O fenômeno da interferência abriu as portas para a Relatividade: O experimento de Michelson-Morley.

  Рет қаралды 7,513

Verve Científica

Verve Científica

Күн бұрын

Пікірлер
@Gabriel_Alves_
@Gabriel_Alves_ 9 ай бұрын
amei o canal, muito interessante essa história.
9 ай бұрын
Gabriel, muito obrigado pelo seu feedback! Saiba que é bom tê-lo conosco. Sempre que puder, nos ajude a divulgar esse conteúdo (no boca-a-boca, no compartilhamento, etc). Infelizmente o algoritmo do KZbin não favorece esse tipo de conteúdo e toda ajuda extra com a divulgação é bem vinda. Espero também que aprecie a nossa série sobre "Como Pensar como Um cientista", nesse link: kzbin.info/aero/PLijIUMs9xx0zMyhH4NuAKQu5fWF5c4tnA Abraço, Eudes.
@Gabriel_Alves_
@Gabriel_Alves_ 9 ай бұрын
@ Claro, já me inscrevi! Aliás, o youtube hoje OBRIGA o canal a postar short. Acho que se vc começar a postar alguns trechos como short, aumentaria o alcance. Muito canal cresce assim
@heitorsobrenome9407
@heitorsobrenome9407 Ай бұрын
Muito boa explicação. Parabéns!
Ай бұрын
@heitorsobrenome9407 Grande Heitor, obrigado pelo seu comentário! Abraço, Eudes.
@elainemelo1817
@elainemelo1817 Жыл бұрын
Xennnteeemmm, eu consegui compreender um vídeo do Eudes!!!! Tive esses conteúdos esse semestre na faculdade de licenciatura em Física.
Жыл бұрын
kkkk Cara Elaine, obrigado pelo seu comentário divertido. Espero que voce venha a entender cada vez mais e que meus vídeos possa lhe ajudar a aprimorar seus conhecimentos científicos para torná-la uma professora melhor do que já é. Grande abraço, Eudes.
@fabianosalesfsn6448
@fabianosalesfsn6448 Жыл бұрын
Um dos mais belos experimentos da Física sem sombra de dúvidas. PARABÉNS Professor Eudes. Mais uma contribuição significativa para nós professores. Abraços e SUCESSO SEMPRE!!!! Chega 25 MIL INSCRITOS!!
Жыл бұрын
Valeu Fabiano! Bom saber que este vídeo lhe foi útil. Grande abraço, Eudes.
@lepenidon
@lepenidon Жыл бұрын
Vídeo muito interessante, obrigado pela aula!
Жыл бұрын
Grande Penido! Obrigado pelo feedback meu caro. É bom tê-lo por aqui, abraço, Eudes.
@nunomaroco583
@nunomaroco583 Жыл бұрын
Olá, muito interessante, muito bem explicado. ...
Жыл бұрын
Valeu Nuno! Obrigado pelo comentário elogioso. Abraço, Eudes.
@egidiocampos1918
@egidiocampos1918 9 ай бұрын
Abençoados irmãos Doutor Eudes Fileti Doutora Thaciana Malaspina, Boa tarde n'O Senhor Jesus Cristo! Que clareza de ensino o seu! Que elegância! Eu sou naturalmente afeiçoado polímata, com destaque especial agora para a Física (que gosto de compreender no modo aristotélico, não preso, contudo, às restrições por ele impostas...). De volta aos seus vídeos Verve Científica, que maravilha, meu Deus!
9 ай бұрын
Olá Egidio, muito obrigado pela palavras elogiosas. Grande abraço, Eudes.
@robsonf2209
@robsonf2209 Жыл бұрын
Vou compartilhar com meus colegas do mestrado e também com meus alunos do ensino médio. O vídeo está excelente. Parabéns pelo trabalho.
Жыл бұрын
Grande Robson, muito obrigado pelo seu feedback! Saiba que é bom tê-lo conosco. Seu apoio é fundamental! Infelizmente o algoritmo do KZbin não favorece esse tipo de conteúdo e toda ajuda extra com a divulgação é bem vinda. Espero também que aprecie a nossa série sobre "Como Pensar como Um cientista", nesse link: kzbin.info/aero/PLijIUMs9xx0zMyhH4NuAKQu5fWF5c4tnA Abraço, Eudes.
@BraianSilveira
@BraianSilveira Жыл бұрын
Interessantíssimo!
@luanbabuza2280
@luanbabuza2280 Жыл бұрын
BOM
@joenova7945
@joenova7945 9 ай бұрын
