Em 2015, tomei uma decisão e me mudei para o quarteirão ao lado do meu trabalho. Minha qualidade de vida melhorou exponencialmente. Faço quase tudo a pé, pois há muito comércio próximo. Parei de usar meu automóvel e de enfrentar o transito diário. A janela do meu apartamento é virada para um clube com um arvoredo. Não é raro os dias que acordo com pássaros em minha janela. De meu apartamento, virado para o fundo do edifício, não ouço barulho de automóveis. É possível morar no centro de uma cidade e ter uma boa qualidade de vida
@TheJaoz33 ай бұрын
Acertou na loteria, hein!
@Elisa-Campos3 ай бұрын
👏👏
@jhanninnen3 ай бұрын
Morava na Brasilândia demorava 2hrs pra ir pro trabalho, fui transferido pra outra cidade, agora uma caminhada de 15 min chego no trabalho, minha produtividade aumentou, tempo mais tempo pra tudo, saio mais de casa e só preciso de carro quando vou viajar... o egoísmo que afasta o trabalhador do centro tem um custo muito caro para o País
@edsonreis37253 ай бұрын
@@TheJaoz3 engano seu, apenas resolvi mudar de vida. É uma opção! Abri mão de algumas coisas e não me arrependo... No dia que acordei e vi uma fileira de maritacas empoleiradas na beira da janela do meu quarto percebi que havia tomado a decisão certa...
@robertodida35943 ай бұрын
Isso! Quando sair , procura ovo emprego e imóvel pata morar
@MurilloBalbo3 ай бұрын
Perfeitamente didático trazer esse vídeo na sequência dos últimos 2: Imóveis públicos vazios ou abandonados no centro, Minha Casa Minha Vida no meio do nada, e este com diversos exemplos onde seria mais adequado estas mesmas moradias.
@SaoPauloNasAlturas3 ай бұрын
Muito obrigado, essa foi a ideia! Muita gente nao entendeu as minhas criticas ao mega empreendimentos la em Pirituba da MRV (ainda engatinhamos na educacao urbanística...), entao vim reforçar a dose. Vai que o governo federal se toca, pelo menos. Das incorporadoras do MCMV, nao sou muito otimista, nao.
@edilsonlima59853 ай бұрын
Não é no nada, ali em Pirituba era uma jóia do cerrado Paulista do que sobrou, tinha até ninho de águias, até lobo guará e onça parda tinha no local, e destruiram tudo. E lá terá uma estação do metrô brasilândia. Mas, se era para destruir tudo, porque não fizeram como em Barueri e fizeram um polo empresarial? Vejam esses escritórios na Faria Lima, alguém inocentemente acha que aqueles empresarios do mercado financeiro vão contratar um homem, e com certa idade, e isso acima dos 26 anos já é velho ali, para trabalhar em uma laje de luxo daquelas? Lá eles só contratam mocinhas bonitas, e gente novinha. E quem duvida é só ir na hora do aumoço e testemunhe quando eles saem para o aumoço. Lá não gera empregos, nem 0,5% de empregos para São Paulo.
@edward280519893 ай бұрын
@@SaoPauloNasAlturas Raul, gostaria que você mostrasse um pouco a região do PIU Vila Leopoldina, Ceasa e o bairro do Jaguaré ( e suas favelas crescentes). Vejo ali vários problemas: a estação Ceasa é isolada do bairro do Jaguaré, não te passarela e nem uma ponte para atravessar o esgoto do Rio Pinheiros, a favela Nova Jaguaré foi parcialmente reurbanizada, mas abandonada. O bairro do Jaguaré é carente de transporte coletivo, de comércio, de escolas. Ainda é meio industrializado, meio residencial. A prefeitura abandonou a construção de um conjunto habitacional na favela Diogo Pires e o que está pronto ao lado está se degradando. O bairro era cortado por ramais ferroviários, hoje só depende do carro e de poucas linhas de ônibus, poderia ter uma rede de linhas de VLT ligando a Cidade Universitária, Parque Villa Lobos e estação Presidente Altino. No outro lado do Rio, tem o vazio urbano ao lado do Ceasa e a proliferação de cracolândias, o poder privado propôs ajudar no PIU Vila Leopoldina, mas tudo demora e até agora nada mudou. O trânsito de caminhões e carros causa engarrafamento o dia inteiro na Ponte do Jaguaré. Falaram tanto de tirar a Ceagesp dali e nada aconteceu. E por fim, ainda tem o CDP de Pinheiros no meio de tudo isso, que também prometeram tirar dali.
@edward280519893 ай бұрын
Os moradores do Reserva Paulista levaram para o coração sua crítica, como uma ofensa a eles e não a MRV e seus projetos ruins e gestão pública que incentiva a seguirmos errando, colocando pobre para morar da "ponte pra cá" enquanto o centro expandido fica ou vazio ou só para a elite. Aqui na Zona Sul, estão enchendo de imóveis populares na Vila Andrade e Campo Limpo, alguns felizmente perto do Metrô ou de algum terminal de ônibus, porém alguns condomínios serão no meio de bairros, com ruas estreitas e sem garagens para todos. O resultado: Ruas lotadas de carros estacionados e murões altos e todos com medo de ir até o ponto de ônibus mais próximo porque tá começando a ter muito assalto. Você mostra que o problema é o jeito que estão fazendo esses condomínios na cidade e aí a pessoa ao invés de exigir um produto melhor das construtoras para o mercado de baixa renda, ela se sente ofendida.
@wagnerrodrigues_19863 ай бұрын
Levaram mesmo, ignorantes ao extremo! Moro em uma parte mais periférica, entre os bairros do Campo Grande e Cidade Ademar, nas proximidades do shopping Interlagos. Rua estreitas e inúmeros condomínios sendo construídos, um caos no bairro, trânsito inclusive neste momento que escrevo, domingo 19:30 da noite!
