Segundo o historiador de filosofia Nicola Abbagnano existem na história 4 significados do termo "dialética": 1) Dialética como método da divisão (Platão): a famosa forma socrática de dialogar entre diversos pontos de vista; 2) Dialética como lógica do provável (Aristóteles): processo do silogismo que parte de premissas prováveis; 3) Dialética como lógica (Estóicos): lógica analítica; 4) Dialética como síntese dos opostos (Hegel). Mas todos tem em comum o conceito de discussão de uma tese que é refutada por uma tese adversária, emergindo uma resultante desse conflito.
@sebastiaocarlos9742 жыл бұрын
Muito bem Glauber👏👏👏 Apreendeu em síntese o conhecimento na ciência de Karl Marx em duas áreas específicas, a "economia política" pela crítica à está e à "sociologia", articulada por fundamentação em uma específica "filosofia".
@sequela12342 ай бұрын
Muito bom Glauber! Obrigado Camarada!
@MHVideos133 жыл бұрын
Parabéns pelo conteúdo. Confesso que não sou adepto do marxismo, e tenho minhas divergências, mas como gosto de pesquisar sobre esses assuntos, vejo que você explica de uma maneira muito clara e objetiva. ;)
@Xletcs Жыл бұрын
Muito bom ter esse conteúdo gratuito
@andreluizcarniello75714 жыл бұрын
Muito bacana. Nos manuais de ensino sempre vemos a oposição idealismo e materialismo, após sua explanação pude ver que o idealismo alemão também tinha um olhar na realidade material, obrigado.
@FilosofiaVermelha4 жыл бұрын
Isso aí, André! Abraços!
@mauriciosallasalla67954 жыл бұрын
Muito esclarecedor o video. Sempre que o tempo permite, vou assistindo seus comentários. Muito bons. Um abraço, camarada.
@FilosofiaVermelha4 жыл бұрын
Obrigado, Mauricio! Grande abraço!
@thiagovidal8972 Жыл бұрын
Camarada seus vídeos são ASMRs do conhecimento marxista.
@ianmaria68905 жыл бұрын
Direto, sintético e didático como sempre. Tmj camarada!
@FilosofiaVermelha5 жыл бұрын
Muito obrigado, camarada! ✊🏼✊🏼✊🏼
@marcoscaio60344 жыл бұрын
Tive a oportunidade de ler recentemente esse escrito do Lênin, de fato é um trabalho de síntese excepcional! ✊🏽
@sebastiaocarlos9742 жыл бұрын
Muito bem Glauber👏👏👏 Apreendeu em síntese o conhecimento na ciência de Karl Marx em duas áreas específicas, a "economia política" pela crítica à está e à "sociologia", articulada por fundamentação em uma específica "filosofia".
@gustavomagalhaes96265 жыл бұрын
Glauber ja pensou como voce seria dando aula para ensino medio, caso não tenha? Agradeço a um professor meu do 2o ano que me indicou esse livro e me fez ver como a sociedade é divida e o marxismo é como disse, um monstro de tão profundo
@FilosofiaVermelha5 жыл бұрын
Valeu, camarada! Eu gostaria, mas infelizmente nunca dei aulas para o ensino médio, e mesmo se estivesse no Brasil seria complicado, pois eu fiz bacharelado ao invés de licenciatura, e isso dificulta muito pra conseguir uma vaga (mesmo tendo mestrado). Meu primeiro contato com o marxismo também foi com uma professora de história, que me emprestou o Manifesto (sem eu pedir). Mudou minha vida.
@rafaoliveira33335 жыл бұрын
No meu caso, foi um professor de sociologia que me emprestou o livro "O Princípio do Estado e Outros Ensaios" de Bakunin e a partir daí, passei a me interessar por ideias socialistas
@brunoreis4203 Жыл бұрын
@@FilosofiaVermelhaDoutrinação escolar aí.Pra quem não tem personalidade e racionalidade,pode cair nessa ideologia genocida e fracassada.No entanto,não importa quão iludido e desonestos marxistas são,é impossível defender essa ideologia,visto que,no papel talvez funcione,já na realidade fracassou.Abraço pra Olga Benário.
@raquelyalves66594 жыл бұрын
Perfeito e cirúrgico, como sempre!👏👏👏👏 A forma como vc aborda os temas aqui gera uma vontade de se aprofundar neles, mas sem o medo de não entender nada.
@SaronS83 жыл бұрын
Todo mundo que se aprofunda no tema, percebe que marx não conseguiria provar, muito mesmo colocar em prática, suas teorias.
