O erro identitário | Ponto de Partida

  Рет қаралды 32,853

Meio

Meio

Күн бұрын

Esta semana uma fenda se abriu na esquerda e os movimentos identitários estão sendo atacados. Isto pode mudar a maneira como a política funciona?
Saiba mais sobre os Cursos do Meio: bit.ly/44lxwWg
_
PONTO DE PARTIDA
Segunda, quarta e sexta, às 18h15, aqui no KZbin.
/ meioemvideo
_
MEIO
O Meio é um canal de jornalismo independente, atualizado todos os dias. Vídeos com análise e informação, colunas de opinião, programas que vão de minidocumentários a entretenimento, lives e shorts. Tudo isso você encontra aqui, no KZbin do Meio. Inscreva-se!
O Meio é, também, uma newsletter enviada de segunda a sexta-feira ao seu email. A leitura demora menos de oito minutos, com todas as notícias essenciais para você começar o dia bem informado. Política, economia, tecnologia, cultura e muito mais. Com o Meio, você já sai de casa sabendo o que há de mais importante. Assine em
bit.ly/3dkYbgg
Assine o nosso conteúdo premium e colabore com o jornalismo do Meio: bit.ly/3Xtyufg
Ponto de Partida também em podcast: open.spotify.c...
#IdentidadeDeGênero | #Trans | #DudaSalabert | #Jornalismo | #Meio

Пікірлер: 616
@tarsofelix4414
@tarsofelix4414 Жыл бұрын
Concordo. Fica difícil ter uma conversa franca sobre assuntos difíceis e necessários quando a gente é colocado em um campo minado de armadilhas de linguagem.
@sairjohn
@sairjohn Жыл бұрын
Uma das táticas dos movimentos identitários é justamente mudar o significado das palavras de uma maneira que seja mais conveniente para apoiar suas pautas. Racismo, originalmente, significava preconceito contra qualquer “raça” em potencial? Então aparece um ideólogo que redefine racismo como sendo preconceito apenas contra determinadas “raças”. Isso autoriza os autoproclamados antirracistas a dizer e fazer contra quem eles consideram racistas coisas muito semelhantes ao que estes dizem e fazem contra as “raças” oprimidas. Isso ocorre porque, em seus fundamentos filosóficos, os movimentos identitários não passam de uma vertente do antirracionalismo pós-moderno, que nega, por princípio, qualquer realidade objetiva fora do discurso, ou que afirma que o discurso cria a realidade social. Como se falar “indígena” ao invés de “índio”, “escravizado” ao invés de “escravo”, “negro” ao invés de “mulato”, fosse mudar as realidades das pessoas abrangidas por essas designações.
@ClaudioDinizao
@ClaudioDinizao Жыл бұрын
Pedro, você usou o mesmo adjetivo que eu, para descrever a ministra Aniele, quando fiquei sabendo do caso: deslumbrada. O problema é que o ministério ao qual ela representa precisa de trabalho, e não de deslumbramento.
@ivancarlossl
@ivancarlossl Жыл бұрын
Sou de esquerda e não gosto do identitarismo. Serei criticado, mas minha luta é pelo trabalho e não dividir.
@coconutis5978
@coconutis5978 Жыл бұрын
ser de esquerda não faz de ninguém progressista....
@alexandre1perez
@alexandre1perez Жыл бұрын
@@coconutis5978 , tá aí o PCO que não te deixa mentir...
@mariana8781
@mariana8781 Жыл бұрын
Tamo junto!
@alexandre1perez
@alexandre1perez Жыл бұрын
Impossível a esquerda se preocupar apenas com trabalho no século XXI. Trabalho é extremamente importante pra qualquer cidadão dentro do capitalismo, mas lutar contra as opressões é tão importante quanto. Enquanto a esquerda tradicional não entender que a luta por trabalho e a luta identitária andam juntas, o conflito interno permanecerá.
@coconutis5978
@coconutis5978 Жыл бұрын
@@alexandre1perez não tem classe mais identitária do que homens brancos heterossexuais tentando manter os privilégios com a desculpa de que "não vejo cor, apenas classe". Esquerdomacho usa o "sou de esquerda" como se fosse licença pra alguma coisa (?) hahaha
@edilsonluizdasilva2364
@edilsonluizdasilva2364 Жыл бұрын
Sou pobre e preto, assim como era meu pai. Ele tinha uma ideia de pobre quando vê fartura passa vergonha. A referência se devia ao comportamento de alguns quando iam a festas na casa de gente rica e comida abundava. Lembrando do prato vazio em casa, o pobre exagerava à mesa. Meu avô exigia dele moderação. Tentei participar de um movimento, que na década de 90 tinha o objetivo de aumentar a auto-estima das pessoas de cor. Entrei na onda, mesmo sabendo que se tenho baixa estima não é devido a cor. Porém em alguns debates percebi um sectarismo doentio, então me afastei. Reforçando a ideia de jamais agir como manada, não me afiliando a religião, partido político, sindicato ou qualquer coisa que o valha. Dito isso tudo, me ofende uma preta que era pobre, desperdiçar tanto dinheiro num país em que o governo acredita transformar vidas com 600 reais, indo a um evento que passou desapercebido para a maioria de nós, ganhando destaque graças ao preconceito de quem deveria combatê-lo. Até parece o governo anterior onde os ministros sabotavam suas pastas. Desculpe, lembrei agora... SAUDAÇÕES TRICOLORES! #LeiaPedroFeroz
@charlessilva9743
@charlessilva9743 Жыл бұрын
Saudação Tricolor, e de Itaquera SP, ainda. De outro preto/pardo que se sentiu ofendido e invisível pela assessora identitária.
@TiagoCavalcanti-ji6hu
@TiagoCavalcanti-ji6hu Жыл бұрын
Errado tu não está, há de se admitir!
@CarlosEduardo-rz5ww
@CarlosEduardo-rz5ww Жыл бұрын
@@charlessilva9743 tricolor em Itaquera ta no lugar errado hein kkk. Brincadeira! Saudações alvinegras e aquele abraço
@charlessilva9743
@charlessilva9743 Жыл бұрын
@@CarlosEduardo-rz5ww , é nois.
@empolgadapornatureza1003
@empolgadapornatureza1003 Жыл бұрын
Pedro, fundamental críticar todos os lados.... obrigada por ser assim.
@OEdsonCCruz
@OEdsonCCruz Жыл бұрын
O mais triste é ver que a torcida do São Paulo, a que mais sofre homofobia nos estádios, foi atacada por quem deveria deveria ser tolerante. A hipocrisia reina.
