs73714 жыл бұрын
Sofri bastante isso mesmo tendo um bom apoio dos pais, em maioria desenvolvi isso por conta dos meus avós e alguns professores, porém começei a me rebelar e isso fez muito bem mesml sem ter percebido isso, agora apoio ao maximo minha namorada que sofre do mesmo, só muito bom ter visto este vídeo.
@dattebayano3 жыл бұрын
Eu absorvo muito o que as pessoas falam de mim, teve uma vez que eu ganhei uma corrida e a minha mãe nem deu bola, e só essa vez já foi o suficiente pra eu me sentir um impostor e ter essa crise até hoje. Mesmo hoje em dia ela agradecendo pelas coisas que eu faço eu ainda tenho essa crise, é uma maldição. E tem vezes que eu falo uma palavra e eu já acho que eu fiz algo errado e constrangedor, que eu não devia ter dito isso, e eu começo a me julgar demais por que eu disse um "Olá"
@nunoyoung40404 жыл бұрын
Me identifiquei como um impostor estratégico, porém, sempre que eu vejo outra pessoa fazendo algo que faço, me sinto meio que inútil :c Principalmente em relação ao estudo.
@alas5k3624 жыл бұрын
Cara você descreveu em 13min a minha vida inteira, o meu dia a dia, os meus sentimentos, absolutamente tudo. Obrigado pelo norte e por dar nome ao que sinto, conversar com a minha namorada tem ajudado muito, mas saber que tudo isso que eu sinto, a maneira como eu me enxergo, como reconheço as minhas conquistas tem um nome, é aliviador... Eu escrevi boa parte da minha história de vida nesse comentário mas apaguei por achar besteira e achar que era desnecessário,mas com 24 anos de idade, família simples de pai pintor e mãe doméstica, sem muito incentivo pra estudo e formação, hoje ganhando o que os dois juntos ganham, me sinto assim, incapaz, um impostor, é como se eu não merecesse, por mais que tenha me f@!# em todas as funções que trabalhei (garçom, estoquista, vendedor, caixa, ja vendi muamba no trem, ja vendi saida de praia na praia grande, impressor digital foi o melhorzinho), é sempre insuficiente, minha sogra chorou, minha mae chorou, todos se alegraram quando consegui ingressar na empresa que estou hoje e ainda torcem por mim, mas o que menos está feliz com tudo isso, o que mais sente que não merece nada disso, o que não reconhece o trabalho, o esforço, as conquistas, sou eu... enfim, obrigado amigo!
@henriquensouza974 жыл бұрын
Estou passando por isso faz uns 2 anos.. apesar de já ter provado pra mim mesmo diversas vezes que eu sou bom no que faço, e pessoas também já terem me elogiado, eu sempre acho que as outras pessoas são muito melhores, e que minhas conquistas não foram muito significantes
@emillyqueiroz71224 жыл бұрын
Não sei se meu comentário vai zer notado, espero que sim e acho que não, mas mesmo assim vou dizer: esses tempos têm sido muito difíceis para mim. Sou artista, já faz muito tempo que não sinto orgulho de mim mesma quando faço um desenho, e por mais que muitas pessoas me digam que minha arte é boa, eu não sinto que é de verdade. Sou muito insegura e penso que arte boa de verdade é a dos coleguinhas, eles merecem reconhecimento e eu não. Tive uma crise muito forte onde me senti uma farsa e quase joguei todos os meus desenhos fora. Pesquisei muito sobre o que podia ser isso, estava desesperada e sem esperanças de que isso que eu tenho não existisse, que fosse apenas algo irreparável da minha cabeça. Ao assistir esse vídeo, é como se tudo tivesse ficado mais claro, e me deu esperanças de que eu posso superar essa coisa ruim, sabe? Finalmente descobri que o que eu tenho tem um nome e tratamento, e isso foi muito aliviante. Queria agradecer a todos desse canal por fazerem um trabalho informativo tão bom que ajuda milhares de pessoas como eu a se entenderem melhor. Vou conversar sobre isso com o meu psiquiatra/psicólogo e torcer para que tudo isso passe. Ótimo vídeo, e muito obrigada o/
@vanessarodrigues77344 жыл бұрын
Eu tinha dificuldade para aprender a ler. Minha irmã menor já sabia desde os cinco anos. Tinha muito medo de entrar na segunda série sem saber ler. Minha mãe decidiu me ajudar em casa. Apanhei um pouco mas voltei das férias lendo. Quando chegou no final do ano letivo, falei pra minha mãe: "eu passei, porque consegui ler" toda feliz. Daí ela me disse que todo mundo passou, e que o fato de eu aprender a ler não significava nada... Super me indentificar com o tema.