@marlycanto68252 жыл бұрын
Agradeço por compartilhar seus conhecimenrs. Desejo o.melhor p você!
@MrAlexandreluna3 жыл бұрын
Parabéns pela explicação. É de conteúdos como esse que a internet precisa.
@azulmarinho8815 жыл бұрын
Vivendo e aprendendo. Vi essa caracterização dos 3 pilares pela primeira vez no Hobsbawm (Como mudar o mundo, Marx e o marxismo). Muito bom ter aberto a conta no twitter! já, já seu canal aparece no radar da cena vermelha da internet brasileira e ganha o reconhecimento que merece rs
@FilosofiaVermelha5 жыл бұрын
Que legal, parece então que ele também segue esta abordagem de Lênin! Vamos ver se o algoritmo do KZbin nos coloca no radar! Abraços!
@PauloHirth4 жыл бұрын
Toda baboseira teórica de Marx, serve apenas para desviar a atenção do que realmente é o comunismo: um manual de IMPLANTAÇÃO DE DITADURAS através da MENTIRA, de engano, traição, dominação, desumanização, escravização, o único caminho para os desqualificados da pior espécie obterem poder absoluto. Os partidos socialistas são organizações criminosas doutrinadas com histeria coletiva, seus membros removendo deles toda racionalidade e escrúpulos, valores e limites morais. O socialismo existe apenas porque é uma ferramenta poderosa de dominação e perpetuação no poder, exigindo apenas a psicopatia como pré-requisito, exatamente o que são todos os líderes comunistas, pessoas absolutamente inescrupulosas. O socialismo causou a morte de mais de 120 milhões de pessoas inocentes entre 1917/2004, não bastasse, eles são socio-fundadores do narcotráfico na América Latina, não bastasse ainda encherem bolsos e cuecas, drogaram nossos jovens, molestaram nossas crianças! Os socialistas estão sempre ao lado de tudo o que não presta, buscando tudo que possa gerar inviabilização profissional e social, degradação e conflitos, pois a materia prima de seu trabalho sujo é o desespero dos famintos. Ao abolir a "propriedade privada" eles tomam TUDO DE TODOS e somente eles ditam quem vai receber ou não. Os socialistas são financiados por bilionários globalistas, apoiados por ONGs, fundações internacionais como a "OPEN SOCIETY", homens diabólicos como David Rockeffeler, George Soros, para financiar e implementar governos fantoches, impostores cujo objetivo é roubar países de seus povos, como vemos hoje na venezuela, mais um genocídio pela fome e do criminaliade incentivada. O pior burguês é o burguês comunista, fica rico sem nunca produzir nada, ainda pior tomam e deixam sem quem produziu... o comunista é o pior dos bandidos! nem mesmo os próprios comunistas acreditam no que pregam, eles jogam O POVO no nesse abismo, então enchem os bolsos e cuecas e vão viver na Europa com a máfia que os financianciou, no luxo! Eles são a "ESQUERDA CAVIAR", depois colocarão seus filhos e comparsas nas Cortes da Justiça, nas Delegacias, em TODOS pontos-chave do poder, controle e influencia para assim se perpetuam-se às custas da miséria e do sofrimento do povo! Os comunistas são os filhos de Lúcifer, o primeiro revolucionário!
@mariainescantante30123 жыл бұрын
@@PauloHirth nossa parabéns pelo seu comentário!!!
@PauloHirth3 жыл бұрын
@@mariainescantante3012 Obrigado, compartilhe, é para que nossos filhos e netos não serem enganados e terem suas vidas destruídas por esses malditos.
@mariainescantante30123 жыл бұрын
@@PauloHirth q le,gal vc ter me respondido , li o seu comentário para minha filha de 13 anos e pensei realmente em compartilhar seu texto , e ainda pensei em te pedir autorização , obg vou tirar um print ,POIS hj fraguei a professora de português elogiando o Paulo Freire, entrei na aula on-line e a desmacarei disse a ela q ele não tem merecimento d ser lembrado em sala de aula ,e ainda mais se tratando de língua portuguesa....kkkk mto obg!!!
@sebastiaocarlos9742 жыл бұрын
Muito bem Glauber👏👏👏 Apreendeu em síntese o conhecimento na ciência de Karl Marx em duas áreas específicas, a "economia política" pela crítica à está e à "sociologia", articulada por fundamentação em uma específica "filosofia".
