Uma das melhores professoras de português do Norte
@portuguesemdetalhes3232 жыл бұрын
Obrigada, Davi! 😊
@orquestragetsemani32503 жыл бұрын
Excelente professora. Deixo o meu alô a você e ao professor Mario
@portuguesemdetalhes3233 жыл бұрын
Muito obrigada!🙂🥰
@joseglfreire75562 жыл бұрын
A expressão “Graças a Deus” é escrita sem crase, porque Deus é um substantivo masculino. Nesse caso, não há a junção da preposição “a” com o artigo definido feminino “a”, que formam a crase. Há somente o “a” da preposição. A mesma regra vale para outras expressões como: “glória a Deus” e “agradeço a Deus” e “obrigado a Deus”. Via de regra, não se usa crase antes de palavras masculinas. Porém, há uma exceção: quando a expressão à moda de está subentendida. ex: Ele escrevia à Guimarães Rosa. Na frase, o termo moda de está implícito. Veja: Ele escrevia à (moda de) Guimarães Rosa.
@ThiagoFernandestvcenter2232 жыл бұрын
Assim como não tem em 'graças a Deus', não tem em 'a você', 'a todos' nem em 'vale a pena'. Poderia explicar quando ocorre a crase, quando não ocorre e quando é facultativa?
@twitteettiwt90753 жыл бұрын
Graças a Deus não tem crase, porque não existe crase antes de palavras masculinas, a menos que a locução prepositiva 'à moda de' esteja subentendida: texto à Cecília Meireles, show à Julio Iglesias. Fora isso, não há crase, por exemplo: a respeito de, a favor.