@wagnerrodrigues_19863 ай бұрын
Acrescentando: Moro em uma pequena rua em formato de "C", que as duas extremidades dão acesso à mesma rua. Em cada extremidade tem um condomínio de prédio, o pessoal que não tem garagem ou mais de um carro, entopem a ruazinha de carros, tanto que nem o carro da coleta de lixo consegue passar direto, um inferno!
@LucasSouza-xq1xe3 ай бұрын
Eles da construtora falaram algo sobre o video? N entendi
@goeleal15203 ай бұрын
O lado bom nisso é que, pelo menos, indica que o vídeo repercutiu. Já é um começo!
@uilsondile45173 ай бұрын
Quando você diz "os moradores " você está generalizando lá tem muito prédio um "colado" no outro é fato realmente poderia fazer algo melhor a construtora MRV só pensa no lucro.
@matheusmonteiro94863 ай бұрын
Eu sou fascinado pela sua visão de planejamento e de inclusão Raul. Me inspira demais ❤
@SaoPauloNasAlturas3 ай бұрын
Muito obrigado!! Me ajuda, e convença os amigos a assistirem tambem, por favor! ;-)
@FernandRose3 ай бұрын
Quando ouvi pela primeira vez o Raul criticando a criação de novos museus, fiquei chocado. Depois de um tempo, entendi melhor a ideia e isso me ajudou a enxergar a cidade com um novo olhar. São Paulo precisa de mais criatividade na hora de cuidar do seu patrimônio. Dá pra preservar a história e arquitetura de um espaço, e ainda assim desenvolver comércios e moradias que a cidade tanto precisa pra se revitalizar
@VNeto94Ай бұрын
Sem criatividade e planejamento, os museus viram espaços inóspitos.
@piscianaastrologica3 ай бұрын
Oi! Como moradora do Brás ha 3 anos e meio, te digo que meu condomínio foi construído onde havia um galpão vazio, e varios outros estão sendo construídos aqui. Porem, do lado oposto as lojas do Bras, estou na divisa com a Mooca baixa, perto do viaduto da Radial Leste. E mais predios estao subindo por aqui, tanto mais baratos como Minha casa minha vida, quanto mais caros, apartamentos com mais de 100 mts2. Realmente o centro comercial e a av Presidente Wilson que voce mostrou se tornam um grande deserto a noite, mesma coisa a Rua Piratininga, que em sua grande maioria é de casas de maquinários pesados, e nos sentimos inseguros em caminhar da estação Bras ate o condomínio em que moro. Mas acreditamos nesses novos condomínios que vao subir; acho que logo o Bras será mais residencial, pelo menos esse lado de cá, ja o lado das lojas e divisa com o Pari acho pouco provável, infelizmente 😢
@CinthianMarcely3 ай бұрын
E faltam pequenos comércios como padarias mercados.... Na Visconde de Parnaíba um Oxxo ajudou um pouco a movimentar a área... Ainda assim, acho que a vida ficou mil vezes melhor que continuar em S.Mateus e ficar horas no trânsito
@kellittav3 ай бұрын
Minha mãe mora perto da estação e é sossegado pra ir pra casa dela do metrô pq tem comércio - pouco, mais tem. Acho um bairro mal aproveitado, infelizmente. Adoro a parte que ela mora.
@oLuiz3 ай бұрын
@@CinthianMarcely já me hospedei num airbnb na Visconde de Parnaiba e achei uma região bem mais movimentada positivamente q o restante do bairro, me surpreendi no "bras" q falavam mal. Mas o caminho até o metrô ainda falta bastante comércio e me senti meio inseguro do oxxo até a estação
@oLuiz3 ай бұрын
@ernestito7064comércio digital também depende de depósito e o bras está cheio deles e precisando de gente pra trabalhar
@jonh25333 ай бұрын
Também acho que o Brás passará por uma transição para um bairro mais residencial. Mas tem um problema grande ainda do preço do metro quadrado na região e dos aluguéis. Uma coisa que me intriga sempre é pq a Celso Garcia é uma avenida que não se desenvolve. Entra ano, sai ano, continua uma avenida parada no tempo.
@gersonlopespedroso58463 ай бұрын
Bom, para aqueles que afirmam que este canal só faz críticas, tá aí um monte de sugestão de locais onde podem ser implantadas moradias! Parabéns por esse trabalho, Raul!
@simonerodrigues11963 ай бұрын
Tudo o que foi falado no vídeo está sendo feito no Rio de Janeiro com os projetos do Reviver Centro e a operação Porto Maravilha. No Centro estão fazendo retrofit de prédios antigos e transformando em apartamentos e no Porto estão construindo vários empreendimentos para adensar de moradores o local.
@Sinforosox3 ай бұрын
@ernestito7064 foram muitos os legados. Hoje quem vive na cidade consegue enxergar melhor. Não foi melhor aproveitado pq a gestão anterior infelizmente deixou tudo de lado.
@MatheusAlbuquerque3 ай бұрын
Verdade, a região perto do Porto e da Rodoviária melhorou muito ao longo dos anos, cada vez que visito o Rio é notável a melhora.
@neblinasp3 ай бұрын
mas estão fazendo retrofit para quem morar? o povo pobre amontoado em favelas?
@TheChamps20013 ай бұрын
@@neblinaspÉ só o pobre largar de ser vagabundo e viver de bolsa esmola e ir TRABALHAR
@SamirFernandesAlves3 ай бұрын
Eu diria em parte. O porto maravilha inicialmente foi direcionado pra escritórios de alto padrão e Lajes corporativas. Só não vingou pq o centro já tinha prédios ociosos, várias empresas preferiram se mudar pra barra, os efeitos da lava jato, da crise e da pandemia. Depois de ver que o mercado não se ajustou sozinho (já que Crivela nada fez), Paes passou a promover moradia. Mas diferentemente de SP, o Rio não tem uma politica habitacional constante nem um órgão para executá-la, como a cohab Paulista. A prefeitura vai agindo de forma indireta, com estímulos para as incorporadoras e proprietários. Seria bom uma discussão sobre uma política habitacional permanente pra evitar que os novos lançamentos sirvam apenas aos lucros e especulaçoes das incorporadoras.
