Putz que alegria ter encontrado o seu canal, conteúdo incrível
@ruthnunes5304 жыл бұрын
O livro no filme para mim representa o conhecimemto, não importa em que clase social o individuo se encontre o conhecimento una vez adquirido não pode ser retirado, por meio do conhecimento, do senso crítico é possível fazer a diferença onde quer que nos encontramos.
@EuDeni4 жыл бұрын
Filosofia em Cena é um quadro excelente.
@andreparisi4 жыл бұрын
Assisti ao filme, e seu comentário foi brilhante, confesso que não pesquei metade do que você, e por isso foi muito bom ouvir essa analise. Parabéns, brilhante!
@LSH2984 жыл бұрын
Foi a melhor análise que eu vi sobre esse filme,dentre outras tantas interessantes em outros canais e também nos comentários.
@Tramedin4 жыл бұрын
"Aniquilação", da Netflix também, é interessante - e complicado. Seria interessante uma live sobre ele.
@andregalvao57444 жыл бұрын
Acabei de ver o filme. Muito bom.
@mariadocarmosilva94934 жыл бұрын
E a melhor esplicaçâo do poço Parabéns
@guilhermecapeche79124 жыл бұрын
Mateus curti o video e me inscrevi no canal. Gostei muito de como fala e achei de uma clareza e fluidez incrível. Parabéns pelo trabalho muito legal.
@luanaaso73 жыл бұрын
Obrigada por esse agradável tom de voz, entre outros atributos. Sucesso ao seu canal. 🙏
@denilsonoliveira47354 жыл бұрын
Muito bom o vídeo, recomende mais filmes assim.
@sergiocezaralcantara8168 Жыл бұрын
Assisti faz tempo. Valeria ver novamente para um melhor entendimento.
@mariaiona88233 жыл бұрын
Maravilhoso Comentário!!!!!!Gratidão.
@fernandoreis59094 жыл бұрын
Caramba eu achei muito bom esse filme , aborda temas de desigualdade social , e bem impactante , cheio de interpretaçoes !
@lucianodealmeida33924 жыл бұрын
Também assisti o filme, muito interessante! Parabéns Mateus pelos seus comentários. Ajudou muito entender melhor o filme.
@cynthiastachissini95504 жыл бұрын
Parabéns. Adorei sua interpretação sobre o filme.
@nenedeoliveirasilva33054 жыл бұрын
Acabei de ver o filme. Ótima abordagem.
@ruthnunes5304 жыл бұрын
Excelente explanação
@TheGeovanesuper4 жыл бұрын
Parabéns pela análise!
@desgrazi4 жыл бұрын
Excelente análise! realmente é um filme que prende do início ao fim, assisti há quase um mês e ainda me pego pensando sobre ele. Ps: minha meta de vida ter uma rotina de estudos como a sua e ainda conseguir assistir um filme por dia kkk
@AlexandreATFerreir4 жыл бұрын
Análise perfeita!
@maxkleyber4 жыл бұрын
Ótima interpretação e explicação.
@marcoscerqueira37324 жыл бұрын
Excelente! análise filosófica do filme.
@silviosouza76944 жыл бұрын
Já assisti ao filme e me identifiquei com a cadeia alimentar “Nós somos o que comemos” (Ludwig Andreas Feuerbach). As espécies biológicas, se reproduzem separadamente, mas estão todas intimamente entrelaçadas, conectadas nessa interminável cadeia alimentar. Então do começo ao fim, a questão não tem sido ‘ser ou não ser?’ mas ‘devorar ou ser devorado?’ e dela decorrem o desejo e o terror.” À esta roda estamos todos atados.
@paulolisboa31774 жыл бұрын
Excelente interpretação! 👏👏
@corintomartins4674 жыл бұрын
Muito bem.💥👽😄
@carloscamppe98564 жыл бұрын
Faça mais analise filosofica de filmes. Muito bom esse video. Parabens!
@jackelynn4584 жыл бұрын
Excelente!!!
