🖖 Curso Filosofia da Mente (IPA-CEF): cef.institutopontoazul.com.br/filosofia-da-mente/ ✝ Curso História da Bíblia (IPA-CEF): cef.institutopontoazul.com.br/ ✂ Meu canal de cortes: www.youtube.com/@CortesDanielGontijo 🦉 Cursos de Ciência e Filosofia do Instituto Ponto Azul (IPA-CEF): www.institutopontoazul.com.br/cef 🧠 Cursos de Psicologia Clínica do Instituto Ponto Azul (IPA-PSI): www.institutopontoazul.com.br/psi 💙 Torne-se membro deste canal para acessar benefícios e me apoiar: kzbin.infojoin 📖 Livros sugeridos: - Matéria e consciência: uma introdução contemporânea à filosofia da mente (Paul Churchland) amzn.to/3d8l3Ng - Mente, cérebro e cognição (João de Fernandes Teixeira): amzn.to/3j4mZdu - Debates contemporâneos em filosofia da mente (Leal-Toledo et al.): amzn.to/4hvsBJy - A mente pós-evolutiva: a filosofia da mente no universo do silício (João Fernandes de Teixeira): amzn.to/48yUsEu - Mente, cérebro e cognição (João Fernandes de Teixeira): amzn.to/4hA8dqS - Filosofia do cérebro (João Fernandes de Teixeira): amzn.to/4hANjYD - Os memes e a memética (Gustavo Leal-Toledo): amzn.to/3bCQBdk - A natureza comportamental da mente: behaviorismo radical e filosofia da mente (Diego Zilio): amzn.to/4fauMRh - Despertar: um guia para a espiritualidade sem religião (Sam Harris): amzn.to/327uB50 - Muito além do nosso eu: A nova neurociência que une cérebro e máquinas (Miguel Nicolelis): amzn.to/3vARf2T - O mistério da consciência (António Damásio): amzn.to/3tRUjXZ - O oráculo da noite: A história e a ciência do sono (Sidarta Ribeiro): amzn.to/3p0JLUu - O verdadeiro criador de tudo: como o cérebro humano esculpiu o universo como nós o conhecemos (Miguel Nicolelis): amzn.to/34xSHaB - Subliminar: como o inconsciente influencia nossas vidas (Leonard Mlodinow): amzn.to/3QXs20h
@MarcioSouza-vm3yzАй бұрын
Fiquei impressionado com o vídeo de um papagaio cinzento que se assustou com o barulho de um raio e disse "Que susto!" e depois ficou tentando se acalmar dizendo "Não passa nada" algumas vezes. Ele claramente entendeu o conceito de susto. Incrível!
@joaogomes578827 күн бұрын
Eu assisti "Ex-machina" uns anos atrás. A ideia que ficou em minha mente foi a seguinte: Quando eu vejo um ser humano, eu identifico que tem uma forma física parecida com a minha e eu acredito que ele tenha um mundo interior parecido com o meu, e no momento que interajo vejo que realmente age como quem pensa como eu penso, age como quem sente como eu sinto. Então, a crença de que ele tenha um consciência como a minha vem, não dá análise da estrutura de seu cérebro, vem de um sentimento de identificação. No caso de Ava, então, depois de um tempo de interação, o que faria crer que ela tenha consciência séria a capacidade dela de produzir esse sentimento de identificação. Então, não importaria se ela estava simulando uma consciência, ou se ela realmente tem uma, o que importaria seria ela ser capaz de produzir identificação.
@marasantos804Ай бұрын
Muito interessante! Tenho um filho TEA e ele qdo sonha comigo, ele queria saber pq não fiz determinada coisa no sonho, eu pedia para ele me contar e ele falava: Você estava lá 😊 Hoje ele já sabe que o sonho é só dele, mas está fazendo TCC, para entender sentimentos, ele não sabe definir em palavras.
@magnobraga4619Ай бұрын
Nossa! Que interessante isso em relação a Teoria da Mente. Eu tenho um filho TEA de 10 anos.
@RosanaVeronezeАй бұрын
Conversa muito interessante
@Davi-hg5htАй бұрын
Show.. muito bom o tema! 🙏
@gilvanildosilva2490Ай бұрын
Daniel eu amo você!
@Samvazorri197926 күн бұрын
A natureza da saltos relativos
@PsiClaudiaMataАй бұрын
Boa noite a todos
@luciana.vasconcellosАй бұрын
Acho útil distinguir o conceito de consciência do conceito d e percepção ou mero processamento de informação para não esvaziar o próprio conceito de consciência.
@siqueirabarrosАй бұрын
Boa troca de ideias. 👍
@gentil.iconoclastaАй бұрын
O Daniel pergunta "Será que o cérebro cria isso que chamamos realidade?". Penso que o neurocientista Miguel Nicolelis já respondeu essa pergunta, no seu livro "O verdadeiro criador de tudo - como o cérebro humano esculpiu o universo como nós o conhecemos".
