"Esse mestre gordinho se modernizou como podia" kkkkkkk muito massa. Com certeza um dos melhores canais sobre artes marciais do KZbin. Parabéns mestre pelo ótimo canal e muito obrigado pelo conhecimento compartilhado.
@Zidurok6 жыл бұрын
Ainda tem gente que vai treinar Kung fu, achando que vai aprender a voar.
@netojm19206 жыл бұрын
kkkk vdd. Quando eu tinha 13/14 anos me iludia mto com esses filmes idiotas, até que um dia levei uma surra de um lutador de Jiu Jitsu (q passei praticar depois). Eu vi mto lutador de Kung Fu aqui apanhar feio dos caras do JJ. Não to desmerecendo Kung Fu (o JJ tb tem mtas falhas), mas minha opiniao é q maior parte do q se ve em Kung Fu é pura coreografia e esses filmes contribuiram mto pra isso. Hj pratico boxe, mas gostaria de treinar Karate Kyokushin ou Luta Livre.
@HenriqueSantos-jv2nd5 жыл бұрын
@@netojm1920 Sanda e Wing chun são artes muito boas.
@edsonjunior57564 жыл бұрын
@@netojm1920 Bruce Lee disse que não é a arte em si que é eficaz, mas, a dedicação do artista marcial, e também ser aberto a novos conhecimentos como Bruce incorporou o boxe em seu wing shun ,claro que os filmes enfeitam porque isso é que torna o filme mais atrativo, creio que um lutador de kung fu tem que explorar outros caminhos como Bjj e boxe etc. Abraços.
@metamorfosemma6784 жыл бұрын
@@netojm1920 canal muito humilde este mas que mostra técnicas de luta livre, Catch werestling, jiu-jitsu, muito fortes! kzbin.info/www/bejne/apPRiaaZmtmEnNk
@gabrielapolo41313 жыл бұрын
@Kung fu é dança Ué, é um filme, se vc quer ver uma luta real que procurasse um UFC.
@washingtonaraujo76915 жыл бұрын
"Bando de ocidentais cristãos... Ahhh se fosse na China no meu tempo..." kkkkkkkkk
@Vanguardian_Hunter5 жыл бұрын
Só o hadouken pra combater as armas: Dá hadouken, Ryu! Opa! O Ryu é japones! Kkkkkkkkkk
@Mozes20053 жыл бұрын
Papai que fruta
@daywisonsono20073 жыл бұрын
O ruim é brasileiro igual o blanka kkk mas foi criado no Japão.
@Henriquegr303 жыл бұрын
Mais de cem anos e a história sempre se repete. Que todos nós fiquemos atentos à tudo que nos cerca e está acontecendo. Obrigado Marco por mais um excelente conteúdo!
@clebersondepaula816 жыл бұрын
Eu gosto de filmes de Kung Fu,mas tem uns que exageram kkkk. Os filmes da série Mestre Yip mostra Kung Fu vs Karatê,vs boxe,retratando um pouco o lado opressor do Japão e Reino Unido contra a China. Gostei da parte histórica Mextre,está de parabéns pela pesquisa.
@vittyronin36706 жыл бұрын
E nesses Filmes principalmente o último ele tem uns 55 anos e aguenta porrada De Mike Tyson skksks.
@Nicolas-cc9px6 жыл бұрын
o cara sozinho derrota td mundo, mt foda filme assim
@MarcoPunk_JKD6 жыл бұрын
@@vittyronin3670 Mike Tyson também tá velho kkk
@brebrtrader81076 жыл бұрын
Kkkkkkkkkkkkkkk é uns filmes mentirosos da poxa kkkkkkkkkkkkkkk Mas é legal pra rir kkkk
@MarcoPunk_JKD6 жыл бұрын
@@brebrtrader8107 eu acho legal, é ficção, filme de luta realista é muito raro
@marceloferrari42426 жыл бұрын
Muito bom Marco,desmistificou a bobagem da invencibilidade Marcial, ótimo vídeo
@robsonwaynneantonio94725 жыл бұрын
Excelente explicacao...parabens..gosto muito das suas explicacoes...sem mimimi....direto..simples..correto..vlw mestre!...
@Matheus.S.O6 жыл бұрын
Acho que a arte marcial chinesa tem seus defeitos hoje pela falta de contato com outras práticas marciais. E quando digo "contato" quero dizer lutar mesmo. Tem muita escola por aí que só treina a teoria em movimento, mas não pratica o combate. Muito provavelmente eles tem tudo para usar ao seu favor no campo marcial hoje em dia, mas falta mesmo é adaptação. Tem muitos ataques que já não se encaixam para a movimentação da nova era marcial. Isso deveria ser mudado.
@renatomendes63946 жыл бұрын
Todo tipo de cultura tende a melhorar quando interage com outras, as artes marciais não são diferentes. É um bom ponto de vista.
@MisterXBrutal6 жыл бұрын
Um comentário realmente bem feito e sensato como praticante de kung fu concordo totalmente que muitos praticantes tem a mente fechada e não consideram modernizar e adaptar sua prática marcial a era moderna sendo que saber não ocupa lugar e sempre bom aumentar o conhecimento eu por exemplo treinei Jiu jtsu, judô, boxe muhay thay além do kung fu tudo pra ampliar o saber
@rasputin75215 жыл бұрын
Matheus Oliveira , o SanDa ( boxe chinês) responde a sua pergunta. Arte marcial esportiva muito eficiente onde a " porrada come"
@Matheus.S.O5 жыл бұрын
@@rasputin7521 conheço, mas me refiro mais aos estilos mais antigos. O sanda em si já é uma adaptação. O que faz dele mais usual nos tempos vigentes. Já em contra partida as artes mais antigas (tanto do kung fu quanto de outras) ficaram sem entrar nessa ideia.
