É como se pessoas com carência aceitassem a proposta: "Você aceitaria solucionar seu problemão (carência) em troca de uns probleminhas (abusos)?", mas sem consciência plena do que está fazendo.
@VaniaDiasss4 жыл бұрын
Carência e solidão são os caminhos fáceis para cair num relacionamento abusivo, com absoluta certeza.
@marieledaniel56764 жыл бұрын
Cresci em uma família abusiva, mãe narcisista... Depois de 30 anos descobri isso, e hoje percebo que todos os outros relacionamentos amorosos foram abusivos. Gratidão pelos seus vídeos, ajudam demais!
@francolafayette39702 жыл бұрын
Dr Allan, antes de mais nada, gratidão por esse vídeo esclarecedor, acho que o romantismo pregado em filmes e músicas empurram massas para buscarem o "amor", que na verdade e desejo de parceria sexual, em muitas vezes.
@lilianegoncalves87484 жыл бұрын
Muito obrigada, Dr. Alan.! Até bem pouco tempo eu era assim como você descreveu. Mas essa rotina de entrar e sair de relacionamentos abusivos me adoeceu tanto que hoje não posso mais me dar ao luxo. Preciso exercer o auto cuidado. Aprendendo aqui nos seus vídeos o que não aprendi numa vida inteira, aos 51 anos, sinto que estou menos à mercê das minhas carências e mais alerta. Uma prova disso foi, ao juntar os pontos, descobrir em fevereiro, que estava há 5 anos vivendo um relacionamento com uma amiga histriônica. Então, no meu caso hoje, o que pesa mais não é a carência mas a falta de conhecimento. Vamos combinar que transtorno histriônico foge de todos os padrões que vimos até aqui. Contudo, é a sua forma didática que me ajuda a organizar os pensamentos e buscar novos caminhos até para o que ainda não foi explicado aqui. Relacionamento rompido, meu corpo aind está pagando um alto preço, mas estou livre. Agora é vida que segue. Gratidão, Dr.
@ledamacedo50254 жыл бұрын
Crianças que não foram validadas pelos pais ou que foram criadas em famílias abusivas, podem desenvolver co dependência emocional.
@mariamariah46063 жыл бұрын
Verdade.
@mrsthel77684 жыл бұрын
Compartilhando para os grupos. As pessoas precisam ouvir isso, um dos males do século entre tantos.
@Natu.rezaaa4 жыл бұрын
Eu hein! Ao primeiro sinal de desrespeito ou controle eu tô saindo fora. Amo a minha companhia e não troco ela por qualquer coisa.
@morticiaaddams43724 жыл бұрын
Que presente no dia internacional das mulheres! Obrigada!
@mardrimoura4 жыл бұрын
Olá Alan ... Mais uma excelente abordagem. Neste vídeo me identifiquei, pois as vezes, tenho essa sensação da carência, e uma carência digamos assim; insaciável - pois não há pessoas, alguém ou relacionamento que me faça perde esse sentimento, uma vez, que ele é contínuo e repetido. Mas essa carência origenasse, brota e está alojada não na infância, pelo menos penso eu, mas sim na adolescência conturbada que tive, ao ponto, se ser mestre em me sabotar principalmente nas relações amorosas da época, pois fazia tudo certo de início, mas quando tudo começa a ficar sério me esquivava como não fosse merecedor de todo aquele sentimento grandioso que estava diante de mim, e que certamente, iria mudar minha vida de patamar. Acho que da minha infância, surgiu a minha insegurança, pois sou filho caçula de uma família de 7 irmão e tive uma infância muito prolongada e por desdobramento imatura e essa insegurança foi amplificada na adolescência me tornando sabotador , inconsciente, e na vida adulta essa sensação alojada da carência insaciável. Grato ...
@adrielebarbosa40304 жыл бұрын
Gostei muito do vídeo. Um dos que mais me chamou atenção. Sempre que entro nesse assunto, sobre carência, comento o fio em que você fez muito bem a relação: necessidade de aprovação e remoção dos esforços (atenção, carinho) abruptamente. Claro que não é apenas isso, mas percebo com frequência esse padrão associado. Até mais!
