Olá, Luciana! Se eu tivesse assistindo sua aula não teria errado esta questão, obrigado pela aula. A onça doente Monteiro Lobato A onça caiu da árvore e por muitos dias esteve de cama seriamente enferma. E como não pudesse caçar, padecia fome das negras. Em tais apuros imaginou um plano. - Comadre irara - disse ela - corra o mundo e diga à bicharia que estou à morte e exijo que venham visitar-me. A irara partiu, deu o recado e os animais, um a um, principiaram a visitar a onça. Vem o veado, vem a capivara, vem a cutia, vem o porco do mato. Veio também o jabuti. Mas o finório jabuti, antes de penetrar na toca, teve a lembrança de olhar o chão. Viu na poeira só rastos entrantes, não viu nenhum rastro sainte. E desconfiou: - Hum!… Parece que nesta casa quem entra não sai. O melhor, em vez de visitar a nossa querida onça doente, é ir rezar por ela… E foi o único que se salvou. Disponível em:
@karlapampana34155 жыл бұрын
AMEI O VÍDEO! É MEU PRIMEIRO ANO LECIONANDO E O VÍDEO ME AJUDOU MUITO A MONTAR AS MINHAS AULAS.
@glaucofernandoramos12334 жыл бұрын
MOSTRAR QUE DIZE NÉ
@carlacerqueira65394 жыл бұрын
Mcvd
@carlacerqueira65394 жыл бұрын
Carlinhos mc
@anacarolinesmartins4 жыл бұрын
Nossa, fiquei cheia de dúvidas. Hehehe o mito de Hércules, Narciso, Psique, e de Tróia são então lendas? (Tróia inclusive deixa alguns historiadores de cabelos em pé. Pq parece que existiu uma guerra, mas em outro momento). Eles não explicam fenômenos, mas estão associados à Deuses que explicam fenômenos. Como Afrodite ("deusa do amor") que fez Helena se apaixonar por Paris.
@glaucofernandoramos12334 жыл бұрын
😁👍👍👍👨🏽🏫👨🏽🏫👨🏽🏫😎
@glaucofernandoramos12334 жыл бұрын
OI EU
@rodrigosantos20714 жыл бұрын
Concordo com tudo que vc disse! o mito ainda é essencial ao homem por todo o conteúdo simbólico que encerra as grandes verdades da vida de todo homem! Uso muito esse conteúdo para meus trabalhos artísticos inclusive. IG : @rodhyvision
@eusoukasper31477 жыл бұрын
Li em algum lugar que o homem do saco seria uma releitura da lenda germânica do Krampus, que capturava e açoitava crianças que se comportavam mal.
@peovaooliveira59484 жыл бұрын
Eu penso que seria uma analogia aos serviços dos correios que realização entregue de crianças juntamente com cartas normais, segue link super.abril.com.br/mundo-estranho/voce-sabia-que-ja-foi-possivel-enviar-pessoas-por-correio/
@lucianosouza84687 жыл бұрын
o mito refere-se a narrativa do mundo e de tudo aquilo que existe nele, ou seja, é sempre a história de uma criação, um astro, um rio, acidente geográfico, todas essas coisas foram criadas num tempo fabuloso dos deuses. O mito seria a interrupção do sagrado na terra ele narra o momento em que tudo passou existir, e esse tempo inicial passa a ser uma novela onde o homem também é criado, antropogênese sempre estará no mito cosmogônico. Outros momentos de criação podem adquirir uma narrativa isolada, o exemplo disso é a conquista do fogo ou o aparecimento de uma planta ou montanha, para eles classificamos como mitos de criação ou mito etioló0gico, no entanto, além da narrativa do início, existem também os mitos escatológicos, esses se referem sempre ao final do mundo e recomeço de outro, sempre com uma dicotomia desobediência - punição onde a divindade resolve punir a humanidade e com isso renová-la.
@elisabarbosa24046 жыл бұрын
Muito boa a explicação, mas ficou meio complicado de entender, acho q não consegui compreender , parabéns.
@anacarolinesmartins4 жыл бұрын
Nesse caso o poema épico da Guerra de Tróia seria uma lenda ou um mito? Alguns historiadores concordam que foi algo que aconteceu, mas tem interferência dos deuses.
@marionortonsiebiger6591 Жыл бұрын
@@elisabarbosa2404 O sagrado, antropogênese, cosmogônico, mito etiológico, escatológico, dicotomia...Pois é, lindas expressões costuradas em meio a erros grosseiros de concordância e sintaxe. Lamentável! Lembrou um personagem de Paulo Gracindo, ( Odorico Paraguassú, numa antiga novela chamada "O Bem a Amado") um prefeito esperto que usava a verborragia para iludir os incautos.😉
@carlosronaldopaulino54215 жыл бұрын
Eu acrescentaria também que o mito é a ciência sem base comprobatória em que é agregado o fantástico.
@fernandosgrott33856 жыл бұрын
Excelente vídeo doutora ! Sua explicação foi bem sucinta e esclarecedora. Ajudou-me muito !
@fernandaviana49758 жыл бұрын
Me ajudou muito!!! Obrigada!
@glaucofernandoramos12334 жыл бұрын
AJUDO EU UM POUCO
@sandrelisouza49237 жыл бұрын
Ótima explicação, estava precisando. Obg
@historinhasdamary53157 жыл бұрын
Amei tirar as minhas dúvidas. Muito bem esclarecido. Parabéns