@warriorofheian81715 жыл бұрын
@@Matheus.S.O nada haver , isso vai depender muito de quem te ensina conheço gente que já treino kung fu na década de 80 e o que não faltava na academia deles era o combate
@BrunoPimentel19817 ай бұрын
Aprecio muito o humor do canal! Parabéns Marco o vídeo ficou ótimo.
@18CassioGabriel6 жыл бұрын
Muito bom. Acho extremamente necessária essa contextualização da história das artes marciais longe da mistificação tradicional.
@blueskyvideos97983 жыл бұрын
cara eu adoro esses vídeos de contextualçização histórica que vc faz. Muito bom!!!!!
@tonsilva84846 жыл бұрын
Estes exageros dos filmes de artes marciais me lembram a vez em que eu e minha família estávamos vendo o filme "A colonia" com Jean Claude Van Dame, e tem uma cena em que ele luta com um "especialista" em artes marciais orientais em que este especialista saca uma faca pra lutar contra o protagonista ( que dispensa comentários) mas ao invés deste especialista usar a faca com as mão ele usa com um dos pês. Minha irmã me pergunto de cara. É possível aprender a fazer isso de usar uma arma com os pés? Na época eu era bem leigo pra estas coisas e respondi que sim, é possível. Recentemente ela estava fazendo aulas de Muai Tai e percebeu que entre uma técnica primorosa cheira de firula e pelo menos saber socar, chutar, dar joelhada e cotovelada numa situação de vida ou morte é melhor algo mais simples do que perder tempo com crendices que podem custar caro no final.
@terraguppys5 жыл бұрын
Fala grande Mextre "Haru". Gostei muito desse vídeo. Temos ter mente aberta para receber conhecimentos tão valiosos como este. Obrigado!
@moiseshermeto50245 жыл бұрын
Prezado professor, boa noite. Fui professor de História, Geografia durante 30 anos. Pratico arte marcial desde os 14 anos. Admiro seus vídeos porque são desmitificadores. Como músico também de formação acadêmica, aprendi que coisas estereotipadas guardam mais lenda do que realidade. No caso que citaste, a guerra dos Boxers, enfatizaste bem a violência urbana causada pelos lutadores de kung fu pelo simples fato que não discerniam civis de militares. Realmente, realizaram carnificinas e isto época nenhuma consegue sustentar como válida e desculpável. Há, no entanto, um processo histórico não citado pelo senhor, não sei se falta de conhecimento ou outro motivo. Desde 1831 o comércio do ópio era rentável para a Companhia das Índias Orientais administrada pelos Rotschild, britânicos. Outras nações beneficiavam-se deste comércio considerado ilícito na China. A guerra dos boxers está intimamente ligada a este processo histórico e empresas britânicas e japonesas principalmente lucravam com este mercado. Também nesta época, na conquista dos portos como Hong Kong pelos britânicos, era praticado o "white man's burden" ou, o fardo do homem branco de levar aos asiáticos a "verdadeira" cultura, ou seja, a européia. A cultura da época dos boxers era de que os ocidentais estavam ali numa condição de superioridade e isto gerava conflitos entre chineses e estrangeiros. Bem, japoneses são asiáticos mas estes foram muito espertos na revolução Meiji, onde o avô do Hiroito trouxe a cultura e a tecnologia européia assimilando também, aspectos culturais. Esta faceta imperialista tinha também seu lado sombrio, de imposição dos ditames ocidentais. O senhor deve saber muito bem que em crise, na fome e na dificuldade, sempre se acha um "bode expiatório" para que seja sacrificado. No final do século XIX, os ocidentais acabaram sendo estes bodes expiatórios. A revolta foi portanto, histórica, obedecendo um processo que culminou na matança de crianças e a óbvia retaliação das potências que ali estavam, em sua maioria, para sugar recursos naturais, matéria-prima para tocar a revolução industrial que na Europa completava 60 anos. O povo chinês não prosperou, nas fábricas eram praticamente tratados como escravos. Agora sim, podemos contextualizar e entender melhor o que se passou. E realmente, como o senhor disse: foi um golpe nas formas antigas de guerra. Não é à toa que hoje aprenderam a lição e botam medo nos gringos. Abraço e obrigado pelos vídeos muito elucidativos.
@je-jelfochannel80545 жыл бұрын
@LoliLord é amigo eles são judeus, mas não quer dizer que eles acreditem em Deus
@muntzful5 жыл бұрын
Os chineses trocaram um tirania por uma 1000x pior do partido comunista que matou de fome no grande salto para frente 76 milhões de chineses. E até hoje são oprimidos pelo partido comunista.
@j.j.18225 жыл бұрын
@@mayconrralves 👏👏👏 Nunca vi ninguém defini tão bem o estudo da história!!!
@j.j.18225 жыл бұрын
@@mayconrralves Eu pretendia fazer faculdade de história, mas não tenho certeza se isso é realmente útil. O que eu vejo são pessoas que começam a estudar história com uma mentalidade e saem por aí, depois de estudar anos sem mudar nada, disseminando àquela mentalidade, mas agora "embasados" em fatos históricos.