@lucasjleandro
@lucasjleandro Жыл бұрын
Realmente, mais um pouco ela ia usar isso pra ofender o São Paulo também
@PatriciaOliveira-qj6lk
@PatriciaOliveira-qj6lk Жыл бұрын
Sou de esquerda e Lulista e concordo com tudo que vc disse. Anielle precisa fazer uma retratação, precisa voltar 2 passinhos atrás e não cometer mais o mesmo erro e os movimentos de esquerda precisam voltar mais a base popular e menos identitária! Lamento muito q Lula não vá colocar no supremo uma mulher negra, essa seria uma grande chance porém se o Flávio Dino menos pior!
@marciacarinealvesdealencar2429
@marciacarinealvesdealencar2429 Жыл бұрын
Tanta coisa mais importante para nos preocuparmos do que linguagem neutra, gente...
@fabiogaspar7930
@fabiogaspar7930 Жыл бұрын
Pensei a mesma coisa quando ouvi o tal "racismo reverso". Gente, racismo é racismo e ponto! Ótimos pontos, Pedro.
@ricardosales8864
@ricardosales8864 Жыл бұрын
Excelente comentário Pedro. Irretocável. Aniele deslumbrada, não dá. Votei com orgulho em lula, mas precisamos de discernimento no trato publico
@martaritamacedo
@martaritamacedo Жыл бұрын
Falando sobre a assessora de Anielle, o que vi foi uma soma de deslumbramento e falta de preparo para o cargo que ocupava. Poderia dizer que até senti vergonhs alheia por ela, tal o seu papel ridiculo num evento que deveria ter sido um marco pra pasta. Hoje soube que o governo dispõe de um manual de comportamento nas redes sociais. Num dos itens recomenda-se pensar antes de escrever. Então deduzo que ela não leu o Manual, ou leu mas não entendeu bulhufas ou simplesmente ela não pensa, nem antes nem depois de escrever.
@AlzAn
@AlzAn Жыл бұрын
Aniele deveria bater um papo com Silvio. "Não basta a mulher de César ser honesta tem que parecer honesta."
@ricardosilva30
@ricardosilva30 Жыл бұрын
Ela virou desonesta?
@tattianasalles3019
@tattianasalles3019 Жыл бұрын
Linguagem Neutra é pauta de país rico. Em países como o Brasil, esquerda, direita, centro, em cima, embaixo, tem que se preocupar com desemprego, inflação, saneamento básico, qualidade da educação...
@richard9585
@richard9585 Жыл бұрын
Essa pauta foi importada dos EUA, o povão aqui em geral (tem excessões) não se importa com essas pautas. Essa pauta é usada como ferramenta política apenas…
@tattianasalles3019
@tattianasalles3019 Жыл бұрын
@@richard9585 Visto que a pauta é indiferente para a maioria dos eleitores, por ser importada ou por vir de um ambiente universitário que é restrito, logo é o tipo de pauta que não dá voto. Qual o sentido de ter uma ferramenta política, em uma Democracia, que não dá voto? Não entendo! A melhor crítica aos excessos do identitarismo nos EUA é feita pela própria esquerda americana, pelo historiador Mark Lilla, exatamente esse sentido, de não dar votos, fragmentar a base e não tratar dos problemas comuns a maioria do eleitorado. Inclusive das minorias sociais. Linguagem neutra e discussões intermináveis sobre banheiro unissex melhora em que na prática a vida das pessoas trans? A militância não entende que discutir capacitação, escolaridade e mercado de trabalho para essa população faz mais sentido do que essa bobajada de "todes"?
@richard9585
@richard9585 Жыл бұрын
@@tattianasalles3019 concordo contigo, existem outras prioridades, mas as pessoas que usam o identitarismo como ferramenta, querem obter outros ganhos com isso, não necessariamente voto. Eles gostam de suas bolhas, tem um ego nas alturas, e gostam de ter seguidores como capital político
@jaderrocha8320
@jaderrocha8320 Жыл бұрын
Concordo com o marxismo. A pauta identitária não ajuda a acabar ou diminuir as desigualdades. Infelizmente o identitário, muitas vezes, se torna um radical que não enxerga uma sociedade coesa.
@rozanaoliveira7161
@rozanaoliveira7161 Жыл бұрын
Sempre muito sensato!!!!👏👏👏👏👏👏👏
@alexandre1perez
@alexandre1perez Жыл бұрын
O comentário da assessora de Anielle seria tratado como piada dentro de qualquer bolha progressista de ambiente universitário. O problema é que ela não tava na universidade, tava no Governo.
@fredmendesfilho
@fredmendesfilho Жыл бұрын
Perfeito
@joaopaulocaruso613
@joaopaulocaruso613 Жыл бұрын
Parece que essas pessoas são extrema esquerda. Não acham que "erraram", apenas foram sinceras e mostraram como pensam. Dá para imaginar o que elas dizem e defendem fora dos espaços públicos.
@vitoidelucca
@vitoidelucca Жыл бұрын
Ministro Silvio Almeida merece ficar responsavel pelos dois ministerios. Muito mais qualificado e ético.
@MatheusC1729
@MatheusC1729 Жыл бұрын
Eu tenho uma ideia ainda melhor. Funde junto com o ministério da mulher também e faz como o Bolsonaro fazia
@vitoidelucca
@vitoidelucca Жыл бұрын
@@MatheusC1729 dai a Cesar o que é de Cesar.
@flaviontherocks
@flaviontherocks Жыл бұрын
Os movimentos começam legítimos, depois crescem, conquistam marcos importantes, depois vai diluindo e acontece coisas como vimos com essa funcionária do ministério.
@gutocst
@gutocst Жыл бұрын
Começar "legítimo" não isenta de interesses claros de dominação e poder.
@flaviontherocks
@flaviontherocks Жыл бұрын
@@gutocst dominação e poder não isenta NINGUÉM: Igreja, Estado, donos de capital, movimentos sociais, quadros conservadores, etc etc etc.
@gutocst
@gutocst Жыл бұрын
​@@flaviontherocks isso! O problema é a galera do identitarismo citada se colocar acima de qualquer interesse a não ser de """justiça""". No frigir dos ovos do cotidiano, vemos como se comportam diante casos breves de ostentação: Silvio de Almeida não precisou usar avião da FAB nem dançar em seu assento para assistir a final da Copa do Brasil. E muito menos tingir as críticas de racismo (sic).