@Lustawaii Жыл бұрын
Bom video sobre a história de Lênin
@genilsonsouza4694 Жыл бұрын
Parabéns pelo trabalho.videios de qualidade e muito ditatico com um grande conteúdo.
@TA-bj1tm Жыл бұрын
Quando vi a camiseta, já cheguei dando like. Sou da área de exatas, mas tenho um respeito profundo por toda influencia que Marx, Engels e outros nos deixaram. Um país que baseia se de forma honesta nas ideias marxistas, há mais Justiça social. Abraços 🇧🇷🇫🇷
@Felipe-wo9sb Жыл бұрын
Sujando o nome do pessoal de exatas. Pare de desonrar o mundo das exatas e procure seu povo nas humanas.
@ibsfabis Жыл бұрын
@@Felipe-wo9sb Ele prova que nem todo pessoal de exatas é alienado e desconectado da realidade (imbecil mesmo).
@guelspace Жыл бұрын
Não existe essa separação de mundo entre pessoas de exatas e pessoas de humanas, para de viajar doidao @@Felipe-wo9sb
@SevGado Жыл бұрын
@@guelspace mas nao da pra negar q quem é mais de exatas tende a ser menos critico ao sistema
@robertomagalhaes3469 Жыл бұрын
@@Felipe-wo9sbolhem, temos aqui uma calculadora humana. Mas para o azar do dito, tais calculadoras tornaram-se inúteis após Turing.
@rodrigoferreira95274 жыл бұрын
A corrente segundo o que o Lênin escreve, é harmônica e completa,não importa qual a visão do autor,já que nos processos social-científicos o que mais se trata é de processos factuais. Esta é a dificuldade que o intelectual brasileiro tem kkk. Me lembro do dia em que eu fui debater com o professor de economia,e no dia seguinte eu fui chamado na sala do coordenador do meu curso só para dizer que ele e todos os intelectuais revolucionários eram ´´dogmáticos``; realmente,eu concordo que não existe oposição entre materialismo e idealismo.Pelo que pude analisar,o materialismo é abordado com um método específico,já o idealismo também,no entanto,existe um ponto de divergência:´´a perspectiva``,para os idealistas não importa se o conceito de verdade é absoluto,desde que todos possam absorvê-la à medida que o indivíduo vá repetindo o discurso raso. Para o camarada ver o quão é complexo perceber este detalhe,não é para todos. Aviso:´´há uma confusão entre o que é uma análise e um discurso,dois aspectos que confundem a mentalidade burguesa``
@henriquekoala20114 жыл бұрын
Professor, te encontrei aqui pocurando por Hegel, estou apaixonado por sua didatica. Excelente, meus parabens
@FilosofiaVermelha4 жыл бұрын
Obrigado, Henrique! Fico feliz por poder contribuir! Abraços!
@FilosofiaVermelha4 жыл бұрын
Obrigado, Henrique! Fico feliz por poder contribuir! Abraços!
@cidineymartins2877 Жыл бұрын
Todo comunista é um imbecil ou mal caráter mesmo simples assim! Porque onde foi tentando a implementação dessa ideologia deu errado e teve destruição do ser humano.
@williamandrewshermenegildo68864 жыл бұрын
O design e a forma de apresentar os vídeos do canal está melhor do antes, está mais profissional e formal.
@FilosofiaVermelha4 жыл бұрын
Obrigado, William! Estamos tentando melhorar!
@sebastiaocarlos9742 жыл бұрын
Muito bem Glauber👏👏👏 Apreendeu em síntese o conhecimento na ciência de Karl Marx em duas áreas específicas, a "economia política" pela crítica à está e à "sociologia", articulada por fundamentação em uma específica "filosofia".
@elizeudelziovo35715 жыл бұрын
Sempre bom te ouvir camarada
@FilosofiaVermelha5 жыл бұрын
Muito obrigado, Elizeu! Sigamos juntos! ✊🏼✊🏼✊🏼
@elizeudelziovo35715 жыл бұрын
@@FilosofiaVermelha com ctz Hasta siempre
@ThiagoSouza-zj3rx3 жыл бұрын
Conheci primeiro o teu podcast e no depois de uma cara encontrei por acasou o canal Gosto das tuas aula ^^
@marilenenogueira78824 жыл бұрын
Como sempre brilhante.
