Esse texto não merecia nem resposta, mas é bom você mostrar sua honestidade intelectual e profissional.
@ateuinforma4 жыл бұрын
Olá, Gustavo. Não posso ter certeza, mas pelo visto você está optando por uma postura não vexatória. Creio que isso beneficia a todos.
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
ateuinforma. Não é meu objetivo abordar de forma vexatória a ninguém. Se, por vez ou outra o faço, é porque todo contexto assim exige. Quando há indícios claros que longe de ser uma mera interpretação ou visão do mundo, existem falsificações conscientes e tentativa de manipular os temas tratados. No caso do Saia de Matrix, quanto aos temas abordados, pelo pouco que vi, parece-me apenas ideias e elaborações que não concordo e me parecem insustentáveis de um ponto de vista teórico. Então, eu jamais teria outra postura.
@ateuinforma4 жыл бұрын
Fico feliz.
@leandrowilliansdasilva91074 жыл бұрын
Tenho acompanhado seus vídeos, principalmente o curso do O Capital, depois do seu canal, voltei inclusive para o estudo do O Capital, estou lendo Izaac Rubin ( indicação sua ), e comprei o seu livro, Marx e a história, que lerei em seguida. Fui militante do PSTU do final de 90 até meados dos anos 2000. Infelizmente, discutir a rigor as categorias de Marx na forma que você aborda didática é poucos, e essa resposta do cara do saia da Matrix é estúpida, apelativa e tratou de atacar você e sua corrente política, isso é um sinal; força camarada você está no caminho certo. Abracos
@NobleMarcos4 жыл бұрын
Você é realmente o cara mais sério e focado dentre os esquerdistas do youtube. E digo isso como alguem não de esquerda. Uma coisa que o humberto tem em comum com o nando moura é chamar os outros de menino, uma coisa tão simples que revela tão bem o caráter.
@EEFL28954 жыл бұрын
Eu soube que você não é de esquerda qua do li "esquedista" kk
@joaocouceiro5333 жыл бұрын
Ele chama de meninos as pessoas que acham que o anarcocapitalista é alguma teoria, o que é pura verdade hehehe. Mas Ad Hominem nunca é algo bom.
@ewertonvieira99254 жыл бұрын
O engraçado é que acusa de catedrático mas recorre a umas das práticas mais disseminadas na academia: fugir do debate e ficar no clubinho.
@seboencantodocordel87934 жыл бұрын
Cara, seu canal é extremamente fundamental tem me ajudado muito em voltar a estudar e ler Marx e a história das lutas sociais. Deixe sempre uma bibliografia é muito importe.
@leandroadriano27344 жыл бұрын
Gracias Gustavo. Realmente vale la pena escucharte y sacar notas de sus videos y agregarlos a los libros de Marx. Te lo indiqué a algunas personas aquí en Montevideo, obviamente aquellos que sepan portugués. Y para cerrar otro día en un otro video tuyo donde me direccionaba a la página de la editorial donde vende tu libro la verdad el enlace me llevó a una que deba ser una página engañosa y no pude ver el libro. Suerte con el trabajo que estás haciendo y vuelvo a agradecerte por este espacio. Gracias.
@mariahuszcz11444 жыл бұрын
Vim pelo canal do Henry Bugalho, e já me inscrevi e vou ficar por aqui! Vou criar coragem e começar o curso O Capital...
@hugomarinfumagali88044 жыл бұрын
Comentando para gerar engajamento
@MrJulioan4 жыл бұрын
Pra cima deles Gustavo!!!
@Rotricus4 жыл бұрын
Camarada, vc manteve o debate em altíssimo nível! Parabéns! Mui grato por todo esse precioso material de estudo que vc tem disponibilizado aqui no canal! O seu trabalho vai fazer os "marxistas" da economia voltarem a respeitar Marx, ou se afastar dele de vez, ambas coisas excelentes!
@daniellebre14 жыл бұрын
Os vídeos do Gustavo são uma aula de rigor e honestidade intelectual, acompanhei o Humberto por muito tempo, mas agr tô bem decepcionado com ele.
@DNRJ461BSB4 жыл бұрын
Mas, vc acha que o trabalho do Humberto deve ser desconsiderado?
@daniellebre14 жыл бұрын
@@DNRJ461BSB po, não da pra dizer isso de todo o conteúdo do cara né, ele tem razão em muitas coisas que diz, o problema pra mim é a defesa completamente anti-marxiana de China, Coréia do Norte ou qualquer anti-imperialismo como socialismo, o que só afasta as pessoas do marxismo.
@daniellebre14 жыл бұрын
@@DNRJ461BSB praticamente não assisti ao Humberto esses últimos 6 meses, e pra quem quer aprender Marx realmente não faz falta nenhuma
@lucascamelo30792 жыл бұрын
@@DNRJ461BSB eu cheguei a conhecer o canal dele e ver alguns vídeos, mas muita coisa que ele falava não fazia sentido pra mim, depois achei o orientação marxista que é um canal muito mais coerente, que sou capaz de interpretar e concordar na maioria dos aspectos.
@claudiogoncalves804 жыл бұрын
Quanto a seu canal Gustavo, é bem didático, claro e pedagógico. Sou professor e sei reconhecer quando alguém passa uma boa informação. Continue.....
@pedrolucasmont4 жыл бұрын
Ótimo vídeo, Gustavo! Espero trombar contigo na ufmg em alguma oportunidade. Abraços.
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
Se não trombarmos, marcamos um café por lá
@lukasmatheus47774 жыл бұрын
Ele estuda o que lá?