@matheuslbrn19155 жыл бұрын
Maycon Rogers Ribeiro Alves eu entendi o ponto de vista de ser incorreto fazer julgamento de valor na história,porém empregar a palavra aleatória é errado visto que a maioria dos fatos humanos n são ao acaso,diferente da natureza o ser humano possui motivações que o levam a ter ações nada aleatórias,nada “de graça” ao acaso
@claudioquadra56464 жыл бұрын
Excelente video......uma aula de Historia....
@helenobarros48456 жыл бұрын
Parabéns Marco, realmente tem momentos em que a atualização se faz necessária porém coexistir pacificamente é a melhor opção. Abraços e bom trabalho!
@stalingsilva30175 жыл бұрын
Não sou fã de qualquer tipo de luta mas no seu canal eu aprendo sobre vida .
@claudineicostaldi29266 жыл бұрын
armas de fogo contra kung Fu ,,, não tinha ninguem pra ensinar o Mantra
@betosarue6 жыл бұрын
Pois é! Kkkkk
@mbritopeixoto5 жыл бұрын
Naaaauummmm seejaaa buuurroooooo
@shoryu22leo4 жыл бұрын
os chineses nao ganharam pq nao tinham nenhum monge a prova de balas nos exercutos 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
@luisantoniomottamotta20945 жыл бұрын
O Sr para mim é um realista. Com pontos de vista bem objetivos e claro, quando o assunto é luta ou artes marciais. Abraços
@vittyronin36706 жыл бұрын
Mextre seria legal se você fala se sobre a Rebelião Taiping Onde Chinês praticante de Kung fu matou Chinês praticante de Kung fu também
@CommandoConnor5 жыл бұрын
Amigo praticantes de Kung Fu vem se matando a anos antes dessa rebelião
@vittyronin36705 жыл бұрын
@@CommandoConnor Mais nessa se intensificou porque foi um pouco menos sangrento que a primeira guerra mundial
@cacadorcarcara21416 жыл бұрын
Meu amigo PARABÉNS e OBRIGADO! Sempre aprendo muito com você. É um professor de artes marciais diferente, mais completo porque trás coisas de verdadeiro historiador.
@chrystianrodrigues8396 жыл бұрын
Sou apaixonado por história e artes marciais, muito embora me direcione mais para história da Europa e do Japão feudal, mas esse foi um dos vídeos mais esclarecedores que já assisti sobre esse tema. Parabéns Gimenez! A propósito, não seria interessante um vídeo que mostrasse a influência da mitologia chinesa sobre as artes marciais? Desde já obrigado e excelente trabalho.
@canalaerocast6 жыл бұрын
Excelente, Mextre. Primeira vez que comento, muito obrigado pelo conteúdo e ao esforço.
@maxdakota9316 жыл бұрын
adoro os videos de sexta, sao muito instrutivos ; sou apoiador desde o inicio do apoia-se nao me arrependo em investir no canal
@pedrokanji6 жыл бұрын
Marcos, parabéns. Você faz um excelente trabalho! Informação de qualidade, leveza e sem enrolação. Seus vídeos são ótimos. Parabéns, de novo!
@eduardosouza40396 жыл бұрын
Que video bom cara muito bem explicado a historia real que nos filmes que deveriam mostrar nao mostram
@reacaoalpha4 жыл бұрын
Você é o cara!!! Parabéns pelo trabalho
@diogenesrodrigo48586 жыл бұрын
Eu gosto deste estilo de tijolos na academia. Se os tijolos estão no lado de fora também , seria muito bonito plantar trepadeiras florificas nos tijolos. 🌳🏠🏡🌳
@lobonegro10776 жыл бұрын
Adorei Marco, ótimo vídeo....
@lucassouza53706 жыл бұрын
Once upon a time in China = Guerreiros à prova de balas. Kkkkkkk pq o Brasil faz isso? Nunca entendi.🤔
@alexandrefrias21476 жыл бұрын
Mas fez sentido cara. Igual o poderoso chefão.
@brockgadao4156 жыл бұрын
Pra dar spoiler no título
@lucassouza53706 жыл бұрын
@@alexandrefrias2147 godfather kkkk
@manogold68206 жыл бұрын
Fearless=O mestre das armas
@lucassouza53706 жыл бұрын
@@manogold6820 Jhon Wick = De volta ao jogo.😂
@RodrigoDiplomata4 жыл бұрын
Muito bacana, gostei muito!! Cultura pura!!
@GabrielVince6 жыл бұрын
Eu fui orgulhosamente praticante de Hung Gar por muito tempo e sou católico romano convicto. Provavelmente eu seria vítima de Wong Fei Hung . Estou consciente disso. Só acho que o legado transcende o indivíduo, que é limitado, contingente, finito e circunstancial na história (ou seja, ele é fruto do seu tempo). A arte que ele deixou é muito melhor que ele. O Hung Gar é maior que o Wong Fei Hung. Digo o mesmo da minha religião. Se eu fosse me pautar por papas crueis e cristãos maus, eu não seria católico.
@matheusvinicius72316 жыл бұрын
Também sou praticante de Hung gar. E é um dos poucos estilos realistas de Kung fu que existem hoje.
@silvadossantos68035 жыл бұрын
Mas ha controvérsias qto ao fundador e bem como a revolução eh um evento complexo que não pode ser julgada senão pela historia.
