Mateus vc é essencial,eu estou no ensino médio, e adoro filosofia vc está sendo minha inspiração atualmente, vc é ótimo, quero ser professor quero passar a diante a filosofia, adoro o jeito no qual vc explica obrigado por existir.
@mardonioverasbeserraverasb59372 жыл бұрын
Tudo bem. Mas deixaram registrado essas reflexões sobre os temas principais da filosofia.?
@laurisantos57092 жыл бұрын
Bom professor é este que não ensina mentira, e nem apaga comentários. " A verdade liberta". kzbin.info/www/bejne/aHLbYYGKjtZ8arM
@gilbertodossantossantos90822 жыл бұрын
Mateus e aquela história de que Parmênides trouxe a filosofia do céu p Terra e que Platão a levou de volta p o céu?essa volta da filosofia p céu é com a imortalidade da alma de Platão?
@carivaldocarrilhodecastro57238 ай бұрын
me sinto bastante Valorizado , ao ter a OPORTUNIDADE de apreciar grandes novidades sobre FILOSOFIA ! parabéns pelo seu trabalho MATHEUS . CARIVALDO ANAPOLIS GOIÁS
@ednersalvaterra21228 күн бұрын
Faz todo sentido e validade essas reflexões deste filósofo senegalês. Há que se note e não se exclua a esse debate as primeiras tradições literárias publicadas pela humanidade, e tbm suas relevâncias nos campos filosóficos, questões como a metafísica , cosmologia, ética ou moral, muito antes destes termos serem criados,já eram muito discutidos em tradições como os Vedas ou I ching(Já muito anteriores a Lao Tzu e Confúcio), sendo tbm essas tradições muito anteriores aos Gregos. Essa questão do eurocentrismo citada pelo filósofo senegalês tbm é válido, os textos literários mais antigos da humanidade são a epopéia de Gilgamesh já classficadados como "épico grego". Sendo que a origem é da Suméria ou Acadia, nota-se uma classificação desprovida de sentido.
@lucianasilvaramosmoreiraca1262 жыл бұрын
Parabéns!... Vc consegue ser bem didático em suas reflexões... Muito obrigada!...✨🙏🤓🌹🙋🏻♀️
@l.e.o84312 жыл бұрын
Impressionante o quanto eu estava pensando sobre a tradição filosófica ocidental e esse vídeo veio no mesmo momento em meio aos meios devaneios
@raymondpinheiro36253 ай бұрын
Excelente vídeo e tema grato!
@universoempauta011 ай бұрын
Obrigado pela aula
@krisgelao49752 жыл бұрын
Gostei muito da sua abordagem. Continuarei acompanhando as publicações.
@maristelaalmeidaribeiro60262 жыл бұрын
Eu penso que ele tem razão. No momento que o ser humano passou a questionar sua existência e tudo à sua volta, isso foi um caminho filosófico. Todas as culturas sempre procuraram, de alguma forma, respostas para as questões da existência. Sendo assim, acredito que os gregos tenham buscado de forma mais acadêmica, digamos assim, as respostas para essas questões. Certamente de forma mais democrática e mais instigante.
@poopiano2 жыл бұрын
Sim, os gregos talvez tenham "popularizado" a filosofia como conhecemos, porém religiões antigas e povos ainda mais antigam pensavam e com certeza se comunicavam sobre os problemas de sua época. Falar dos gregos se torna mais fácil para ensinar, porém a filosofia deve ser ligada até a essência da humanidade.
@janayna19692 жыл бұрын
Valeu!
@wendelfreitastutti9459 Жыл бұрын
Mateus Salvadori,mais uma vez a minha enorme gratidão por postar.
@K2Livraria10 ай бұрын
Obrigado pelo teu trabalho :)
@pcs5412 Жыл бұрын
Mais um inscrito! muito bom conteúdo no canal. Obrigado, Professor!
@rafaelagena76552 жыл бұрын
Ótima questão. Desloca-nos e questiona pontos de vista que já nem colocávamos em discussão.
@luiscunha3834 Жыл бұрын
Espero que ele tenha como provar sua tese. Comprarei o livro.