@marcioalima3 ай бұрын
Problema antiquíssimo, o pobre sendo enviado para as franjas da cidade. Cresci na Cidade Tiradentes, um gigantesco conjunto da COHAB construído no início dos anos 80 no que então era a zona rural da capital. Naquela época não havia infraestrutura nenhuma (hospital, faculdade, lazer, quase nada de comércio e trabalho) e o metrô acabava na Penha. A viagem de ônibus demorava mais de uma hora até o metrô e se chovesse o Rio Aricanduva transbordava e era o caos. Era comum que quem morasse lá colocasse no currículo o endereço de algum conhecido que morasse próximo ao centro para ter alguma chance. Lá se vão quase 40 anos e o metrô ainda não chegou lá, as empresas continuam distantes , as opções de lazer continuam escassas e a infra urbana continua a mesma.
@neblinasp3 ай бұрын
e no centrão, cheio de prédios velhos e imoveis abandonados com zumbis da cracolândia urinando e cagando em tudo. preferem encher o centro de mortos vivos drogados do que familias pobres perto de tudo.
@thalesrossi013 ай бұрын
Exatamente… e a cidade Tiradentes virou basicamente uma gotham city, o lugar tá horrível abandonado rodeado de favelas, infelizmente ao invés de resolverem a raiz do problema estão o aumentando, tudo volta na ignorância das elites brasileiras de quererem se isolar e serem mais “””civilizadas”””, afinal, eles podem blindar seus carros, não adianta, é um ciclo vicioso.
@andresaliba3 ай бұрын
Hoje em dia infelizmente é impossível morar no Brás. O Brás já foi moradia, bastante moradia. Minha família cresceu no brás e morei 7 anos na Vautier. O bairro se tornou impossível pelo simples fato da Feirinha da Madrugada existir. Assim que a Feirinha começou a se "espalhar" pelas ruas do Brás, a grande maioria dos moradores saíram do bairro. Enquanto o Brás for esse centro quase 24hr de compras, construir moradia não vai fazer nenhum sentido. Brás, Pari e Canindé já viveram vários ciclos de Industrialização > Moradia > Comércio. Meu colégio no Brás onde iria completar 100 anos de idade, foi alugado pela Igreja Católica para virar Shopping Comercial. Ou seja, para o bairro, um Shopping é mais importante que uma escola de 100 anos. De resto, ótimo vídeo!
@alencarsuzana3 ай бұрын
Também estudei nesse mesmo colégio. Triste ver a situação de um bairro que tinha um comércio estável e partes residenciais se transformar em um que cresce a quantidade de lixo e comércios que não são voltados para as pessoas que ainda residem por aqui.
@matheusperelmutter3 ай бұрын
a favela do Moinho precisa ser reurbanizada e instalar uma parada da CPTM ali. Dá pra acomodar todos os moradores atuais em conjuntos naquela mesma área, integrados com a futura estação. Do outro lado do enclave onde fica o Moinho há uma grande área verde preservada que poderia ser qualificada como parque, o que a região carece. Com essa nova estação da CPTM e mais travessias de pedestres e ciclistas entre os dois lados do trem, seria possível verticalizar mais as partes baixas da Barra Funda e Bom Retiro, que são bem centrais mas hoje ainda ficam afastadas da rede de transporte público e um pouco isoladas do resto da malha urbana por conta da linha do trem.
@GibranST3 ай бұрын
boa
@chicooliveira4323 ай бұрын
Como estudante da USP tenho de confessar que eu acho simplesmente ABSURDO ver tanto território bem localizado sendo mau utilizado. Nem que toda aquela área verde fosse adaptada em um parque e aberta ao público 24h 7 dias por semana, sem muros.
@shinamuro3 ай бұрын
A USP não é bem localizada. Inclusive, continua sendo um parto chegar lá de transporte público. Aliás, a USP é o maior exemplo de lugar próximo que é "longe".
@Arthur-Silva3 ай бұрын
A USP foi feita pra quem tem carro, geralmente pago pelo papai. Quanto aos parques, seriam ocupados por moradores de rua.
@elmorohernandez3 ай бұрын
@@Arthur-Silvatem que botar policiamento 24 horas do dia pela zona e expulsar gente que ocupa o espaço para vender drogas, usuários e mendigos.
@chicooliveira4323 ай бұрын
@@shinamuro Pois é, eu moro "perto" e levo 1 hora pra chegar de metrô. Acho que muito se deve à questão do transporte público, à péssima decisão de não colocar uma estação de metrô bem na Praça do Relógio, por que o entorno da USP está repleto de empregos e oportunidades de empreendimento, seja do setor industrial, técnológico ou comercial.
@guso81883 ай бұрын
Quer que o Estado faça um parque? Que pague bem ao dono do terreno, caso este deseje vender, e faça o mínimo. O Estado só existe para cobrar impostos e oprimir o cidadão.
@michelsoares15853 ай бұрын
Jornalismo muito bem feito. Críticas a ambos os lados, proposição de soluções (não só apontar dedo), conhecimento profundo do assunto e despertar de novas ideias. O canal é sempre um espetáculo. Deveria ser obrigatório para qualquer gestor público
@reho3723 ай бұрын
Uma avenida que eu acho muito subutilizada é a Cruzeiro do Sul, em Santana. Tem três estações do metrô, tem o terminal Tietê, tem o próprio terminal de ônibus de Santana, e a avenida é bem horizontal, cheia de construções térreas ou de dois pavimentos, todos comerciais. Entendo que o metrô de superfície é bem ruim pro valor da região, mas ali, aos fins de semana e depois das 18h em dia útil é bem vazio e perigoso.