@ateuinforma4 жыл бұрын
Caro, o próprio Lênin opõe materialismo a idealismo e critica quem opõe idealismo a realismo, em Materialismo e Empiriocriticismo. Materialismo não é tão simplesmente "se preocupar com a vida na terra" e Lênin é plenamente consciente disso. O fato de que Hegel se preocupa com questões "mundanas" não anula a oposição semântica entre idealismo e materialismo e também, obviamente, não torna qualquer forma de idealismo desprezível. Mas, sim, mesmo Lênin é consciente da oposição, que tem a ver com a origem da realidade. Se, em última instância, de base material ou ideal.
@FilosofiaVermelha4 жыл бұрын
Hegel não atribui a origem da realidade a nenhum tipo de "ideia". Isso, na verdade, é uma das coisas que ele mais combateu.
@ateuinforma4 жыл бұрын
@@FilosofiaVermelha Meu caro, eu não vou avançar muito sobre Hegel, porque sinceramente não tenho competência pra abordar Hegel. Mas creio que é um tanto evidente que não há a precedência da matéria em Hegel e que sua própria vocação teologizante não pode ser desprezada. No sentido de que devamos compreender que o movimento do Espírito Absoluto e a concretização da liberdade na Terra está em uma ligação direta com a concepção de realização da dividade que precede a toda a existência. Mas, Hegel deixado de lado, Lênin em Materialismo e Empiriocriticismo não dá margem pra dúvida. Embora claramente Lênin seja um fervoroso defensor de Hegel, especialmente por causa da noção do devir dialético, não resta dúvida nessa obra de que ele opõe materialismo e idealismo. Literalmente criticando quem "erradamente" (para o Lênin) tenta criar a dicotomia entre idealismo e realismo, como faz a tradição regularmente. E eu diria, a fora o próprio Lênin ter essa posição (com a qual concordo), não me parece, por exemplo, errado dizer que Platão é Idealista E Realista. Explico: as "ideias" EM Platão são hipóteses (como chamadas no Fédon) elaboradas exatamente para se conceber coisas que não se imiscuem com a percepção humana, na pretensão de evitar o relativismo. Portanto, em Platão, “ideias” são auto kat’auto (em si mesmas por si mesmas), de modo que se chega até elas pela intelecção, mas elas não dependem da intelecção para existir. São formas puras. Portanto, há claramente um realismo, vez que ontologicamente elas são “coisas”, por serem que compõem a realidade objetivamente totalmente independente dos seres humanos, podendo os humanos pela intelecção alcança-las apenas (e olhe lá).
@ateuinforma4 жыл бұрын
Veja, meu amigo: " O primitivo idealismo de Mach e Avenarius é reconhecido pela literatura filosófica; mas também se reconhece que o empiro-criticismo se esforçou, posteriormente, por se orientar para o materialismo. O autor francês Couwelaert, que já citamos, vê, nos Prolegômenos de Avenarius, o “idealismo monista”; na Critica da experiência futura (1888-1890), o "realismo absoluto”, e, na Concepção humana do mundo (1892), uma tentativa de “explicar” essa marcha à ré. Observemos que o termo realismo é empregado aqui como antônimo do termo idealismo. Mas seguindo, neste ponto, o exemplo de Engels, não uso nesse sentido senão a palavra materialismo. Considero essa terminologia como a única exata, tanto mais que o termo realismo é adotado pelos positivistas, bem como por outros confusionistas que oscilam entre o materialismo e o idealismo. Basta, no momento, guardar na memória que Couwelaert constata esse inegável fato de que, nos Prolegômenos (1876) de Avenarius, a sensação é considerada como a única realidade, que a substância é “eliminada” (conforme o principio da “economia do pensamento”!) e que, na Critica da experiência pura, o físico é tido como a série independente e o psíquico, e, portanto, as sensações, como a série dependente. Discípulo de Avenarius, Rudolf Willy reconhece, igualmente, que seu mestre, “completamente idealista” em 1876, trabalhou mais tarde para a “reconciliação” (Ausgleich) dessa doutrina e do “realismo cândido” (loc. cit.), isto é, do materialismo inconsciente da humanidade, que admite a existência, independentemente de nossa consciência, do mundo exterior. Oskar Ewald, autor dê um livro intitulado Avenarius, fundador do empiro-criticismo, escreve que essa filosofia “alia os elementos (no sentido comum da palavra e não no sentido que lhe empresta Mach) contraditórios do idealismo e do realismo" (seria melhor dizer “do materialismo”)." www.marxists.org/portugues/lenin/1909/empiro/02.htm Nesse caso, creio, Lênin tem absoluta razão.
