Parabéns Gustavo! Eu como família , acompanhei de perto grande parte deste processo, e também fiz parte de muitos desses momentos . Sua coragem de sempre questionar o sistema, sua inteligência e persistência naquilo que acredita, foram e são uma grande referência pra mim. Sempre muito orgulho de onde viemos e do que nos tornamos , protagonistas da nossa própria história. Sucesso e vida longa ao canal!
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
Grande abraço Tomas! muito obrigado. O orgulho é mutuo.
@viniciusfrances4 жыл бұрын
Salve Gustavo! Muita alegria em acompanhar o crescimento do canal. Me identifico bastante com sua experiência individual. Mãe costureira (e professora de matemática) e pai motorista de caminhão, vindos do "abanar café" no interior de São Paulo. Também fiz Ciências da Computação, enquanto trabalhava como garçom e servente de pedreiro, com a ingenuidade (e expectativa) de ter alguma tranquilidade econômica no futuro. Que o canal se torne ainda maior e possamos ter contato com seus acúmulos que nos auxilie na construção de uma organização forte, revolucionária e socialista! Um abraço!
@luscelmaoccraice4 жыл бұрын
Filho, eu e o Paulo Batista Gomes assistimos. Um grande abraço.
@RafaelVieira-tv7io2 жыл бұрын
Seu trabalho atrai e comunica bem até com as pessoas que não se identificam com o marxismo! Parabéns Gustavo! Eu tinha uma visão distorcida de Marx e você me abriu os olhos e ouvidos com toda sua lucidez e integridade intelectual. PARABÉNS!!!
@conexaomarxista59774 жыл бұрын
Gustavo Machado, parabéns por conseguir atingir 1 milhão de visualizações. Tomara que o nosso pequeno e recente canal também possa conseguir.
@regismarat93034 жыл бұрын
Gustavo sem dúvidas faz boas intervenções sobre o marxismo e o pensamento marxiano. Gostaríamos muito de ouvi-lo sobre o pensamento de José Chasin.
@whenmktx4 жыл бұрын
Mano, vou ser bem sincero: fiquei extremamente emocionado com o seu relato. Sua história é a mesma de muitos de nós comunistas. #Orgulho
@78fernandaribeiro4 жыл бұрын
Saudações de Berlim! Vou dizer que meu coração vermelho saúda seu coração vermelho! Precisamos combater a desinformação com conhecimento e tu é MUITO didático, muito mesmo. Explica conceitos extremamente complexos de forma absurdamente acessíveis. Eu e meu marido ADORAMOS seu canal e se tu algum dia vier a Berlin será muito bem vindo na nossa comuna. :)
@ericcartman8921 Жыл бұрын
Esse romantismo teatral desses ateus de esquerda enche mais do q seita gospel..
@evalopesmachado94814 жыл бұрын
Amei sua história, Gustavo! Tentei rejeitá_la, mas vejo tinha razão...não sei onde chegará, mas sei q está caminhando! Parabéns! Grande abraço! Tem meu apoio e constante oração!
@pablojunio5234 жыл бұрын
"Eu não me aproximei do marxismo por frustração. Pelo contrário, eu me aproximei do marxismo pela frustração que era o resultado de você conseguir realizar as coisas no limite do capitalismo. [...] Essa parte da experiência na minha vida era como era vazia a vida que esse tipo de sociedade propicia às pessoas". "Tudo que é conteúdo na vida serve simplesmente de base para você conseguir ganhar um pouco de dinheiro e conseguir sobreviver. O dinheiro não é um meio para a sua realização. Todos os conteúdos da sua vida são, na verdade, um meio para você adquirir dinheiro". Muito bem colocado. Você expressou em palavras simples o que me incomoda há anos.
@ladis.de.aruanda--LITCI-org4 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo Gustavo. Me identifico com o processo de escolha pelo PSTU ao pesquisar o programa de todas as organizações, a história do stalinismo e trotskismo e ler o Esquerdismo. Acabei sendo um dos fundadores do Partido aqui no Mato Grosso em 2016, com meus 23 anos, enquanto cursava engenharia civil. Esse tipo de trabalho é bem desgastante, tem sido um desafio "descomunal", ironicamente, haha. Eu sempre almejei uma outra sociedade desde que parei pra pensar sobre isso, uma sociedade digna de nossa era tecnológica e capacidade racional. Ao fim, minha conclusão estratégica foi optar pelo posicionamento pró-revolucionário do PSTU, mesmo eu considerando que temos muito o que melhorar enquanto partido e disputadores do processo político. Se for possível, eu quero ainda investir em fundar uma sede do ILAESE por aqui também em um futuro não muito distante. No momento, porém, muitas dificuldades pessoais. Mas eu vou procurar vocês. Abraços!