@andersonmeneses35992 жыл бұрын
Obrigado pelo vídeo. Fiquei aguardando os dados históricos e evidências usadas pelo filósofo para refutar Hegel e Heidegger pontualmente (pelo que entendi, para refutar o que o autor chama de eurocentrismo, inevitavelmente ele teria que cumprir esta tarefa hercúlea)... vou procurar mais sobre o tema. Obrigado novamente.
@lucia_analucia3902 жыл бұрын
Interessante reflexão. Concordo sim. É necessário olharmos e considerarmos as diversas abordagens, e não apenas o que é imposto como verdade absoluta
@KieferFilho2 жыл бұрын
Conteúdo, como sempre, extraordinário!!!
@charlesandrade59622 жыл бұрын
Nunca havia pensado nessa perspectiva. Fascinante!
@silviosouza76942 жыл бұрын
Professor, parabéns pela palestra! O Ocidente crendo e estabelecendo (forjando) como local do universal. Por outro lado, devemos levar em conta, que o chamado homem ocidental não é simplesmente um ocidental, já que, em nossa cultura, devemos levar em conta o LIVRO que provém do oriente. O LIVRO que não só influenciou a nossa cultura e as consequências que ele forjou, mas também conteve nossa loucura e ocupou lugar predominante em nossa psique. Abraço!
@alexandrenobre23622 жыл бұрын
Vídeo maravilhoso, como sempre!!
@maumauluco2 жыл бұрын
Mateus, bom dia. (Estou ainda na parte de 06::50, então não sei), mas posso imaginar o local do início da filosofia como Ásia? Buda, Confúcio, Lao Tsé.....
@MimiseLivros10 ай бұрын
Especificamente sobre o budismo, ele é visto como religião, não como filosofia. Mas, isso também depende da fonte utilizada. Há quem diga que budismo é filosofia. Outros, fazem comparações com a filosofia ocidental, encontrando similaridades... Quem está certo? Não sei 😹
@danielerlandsson79212 жыл бұрын
Nosso bom amigo Mateus!!
@lindalvalindalva93042 жыл бұрын
Sou fã! Aprendo muito com você!
@luciofaccio23162 жыл бұрын
Muito bom esse vídeo. Ontem mesmo estava lendo "o que é isto - filosofia?" Do Heidegger e me questionando se ele de fato estaria certo atribuir ao (idioma) grego o único local possível do Lógos.
@quase_historia2 жыл бұрын
Parabéns pelo trabalho. Discussão essencial!
@mariadosanjos38132 жыл бұрын
Excelente. Gostei muito das informações.
@alexalvesmachado8532 жыл бұрын
Ola Mateus estou iniciando na filosofia, já influenciado pelo decolonialismo, acredito que o ato de pensar buscando a verdade ou me lhor o refletir é próprio do homem não importa o luga, ou o tempo.. UM abraçor, parabéns pelo ótimo trabalho
@van_tenorio2 жыл бұрын
Que vídeo excelente professor!!!
@ademirthomasvelascocargnel69522 жыл бұрын
Muito bommm. Parabéns pelo belo Trabalho. Abraço.
@f111...2 жыл бұрын
...muito sucesso...
@MatheusCosta-to3eo2 жыл бұрын
Xará Mateus, quando surgiu essa versão de história da filosofia que você denominou como "clássica", essa que diz que a Filosofia nasceu com Tales? Você poderia fazer um vídeo comentando sua perspectiva da história das histórias da filosofia?
@Ricardo.Gomes.S.2 жыл бұрын
Na Índia
@vladimirputo27802 жыл бұрын
O ato de pensar e de questionar metodicamente sobre a vida humana com certeza não nasceu em um lugar específico. Mas o modo específico do pensar europeu, pode-se dizer que nasceu na Grécia sob influência dos povos (africanos e asiáticos) que se interrelacionaram naquele período.
