Рет қаралды 7,876
A palavra lépton vem do grego, Leptós (λεπτός) e significa “pequeno e leve”, e isso se dá pois são partículas com massas bastante diminutas, o que propícia que possam ser mais facilmente acelerados na velocidade da luz. Todo lépton, também é um férmion, ou seja, são partículas fundamentais do sistema padrão da física. Um fato importante dos Léptons é que eles se comportam como onda e partícula, sendo que, quando interagem com outras partículas, os léptons carregados são partículas pontuais, entretanto, quando se movem pelo espaço, acelerados próximos da velocidade da luz, essas partículas se comportam como ondas.
Os léptons carregados, são partículas com massa muito pequena, mas possuem cargas. Eles têm spin semi-inteiro (+1/2 ou -1/2), e não são afetados pela força nuclear forte.
Existem 3 tipos de léptons carregados, no caso o elétron, o Múon e o Tau. Desses 3, o mais massivo é o Tau, que é praticamente 3000 vezes mais massivo que o elétron. Enquanto o elétron, representado por “e-”, tem massa de 0,51 MeV/c2, o Tau, representado por “t-” tem cerca de 1777 MeV/c2. Por sua vez, o Múon, representado por “μ−”, tem massa de 105 MeV/c2, ou seja, 200 vezes maior do que a massa do elétron. Para as 3 partículas há uma localização de carga negativa de 1 unidade.
Essas partículas interagem com campos magnéticos, com o campo gravitacional, e também são afetadas pelo decaimento radioativo, em outras palavras, a força nuclear fraca.
A existência do múon e do tau, se condiciona a geração de elétrons e neutrinos. Em outras palavras, os léptons mais massivos geram neutrinos, os quais interagem entre si para gerarem elétrons. O tau e o múon são o fruto de colisões de alta energia entre partículas bariônicas, como as que são aplicadas em aceleradores de partículas ou por intermédio de raios cósmicos.
A descoberta dos múons ocorreu na Caltech, que é o centro de Tecnologia da Califórnia, na cidade de Passadena (local onde Sheldon Cooper e o Leonard Hofstadter trabalham na série The Big Bang Theory). O descobridor dessa partícula foi o físico americano Carl David Anderson no ano de 1936. Os testes de Anderson com raios cósmicos passando por um campo eletromagnético demonstraram que algumas partículas acabavam se comportando de modo diferente ao dos elétrons e dos prótons. Em outras palavras, deveria ser uma partícula muito parecida ao elétron, mas mais massiva. Basicamente, somente em 1937, os múons foram confirmados, utilizando uma Câmara de Wilson, que é um equipamento que se utiliza de vapor de água interagindo com raios cósmicos e raios gama, o qual leva a partículas ionizadas, deixando rastros que podem ser fotografados.
A descoberta do Tau ocorreu no ano de 1975, por Martin Lewis Perl, no Centro de Aceleração Linear de Stanford (SLAC), usando para isso um acelerador e colisor de partículas de 8 GeV. O mais interessante é que essa partícula só foi percebida por traços, já que após a colisão ela decaia a elétron, múon e um neutrino, em menos de 2,9 x 10-^13 s. Logo, deveria existir uma partícula massiva originando essas partículas após a colisão.
__________________________________
Livro para estudar Física Quântica
Ótica, Relatividade e Física Quântica (Moysés) - amzn.to/3LRnzcy
Links de Livros de Ciências
1. A Origem das Espécies (Darwin) - amzn.to/3VCDe1x
2. Pálido Ponto Azul (Sagan) - amzn.to/3FfsOzP
3. Cosmos (Sagan) - amzn.to/3FaoJww
4. O Mundo Assombrado pelos Demônios (Sagan) - amzn.to/3VDOmLz
5. Contato (Sagan) - amzn.to/3ONngzd
6. Uma Breve História do Tempo (Hawking) - amzn.to/3AT8LUL
7. O Universo numa Casca de Noz (Hawking) - amzn.to/3EHEfhX
8. Astrofísica para Apressados (Tyson) - amzn.to/3OHNTFM
9. Homo Deus. Uma breve história do amanhã (Harari) - amzn.to/3F7M55U
10. Sapiens. Uma breve história da humanidade (Harari) - amzn.to/3EOtY3g
11. Os Botões de Napoleão: As 17 Moléculas que Mudaram a História (Penny le Couteur) - amzn.to/3FjzBbz
12. O Sondo de Mendeleiev: A Verdadeira História da Química (Paul Strathern) - amzn.to/3XDiCIe
13. A Dança do Universo (Gleiser) - amzn.to/3UgfYFa
14. O Fim da Terra e do Céu (Gleiser) - amzn.to/3in0Uso
15. A Harmonia do Mundo (Gleiser) - amzn.to/3XESEEd
Xiaomi Redmi Note 11s 5G 128 GB Preto 6 GB de RAM: amzn.to/3EdZedc
____________________________________________
Redes sociais do canal:
Facebook: / cienciaquimica1
Blog: licenciandoemq...
Site sobre o meu doutorado: exposicaomusea...
Agenda do Canal:
Toda terça-feira: Vídeos sobre curiosidades científicas.