@edvaldomendes274 жыл бұрын
Todos os momentos de conquistas importantes até agora na minha vida, eu me senti subestimado, parece que falta algo, que mesmo que eu tenha dado o meu melhor ainda assim não foi o suficiente. E agor faz muito sentido ao saber sobre o fenômeno do impostor. Como sempre, muito bom o vídeo!
@viniciuslima54764 жыл бұрын
André! agradeço mesmo sua ajuda. Venho tido dificuldades nessas áreas e foi ótimo ouvir de uma maneria bem clara como funciona. Amo o teu trabalho e de sua equipe.
@Pedro44284 жыл бұрын
amei o tema do vídeo. e super me identifiquei. acho que a auto-sabotagem está intimamente ligada a esse fenômeno. por achar que suas capacidades são inferiores por alguma razão, você mesmo se auto-sabota e impede seu sucesso em alguns objetivos.
@deboralima26814 жыл бұрын
Eu acho que isso se dá pelo fato das pessoas acharem que vc não se esforçou para conseguir o que vc conquistou.
@1985dossantos Жыл бұрын
Video muito importante. Essa sindrome é mais comum do que se imagina.
@m0394 жыл бұрын
Eu raramente escuto: não fez mais do que a sua obrigação, só que em contra partida eu não escuto quase elogio nenhum, quando eu tiro uma nota boa minha mãe da no máximo um parabéns e meu pai raramente liga para me parabenizar por algo, isso me desmotiva muito, na maioria vezes nem fico feliz por tirar uma nota boa
@igorferreira69314 жыл бұрын
Chorei quase durante o vídeo inteiro. Isso engloba todos os problemas que já tinha identificado em mim individualmente. Obg pelo vídeo.
@mtmirian4 жыл бұрын
Muito obrigada pelo vídeo. Sofro com isso a vida toda. Baixa autoestima, perfeccionismo, sensação de incompetência. E olha que sou muito dedicada.
@vitorshaos60044 жыл бұрын
Cotidiano esse sentimento..
@elisajqb4 жыл бұрын
Me identifiquei totalmente. Agora tratando a depressão melhorei um pouco. Eu não sabia que estava com depressão.
@Rock_Lee_Corinthiano4 жыл бұрын
como diria Kurt Cobain, "sou o pior naquilo que faço de melhor"
@aleitora59244 жыл бұрын
Obrigada, sim me ajudou assistir o vídeo. Eu tenho adiado e criado motivos para não continuar um sonho que às vezes eu volto e recomeço. Há uma pessoa na minha vida há vinte anos, e quando ela vem e me fala criticando o que fiz, sugerindo mudanças... bem, eu desisto. Mas é algo importante para mim, e assim eu tento novamente. Recomeço e ela vem e tudo volta ao ponto inicial: eu recuando. Hoje, eu vi mais um pouco como essa relação é amarga, e o porquê de eu deixar a opinião dela me influenciar. É um pouco sobre esse sentimento de não ser boa o suficiente. E por ter sido na infância, muito criticada também por uma pessoa que eu amo. Muito obrigada, e sim. É difícil identificar a origem de comportamentos auto destrutivos. Mudar? Poem dificuldade nisso. No entanto eu sou forte e corajosa e vou conseguir. Assim que eu finalizar aquele sonho, volto neste vídeo para testemunhar que a mudança é capaz, hoje é 03/07/2020. Eu creio que vou precisar de 90 dias , então abraços e até breve.