@jorgemachado53174 жыл бұрын
@@ateuinforma Sempre opus o idealismo ao materialismo, mas acho que o Glauber tem razão nesta. Para Hegel a origem da realidade está na contraposição entre ser e nada. Como ele pensa que todas as coisas contém dentro de si o seu contrário, ele deduz que o ser só pode existir em função do nada, desta contradição nascendo a realidade, mas não de uma ideia, da própria materialidade do mundo. Mas realmente ele pensa que as ideias dos homens serão posteriormente, responsáveis por movimentar a história
@ateuinforma4 жыл бұрын
@@jorgemachado5317 "Ser" e "Nada" n"a origem da realidade", como você menciona, é EXATAMENTE idealismo, pelo que vejo. Não é a palavra "ideal" que qualifica como "idealismo", o que qualifica é que os conceitos precedem ontologicamente a existência no idealismo. Para um materialista, a base ontológica é a matéria, não "ser", "nada", "devir" ou qualquer outro conceito. A matéria em devir é o fato do qual se deriva qualquer compreensão conceitual nossa desses momentos de movimento da matéria específicos. A acusação não é de que Hegel era "não pragmático, pois idealista". Ele é idealista exatamente porque a matéria não tem precedência ontológica.
@lindalvalindalva93042 жыл бұрын
Edmund Wilson explica "o mito da dialética " , no livro Rumo à Estação Finlândia. Explicação simples, seguindo a navalha de OCcan.
@cleonilsonmarques84202 ай бұрын
Hegel é uma leitura muito profunda....
@genildamoura67792 жыл бұрын
Adorei a aula fala super bem, bem calmo tem umas que os professores falam muito rápido
@sandracosta87706 ай бұрын
Gostei muito da sua forma de ensinar.
@joaocouceiro5334 жыл бұрын
Consagrado, amo seus vídeos. Mas mais-valia não é só acumulação do excedente do trabalho. Seria bacana um vídeo sobre isso.
@vixsoft5 жыл бұрын
Como sempre, ótima didática. Parabéns Camarada!
@FilosofiaVermelha5 жыл бұрын
Obrigado, Vinícius! Adelante! ✊🏼
@vicentejouclas25182 жыл бұрын
Bom dia, professor! Acompanhando atento o resultado de seus estudos e assim, adiantando os meus. Parabéns e obrigado! Inclusive ao KZbin, pela mídia.
@jotajr98432 жыл бұрын
Excelente...tenho uma dúvida: robôs produzem Mais-valia ? Se sim os trabalhadores estão em extinção?
@larasouza42393 жыл бұрын
explicação clara, objetiva e de fácil entendimento. Valeu, camarada! 👍🏾
@StalineS5 жыл бұрын
Massa! Otima didática! ✌✌
@FilosofiaVermelha5 жыл бұрын
Obrigado, camarada!
@jonathanb3205 Жыл бұрын
Obrigado pela generosidade em compartilhar seus saberes, Glauber. Acompanho seu canal a pouco tempo e estou aprendendo muito! Um abraço, camarada!
@pauloartista4 жыл бұрын
Simplesmente fantastico o conteúdo deste canal achei uma Jóia.
@iangomes81473 жыл бұрын
Faz mais podcast... lavo louça ouvindo. Tuas aulas são muito boas.
@luannaaoliveira54902 жыл бұрын
Perfeito!! Li o texto achei fantástico.
@clyciaalencar96683 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo 👏🏽👏🏽👏🏽
@csgandalf4 жыл бұрын
Gostei muito do vídeo. Bem didático. Nasceu pra ser professor.
@John-hz7kh5 жыл бұрын
Muito bom camarada, obrigado!
@FilosofiaVermelha5 жыл бұрын
Obrigado, camarada!!
@aalansp693 жыл бұрын
Obrigado pelo video !
@tomasdepaivacardoso95794 жыл бұрын
o teu canal e o Orientação Marxista são os 2 melhores canais de marxismo pra mim
@hermespeixotojunior7762 жыл бұрын
Camarada Glauber, quero deixar uma tema pra vc analisar. Acho que vc é uma das pessoas mais preparadas para responder esta hipótese. Existem alguns marxilogos, marxistas e muitos de esquerda liberal que frisam que o pensamento comunista nasceu da burguesia. Têm bases na burguesia. Fica a dica para um eventual quadro. Sou inscrito do seu canal e admiro muito seu trabalho intelectual. Além de eu ser amigo pessoal do Klaus Scarmolotto. Abraços.