@oludareakinpe92983 ай бұрын
Tem restrição de construções no entorno da estação carandiru por causa do cone de aproximação de aviões do campo de marte
@filipechm3 ай бұрын
Problema ali é o Campo de Marte que limita altura de prédios, por isso há campanha para tirar o Aeroporto e fazer ali ter desenvolvimento imobiliário
@robertocamilo95933 ай бұрын
Existe a restrição mas tem muito imóvel abandonado ou subutilizado. Como dito no vídeo, nada que a criatividade dos arquitetos não poderia resolver rs
@paulosergiocarulli3 ай бұрын
Nossa Raul,vc sempre da aulas de como utilizar nossa cidade .Falta nossos políticos utilizarem este conhecimento para o bem comum.
@kr9453 ай бұрын
Politicos só trabalham para o bem próprio ou de seus cupinchas. O povo? Ora o povo..O povo que se exploda. Além de tudo dão incultos, semi alfabetizados, jamais terão capacidade de entender urbanismo. Nao estudam, alias só como levar vantagem
@Marcos-il5br3 ай бұрын
Graças a seus videos mudei bastante, melhorei, minha visao sobre moradia a ponto de ser determinante na hora de comprar a minha. Muito obrigado.
@wsilva5263 ай бұрын
Fico feliz quando o KZbin me recomenda canais tão bons quanto esse!! Surreal as informações mostradas!! Excelente qualidade! Roteiro impecável!! Parabéns!!
@analuciamiranda35323 ай бұрын
Admiro seu trabalho! Você nos faz pensar a cidade com novos olhos.
@maia73Ай бұрын
Bom dia!! Sou morador aqui da Agua Branca. Fiquei muito feliz com a reportagem. Eh urgente que tomemos medidas e voltemos a pensar de forma apartidaria para resolvermos o problema que eh de todos. Parabens
@RDembowski3 ай бұрын
Raul, a linha Turquesa do trem, que liga Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Mauá, Santo André e São Caetano ao centro de São Paulo, em praticamente todos os seus arredores possuem imóveis completamente parados há décadas, destaque para o Moinho São Jorge em Santo André. Não entra na minha cabeça o quanto toda esta extensão poderia estar gerando empregos e/ou moradia.
@SaoPauloNasAlturas3 ай бұрын
ao redor da estacao Tamanduateí, por exemplo, um deserto... Obrigado! Se puder, espalha o video pros amigos, ate que vire pauta metropolitana!
@edsonreis37253 ай бұрын
a área à jusante da antiga fábrica da Matarazzo em São Caetano do Sul é toda contaminada devido às antigas instalações e carece de remediação. A área da fábrica em São Caetano do Sul é proibida de ocupação pela Cetesb. Não seria surpresa de que a extensão até a estação tamanduatei não tivesse o mesmo problema.
@edisonfernandessp3 ай бұрын
Parabéns pelo conteúdo 👏🏼👏🏼👏🏼 nossa cidade precisava de alguém com uma visão assim. Tô aprendendo muito e julgando bastante nossa cidade. Inclusive a noite essas grandes avenidas costumam ser perigosas, consequentemente sem vida.
@bellima31643 ай бұрын
Eu tô viciada nesse canal! Traz excelentes reflexões
@EscLockup3 ай бұрын
Os arredores do Largo 13 de Maio com certeza deveriam ter mais moradia. O "centro da zona sul" e da antiga cidade de Santo Amaro, sofre dos mesmos sintomas do Braz, movimento apenas no horário comercial e poucas pessoas à noite. Seria legal um vídeo sobre Santo Amaro.
@danielcarvalho41803 ай бұрын
A região tem 3 estações de metrô (Adolfo Pinheiro, Largo Treze e Santo Amaro) e uma estação da CPTM que leva até a região de Pinheiros, porém tem mais galpões abandonados do que prédios residenciais
@marcoss5844Ай бұрын
De noite lá só tem puteiro kkkkkkkk
@joeloliveiraaАй бұрын
Cresci no bairro e confirmo, especialmente aqui na região do largo 13 mesmo, tem muitas casas que os herdeiros não querem morar mais e estão à venda, bastante idosos também. Tem boas escolas públicas, um SUS que dá pro gasto, SESC, Clube Escola Joerg Bruder, metrô, trem e terminal de ônibus, biblioteca Belmonte, teatro Paulo eiró, biblioteca prestes maia, senac, etc. Aqui está acontecendo algo semelhante ao centro de São Paulo, moradores de rua, mas usuários de drogas, acredito ser pouco. A elite daqui mora na região da estátua do borba gato, granja Julieta, alto da boa vista e chácara flora, os descendentes de alemães e portugueses. Enfim, o bairro tem uma excelente infraestrutura e merecia mais atenção. Dois prédios interessantes que fizeram recentemente aqui foi o da vivaz, transamérica e Santo Amaro.
@rafaelclemente84023 ай бұрын
Raul. Seus vídeos são de primeira ordem para quem quer entender a dinâmica das cidades contemporâneas. Os sociólogos urbanos 👋 te agradecem 😊.
@anaemiliarettore13713 ай бұрын
Acho seus comentários muito pertinentes. As comparações com grandes metrópoles são bem ilustrativas. Será que nenhum candidato tem uma assessoria que pense assim?
@joaorosadesousafilhosousa63963 ай бұрын
esse canal é muito bom adoro da uma visão da realidade que não conseguiria obter em nenhum outro canal
@jonh25333 ай бұрын
Raul sempre pertinente. Região da Vila Guilherme próximo da marginal Tietê também muito esvaziada e cheia de galpões, o Pari e o Brás são difíceis para moradia pelo preço absurdo do metro quadrado. Já existem novos empreendimentos no Brás, mas os aluguéis são extremamente caros. Existe sim uma falta de interesse em combinar moradia e comércio nessas regiões, é um problema sério de oferta, incluindo o Bom Retiro, que tem muitas áreas que poderiam ter moradia. A única a região que prece passar por uma transição é a Barra Funda, mas a arquitetura dos empreendimentos parece não ajudar a deixar o bairro menos dependente dos carros.