@afonsofirmo56894 жыл бұрын
Conheci o canal hoje ! Vamos Divulgar esse verdadeiro serviço de utilidade pública.
4 жыл бұрын
Meu grande amigo!!! Carrego um amor de irmão e tenho muito orgulho de vc!! Obrigado por tanto!!
@deividejucelino8199 Жыл бұрын
Eu já estava CANSADÍSSIMO do conteúdo TENEBROSO sobre "marxismoo" colocado por ditos marxistas aqui no KZbin e das críticas extremamente rasas dos que se colocavam ou ainda se colocam como críticos/detratores do "marxismo". Seu canal é mais que meramente bom, Gustavo, é NECESSÁRIO!
@luciogregorio56034 жыл бұрын
Gostei, cara. Gosto da tua proposta de clarificar o pensamento de Marx. Muito importante e mais do que importante, é um projeto verdadeiramente esclarecedor. Não só pelo rigor quase absoluto de alguns vídeos, mas por fomentar o interesse em ir atrás do material e gerar um verdadeiro conhecimento. Um verdadeiro desvelar das coisas. Um dos melhores canais sobre Marxismo, e tô contando com alguns canais gringos que tenho respeito.
@miguelperes55354 жыл бұрын
Grande canal, ótima história, empatia é tudo e conhecimento é liberdade, ainda que sofrida. Parabéns.
@luizasoares49624 жыл бұрын
Parabéns, Gustavo. Sigo acompanhando por aqui e desejando que o canal continue crescendo!
@DucaLuz4 жыл бұрын
Bravo Gustavo. Bela história. Temos algo em comum, sou da área de TI, e tenho interesse em humanas. Numa parte da história, falas sobre o perfil técnico x administrador, faço parte do perfil técnico (= grana curta). Conheço Marxismo, muito superficialmente, e o momento político atual, me levaram a encontrar o teu canal, e tenho assistido todos os vídeos. Ainda estou me organizando para estudar mais profundamente. Tenho certeza que "Orientação Marxista" fará parte desse objetivo. Parabéns pelo canal.
@TL-oe7rd4 жыл бұрын
Sensacional Gustavo. È notória a sua felicidade,satisfação e naturalidade, não apenas de obter conhecimento mas também de transmiti-lo. Na realidade assistido este vídeo pude entender o seu sentimento pela palestra do Zé Maria no CEFET. Pois, se você estendesse o vídeo por mais duas ou três horas seria imperceptível. Parabéns pela início caminhada, que com toda certeza será grandiosa. 👏🏻
@murilooliveira15872 жыл бұрын
Gustavo Machado é muito diferenciado, muito fora da curva do KZbin: eloquente, inteligente e com uma grande capacidade didática!
@kiikoo884 жыл бұрын
Parabéns pelo canal! Muito interessante a história individual. Vida longa ao canal , ao PSTU e ao trotskismo.
@wagnerferesin97384 жыл бұрын
Meu primeiro vídeo que assisti deste canal e adorei pela lucidez, esclarecimento e leveza. Parabéns! !! Inscrito desde já! !!
@viniciuscruz52454 жыл бұрын
Parabéns Gustavo, seus videos são de excelente qualidade sobretudo no que diz respeito ao rigor cientifico que você estabelece para os temas por ti abordados. Desejo-lhe muito sucesso camarada!
@erikarabelo55264 жыл бұрын
Que linda sua mãe nessa história! Sou professora também e fiquei emocionada. De início parece chatice, mas depois é caminhos abertos!
@fernandohenrique66054 жыл бұрын
Obrigado por compartilhar sua experiência, Gustavo. Saber dela me ajuda a refletir na minha. Foi de grande ajuda para mim, muito obrigado!