@pedrorafael24534 жыл бұрын
Parabéns! Formidável.
@lbzera4 жыл бұрын
O que acha da crítica do José Chasin, em "Estatuto ontológico e resolução metodológica", à temática das três fontes do marxismo?
@thaleswilian5 жыл бұрын
Muito bom, camarada !!
@FilosofiaVermelha5 жыл бұрын
Obrigado, camarada! ✊🏼✊🏼✊🏼
@altairdasilva88653 жыл бұрын
Gastaria que você colosse vídeos mostrando o que é uma ditadura
@racismoambientalbr13 жыл бұрын
Grato por compartilhar.
@antonionaldolimaribeiro38834 жыл бұрын
Professor , você pode sortear um livro seu, caso tenha , para os assinantes do canal.
@abujamal65824 жыл бұрын
Obrigado, camarada! ✊️
@mariadagloriaermida84533 жыл бұрын
Ótimo video. Muito obrigada
@mariojorgelopessantana80314 жыл бұрын
Excelente reflexão camarada
@FilosofiaVermelha4 жыл бұрын
Obrigado, camarada! Abraços!
@kayrocosta57362 жыл бұрын
Ele deveria ser um professor universitário parabéns
@saulobrito18224 жыл бұрын
Amigo pode falar da relação de Lenin com os Padres da Igreja? Um deles ajudou na eletrificação da Rússia no Governo de Lenin.
@rocandel2 жыл бұрын
Muito bom!
@Dhiehrry4 жыл бұрын
Muito obrigado!
@corintomartins4673 жыл бұрын
Boa noite 🌌
@oparadigma11 ай бұрын
A gente tem que entender de tudo, estudar, ler, estar ciente do campo que nos dizemos pertencer ai vem uma desqualificada falando que só viu o musical de um visao que ela diz seguir e ainda assim é ovacionada.
@heliopintopinheiro39692 жыл бұрын
EXCELENTE!
@claytonveiga49505 ай бұрын
Nao houve ainda, na historia, uma melhor proposta de reformulacao social contundente.
@leonardocoelho4910 Жыл бұрын
Sobre a mais valia: No seu exemplo as 4 horas excedentes de trabalho não podem ser entendidas como o custo da operação? Maquinario, locação, manutenção e o que sobrar de tudo isso como um valor para quem está administrando? Digo isso porque se não houver todo esse complexo sistema produtivo, uma pessoa só não conseguiria arcar com a confecção de um sapato semelhante ao de uma indústria. Não sou especialista em nada mas entendo que não é justo comparar socialismo com capitalismo, são sistemas distintos. Porém o exemplo está dentro do sistema capitalismo. Dúvida sincera de quem está tentando entender o outro lado...
@pvF7 Жыл бұрын
Distributismo é melhor
@marciopocciotti4 жыл бұрын
Ótimo!
@FilosofiaVermelha4 жыл бұрын
Obrigado, Marcio!
@regismarat93032 жыл бұрын
Lenin se esquivou nas três fontes do marxismo. Marx não é o amálgama dessas três fontes, até porque o pensamento de Marx não poderia estar assentado em uma filosofia especulativa, na ciência política francesa e muito menos na economia política inglesa. Marx faceou esse pensamento do tempo, mas instaura uma nova posição teórica a partir da ruptura com essas filosofias.
@FilosofiaVermelha2 жыл бұрын
Esta ruptura é continuiade ao mesmo tempo. Lênin não deixa de ter razão.
@regismarat93032 жыл бұрын
@@FilosofiaVermelha Está me dizendo que em Marx há a continuidade de uma filosofia especulativa?
@FilosofiaVermelha2 жыл бұрын
@@regismarat9303 Especulativa em que sentido?
@professorzeneto96842 жыл бұрын
Tinha uma professora que dizia: só é possível filosofar em grego e alemão, cada vez me convenço mais disso, vou estudar essas duas línguas!
@guiprado2620 Жыл бұрын
Péssima professora!!
@professorzeneto9684 Жыл бұрын
@@guiprado2620 Péssima professora? Não, uma das mais competentes, sérias e preparadas que já tive. Doutorado em Filosofia Política na Universidade de Berlim, na Alemanha. O senhor fez doutorado onde?