@orthovasky3 ай бұрын
Esse canal é muito necessário, o trabalho do Raul é muito necessário. Obrigado Raul!
@kellittav3 ай бұрын
Minha mãe mora no Brás (uma área antes do Largo da Concórdia) e é tão sossegado que nem parece que estamos no centro ou perto de uma área comercial tão grande. Eu adoro o pedaço que ela mora (metrô e ônibus super perto) porque tem bar, restaurante, mercadinho, mas é um pedaço minúsculo com vida dentro de um bairro enorme e com tanto espaço vazio.
@neblinasp3 ай бұрын
sou de Parelheiros, extremo sul da capital e sempre vou no Brás comprar roupas mais baratas e boas e observo que tem prédios residenciais subindo ali perto da gasômetro e perto da estação metrô do Brás, porém me parece ser feito para classe média ainda.
@doiosteinke1325Ай бұрын
Nem sou de sp, mas acompanho todo conteudo sobre sp que você faz. Vc é necessario.
@ItaloMitimba3 ай бұрын
Cara, esse canal é sensacional demais. Muitas reflexões e um tapa na cara dos governantes desta cidade
@VanyenesАй бұрын
Esse canal foi um achado! Maratonando e amando o conteúdo ❤
@xumunhoz3 ай бұрын
Ótimo vídeo, como habitual. Raul me permita sugerir um tema para os videos futuros, os antigos casarões e suas histórias que resistem até hoje, acho que seria interessante. abraço
3 ай бұрын
A região da Av. Indianópolis também seria um bom tema de vídeo, especialmente na parte alta dela, próximo a Estação São Judas na Linha Azul, é impressionante como uma região com tamanha infraestrutura e proximidade de regiões nobres da cidade, relativamente perto do Centro e Paulista pode estar tão abandonada e esvaziada!
@xCAPCARVALHO23 ай бұрын
Melhor conteúdo do KZbin, de longe
@guilhermepecoraro68643 ай бұрын
Esse vídeo é uma reflexão profunda sobre os rumos que nossa cidade tomou! Incrível, Raul. No universo ideal pararíamos de construir prédios novos e reorganizamos todos os prédios e existentes, mas quem teria coragem de consertar o trem descarrilhado?
@canalfefefarma3 ай бұрын
Eu descobri esse canal e estou viciada. 😂 é uma utilidade pública
@santysta733 ай бұрын
Raul Juste vc é muito bom no que faz. Admiro seu trabalho. Parabéns
@valmirgomes88143 ай бұрын
Didática, locução, edição, e criticas politicas sem ideologias, tudo feito com excelencia, parabens pelo trabalho Raul! Referente ao minha casa minha vida, construtoras como Tenta, Cury e Vivaz estão aproveitando bem o espaço da sul 1, santo amaro, joão dias...
@paulo2709933 ай бұрын
Seus vídeos são ótimos. Nos faz refletir sobre como deveríamos nos preocupar mais com o urbanismo e de ter mais cuidado com a cidade. Parabéns!
@luizfelipe-el1gc3 ай бұрын
Conheci o canal recentemente e me impressiono o quão necessário é para a cidade e o público. Pena que esse tipo de conteúdo ainda é nichado, pois grande parte preocupam-se com "lacrada" ou "mitada" de seus respectivos lados. Triste, mas torçamos por melhoras!
@barbarac59863 ай бұрын
Sou do Rio de Janeiro, capital, e tenho acompanhado esse canal com muito entusiasmo. Não só São Paulo, mas o restante das cidades brasileiras deveriam prestar mais atenção aos processos de urbanização, de habitação que estão ocorrendo. Obrigada pelo conteúdo de qualidade. (Obs.: ainda aguardo uma série sobre a cidade do Rio de Janeiro no canal. A zona central e portuária tem passado por muitas transformações.)
@claudiacg80183 ай бұрын
A qualidade dos seus argumentos são irrefutaveis. O senhor é a lucidez no meio desse caos.
@delasoul84763 ай бұрын
Acho fantástico o seu otimismo, dizer que o próximo prefeito vá trabalhar de fato
@franciscospinola87323 ай бұрын
Seu canal no KZbin é maravilhoso! Parabéns pelo trabalho!
@andrecardoso3203 ай бұрын
Parabéns vídeo muito bom e didático, de quem realmente conhece a cidade, enquanto de um lado vemos boas soluções para problemas reais, do outro, o líder das pesquisas fala em construir prédio de um km de altura em uma região de rota de aeroporto. Tomara que seus vídeos e ideias possam chegar a quem quer o melhor para nossa cidade.
@anibalcarrion59133 ай бұрын
Parabéns. Este vídeo deve ser replicado na maioria das cidades brasileiras e os eleitores perguntarem para seus candidatos o que pensam e o que vão fazer em suas cidades. Gente morando próximo onde trabalha, estuda e tem lazer.
@PedroHenrique-wn8lx3 ай бұрын
Ótima análise Raul, mas é isso, o sistema faz com que as pessoas sejam jogadas para as bordas da cidade, fazendo com que tenham que sair de casa às 04h da manha, gastando 4h diárias em transporte público.. ao invés de estimular a utilização desses vazios urbanos que já possuem acesso aos principais serviços.. infelizmente assim que nossas cidades foram pensadas, e não tenho esperança, num futuro próximo, de uma mudança considerável nesse sistema.
@kleberpl5003 ай бұрын
Perfeito vídeo Um bairro que está mudado Seria o bairro do Belém vários galpões estão virando condomínio E está próximo a duas estações de metrô Metrô Bressser e metrô Belém
@anderson75583 ай бұрын
Raul, sou mto seu fã e como sugestão pra tocar em outra ferida, é falarmos sobre os terrenos de escolas municipais, estaduais e federais que ocupam espaços enormes e poderia ser usada de maneira mais atualizada, como usar os dois ou três primeiros andares pra comércio, restaurante e afins. Hoje são terrenos enormes, sem uso e que custam muito mensalmente!
