“Nossa independência não foi revolucionária, tampouco romântica”, diz Lilia Schwarcz

  Рет қаралды 14,568

Roda Viva

Roda Viva

Күн бұрын

Пікірлер: 87
@fatimateresinhascarparocun5731
@fatimateresinhascarparocun5731 4 жыл бұрын
Lilia Schwarcz tem a segurança intelectual de quem estuda, pesquisa e sabe do que fala, competência e posicionamento críticos ... é uma das mulheres que conta(rá) outra historia brasileira
@reginaropelato325
@reginaropelato325 4 жыл бұрын
Há quem prefira o humor da DAMARES!!!!!! ui!!!!!¿¿¿¿¿
@PedroLoyola
@PedroLoyola 4 жыл бұрын
Errado. Lilia escolhe recortes ou mente flagrantemente ("história que NÃO INCLUI MULHERES", mesmo com todo o protagonismo de D Leopoldina). Tudo para caber dentro das pautas políticas, da militância. Isso não é história. O Prof José Murilo de Carvalho (a quem Lilia e todo o mundo acadêmico venera) , esse sim, é intelectualmente honesto, mas nunca é lembrado pela mídia. A independência do país NÃO se explica por mero interesse próprio, egoísta, materialista. Fosse assim, D Pedro I teria voltado para Portugal frente à intimação da capital, ainda que fosse para inflamar por lá. Pelo "argumento" de Lilia, não faz sentido, ainda assim, D Pedro I ter ficado aqui. D Pedro I, D Leopoldina e José Bonifácio compraram a ideia de Brazil / Brasil, país, uno, e não um amontoado de províncias. Gostem ou não, devemos à monarquia (que também não precisa ser endeusada) o fato de termos o país de hoje. Do contrário, o território brasileiro se fragmentaria em um amontoado de republiquetas falidas e despóticas (justamente o que se deu nos vice-reinos espanhóis).
@andersongm4776
@andersongm4776 4 жыл бұрын
@@PedroLoyola Ela não mente e não escolhe recortes. Toda a grande escrita sobre colônia e império (monarquia) do país diz isso. Não é apenas Murilo de Carvalho, que tem sua contribuição, é conhecedor da vasta história. Sobre o Murilo de Carvalho, ele não é historiador. É cientista político e se atreve a falar de história. Tem trabalhos bons e outros ruins. Em cidadania no Brasil, ele mesmo diz que a participação masculina, branca e lusitana (no primeiro momento) era exclusiva. Leia mais para fazer uma crítica dessa. Quanto mais recuado no tempo, mais e mais literatura especializada se tem.
@mrbr4587
@mrbr4587 4 жыл бұрын
@@PedroLoyola Sua crítica é infundada, desonesta até. Seu argumento não leva em consideração de que ela está criticando a não inclusão das mulheres - e D. Leopoldina nunca foi vista como tal apesar de sua importância obvia naquele momento. Desafio-o a me trazer livros da Historiografia tradicional e positivista que a cite, e mesmo os do Prof. José Murilo de Carvalho, que você cita, cuja simpatia pelo monarquismo é notória, no qual D. Leopoldina tenha protagonizado o processo.
@Jefferson-jl8ej
@Jefferson-jl8ej 4 жыл бұрын
isso tem nome, RELATIVISMO, bovidea
@sidneyalexandrino3667
@sidneyalexandrino3667 4 жыл бұрын
A História do Brasil deveria ser reescrita. Fantástico a fundamentação. Excelente entrevista!!!
@isabeln.gimenezlupi5064
@isabeln.gimenezlupi5064 4 жыл бұрын
Lília tem meu respeito!!
@reginaropelato325
@reginaropelato325 4 жыл бұрын
Convite as reflexoes necessárias...
@isaiaspascoal
@isaiaspascoal 2 жыл бұрын
Na ânsia da iconoclastia, a autora comete o erro crasso de olhar o passado c o olhar do presente. Independência masculina, sem negros, sem indígenas: onde foi diferente? A professora julga a história, lida por ela sob o ponto de vista moral.
@jorgeeduardo2195
@jorgeeduardo2195 3 ай бұрын
A história do Brasil e tudo o que o liga a Portugal é demasiado bonita para ser ridicularizada por esses pseudo historiadores que mais não fazem do que envergonhar o Brasil e Portugal. Congratulemo-nos com os novos historiadores que tem desmistificado a essência da linda história da Monarquia Brasileira e Portuguesa. Viva o Brasil e viva Portugal 🇧🇷 🇵🇹
@ivanscotton6163
@ivanscotton6163 4 жыл бұрын
Que tal colocar esta Senhora com as mochilas em uma Canoa e passear na Amazônia aos moldes dos Bandeirantes.