@guiprado2620 Жыл бұрын
@@professorzeneto9684 Nossa, deixa eu bater palma aqui, espera...👏...uma palma pra ela!! Uma professora que diz "só é possível filosofar em grego e alemão" tem a mente muito fechada. Mas o senhor disse que ela estudou na Alemanha, então está entendido, isso se chama "pagar pau", em outras palavras, por isso ela disse essa asneira na qual tenta rebaixar todos os outros. Não estou nem ai para o doutorado dela e o seu, neste caso não importa qual o meu doutorado, não estamos falando sobre isso, você está querendo fazer uma comparação leviana para tentar me rebaixar por não concordar com a sua professora predileta. Olha, se você quer ser mais do que alguém faça algo de melhor e não fique comparando doutorados, que muitas vezes não levou a lugar nenhum (né?). De quê adianta uma pessoa ter doutorado e falar uma bobagem dessa.
@heliolima41744 жыл бұрын
São três categorias mas elas são unificadas no materialismo histórico. A ideologia,.por exemplo, é francês (dos ideólogos liberais como Detracy), bem como o fetichismo positivista, mas serviu para fazer a análise econômica sobre como o sistema capitalista criou duas classes antagônicas, a saber, a burguesia e o trabalhador. Na minha percepção, o fetiche reifica a mercadoria e desumaniza o produtor, inverte o real e o ideal. Primeiro que nessa inversão, a mercadoria não só ganha vida própria, ela vai representar a vontade como instrumento fisiológico de controle de fora pra dentro, invertendo também, o significado da vida, da realização humana como pessoa. Segundo que essa inversão é ideológica, pois, a lógica dela é contraditória em si. Nós pensamos em coisas, as coisas pertence a um campo de significados. Por exemplo, quando pensamos em um objeto, ele ganha significado em seu predicado, a coisa "roupa" significa vestuário para o usuário, e meio de vida para o fabricante. Neste sentido, uma coisa pensada é uma coisa-para-nos, ou seja, há uma relação entre a coisa e quem pensa nela. Coisa e sujeito pensante forma uma contradição interna, dado a relação causal. E assim ele vai dizer que burguesia e trabalhador surgem dentro do sistema capitalista, de maneira antagônica e relacionada. Não há como a coisa existir sem alguém que pense nela lhes conferindo nome e significado, tal como, não há burguesia sem o trabalhador para lhes produzir capital. Tentei simplificar, obviamente, mas acho bem análoga a forma como ele elabora duas categorias unificando em um método de análise materialista contrapondo as duas escolas sociológica e econômica. A parte histórica ele vai justificar como se deu o processo de construção desses pensamentos e para isso ele vai criticar o idealismo alemão, que ele vai se referir como ideólogos da filosofia. De Hegel ele absorve seu método fenomelogico da teoria do conhecimento, de sua lógica mas contesta sua metafísica, pois, Hegel na verdade leva uma ideia a outra, como se a história da humanidade fosse um fetiche de idéias vivas e pensadores mortos. De Feuerbach, a mesma crítica, pois para Karl Marx, a alienação não ocorre nas ideias, mas nas relações sociais. Outra vez, uma inversão entre o real e o ideal. Acredito que é impossível refutar Karl Marx por que hoje em dia nem crianças acreditam em Papai Noel. Kkkkkkkk Para Karl Marx, foram 2 mil anos de ideologia mantendo uma classe dominante no controle e provendo esse controle através da ideologia. Todas as ideias produzidas pela classe dominante, nunca terá a classe dominada como privilegiada.
@joaomarcosgomescorrea73752 жыл бұрын
Compreender o pensamento de Marx através de Lenin, eis a proposta. Marx é bem clara e completamente o que Sócrates descreve como sofista (tirando o fato de que não desfrutou de seu sofisma, o que o torna um péssimo sofista). Crítica da economia política? Fácil, sempre devemos criticá-la, é só mais uma crítica sobre o assunto, depois analisaremos mais de perto. É mesmo uma sociologia? De fato? veremos isso tbm ... Antes que me chame de reacionário, por favor ... Se quer me dar um nome me chame de Sócrates Apófaso . Voltemos a falar de marxismo ao invés de "classificar reacionários" ou interpretá-los e dizer o quanto os materialistas e relativistas são maravilhosos e "mamutescos" ... continuando .... Não criemos adjetivação "ad hominem".
@inezadaomachado1423 жыл бұрын
Comentário de engajamento.
@tiagom.venancio11434 жыл бұрын
Muito bom companheiro!
@MultiMaquinho Жыл бұрын
Bom dia
@ilkilla1003 жыл бұрын
Vim aqui por causa do curso da Sinistra
@FilosofiaVermelha3 жыл бұрын
Qual curso?