@minutospsiquicos4 жыл бұрын
Força ai! Vamo pra cima! Já to esperando aqui o seu comentário daqui a 90 dias 😉
@oficialprodutcs6464 жыл бұрын
Titulo:VOCÊ JÁ SE SENTIU UM IMPOSTOR? Ciano:Está no meu sangue ser o impostor!
@Valennn_254 жыл бұрын
Excelente! Já passei por esse problema e você o descreveu perfeitamente. Eu caía frequentemente no perfeccionismo exagerado e ficava muito estressada para manter um certo projeto. Com o passar do tempo, me encontrei tão exausta com isso, então passei a procrastinar. Acredite, quando eu estudava mais em cima da hora, porém com calma, o que iria apresentar, me saía melhor do que quando me dedicava excessivamente! rsrs Obs: eu não sentia prazer nenhum nas conquistas, não me sentia merecedora de elogios e me sentia uma farsa constantemente.
@azoff70214 жыл бұрын
Ótimo vídeo Andrézão!!!! Faz um vídeo sobre dificuldade de expressar sentimentos
@LilianT..C4 жыл бұрын
Esse sentimento de incapaz me persegue😬 Sinto quase sempre 🤦🏻♀️
@circemoonstone4 жыл бұрын
Hoje reconheço que sou relativamente acima da média mas as pessoas que conviviam só um pouco comigo me superestimavam (tanto pro bem quanto por mal; até por conta de eu ser muito introspectiva a ponto de falar/rir sozinha ) Já escrevi um texto que acharam super inteligente sobre filosofia (ou seja bem impossível KKKK) numa fase maníaca em minutos e meses depois fiquei encolhida na cama 3 meses sentindo q não tinha sido eu que tinha feito aquilo e distorcendo e jurando a eu tinha pego aquilo de algum lugar específico até ocasionalmente revê-lo e não ter nada a ver (numa fase depressiva do borderline e que tava sem ir para escola por conta de ansiedade social esse foi o auge) eu era a última/única que ficava p ser escolhida em trabalhos em grupos e as pessoas me achavam muito creepy que eu podia ficar horas pontuando... Acredito que isso exista como uma síndrome que desencadeia em certas condições
@myworldwide2974 жыл бұрын
Alguns textos eu fazia super bem ,dava o meu melhor ,revisava um milhão de vezes para ficar perfeito e depois que eu entregava e ganhava notas altas, eu ficava me contorcendo por dentro pensando que não tinha sido eu ou que copiei de alguém, me sintia muito mal. E também as pessoas pareciam se afastar de mim e sempre estavam dizendo quem era eu, a pessoa certinha e mais nerd da sala. O resultado de tudo foi que eu comecei a duvidar de mim por não saber lidar com as pessoas e quando me elogiavam, dentro sentia que não era essa pessoa e ficava me afastando de todos inconscientemente. E agora eu nem sei o que fazer
@alineneves134 жыл бұрын
É a história da minha vida, meus pais nunca se importaram com meu desempenho escolar desde q eu não reprovasse então virei uma estudante medíocre e por isso não consigo acreditar que tirar notas altas seja algo para ter orgulho
@lucas_gfv4 жыл бұрын
Depois de 3 anos trabalhando como gerente administrativo em uma empresa, comecei a sofrer disso depois do meu 3° aumento de salário, desde então sinto que não mereço oque ganho, e todo tanto que trabalho não é o suficiente pra compensar isso. Isso é completamente exaustivo !
@lind6294 жыл бұрын
Eu sempre achei que nunca fui exatamente boa em alguma coisa, eu desenho desde criança, escrevo, toco violão e sinceramente minhas notas na escola são ótimas mas não consigo deixar de me sentir inferior ou de algum modo que eu apenas tive sorte como foi dito no vídeo, eu quase chorei vendo porque eu sei o quanto isso é ruim e sempre me atrapalhou de uma forma imensurável até em questões sociais, as vezes acho que as pessoas desdenham de mim e tudo o que eu faço é dar o meu melhor e ser gentil quando na verdade não passa de paranóia mesmo, isso é cansativo demais já chorei tanto por causa disso, sempre me sentindo incapaz e inferior mesmo que tudo aponte que está tudo bem e que ocorreu tudo certo, ainda me sinto ansiosa e triste.