@lexandresouza2 жыл бұрын
Boa tarde Mateus, realmente isso que vc colocou que a Filosofia é revolucionária e que busca a "Verdade" (que nunca é dita) e sim distorcida pra controlar e manipular, faz com que muitos não entenda um conceito básico, são simplesmente alienados. E sobre o fato de onde a Filosofia nasceu, convenhamos que são baseado nos grandes pensadores da época, que por sinal, acredito eu, que eram pessoas simples e normais como qualquer outra, mas que se sentiam diferentes das outras, porque questionavam os porque(s) das coisas. E por conta disso ficarão grandemente famosas por terem suas "idéias" ouvidas.
@orivamibiapinadasilva32502 жыл бұрын
Confúcio, na China, antes do século VI aC, já não filosofava?
@FABIOSANTOS-hp2hb Жыл бұрын
Além da África, o ocidente também fecha os olhos para culturas como a chinesa e a indiana, não há como não supor a produção filosófica, sobretudo na Ásia com civilizações milenares. Daí a arrogância e a incompreensão do ocidente sobre o mundo multipolar que vem surgindo.
@maxsilvamarinho13712 жыл бұрын
#filosofarepreciso Gostei do vídeo Mateus, trouxe uma nova perspectiva para seus vídeos ao buscar discutir uma filosofia mais decolonial. E acredito muito no que tal filósofo falou pq ao meu ver, a filosofia nasceu antes da Grécia Antiga pelo simples fato de que muitas civilizações já faziam análises de debates sobre os que rondavam sua existência e afins, conduzindo assim pensamento de teor filosófico.
@joeltonoliveira29052 жыл бұрын
Eu imagino que nasceu na antiga Índia. Uma civilização bem mais antiga. Só que ,com os grego, os registros foram preservados . E que bom. Eles tiveram este trabalho. Caso não, não estaríamos discutindo algo tão importante. O brabo e triste é pensar o que já perdido. Na biblioteca de Alexandria ,por exemplo.
@TemplariiEques-vq7jg5 ай бұрын
Gostei do vídeo. Pelo que foi lido não percebi provas robustas do pretendido, pareceu-me que ficou só no: "gente, a filosofia não surgiu na Grécia e pronto"... De fato, desde que o Homem existe, ele questiona a vida, sua existência e o mundo. Logo, a filosofia surgiu ... EM TODA PARTE AO MESMO TEMPO! Porque a criatura humana, desde sempre, busca respostas para seus questionamentos. A questão é que ao longo do tempo o Homem, pelas naturais limitações, às vezes respondia com a razão mas, também, com a religião, o misticismo, o sobrenatural e a imaginação, que bem se prestavam preencher as imensas lacunas. Os gregos antigos, como qualquer povo de sua época e muito antes do período helênico, tinham reis e organização social e religiosa. Parece-me que quando esta civilização foi destruída lá pelo séc. VIII a.C. houve um período de estagnação para, no séc. VI renascer a cultura grega mas na forma de cidades-estado, algo único para a época, porque não havia mais uma "realeza" que os governantes. Por isso, os gregos tiveram de "Gerir a si mesmos", tiveram de, por si próprios, tomarem as rédeas do próprio destino. Isso forçou-os a se reunirem para decidir muitas coisas na cidade, o que levou ao surgimento da democracia e da retórica, a arte do convencimento, já que para decidir algo prá cidade tinha de convencer os demais que sua ideia era boa. A retórica levou-os racionalizar a existência para que conduzissem bem as coisas. Ora, transferir essa racionalização da administração da polis para o estudo da existência, da vida e do mundo, foi uma consequência natural que fez de Tales o 1o. representante dessa transição. Na sequência veio toda a história que já conhecemos. Então, penso que esse processo de racionalização do pensamento e da investigação do mundo a partir da razão pura, desenvolvendo técnicas para afastar as influências da religião, do misticismo, do sobrenatural e da imaginação para buscar a VERDADE ESSENCIAL, começou, sim, na Grécia. A Filosofia, como ciência de investigação do pensamento e do metafísico, fundada em princípios lógicos e universais e cm metodologia adequada, surgiu, de fato, na cultura grega. É o que me parece em rápidas palavras. Um abraço!
@biancavilhena82078 ай бұрын
Olá! Não tem a continuação e a reflexão sobre a entrevista? Obrigada!