@marinhogoncalves14624 жыл бұрын
Excelente spoiler, parabéns !!!
@JACONERO_19137 ай бұрын
Não há discussão sobre ricos e pobres no filme pois os presos são trocados de andares. Não há ricos e pobres. O cara que está no primeiro andar num dia pode acordar pouco tempo depois em outro. Então nesse filme não há classes. Há apenas sobrevivência individual, esse é o incentivo que o "sistema" do filme fornece aos presos.
@gabrieladeoliveira46244 жыл бұрын
não assisti ainda, mas a análise me lembrou um pouco o filme "Parasita", principalmente no aspecto onde aqueles que ascendiam em parte também passavam a agir de modo a subjugar os que estavam em posição inferior. 333 andares, duas pessoas por andar, o inferno são os outros? ou nós fazemos parte desse inferno? O lobo é o lobo do homem? A criança me remete à ideia de esperança e me lembrou o pensamento de Rousseu de que "o homem é bom por natureza, mas a sociedade o corrompe". Talvez o poço represente o mundo adulto, onde o individualismo impera, entretanto há uma falha, pois podemos manifestar a criança que habita em nós por meio da nossa consciência moral, política e social. Se ela existirá ou não só depende de cada um, talvez por isso o filme não traga uma resposta e deixe em aberto.
@thaisconstantino25194 жыл бұрын
Seu comentário me lembro algo, quando cita o fato do inferno ser criado ou vivido por nós, trás o questionamento, se Deus não nos criou, nós o criamos! Assim como todas as situações da vida no geral, se nós não nos colocamos em nossas posições atuais, fomos colocados. Isso se comprova com a desigualdade, onde o filho de um burguês que não se colocou na elite e sim foi posto ao nascimento
@Konnen-l9h4 жыл бұрын
Spoiler totalmente prático: o doce sobe, tanto é que o "chefe" reclama com os cozinheiros e olha o cabelo deles porque existia um fio de cabelo no doce, o chefe não viu aquilo como um sinal de protesto e sim que não comeram por nojo do cabelo no doce (era só um detalhe, como dizia o velhinho). Agora analisando mais um pouco, mostra que quem está em cima não tem ideia sequer do que acontece em baixo, são alienados.
@wesleyfabiano87654 жыл бұрын
Mas o doce foi comido na sala 313 pela a menina.
@monicaantonia4 жыл бұрын
Verdade. O cabelo foi encontrado antes da comida descer, mostrando o cuidado na confecção dos pratos.
@andregalvao57444 жыл бұрын
E mais, quem está nos.primeiros andares sabem que falta a baixo, pois como foi dito no vídeo a roda da fortuna, um dia vc está em baixo e no outro vc está em cima
@andrealmeidasantos27944 жыл бұрын
Tive a msm conclusão, por isso, fiz um vídeo! Segue a minha análise do filme o Poço:kzbin.info/www/bejne/aZ-vgGiKh6-Wj5o
@bruna75342 жыл бұрын
@@andregalvao5744 tem duas formas de ver o "em cima" nesse caso. Dos primeiros ao último andar não existe um "em cima", é tudo um meio que permite uma mobilidade interna. Eles não têm uma relação de poder entre si, mas apenas uma relação de privilégios randômicos. Se fosse fazer uma analogia, ela é toda a classe média, da alta pra baixa que possuem essa possibilidade de, à partir de uma série de fatores que vão além da própria autonomia (porque, novamente, não é uma classe de acúmulo de poder, mas de acúmulo de privilégios que, por sua vez, são concedidos por essa classe de poder no real "topo"). A menina, no caso, é a classe mais baixa, que existe no sistema que não contempla sua existência física, ou seja, ela não possui recursos para existir e o sistema não contempla à ela nenhuma possibilidade de ascensão
@a.rangel86214 жыл бұрын
Muito bom. :)
@wilsondias78964 жыл бұрын
E bem interessante este filme , que mostra a falta de solidariedade
@laysmarques67764 жыл бұрын
estou lendo a obra do Cervantes no momento e apesar de ter visto o filme e me atentado as questões sociais não havia reparado na alusão aos personagens.