@davyferreira63034 жыл бұрын
Você transforma muitas vidas. Esclareceu para mim um caos interno que eu não conseguia compreender, mas agora sei o que é e o que fazer. Gratidão S2.
@saikizinha4 жыл бұрын
ouvir a infância inteira q eu não fiz mais do q minha obrigação. e eu nunca sabia se eu tinha conquistado alguma coisa de verdade ou se aquilo era apenas a minha obrigação
@renan199231114 жыл бұрын
Agora eu me entendo, eu sou exatamente assim quando tenho que fazer uma prova ou trabalho, procastino até onde dá, pra no fim, justificar o porque não está tão bom, e assim me convenço de que, se quisesse, teria tirado nota 10, porem eu que não quis
@cesarmurca96034 жыл бұрын
Noss... Isso acontece direto comigo, como no dia q eu descobri q tinha vencido a segunda etapa da OBEMEP de início fiquei feliz mais a felicidade de espaço para uma tristeza q me fez chorar por hrs...
@GabrielCurityba4 жыл бұрын
Eu desenho e já sou um pouco avançado nisso pra entender do assunto, no caso nem é nada psicológico mesmo, eu realmente analisei da forma mais justa e racional possível. Consigo fazer coisas legais, mas não tenho tanta qualificação pro mercado (ainda) e não dominei todas as técnicas. Meus parentes que acham que eu sou algum abençoado que vai revolucionar a história da arte.
@bianca18284 жыл бұрын
uau, me identifico com cada palavra desse vídeo. marquei minha primeira consulta com psicólogo no sábado e acho que já sei por onde começar.
@taisluiza27124 жыл бұрын
Sou uma garota, curso licenciatura em física e me sinto pressionada principalmente por esses dois fatores citados no vídeo. Não ser representada o bastante no campo das exatas e o fato da desvalorização do professor em termos gerais me fazem pensar que eu talvez não mereça ocupar esse lugar. Ótimo vídeo, aliás. :)
@jujuly73563 жыл бұрын
Eu tinha uma amigo que jogava comigo todo dia e todo dia ele aproveitava pra falar que eu era horrível jogando, e mesmo que fosse só ele que falava isso eu acabei me sentindo um lixo, parei de jogar e mesmo que eu já tenha ganhado várias vezes nesse jogo eu ainda me sinto como se eu só ganhasse por sorte
@BrunoFAlexandre4 жыл бұрын
Falando um pouco da minha experiência subjetiva, Eu tenho um impulso muito forte de criar, e quando eu crio (o que geralmente demora porque sou um procrastinador nato) tenho o impulso de mostrar para outras pessoas, e sempre tem "aquela pessoa" que eu quero que veja. É estranho porque eu não sei qual reação eu realmente espero dela. Geralmente a pessoa elogia e eu geralmente não aceito o elogio. Nem sempre eu verbalizo essa não aceitação, mas geralmente eu entendo que não está tão bom assim. E sempre existe a dúvida se a pessoa só está elogiando para eu me sentir bem, ou mesmo se ela compreendeu o que eu queria passar (o que é meio arrogante da minha parte). Mas houve momentos em que eu sabia que o elogio era sincero e que eu de fato o merecia, e mesmo assim eu não queria aceitar o elogio. Por alguns anos isso me colocou num ciclo onde eu sempre queria produzir, mas acreditava que nunca ficaria satisfeito com o que produzia, algo que hora me deixava megalomaníaco querendo apenas produzir mais e mais não importando o resultado, e hora me deixava desmotivado sem querer produzir nada. Isso ainda ocorre, mas eu acredito que saí do ciclo porque parei de achar que tenho controle ou que posso prever sobre aquilo que eu produzo. Sim, às vezes eu não consigo me sentir satisfeito com o resultado, mas às vezes vezes me sinto sim. Além disso, a gente cria muita expectativa na conclusão da obra e presta pouca atenção no processo. Ir escrevendo, ler o rascunho, mostrar o rascunho para a pessoa e ir arrumando ele foi muito bom por vezes. Como disse, a verdade é que eu não sei realmente porque eu estou criando, qual a minha verdadeira expectativa na criação e o que vou sentir quando mostrar para os outros. Mas é importante criar o que se quer e valorizar mais o que aquilo significa pra você, e menos sobre o que você espera do outro. E principalmente, não ter a prepotência de achar que você sabe o resultado do que você está criando, seja no outro ou em você. É o que tem funcionado pra mim.