@Any-b7v2 жыл бұрын
Muito interessante! 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
@joseandradeesilva75112 жыл бұрын
Eu já havia pensado sobre isto. Concordo plenamente, mas ele não citou a Ásia. Especialmente a índia e China . Um celeiro da filosóficos ex Lao_Tzu, Buda, mestre Kong.
@wiltonsp1 Жыл бұрын
Conteúdo de altíssima qualidade!
@SuperAragas10 ай бұрын
Estava esperando q vc desse a sua opinião, poxe rsrsrs
@kraota21832 жыл бұрын
Creio que a Filosofia como ciência sistematizada iniciou sim na Grécia, mas se se entende a Filosofia como a mãe de todas as ciências, ela se inicia muito antes de qualquer grande civilização. Desde que o homem é homem, a filosofia é filosofia
@heliolopesparronjunior53292 жыл бұрын
Muito bom parabéns
@felliprirl2 жыл бұрын
Vlws
@vVanderlej2 жыл бұрын
Confúcio era grego?
@Sdmanny_boy Жыл бұрын
Deixa eu perguntar, tem registro dos filósofos gregos fazendo menções ao egito, ou como uma legenda-crédito? Talvez "li alguns textos em papiros numa biblioteca quando fui ao Egito...". Não de maneira "copia e cola", mas como um me inspirou para um tema inconclusivo, ou que iniciei... consegue me entender?
@MimiseLivros10 ай бұрын
Podemos incluir na tua interrogação os europeus que foram para a Índia e China... 😺
@janayna19692 жыл бұрын
Você é sensacional
@corintomartins4672 жыл бұрын
Olá, boa noite 💤🌃🌌
@joeltonoliveira29052 жыл бұрын
Na Índia antiga . Só que o registro ficou pra os gregos. Que chegou até nós. E eles foram bastante competente ...qualificada em todos sentidos. E por outro lado a filosofia é única matéria...podem destruír todos os livros do mundo...o " começo " ,nas perguntas. Ela se revive por si. Tem vida própria...a filosofia.
@ws16-192 жыл бұрын
Em termos metafísicos aristotélicos, o filosofar sempre existiu, como potência mesmo que desatualizada. Em termos convencionais, li uma vez em um texto questionando a possibilidade de dizermos que existem Filosofias orientais e concordo que deveria caber aos próprios povos definir se os modos de pensar que existem dentro de suas culturas são filosóficos, religiosos, nenhum dos dois, ou até mesmo algo novo. Não duvido que o pensar filosófico possa ter originado em algum africano, bem antes sequer de existirem nomes para coisas, já que a humanidade começou a existir no que atualmente chamamos de continente africano, principalmente no Egito deveria ter existido alguém que já filosofava bem antes de filosofar ter um nome.
@valtencirddemiranda4592 жыл бұрын
Penso, que Salomão no livro do Eclesiastes já questionava o sentido, finitude e futilidade da vida, mas TB é vdd que a resposta que ele encontra pra isso, é a existência de Deus. Então, seria uma resposta religiosa para questões filosoficas e universais. Obrigado professor 🤗🤗🤗
@AlanRobson_2 жыл бұрын
Livro de Salomão? Não existe nenhum! Se está se referindo aos Eclesiastes, é uma hipótese que tenha sido escrito por Salomão, mas a academia ainda não conclui esse assunto. E mesmo assim, os eclesiastes foram escrito entre 400 e 150 A.C, ou seja, 300 anos dps de Tales de Mileto.
@rafaelrodriguespires52069 ай бұрын
A filosofia surge do questionamento. O debate é uma possível consequência do questionamento, diante do questionamento reconhecemos a oportunidade de aprender sobre algo e por tal reconhecemos a própria ignorância. Ao meu ver, a necessidade de desenvolver a própria matemática além da soma e subtração já estabelece um princípio de questionamento embasado no que existe. A filosofia não esclareceu nada por si só, o questionamento instigou a necessidade de ir além da liberdade poética da imaginação para o reconhecimento das coisas como são.
@joaopedroserafim89742 жыл бұрын
Ok, comentando.