@marianasouzamoraes12255 күн бұрын
Esse vídeo ficou muito bom ❤️🌟
@tralhitas3 ай бұрын
seus vídeos são mto interessantes pq nós que somos de outras cidades e vamos a sp para coisas pontuais não sabemos de todas essas coisas que acontecem por lá
@julianadireitoambiental3 ай бұрын
No Bras e arredores às 19h00 já é um deserto! Raul, obrigada pelo vídeo. No bairro do Parque Novo Mundo e arredores poderia haver mais adensamento.
@tulioferreira21463 ай бұрын
O Centro de BH tb poderia ter mais moradores, têm muitos prédios desocupados por lá. Antes que digam "mas isso vai tumultuar ainda mais o centro", as pessoas já se deslocam e para o centro todo os dias e tranistam por lá, se mais gente morasse lá diminuiria a lotação nos ônibus, metrô e teriam menos carros.
@Alby_Torino3 ай бұрын
Sim infleizmente BH precisa de trasporte cobre trilhos. Com mais de 90% de todo p transporte publico feito por ônibus, o transito não pode melhorar
@paulotf3 ай бұрын
Não só no centro, mas também às margens de avenidas que são eixos de transporte coletivo e são ladeadas por galpões de baixa ocupação: Andradas, Tereza Cristina, Amazonas, Antônio Carlos, e até a Nossa Senhora do Carmo no coração da região nobre da cidade.
@tulioferreira21463 ай бұрын
@@paulotf Com certeza, ao longo desses eixos deviam ter um coeficiente de aproveitamento maior.
@caiokikkawa12413 ай бұрын
E lembrar que o metrô da cidade de São Paulo e a da Cidade do México começaram quase que juntos e agora eles devem estar com 400 km e nós talvez 100 km. Falta de gestão dos governos do estado.
@Alby_Torino3 ай бұрын
São 226 km, mas sim, não faz sentidoa lgum. O Metrô de SP tem o mesmo comprimento daquele de MIlão, que tem uma area metropolitana 10 vezes menor, e tem mais 12 linhas de trem suburbanos de 450 km.
@edsonreis3725Ай бұрын
@@caiokikkawa1241 Engano seu O metrô mexicano foi construído com verbas federais daquele país para a copa de 70 e olimpíadas. São Paulo nunca recebeu investimentos federais. A cia do metrô nasceu paulistana, mas foi transferida para o governo do estado pela necessidade de grandes investimentos. Além disso, o federalismo brasileiro leva 92% do dinheiro paulista. Que não volta. Consulte o portal da transparência federal e reflita antes de escrever bobagens...
@PabloBoumАй бұрын
Amo muito São Paulo e tô amando esse canal dimais da conta ❤
@lucianoribeirosamba3 ай бұрын
Que canal formidável 👏🏽👏🏽 tinha que virar um programa diário na TV aberta!!!! Maaaaaas, eu sei que isso é impossível de acontecer.
@gabrielheleno92553 ай бұрын
Nao seria impossível desde que tivéssemos uma maior concessão do governo a quem quisesse utilizar.
@leonsilva82213 ай бұрын
Raul como sempre ótima matéria. Eu acrescentaria a necessidade de levar empresas e empregos para as regiões periféricas e distantes. Como vc mostrou na matéria anterior aquele imenso número de moradias em um local sem emprego, sem transporte e pra piorar uma imensa devastação da natureza.
@roneymac29623 ай бұрын
Raul, seu trabalho é muito importante.Aqui em casa assistimos todos os vídeos e moramos aqui na zona leste, em Itaquera e sabemos como é ruim morar longe
@tatapera64233 ай бұрын
Raul sempre certeiro 👏🏼👏🏼
@marcospo74553 ай бұрын
Aprendo muito com esses vídeos, além das críticas embasadas sempre mostram propostas de soluções. O não-urbanismo de São Paulo está normalizado, deixou de ser percebido como um problema. Raul, por favor dê um giro com esse olhar nas outras cidades da região metropolitana, seria algo muito interessante para os debates municipais. Posso ajudar a encontrar um pessoal para mostrar e dialogar sobre essas questões urbanísticas aqui no ABC.
@gustripz3 ай бұрын
Novamente eu venho aqui dizer, Santo Amaro, em especial a chácara Santo Antonio, tem subido muito prédio do MCMV na região, fica do lado da Chucri, com facílimo acesso ao metrô e bons corredores de ônibus, mas não vejo muita gente falando sobre, ou elogiando essa parte da cidade...
@rafaelbatista1193 ай бұрын
Amigo, moro na avenida Washington Luís. Mais próximo da travessa com a Joao de luca. Eu sempre morei na comunidade do jardim Miriam, mas nós mudamos para a região da Washington Luís. A localização é ótima em relação estar a 30 minutos do centro de São Paulo, ter a linha de trólebus que vai para o abc. Porém, é um lugar pessimo de comércio, lojas de colchão em todos lugares. Padaria apenas a 2kilometros. Para atravessar de um lado para o outro da avenida é muito ruim, pois não há pontes ligando um lado ao outro e quase não se tem faróis.
@arnaldootero83553 ай бұрын
Muito bom ! Cabe a reflexão ...E ação .
@BrunoToth3 ай бұрын
Excelente vídeo! Vale lembrar que a Tabata perguntou ao Pablo sobre a Agua Branca mas quando ele pediu que ela esclarecesse ela rapidamente desconversou e leu uma outra pergunta sobre segurança que tinha nas suas colas. Ou seja, nem ela sabia sobre o que estava perguntando. Estamos perdidos.
@DioninoColaneriАй бұрын
Parabéns pela proposta. Nos vimos hoje na Padaria. Meu abraço. Sucesso.