@apoloticoАй бұрын
Sobre as experiências dos animais, algo interessante eu presenciei e ate tenho um vídeo. Temos em casa, um jabuti que certa vez oferecemos uma banatque estava meio verde, e ela comeu e, en siguida, gospiu! Depois oferecemos um pedaço de banana madura e ela recusou. Achei muito interessante. Ela (porque é uma fêmea), continua comendo banana, mas chega mordendo, ela cheira antes de comer.
@sueligonzales6986Ай бұрын
😊
@gentil.iconoclastaАй бұрын
O Daniel pergunta "Será que um dia as máquinas serão conscientes?" Para se responder esta pergunta antes devemos responder uma outra: o que é consciência, o que me pareceu que nem ele e nem o entrevistado sabem.
@carlosraimundosouzasardinh4348Ай бұрын
Bom dia, esse é um dos grandes mistérios da ciência, mas o importante é tentar resolver um de cada vez, abraços!
@elolima520Ай бұрын
Professor "Giovani Rola"... a 5ª série que habita em mim não aguenta kkkkk🤣😅😂
@Samvazorri1979Ай бұрын
EU acho que os animais também tem consciência mais primitiva do que a do homem.
@DavidBFernandesАй бұрын
Não consigo entender, pq ele fala que consciência é o ato de perceber a experiência, e não aquilo através do qual a percepção da experiência acontece. Para mim, consciência é algo anterior à experiência, e não a experiência em si.
@Gil_casshernАй бұрын
Ficou muito confuso. Principalmente ,por conta da ambiguidade e imprecisão,com uso de termos distintos que são sinônimos, etc.
@RADHARANIGAYATRIАй бұрын
Para mim a consciência começa onde começa o sofrimento começa físico ou emocional e jamais devemos causar sofrimento em nenhum ser que possui fibras nervosas seja um Rato ou um Bebê do reino animal humanoide e ponto final.
@igoroliveiradasilva1384Ай бұрын
O Antônio Miranda falou que você tá com algumas pseudagens.
@siqueirabarrosАй бұрын
Você quem? O Daniel Gontijo? Eu vivo confrontando ele sobre as pseudagens dele e ele só enfia a cabeça na areia.
@igoroliveiradasilva1384Ай бұрын
@siqueirabarros sim. O Antônio falou
@siqueirabarrosАй бұрын
@@igoroliveiradasilva1384 Se puder indicar o vídeo...
@igoroliveiradasilva1384Ай бұрын
@@siqueirabarros se não me engano foi a última live
@siqueirabarrosАй бұрын
@igoroliveiradasilva1384 Valeu! Mas, Vich, quase três horas de vídeo. Vou ver aos poucos.
@niravkanan8708Ай бұрын
A DIFERENÇA ENTRE A MENTE RELIGIOSA E A MENTE CIENTÍFICA. A mente religiosa quer certezas, quer caminhos claros, limpos, desmatados, de preferência monótonos. A mente científica ao contrário é criativa, questionadora, aventureira, rebelde, desafiadora. É quase impossível o encontro destas duas mentes. Pensando desta maneira tem que se tirar o chapéu para DALAI LAMA que promoveu grandes encontros entre neurocientistas e monges, tentando fazer uma ponte entre estas duas visões tão diferentes. Destes encontros participou ROBERT SAPOLSKY e outros destaques atuais da área.
@siqueirabarrosАй бұрын
Ou seja, a Ciência é cheirosa, e a Religião é fedorenta. 🤦♂
@renatoglopesАй бұрын
Esperava que, ao falar de animais, falariam do conceito de senciência. A Filosofia da Mente não chega a esse conceito?
@siqueirabarrosАй бұрын
Senciência não é o mesmo que consciência?
@luizantonioborges5228Ай бұрын
Eu penso que a consciência corresponde ao trabalho dos programadores (programas, aplicativos e algoritmos) , juntamente com a função do operador, ao passo que o cérebro corresponde ao hardware ( componentes eletrônicos); portanto, quando se substitui um neurônio por um chip, não se está mexendo na consciência e sim no cérebro.
@oldlab-engineering1666Ай бұрын
Errado, você não entendeu o conceito.
@luizantonioborges5228Ай бұрын
@@oldlab-engineering1666 Você é que não me entendeu, leia mais uma vez, estou querendo dizer que eu acho que a consciência é uma coisa e cérebro é outra; eu entendo que a consciência sobrevive à morte do cérebro.
@Samvazorri1979Ай бұрын
O PODER DA INFORMAÇÃO: QUANDO EU ERA CRIANÇA NÃO ERA MUITO HIGIÊNICO ATÉ UMA PROFESSORA ME INFORMAR QUE HIGIENE É UM TIPO DE PROSPERIDADE, DEPOIS QUE APRENDI ISSO FIQUEI MUITO HIGIÊNICO.
@gentil.iconoclastaАй бұрын
O sábio chinês Wu Hsin afirma "A mente não pode fazer nada além de estender as fronteiras da sua própria ignorância, não se pode usar a mente para transcender a mente". Me parece que é o que se observa nesses "filósofos da mente".