@insiraaquiumnome70562 жыл бұрын
O ariano Suassuna, com toda aquela comédia típica dele, fala em uma dessas aulas que o teatro que nasceu na Grécia foi o teatro grego e que existem relatos de teatros em outras sociedades. Acho que é mais ou menos o mesmo sentido que ele defende.
@luidotcom2 жыл бұрын
Ótimo vídeo!
@marcioteixeira25812 жыл бұрын
Bem , esse debate é muito importante, porque existe sim uma certa visão eurocêntrica , fato . Mas de certo modo quando falamos que a filosofia nasceu na Europa, no sul da Europa, em certos locais específicos , que podemos chamar de Grécia antiga. É acima de tudo um fato histórico , econômico e político-social . E o ponto chave é , existe um método filosófico , que caracteriza a filosofia das "sabedorias " de outras regiões . E essas sabedorias , costumes, como havia na Grécia de Homero por exemplo , tinham e tem um valor , não acho que devia ter tanta polêmica nisso. Porque o método filosófico pode ter nascido na Grécia , mais saiu de lá , e até podemos dizer com certo vigor que existe uma filosofia brasileira. Bem é isso !
@fluxo_musical2 жыл бұрын
Poxa, na sutileza, era isso que eu queria dizer também. Existe um determinado procedimento, que não precisa em essência ser grego ou ocidental, mas que de fato maturou lá, e daí influenciou o desenvolvimento de muita coisa.
@CheloPpK2 жыл бұрын
É como o vídeo diz, não tem ponto de origem ou local específico do nascimento de filosofia.
@MatheusCosta-to3eo2 жыл бұрын
Então, nessa mesma linha de raciocínio, somente pode existir concursos públicos na China, já que foi criada lá, sob a perspectiva do Ru (confucianos) de lá? Então só existiria lasanha na Itália, já que a receita seria italiana?
@marcioteixeira25812 жыл бұрын
@@MatheusCosta-to3eo O direito romano nasceu na Itália, os concursos públicos por senso de saber e não por "sangue" nasceu na china . Mas muitos desses conceitos foram apropriadas por outras culturas. "No Brasil "se usa a base do direito romano , e temos concursos públicos a termos chineses. Tudo o que é bom , seja social cultural ou técnico , deve ser usado .
@MatheusCosta-to3eo2 жыл бұрын
@@marcioteixeira2581 de acordo sobre tudo que é bom deve ser usado.
@joaopedroo46392 жыл бұрын
Ótimo conteúdo
@josepedrorocha332 жыл бұрын
Alguém teria o link para a entrevista do filósofo senegalês? Obrigado.
@henriquekeller38712 жыл бұрын
Muito bom
@pedroinacio94982 жыл бұрын
Engrandecedor
@eduardoribeiro94972 жыл бұрын
Você é o cara! quero algum vídeo da viagem!
@elisabethsasso43242 жыл бұрын
Tem um diário de viagem, ótimo, , com vídeos , no Instagram dele
@alexandre98322 жыл бұрын
Conceituar ou definir é delimitar, abstração ou generalização que implica exatamente na universalização que o autor reputa útil. Se modulamos o conceito, moficamos aquilo que ele é passível de compreender, aquilo que nele cabe. A questão, portanto, passa necessariamente pela demarcação dos limites conceituais do que é filosofar, pela definição daquilo que caracteriza o filosofar grego e aquilo que demarca o pensar pretensamente ou potencialmente filosófico de outros povos (como o africano, por exemplo), para estabelecer os pontos em comum que permita agregá-los, eventualmente, sob uma mesma égide. Trata-se fundamentalmente, de verificarão da relação de pertinência ou aplicação da teoria matemática dos conjuntos.
@henriquespindola52812 жыл бұрын
Excelente!
@LEONARDOELIAS-gk2rq Жыл бұрын
Queria a referencia de onde consigo acessar a entrevista do Diagne
@hildavieiraoliveira2 жыл бұрын
Muito bom!