@sandralima8234 жыл бұрын
Vivi 35 anos casada, fazendo de tudo para salvar meu casamento: terapias,psicodrama, hipnose, encontro de casais por dois anos consecutivos. Meu marido sempre me desrespeitou no trabalho, na internet e até na casa de meus pais e toda vez me culpava e eu acabava achando que não era motivo forte e suficiente para por fim ao casamento. Mandei ele embora, pq nada mudou e vi que não iria mudar, mesmo ele tendo quase 60 anos agora. O que mais me afeta é a falta de consideração. Ele não se importa em saber como estou e acho que nunca se importou. E olha que não estou falando de amor, mas de uma pessoa que dividiu a vida com ele. Toda vez que discutíamos, nunca ele tomou a iniciativa para conversarmos sobre os problemas. Eu me senti e me sinto sozinha
@ivi80604 жыл бұрын
Veja também os vídeos do Arly Cravo, penso que podem te ajudar. É só uma sugestão, abraço fraterno.
@madalenahonoriofinal4 жыл бұрын
Bem vindo de volta, Alan! Espero que tenha passado bons momentos nas suas férias! Vídeo incrível, como sempre. Seus vídeos são tão bons que tenho levado várias questões que você para minha terapia! Muito obrigada!
@karinesalvatierre79464 жыл бұрын
Alan, vc é um dos únicos q fala sobre isso com tanta profundidade!!
@cristianepassaretti22294 жыл бұрын
Uma pessoa menos carente tende a ficar alerta com muito elogios. Passa a desconfiar dos exageiros . A carência pode ser um fator determinante para entrar nesse tipo de relação. Perigoso!
@diletolobobranco87862 жыл бұрын
Muito bom o tema é a abordagem. Não sou carente. Gosto de receber mais atenção. Por exemplo. Contato uma vez por semana não me satisfaz porque quero trocar mais. Não sendo possível, aceito mas, por não poder ser livre para trocar o sentimento se enfraquece. Seria isso carência?
@marjaradepaula35734 жыл бұрын
Concordo com seu ponto de vista. Mas acredito em alguns casos há um idealismo de príncipe encantado. A pessoa que ela se envolve tem o cheiro, o beijo, a voz que a atrai muito. Não é por qq pessoa q lê dê uma atenção excessiva, é por pessoas que se encaixam nos desejos da própria pessoa.
@marieledaniel56764 жыл бұрын
Que ótimo retorno!!! Estávamos com saudades....
@janetediniz196710 ай бұрын
Eu me identifiquei total com essa vídeo. Eu sou uma pessoa carente de afeto e me coloco nesse papel de aceitar e justificar certos comportamentos que não me faziam bem!!!
@laizfraga80754 жыл бұрын
E o contrário? Quando alguém tem muita atenção, validação e superproteção dos pais, essas pessoas também não seguem a procura desse tipo de super necessidade de afeto?
@AlanMocellim4 жыл бұрын
Sim, mas eu diria que o "efeito" é diferente. Uma pessoa validada em tudo, superprotegida a ponto de ser mimada, também é carente, mas apresenta comportamentos diferentes na busca de suprir a carência. Essa pessoa pode ser mais "instável" quando negada ou invalidada, e pode ser mais egoísta na busca da satisfação de suas necessidades. Por exemplo, uma das principais características comuns à narcisistas e codependentes é justamente a carência, mas a forma como lidam com essa carência é oposta. Eu diria que a validação excessiva pode tanto fazer com que se lide com a carência por meio de comportamentos egoístas ou narcisistas, como que se lide de modo dramático, excessivamente emocional, com extrema oscilação de humor.
@laizfraga80754 жыл бұрын
@@AlanMocellim obrigada! Se você achar interessante, acharia incrível ver um vídeo sobre isso algum dia.
@ericasena33804 жыл бұрын
Boa noite! Ótimo vídeo! Eu mesma estou me sentindo muito culpada por não ter percebido antes que meu ex esposo mentia tanto para mim. Vc pretende falar sobre estresse pós traumatico complexo? Eis uma coisa que ainda me faz sofrer muito mesmo já tendo saído do relacionamento, pois meus pais são abusivos e meu ex também era e sempre que tenho que encontrá-los tenho atitudes disfuncionais e fico péssima por dias, até sair a sensação de medo. Mesmo qd saio da presença deles tenho crise de pânico.