@matheusvinicius72315 жыл бұрын
@@silvadossantos6803 controvérsias quanto ao fundador de que?
@silvadossantos68035 жыл бұрын
@@matheusvinicius7231 o hun gar eh de origem incerta no minimo, feito a .maior parte dos estilos, e wong eh uma figura mítica cuja vida se confunde com a lenda.
@matheusvinicius72315 жыл бұрын
@@silvadossantos6803 Não existe controvérsias, amigo. Veio inspirado primeiramente pelo monge Gee sin, criando as famílias Hung,Lau,choy,li e mok. A Lau foi derrotada pela hung,choy e li se uniram,criando o estilo choy lee fut. A família hung, foi fundada pelo hung hei kung,que teve a primeira geração o luk ah choy, depois o wong kei win, sendo só a terceira geração o Wong Fei Hung, conhecido como o "herói da china",e quem popularizou o estilo pelo mundo. Qualquer coisa diferente disso é mentira e é vinda de um charlatão.
@jaquesmiranda56045 жыл бұрын
Muito bom!! Quem não conhece história está fadado a repetir os erros do passado... Obrigado mestre
@Yurideoliveira6026 жыл бұрын
Fala um dia sobre artes marciais militares e a realidade, porque tem muitos colegas meus que querem ser militares porque acham que vão sair de lá sendo mestre de Krav Maga, Kali e outros estilos que aparecem nos filmes, e acham que vão ficar dando porrada como Jason Bourne, sei que parece meio bobo mais só uma sugestão, abraços, continue com esse canal incrível.
@anselmofonte6 жыл бұрын
Não vão aprender nada nisso no EB pelo menos kkkk
@rodrigomattos68476 жыл бұрын
No Brasil eles vão pintar meio fio e capinar.
@breno.35466 жыл бұрын
Rodrigo Mattos você claramente não assistiu caratê kid pra saber que isso faz parte do super método de treinamento marcial. 😂😂😂
@leandromoura18476 жыл бұрын
Avisa seus amigos que no EB eles vão aprender a lavar a propria roupa e lavar o banheiro todos os dias, e tambem capinar como o amigo acima ja citou, mas artes marciais, vão passar longe hehe
@matheusvinicius72316 жыл бұрын
Vocês tão confundindo alistamento com militar de carreira. Na Aman tem sim instruções de combate
@missidacunha76415 жыл бұрын
Parabéns melhor canal de vídeos do KZbin nota 10.
@joaolobo42916 жыл бұрын
Já prevejo uma galera reclamando do vídeo por botar em cheque seus heróis cinematográficos kkkkkkkkkk.
@andersonpontes126 жыл бұрын
Muito show de bola! Tenho aprendido muito com seus vídeos.
@jeronimobazerque4 жыл бұрын
Muito Bom! Confesso que foi o primeiro vídeo do canal que concordo na grande maioria com o seu ponto de vista! Principalmente na questão de modernização da arte marcial. Sempre pergunto aos meus alunos qual a melhor e mais mortífera arte marcial que existe atualemente?? Eles nunca acertam! Eu falo que é o exército, aprendendo várias maneiras de matar alguém ("estilos", pistola, metralhadora, granada hehehe).... um exímio atirador de elite por exemplo é um dos principais "mestres" e mais poderosos atualmente. Só acho que o canal fica meio confuso quando apresenta vídeos de arte marcial (defesa pessoal) contra alguma modalidade desportiva de arte marcial, na qual não existe muito nexo. Por fim, volto a parabenizar o canal pelos excelentes vídeos e debates!
@denilsonargenta2184 жыл бұрын
Adorei conhecer um pouco da história da China. Parabéns pelo seu trabalho. Que Deus te abençoe cada vez mais.
@rodolphorabellodarocha18866 жыл бұрын
Muito bom Marcão. Embora não tenha participado diretamente da guerra dos boxers, outra nação europeia que estava presente na China era Portugal. O território de Macau foi palco de algumas batalhas até que se encontrou uma solução diplomática.
@stanzerope6 жыл бұрын
Na época Portugal estava enrolado aqui no Brasil por causa do Napoleão e já tinha passado pelo Japão. 😋
@BrunoERCouto6 жыл бұрын
@@stanzerope os primeiros rifles a serem usados pelos japoneses foram vendidos pelos portugas!
@stanzerope6 жыл бұрын
@@BrunoERCouto Pois é. E ao contrário do que foi mostrado no filme do Tom Cruise os samurais usaram muito os rifles portugueses até pq os chineses já usaram tbm. O que os japoneses fizeram foi modernizar de forma geral a sociedade inclusive a máquina de guerra, o que fizeram muito bem. Só se lascaram quando resolveram atacar Pearl Harbor na 2* WW. Né. 😊
@stanzerope6 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/Y2Omq32Cgql_otU Falando um pouco sobre as armas de fogo na China antiga. ;-)
@breno.35466 жыл бұрын
Como enrolado com Napoleão se a revolução boxer foi de 1899 a 1901?
@juniorbandeira1656 жыл бұрын
Muito loko esse vídeo em!!!! Curto essa parada história. Showw!!!!
@abnerchagas65926 жыл бұрын
Mextre é campeão em aula de história também. Valeu!!
@andreoliveira34426 жыл бұрын
Muito bom, gostei muito desse padrão de vídeo falando de história. Parabéns.