@rodrigocastrofoto
@rodrigocastrofoto Жыл бұрын
Uma das análises mais sóbrias e necessárias que eu ouvi nos ultimos anos. Parabéns!
@maudia27
@maudia27 Жыл бұрын
Excelente análise. Nada a acrescentar. Por isso, como outros aqui, não posso deixar de me desviar do assunto principal e pensar - como seria bom para a democracia se acabassem as mordomias sem sentido, como aviões da FAB, foro privilegiado, ministérios e cargos sem fim, penduricalhos salariais etc etc etc
@fmpt2023
@fmpt2023 Жыл бұрын
Perfeita a sua argumentação! Parabéns.👏👏👏👏👏
@joseantoniosouza303
@joseantoniosouza303 Жыл бұрын
A frase final foi um perfeito diagnóstico do problema! Agora, toca a pensar para achar a melhor solução!!!
@MichelJGrando
@MichelJGrando Жыл бұрын
Roberto Mangabeira Unger fala que o identitarismo é uma exportação de cultura estado-unidense pro Brasil
@richard9585
@richard9585 Жыл бұрын
E realmente é, lá essas questões são muito mais profundas do que aqui, aqui deveríamos ter outras prioridades
@joset01
@joset01 Жыл бұрын
Perfeito como quase sempre. Pedro é alguém que discordo por princípio mas quase sempre concordo na prática. É alguém que instiga, provoca, desafia, sacode... mas também emociona, cativa e faz abrir um sorriso solitário atrás de uma tela de celular. É alguém necessário à nossa democracia, a qualquer democracia. Quem o alcança e o vê não consegue devê-lo. Parabéns pelo seu trabalho. Mensagem de um crítico, pelo menos em algumas coisas... mas também de um admirador.
@fredmendesfilho
@fredmendesfilho Жыл бұрын
Não canso de dizer que essa é a Esquerda que a Direita gosta.
@fnmattei
@fnmattei Жыл бұрын
Tem certeza que não é aquela que faz acordo com o Centrão enquanto silencia os grupos historicamente mais oprimidos?
@Theneves15
@Theneves15 Жыл бұрын
Bonitinho, porém a vida real não é assim. A direita vai crescer sempre pelo senso comum. Se você vai coadunar com isso, sinto muito
@fnmattei
@fnmattei Жыл бұрын
@@Theneves15 Não entendi se seu comentário é pra minha resposta ou pro primeiro comentário. Mas a "vida real" é que a opressão não é igual pra todas as pessoas, e é preciso fazer o recorte de gênero e raça, sim. Isso não prejudicarem em nada a luta por uma sociedade mais igualitária, bem pelo contrário, e é falacioso achar que uma coisa exclui a outra. Se isso realmente faz crescer a direita ( não achei até agora uma só evidência disso, mas ok...) , seria motivo pra deixar os grupos mais oprimidos quietinhos ou pra mudar a maneira como a sociedade pensa sobre si própria?
@adenox
@adenox Жыл бұрын
Porra Pedro, vc é foda cara, argumentos bem levantados! Parabéns
@seijirotaguti3968
@seijirotaguti3968 Жыл бұрын
Um PDP sem tirar nem por. Certeiro. Parabéns. 👏👏👏👏
@thbastos1
@thbastos1 Жыл бұрын
Concordo integralmente. Já passou da hora de o movimento perceber essas questões.
@joaodecarvalho7012
@joaodecarvalho7012 Жыл бұрын
Eu não creio que convencer os outros seja importante para os identitários. O mais importante é impor seus valores aos outros. Se os hereges vão concordar ou não com isso é irrelevante; eles apenas têm que se submeter à nova ordem. É curioso que o incidente tenha envolvido times de futebol, porque é o mesmo tipo de coisa que esses times fazem. O flamenguista não quer ser amigo do corintiano, ele quer derrotá-lo. Os grupos identitários dizem estar lutando pela igualdade, e em muitos casos suas lutas de fato promovem igualdade. Mas suas motivações são outras. Os seres humanos são muito bons em arranjar justificativas para suas verdadeiras motivações, e em algum nível eles realmente acreditam nelas.
@Lucas_S_Silva
@Lucas_S_Silva Жыл бұрын
Eu gostaria muito que essa moça se retratasse nas redes sociais. Não precisa pedir desculpas para os brancos ou paulistas, pode ser só pra torcida do São Paulo mesmo. Mas a atitude foi a mesma de ministros do governo passado: fala besteira, o ministério se recusa a mandar embora, manda embora depois de muita pressão e depois se diz vítima de perseguição. Igualzinho o governo passado. Eu só queria que pessoas mais civilizadas ocupassem o governo, mas minha esperança vai caindo cada vez mais.
@jorgeluizgurgeldoamaral8743
@jorgeluizgurgeldoamaral8743 Жыл бұрын
Valeu!
@ronaldo_bh_minas5810
@ronaldo_bh_minas5810 Жыл бұрын
Concordo, concordo, concordo !!!
@leomarques7027
@leomarques7027 Жыл бұрын
Anielle só é ministra por ser irmã de Marielle, mas claro, falar essa obviedade também deve ser racismo.
@enin12
@enin12 Жыл бұрын
Ela não tem perfil para o cargo e essa situação relacionada a irmã é muito sem sentido. Penso que Lula deveria demitir as duas! Mas vc já viu neh? Lula não quer dar munição p a extrema direita! Difícil! Numa reforma ministerial ela deveria ser retirada.
@ricardosilva30
@ricardosilva30 Жыл бұрын
@@enin12 Por causa de um erro da assessora querem mandar embora a ministra. De repentes virou incompetente e apenas irma de Marielle. Quando uma pessoa negra erra, os brancos são implacáveis. Depois acham ruim quando chamamos vcs de racistas. Vai vendo… Pessoas brancas quando cometem erros relacionado ao racismo não são tratados dessa maneira. É só pedir desculpa que fica tudo bem . Estou mentindo?
@digtryman
@digtryman Жыл бұрын
“Inverter a sociedade não vai acabar com sua dor” - Ponto de Equilibiro 💚💛❤️
@diogoferreira4083
@diogoferreira4083 Жыл бұрын
Excelente!