Na época em que o experimento foi feito o laser não era conhecido, no demais está ótimo.
9 ай бұрын
@joenova7945, Joe, obrigado pela contribuição. Você tá coberto de razão, no experimento original a luz empregada não era laser, mas sim a luz amarela de uma chama de sódio (quando eles queriam alinhar o equipamento) ou luz branca (para as observações em si). O laser só veio a ser empregado nas réplicas recentes do experimento, com essa que eu explico no vídeo. Grande abraço, Eudes.
@estoicismo_explosivo
@estoicismo_explosivo 10 ай бұрын
tem um certo físico geocentrista no youtube que afirma que o éter existe. Não apresenta provas, obviamente, mas é estranho vindo de alguém que a princípio é entendido (ou deveria ser) do assunto.
10 ай бұрын
Olá amigo, acho que sei de quem você está falando. Trata-se de um canal de pseudo-ciências, voltado para teorias de conspiração e auto-afirmação da fé religiosa. Tudo (ou quase tudo) do que se fala lá não é compatível com a Ciência. Mesmo que o conteúdo de alguns vídeos possa ser instigante o mero fato de estar imerso num mar de crendices e superstições lhe tira completamente o crédito. Me admira como uma universidade brasileira pode ter conferido o título a um lunático. Infelizmente isso está presente em várias áreas e temos muito que ficar atentos, pseudo-experts querendo contrariar o senso científico. Continue atento a isso! Abraço, Eudes.
@estoicismo_explosivo
@estoicismo_explosivo 10 ай бұрын
obrigado, professor! Seu canal é fantástico!!@
@danilobarboza5207
@danilobarboza5207 10 ай бұрын
Mas em 1920 Albert Einstein admitiu o éter, escreveu até um livro
10 ай бұрын
Olá Danilo, obrigado pelo comentário. Esse não foi o único erro que ele cometeu, nem mesmo foi o mais grave. Mais adiante eu vou falar sobre isso ainda nessa série. Abraço, Eudes.
@felipemalvestido8619
@felipemalvestido8619 Жыл бұрын
Tem certeza que as ondas gravitacionais extremamente fracas movem o pêndulo no ligo?
Жыл бұрын
Olá Felipe. A certeza que tenho é a mesma que tem o consenso científico. Se eventualmente as medidas se mostrarem erradas (como ocorreu recentemente com medidas equivocadas de supercondutores a temperaturas ambiente), o consenso científico vai retirar seu endosso e então eu mudo de ideia, deixo de acreditar. É assim que a ciência progride há séculos. Abraço, Eudes.
@clodoaldooliveira_FISICO
@clodoaldooliveira_FISICO 9 ай бұрын
👽🧀☕👍🏾👍🏾
@zap4527
@zap4527 11 ай бұрын
Outra conclusao possivel do experimento eh a q Terra esteja imovel. Mas nao eh possivel falsear isso, pela conjectura de popper, entao vc nao pode descartar essa hipotese.
11 ай бұрын
Olá Zap, conclusão como esta teria sido possível há 2500 anos. À época de Michelson e Morley a ciência já havia acumulado uma avalanche esmagadora de evidências para os movimentos relativos dos corpos celestes. Talvez a mais contundente, importante e possivelmente a mais simples conjectura de Popper é aquela que nos diz que podemos aprender com nossos próprios erros. E é isso que os cientistas vem fazendo há séculos. Tenha em mente que sempre que você confrontar meras conjecturas filosóficas com fatos científicos fortemente corroborados por experimentação, são os últimos que sempre vão pender para o lado correto da realidade física. Sugiro que acompanhe nossa série sobre a Teoria da Relatividade, que estou começando a postar recentemente: kzbin.info/www/bejne/i565hX6Fr9eYnNk&ab_channel=VerveCient%C3%ADfica Grande abraço, Eudes.
@zap4527
@zap4527 11 ай бұрын
Blz, tks
@andreandre2230
@andreandre2230 Жыл бұрын