@diogosanches6623
@diogosanches6623 4 жыл бұрын
Para quê?
@ivanscotton6163
@ivanscotton6163 4 жыл бұрын
@@diogosanches6623 Para ela saber a diferença existente entre a prática e a teoria.
@diogosanches6623
@diogosanches6623 4 жыл бұрын
Do que você está falando? O estudo da história não se faz só com canoas, mas com depoimentos, documentos, vestígios, objetos, entre outras coisas. Tudo isso ela fez.
@fernandomiller884
@fernandomiller884 5 ай бұрын
aos moldes dos badeirantes... ela vai caçar, escravizar e matar indios para entender a diferença entre teoria e prática?
@mvk199
@mvk199 4 жыл бұрын
Descobri neste video que a história tem cor, gênero e raça. E que os feitos do passado, de pessoas abnegadas, são atos de misoginia e dominação. Chegamos no fundo do poço moral em nossa civilização.
@randomsounds8648
@randomsounds8648 3 жыл бұрын
MultiLateral/Prof° Hugo José, obrigado por indicar esse vídeo.
@tattianasalles3019
@tattianasalles3019 4 жыл бұрын
A Independência do Brasil e mesmo o Império foram boas saídas se tivermos em mente o que aconteceu com o resto da América Latina no século XIX. A historiadora se esquece de enxergar o Brasil não com uma ilha, mas como parte de uma das regiões mais problemáticas do mundo nos anos 1800. Não existe história heróica. Isso é fetiche dos poetas românticos do passado. A história da humanidade é feita de sangue e crimes hediondos. O Brasil não é exceção. Mas o contexto do tempo e do espaço ajudam a matizar a realidade dos nossos antepassados, entender quais os limites, oportunidades e pensamentos vigentes à época.
@25Marlan
@25Marlan 4 жыл бұрын
O que a Historiadora fez foi um certo tipo de anacronismo histórico? Posso dizer que sim, diante do seu comentário? (Bom comentário por sinal.)
@tattianasalles3019
@tattianasalles3019 4 жыл бұрын
@@25Marlan Talvez anacronismo seja um exagero...mas certamente é uma análise incompleta. Ela olha para o Brasil de 1822 como se fosse um ente autônomo, desgarrado da região e do contexto em que se insere. Qualquer pessoa com uma vaga noção do que foi o processo de independência do México, da Venezuela, da Argentina, do Haiti, da balcanização da chamada Grã Colômbia, etc e do inferno que foi o século XIX para a America Latina, pode constatar que a independência do Brasil e mesmo o Império não foram uma saída ruim. Nós não nos fragmentamos em meio a disputas de caudilhos regionais ao ponto de virar terra de ninguém. Não passamos por guerra civil e não tivemos os milhões de mortos que nossos vizinhos tiveram. Goste-se ou não com a vinda da Corte e depois o Império uma série de Instituições importantes foram formadas no Brasil na largada. Por exemplo, o Parlamento brasileiro é o terceiro mais antigo do mundo em funcionamento. Só Inglaterra e EUA tem parlamentos mais antigos que o Brasil em funcionamento praticamente contínuo.
@25Marlan
@25Marlan 4 жыл бұрын
@@tattianasalles3019 Muito obrigado pelas explicações. :D
@tattianasalles3019
@tattianasalles3019 4 жыл бұрын
@@25Marlan 😉
@ivanscotton6163
@ivanscotton6163 4 жыл бұрын
Só é bom lembrar que os Espanhóis do lado de lá destruíram a Civilização Inca e também os Maias no México. Os Franceses e Ingleses mataram todos os apaches e Sioux. E sempre foram mestres em Pregar a luta contra o Racismo. E nossa Mídia ainda apóiam os deturpadores da História. Precisam ler Gustavo Barroso. É meio difícil de entender porque são Esquerdistas. Quem domina a Imprensa Mundial?
@moedanacional
@moedanacional 2 жыл бұрын
Esta mulher, como sempre, rebaixa sobejamente a soberania nacional brasileira em todos os aspectos; ela consegue abrir a boca para dizer-nos que a Independência não teve apoio popular e critica vergonhosamente o fato de o Brasil ser uma monarquia em meio a várias repúblicas. Ela é uma representante do pensamento ilegítimo de que todos devem ser iguais e crê que o Brasil deveria abrir mão da sua identidade colonial, da identidade criada durante o Reino de Algarves, e adotar uma postura revolucionária - como a adotada pelos outros países da América. Graças ao fato de Portugal não permitir que o Brasil se dividisse em várias repúblicas, o Brasil retardou por um bom tempo o processo de desvalorização nacional. Todavia, a Proclamação da República, de 1889, começa da mesma forma como as outras repúblicas começam: como uma ditadura. Que beleza, não é, Lilia?
