É como se o Jeitinho Brasileiro tivesse enfeitiçado todo mundo com aquele feitiço daquele filme "Sim, Senhor", com o Jim Carrey, e aí é proibido dizer não.
@colunas.tortas4 күн бұрын
Hahahaha obrigado pelo comentário!
@guilhordas3 күн бұрын
Todo direito dela dizer não. Nenhum.problema nisso
@alencaru2 күн бұрын
Nesse caso do "lugar no voo" reflete para mim apenas que determinadas pessoas se acham mais especiais que as outras, ou seja, a mulher que filmou a bancária acha que o filho da outra mulher tem mais direito, acha que ele é especial, que é merecedor ou algo assim e as outras pessoas devem "aceitar os caprichos dele", isso é um reflexo de uma sociedade hierarquisada, elitizada em que pessoas se acham melhor do que as outras por N motivos como: estudou fora, então acha que é melhor do que quem estudou aqui, pessoa que é malhada se acha melhor do que aquela que está acima do peso, pessoa que é rica se acham melhor do que a outra que tem dificuldades ... e por aí vai.
@BernardoSoares372 күн бұрын
Essas pessoas fazendo assédio contra a moça certamente nunca levaram um bem-dado no meio do nariz, no dia que o levarem terão uma epifania tão profunda que passarão a se portarem finalmente como os seres humanos que supostamente são.
@SushiJapaBotafogo3 күн бұрын
não concordo, eu sou estrangeiro e toda vez que faço comida e ofereço para a familha de minha esposa(brasileira) eles fazer cara feia (bem feia mesmo) e falam: "ecka, nao gosto, odeio ____sei lá, coentro___".... para mim é muito pior do que simplesmente dizer não......
@colunas.tortas3 күн бұрын
@@SushiJapaBotafogo sim. O desdém é comum em vez de um "não " direto.
@carol_79903 күн бұрын
Sinto muito por esse comportamento.
@AlexandreSantos-wm8qv3 күн бұрын
Nesse caso é simples falta de educação deles, gente sem educação existe em todos os lugares e em todas as culturas, não perca seu tempo tentando agrada-los.
@brazilchem2 күн бұрын
Olha uma coisa é certa, daqui por diante esses pedintes de favores vão começar a pensar duas vezes. Esse video de linchamento moral da moça é um marco.
@juliocesarmachdogomes1762 күн бұрын
O Sim é grátis ,o Não,tem que explicar!
@felipeabreu954721 сағат бұрын
Se você não dever satisfação, não explique.
@alencaru2 күн бұрын
Não acho que a questão do "não" no brasil é relacioado ao "jeitinho brasileiro", até porque o "jeitinho brasileiro" existe no mundo todo, por exemplo nos EUA é o famoso "lobby" que só usado pelas grandes coorporações. Há também o "jeitinho do dinheiro", ou seja, quem tem dinheiro consegue "facilidades" isso acontece até na alemnha, japão etc., muito disfarçado de "network", "nepotismo". Então o problema é que na cultura brasileira, por N motivos históricos culturais temos dificuldades de lidar com o "nao" isso é fato, mas não tem nada a ver com o "jeitinho brasileiro".
@NormandoEM3 күн бұрын
Vídeo perfeito, muito bom! 🙏
@colunas.tortas3 күн бұрын
Obrigado! 🙂
@repbacchista3 күн бұрын
Ainda, a empresa cobra pelo lugar mas não garante sua propriedade pela compra, ela deixa pra você arcar pelo direito ao que te vendeu. Só mostra que nesse formato cobrar pelo lugar é uma artimanha do que um serviço.
@jorgescola71743 күн бұрын
Oba! O canal que me apresentou Benveniste voltou!
@colunas.tortas3 күн бұрын
E to morrendo de vontade de voltar pro benveniste
@fifthalex4 күн бұрын
Nós nos acostumamos com o erro (carinhosamente chamado "jeitinho"). Tanto que, nesse episódio, o NÃO (que é o certo) é condenado por uma pessoa conhecedora das leis.
@colunas.tortas4 күн бұрын
Sim, ela é advogada.
@madiscience4 күн бұрын
Obrigado pela mensagem! Adorei o vídeo.
@colunas.tortas4 күн бұрын
Eu que agradeço!
@paulitos85123 күн бұрын
Ótima análise
@colunas.tortas3 күн бұрын
Obrigado!
@JoseSantos-xh9mp4 күн бұрын
Concordo contigo! Esse video diz muita coisa sobre o Brasil!
@maraujo6963 күн бұрын
Não é não. Ainda mais no avião. Pronto acabou. Aliás a mãe não teve problema com isso. Quem filmou e ficou ofendida foi outra.
@jocamarquesl3 күн бұрын
Muito bom.
@colunas.tortas3 күн бұрын
Obrigado!
@josemiguelledesma16323 күн бұрын
Não sei se dá para generalizar e tirar essas conclusões de uma situação particular como essa. O que eu vi foi uma mulher que achou que estava do lado do Bem, pois estava "defendendo" uma criança. A criança não tem noção do que acontece, mas um adulto pode ceder o lugar. Não considerou a possibilidade da pessoa não querer ceder o lugar diante um pedido tão "justo". Logo, por esta mulher estar do lado "certo", se viu autorizada a impartir justiça através da humilhação. Como ela é "do bem, a pessoa muito empática", lembrou que existem pessoas que por alguma razão, algum trastorno mental ou caso de autismo, não poderia pedir isso. Acho que tentou ser a justiça encarnada e só demonstrou seus próprios preconceitos.
@carol_79903 күн бұрын
Empatia virou desculpa pra gente folgada querer se impor.
@rafaelslomp5652 күн бұрын
Segundo a constituição brasileira (que é “capitalista”), toda propriedade deve cumprir uma função social. Empatia para com vulneráveis como crianças ou mães solteiras pode ser considerado uma função social, e certamente foi por essa moça que gravou. Assim, quando não é cumprida, é análogo a um crime, e por isso a outra foi repudiada. A humilhação serviu para fazer justiça! Não há civilização onde não há segurança jurídica. Não há segurança jurídica quando os conceitos jurídicos são contraditórios. A contradição é abundante em monopólios jurídicos.
@garapa69Күн бұрын
Ele não tá generalizando nada. Tá fazendo um diagnóstico baseado em um evento, que reforça muitos outros acontecimentos que reforçam a narrativa que ele traz.
@josemiguelledesma1632Күн бұрын
@garapa69 Esse "diagnóstico" veio de uma generalização.
@garapa69Күн бұрын
@josemiguelledesma1632 veio de um sintoma. Você não pode chamar de generalização pra depreciar o que tá sendo dito só porque você não gosta do que tá sendo dito. Ou melhor, você pode, mas acaba sendo mais uma reclamação do que uma proposta de debate
@rafaelcarvalho39284 күн бұрын
❤❤❤❤❤❤
@colunas.tortas4 күн бұрын
😊
@alemartinsart3 күн бұрын
Fui pra Itália há um tempo e lá não é não, e fim. Se sair da regra toma multa. Aqui no BR é bizarro a falta de seriedade nas coisas ...
@JoseSantos-xh9mp4 күн бұрын
Não conhecia o teu canal. Infelizmente tem poucas visualizações. Se fosse da extrema direita terias milhares!!!!!!
@jocamarquesl3 күн бұрын
Tem que meter política em tudo kkkk o que que tem a ver com o conteúdo desse vídeo?