@vinicius219896 жыл бұрын
Se os Chineses não fossem tão arrogantes , eles não teriam sido ultrapassados pelos Europeus tão fácilmente pós-idade média e poderiam ter "dado trabalho" aos mesmos na era das grandes navegações. Até meados do século XV eles tinham uma frota enorme e poderosíssima e canhões (armas de fogo em geral) de ponta. Mas resolveram se fechar pro mundo (principalmente Ocidental), aí foi questão de tempo até os Europeus se desenvolverem cada vez mais e ultrapassarem a China em tecnologia.
@JAGUARHX6 жыл бұрын
Um tempo atrás, em uma das minhas pesquisas, descobri que a falha dos chineses em relação as grandes navegações não foi nem pela tecnologia da época... pois alguns de seus navios eram cerca de 15 vezes maiores e melhores que as embarcações europeias e quase chegaram ao continente americano ANTES de todos os outros. O problema maior, segundo algumas fontes, foi que a China explorava o povo com tributos enormes pra poder financiar a construção e manutenção dessas embarcações gigantescas. A população se revoltou e teria destruído e afundado quase todas esses navios e o governo foi obrigado a abandonar essa ambição de explorar o mundo através da navegação. Segundo os pesquisadores, existem muitos navios afundados na costa chinesa, cujo governo atual SABE da sua localização, mas não permitem investigações. E esses dados históricos se perderam em sua maioria porque os documentos imperiais foram destruídos em quase totalidade, desde a época dessa revolta. São coisas interessantes que provam que vamos morrer bem velhos e, ainda assim, nunca saberemos de tudo a respeito da ''verdadeira história''.
@efrkungfu6 жыл бұрын
Eu ia comentar da China nas grandes navegações tbm, igual ao Helder. Os navios chineses ersm enormes e eram chamados Ba Chuan. Os chineses chegaram antes dos europeus ao Brasil (1425, aproximadamente), aos EUA, à Austrália e passaram com facilidade pelo sul da África, que os europeus chamavam de "Cabo da Tormenta". Tem restos de navios deles que foram encontrados no Brasil, no sul dos EUA e na Austrália. Tem índios brasileiros que tem uma doença de pele hereditária que só existe na região do leste asiático também, o que ibdica que houve miscigenação por aqui. Vocês podem ssber mais a fundo com o livro "1421 - O ano em que a China descobriu o mundo".
@vinicius219896 жыл бұрын
Égon Rodrigues ainda quero ler esse , mas me parece bem improvável a descoberta da América pelos chineses.
@vinicius219896 жыл бұрын
Helder Chaves eu li que o imperador Ming aposentou a frota por causa dos altos gastos e pra impedir a entrada de influência Ocidental/bárbara na China.
@efrkungfu6 жыл бұрын
@@vinicius21989 Infelizmente, é igual vocês comentaram. Os documentos com anotacões e relatos das navegações foram queimados e os navios foram destruídos. Pelo livro, tudo a mando do Imperador. Nada de revolta popular. Toda vez que eles se fecharam para o mundo por medo, só causou mais atraso a eles. Sei que tem uns documentários a respeito e da pra achar no KZbin. Se encontrar, posto o link aqui. ✌
@valdecicachoerinhars64726 жыл бұрын
Ótimo video sempre é bom ver com olhos mais abertos vários acontecimentos Q ocorreu na história da humanidade
@wingchunkalidynamic57196 жыл бұрын
Oi bom dia mestre faz um comentário sobre jeet kune do ou falar sobre Tommy carruthers. .. ou seja qual é seu princípio ou seja pontos de vista sobre jeet kune do
@jclaudiomm6 жыл бұрын
*Apoiado*
@wandersoncamacho6 жыл бұрын
Show
@gilissantos65326 жыл бұрын
Mextre os seus vídeos são incríveis, um dos melhores canais que encontrei, trás conhecimentos sem sensacionalismos, apenas fatos.
@guilhermealuz6 жыл бұрын
Tem uma confusão no seu vídeo, Marco, que é misturar o que você chama de "artes marciais" dos "boxers" com as artes militares do império Qing. Os chamados boxers, termo forjado pela imprensa inglesa, francesa e americana da época, eram milícias locais ligadas a clãs arraigados a valores e religiões tradicionais em vilas de algumas províncias do norte. O que estes "boxers" praticavam não tinha nenhuma relação técnica necessária com o que era difundido nas forças militares regulares do império, apesar dos muito prováveis intercâmbios e treinamentos militares para tropas não regulares (civis) em tempos de guerra. Nem o termo Kung Fu nem o termo Qigong eram utilizados na época. O termo Kung Fu, até então, era aplicado a sistemas de medicina tradicional, sem conotação marcial. Foi a imprensa ocidental, inclusive a National Geographic, que na época associou Kung Fu a esta arte marcial dos "boxers". Qigong só surge como conceito na década de 1950. Entre o final da Guerra dos Boxers e a década de 1970, não se chamou mais Kung Fu de arte marcial. Neste meio tempo, surgiu a maior parte dos sistemas de "Kung Fu" que hoje chamamos de "tradicionais". Quase todos os "manuais" mais antigos que conhecemos são deste período entre o fim da Guerra dos Boxers e a Guerra Civil (que culminou com a vitória de Mao Zedong). Todos estes sistemas, que hoje chamamos de "tradicionais", já