@adeliabs6558 Жыл бұрын
incrivel a sua história de vida. Voce veio me ensinar o que eu vagamente acreditava. Que aqueles que leem MARX já têm dentro de si esse sentimento de certa indignação com essa sociedade. Voce é de uma autenticidade fascinante. A sua inteligENCIA é baseada num trabalho e em uma vivencia tão sólida que é simplesmente apaixonante. Eu adoraria que um dia nossos politicos tivessem o seu brilhantismo, porque assim eu poderia achar que eles realmente valem a pena. Sempre quiz entender Marx mas nunca consegui. Algumas coisas que consigo entender devo a voce. Obrigada Gustavo Machado!
@canaldruida65684 жыл бұрын
Fico feliz pelo camarada, mas minha alegria maior é saber que o PSTU tb cresce com o canal!
@rebecatigre76084 жыл бұрын
Parabéns camarada! Feliz pelo crescimento do canal
@LeandroZirli4 жыл бұрын
show meu caro, parabéns! Vc é fera, faz a diferença! Conteúdo com honestidade e aperfeiçoando o nosso conhecimento!
@acenapsicossocialumateatra35512 жыл бұрын
Belíssimo trajeto de vida e de luta camarada! Eu também componho essa história sua! Em várias passagens lembrei da minha! Grande abraço
@oconfessor784 жыл бұрын
Ser marxista é outra forma de dizer que se optou por ser mais humano. Parabéns, Gustavo!
@nestornestor26344 жыл бұрын
A mídia bombardeia o Brasileiro com capitalismo, marxismo, comunismo, burguesia! Morte ao comunismo! Morte ao capitalismo! Viva a Terceira-Posição!
@karolinaneznamy4 жыл бұрын
@@nestornestor2634 Você quis dizer fascismo?
@Victoroncedonico.-zv2ge4 жыл бұрын
humano mata pessoas por que elas não concordam com sua ideia .
@lian67343 жыл бұрын
@@nestornestor2634 kjkkkkkkkkkk eita, olha os fachos de twitter
@eremitaorgao3 жыл бұрын
@@nestornestor2634 Terceira Teoria Política no Brasil é meme
@MrEDLUFE4 жыл бұрын
Parabéns Gustavo fiz uma trajetória inicial parecida estudei na UF de Uberlândia e lá através de um amigo fui conhecer o Vale , ele era de Nanuque e já militante de esquerda , comecei por Rumo a Estação Finlândia e Veias Abertas da America Latina pois sou de Santos e o choque de conhecer o Brasil real pautou e pauta minhas leituras.
@mauricio5885 Жыл бұрын
Caramba Gustavo, que relato! Fiquei com os olhos marejados com a sua história e luta.
@josejorgeghezo4 жыл бұрын
Marx, mais que política, é Filosofia! sou Professor de História; sou Intelectual Orgânico. Recomendo Gramsci, também e indico o livro Os intelectuais orgânicos e a Organização da Cultura... entre outros livros, esse ajudou a moldar meu pensar... Grato, Cidadão!!!
@samueldias39644 жыл бұрын
O que é um intelectual orgânico? Poderia me explicar? Sou novo no meio.
@josejorgeghezo4 жыл бұрын
@@samueldias3964,é um conceito de Gramsci, e entendi como o cidadão que estuda para adquirir as ferramentas que dão supremacia á classe dominante e que, a adquiri tais ferramentas as usa para modificar a realidade histórica da exploração feita pela classe dominante.... não sei se me fiz entender mas, grosso modo, sou professor na periferia de onde vim; não sou professor, por exemplo, da UnB... escolhi ficar entre os meus... e poucos estão na UnB... sou negro e filho de empregada doméstica... ou pardo... tanto faz...
@LucasFernandes-qw2qe Жыл бұрын
É um vídeo que você para, ouve e não quer perder nenhum ponto do que está sendo falado. Obrigado por esse relato Gustavo.
@mybeny4 жыл бұрын
Orgulho de militar ao seu lado camarada!
@imagensaereasfigueiredo57134 жыл бұрын
Tenho uma história muito parecida, também sou do curso da computação e graças a Deus, o professor de EMPREENDEDORISMO apresentou Karl Marx e no primeiro dia disse que sem capital não é possível empreender
@conexaomarxista59774 жыл бұрын
Convidamos você a conhecer nosso canal no KZbin e o nosso projeto.
@gustave97444 жыл бұрын
Eu te garanto que a esmagadora dos empreendedores do mundo nem tocaram num livro de Marx.