@dumoudaniel2 жыл бұрын
O ocidente "sistematizou" a filosofia, pensar sobre a natureza das coisas é algo que existe e existiu em toda sociedade humana, mas as vezes não de maneira sistemática e organizada como os gregos fizeram. Pensemos no seguinte, toda sociedade antiga utilizava plantas para alguma função prática, mesmo assim eles não criaram a biologia como ciência sistemática e organizada, acredito que a contribuição grega é dessa mesma forma, eles apenas organizaram essas formas de pensar as coisas, isso não quer dizer que ninguém fazia isso antes deles. E eu posso estar completamente enganado aqui, vai saber.
@wadson9908 ай бұрын
Dá pra dizer que a filosofia sempre existiu, mas a humanidade só não tinha conceitos e sistematização
@coldheartinvictus2418 күн бұрын
Sobre a sistematização da biologia VC cometeu o pior erro ao ignorar "Imhotep"
@gladimirrobertodacruz47092 жыл бұрын
A Grécia foi a Hollywood da filosofia.
@rosahelenaleao98902 жыл бұрын
Inventam tanta história que eu tenho dúvidas.
@Gabriel-rc9yd8 ай бұрын
Pra afirmar que a filosofia não nasceu na Grécia ele teria que mostrar autores que trataram sobre cosmologia, epistemologia e ética sem recorrer as divindades ou o misticismo... Mas por trás das ideias dele parece existir aquela pegada moderna de rejeição às bases da civilização ocidental
@EidosNoisis6 ай бұрын
Budismo e taoísmo, ambos pensam a ética e a cosmologia de uma forma sem Deus, de forma transcendente, agora epistemologia não tenho conhecimento oriental sobre isto
@CaminhosdoPensamento.2 жыл бұрын
Sempre fiquei ressabiado com a ideia de que Tales de Mileto foi o primeiro a refletir racionalmente sobre a vida.
@minka866 Жыл бұрын
Mileto não ficava na Grécia.
@raianeconceicaokunz35582 жыл бұрын
ótimo assunto para refletir
2 жыл бұрын
Parece complicado querer reduzir a filosofia ao mero debate. Sim, civilizações antes da grega já debatiam sobre o sentido da vida, mas será que buscavam fundamentar suas reflexões com embasamento naquilo que pode ser visto no mundo? A filosofia parece ter uma forma, e é sim constituída por uma maneira específica de se pensar. Não há evidências de um pensamento anterior ao grego que buscou fundamentar a realidade sem recorrer ao mito. Claro que podemos pensar sobre a possibilidade de existir um deus ou deuses, o que não se pode fazer é deixar isso preestabelecido como uma verdade absoluta e tirar conclusões a partir dessa afirmação que não pode ser confirmada. Nesse ponto os gregos foram revolucionários, pois deixaram de lado as explicações mitológicas e tentaram encontrar as respostas sobre o sentido da vida na própria natureza e no raciocínio lógico.
@vagnervalerium8452 жыл бұрын
Vc resumiu muito bem.
@wellingtongoncalves-compos77942 жыл бұрын
Perfeito! A grande novidade que há na filosofia é pensar na realidade a partir da realidade, e não buscar algo fora para explicar o que há dentro. E a questão do universal se relaciona ao que é essencial, a partir até mesmo de uma perspectiva husserliana , quando eu reduzo o meu objeto de investigação, sobra alguma coisa? A questão da universalidade mora aqui.....Na boa o decolonialismo é muito importante, mas quando ele se torna simplesmente uma ferramenta de revanchismo, só se torna uma ferramenta de agenda politica barata e infantil.
@MatheusCosta-to3eo2 жыл бұрын
Você disse: "será que [outras civilizações] buscavam fundamentar suas reflexões com embasamento naquilo que pode ser visto no mundo?" "Nesse ponto os gregos foram revolucionários, pois deixaram de lado as explicações mitológicas e tentaram encontrar as respostas sobre o sentido da vida na própria natureza e no raciocínio lógico". 1. Como você sabe que na China, na Índia, no Egito ou diversos outros lugares isso não ocorreu também? (Já leu o "Discurso sobre o Céu" de Xunzi? Já leu o "discurso aos Kalamas" do Buddha? somente dois exemplos traduzidos ao português...) 2. Será que foram "os gregos" que realizaram tais atitudes, ou somente "alguns gregos"? 3. Não seria possível, na verdade, haver múltiplas origens da Filosofia, e, ainda assim, os gregos terem questões, termos e métodos próprios de fazer Filosofia?