incorporaram ideias modernizadoras. O que aparece normalmente retratado como artes marciais tradicionais ou kung fu em filmes ambientados na época dos Boxers é tudo menos arte marcial tradicional. Os filmes de Hong Kong da década de 70, por exemplo, trazem uma estética de luta de Nanquan moderno. Filmes mais atuais, como o Mestre das Armas, também apresentam uma estética de Wushu moderno, especialidade, por sinal, de Jet Li. Não há nada de tradicional neste "kung fu" espetáculo, assim como não há necessariamente nada de místico, transcendental ou supersticioso em sistemas tradicionais formulados entre o final do século XIX e meados do século XX, incluindo aí artes marciais internas, como o Bagua, o Xingyi, o Taiji ou o Yiquan, por exemplo. Pelo contrário, todas elas incorporaram noções muito modernas a uma base filosófica e literária mais antiga, realizando algo que era uma meta/utopia muito comum do modernismo chinês (do início do século XX), o par "essência-função" ou "ti-yong", sendo que a tecnologia e as ciências ocidentais seriam agregadas como novas "funções" sem alterar a antiga "essência" da cultura chinesa. Na década de 70, já no contexto de expansão das artes marciais chinesas no Ocidente (principalmente na costa oeste dos EUA e do Canadá), é que ressurge o termo "kung fu" e, com ele, uma ideia de "orientalismo" exótico, valorizando aspectos místicos e mágicos, supostamente indissociáveis do "autêntico kung fu". Evidentemente, isso tem relação com um outro contexto cultural, que é o da Contracultura e o da pós-modernidade. Além disso, uma outra derrota militar colocou em suspeita a suposta invencibilidade dos exércitos modernos frente a grupos tradicionais. E isso se deu de novo na Ásia: na Guerra do Vietnã. A Guerra do Vietnã atingiu a moral dos americanos de um modo muito parecido que a Guerra dos Boxers (e antes dela as do Ópio) atingiu os Chineses. Todos estes conflitos colocaram os valores culturais hegemônicos sob suspeita e engatilharam buscas por outros modos de pensar, de agir e de viver (inclusive no campo das artes marciais). Particularmente, eu penso que modernizar ou não modernizar é um falso dilema e modernizar não significa, necessariamente, nem piorar nem melhorar algo. Modernizar é tornar algo mais próximo e adequado aos modos de vida atuais. Nesse sentido, tanto o misticismo orientalista da década de 70 quanto as artes marciais mistas, por exemplo, vêm modernizando as artes marciais, porém, por caminhos completamente diferentes. Assim como o "kung fu" dos boxers não pode ser confundido com as artes militares dos últimos Qing, embora ambos fossem expressões de seu tempo (modernos em sua própria época), hoje, há diferentes expressões ou vivências modernas de artes marciais (chinesas ou não).
@lincolnprado50423 жыл бұрын
Parabéns Núcleo Dharma Excelente vídeo, história, analise e realidade sobre artes marciais e geopolítica. Um choque de realidade entre folclore e realidade. Excelente canal. Forte abraço treinador Marco Gimenes.
@vinicius219896 жыл бұрын
Já que o mextre citou alguns (filmes) clássicos do kung fu, indico o "o mestre da guilhotina voadora". É uma maravilha :-D
@damiangames72376 жыл бұрын
Com esse nome Tem tudo pra ser ótimo Ou outro O Tigre e o dragão
@bybrawin53616 жыл бұрын
Filme muito pouco esse ahahaha
@joaovictornunes74225 жыл бұрын
É mestre
@janielsonoliveira68595 жыл бұрын
Sei o caçador de cabeça" acho q já vi falar. Pelo menos vi essa arma nos caçadores de mitos .
@mbritopeixoto5 жыл бұрын
@@joaovictornunes7422 sabe de nada
@gersonbz16 жыл бұрын
Marco mais uma vez mandando bem! Ótima didática.
@michellemos6 жыл бұрын
Saudade da sessao band kickboxer rsrs
@xandrenepo51976 жыл бұрын
Aah ... anos 90. Tempo em que muitos filmes tinham no título "O (alguma coisa) kickboxer" . Bons tempos.
@magnocardoso9086 жыл бұрын
Assistia quase tds, principalmente quando comecei a praticar a luta, pqp essa certo ver os filmes kkkkk
@williansdaviraymundo77476 жыл бұрын
O nome era Força total aí passava vários filmes do gênero kickboxe.
@eyn856 жыл бұрын
Isso e cine trash...muita saudade( pra quem tinha paciência cine privê sexta e sábado)
@tiagogontar3795 жыл бұрын
Cine Band Kickboxer, no final dos anos 90 e início dos anos 2000 ainda passava.
@italosantos5402 жыл бұрын
Muito boa a aula de história. Não conhecia essa história. Parabéns pelo conteúdo de qualidade.
@johnyoliveira57236 жыл бұрын
Ansioso para o proxímo rospondendo "Mextre"
@chicocunha43936 жыл бұрын
Da próxima vez fique "ANSIOSO"
@johnyoliveira57236 жыл бұрын
@@chicocunha4393 agradeço, agora que percebi.
@tiagobatistafreitas6 жыл бұрын
Sifu, uma ótima aula de história. Bem contextualizada. Parabéns.
@KINGDAREM6 жыл бұрын
Boa!!!!!!aulas de Historia sempre foram as melhores,mas quando entra a Estoria ai atrapalha.....
@therockabillie6 жыл бұрын
Um dos melhores, senão O melhor vídeo que já vi aqui. Lembrei daquele filme "55 dias em Pequim", que ilustra esse mesmo período, onde Charlton Heston, David Niven e Ava Gardner se veem em meio a essa bagaça toda.