@ivi80604 жыл бұрын
Este vídeo descreveu minha história da infância e adolescência com perfeição.
@AnaMaria-yl1do3 жыл бұрын
Esse assunto sobre vulnerabilidade é essencial que tomemos conhecimento
@alicem.hayashi59564 жыл бұрын
Muito bom,obrigada por ser tão claro ,me esclareceu muito sobre a minha carência.
@Shanti9584 жыл бұрын
Você é demais!! ótima explicação, muito obrigada!
@lisiane.ferreira4 жыл бұрын
Maravilhoso como sempre👏🏾👏🏾obrigada pelo vídeo.
@mariateixeira30824 жыл бұрын
Linda camisa Doutor gato, como sempre Brincadeiras à parte, estou em frangalhos. Acabei de terminar um relacionamento que considero abusivo. A última do ex foi implicar porque baixei o telegram no celular. Foi feito um escarcéu do tamanho do universo por causa disso. Cansei, não estou disposta a isso, por mais que o ame.
@mrsthel77684 жыл бұрын
Senti sua falta, doutor. Gratidão.
@laurabeatriz38694 жыл бұрын
Aconteceu comigo 🥰 mas agora me encontrei e me amo
@saberviver51153 жыл бұрын
Alan, seu canal é uma riqueza de conteúdo. Tem me ajudado tanto !
@stephanieoliveira45244 жыл бұрын
As pessoas abusivas podem deixar de ser? E se a resposta for sim, como?
@josueomarluz65494 жыл бұрын
Muito obrigado amigo.
@biaac23225 ай бұрын
Amei e me identifico. Obrigada por tudo❤
@laurabeatriz38694 жыл бұрын
Inteligente 👏🏼👏🏼
@izanfreitas83174 жыл бұрын
Desse jeito . Parabéns vc é ótimo.
@claudiaalmeida89434 жыл бұрын
Esclarecedor 😊grata
@Joe.medici4 жыл бұрын
Gratidão por voltar a postar!
@sandra.sobbral4 жыл бұрын
Excelente explicação! 👏👏👏👏👏👏
@jambrasileira2759 Жыл бұрын
Tenho dito que a raiz do mundo tóxico vem da família as pessoas não gostam _ entram em negação dizem que tiveram a melhor parentela do mundo etc etc etc e de tabela ficam rixosa raivosas quando trazemos esse Norte que pode sim levar ao auto/ conhecimento - pais abusivos; disfuncionais fazem enormes estragos 💨
@jenniferlemos79994 жыл бұрын
Alan pode ser ao contrário, pessoas carentes também podem ser abusivas ?
@manuellasilva1753 жыл бұрын
sim, podem
@KirbyBolha Жыл бұрын
carencia é osso kkk
4 жыл бұрын
Por onde você recebe as questões? Por aqui mesmo ou email?
@AlanMocellim4 жыл бұрын
Eu vou anotando quando chegam comentários aqui. Muitas vezes não respondo por falta de tempo, mas quase sempre leio. Muitas questões se repetem, e normalmente à essas procuro dar maior atenção e responder num vídeo. Por email quase nunca respondo coisas que não são de trabalho. Como é complicado dar respostas individuais, a medida que vejo que algumas perguntas se acumulam já coloco ela na lista de futuros vídeos.
4 жыл бұрын
@@AlanMocellim Tranquilo! Obrigado pela resposta! Mais adiante enviarei algumas questões. Abraços
@marcinhafreitas39993 күн бұрын
eu acho que tenho carência
@manuellasilva1753 жыл бұрын
como faço pra me curar disso? sou trans e fui totalmente rejeitada pela minha familia, fui rejeitada pela minha mae desde criança. vejo que outras transsexuais tambem tem uma carencia absurda, mais a minha é tao grande que me coloca em situaçoes horriveis,situaçoes onde nenhum ser humano deveria se sujeitar.
@manuellasilva1753 жыл бұрын
tenho 20 anos e todas as trans q conheci tem uma certa carencia isso acontece pq? desde as mais novas ate as mais velhas.