@ghostwriternyo70763 жыл бұрын
Eu acho que com esse vídeo, consegui descobrir que tenho esse fenômeno. Eu estava mesmo precisando de ajuda, e queria a muito tempo descobrir pq sou assim comigo mesma. Esse vídeo me ajudou mais do que eu jamais conseguiria me ajudar em anos de tentativas! Obrigado, de verdade. Foi muito esclarecedor e importante para mim! ❤️
@adaltolima38944 жыл бұрын
Faz um vídeo sobre a graduação em psicologia, vida acadêmica, mercado, saúde mental durante a graduação etc
@amandaferreira23874 жыл бұрын
Me descreveu... eu vivo me sentindo não merecedora das conquistas que obtenho.
@profissaoeducador20232 жыл бұрын
Gostei muito deste conteúdo. Muito importante para qualquer profissão.
@jeronimobruno Жыл бұрын
Oi, André! Dúvida. Como estimular e validar os atos de uma criança, pra que ela não se sinta impostora e sem confiança, mas, também, não a torne arrogante e a dona do saber, no futuro? Desde já, muito obrigado e cada vez mais sucesso no canal.
@adyelkariu4 жыл бұрын
Importante. Precisamos compreender melhor isso, o difícil é desacostumar depois de tanto tempo
@neuropsicodanycavalcante4 жыл бұрын
Estou adorando esse novo formato de vocês, misturando ilustrações com a imagem real do narrador!
@Gaby123Pacheco4 жыл бұрын
Meu Deus, durante toda minha vida eu achei que fosse questão de baixa autoestima e tudo que ouvi de algumas pessoas era "pare de bobagem!". Sempre me senti mal com tudo que faço pois acho que, por exemplo, se eu fizer um desenho que ficasse bonitinho, sei que é por sorte e que se tentasse fazer outro iria sair horrível aaaaa obrigada por esse vídeo, foi como uma luz pra mim, já que nunca me entendi! O canal é incrível ❤️
@bischip4 жыл бұрын
Eu tenho 15 anos e sofro com algo parecido desde que me entendo por gente. Eu tenho boas habilidades de desenho e muitas pessoas até me admiram e se inspiram em mim, mas simplesmente não consigo ficar satisfeito com nada que faço. eu tenho dificuldade em aceitar amor ou qualquer apoio positivo em algo, e sempre tento fazer tudo sozinho pelo simples fato de que eu não mereço ajuda dos outros e me sinto mal quando alguém se oferece pra isso. Me culpo por não conseguir aprender as matérias no EAD, mesmo sabendo que isso é algo que está acontecendo com muita gente. Meus pais querem me ajudar a ir a um psicólogo ou algo do tipo, mas infelizmente não temos condições financeiras pra isso. Tenho tido muitas crises de ansiedade e me sinto constantemente cansado e pressionado pela escola. Não sei muito o que posso fazer sobre isso, mas vou continuar tentando. Esse texto todo foi mais por desabafo, entretanto achei o vídeo muito interessante. Espero um dia conseguir entrar na faculdade de psicologia e poder ajudar os outros, já que é algo que eu gosto muito de fazer :)
@zhonyss4 жыл бұрын
Esse estilo de vídeo longo é muito bom, parabens ^_^
@thayse_psi4 жыл бұрын
Já sofri com a Síndrome do Impostor. Ela me estacionou completamente. Tinha acabado de entrar no 4° ano de psicologia. Não conseguia mais sair de casa para ir faculdade e com o tempo não saia mais nem para ir na lotérica. Fiquei 1 ano assim. A terapia com toda certeza foi o que me tirou desse buraco. Refiz o 4° ano e hj estou no último 🙏
@WendelVSouza4 жыл бұрын
Bem parecido comigo... Curso fisica e entrei por cota de estudante de escola publica e entre diversos problemas um especifico é que sempre acho que nao sou bom suficiente para está neste curso e que roubei a vaga de alguém.