@SilvanaN744 жыл бұрын
Excelente. Gostaria de saber sua visão sobre o filme Bacurau, já assistiu?
@mrerickhk4 жыл бұрын
O que você pensa sobre a Miharu ( a "mãe" da mensagem ) ?
@mrerickhk4 жыл бұрын
Como ele falou que nada era por acaso, eu vi muita gente deixando ela de lado, o que ela representa, fui pesquisar o nome dela e me veio uma ideia interessante, que mudou minha visão sobre a mensagem.
@mrerickhk4 жыл бұрын
"Significado do nome Miharu - Sua marca no mundo! Alguém que não admite superficialidade e covardia." - tirei do Google Pensei que a mensagem na verdade é o exemplo que deixamos apois todas as nossas lutas durante a nossa vida. Depois que morremos nossos exemplos ficam. "A mensagem não precisa de um portador." , É praticamente a última frase do filme.
@mrerickhk4 жыл бұрын
Todo mundo deixa uma marca, algumas maiores que outras
@mrerickhk4 жыл бұрын
Lembrando de Miharu era uma assassina, matava os que se aproveitavam dela... Faz sentido nem todos deixarem as suas marcas no mundo
@pxjk62134 жыл бұрын
Acrescento mais uma leitura filosófica: O velhote ( o cara do óbvio) diz que, ao cortar seu colega, o responsável seria a administração, quem está acima dele; aí entra a questão da má fé de Sartre, pois ele está negando sua liberdade (possibilidade de escolha), não se responsabilizando pela sua escolha culpando as circunstâncias.
@pxjk62134 жыл бұрын
Lembrei q seu colega representa a antítese, pois o responsabiliza
@wilsondias78964 жыл бұрын
Voce achou justo a forma de sorteio para o numero da cela
@weslleyrodrigues14494 жыл бұрын
Uma teoria minha rs a plataforma quando desce ela dece de vaga ,mas quando ela sobe ela vai mto rapida ....assim sao as oportunidades pr vc descer vem de bandeija mas pr vc subir e mto dificil ....um milesimo de segundo .
@mito-hg7in4 жыл бұрын
Esse filme sucita o relaismo puro e simples . O Evolucionismo e a competção humana pela sobrevivência. Ou seja, a realidade , os fatos , nada mas que isso !
@marcia19404 жыл бұрын
Matheus é claro que eu não inteligente como vc. Mas tbem achei o filme sensacional, pra mim é tão bom quanto a obra prima, que é o filme Parasita. Mas como neste momento estamos falando do O poço, então bora lá: sempre gostei de filmes que abordam questões sobre a natureza humana, bem como as suas mazelas. E este filme as tratou de uma forma muito impactante, como por exemplo, todos estavam na mesma situação social, um mês em andar mais privilegiado e um mês depois no inverno literalmente falando, e mesmo assim, não existia solidariedade, compaixão. A medida que as pessoas ia descendo mais e mais elas iam deixando o lado humano, se é que existia humanidade ali dentro, com excessão dos protagonista (o personagem que estava com o livro do Dom Quixote), me perdoe esqueci o nome dele. E do outro personagem que resolveram ir com a comida até às profundezas mais remotas, para que os outros comessem. E no meio de todo esse caos, desta distopia existe a esperança, que é a criança. E outra coisa, pra mim, ele morreu com a consciência tranquila que a mensagem foi enviada e ficou em paz.
@renatozorn71624 жыл бұрын
Mudar de andar todos os meses é uma alusão ao salário mensal, que de acordo com a variação alterna nosso acesso aos alimentos?!?
@log00094 жыл бұрын
Como seria a tal “cooperação social” ??? Quem produziria ???
@MT-jc1voАй бұрын
1:30
@fernandadallabarba68874 жыл бұрын
Análise muito boa dos elementos. A representação da humanidade no filme me atormenta, pq somos seres tão bons quanto horríveis. Se cada um comesse seu prato favorito, todos estariam alimentados e conquistariam seus desejos. Mas somos corrompidos pelos vícios.