@brunnogurgel30764 жыл бұрын
@@lukasmatheus4777 O Gustavo é doutorando em Filosofia
@brunonascimentofavero60974 жыл бұрын
Decepcionante esses comentários do Humberto, tenho algumas divergências com alguns vídeos seus mas vejo seriedade no seu trabalho e naquilo que defende (mesmo aquilo que discordo). Acho que alguns vídeos do Humberto têm utilidade para algumas pessoas que estão se aproximando de um debate marxista mas têm muitos desvios ao mesmo tempo, no fundo é um keynesianismo enrustido disfarçado de marxismo. Veja nos vídeos e podcasts que ele aborda o problema da crise capitalista, ele sempre aborda a crise a partir de um viés da demanda, e embora a demanda seja um fator importante ela está longe de ser o determinante principal na gestação da crise capitalista que vem muito mais da queda da taxa de lucro.
@iagoreis52514 жыл бұрын
Não é não. Ele deixa muito claro seu horizonte revolucionário com medidas keynesianas na transição. Só isso.
@Joaopauloggarcia4 жыл бұрын
simpatizo com humberto e demais youtubers que procuram abordar o marxismo, mas tenho que dizer que essa resposta dele fui muito infeliz...ele próprio já fez vídeos de "treta" com uns liberais youtubers...apoio demais as polêmicas no youtube, acho que a plataforma é boa pra esse modelo! além disso, tamo precisando de mais debate mesmo. você podia reagir a algum vídeo do IELA UFSC, é o meu canal preferido e por isso mesmo gostaria de ver suas críticas a ele! Honestidade intelectual é colocar as próprias conclusões à prova do debate e não se deixar guiar por convicções invioláveis.
@rodrigo95004 жыл бұрын
Acompanho os vídeos do humberto e achei estranho tbm ele ter falado sobre o gustavo querer criar treta pra ganhar views se o próprio humberto ja fez isso discutindo com os anarcocapitalistas. Acho que esses dois últimos vídeos foram didáticos em mostrar o quanto as ações se contradizem aos discursos. Se o intuito é realmente educar a classe trabalhadora por que não fazer um vídeo rebatendo os pontos levantados pelo gustavo?
@TheKingJeferson4 жыл бұрын
Sim, também apoio um reagindo às ideias em torno do IELA e do seu fundador, o professor Nildo Ouriques.
@jeann29464 жыл бұрын
Tbm estou DECEPCIONADO com o Humberto! Achei muito infantil e já perdeu um seguidor
@TheKingJeferson4 жыл бұрын
Mais um ótimo vídeo, Gustavo. Me inscrevi em vosso canal há cerca de um mês e estou gostando muito. Comecei recentemente a interessar-me pelo marxismo e seus vídeos tem clareado muitas coisas, além do seu perfil no Facebook, no qual nos tornamos amigos recentemente. Muitíssimo obrigado pelo vídeo, continue assim.
@maiaradeproenca50804 жыл бұрын
Dei uma curtida no vídeo quando vc disse que se dedica a disseminar as ideias para os trabalhadores. Mt bom.
@jblp924 жыл бұрын
Infelizmente, Humberto em vez de responder preferiu apelar...
@daniellebre14 жыл бұрын
Gustavo, faz o apoia-se, teu canal é o melhor do youtube. Faço questão de contribuir pro crescimento, mesmo que com pouco, já que ganho uma miséria
@euryanagc Жыл бұрын
O Humberto Mattos se faz de sério e respeitoso nos reacts ao "jimo" que eles chamam. Mas podemos ver aqui que quando ele quer já parte pro ataque pessoal
@Hist_da_Musica4 жыл бұрын
O texto do Humberto é um verdadeiro manual de falácia argumentativa!
@olgagomes27672 жыл бұрын
Gustavo, eu não sou marxista, sequer sou de esquerda. Me considero de centro, mas não sou dogmática. Gosto de ouvir pessoas que pensam diferente de mim. Gosto muito do seu canal e tenho muito respeito por vc. E sim, te acho bastante didático. Te acompanho já há um bom tempo. Eu nem sabia da existencia desses outros youtubers marxistas (Ian Neves, Humberto Matos, Gustavo Gaiofato, etc). Só que o algoritimo do KZbin tá promovendo demais esse pessoal. Acho que é porque o Petry (do podcast A Deriva) tem divulgado eles e o canal Meteoro também. Então os caras estão se achando. Deve ser a fama subindo a cabeça. Na entrevista que o Gustavo Gaiofato deu ao Petry, ele falou da importancia do diálogo e do debate. Achei ironica essa colocação dele, já que com vc que também é marxista, essa turminha se recusa a dialogar e debater. Por que será???
@eugeniogusmao1454 жыл бұрын
Oi Gustavo, tenho poucos conhecimentos sobre Karl Marx. Gostaria que vc, se possível e por favor, fizesse um vídeo sobre as diferenças do Marxismo de Lênin, Stalin e Trotsky, se é que existem. Obrigado
@daniellebre14 жыл бұрын
Comentando de novo pra gerar engajamento
@davidemanuel80314 жыл бұрын
Teria sido muito melhor para ele confessar sua ignorância sobre o Capital de Marx e pronto.
@joaocarloscarvalhodasilva52694 жыл бұрын
Arrasou, Gustavo.