@danielerozen16094 жыл бұрын
Sensacional...ótimo vídeo, obrigada por compartilhar esse conhecimento tão necessário.
@riv3k734 жыл бұрын
André vc é a cara idêntica do russo Rasputin! Sempre que te vejo lembro dele
@luansousa13794 жыл бұрын
Eu procrastino muito quando não acho que vou conseguir fazer uma coisa
@ayesharamos86034 жыл бұрын
Eu me identifiquei total com isso principalmente nesse momento da minha vida que estou crescendo profissionalmente mas não me sinto feliz porque sinto que não mereço ou que estou enganando como se eu n tivesse talento nem sei tanto assim para merecer. Eu n consigo aceitar minhas conquistas mas também não consigo falar com os outros por medo de acharem que eu tô me vitimizando então guardo pra mim. Mas acho q é isso mesmo que vou falar com a psico esse sábado. Amo seus vídeos ❤️
@EvanJr4 жыл бұрын
Eu não sei o que é pior: Alguém bom o suficiente em algo e se sente como a animação do vídeo. Ou oposto. Já conheci meninas lindas que se sentem um lixo por terem baixa autoestima e algumas bagaços que se acham a própria miss Brasil. Vai entender. Excelente vídeo!
@akson72 Жыл бұрын
Top , estou aprendendo muito...
@ceannytv4 жыл бұрын
Eu me sentia muito assim , mais hoje em dia tenho confiança em mim mesmo , e sei que se eu der meu melhor,irei conseguir tudo que desejo,pq sei que posso💙
@deboralima26814 жыл бұрын
Eu acho que sou impostor estratégico, faço isso pq eu não quero me sentir maior do que outras pessoas, por exemplo quando eu receber algum prêmio. Pois todos nós somos iguais.
@fabiosantos75134 жыл бұрын
Me identifico, infelizmente. Muitas vezes respondo e reajo a elogios e comentários positivos sobre mim ou a respeito de coisas que faço com humildade excessiva, digamos assim. Não expressar meu contentamento, mesmo me sentindo bem, no fundo, ou mesmo minimizar o reconhecimento alheio são práticas comuns. Não sei se é uma característica de quem é impostor de si mesmo, mas eu penso muito nas coisas. Isso só faz com que os pensamentos em que desvalorizo minhas conquistas fiquem por um bom tempo circulando em minha cabeça. Eu realmente desejo mudar. Sei que sou capaz, tenho um senso de autoeficácia positivo para muitas coisas, porém, também relativizo bastante esse percepção de mim mesmo me vendo como impostor.
@i48144 жыл бұрын
Eu desenho a anos, as pessoas dizem que eu desenho muito bem, mas eu não sinto isso pois sei que existem pessoas muito melhores que eu
@danstormy4 жыл бұрын
Sentimento que me atrapalhou quase a vida toda
@fernandafilomeno76894 жыл бұрын
Ficou muito legal esse formato de vídeo mais longo e com cenas 😍😍😍
@igorchrystian09164 жыл бұрын
Caraca adoro seu canal, o conteúdo e a edição estão cada vez melhores, parabéns!!!!
@marciamansueto48044 жыл бұрын
Adoro a clareza, criatividade e objetividade de vcs! Parabéns pelo ótimo trabalho!!!
@biaathayde80404 жыл бұрын
Muito feliz q os videos agr sao um pouco maiores
@ellenmonaliza15394 жыл бұрын
amei o tema,me ajudou a entender melhor sobre o assunto.obrigada
@rilarydasilva35834 жыл бұрын
Adorei o vídeo. E passo por isso frequentemente!