6 жыл бұрын
Boa indicação hein!!!!
@therockabillie6 жыл бұрын
Sim. Tem até uma passagem onde a Imperatriz Xixi (ou algo do gênero) convida os embaixadores estrangeiros a um baile no palácio, onde aproveita pra exibir as habilidades dos tais boxers.
@____trazluz____98044 жыл бұрын
a galera gosta de romantizar artes "misticas" chinesas, mas a real é que muito aluno de MMA limparia o chão com a galera do kungfu, principalmente essa galera que só treina golpes e formas e nunca cai na porrada, o cara do mma sai no kct todo dia e pega experiencia, enquanto o cara do kung fu fica fazendo pose que ele nem sabe para que serve para tirar foto no insta
@crbs314156 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo. A História se repete para aqueles que não a conhecem. Esse episódio remete "ligeiramente" à situação de um país que todos nós conhecemos e vivemos nele...
@davifranca85376 жыл бұрын
Marco quando vc fez kung fu, era mais coreografia ou tbm tinha contato?
@ramonschneider34935 жыл бұрын
Schow Marco. Um dos melhores vídeos na minha opinião.
@ElderManhaniniFouraux6 жыл бұрын
E pior que existem filmes chineses de lutadores de Kung Fu que aparecem mesmo como sendo à prova de facas e espadas afiadas e, sendo assim, à armas de fogo também! Kkkkkk
@stanzerope6 жыл бұрын
Nos filmes sobre o Vietnã os americanos sempre aparecem como vencedores tbm. rs
@TanyaDegurechaff966 жыл бұрын
@@stanzerope nao,ja assistiu bacock ou barock(esqueci o nome)la os americanos perdem
@templodofogoedoaco45376 жыл бұрын
@@stanzerope bradock mata todos os vietkongs e sai inteiro. Mas na verdade tomaram um camaço de pau, de homens baixinhos que usavam sandálias de dedos e faziam armadilhas com estacas com cocô.
@Fwkrauser6 жыл бұрын
@@templodofogoedoaco4537 Na verdade os americanos venceram praticamente todas as batalhas no vietnã, o problema é que a guerra de "narrativas" a opinião publica nos estados unidos e a demora em conseguir uma vitoria decisiva, esses foram os fatores que levaram aos estados unidos a se retirarem do Vietnã.
@manogold68206 жыл бұрын
@@templodofogoedoaco4537 Em Platoon os dois lados são vilões pois os americanos matam inocentes e os vietcongs forçam os civis a esconder armas fazendo eles virarem alvo dos inimigos
@thiagovasconcellos18975 жыл бұрын
Muito bom! Ótimo vídeo parabéns pelo trabalho! 👏👏👏👏
@daluadaniel6 жыл бұрын
Eu ja estava com a pergunta sobre o comunismo na ponta do dedo...rsr
@Maury1321dFreitas5 жыл бұрын
É amigão pode ter sido ruim e autoritário mas foi graças a esse maluco que a China cresceu kkkkkk
@silvadossantos68035 жыл бұрын
DPS da revolução cultural poucos estilos de kung fu foram permitidos
@mxsite5 жыл бұрын
Mestre! ótimo video, gostei mesmo, obrigado por repassar conhecimento. Parabéns.
@rodrigomaia5016 жыл бұрын
Qual era o nome da imperatriz mesmo? Kkkkk
@leandrobeultra83856 жыл бұрын
Mijo ou algo do tipo, kkkkkkk
@renatomendes63946 жыл бұрын
Sasha, filha da Xuxa
@ultimotemplario86846 жыл бұрын
Giriquitispia gato no muro!
@johnathanalves48116 жыл бұрын
3 reais
@robertneves93886 жыл бұрын
@@johnathanalves4811 Que meme é esse ?
@WelitonOliveiraSantos4 жыл бұрын
Muito legal. E gostei da modernização do final...hehehe!
@luisfernandofonseca67126 жыл бұрын
Não conquistar nada... Receita de fracasso... KKKKK. Me criei no meio de artistas marciais assim. Sempre com uma desculpa pseudo mística ou pseudo filosófica para suas drogas de vida. Pensei que a camisa de ferro dos boxers os deixava imunes a balas de canhão. KKKKK. O pior é quando tentam arrastar os alunos para o seu lodaçal de recalques e ilusões. Parabéns pelo vídeo.
@dwddf16 жыл бұрын
meus parabéns! pelo o vídeo de história da china ficou muito bom e divertido prendeu totalmente a minha atenção, eu me identifico muito com o jeito que vc se coloca diante de questões como essa que foi abordado. apesar de ser um carateca eu também gosto muito de saber sobre a china. ficou muito bom, faz mais vídeos desses
@HomemKangaroo6 жыл бұрын
Se o KZbin continuar assim, os youtubers vaoter que se "modernizar" fazendo conteúdo inútil para crianças e pintando seus cabelos de cores chamativas. Hahahaahahhahaa!
@ellercksonaraujocosta16046 жыл бұрын
TOP demais parabéns pelo seu trabalho mestre 😎
@pucfasd6846 жыл бұрын
Cacete mano,5 am e tem gente q chegou antes de mim, Mextre,pretende criar um canal só pra coisas nerds?gameplays e cultura nerd?
@sandrojuca72856 жыл бұрын
adorei este seu vídeo, parabéns pela trabalho mostrado através dele !