@diegorodrigues53303 жыл бұрын
Puxa vida. Não sei o que fazer. Cheguei tarde ao canal e agora não consigo parar com esses vídeos, to ate arrumando desculpa pra ir lavar louça pra ouvir mais um. Ah se eu fosse gay... Eu tenho tentado, nesses tempos de difíceis onde pessoas próximas aderem a concepções de mundo diversas, com valores e interpretações que repudiamos, tenho me esforçado para manter a compostura, manter canal de diálogo aberto, não me inflar de raiva, permanecer no conteúdo e dissociar da pessoa. Não tem sido fácil e tô alienando até minha mãe arrebatada no Facebook. Ver Gustavo lidando com pensadores menores, menos lapidados, que o atacam desse jeito infantil por se sentirem ameaçados, o que eh natural, e eh dar recibo que jogam a toalha... Eh uma inspiração sem dúvida na forma. E quanto ao conteúdo, conquanto permanecer apresentado de forma honesta e deleitosa, só atrairá mais público e finalmente esta plataforma vai produzir celebridades que prestam. Um beijo seu gostoso 💋 Faz uns asmr falando de Marx pra eu dormir ouvindo sua voz vai? E quanto ao Humberto, conheço e acompanho mais ou menos desde início, mas como o marxismo me é bem familiar e seu conteúdo na forma não me agrada muito, com muitos cortes e tal, não sei exatamente o que propaga, mas sei que ele fala melhor nas lives que nos vídeos gravados, estranhamente. Enfim, quero dizer apenas: parem com isso de se regozijar 'gustavo destruiu fulano' ' trucidou ciclano'. Confortem os, somos todos inacabados tentando ser melhores hoje do que ontem, eh uma oportunidade de aprenderem, apesar de ser um aprendizado divertido pra quem assiste e doloroso para quem se sente humilhado. Todos que dão a cara a tapa aí e enfrentam haters e tantos feedbacks que sugam a pessoa merecem nosso respeito. Sim, Humberto aprendeu aqui uma lição valiosa de vida, de marxismo, de honestidade intelectual e de humildade que anda faltando. Mas eh humano, erra e aprende e tá do nosso lado, busca meios de ajudar a diminuir o sofrimento do capitalismo. Guardem as pedras, faz bem a todos, acreditem.
@marxmattos92324 жыл бұрын
Eu estou vendo o Humberto agir com o mesmo nível de vaidade dos que ele lutava antes, e isso é decepcionante.
@mzigaib4 жыл бұрын
Obrigado pela sua contribuição eu estou aprendendo muito, eu estou procurando aprender cada vez mais sobre o tema e é bom ouvir vários pontos, com certeza eu vou estar mais por aqui pra aprender, valeu!
@marcelm54514 жыл бұрын
gosto do seus vídeos pq todos os outros "marxistas" que encontrei no youtube não falam sobre o capital, conteúdo.
@eduardoartil4 жыл бұрын
Mais um inscrito no canal. Eu sou da área de TI e vendo esses youtubers (sabrina, jones e humberto) estava ficando incomodado com a abordagem deles em relação ao assunto. Não falo nem em relação ao conteúdo em si, porque eu não tenho bagagem para questionar, mas em relação a postura. Estava até pegando raiva de Marxismo e vou dar mais uma chance para o assunto assistindo o seu canal.
@pedrovilas-boas94584 жыл бұрын
Muito bom o vídeo. A gente que milita sofre muito esse tipo de fuga do debate com tergiversações e caricaturas. Uma postura de fundo inimiga de qualquer caráter científico no tratamento do conhecimento. Queria ver uma resposta de conteúdo do seu vídeo. Será que vai rolar?
@vitormachado91064 жыл бұрын
Gustavo simplesmente jantou o Humberto! E o mais interessante foi que dessa vez nem precisou de deboche kkkkk
@WilsonBerlim4 жыл бұрын
Faça um vídeo um dia sobre a Venezuela. Seria interessante!
@andersonmorais32994 жыл бұрын
Fiquei decepcionado com essa resposta do Humberto. Vários ad hominem, pouca abordagem ao que foi dito.
@danilodanilomandarim80694 жыл бұрын
Não sei o que me chama mais a atenção nos vídeos do seu canal...a disposição de se embrenhar por temas espinhosos com o embasamento necessário, ou uma postura hermética para com o mundo se acabando na covid19 :-D
@evalopesmachado94814 жыл бұрын
Mandou bem, Gustavo! Quem se julga melhor q os outros têm muito a aprender...
@joaocouceiro5333 жыл бұрын
Esse texto do Humberto foi RISÍVEL. Que horror.
@lucasvaliati39964 жыл бұрын
Olá, Gustavo. Primeiramente, parabéns pelo canal. Gostaria de saber se você pretende continuar com a série em que aborda os capítulos d'O Capital. A série é uma ótima referência para revisar e estudar a obra. Abraços
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
Lucas, irei continuar até o final do terceiro livro como prometido.
@p2400mhz4 жыл бұрын
“... o fato não diz nada! A questão é explicar o fato... ver como ele se conecta com a teoria...” Há muito penso sobre a lógica interna dos fatos e as aporias que chegam até nós como propagandas ideológicas. Somente a partir da crítica da economia burguesa é que pude compreender a gênese da sociedade capitalista e das contradições intrínsecas que dela emergem. Eternamente grato pelo grande serviço que você presta através deste canal. Esse tipo de luz afeta a todos de forma perene! Gratidão, meu amigo! Sua contribuição para nossa sociedade é sem precedentes neste tipo de mídia!
@Fabiowsousa4 жыл бұрын
Humberto Matos levou uma taca, bom pra ele baixar aquela soberba. E a Sabrina, vai reagir a ela também?
@eduardoartil4 жыл бұрын
A Sabrina é totalmente desconectada da realidade do povo. Vive numa bolha.
@thiagoandrade81594 жыл бұрын
Bravo Gustavo. Que canal!
@danic13782 жыл бұрын
Cara, lembrando aqui q há uns dois anos atrás eu estava no grupo dele, mas fui expulsa quando compartilhei um video seu, Gustavo! Kkk
@Rubens_Witt4 жыл бұрын
Fala de TSSI! Teorema de Okishio! Por favor.