@victoriamorenos
@victoriamorenos Жыл бұрын
Perfeito! Sou trans e considero o movimento muito agressivo. Não curto esse lado dele
@peristiloperis7789
@peristiloperis7789 Жыл бұрын
Eu me considero progressista, mas essa história de linguagem neutra é um problema. As línguas naturais se desenvolvem segundo certos princípios e um deles é que a língua é um fato social. Isso significa que ela é compartilhada e aceita por toda a comunidade. Não pode ser imposta por apenas uma parte dela. Mexer na língua de forma artificial e forçada pode ter péssimas consequências, pois ela é algo que nos une num nível fundammental. Quando começarmos a discordar sobre como devemos usar a língua, pode ter certeza de que será o começo do fim.
@estrelasimoesfernandes5935
@estrelasimoesfernandes5935 Жыл бұрын
MARAVILHOSA PONTUAÇÃO...
@darkbluebossa
@darkbluebossa Жыл бұрын
Sou de esquerda, mas achei justa a demissão da assessora da Anielle e as críticas à Ministra. Todo apoio às minorias, mas algumas críticas precisam ser feitas
@anamariaguimaraescorrierif5187
@anamariaguimaraescorrierif5187 Жыл бұрын
Sou centro direita e vejo com certeza os defeitos da direita
@Theneves15
@Theneves15 Жыл бұрын
ÓBVIO. SABE QUEM É MALUCO? PEDRO DORIA, QUE QUEr DAR UMA MAMADA EM LAVAJATISTAS, A GENTE NÃO
@TiagoCavalcanti-ji6hu
@TiagoCavalcanti-ji6hu Жыл бұрын
Então já são três... a Tronicke, o Reinaldo Azevedo e você. Bom começo...hehe@@anamariaguimaraescorrierif5187
@cassialimapenalva5273
@cassialimapenalva5273 Жыл бұрын
Parabéns. Sua e didática justa e sensivel
@emanuelbatany6982
@emanuelbatany6982 Жыл бұрын
Agora tocou na ferida. Em boa linguagem de twiiter: Pessoal não sabe militar e fica dando close errado.
@valtercarvalho
@valtercarvalho Жыл бұрын
Excelente vídeo. Penso que é preciso reforçar argumentos de garantias de direitos sem tantos particularismos. Pessoas devem ser respeitadas independentes de orientação sexual, gênero ou cor de pele. Merecem dignidade porque são pessoas. Nesse ponto, gosto muito do pensamento filosófico do John Rawls, sobre o liberalismo igualitário.
@renatamonteiro7449
@renatamonteiro7449 Жыл бұрын
Perfeito, Pedro!!!!
@lindyoliveira4076
@lindyoliveira4076 Жыл бұрын
Eu concordo com você, Pedro, tempos difíceis e o identitárismo não nos ajuda.
@cleoboechat9874
@cleoboechat9874 Жыл бұрын
❤❤ Pedro, smp bom te ouvir... grata, como cidadã!
@AugustoReis1910
@AugustoReis1910 Жыл бұрын
Muito bom vídeo, Pedro.
@RaipeRaipado
@RaipeRaipado Жыл бұрын
Pontos importantes. É preciso ter critério e discernimento.
@brunof.6452
@brunof.6452 Жыл бұрын
Thanks!
@rosangelasolano8009
@rosangelasolano8009 Жыл бұрын
Eu ainda não vi essa reportagem Pedro. Obrigada por trazer esse reportagem aqui.
@matheusvieira7533
@matheusvieira7533 Жыл бұрын
Esse vídeo lavou minha alma. Deslumbramento e uso do identitarismo para tentar se esquivar de responsabilidades reais. Isso, numa escala menor pode até parecer inofensifo, mas pode ser fatal para esse governo que tem muito pouca margem para escândalos. Precisamos de pessoas mais maduras e menos deslumbradas para Lula 3 dar certo.
@mariana8781
@mariana8781 Жыл бұрын
Excelente vídeo!!
@MarcosCavalcanti
@MarcosCavalcanti Жыл бұрын
Excelente Doria!!!
@devotoderamakrishna
@devotoderamakrishna Жыл бұрын
O cerne da questão Pedro Dória, é a defesa da cidadania. Uma sociedade de cidadãos é uma sociedade que preserva os direitos e deveres de todos:brancos, pretos, amarelos, vermelhos, verdes...homens, mulheres, pessoas que não se reconhecem como um nem outro...Então a identidade defendida só pode ser a do cidadão. E qualquer desvio disso será pela escolha de um tribalismo, que será defendido como o sentimento tribal justo por quem o defende. Quando você diz que quem não concorda com a liberação do aborto por livre vontade (para além das já determinadas três exceções contidas na lei) é gente de "extrema direita", você age com a mesma tática que você imputa ser um erro identitário. Então uma pessoa não pode considerar que a vida humana começa na concepção, e não ser uma pessoa de extrema direita? Veja, uma pessoa nem mesmo precisa considerar a existencia de uma "alma humana" para poder compreender que o inicio da vida de um ser humano está no surgimento de um embrião em um útero. O que significa dizer que uma pessoa filosoficamente materialista pode compreender que a relativização da vida humana, que permite o simples descarte do corpo de seres humanos nos seus primeiros estágios de desenvolvimento é algo terrivelmente negativo, pois implica na negação da humanidade de certos indivíduos, que nem mesmo tiveram a chance de se expressar, de se defender. Uma pessoa materialista portanto (veja, ele não é o "ser inferior", o crente em uma alma, que por certo juízo é sempre um simplório, por quem a classe iluminada e pensante deve ter no maximo uma tolerancia...) pode pensar assim, e ainda considerar acertada as determinações legais que permitem o aborto nos casos já estabelecidos pela lei, por considerar que em tais casos (estupro, risco de morte da mãe, e anencefalia), a terrível dramaticidade dos casos imputa a solução do aborto o triste caráter de um "mal menor". Esta pessoa então, é de extrema direita? Veja como o seu modo de caracterizar faz uso da simplificação que você caracteriza como "erro identitário".
@matheusmuradas3105
@matheusmuradas3105 Жыл бұрын
Excelente.
@arthurpaim85
@arthurpaim85 Жыл бұрын
Verdade. Gosto muito dos livros do Andrew Solomon que fala muito bem sobre isso. Isso acaba enfraquecendo a luta contra o racismo no fim das contas. Parabéns pelo vídeo e trabalho, Pedro! Não concordo sempre mas sempre faz eu pensar e refletir mais sobre assuntos importantes. Abraços!