@reginasantos3949
@reginasantos3949 4 жыл бұрын
👏👏👏👏👏
@ivanscotton6163
@ivanscotton6163 4 жыл бұрын
Os mais de oito milhões de quilômetros do Brasil equivalem a Quantas Novas Zelândia? Os nossos meios de comunicação são tão ruins que usam em seus programas 95 por cento de musiquinhas Inglesas. A maioria das Emissoras não possuem uma música de Carlos Gomes e reclamavam e até conseguiram não transmitir a Voz do Brasil com aquela Introdução da Abertura do Guarani.
@PedroLoyola
@PedroLoyola 4 жыл бұрын
Houve algum romantismo e "revolucionarismo", sim, no Sete de Setembro de 1822. Esvaziar completamente o evento, de atos nobres, morais, é tão ingênuo quanto negar que outros fatores não tão nobres também estavam envolvidos. Ou bem faz-se história, ciência, ou bem militância política, paixão. Lilia chega ao ponto de dizer que não houve participação feminina, com todo o protagonismo que teve D Leopoldina no processo de independência. A independência não se explica por puro "interesse das elites". Se D Pedro I não tivesse QUALQUER interesse na ideia de Brazil / Brasil, país, nação; ele teria voltado para Portugal. Ainda que para inflamar por lá, tentar derrubar o revolucionários do Porto. Seria infinitamente mais confortável, e plenamente compatível com "os interesses das elites locais". Sem uma figura para costurar a adesão à independência e sustentar a ideia, no máximo uma e outra província mais rica declararia independência após a partida do príncipe. Sem uma figura forte para liderar, seriam esmagados por Portugal um a um, com o tempo. Não é questão de romantizar a independência, endeusar a monarquia; mas negar qualquer deferência moral ao evento é infantilidade.
@TANDYNHO
@TANDYNHO 4 жыл бұрын
Tudo que se contou sobre a história do Brasil toda essa narrativa é uma grande mentira.
@rspozza
@rspozza 4 жыл бұрын
Qual é a verdade?
@reginaropelato325
@reginaropelato325 4 жыл бұрын
A FARSA ESCANCARADA!!¿¿¿¿¿■¿¿■¿¿¿
@reginaropelato325
@reginaropelato325 4 жыл бұрын
@@rspozza A TUA!!!!!!!!!!¿¿¡¿¿■■¿¿¿¿
@rspozza
@rspozza 4 жыл бұрын
@@reginaropelato325 A verdade, para mim, é o que é mostrado pela ciência. A professora Lilia Schwarcz está descrevendo o resultado de muita pesquisa. A narrativa dela, para mim, é verdadeira. O que aprendemos nos colégios é que foi muito manipulado, desde as cores da bandeira até o processo de colonização.
@ivanscotton6163
@ivanscotton6163 4 жыл бұрын
A Realidade é que longe de ser um traçador de mulheres, Pedro I teve uma educação esmerada e foi um gênio Musical. Com 13 anos já formou uma Banda formada em grande parte por Filhos de Escravos da qual era regente. São fatos escondidos pelos nossos jornalistas, filósofos e Historiadores. Este é Outros Fatos estão num Tijolão sobre a vida de Debret. Contém todas as suas Pinturas. Após as Eleições Diretas de 82 o patriotismo foi jogado no ralo é aquele Hino Estudantil do Brasil foi abolido nas escolas. Falei Mentira Sr Barroso?
@implebo_eum
@implebo_eum 4 жыл бұрын
Patriotas eram os dissidentes!
@mariacristinadossantosroch855
@mariacristinadossantosroch855 4 жыл бұрын
Melhor programa da noite eu amo
@luizaocavalcante
@luizaocavalcante 4 жыл бұрын
TV CULTURA VIROU DE ESQUERDA
@fernandocanto9588
@fernandocanto9588 4 жыл бұрын
Essa moça queria o que?Tiradentes, os alfaiates, Pernambuco não contam?
@robertowagner1845
@robertowagner1845 4 жыл бұрын
A fala da Professora Lilia retrata fielmente como vivemos um imaginário repleto de informações distorcidas.