@PassandoTrotsky4 жыл бұрын
Vendo agora e profundamente triste com a postura do Prof. Humberto Matos.
@eliabeoliveira99654 жыл бұрын
Quem viaja no mundo da moeda, vai automaticamente ser levado a esquecer o mundo trabalho, o mundo concreto. Poderia o áudio ser aumentado durante a gravação meu irmão? Esse vídeo ficou com o áudio muito mais baixo se comparado aos outros.
@lanpinheiro14 жыл бұрын
Sou inscrito em ambos os canais. Me decepcionei muito com o Sr. Humberto, que apelou para argumentação ad persona, tentando, sem êxito, desqualificar a pessoa do Ricardo Machado.
@naomicoura38874 жыл бұрын
Gustavo Machado
@ravannylandim58984 жыл бұрын
Hahaha já vi uns 7 comentários de pessoas chamado Gustavo de Ricardo ou Roberto
@Vinicius-nc2ig4 жыл бұрын
Seus vídeos são ótimos. Faz um vídeo sobre sua formação
@OMundoquesomos4 жыл бұрын
Irmão, Aumenta o audio, tá baixo demais.
@OMundoquesomos4 жыл бұрын
Pode botar no talo. Sua voz é suave.
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
@@OMundoquesomos Blz. Na verdade, preciso trocar meu computador que não está conseguindo processar os vídeos. Só depois da quarentena.
@mathavila4 жыл бұрын
Eu achei seu vídeo sobre o dinheiro muito interessante. E eu gostaria de uma resposta do Humberto ou de outros adeptos da MMT. Mas esse comportamento dele aí é desonestidade intelectual. Falar por falar e não se submeter à prova ou contestação é só uma forma de ser um dogmático, e não crítico
@miguelperes55354 жыл бұрын
Resposta de alto nível. Esse chilique do Humberto pegou muito mal. Egos devem estar num segundo plano para que se avance num projeto de país.
@MarcoAntonio-gh8re4 жыл бұрын
Muito bom Gustavo. Ler página por página, capítulo por capítulo. É isso. Ter bom senso e compreender que temos limitações eruditas e práticas. Agora, debater sem fundamento ou com fundamento parco, aí não dá. Chega, né. Do contrário, vá ler jornal, revista e que esses sim passam de longe ao pensando de Marx.
4 жыл бұрын
O Humberto é um cara legal, mas escapa no Stalinismo. Depois desses comentários dele e desse vídeo aqui onde ele foi jantado, terá muito q melhorar. Valeu, Gustavo.
@homemsemqualidades87504 жыл бұрын
Olha, tu por aqui também barba? Gosto canal do Humberto e dele como pessoa, mas a resposta dele é um desserviço para as pessoas que buscam entender melhor essas questões. Se não esta de acordo com o que Gustavo diz, é só responder com argumentos.
4 жыл бұрын
@@homemsemqualidades8750 Perfeito, o Gustavo vem fazendo um ótimo trabalho aqui no YT, e não é hora de bravatas do tipo dessas ai do Humberto. Realmente não esperava isso do Humberto. Ele precisa melhorar.
@joaopedrosouza804 жыл бұрын
Humberto não é stalinista.
4 жыл бұрын
@@joaopedrosouza80 Não é. Mas relativiza. E ainda chama os outros de trotskista, parecendo aqueles molequinhos ancaps. Não adianta, nessa ai o Humberto foi muito mal.
@jefersonjuniomenchik4874 Жыл бұрын
Desculpa a pergunta, mas então voce quer dizer que dá pra implementar o socialismo a partir da ala democratica? não entendo muito
@vindiecosta95544 жыл бұрын
Sou um conhecedor raso da tese marxista (fiz 3 cadeiras na graduação) e já troquei idéia com este senhor Humberto. O que pude perceber em seus twits é que para um marxista (ou marxiano) que ele se propõe ser, não conhece ou não entende muita coisa das idéias de Marx como por exemplo suas categorias. OBS: Não sou marxista.
@mahrianajuana4 жыл бұрын
Eh uma pena Mas acho que rolou uma surra. E concordo com os comentários mencionados. Se te uma coisa que vc eh, eh claro Chocada e apaixonada por essa didática
@marciosoares4274 жыл бұрын
Dos canais do KZbin que eu conheço o Orientação Marxista é certamente o mais rigoroso na apresentação do pensamento de Marx. Às vezes o Gustavo “pega pesado”, mas o que eu acompanhei dele sobre o que ele diz da obra de Marx tem qualidade.
@edmaroliveira43294 жыл бұрын
Humberto é mto bom. Problema é so o "debatecismo exacerbado" que rem caracterizado pessoal do youtube recentemente
@ravannylandim58984 жыл бұрын
Gustavo, VOCE É FODAAAAAAAA
@roselimartins58804 жыл бұрын
Pra mim o seu canal foi um achado
@cleivertondavi11444 жыл бұрын
Ótimo vídeo 👍
@rosequerosene24244 жыл бұрын
Onde posso encontrar as cartilhas do Gustavo ? Não entendi o nome do site
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
ilaese.org.br/ O grosso está na aba repositórios
@rosequerosene24244 жыл бұрын
@@orientacaomarxista grata.
@claudiogoncalves804 жыл бұрын
Esse Humberto Matos faz o que em filosofia se chama: argumentum ad hominem. Se o que voce, Gustavo, o que expõe no seu canal, para ele é insignificante, por que ele gasta tantos minutos escrevendo? Se é insignificante não deveria gastar nem um segundo.