@SaoPauloNasAlturasАй бұрын
Muito obrigado, Dionino!
@GOMIDIA19713 ай бұрын
Sensacional! Analise tecnica de quem sabe do que esta falando e sem viez politico. Coisa rara hoje em dia. Parabens Raul e toda equipe do canal.
@LuisHenrique-cc2ro3 ай бұрын
Parabéns pela excelente explanação sobre urbanização, já fazem décadas que passo pela Barra Funda e me pergunto, mas porque essa região não se desenvolve, parece que parou no tempo e tão próximo do centro de São Paulo.
@caiquehaskel66253 ай бұрын
Vídeo maravilhoso e extremamente necessário!!
@thalesrossi013 ай бұрын
Deveriam fazer mais daquele conjunto habitacional próximo a praça Marli Noemi na Vila Madalena, verticalizar esses bairros q estão começando a ficar abandonado e vazio… é um erro atrás do outro, até porque muita das vezes a resistência é da própria população desses bairros, gentrificação, desigualdade e violência andam lado a lado.
@horaculodedelfos3 ай бұрын
Análise perfeita! Moro no bairro do Tucuruvi, sou Geógrafo e sempre identifiquei esse problema, ou seja, a deficiência na administração do uso é ocupação do solo urbano pela prefeitura. É necessário revisar o Plano Diretor e priorizar as funções sociais do território começando pela moradia, focando na ocupação residencial do centro da cidade. Com isso todos ganham e garante tbm p desenvolvimento econômico. Parabéns pelo conteúdo!
@SamirFernandesAlves3 ай бұрын
Muito bom que não é só uma dica pra são paulo, mas sim pra praticamente todas as cidades grandes do país. Varias viveram essa transição do urbanismo fabril loca (com acesso a ferrovia) pra uma indústria mais distante, próxima a rodovias e aeroportos. Sobraram esses grandes galpoes utilizados por empresas menores, a maioria do ramo de serviços. Quando as promessa de "revitalização" chegou no Brasil, muitas dessas regiões foram destinadas a escritórios de alto padrão, enquanto as moradias foram ficando distantes. Aqui no Rio de Janeiro, a operação urbana do porto maravilha tentava isso. Só que os efeitos da crise desaqueceram o mercado, que continuou explorando a distante zona oeste. A pandemia foi o tiro fatal no centro, com seu comércio de rua ultrapassado e pequenas salas de escritório. No atual mandato Paes corrigiu, em parte, o erro e tanto o porto maravilha quanto o reviver centro são direcionados para moradia, mesmo que ainda subjugados pela lógica das incorporadoras. Ainda restam diversos bairros satélites, próximos ao centro e com acesso fácil a infraestrutura, que poderiam ter mais estímulo a moradia, como Rio comprido, bonsucesso, Benfica e etc.
@BrunoStivani3 ай бұрын
Raul, obrigado por trazer educação urbanística acessivel ao publico! Estive em Pinheiros, numa rua cheia de mansao. Maioria sem ninguém, e ajuda sim, tinham espaco verde comunitário, patrulha frequente e accessível de trem, metrô e terminal de ônibus. Que injusto a desigualdade!
@lisamoretti40463 ай бұрын
❤ ótima análise ❤
@claudiosouza62383 ай бұрын
Muitas áreas fabris e antigos galpões industriais da cidade possuem restrição para construções residenciais devido suposta contaminação do solo. Isso ocorre principalmente no entorno do rio Tamanduateí, na Avenida do Estado, região da Mooca e Brás. Essas qualificações deveriam ser mais claras e ter incentivos específicos, pois ouço há 30 anos que precisam de 20 anos para poder construir algo naquelas regiões supostamente impróprias para residenciais, mas aptas para empresas frequentadas por pessoas. Mais um ótimo vídeo.
@alexandrinobruno3 ай бұрын
Obrigado pelo programa
@eliaseduardo97013 ай бұрын
Maravilhoso vídeo como sempre Raul
@DioninoColaneriАй бұрын
Parabéns. Muito sucesso.
@felippesantos81743 ай бұрын
Olá, seria interessante um video sobre a cidade de osasco, que está sendo dominada por grandes construtoras no estilo " DUBAI ", elitizando a cidade. Encarecendo os imóveis até mesmo em bairros mais humildes.
@ricardofiori24763 ай бұрын
Jundiaí também é assim. MRV está construindo vários prédios horríveis no bairro Engordadouro, longe do centro e estação de trem. Não dá para instalar ar condicionado, pé direito de 2,30. Se o morador for alto, não precisa de escada para trocar lâmpadas
@mariadasgracasspbr3 ай бұрын
Muitas propostas para fazer o nosso cérebro pensar de forma totalmente diferente do que estamos acostumados sobre a cidade e sobre a ocupação dela. Espero que os funcionários públicos, políticos, candidatos e eleitores assistam aos seus vídeos. Que haja uma multiplicação de Rauls pelo Brasil. Minha dúvida, se alguém quiser responder, os arquitetos aprendem isso nas faculdades? Muitas ideias são totalmente novas para mim, não sou arquiteta, mas fazem sentido.
@adrianaoliveiragomes92453 ай бұрын
@@mariadasgracasspbr conheço 2 arquitetos, nao são urbanistas, mas não tem a mesma consciência e conhecimento de Raul.
@rafaelsantana41743 ай бұрын
Aqui na região da vila das belezas estão acertando na localização das moradias do MCMV, onde tinham concessionárias abandonadas está virando prédios com centenas de unidades habitacionais.
@rafaelsantana41743 ай бұрын
E são residências próximas ao metrô.
@filippecordeiro3 ай бұрын
Parabéns pelo vídeo meu caro!