@luishenriqueassumpcao39172 жыл бұрын
@@wellingtongoncalves-compos7794 é justamente o conceito sistemático que o ocidente deu à filosofia que está sendo questionado. Porque definitivamente essa produção de conhecimento lógica a racional foi de autoria grega; agora, o ponto é pôr em xeque a concepção de que a filosofia só se dá por lógica e razão sob uma definição europeia. Entender essa sistemazação da filosofia como verdade é assumir uma deficiência cognitiva, uma vez que nega a pluralidade da condição humana e limita as próprias dimensões da epistemologia.
@luananderson42562 жыл бұрын
Ou talvez o "jeito" de se fazer filosofia de outros povos(Oriente por exemplo), seriam diferentes do "jeito" Grego.
@sidneycalixto56582 жыл бұрын
Existe material que embasa as afirmações do filósofo ?
@elaine.dos.enfermagem Жыл бұрын
Muito comicado fosofia mais irei me dedicar para o entendimento
@atiliomalta94097 ай бұрын
Por que o nome do filósofo senegalês Bachir Diagne foi pouco mencionado no vídeo e nem consta no título do vídeo?
@anselmoalmeida40302 жыл бұрын
O homem sempre foi contemporâneo em toda história da humanidade , esses muitos de ancestralidade selvagem é pura especulação .
@pedrohbrinck2 жыл бұрын
Oi Mateus, tudo bem? Você poderia deixar as referências bibliográficas que você utilizou para produzir este vídeo para nós por favor? Seria de grande ajuda para estudantes e para deletantes na filosofia ter perspectivas distintas para ler. Um abraço espinosano afetuoso, Pedro
@wellingtongoncalves-compos77942 жыл бұрын
Haaaaaa, ele foi aluno d J. Derrida, está explicado muito do pensamento dele....Tinha que ter passado pelas orientações do Derrida rsrsrsrsrsrssr
@flademirsilva55292 жыл бұрын
Quem ler a história da filosofia de Hegel tem realmente esta impressão de que ele é eurocêntrico na narrativa evolucionária, mas o "mundo" grego pré-socrático é muito semelhante ao anterior "mundo" egípcio e por que não ao "mundo" asteca pré-Colombo. A grande evolução indiscutível dos gregos após a tragédia foram dois acidentes: a arte espartana da guerra e o surgimento de Sócrates.
@joaomoraes32042 жыл бұрын
Sou adapto de : das filosofias alemãs...
@rubiabanhos6262 жыл бұрын
O vídeo é muito interessante porque traz uma provocação. Porém, é preciso apresentar bibliografias, discussões fora e dentro do contexto acadêmico no sentido de evitar "pontas soltas" ou especulações equivocadas, entende? De qualquer forma, parabéns pelo vídeo.
@brunofelix77842 жыл бұрын
Os gregos estudavam na universidade de takshashila na antiga Índia védica que já estava em funcionamento 10 séc antes de Cristo, a origem da civilização e filosofia.
@MimiseLivros10 ай бұрын
Seria interessante um estudo sobre isso, né? Algo simplista é dizer que budismo é religião, mas ali também tem um grande aprofundamento de ideias (eliminar o sofrimento, a impermanência...). Então, o quanto os gregos foram influenciados pelos pensamentos vigentes na Índia antiga, para compor o seu próprio persamento?
@brunofelix778410 ай бұрын
@@MimiseLivros existem vários estudiosos e pesquisadores que já provaram isso. O que aconteceu é que nossa civilização é eurocêntrica. Basicamente o ocidente "roubou" boa parte das ideias dos textos da antiga índia. Se vc pesquisar um pouco vai encontrar filósofos como Vaisheshika que já falava de metafísica antes de Platão por exemplo. Alguns livros como Srimad Bhagavatam já falavam sobre tempo e espaço serem formados juntos, a idade da terra 4,5 bilhão de anos e muitas "descobertas científicas" foram literalmente chupinhadas de lá.