@talisdeoliveira69454 жыл бұрын
Faz um vídeo falando sobre o Josip Broz Tito da Iuguslávia
@gabrielcamargomartins92934 жыл бұрын
O que ele fala entre 4:38 e 4:40? Soa como se ele tentasse procurar eufemismos ou evitar dizer que a solução do Marx é a revolução total à base ds força bruta.
@amosmoura82594 жыл бұрын
O conhecimento que tenho de MMT veio principalmente dos vídeos do Humberto e algumas discussões que acompanhei na internet. No geral concordo com a teoria como a ferramenta de análise, para mim faz bem mais sentido que a teoria da dívida pública difundida pela Auditoria Cidadã e grande parte da esquerda, que diz que 40% do que se arrecada em impostos vai para o pagamento da dívida. A MMT explica algumas lacunas dessa teoria da Auditoria Cidadã. Não tenho opinião fechada ainda e pretendo me aprofundar melhor nos dois debates com leituras, acredito que essa discussão de dívida/gastos públicos/arrecadação é importante. Mas mesmo assim concordo com a crítica que tu trazes Gustavo. Grande parte dos defensores da MMT que se dizem marxistas, como o Humberto, produzem um discurso reformista do tipo "basta imprimir mais dinheiro". Nisso tu tens toda razão em criticar.
@guiavurto4 жыл бұрын
O debate com o Decacche vai rolar?
@ricardovitu314 жыл бұрын
Cara, vc tem Twitter??? Creio que esse debate lá será riquíssimo e mais abrangente para divulgação
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
Ainda não.
@comunadebochado4 жыл бұрын
#comentandoparagerarengajamento#
@renatoglobol4 жыл бұрын
Gustavo Machado jantou o Humberto Matos. Aprendi algo muito valioso: debater as ideias e fatos e não procurar denegrir meu oponente. Parabéns Gustavo você é um gigante. Cara vou acabar me tornando um socialista devido ver você superando seus antagonistas metidos a sabichões mas, sem conteúdo.
@matalllika1714 жыл бұрын
Me interesso pelo tema, teria um blog ou site com textos sobre?
@marcelgiglio4 жыл бұрын
teoriaerevolucao.pstu.org.br/ tem esse blog teórico aqui que o Gustavo administra... Vale a pena dar uma conferida
@matalllika1714 жыл бұрын
@@marcelgiglio Muito obrigado
@hernanlema26914 жыл бұрын
Gostaria que você fizesse um vídeo sobre dívida pública. Abraço.
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
Está entre os próximos
@albanogiurdanella37134 жыл бұрын
Gustavo, qual a visão de Fred Moseley a esse respeito?
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
Olá Albano: a respeito do MMT? Não me lembro dele falando especificamente do MMT, mas tem muitas elaborações sobre o dinheiro. Sempre batendo na tecla que todas determinações do dinheiro provém da circulação de mercadorias. Tem um artigo dele que traduzi no blog teoria e revolução: teoriaerevolucao.pstu.org.br/existem-contradicoes-e-ambiguidades-no-capitulo-1-de-o-capital/
@alessandrolinonetto8184 жыл бұрын
Quando a crítica é ad hominem eu nem presto atenção.
@leitura.crítica4 жыл бұрын
Nao bastaria evidenciar os mecanismos de transferencia de valor intrínsecos ao individamento publico, ancorado sob uma perspectiva da teoria marxista da dependencia, pra desmistificar as noções MMTistas acerca da "usabilidade" da divida?
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
não
@lucina_lyn4 жыл бұрын
tu tem vídeos criticando harvey? quais são eles? e uma ponderação: eu acho que tem dois pontos diferentes nesses debates que você (tentou criar) com jones e humberto. no geral, acho que eles dois tiveram reações fracas ao que você postou. se eles te acham insiginificante, não teriam por que responder. se você supostamente agiu de forma arrogante ou infantil, acho que eles deveriam ter respondido de forma oposta ao que eles criticaram em você: mostrando que até se dispuriam a discutir contigo se tu fosse mais razoável nas críticas, se fosse mais amigável nas indagações e provocações. nesse sentido, se eles achavam que a /forma/ com que tu comentou os posicionamentos deles está errada, então que eles respondessem de uma /forma/ que correspondeses ao que eles consideram digno num debate público, ou seja, argumentando tranquilamente, sem um teor agressivo por exemplo, poderiam ter simplesmente dito que até acham o debate teórico ou histórico justo, mas que se proporiam a responder apenas diante de um cenário onde a intenção de troca seja amistosa. acho que essa seria uma resposta válida, porque, no final das contas, todos nós aqui temos em comum o interesse na revolução proletária, ainda que tenhamos divergências teóricas sobre como chegar nela. sem discussão e unidade não se transforma nada, e pra isso não dá pra fomentar ambientes de inimizades (ainda que não seja sua intenção) entre grupos que claramente estão no mesmo lado (no caso, todos nós aqui). em segundo lugar, eu sinto que é justamente esse o problema que eles sentem (mas não expõem direito) em relação às críticas que você faz: a agressividade. a dureza, que você argumenta ser importante pra se debater publicamente, é algo com que eles não concordam, aparentemente. e, pra ser sincera, eu não compro muito essa sua lógica também. acho que ela é vaĺida se a gente tá discutindo com coisas concretamente absurdas, como visões liberais ancoradas em ideologia imperialista ou bizarrices conspiratórias a nível bonsonarista. agora, se tratando de vários autores marxistas que você julga "horríveis", não acredito que essa conduta de ataques seja adequada, mesmo que a proposta seja focar no conteúdo da fala do indivíduo. não acrescenta muito em nada ("dureza", nesse caso, mais parece um eufemismo pra poder usar sentimentos à flor da pele na forma de argumentação) e só afasta as pessoas com quem se quer discutir, deixa elas na defensiva acho que esse meu comentário cabe aqui, já que a discussão desse vídeo parece muito mais interessada na forma de se discutir do que com o conteúdo em si - o que é um problema real, inclusive gritante em meios como a internet; e talvez nós precisemos falar mais sobre isso sob parâmetros marxistas xD e um adendo: eu não sei nada dessa sua discussão com humberto. não vi nenhum dos víeos. já o do jones eu vi tanto o discurso dele quanto sua resposta e, honestamente, eu achei normal. não concordei 100% com a tua crítica, mas não vi nenhuma intenção maliciosa além da de mostrar os furos e inconsistências no argumento dele. só chamar ele de mal intencionado que acho discutível lol não vejo vantagem real nele querer estragar a imagem do trostky, por exemplo. argumentar que ele tá sendo ignorante é válido, e acho que é o mais prudente quando não se tem certeza sobre as reais intenções de alguém. acho possível argumentar que algumas ideias, sendo equivocadas, possam até subir a cabeça dele, teoricamente, mas não vejo no modo dele de criticar uma intenção além da de desmontar os espantalhos do imperialismo
@pauloandrade38214 жыл бұрын
Oi, Gustavo! Qual sua opinião sobre a Auditoria Cidadã da Dívida?