@wanderleidesousagomesjr2814
@wanderleidesousagomesjr2814 Жыл бұрын
Na entendo uma coisa. Se é pauliste, por que é presidenta? 🤔
@danielclemte
@danielclemte Жыл бұрын
não é pauliste, é paulista. somos paulista e esse colocação de gênero neutro para atacar nós da torcida do São Paulo ficou pior ainda que o próprio racismo contra nós deferido
@andremazz
@andremazz Жыл бұрын
Eu pensei nisso desde a primeira vez q ouvi essa bobagem de pronome neutro. Encheram tanto o saco com essa história de presidanta e agora vem querendo encher com um raciocínio contrário. Eles se perdem na narrativa. Ou narrative.
@HinataPlusle
@HinataPlusle Жыл бұрын
@@danielclemte paulista não é quem torce pro São Paulo. O nome disso é são paulino(a/e).
@danielclemte
@danielclemte Жыл бұрын
@@HinataPlusle eu sou paulista e São Paulino, por isso o comentário, eu sou daqui.
@simoneazevedo7481
@simoneazevedo7481 Жыл бұрын
Muita lucidez! ❤ obrigada
@chicobat101
@chicobat101 Жыл бұрын
Excelente análise
@sferrazm
@sferrazm Жыл бұрын
Ótima leitura Pedro. E oportuna. Lembro como o identitarismo a dividir enfraquecer a luta de classe era uma proposta importante nos escritos de Alexander Dugin.
@TonysArte
@TonysArte Жыл бұрын
Henry Bugalho também fez um bom vídeo sobre o tema.
@edersongaleno1665
@edersongaleno1665 Жыл бұрын
Sempre didática, indo direto ao ponto.
@nishimuraraphael
@nishimuraraphael Жыл бұрын
Absurdo não é Lula escolher "mais um homem branco", absurdo é Lula escolher um homem para a vaga de Rosa Weber em uma corte que já possuia apenas duas mulheres. Enorme perda para a luta da igualdade de gênero.
@marciasavino
@marciasavino Жыл бұрын
arrasou, Pedro
@sairjohn
@sairjohn Жыл бұрын
Sobre “linguagem neutra”, é coisa de quem não conhece nada de Linguística, ou mesmo o básico sobre as origens do Português. Tá certo, ninguém é obrigado a saber tudo, mas quem ousa propor uma mudança tão radical na estrutura gramatical da língua tem obrigação de se informar a respeito. O Latim, ancestral do Português, tinha um gênero neutro, mas aplicável apenas a certos objetos ou conceitos, não a pessoas. Para estas, havia somente dois gêneros gramaticais, o masculino e o feminino, que também eram aplicáveis a alguns outros entes. Na origem do Português, o antigo gênero neutro se perdeu, e todos os substantivos e adjetivos, mesmo os referentes a objetos inanimados e ideias abstratas, tiveram que assumir, de maneira um tanto arbitrária, um dos dois gêneros restantes, “masculino” (aplicável a homens) e “feminino” (por ser aplicável a mulheres). E, sim, por influência do patriarcalismo da sociedade, o gênero “masculino” é dominante em algumas situações, como os plurais com pessoas dos dois sexos - basta um professor junto a nove professoras para que os dez sejam chamados de “professores”, “eles” no masculino. Criar um gênero gramatical neutro aplicável a pessoas vai contra, portanto, uma tendência multimilenar anterior à nossa própria língua, desde os primórdios do Latim! É um aspecto extremamente estável, pra não dizer “conservador”, na estrutura do nosso idioma. Por mais que os identitaristas insistam, é altamente improvável que esta mudança se efetive. Seria muito mais viável, nesse aspecto, propor algo menos radical: que os plurais não sejam mais obrigatoriamente “masculinos” quando se referirem a grupos mistos de homens e mulheres. Seria muito mais lógico, e perfeitamente aceitável para a maioria das pessoas, chamar um grupo de nove professoras e um professor de “professoras”, “elas”. Mas e como ficam as pessoas não-binárias, as agêneros, as de gênero fluido etc.? Bem, elas teriam que escolher um dos gêneros gramaticais para si. Criar um gênero gramatical neutro para a conveniência delas seria impor uma inconveniência para a imensa maioria dos falantes do Português - a quem os gêneros masculino e feminino são mais convenientes. É o tipo de situação que não dá pra garantir o “direito da minoria” sem violar o “direito da maioria”. Se alguém vai ter o seu direito violado (de ser enquadrado no gênero gramatical de sua preferência), que seja então o menor número possível de pessoas.
@TiagoCavalcanti-ji6hu
@TiagoCavalcanti-ji6hu Жыл бұрын
Sou professor de Português e de Inglês. Muito bem observado.
@patriciapaula8038
@patriciapaula8038 Жыл бұрын
Excelente reflexao! Obrigada!
@joycedemellomeirelles5756
@joycedemellomeirelles5756 Жыл бұрын
O Brasil é um país miscigenado e a gente deve se orgulhar disso. Todo mundo admira a Alemanha, a Suécia, o Canadá, mas não adota a austeridade com dinheiro público que lá existe.
@ivonechicaozinho1646
@ivonechicaozinho1646 Жыл бұрын
Sempre coerente.
@MarceloAlmeida-gl5kk
@MarceloAlmeida-gl5kk Жыл бұрын
Eu queria ver esse ímpeto de ambas à parte por segurança pública, todos cegos o povo sangrando, morrendo e ficando cada vez mais preso em casa e nós ocupando espaço precioso por discussões que o povo pobre mais clama qie é segurança pública.
@marciacarinealvesdealencar2429
@marciacarinealvesdealencar2429 Жыл бұрын
Muito deslumbramento mesmo...
@flmbprt
@flmbprt Жыл бұрын
Análise extremamente lúcida. Os identitários colocam gasolina no tanque dos reacionários. Complicado, mas verdade.
@enin12
@enin12 Жыл бұрын
O Dino no STF me deixa triste. Acho que ele contribuiria muito como um futuro presidente! Tem muita gente boa p assumir STF, mas para um cargo como de presidente não! Abraço Pedro!
@Theneves15
@Theneves15 Жыл бұрын
Isso me faz pensar que o Lula tá fazendo isso pra nãõ ter concorrência. É óbvio que o Dino é mais capacitado e safo que o Lula
@Rafael-vn2bo
@Rafael-vn2bo Жыл бұрын
Muito bom.
@rodsoncardoso5454
@rodsoncardoso5454 Жыл бұрын
Sempre achei que apenas donos de bares trabalhassem vendo jogo de futebol....
@1ACPG
@1ACPG Жыл бұрын
Excelente, Pedro! análise equilibrada e didática.
@IgorR.A
@IgorR.A Жыл бұрын
Se fosse comigo eu baixaria a patente do depoente. Ia ser Sargento Heleno pra lá e pra cá.