@JACONERO_19137 ай бұрын
Erradíssimo. Não tem como cada um comer só um pouquinho e todo mundo comer igual, muito menos comer bem, muitíssimo menos o quanto quiser. Tu não entendeu o ponto que todos são diferentes e o que pode ser "bem alimentado" para ti pode ser passar fome para mim. E isso não é vício nem corrosão, e sim necessidade individual. Igualdade não existe e nunca irá existir, só no sonho de comunistas
@claitonrotta69114 жыл бұрын
Bom e se o pessoal da administração entender q como sobrou algo quem sabe eles entendam q estejam mandando muita comida. Será q existe a chance de isso acontecer ?
@UlissesLopescom4 жыл бұрын
Veja também o significado atribuído ao numero 333, o número do anjo. De facto, neste filme, tudo quer dizer alguma coisa. Até cada um do número dos pisos com que a sorte ou o azar, com disse, o presenteiam.
@tempoanalise76564 жыл бұрын
Olá Mateus, primeiramente parabéns pelo trabalho realizado em seu canal. Conteúdo didático, fala simples como realmente deve ser passada a Filosofia. Continue assim, tem sido um prazer acompanha-lo. Sobre o filme o fiz uma breve analise e compartilho contigo para sua avaliação, conforme sua disponibilidade. Segue o link: tempoanalise.com.br/o-poco-o-banquete-e-seus-efeitos-colaterais/. Um abraço, Ulisses.
@danielpiresnunes91984 жыл бұрын
Qual é o papel da entrevistadora dentro do poço?
@wilsondias78964 жыл бұрын
So nao entendi o final , se ele se libertou , ou ficou la para morrer ja que nao cheqa comida
@marcoantonioalves28974 жыл бұрын
Acho que o final mostra que, como em Dom Quixote, o idealismo não leva à nada. Tudo que fizeram não adiantou de nada na prática. A menina no fim... seria a esperança; que pode estar apenas na cabeça dos personagens, e por isso não vai mudar nada, ou realmente existe, tornando-a real, só sentido de que as coisas podem mudar um dia.
@EuDeni4 жыл бұрын
Você conhece o MUBI, prof. Mateus?
@wandersonlimavieira57024 жыл бұрын
Professor, no filme é possível perceber (no mínimo) dois momentos do personagem Goreng. Primeiramente, inconformado com risco das pessoas dos últimos andares não receberem alimento, parece motivado a iniciar um movimento de racionamento da comida (momento em que é questionado sobre ser comunista). Ao mudar de andar, o comportamento de Goreng diante da iniciativa da mulher que tentava repartir o alimento de maneira equânime foi um tanto quanto indiferente. Podemos considerar que Goreng, devido às situações em que foi submetido, de certa forma, perdeu um pouco da capacidade percepção do sofrimento do outro? Podemos chamar esse processo de esquecimento do reconhecimento (segundo Axel Honneth)? Ótimo vídeo! Obrigado.
@JACONERO_19137 ай бұрын
Não. Ele apenas percebeu o quão ridícula e utópica foi a ideia da mulher
@AntonioNeto-lg6bz3 жыл бұрын
A minha análise, sobre o filme "O Poço", é baseada nas camadas sociais. Pois Cristo disse que temos que voltar a ser crianças, para alcançar a salvação. Então, em cima, no topo, encontra-se a burguesia, depois a classe média e por fim os pobres. Minha conclusão é que para voltarmos a ser criança e, assim, atingirmos a pureza, devemos passar pelos sofrimentos, pela cruz de Cristo. Por isso, o última andar é o 333. "É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no reino de Deus", disse Jesus.