@evilasiorodrigues9864
@evilasiorodrigues9864 4 жыл бұрын
Excelente entrevista!!!!
@Rvtcosta
@Rvtcosta 4 жыл бұрын
Pode um Canal de TV sustentado pelo Estado de São Paulo adotar abertamente uma postura partidária dessa forma?!?!?! Pode mesmo isso, não tem nada errado?!?!?! Estou pagando por esse troço... deveria haver mais respeito ao telespectador!!!!
@DesignDaVinci
@DesignDaVinci 4 жыл бұрын
Postura partidária, bahhhh! Qual a maionese que vc esta viajando? Isso é História pura! Estude e vai aprender! Professora Lilian é um ícone e esta dando um show, seu negacionista do século retrasado!!!
@matheusa.c.c.8370
@matheusa.c.c.8370 4 жыл бұрын
Entendi, então você é a única pessoa que paga impostos no Brasil e, portanto, precisa que a SUA opinião (e somente a sua, seus gostos e vontades) sejam feitos? Mais gente paga impostos, e mais gente quer se ver contemplada politicamente num programa de uma emissora como a TV Cultura.
@Rvtcosta
@Rvtcosta 4 жыл бұрын
Patricia ah, quer dizer que a história que a senhora está contando no programa é a certa?! Você parte do princípio que ela sabe tudo... logo de um troço tão subjetivo como a História. Essa é a base do seu argumento?! Ah, então fica aí batendo palminha pra TV... uma boa noite!
@DesignDaVinci
@DesignDaVinci 4 жыл бұрын
Então faz o seguinte...vai ver a Record ou o SS ( SILVIO SANTOS ) e não reclama! Ou desliga a TV e vai ler um livro!
@Rvtcosta
@Rvtcosta 4 жыл бұрын
Matheus • A.C.C. Há semanas que esse programa só roda pro mesmo lado, mesma agenda, e você realmente acha que isso é somente a MINHA opinião?!?! Debatedores com a roda pra uma lado só... tá bom então, valeu !
@janetesouza7181
@janetesouza7181 4 жыл бұрын
Quero aprender
@reginaropelato325
@reginaropelato325 4 жыл бұрын
Nós tambem!!! esclarecendo em alto nivél...
@sergiofreitas7844
@sergiofreitas7844 4 жыл бұрын
É porque deve ter um antepassado do Lula lá!
@otavio.lima777
@otavio.lima777 4 жыл бұрын
Traduzindo, ela quer mentir sobre a história, ela quer que se fale sobre o que não aconteceu.
@euestareila6064
@euestareila6064 2 жыл бұрын
Gustavo barroso fala mesma coisa que ela engraçado que nenhum mornaquistas desmente as obras deles História do Brasil contada pelo MEC e pura fake news
@marileagessimachado5315
@marileagessimachado5315 4 жыл бұрын
Roda Viva em decadência.
@marcostavares5497
@marcostavares5497 4 жыл бұрын
Lilia representa bem o resultado da educação do Brasil nestes últimos anos: horrível! Temos que vencer estas narrativas, apresentadas como verdades absolutas.
@brunoalexandreschveitzer5847
@brunoalexandreschveitzer5847 4 жыл бұрын
Explica melhor essa "narrativa"que você viu na fala dela...
Roda Viva | Lilia Schwarcz | 07/09/2020
1:24:23
Roda Viva
Рет қаралды 485 М.
CANAL LIVRE - INDEPENDÊNCIA DO BRASIL - PARTE 1
38:25
Band Jornalismo
Рет қаралды 14 М.
How I Turned a Lolipop Into A New One 🤯🍭
00:19
Wian
Рет қаралды 10 МЛН
Mom had to stand up for the whole family!❤️😍😁
00:39
Life hack 😂 Watermelon magic box! #shorts by Leisi Crazy
00:17
Leisi Crazy
Рет қаралды 79 МЛН
What Estonians Think about Russian | Easy Russian 58
23:30
Easy Russian
Рет қаралды 1,6 МЛН
Dona Leopoldina e o decreto da independência
18:21
Paulo Rezzutti
Рет қаралды 23 М.
Reportagem | 200 anos do 'Dia do Fico' - Conheça os bastidores
7:19
O Mundo Pós-Pandemia com Lilia Schwarcz: Lições da História
1:27:27
Independência do Brasil: Leopoldina teve um papel fundamental
9:37
Band Jornalismo
Рет қаралды 36 М.
Lilia Schwarcz fala sobre escravidão e racismo no Brasil
4:28
O brasileiro é autoritário? Entrevista com Lilia Schwarcz
30:49