@avisoaosnavegantes2021
@avisoaosnavegantes2021 Жыл бұрын
Do jeito que o Pedro falou, ficou parecendo que o movimento identitário é um só, organizado e concorde/uniforme. Mas ele é completamente descentralizado e bem desorganizado. Pouca leitura, disputas ensandecidas por espaço/poder e arroubos juvenis em discurso são suas marcas.
@ladymorwendaebrethil-feani4031
@ladymorwendaebrethil-feani4031 Жыл бұрын
O engraçado eh que eu concordo em geral com todas essas pautas, e eu tenho gente como Angela Davis como uma das autoras mais importantes para a esquerda atual... porem, talvez seja por certos principios do libertarianismo de esquerda (como coesão entre fins e meios, grande preocupação com possiveis derivas autoritárias, critica ao punitivismo e a ideia de se vender vingança como justiça), eu tenho uma grande divergencia em prática com muitas dessas pessoas que adotam essa retórica. Obviamente, uma das coisas que eu tendo mais a ser contra é a cultura do cancelamento (e também sou muito crítica da dependencia química que essa esquerda tem do Twitter, que agora se tornou "X" após ser comprada por um supremacista branco - então nunca ninguém vai me achar lá). Porém eu também tenho uma visão mais ampla sobre temas como antirracismo e feminismo. Eu não essencializo a questão, como muita gente do movimento negro faz. Eu considero que existe racismo estrutural e racismo casual - e mesmo que um negro não possa ser estruturalmente racista contra um branco, ele pode ser casualmente racista contra um branco, em geral, por retaliação - e o que é preciso esclarecer é que esse tipo de retaliação contribui mais para a racialização e para a escalada da tensão racial. Porém, negros podem sim ser racistas estruturais contra outros grupos que também sofrem racismo estrutural: no caso do Brasil seriam indígenas, nordestinos, asiáticos, judeus/árabes, imigrantes de outros paises latino americanos, oriente médio, ou mesmo da África ou do Haiti, afinal, podem ser racistas inclusive com outros negros. E não só os negros podem fazer isso, qualquer outro grupo pode usar o racismo que sofre como escudo para ser racista com outras minorias racializadas. Esse é o verdadeiro perigo: alguém que faz comentários sarcásticos sobre os brancos do São Paulo, talvez tenha uma visão negativa sobre pessoas multirraciais (o que é comum no movimento negro) e essa pessoa talvez insensibilize ou descredibilize pessoas indígenas (como também é comum no movimento negro). Talvez essa pessoa seja até antissemita, caso consuma teorias da conspiração como "black hebrew israelites" (para quem não sabe, o movimento nacionalista negro de extrema direita que Kenye West faz parte) - eu inclusive conheci uma pessoa do movimento negro aqui na minha cidade que acreditava nisso anos atrás. E é por isso que eu separo identitarismo de interseccionalidade. O identitário é, em seu âmago, um nacionalista. Ele acredita que o seu povo é oprimido e que se libertará e que todos conspiram para o oprimir. Já a interseccionalidade aposta exatamente na diferença e na capacidade de coalizão entre pessoas diversas para eliminar diferentes opressões. O identitario costuma fazer olimpíada de opressão, já aqueles que praticam interseccionalidade, críticam esse tipo de comportamento. O identitarismo não se resume apenas a raça e etnia - porque se não ele se chamaria apenas etnonacionalismo - ele também se aplica a gênero. Uma das características mais profundas desse identitarismo é a negação da universalidade humana e das questões de classe por um lado... mas também a incorporação de elementos do nacionalismo em coisas que antes não eram foco disso, como eu já disse, genero. E bem mais do que o movimento negro atual, o maior exemplo disso talvez seja exatamente o feminismo radical. O feminismo radical sempre atuou para colocar as mulheres cisgênero como o grupo mais oprimido da história da humanidade, ignorando qualquer nuance. É comum que feministas radicais procurem, ao invés de combater o patriarcado estruturalmente, usar homens fracos como alvos para linchamentos morais, mas o mal mora mais embaixo. As feministas radicais disseram que queriam "abolir gênero", mas na prática aderiram a uma estratégia de inspirações nacionalistas, o separatismo de gênero, ao mesmo tempo que regrediam teoricamente e equalizavam gênero e sexo biológico, e o resultado de tudo isso foi justamente um movimento identitário feminino transfóbico. Feministas radicais ignoram questões de classe, em geral são mulheres brancas de classe média, em geral são punitivistas e tem um projeto de criar um "etnoestado feminino" - que não é realmente étnico, mas que trata gênero da mesma forma que um governante da áfrica do sul dos anos 60 trataria raça. É até irônico, porque se formos por ai, a demanda por linguagem neutra nem é realmente identitária, é na verdade universalizante (o problema é realmente o português, pois no inglês, como foi dito, o neutro já existe, o que faz a questão ser muito mais de tratamento individual - o que faz da questão trans e queer não realmente identitária, mas sim libertária, ou seja, o indivíduo pode ser o que quiser, sem se submeter as imposições tradicionais/identitárias da sociedade - a questão de mudar a lingua é mais uma especificidade brasileira). Mas eu tendo a ter uma visão herética nesses meios. Eu tendo a não cancelar pessoas, tendo a tolerar gente falando muita coisa errada porque eu tendo a apostar na argumentação e na persuasão, e não no punitivismo. E no fundo eu não gosto de identidades, eu tendo a gostar da ambiguidade, das zonas de indefinição, ou de coisas como devir, metamorfose e etc. A idéia de uma identidade estática para mim me parece essencialmente opressiva. E eu tendo a me ver como humana antes de me ver como pertencente a uma raça ou nacionalidade. Tudo isso já é resultado do colonialismo. E voltando ao movimento negro, a experiência histórica é que os direitos foram conquistados quando se teve compromisso com o universalismo e que em geral, quando isso é sacrificado em nome de um projeto totalmente focado na identidade, o que existe é revés. Em outras palavras, a parte que presta da sociedade (ou seja, boa parte da esquerda e os liberais - o que exclui os fascistas e fanáticos religiosos) tende a abraçar a emancipação das pessoas negras e acolhe-las em uma comunidade universal, mas essa parte da sociedade não está disposta a marchar com o movimento negro em direção a um projeto etnonacionalista. A mesma coisa pode ser dita em relação ao movimento feminista. O compromisso com a humanidade pode parecer um preço amargo para muitas pessoas, mas isso é na verdade é o preço que nós pagamos para sermos livres, que é sacrificar nossa sede de poder. E é ai que está a crítica libertária: os movimentos de libertação, sejam de qualquer espécie, se corromperão em movimentos de dominação caso almejem o poder. Se o negro almejar recriar a estrutura etnonacional criada pelos brancos, ele tende a ser o revolucionário que se tornará, no poder, pior que o czar. E para finalizar, liberdade para todos, poder para ninguém.