@ilkilla1003 жыл бұрын
@@FilosofiaVermelha a Sinistra Máquina de Memes (uma página do Facebook) abriu grupos de estudos com orientadores para ensinar sobre marxismo. Seu vídeo foi indicado como um material que ajuda a entender Lenin
@JoseSantos-xh9mp3 жыл бұрын
Eles tentam refutar mas são miseravelmente falhados... Tenho um livro ( Historia das ideias politicas) de um liberal que afirma que Hegel era um vira casaca. Isso é verdade?
@altairdasilva88653 жыл бұрын
Obrigado
@augustocunha16517 ай бұрын
A quarta ferida narcísica! Desvelou como a sociedade funciona verdadeiramente.
@altairdasilva88653 жыл бұрын
Forte abraço
@mariaaparecidapiccinelli17033 жыл бұрын
Em Cuba não são assalariado ,e veja como vivem os cubanos muito triste
@roselimartins18142 жыл бұрын
😀
@dvarjao44 жыл бұрын
Top
@FilosofiaVermelha4 жыл бұрын
Valeu, Davi!
@lucasgomes3403 Жыл бұрын
Muito bom vídeo, mas ficou um pouco complexo!
@suelilucio50273 жыл бұрын
Gostei.
@uelinton0074 жыл бұрын
Show
@TiagodeLimaVitorio3 жыл бұрын
Like
@altairdasilva88653 жыл бұрын
Gostaria que você me ligasse
@altairdasilva88653 жыл бұрын
Acho que eles não sabem o que é
@deboratavares56254 жыл бұрын
✊
@altairdasilva88653 жыл бұрын
Cara blz
@samuelmachadodossantos76983 жыл бұрын
Uma coisa essa turma trabalha? Então vcs devem odiar os patrões de vcs né? Vai viver da filosofia e da arte 😄
@Rodion19932 жыл бұрын
Uau, esse é seu argumento contra o marxismo? Jênio!
@netomello80933 жыл бұрын
👍🏻😁👏🏻
@emillymanco14313 жыл бұрын
Vim ver o vídeo para me ajudar nas aulas, mas infelizmente n me ajudou mto, msm assim obgd
@Kenyarte2 жыл бұрын
Criatura, não existe comunismo cristão!
@isaiassousa69313 жыл бұрын
ESTADO: ÓRGÃO DE GERENCIAMENTO DO ESTADO, E NÃO " UM PODER CENTRALIZANTE" COMO PROPÔS MARX
@meusako2 жыл бұрын
trotsky é a palavrao aqui kk
@isaiassousa69313 жыл бұрын
MATEUS 6: 33
@cosanostrastories36512 жыл бұрын
Promete so coisas boas mas na prática não fuciona
@HAMUD-i1x Жыл бұрын
China
@marcovieira563610 ай бұрын
@@HAMUD-i1x A China é uma economia de mercado sob uma ditadura de nome socialista.
@marciofani5274 Жыл бұрын
Nao existe esse monstro.que essa pessoa falou.essa pessoa ,nao sabé nada pra.opinar.
@cheroso1000 Жыл бұрын
Estou decepcionado, não há debate. Se você discorda da filosofia marxista você é atacado e ignorado.
@angeliecrystalarcquell8 ай бұрын
Quem disse? Há debate, sim, mas com pessoas bur.ricas como você, não. Seria perda de tempo.
@FantasyWar-r2j7 күн бұрын
Ah e sempre houve debate. Desde quando Marx era vivo. Você tá batendo num espantalho
@educadoraemconstrucao94533 жыл бұрын
Como sempre fora do mundo real! Só falta lula livre
@klebergomes46894 жыл бұрын
Procura ser objetivo. Começasse a contar a história da vida dos outros e nada de ir direto ao ponto de forma prática. Falar bonito com palavras rebuscadas não torna teu vídeo mais interessante. O q interessa mesmo tu não conseguir falar nos primeiros 2 minutos do vídeo. Ou seja 20% de cara já foram desperdiçados.
@FilosofiaVermelha4 жыл бұрын
Vá à merda. Crie o seu canal e faça lá do seu jeito. Não sou seu empregado e não estou aqui pra fazer vídeo pra vc. Folgado pra caralho.
@Stories_evandrogueded Жыл бұрын
Odeio ciências humanas tanta discórdia lado a e a lado b : "eu estou certo e você errado" no fim todo mundo tem sangue vermelho e vai morrer.