@guilhermehl4 жыл бұрын
Achei legal o aspecto do pessimismo do tremagasi e do otimismo do outro personagem (que é bastante frustrado). O protagonista seria uma pessoa mais sensata, que estaria entre o pessimiso (real) e o otimiso (perspectiva de mudanca)
@capitaonascimento45474 жыл бұрын
1 filme por dia. Santa paciência. Assisto 1 por semana e olhe lá
@adrianolefou4 жыл бұрын
"se Deus não existe tudo é permitido", bem lembrado
@victorbrito85324 жыл бұрын
No livro "Os irmãos Karamázov" de Dostoievski, um dos personagens faz uma pergunta: "Se Deus não existe tudo é permitido?" Portanto, isso não é uma afirmação, e sim, uma dúvida. Agora minha opinião: Se Deus não existe nem tudo é permitido. Por que não? Porque existe a lei(Constituição federal do seu país), o estado democrático de direito, sua mãe, seu pai, consciência da culpa e do arrependimento(córtex pré-frontal), etc.
@saibamaisanimes88004 жыл бұрын
Ótimo vídeo, a única crítica que faço é que faltou vc falar sobre o viés marxista que o filme possui.
@VinRasmussen4 жыл бұрын
Bom, discordo completamente que o tema central do filme seja a solidariedade. O filme na realidade é uma alegoria a um país socialista, onde há planificação da economia. O Estado central é representado pela cozinha, lá eles tem fartura e há um comando central. Eles estão em um lugar claro e limpo, têm música e etc. Lá na cozinha eles decidem os alimentos que descerão baseado numa escolha prévia dos moradores. Parece estranho porque teoricamente um país socialista é "igualitário" mas como diz Orwell, alguns são mais iguais que outros. Os primeiros andares signficam as pessoas que no regime tem mais proximidade com o próprio regime enquanto os mais longínquos são as pessoas mais distantes, seja fisicamente, ou seja por inimigos. E as pessoas que mais passam fome são obrigadas a coisas terríveis como o próprio canibalismo, assim como fizeram muitas pessoas com entes próximos durantes os grandes períodos de fome desses regimes. Outra coisa é a noção de que a riqueza é algo que existe e o que basta é alguém para distribuí-la e que essa distribuição vai ser funcional, sem levar em consideração que nem as pessoas conseguem planejar a própria vida, quem dirá algum governo central. Quando a mulher que tem câncer tenta convencer os moradores abaixo a racionar, o único argumento que resolve é o da coerção, ou seja, quando o personagem principal ameça defecar na comida deles, e na continuidade do diálogo ela fala que eles têm que conversar com os superiores e ele pede pra esquecer, pois não consegue "cagar" pra cima, ou seja, ele não consegue sobrepujar os superiores com a força. Aqui existe uma clara alegoria à imposição estatal para que o igualitarismo funcione, mesmo que o estado jamais esteja em pé de igualdade com ninguém e nunca estará. E a coisa se torna mais nítida quando duas pessoas em "êxtase" tentam convencer o que estão abaixo deles a seguir o plano de racionamento de igualdade pra todos, e acaba simplesmente por matar a todos, já que ninguém age seguindo um comando central que decide o que vc pode comer ou não. Infelizmente no comunismo o governo decide o que cada pessoa vai comer oferecendo uma quantidade de produtos limitada. Esse filme não tem nada a ver com solidariedade, até porque o discurso da mulher dona do cachorro, quando leavado às últimas consequências resulta apenas em morticínio. Enfim, as alegorias são diversas, bíblicas, até mesmo ao Don Quixote, mas pra mim, esse filme é uma refutação alegórica e prática da planificação econômica.
@isanunes56874 жыл бұрын
Olá Mateus, penso que seria interessante uma análise filosófica do filme "Us" de 2019 ou de "Exam" de 2009 (Embora neste último a abordagem possa ser mais psicológica). www.imdb.com/title/tt6857112/ www.imdb.com/title/tt1258197/
@bahamuthbra4 жыл бұрын
É um filme maravilhoso, ele mostra que a natureza humana é muito mais próxima do que prediz Thomas Hobbes, contrapondo o que Rousseau acreditava, além disso, mostrou as falhas do capitalismo e do socialismo, nos alertando que as respostas mais adequada podem se encontrar em um sistema diferente que ainda precisamos encontrar.