eu acho que o experimento mostrou que a terra nao se move do jeito que pensavamos ainda mais que a luz pode mudar sim sua velocidade como ja o fizeram
@MrBiTsTheReal
@MrBiTsTheReal Жыл бұрын
O artigo escrito pelos dois cientistas acaba com os seus achismos. É só ler.
@andreandre2230
@andreandre2230 Жыл бұрын
@@MrBiTsTheReal sim é só achismo msmo pois n é da minha area de conhecimento, é dificil pensar que a terra esta na velocidade que dizem ai pelo espaço e nunca pechamos em nada entende. eu tenho minhas duvidas, vou ver se acho os artigos, onde deve ter na scielo ou algum site desses? vou ver se está citado ali em baixo do video
Жыл бұрын
Andre, esse receio é muito comum entre pessoas que não lidam com Física. Estar a 100 mil km/h sobre a Terra e não sentir o seu movimento é o mesmo que estar a 100 km/h dentro do ônibus e não sentir o movimento dele. Isso ocorre porque em ambos os casos nós possuímos a mesma velocidade do "veículo" que está nos transportando! Abraço, Eudes.
@MrBiTsTheReal
@MrBiTsTheReal Жыл бұрын
@@andreandre2230 Como disse o Eudes, isso é bastante comum. Fique tranquilo. O que você não pode é deixar algo inerente a você (o seu desconhecimento no assunto, que não é problema algum) levá-lo para uns caminhos mais obscuros de negacionismo e ignorância. Nós só sentimos acelerações. No exemplo do Eudes, enquanto o carro não acelerar ou frear, para você, passageiro, a sensação é de que está parado. Naturalmente há outras coisas envolvidas e você sabe que é o carro que está em movimento, mas sentir, no sentido do seu labirinto, do seu "giroscópio interno", você não está sentindo nada. Uma freada brusca e você vai ser arremessado para frente. Uma pisada mais forte no acelerador, e você vai sentir-se esmagado no banco. Isso chama-se inércia. Então, já que desde a sua concepção você está inserido em um sistema acelerado (a Terra) que mantém uma velocidade constante (grosso modo, mas não vamos entrar nisso agora), você realmente não vai sentir sua velocidade em torno do seu próprio eixo, em torno do Sol, do centro da Galáxia, etc, etc, etc. O exemplo é tosco, mas imagine que você está em um avião. Ele está a 800km/h. Se vc jogar uma bolinha de tênis para cima, ela vai cair na sua mão, mesmo que o avião tenha se deslocado quase 30cm por segundo. Você e a bolinha estão inseridos no mesmo sistema acelerado. O artigo é fácil de ser encontrado. Ele se chama "On the Relative Motion of the Earth and the Luminiferous Ether". Você vai ver que o movimento da Terra é premissa e nunca foi questionado pelo artigo. Esse negócio de "provou que a Terra não se move" é uma interpretação forçada de uns malucos por aí que querem dar um tom científico a contos de fadas da Idade do Bronze. Boa sorte na sua busca por conhecimento.
O espetáculo além do óbvio: Uma análise detalhada da difração da luz
13:46
Tuna 🍣 ​⁠@patrickzeinali ​⁠@ChefRush
00:48
albert_cancook
Рет қаралды 148 МЛН
A incerteza científica:  A visão Bayesiana da probabilidade
12:05
Verve Científica
Рет қаралды 7 М.
video 197
14:00
Verve Científica
Рет қаралды 17 М.
Relativity and the Aether: An Analysis of the Michelson-Morley Experiment
12:21
7 Outside The Box Puzzles
12:16
MindYourDecisions
Рет қаралды 131 М.
This is the origin of de Broglie's matter waves (part 1)
12:34
Dr. Jorge S. Diaz
Рет қаралды 20 М.
os ELEMENTOS QUÍMICOS que NÃO EXISTEM
25:35
Ponto em Comum
Рет қаралды 139 М.
The Most Misunderstood Concept in Physics
27:15
Veritasium
Рет қаралды 18 МЛН
Viagens no tempo e no espaço: Paradoxos e possibilidades na Relatividade
11:37