@magnocardoso9086 жыл бұрын
Eu pensei q essa praga de carro do ovo fosse só aqui em São Gonçalo no RJ, mas isso já se espalhou pelo Brasil, kkkkk Gosto dos vídeos práticos de manopla, de luta, mas esses conteúdos alimentam nossa curiosidade e cultura.👍👍👍
@Jelisson_Gregorov6 жыл бұрын
O carro do ovo viralizou. Toda cidade que eu vou tem um.
@icarosantos34066 жыл бұрын
Tem aqui no nordeste tbm
@urielnascimento35676 жыл бұрын
É OVO, OOOOVO. OVOS FRESQUINHOS, CARTELA COM 30. Salve, São Gonçalo! Hahaha
@pedror.r.anovites73926 жыл бұрын
@@urielnascimento3567 verdade pensava q tinha só na região metropolitana do RJ. Heheheheheh.... Salve Gonça!!!
@eyn856 жыл бұрын
Aqui em santos tem há muito tempo...e carro que vende produto de limpeza anunciando ainda
@gabrielnogueira18206 жыл бұрын
Ótimo vídeo muito bom trabalho!
@dragaobranco68066 жыл бұрын
Dragão Guerreiro (acho que vc ia se incomodar se eu te chamasse de Po), ninguém é o dono da verdade, mas vc está de parabéns, pesquisou muito bem, vc tem uma mentalidade aberta e flexível e parece bem dedicado. (Não é pra encher sua bola, certinho?)
@GABS_ACUSTICO6 жыл бұрын
oss mestre. muito bom ja treinei kung fu 6 anos. evolui em todos os sentidos. nos dias atuais fui pro mma. sucesso ai pro Sr. tudo de bom oss.
@cornervermelho5 жыл бұрын
Cara, filme de Kung Fu exploitation é mitológico e muitas vezes de comédia, se um boçal resolve achar aquilo é sério, azar o deles, os filmes são bons, as coreografias de lutas é q ñ são reais
@batossai17765 жыл бұрын
Parabéns pelos vídeos...assistindo esse, lembrei de outro evento parecido, porém muito mais antigo; a batalha de Nagashino, que aconteceu no Japão em 1575.
@VictorOliveira-bb8ke5 жыл бұрын
Mas que é muito mais legal, vc usar umas armaduras fodonas, umas katanas e ter toda uma tradição em tudo isso...doq ser um engomadadinho que ficava girando uma manivela kkkkkk mas fazer oq...quase tudo que se "profissionaliza" dmais, perde a graça. E todo mundo quer vencer neh?
@CesarAugusto-vb8of5 жыл бұрын
kkkkkkk cara seu sarcasmo atinge niveis espetaculares...kkkk parabens, muita informacao...
@celsolias776 жыл бұрын
tive que pausar o video para fazer um xixi ou algo do genero!!!!
@recantogalodoido61324 жыл бұрын
Parabéns pela aula de história.
@danieldcarvalho33696 жыл бұрын
Jogar dinamites é arte marcial ????
@danielmark56 жыл бұрын
Kayakujutsu
@danielmark56 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/sKargp6vebNka68
@djonathanmathias80526 жыл бұрын
Lixo Humano Sim
@joaohenriquecaetano81523 жыл бұрын
Pensei que era sobre artes marciais, mas é também sobre história, parabéns muito boa a aula👍👍👍
@brunodemoura72266 жыл бұрын
(Insira um texto)
@luizsilva50806 жыл бұрын
To inserindo Bruno Moura
@juliocesardasilvafreitasce82285 жыл бұрын
Cara fiz taekwondo eu amo artes marciais e agradeço muito por ter achado seu canal tá sempre trazendo informações e desmistificando ilusões que nos passaram ao longo de anos seu canal e uma obra prima.
@4ndroiide6 жыл бұрын
Vida longa ao cristianismo.
@davidlimagames15356 жыл бұрын
Amem!
@guilhermelago60346 жыл бұрын
Que coisa
@Carlos-st7ud5 жыл бұрын
Amém.
@ViajanteDoOriente5 жыл бұрын
Amém!
@Ygo294 ай бұрын
Sola Gratia!
@caiorocha5505 жыл бұрын
Como sempre muito bom! Acabou com a infância de muitos kkkkkkkkkkkkkk
@luanduarte68755 жыл бұрын
Acompanho seu canal de Manaus AM, manda um abraço aí pf gosto muito do conteúdo que vc passa.
@pedrovictor20673 жыл бұрын
O vídeo ficou muito bom, informativo e bem feito, deve ter dado trabalho criar esse roteiro kkkkkkk
@gsrenaan6 жыл бұрын
"Ou algo do gênero" hahaha Muito bom, ótimo time de edição! Parabéns!
@caiomurakami27336 жыл бұрын
Mano mt bom esse video te acompanho a mais ou menos um ano
@js1904805 жыл бұрын
Aula muito legal... Se tiver tempo, faça mais, pf...
@isaquecasanovasoares73846 жыл бұрын
Como sempre, o melhor canal
@emersondossantos66546 жыл бұрын
Sou novo no canal e adorei seus vídeos . Parabéns que continua fazendo mais ..
@alexandreperin50845 жыл бұрын
Nucleo dharma é cultura!
@alexmaciel32403 жыл бұрын
Muito bom, gostei muito parabéns
@Spartantth5 жыл бұрын
Kkk muito bom seus vídeos e suas edições , e suas críticas também.