1:55 Sim! Faça vídeos explicando essas outras 4 dimensões do pensamento de Paulo. Seria interessante demais! (O ponto que eu mais considero interessante é o da Experiência Mística e o encontro de Paulo com Cristo Ressurreto).
@RevGyordano8 ай бұрын
Vou tentar!
@daviresende50598 ай бұрын
Por favor, faça os vídeos sobre as outras 4 dimensões de São Paulo
@RevGyordano8 ай бұрын
Vou tentar!
@basilioomagno8 ай бұрын
O senhor está rouco? Melhoras... Vídeo muito interessante, aliás!
@RevGyordano8 ай бұрын
Obrigado, amigo. Estou rouco, sim. Melhorei bastante ao longo do dia, estava bem pior.
@lukinhasdss8 ай бұрын
@@RevGyordanoMuito sorvete
@Manocril8 ай бұрын
Maravilha!! Tive contato com essa face de Paulo, no ano passado no segundo semestre do mestrado em Ciências da Religião. A partir de então meu olhar sobre alguns textos paulinos, diversos, mudou muito. Se acaso, no segundo semestre houver algum curso mais aprofundado eu me esforçarei em fazer!! Parabéns!!
@RevGyordano8 ай бұрын
Excelente. Obrigado, amigo.
@daviresende50598 ай бұрын
Absurdo de bom!
@RevGyordano8 ай бұрын
Obrigado, amigo!
@AndreCarvalhoAntunes8 ай бұрын
A Paz de Cristo! Fantástico
@RevGyordano8 ай бұрын
Misericórdia, paz e amor. Obrigado, amigo.
@juniorcoradini84168 ай бұрын
conteúdo interessantíssimo , quando estava estudando a teologia paulina comentei com o professor na época que paulo me parecia usar de gnose , o professor na época discordou fortemente de mim , agora vejo que não estava tão errado assim.
@RevGyordano8 ай бұрын
Com certeza você não estava errado. Podemos discutir que tipo de "gnose" é essa, mas que há uma semelhança grande com o gnosticismo, com certeza há.
@lucasdegregorio8 ай бұрын
Reverendo, salve! Grato por mais um vídeo tão bom e por trazer essa matéria para nós. Elaine Pagels eleva essa questão ao máximo e argumenta que de fato Paulo era um gnóstico. Se possível, adoraria que falasse de escatologia. Alguns estudiosos afirmam que Jesus teria errado quando afirmou que o fim ocorreria em breve. Sei que N.T Wright tem boas respostas para isso e sua posição teve forte influência recente na academia, mas é algo que me encuca um pouco. Forte abraço e que Cristo o guarde!
@RevGyordano8 ай бұрын
Obrigado pela sugestão, amigo. Vou falar sobre isso, sim. Inclusive há uma live sobre escatologia no canal. Mas pretendo tratar mais detalhadamente de alguns temas. kzbin.info/www/bejne/habCkHmke7mHgLc
@falandodeteologia7 ай бұрын
O que seria alcançar a gnose para Paulo? Seria a justiça da fé?
@RevGyordano7 ай бұрын
Não. A gnose, para Paulo, é um espírito de revelação, concedido especialmente por Deus a pessoas que já tinham fé. É um conhecimento místico mais profundo do que a fé.
@AndreCarvalhoAntunes8 ай бұрын
Reverendo, como o senhor vê os evangelhos apócrifos como o de Tomé e Maria Madalena por ex? Obrigado 🙏
@RevGyordano8 ай бұрын
Depende muito de qual seja. Existem vários evangelhos, muitos deles de tendência gnóstica, e cada um precisa ser avaliado por si mesmo. A principal utilidade deles é conhecer as crenças e símbolos dos grupos que os usavam. Eu gosto muito do Evangelho de Nicodemos, que é bastante tardio. Ele é útil para compreender como muitos cristãos pensavam na época dos Pais da Igreja. Eles são muito diferentes dos evangelhos canônicos, geralmente não contam a vida de Cristo, mas só alguns acontecimentos ou ensinamentos “secretos”. De todos os evangelhos apócrifos, o mais importante talvez seja o Evangelho de Tomé, porque é o mais antigo que conhecemos e contém uma relação muito estreita com a tradição sinótica, podendo conter versões muito primitivas de algumas palavras de Cristo que aparecem também nos evangelhos sinóticos.
@ocearense__7 ай бұрын
Mas se o pecado habita na carne, porém Jesus diz que o simples desejar em pensamento já constitui-se pecado. A pergunta é: a "carne" seria uma metáfora para os desejos corrompidos? E "alma" seria um núcleo espiritual e divino puro, não tocado pelos desejos pecaminosos? Como se dá isso?
@RevGyordano7 ай бұрын
Que o pecado habita na carne, Paulo o diz: Romanos 7:17,18 ¹⁷ Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim. ¹⁸ Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. A carne não é uma metáfora para os "desejos corrompidos". A carne é o corpo mesmo, literal, na condição atual. As "paixões da carne" são os impulsos interiores que procedem do corpo animal. Cristo não ensina que desejar em pensamento já constitui pecado. O que ele ensina é que há pecado quando há *intenção*, não apenas desejo. Paulo e Cristo não usam a palavra "pecado" do mesmo jeito. O que Cristo chama de "pecado", Paulo chama de "transgressão". A alma não é pura, pois ela é afetada pelo corpo.
@LucasSouza-bi6jg8 ай бұрын
Este "deus do século" paulino teria algum vínculo simbólico com o "príncipe deste mundo" joanino? A interpretação da escritura da Lei como que feita pelos anjos ou poderes celestiais não necessariamente bons é uma característica do judaísmo do Segundo Templo, ou não? Fiquei curioso nessa hierarquização angelical paulina.
@RevGyordano8 ай бұрын
Tudo parece indicar que o "deus deste século" (2Co) e o "príncipe deste mundo" (Jo) seriam o mesmo. Não conheço nenhuma evidência concreta de que a ideia da mediação angélica da lei fosse amplamente conhecida e afirmada no JST. A origem dessa ideia ainda é disputada, mas me parece ser uma ideia originalmente cristã, já que associar os anjos à lei diminui sua importância, ou então surgiu em alguma gnose judaica pré-cristã (hipotética).
@falandodeteologia7 ай бұрын
Não entendi muito bem a questão da lei, que ela foi dada através dos seres inferiores (anjos), mas seriam anjos do mau?
@lukinhasdss7 ай бұрын
Não, pois para Paulo a Lei é boa e Santa
@RevGyordano7 ай бұрын
Paulo não ensina diretamente que a lei foi dada por anjos maus. Se ele pensava assim, não escreveu diretamente. Mas ele ensina, sim, que a lei é usada por "anjos maus" (principados, elementais) para dividir, oprimir e matar.