@JuMaggioliTango3 ай бұрын
A cidade universitária como é hoje tem que acabar. Um desperdicio para a cidade mas também para nós que vivemos como alunos. Distâncias absurdas, dependência de um circular que nunca passa, além de longe do metrô. Desperdício, desperdício, desperdício
@JuMaggioliTango3 ай бұрын
@@gs65823 fiz FAU e matérias na POLI. São relativamente perto. Era um andar sem fim, árido, sem escala quando entre uma e outra.
@danielg.16983 ай бұрын
Os alunos da USP poderiam morar dentro da própria USP.
@feliperogerionunesdeolivei97953 ай бұрын
Raul, seria interessante fazer um vídeo sobre o PIU Vila Leopoldina, um projeto Público-Privado entre o Grupo Votorantim e a Prefeitura de SP, que vai substituir todos os galpões da Vila Leopoldina por um bairro denso, mixto, e com fechada ativa.
@SaoPauloNasAlturas3 ай бұрын
Pretendo, obrigado!
@edilsonlima59853 ай бұрын
Fachada ativa para tirar uma empresa poderosa para colocar lojinhas de café? É só olhar o salário que pagam para servir café como atendente. Na Australia, com um emprego desses a pessoa vive, no Brasil é R$1400,00 mais os descontos. Será que é essa mesma a solução? E não construir polos empresariais nesses locais. Se todo mundo quer morar, onde a gente trabalha? Eu aceitaria trabalhar servindo café, mas esse salário como fica? Subempregos não é solução para uma cidade desse porte. Precisa de empresas grandes. Se vão destruir aquela maravilha de galpões produtivos, porque não fazem um polo empresarial, vão é fazer mais predinhos.
@edward280519893 ай бұрын
O Grupo Votorantim acertou muito com a reutilização do prédio da Atlas, deixando livre para o público acessar. Ficou até mais agradável sair do home office.
@feliperogerionunesdeolivei97953 ай бұрын
@@edilsonlima5985 Meu camarada, uma cidade viva é uma cidade com pessoas nas ruas. O urbanismo não tem nada a ver com política nacional de indústria manufatureira. Aqui estamos falando de construir uma cidade de 15 minutos, onde você usufrui de todos os serviços perto de onde você mora. Na cidade de 15 minutos, não existe esse conceito ultrapassado de bairros residenciais, bairros industriais e bairros comerciais... É tudo junto e misturado. É assim que vamos construir uma cidade que realmente funciona para as pessoas.
@FariaFride3 ай бұрын
@@feliperogerionunesdeolivei9795 Conceito de bairros residenciais, industriais e comerciais é do game SIMCITY.
@Abraaoadelinodelima3 ай бұрын
Você é um cara visionário parabéns pelo seus vídeos, realmente eu moro no belenzinho perto do Brás, seria bom se tivesse moradias populares nessa região.
@klebersuriano7853 ай бұрын
Ótimo vídeo!
@pablobeemax5263 ай бұрын
👍👍 tema importante demais 👍👍
@cauesilva58083 ай бұрын
Vídeo incrível. Você poderia fazer uma série com as cidades do ABC, como São Bernardo, Santo André, Diadema e São Caetano do Sul.
@ruan04083 ай бұрын
Eu moro na Mooca e realmente tem muito espaço aqui. Quase nao tem predios altos (eu moro em um dos poucos). Mas tenho certeza que os moradores reclamariam muuuito se começassem a adensar o bairro. O prefeito/a vai ter que ter muito culhão pra mexer nisso
@Feolips3 ай бұрын
Excelente, simplesmente que crítica fantástica.
@nelson93883 ай бұрын
Raul, faça vídeos de cidades próximas da capital, porque acho que a tendência é que as pessoas se mudem para essas cidades. A capital ficou inviável para morar (violência, custo de vida alto e trânsito ruim). Parece que não tem mais jeito para essa cidade...
@matheusperelmutter3 ай бұрын
urbanisticamente o interior é um horror infinitamente pior que a capital. mas sim seria interessante mais conteúdo sobre esse assunto msm, até pq a tendência tem sido a descentralização e crescimento das cidades médias, que são um deserto de ideias
@adrianaoliveiragomes92453 ай бұрын
@@nelson9388 olhe o nome do canal. É São Paulo nas Alturas.
@leonardoborges32543 ай бұрын
Incrível o vídeo! 🙌🏼
@albertfroz3 ай бұрын
Bela Vista, Mooca Baixa, vários galpões grande abandonado ou com invasões
@auguridguarigione3 ай бұрын
Edifícios com o seguinte esquema: TÉRREO: Lojas, mercados, academias, salões de beleza, comércios em geral. PRIMEIRO PAVIMENTO: Estacionamento para os clientes dos comércios. SEGUNDO PAVIMENTO: Estacionamento privativo dos Moradores dos pavimentos seguintes. A PARTIR DO TERCEIRO PAVIMENTO: Apartamentos e espaços comuns de convivência. COBERTURA: Churrasqueira, quadras poliesportivas, "pracinhas" para tomar sol, etc.
@henriquedias41863 ай бұрын
Essa semana estava falando sobre construir edifícios paralelo as linhas férreas, galpões vazios, moradias unifamiliar
@JuMaggioliTango3 ай бұрын
Obrigada pelo vídeo, obrigada pelo seu trabalho ❤🙏🏻🙏🏻
@phynapayout3 ай бұрын
Queria ver vc falar do dormitorio de luxo super estimado do estado de SP conhecido tambem como Alphaville
@Notificações_de_Sistema3 ай бұрын
@@gs65823 Mas os caras são ricos, eles "podem" (no sentido de ter condições de ter carro).
@RodrigoBandeiradeLuna3 ай бұрын
You rock, Raul! 👏🏻👏🏻👏🏻
@rodrigostar19793 ай бұрын
Lindo vídeo.... parabéns. O complicado de tudo isso é que esses imóveis pouco utilizados, ou galpões tem donos, e estão muito valorizados. É difícil alguém comprar essa briga. Mais barato comprar um terreno a 15 km do centro como a MRV faz.... é business. Agora se o governo bancar, pode sair alguma coisa.