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
Fortíssimas diferenças. Mas ao menos defendem o não pagamento da dívida. Nisso estou com eles.
@raphaelanjoss4 жыл бұрын
Sou ancap, gosto muito no seu canal e acho muito válidas as suas críticas sobre o corporativismo. Faltava alguém na internet para explicar a teoria Marxista em algo mais próximo de uma "conversa", do que de uma aula formal propriamente dita. Vivemos em bolhas hoje em dia e não acho que isso seja algo para se envergonhar, mas devemos conhecer de forma clara as ideias das outras bolhas. Conteúdo bacana. O Humberto é piada...
@DNRJ461BSB4 жыл бұрын
Acho que nem sob o efeito de drogas, eu conseguiria ver ou acompanhar o conteúdo Ancap.
@MITRADES4 жыл бұрын
Estudar seriamente no Brasil é quase impossível. A galera só quer o prestígio acadêmico.
@comunadebochado4 жыл бұрын
Gustavo é difícil dialogar com pessoas que entendem a ciência econômica como uma ciência preocupada com o social. Ledo engano dessa galera! Ao invés de atualizar e desenvolver um pensamento marciano preferem atacar aqueles que de fato defendem o pensamento clássico sem revisionismo!
@gabrielbrg56934 жыл бұрын
Em 28 minutos e meio lendo o texto do cara achei um argumento. uma frase. o resto é ofensa. a maioria caí numa centralidade da subjetividade, típica de ciências burguesas influenciadas pelo kantismo, ignorando a centralidade do objeto, da realidade, daí que o cara n demonstre a incompatibildiade da teoria com a realidade, mas critique quem defende ser trotkysta. triste.
@danilorodrigues58694 жыл бұрын
Olha, eu sou leitor de Weber, posso me dizer que sigo então uma linha mais weberiana. Porém tenho várias concordâncias com o marxismo e algumas outras discordâncias. São dois autores que gosto, apesar de serem opostos em certos tópicos (nem todos). Mas o Humberto força a barra, ele não gosta do termo, mas é de um dogmatismo difícil de lidar.
@gabms63204 жыл бұрын
Atenção saia da matrix foi cancelado, agora sou Orientação Marxistanatico. Ass: bot do Gustavo 🤖🤖
@renekojitani12434 жыл бұрын
Eu creio que seja um debate ultrapassado se for falar sobre "proletariado" e detenção de meios de produção. Hoje é possível se ter uma inovação, com meios de produção 100% mecanizados e controladas por algoritmos, portanto, sem necessidade de mão de obra humana, então não há que se falar em trabalho exercido pela pessoa que produziu a coisa. O que ocorre é que passamos por diferentes eras, e, em todas as anteriores, havia o elemento humano necessário. Todavia, na atual era - o ser humano se tornou obsoleto em relação a cadeia de produção, até mesmo em realizações de cunho mental, como classificações, por exemplo. De forma tal, em que se pode verificar, e, será cada vez mais, um aumento no desemprego, redução de postos de trabalho e não necessidade de mão de obra humana. Não é que o ser humano deixará de executar trabalho, mas muitos trabalhos serão extintos, outros otimizados e outros apenas reduzidos em termos de carga. Mas, isso só em relação ao viés direito/trabalho. Não me refiro aos impactos sociais de escolhas enquanto sociedade que é outro assunto. A questão se pauta, exclusivamente, entre "criador, empresa própria, meios de produção próprios, produto final - sem seres humanos envolvidos no processo, além do criador"
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
Tá bom cláudia. Senta lá!!!
@VictorMagalhaes1004 жыл бұрын
Ola, Gustavo. Assistindo ao video me apeguei bastante ao comentario sobre a necessidade de acreditar no projeto revolucionário para ser marxista. Concordo com isso, mas acredito que esse "impulso utópico" pode jogar para a vala a possibilidade revolucionária. Digo, talvez o apelo ao utopismo nem seja o que você quis dizer, mas em minha visão apenas uma forma rasteira de sua manifestação. No fim, pela experiência que tive no meio acadêmico, me parece que esta é a principal característica para a autoafirmação do sujeito quanto marxista. Não quero invalidar com isso as possibilidades de militancia, jamais. Contudo, indicar que por tantas vezes eu percebo que o senso sobre a realidade vale menos que o ímpeto da transformação (o que me parece também cair em contradição com a própria teoria marxista). Talvez por exigir esforços intelectuais distantes para a grande maioria dos trabalhadores, o possível passa a ser a formação militante que apela quase que romanticamente para a revolução. Gostaria de algum comentário a respeito disso por algumas pessoas que acompanham o canal, pelo menos. Não sou marxista, mas acredito que isso pouco importa. Estou deixando honestamente uma visão que tenho, sem qualquer intenção de demonstrar alguma convicção. Obrigado.