@mudando.com.ciencia
@mudando.com.ciencia Жыл бұрын
Sensacional seu comentário! Venho tentando construir isso que você escreveu aqui na minha mente há alguns anos e você trouxe tudo bem organizado! A visão tem que ser humana e não de pequenos grupos, se não vira um revanchismo ou busca de poder por parte de um grupo contra outros. Obrigado pela colocação!
@RafaelSantos-bl1kg
@RafaelSantos-bl1kg Жыл бұрын
A interligação entre sex0 e gênero é algo da natureza humana, os cientistas sociais que estão separando, o movimento Queer é libertário e tem fins místico religioso, algo de cunho gnóstico , querem transcender o corpo, pois acham que nasceram de forma errada, os antigos gnóstico acreditavam que a matéria era má
@gustavolages2972
@gustavolages2972 5 ай бұрын
Todo ismo tende a hipertrofia. Vide os diamantes negros da África do sul onde a política cotas é privilégios produziu uja elite casta rica e exclusiva de pretos
@brunoconsoniperez
@brunoconsoniperez Жыл бұрын
se um Ministro pegou o avião comum, nada justifica elas pegarem o oficial. Foi por vaidade
@mariapaula4746
@mariapaula4746 Жыл бұрын
Mal assessorada, esqueceram de comprar passagem....em sendo trabalhadores comuns, teriam de se virar; sendo celebridades do governo, foram de "jatinho"🙄
@jamesclerkmaxwell8545
@jamesclerkmaxwell8545 Жыл бұрын
Identitarismo é neoliberalismo.
@igorbcm
@igorbcm Жыл бұрын
Claro! lembro bem da tachter e do reagan defendendo os pressupostos do identitarismo! (meu caro, nao passe vergonha gratuita assim)
@margaridabarros1294
@margaridabarros1294 Жыл бұрын
Sobre o identitarismo, concordo plenamente.
@isabelnellybandeiradefigue4538
@isabelnellybandeiradefigue4538 Жыл бұрын
Lula está sendo impessoal. Está também usando de estratégia e sabedoria para a manutenção da democracia na conjuntura deste momento. Foi por essas competências que votei nele.
@ivancarlossl
@ivancarlossl Жыл бұрын
Bolsonarismo ama o identitarismo.
@no_more_spamplease5121
@no_more_spamplease5121 Жыл бұрын
Pelo menos os líderes políticos e religiosos que manipulam as massas adoram - mais munição para atrair simpatizantes. Já os seguidores odeiam visceralmente.
@dantesaggin1148
@dantesaggin1148 Жыл бұрын
É foda, negão, é foda, alias se fosse foda consensual era bom né? Olha me incomoda isto profundamente, nos primeiros discursos que era um tal de "todes" para um lado "todes" para o outro e só pensava com os meus botões, isto só ajuda a inflamar e dar material à lunático de porta de quartel. O Brasil é um pais que não sei nem como descrever as vezes tão adiantado as vezes parece que querem voltar a idade média, duas historias que ouvi esta semana, uma comigo e outra com uma amiga da minha sogra, ambas em São Paulo. A comigo eu aluguei um apartamento a duas pessoas que depois acabei por descobrir que eram drag queens constantemente tenho recebido reclamações da sindica sobre barulho e digo que preciso de provas se quiser entrar com um pedido de quebra de contrato, e ela nunca me manda e por final a reclamação principal é que eles são gays e recebem pessoas gays dentro do condominio (o que ela falou você ia gostar de estar aqui e ver pessoas estranhas entrando no condôminio?) . Outro causo quando conversavamos sobre isto com minha sogra ela falou de um casal homosexual feminino com um filho pequeno comprou um apartamento e desde então no condôminio sempre acaba sendo ofendida por ser quem são ao ponto de proibirem a filha de usar a piscina porque ela não tinha um pai. Ambos podem ser maus entendidos, sim mas para quem está vivendo a situação é real é como elas se sentem. O que me deixa puto com uma ministra que reclama e faz bosta e coloca uma mascara de identárismo para justificar as próprias merdas é que quem realmente sofre nestas situações perde espaço.
@pedroaugustoferreira3571
@pedroaugustoferreira3571 Жыл бұрын
Pedro, você disse a frase que eu sonho ouvir de um jornalista há anos. "Discriminar uma pessoa pela sua ascendência ou cor da pele não é racismo reverso. É racismo." Tenho certeza que essa será uma das coisas que no futuro, olharemos para trás e pensaremos: "Como ninguém conseguia enxergar uma coisa tão óbvia?"
@ricardosilva30
@ricardosilva30 Жыл бұрын
Queria a mesma comoção é revolta quando um negro é morto a cada 3 minutos no Brasil. Racismo contra branco só vai existir quando ele for morto pela sua cor de pele. Até lá essa reclamação toda é apenas mimimi de branco que não tem vergonha na cara.
@nelsonazevedo2675
@nelsonazevedo2675 Жыл бұрын
Essa viagem foi própria de novos ricos se esbaldando num avião particular e aproveitaram para condenar italianos, portugueses, espanhóis, que chegaram como imigrantes pobrese ajudaram a construir o país. Vergonhoso.
@rosa5848
@rosa5848 Жыл бұрын
Novos-ricos deslumbrados ou deslumbradas se lambuzando de mel. Essa senhora, além de deputada, ministra, ainda conseguiu boquinhas em estatais como conselheira.
@chpsilva
@chpsilva Жыл бұрын
Meus avós maternos vieram de Portugal no início do século, só com uma malinha na mão. Trabalharam duro até o fim da vida, conseguiram comprar um terreno e construir um barraco para morar, e depois uma casa de alvenaria. Criaram 7 filhos durante a 2GG. Tenho MUITO ORGULHO deles, e ver um lixo de ser humano como essa idiotinha que foi demitida ainda ser defendida por alguns me faz acreditar que esse país não tem jeito.