@vairochatolo3 ай бұрын
😂😂
@brunofelix77843 ай бұрын
@@MimiseLivros infelizmente nossa sociedade é baseada em roubo, tanto material quanto de ideias. Sim, o budismo também tem um filosofia muito mais avançada que a grega, assim como os chineses e indianos também. Essas civilizações são mais antigas que os europeus. O que nós deveria fazer pensar, pq os antigos tinham uma sabedoria muito mais avançada que a atual? Pq parece que estamos regredindo moralmente?
@brunofelix77843 ай бұрын
@@MimiseLivros se pararmos também para prestar atenção, veremos que coincidentemente, a tal "revolução" industrial e também a era moderna, começaram quando os britânicos finalmente conseguiram invadir a índia e começaram a traduzir os livros antigos védicos, daí o conhecimento deu um salto, pq será?
@josesilva511002 жыл бұрын
Para um islamita senegalês,que na maior parte do tempo,atribui a filósofos árabes o grande ouro da filosofia ( e sei por que ele faz isso),ele não está totalmente errado,mas negar que os gregos que deram sangue,carne ,corpo e alma a filosofia,ao meu ver,é uma droga de heresia kkkkk. Ótimo vídeo,como sempre.
@qot0p2 жыл бұрын
Outros povos, eventualmente, poderiam estar desenvolvendo um modo de pensar análogo ao filosófico. A questão primordial é que foi a Grécia o ambiente propício que deu todas as condições para a Filosofia se desenvolver.
@henriquespindola52812 жыл бұрын
Concordo com o Senegalês. Acho que dizer que a filosofia nasceu na Grécia tem sua utilidade, sem dúvida. Mas despojar isso de uma historicidade é absurdo.
@eduardoassis6572 жыл бұрын
Não sei se a filosofia nasceu na grécia mas com certeza a socidedade ocidental hoje é baseada na política e filosofia grega
@ederacipreste7974 Жыл бұрын
A filosofia é o campo da discussão e é interessante o ponto de vista. Porém, o que ele diz sobre a filosofia ser isso ou aquilo não é de nenhuma maneira algo novo.
@lypesarkis2 жыл бұрын
Os vedas, com mais de 1.500 anos antes de Cristo já descrevia inúmeras balizas do que hoje conhecemos por "filosofia".
@jorgecosta36312 жыл бұрын
A+
@anaclaudiapereira11072 жыл бұрын
👏👏👏👏
@esterxavier39822 жыл бұрын
Sensacional Mateus! Saber da existência desse filósofo senegalês alegra meu dia! E principalmente por ele apresentar um importante pensamento que a filosofia é revolucionária, pois é isso que ela é, é isso que ela faz conosco. Revitaliza nosso pensar, revolve nossas crenças ou seja, nos faz sair desse falso conforto de tudo que está dado! E claro a África é o berço da humanidade portanto, nada mais natural que provenha dali o cerne da filosofia que é o debater! Obrigada 🙏🏽
@MarcelodeItapecerica2 жыл бұрын
Outro autor que é contrário a este posicionamento da origem grega da filosofia é o Lévinas. Lévinas diz algo muito parecido a este filósofo. Lévinas no livro ensaios (não lembro o capítulo) conclui que em todos os tempos as pessoas tiveram problemas éticos e pensaram sobre estes problemas; não é sensato pensar que as pessoas que se debruçaram sobre estes problemas que são estritamente filosófico não pensaram tais problemas de maneira teórica e metódica. Outra coisa é que isso perpassa pela definição de filosofia; muitos consideram Confúcio como filósofo e ele nunca teve contato com os filósofos ocidentais; outro consideram Diógenes, O cínico, filósofo, sendo que muito do que sabemos dele são meras anedotas iconoclastas e nada de estudo...
@mercurio18032 жыл бұрын
Algo
@AlineSouza-ho3wf2 жыл бұрын
Para mim filosofia é grega, pois os gregos sofreram influência de outros povos que contribuiu para o desenvolvimento de sua cultura, mas só eles souberam criar hoje o que chamamos de filosofia.