@marcelgiglio4 жыл бұрын
Acho que entendi seu ponto... Idealizar uma revolução e colocar a ação e a teoria em função dessa ideia seria uma forma de deturpar a própria ação e teoria em si. Faz sentido. Eu concordo que muitas pessoas agem assim. Conheço militantes e teóricos que agem nesse sentido mesmo. Inclusive, em muitos momentos em que a realidade concreta bate à porta, eles são obrigados a colocar o pé no chão e aí entram muitas contradições. Usam ideologias como "Realpolitik" e outras, que tentam justificar a contradição entre o que é dito no cotidiano da "normalidade", e o que é feito em "momentos de crise". Essa falta de integridade (ou seja, ser condizente entre o que se diz e o que se faz) é o resultado dessa base idealista. Uma prática cotidiana descolada da classe e uma teoria que flutua no mundo das ideias e inacessível à classe. Isso com certeza é o contrário do marxismo. Mas isso não quer dizer que seja a única forma de militância e elaboração teórica que exista. Mas então, o que seria essa forma de militância marxista, ou "Revolucionária de fato"? Em primeiro lugar, para que a militância de um revolucionário esteja ligada à vida concreta da classe trabalhadora, é preciso que ele esteja colada a ela. Como fazer isso? 1º- Estar junto da classe no seu cotidiano, nos locais de moradia e trabalho. 2º- Discutindo problemas que as pessoas se preocupam de fato, demonstrando que a revolução é uma saída possível e necessária (Utilizar o método do Programa de Transição) 3º- Criar uma organização de revolucionários que fazem isso coletivamente, e que essa organização seja composta de trabalhadores. 4º- Que os próprios trabalhadores militantes se dediquem à formação. Nesse sentido, o cotidiano de um marxista é colado à classe e suas lutas concretas. Não de um idealismo, mas de um estudo e atuação ligado intimamente à realidade. E como se chama uma organização de homens e mulheres que levam um programa político para as lutas de trabalhadores e sua vida cotidiana? É justamente um partido político. A única forma de um intelectual abandonar a perspectiva idealista que renega o marxismo é fazer exatamente o que fez Marx: construir um partido político internacional da classe trabalhadora com um programa revolucionário.
@danieldepaulamendesdeolive41493 жыл бұрын
Gustavo, mas vc é da teoria dos liberais que o tripé econômico e a cartilha liberal é necessária pra estabilidade do país e que ela deve ser feita mesmo que de maneira mais folgada (moldes lulistas) partindo de um pressuposto que a revolução não ocorresse. Se continuarmos num modelo capitalista dependente não há como imprimir dinheiro quando o consumo se encontra estagnado ou tentar alavancar a indústria?
@danieldepaulamendesdeolive41493 жыл бұрын
Resumindo, ou é revolução ou é esse modelo da Nova República? Partindo de uma vitória petista em 22
@kairamh4 жыл бұрын
Só ouvir você falar "o fato não diz nada" valeu meia hora de vídeo.
@miromendesbernardes4 жыл бұрын
Gustavo, eu acompanhei já o canal desse Humberto, cheguei até pensar que era coisa boa. Porém, uma vez vi um vídeo dele defendendo um dos maiores assassinos da humanidade, Stalin. Não é a toa que em vez de debater com argumentos, ele prefere te atacar, esse é a forma que Stalin sempre agiu e assim, infelizmente, agem algumas pessoas até hoje.
@pdro2832 жыл бұрын
Humberto gosta de pegar vídeo de ideias radicais pra refutar. Ali é fácil. Agora quando pegam o dele e destroem os argumentos dele, o homem fica louco dizendo que é tretinha.
@lucashaniel97044 жыл бұрын
Postura lamentável do Humberto, mesmo!
@AiwaLover2 жыл бұрын
Conforme a teoria das falácias e sofismas, quando se foca na boca que fala e não na fala da boca e logo se lança mão de adjetivos para colar sobre o substantivo dela, revela-se a própria desonestidade intelectual -- o que é um tipo e nível extremamente sutil e por isso mesmo proporcionalmente escrachado de mau-caratismo. E é impossível não julgar tais atitudes como imoralidade à luz da estética, ética e lógica. Não entendo essa sina de querer e tentar não meramente descredibilizar, mas destruir a imagem, a visibilidade, a voz e os meios das pessoas que estão do mesmo lado. Humberto foi uma decepção pra mim. Ao lado de Ghiraldelli. Por essas e outras, mesmo eu, anticapitalista e pró-minorias, tenho receios de como seria a implementação do comunismo pós-revolução com algum "líder supremo" com esse perfil, por ironia insuportável, unilateral, indo na contramção da dialética no que e quando o convém, o que é inaceitável para quem ousa se autodefinir "marxista". Na verdade, os marxismos de uns e de outros mais se revelam seitas religiosas com interpretações tão idealistas quanto os idealistas que se tenta criticar.
@danilorodrigues58694 жыл бұрын
Isso dele achar que o marxismo é a ciência definitiva, que já está tudo escrito em Marx e os autores marxista é de uma prepotência tamanha.