@fnmattei
@fnmattei Жыл бұрын
Eu morro de pena de mim mesmo também. Muito difícil pros meus antepassados chegar num país que queria eles pra branquear a população e trabalhar no lugar dos indesejáveis negros que tiveram a audácia de não quererem mais ser escravizados. Complicadíssima a "responsabilidade" de ter todas as posições de poder no país por 500 anos e ter que decidir a vida de todos os outros grupos. Insuportável ser o padrão de beleza da novela da Globo. MORRO DE PENA DO BRASILEIRO BRANCO DESCENDENTE DE EUROPEUS (como eu). Só que não.
@beatrizcoelho9899
@beatrizcoelho9899 Жыл бұрын
Arrasou 👏
@alexandrecosta4394
@alexandrecosta4394 Жыл бұрын
Ela podia usar o avião da FAB? Podia. Ela devia ter feito isso? Não. Mas... por que os jornais bateram tanto nela enquanto não falaram absolutamente NADA do Fufuca que também é ministro e estava no mesmo voo?
@josuedemouramoura9460
@josuedemouramoura9460 Жыл бұрын
Perfeito.
@gabriellawee9539
@gabriellawee9539 Жыл бұрын
Os movimentos identitários precisam entender isso. Buscam impor regras que diferença nenhuma fazem no respeito reivindicado e acabam afastando mais pessoas. Por outro lado essas minorias sofrem tantas agressões o tempo todo que é compreensível que não queiram mais ter que ser paciente, ter que ser complacente, ter que entender, ter que ser estratégico. Mas o lado mais fraco não vence uma guerra usando a força.
@cutinhas
@cutinhas Жыл бұрын
Primeira vez em muito tempo que concordo com tudo que o Pedro disse.
@artur6006
@artur6006 Жыл бұрын
Pedro, obrigado por esse texto, corajoso, esclarecedor, fantástico! Me sinto um privilegiado de ter acesso ao “Meio” e ser um assinante premium.
@rto1018
@rto1018 Жыл бұрын
Na língua inglesa, como no latim, o gênero neutro, em princípio, se refere a coisas. Pode haver exceções, mas nessas línguas, um ser humano é masculino ou feminino.
@robsonrocha3143
@robsonrocha3143 Жыл бұрын
Nessa transição da modernidade para a pós-modernidade com sua fluidez e relativismos, o identitarismo surge com uma nova moralidade, gerando conflitos entre progressistas e conservadores na área dos costumes. Os militantes identitários não se dão conta, mas são tão moralistas e inquisitoriais quanto aqueles a quem criticam. Por se verem como moralmente superiores, acham que possuem legitimidade para ofender, perseguir, cancelar que ousa ter uma visão de mundo diferente da deles. Não tenho simpatia pelo bolsonarismo, mas em seu jeito popular de se comunicarem, foram assertivos e irônicos ao chamarem esse comportamento de "ódio do bem". Ódio é sempre ruim, venha de onde vier.
@richard9585
@richard9585 Жыл бұрын
E exemplos não faltam de casos não faltam Fora quando são hipócritas, defendem uma bandeira e no dia a dia agem de outra forma
@rodrigocaalmeida
@rodrigocaalmeida Жыл бұрын
Exatamente, Robson.
@guilhermebencke8525
@guilhermebencke8525 Жыл бұрын
Que gente doida...
@miguelangelo2914
@miguelangelo2914 Жыл бұрын
O trecho final é a síntese perfeita: "A tática identitária atrapalha a causa que defende, fortalece a extrema direita, afasta aliados e não convence ninguém que já não esteja convencido."
@echocrix5766
@echocrix5766 Жыл бұрын
Se a pessoa tem o direito de se iludir e quiser viver essa ilusão o problema é dela, a liberdade individual é dela. No entanto, eu não sou obrigada a viver no mundo de faz de conta.
@santos-i4o
@santos-i4o 10 күн бұрын
O problema atual é a pobreza e a desigualdade crescente, e principalmente a falta de penalidades severas aos governos, e a todo servidor público que faz mal uso do dinheiro, ou beneficia empresas. Precisamos para ontem, saber como eles fazem uso dos nosso dinheiro. Precisamos saber quais pautas elas votoram, mas principalmente, precisamos acabar definitivamente com a sensação de impunidade para todos do sistema político e de quem apoia essa corrupção. Leis que não só prendam, mas tirem essas pessoas totalmente da política. Se leis severas caem sobre o povo, porque não chegar nos políticos. Outro ponto, precisamos diminuir o estado, otimizar ele, mas para isso, eles precisam ser cobrados efetivamente para isso. E as leis e o pedido delas tem que ser de fácil acesso para todos. A luta identitária foi usada pelo capitalismo só para encher os bolsos, como eles viram que não dá mais grana, vão voltar ao que era antes. Então, enquanto não tratarmos severamente os que usam da democracia só para o bem próprio, como esses deputados ganhando 40 mil por mês, e todos os outros privilégios, sem entregar nada para o povo, não vamos sair desse sistema horrível que vivemos hoje em dia.
@tadeucotta8283
@tadeucotta8283 Жыл бұрын
Identitarismo enche as medidas
@rosangelasolano8009
@rosangelasolano8009 Жыл бұрын
Quanto absurdo!
O que é racismo? | Ponto de Partida
33:37
Meio
Рет қаралды 19 М.
O moralismo de esquerda | Ponto de Partida
14:13
Meio
Рет қаралды 32 М.
БАЙГАЙСТАН | 3 СЕРИЯ | ДУБАЙ |bayGUYS
44:17
bayGUYS
Рет қаралды 1,8 МЛН
1%🪫vs 100%🔋
00:36
Аришнев
Рет қаралды 3,3 МЛН
Кровавый лидер #сталин #китай #мао
00:55
Послезавтра
Рет қаралды 3,5 МЛН
O QUE É IDENTITARISMO BURGUÊS? | Virgínia Fontes
20:36
TV Boitempo
Рет қаралды 74 М.
IDENTITARISMO: UMA ANÁLISE POLÍTICA
22:42
História Cabeluda
Рет қаралды 22 М.
Conhece as ideologias brasileiras? | Ponto de Partida
12:04
DESPERTA ICL COM LEANDRO DEMORI AO VIVO
Instituto Conhecimento Liberta
Рет қаралды 8 М.
Você sabe o que é o Hamas? | Ponto de Partida
12:45
Meio
Рет қаралды 60 М.
The problem with identity politics (part 1) | 038
26:12
Tese Onze
Рет қаралды 206 М.
БАЙГАЙСТАН | 3 СЕРИЯ | ДУБАЙ |bayGUYS
44:17
bayGUYS
Рет қаралды 1,8 МЛН