@JACONERO_19137 ай бұрын
não tem falha de capitalismo algum ali, basicamente pq não há troca alguma ali. Há apenas um planejamento central e uma "distribuição" precária de comida. O filme é uma clara crítica ao socialismo e ao comunismo
@bahamuthbra7 ай бұрын
@@JACONERO_1913 Dê uma pesquisada sobre a opinião do criador do filme, acho que ele entende mais do próprio filme do que você ahuahuhuau
@JACONERO_19137 ай бұрын
@@bahamuthbra entender de produzir um filme é uma coisa, entender das ideias e conceitos que coloca no filme.... isso eu quero ver
@bahamuthbra7 ай бұрын
@@JACONERO_1913 ahauahhaauaha blz Einstein
@throdoryasoler4 жыл бұрын
Óbvio 😷
@AntonioNeto-lg6bz3 жыл бұрын
Pra mim, "Dom Quixote" seria o ladrão Dimas, que vai aos céus no mesmo dia, e o "Sancho Pança", o ladrão Gesta.
@tiagoari2 ай бұрын
Desculpe, mas fábula é um tipo de texto em que os personagens são animais com características humanas...
@edsonfrancisco39063 ай бұрын
Como vc chama de fábula um filme cujo os protagonistas são humanos. Fabula é protagonisada por animais.
@IuryBelchior4 жыл бұрын
Foi legal, mas eu acho que a palavra fábula é inadequada para esse caso.
@pedrorodrigues3008 ай бұрын
Faltou o incontornável Karl Marx.
@lima47404 жыл бұрын
Prefiro "O lagosta" ou "Her" Esses filmes sim são duros.
@lucianamartinscampos47664 жыл бұрын
Acho que a violência é aspecto central da narrativa, e não foi abordada (uma opção, normal). Vejo na vida real, na história, situações de miséria e fome em que as pessoas não se comeram). Essa violência, desorganização, brutalidade, nos mostra uma natureza humana má, perversa, imediatista (porque ninguém se organiza mesmo sabendo que pode se ferrar no outro andar no mês próximo). Mas, chamo a atenção pra violência como estética marcante no filme, ela é recurso banalizado pela estética do cinema americano, portanto, um recurso usual ou aponta algo mais? Pra mim, reforça a narrativa de sucesso do neoliberalismo que nos educou pra tamanha desagregação. Também acho que os alimentos não davam pra todos satisfatoriamente, o que reforça a percepção de sacrifício e que está por trás da ordem econômica desigual.
@jornada92434 жыл бұрын
Fala meu caro! Fiquei sabendo do seu canal agora... sou formado em Filosofia pela UFMG Mto bacana sua análise. Tive uma interpretação diferente, cheguei até fazer um vídeo sobre. Contudo, como era o meu primeiro vídeo, não cheguei a recorrer a um filósofo em específico, mas sim aos principais temas contemplados pelo filme. Segue link: kzbin.info/www/bejne/r5vaXoZuh66jrZY Abraços!
@mesonspfc4 жыл бұрын
"essa diferença entre as classes sociais, mas é claro que é muito mais que isso", dá pra ver logo de cara que o cara foi criado com chambinho. Que vidinha tranquila você teve, né?!?
@davidfrazao695 Жыл бұрын
Não existe solidariedade espontânea. Solidariedade é pela força e ameaça.
@rodrigofranqueiro51124 жыл бұрын
VENDO O FILME EU APRENDI QUE 1- LIVROS NÃO SERVEM PARA NADA 2- AMOLE BEM A FACA 3- ESTEJA PREPARADO PARA QUALQUER FASE DA VIDA 4- VELHO É CHATO 5- CRIANÇAS SÃO ESTRANHAS 6- ÓBVIO
@pauloh68604 жыл бұрын
Livro não serve pra nada ? Nada aver pow😂😂,o dono do canal Discorda desse comentário seu kk