@rael72494 жыл бұрын
galera .. a primeira reação nossa como cerumano é se descepcionar, criticar etc.. (essa tb foi a minha primeira reação com o Humberto e o Jones, mesmo antes de conhecer o Gust).......... mas devemos agradecer esses dois, pois uma coisa que sempre falo pros meus migos, antes de qualquer coisa eles são cerumanos, e não digo isso pra passar pano pra eles, pois realmente é ridículo essa postura arrogante deles e o medo diante de assumir o óbvio que todos nós estamos vendo: ELES NÃO POSSUEM O DOMÍNIO TEÓRICO QUE DEMONSTRAN TER TADINHOS (HAUHA). Td bem, até ai, nem eu tenho kk..... mas a arrogancia e o orgulho apequenam muito eles uahau...judiação.....Agora, dessa conjuntura toda podemos tirar uma conclusão tão importante quanto óbvia: cultivemos a humildade e a autocrítica para que não tenhamos a mesma postura desses caras ...
@PedroaCabral4 жыл бұрын
Sou seguidor dos dois canias e aproveito as discussões pra aprender pois conheço muito pouco. Tô sempre enrolando mas pretendo aprofundar e ler bem mais...
@maiaradeproenca50804 жыл бұрын
Estranho esses youtubers que querem ser imperialistas do conhecimento.
@Leeozcajobi3 жыл бұрын
Não atoa o Humberto é da turminha do Jone$ Manoel, muita pose e pouco embasamento
@tevaun4 жыл бұрын
Fala, cara! Eu me solidarizo contigo. Eu entrei há algum tempo no canal do Saia da matrix... e eu comecei gostando muito. Entretanto, eu fui começando a perceber que o Humberto é muito infantil, inseguro e também vive a ilusão de que contribui de forma especial para a luta de classes, fazendo essses vídeos mal feitos. Mais do que isso, é também bastante frágil do ponto de vista teórico. Já assisti a alguns vídeos bem fracos... como por exemplo um vídeo em que ele discute a relação entre valor e trabalho ... Td muito solto, realmente meio mal feito. Eu comentei nesse vídeo, pedindo que ele refizesse porque estava ruim ...Ele ignorou. Depois veio um vídeo em que ele dizia que não havia contradição em ser burguês e marxista, usava indiscriminadamente a palavra “sustentável”, e terminava o vídeo dizendo que uma boa forma de os burgueses serem marxistas era apoiar instituições marxistas , e fecha o vídeo pedindo pras pessoas financiarem o canal. Eu comentei meio debochadamente “ sustentável??? Aí fica puxado” ... e ele respondeu de maneira infantil “ vc quer o q ? Insustentável ???” Aí eu fiquei com preguiça. Já tinha comentado tbm quando ele disse num vídeo que era um desserviço ao marxismo discutir os processos de Moscou e o stalinismo .... e ele ignorou ... No fim das contas, tenho a impressão de que foi montado um clubinho de marxistas do KZbin que se acham a ÚLTIMA BOLACHA do pacote, e vivem a ilusão de que estão salvando ou reinventando o marxismo: Humberto Matos, Sabrina Fernandes e o Stalino mal informado Jones Manuel... Humberto se acha um gênio mas não capricha nas produções, Sabrina se acha uma intelectual brilhante pq escreveu uma tese premiada no Canadá tratando da realidade brasileira constatando o óbvio ( a ideia tão visível quanto clichê dd que a esquerda brasileira é fragmentada), Jones Manuel distorce a história como todo stalinista . Um abraço, força. Só o fato de vc fazer vídeos maiores já mostra sua seriedade. E essa história de insinuar que vc quer ganhar views é a infantilidade que beira ao ridículo. Eu acho que esse cara nunca entregou NEM UM panfleto para um trabalhador na vida ...
@srobsonscosta88874 жыл бұрын
Quais criticas você tem a Sabrina?
@tevaun4 жыл бұрын
Srobson Scosta cara, acho que só essa de se achar mesmo... até que gosto dos vídeos dela. Mas acho de fato todos esses 3 bastante afetados. Talvez, entre os 3, a Sabrina seja a mais legal. Mas acho tbm um pouco afetada ... pode ser apenas impressão ... No começo, esses. canais me empolgaram bastante ... hoje já meio que me chateiam um pouco ...
@tevaun4 жыл бұрын
Srobson Scosta agora, não dá nem pra comparar os vídeos da Sabrina com os vídeos desse camarada aqui ... AQUI, o negócio ficou SÉRIO! Aqui tem EMPENHO... esse camarada tem tudo: disposição, dedicação e talento ! Gostei muito dos vídeos que assisti. Estou feliz com a existência do canal e vou assistir com alta frequência!
@tevaun4 жыл бұрын
Srobson Scosta por fim, me incomoda nesses 3 youtubers que citei o modo como eles se apresentam para o debate público. Sinto que eles acreditam que vieram ao mundo para “nos iluminar” com seu “conhecimento”. Isso é desanimador, ainda mais quando não há assim tanta luz e nem tanto conhecimento... já aqui eu não vejo essa postura. Aqui vejo um camarada estudioso e comprometido, sem interesse particular por detrás dos vídeos e conteúdos, sem querer virar uma estrela do KZbin, despido de vaidades pueris e dedicado à luta de classes e à instrução dos trabalhadores e trabalhadoras.
@eduardoartil4 жыл бұрын
@@tevaun eu concordo contigo. E eu tenho crítica a Sabrina: ela não aceita nenhum tipo de crítica e fica remoendo as discordancias no twitter. Fora que vive numa bolha...
@FatimaRasalka3 жыл бұрын
Up
@matube6024 жыл бұрын
Gustavo, eu nunca entendo o nome do seu trabalho. Escreve aqui.