@daigonascimentodasilva45614 жыл бұрын
Eu sinto que não mereço ter o que tenho, quando olho para outras pessoas como meus primos e amigos.
@Actsore2 жыл бұрын
Eu queria tanto ajudar a eu mais jovem, as vezes acho que ela não merecia nada do que passou. E que eu vivendo da forma que estou, estou deixando os sonhos dela morrerem. E dessa vez, eu estou sendo má com ela.
@xoxgildaa4 жыл бұрын
Muito bom!!! Parabéns pelo canal 👏👏
@annerose33144 жыл бұрын
Ouço muito a o termo "conversar com uma pessoas de confiança" quando falam em psicologia! Seria bom um vídeo que explicasse pq pra alguns essa pessoa não existe, ou como se tem alguém assim! 🙃
@doprincipadoedapaz6073 жыл бұрын
Deixando de lado a tarefa nosso desempenho não pode ser avaliado...O trabalho por exemplo , num ambiente aberto e/ou hostil sem motivos leva ao cérebro a procurar um culpado...As vezes aceitamos um julgamento desfavorável para retomarmos o controle da situação e mudar...mas isso não funciona...
@shiraki5999 Жыл бұрын
qual a música de fundo? Ótimo vídeo, inclusive
@geekcasali19954 жыл бұрын
Muito bom o vídeo! No primeiro vídeo do meu canal, falei sobre esse sentimento... Claro, não possuo a mesma base de conhecimento que vocês, mas quis falar sobre minha experiência com esse fenômeno. Acho vídeos como esse seus muito importante para esclarecer toda a confusão na cabeça das pessoas que estão passando por isso, e acho que vocês fizeram (como sempre fazem) um ótimo trabalho nesse vídeo! Parabéns mais uma vez! ❤
@igludoursopolar3484 жыл бұрын
Nss, acho que provavelmente sofro disso desde de criança, sempre que ganhava algo quando criança era um felicidade instantânea que durava só naquele momento, e depois não achava nada demais, hoje em dia estou mais pior que o normal sobre esse problema, se alguém fala algo que eu nunca percebi em mim não acredito, ou se me chamam de gentil e inteligente, as vezes acho que estou dando uma má influência em alguém, meu intelecto é estranho, enfim vídeo bem informativo, gostei bastante, parabéns pelo trabalho André ^^ .
@carolinasartori94134 жыл бұрын
Genteeeee, esse vídeo tá muito bom! Parabéns 👏🏼
@Ant.c.s3 жыл бұрын
Eu tenho 18 anos, terminei a escola (pq fui chutado de ano junto com todo mundo graças ao EAD, pq desisti no meio do caminho)... Eu comecei o ano muito bem e quando veio a pandemia até consegui manter bastante (os anos anteriores eu estava decaindo na escola e o último que eu tava me empenhando) mas acabei desistindo de tudo e as vezes pegava cola pra entregar alguma coisas importantes, tô trabalhando, no começo tava total inseguro com tudo achando que não ia lidar com uma nova rotina dessas, as pessoas me perguntam sobre faculdade e eu só sei dizer que não sei oq eu quero pra mim, na vdd acho que não sou esforçado o suficiente pra lidar com uma faculdade agora e não consigo parar de pensar que eu não seria capaz de passar no Enem ou concurso sla, eu fujo do assunto faculdade, as pessoas esperam que eu seja orgulho e eu tô totalmente perdido.
@MatheusSantos-sq5lf2 жыл бұрын
Mano eu estou exatamente assim.
@pamelaoliveira78623 жыл бұрын
O foda é quando foi realmente é ruim em tudo, ai não tem psicólogo que te salve.
@The_only_Pyro4 жыл бұрын
Cara esse canal é incrivelmente incrivel
@matthewg.d.28774 жыл бұрын
Acho que essa foi a primeira vez que em um vídeo desse canal eu concordei 100% em relação ao que sinto