@imagensaereasfigueiredo57134 жыл бұрын
@@gustave9744 óbvio que não, por isso eu coloquei EMPREENDEDORISMO em caixa alta, porque na disciplina com uma das piores ideologia do nosso tempo, eu ouvir falar em Marx é um milagre
@fabiogarcia14314 жыл бұрын
@@gustave9744 eu toquei no livro O Capital e arranquei as páginas para limpar o cu
@EEFL2895 Жыл бұрын
Hahahaahha que curioso
@vitorguida9844 жыл бұрын
Grande Gustavo!! Muito obrigado por dividir sua história conosco. Aprendi e muito com esse vídeo.
@marjonha4 жыл бұрын
Que vídeo ótimo, muito bom sua didática, revigorante e me estimula muito a seguir lendo e estudando, adorei muitao, forças!
@jefferson0814 жыл бұрын
Acho que ouvi falar do seu canal no canal galãs feios... de la pra cá to sempre acompanhado o seu trabalho. Parabéns
@conexaomarxista59774 жыл бұрын
Convidamos você a conhecer nosso canal no KZbin e o nosso projeto.
@AlexandredePaulaCruz4 жыл бұрын
Meu caro Gustavo, seus vídeos são longos, mas parece que são curtos. Kkk Parabéns!
@vanessaaline60163 жыл бұрын
Parabéns pela sua história Gustavo, principalmente por mostrar convicção pra que estamos aqui. Conheci o seu canal através do meu namorado, eu não tenho carga alguma de conhecimento como a de vcs aqui, mas todos os seus vídeos me ajudam e muito a entender nossa sociedade e tentar realizar as mudanças necessárias primeiramente como ser humano. Obrigada!
@karolinaneznamy4 жыл бұрын
É curioso, porque minha história, apesar de ser muito diferente, tem elementos centrais em comum. Eu vim de família relativamente abastada, numa cidade da região metropolitana do Rio, estudei numa escola particular extremamente elitizada, só fui trabalhar de fato depois de me formar na universidade (e me formei em Letras)... e ainda assim, tinha esse vazio, essa visão da desgraça que é esse sistema não só porque mata as pessoas de fome e bala, mas também porque mata o potencial que cada um de nós tem. Me considerava anarquista, mas tinha muita referência naquela maluquice do Tolstoy (tanto que ficou sendo meu pseudônimo por muitos anos), e fiquei anos trôpego até entrar no movimento estudantil no final da graduação e começar a investigar um pouco mais as organizações. Passei rapidamente pelo PSOL, mas logo entrei para o PSTU, muito influenciado pelo fato de que era a corrente que eu via que era mais próxima das minhas próprias concepções à época enquanto anarquista... a defesa de uma democracia operária exercida por conselhos populares, o internacionalismo sistemático, entre outras coisas... e nunca mais olhei para trás. É curioso também que eu li muito pouco Marx, mesmo depois de entrar no PSTU (sempre fui muito movimentista, e na real to desfazendo um monte de besteira assistindo teu canal. Enfim... é um orgulho militar com você na mesma organização, compa, e um orgulho ver a proporção que o Orientação Marxista tem tomado - ainda pequeno, mas com um crescimento tão espantoso que prova que há, sim, espaço para teoria e política de fato revolucionárias.
@laritsc57753 жыл бұрын
Muito legal seu relato. Obrigada pelo seu trabalho aqui!
@ricibatera4 жыл бұрын
O canal e muito bom. Estou sempre acompanhando e vejo todos os vídeos.
@brunogoncalves97574 жыл бұрын
Parabéns pelo seu trabalho, Gustavo Machado! Espero que seu canal cresça ainda mais!
@pierrepruh4 жыл бұрын
Parabéns Gustavo, seu trabalho é fenomenal e já mudei muito das minhas concepções, bora 2 milhões de views!
@mandi.rebeldia4 жыл бұрын
Me identifico muito com a percepção de como é vazia a vida no capitalismo e como ele vai "tirando nosso brilho". Isso também foi um dos motivos que me levou a ser marxista, embora tenha sido resultado de diferentes experiências individuais. Valeu, Gustavo!
@joaopedromedradosena234 жыл бұрын
Parabéns, Gustavo! Espero que seu canal possa alcançar ainda mais pessoas...
@-pumpkinchan-45982 жыл бұрын
Muito honesto e pessoal o vídeo. Envolvente. Creio que deveria ter pontuado ainda que superficialmente, as ideias do Trótski que as envolveu.
@LianadeJesus2 жыл бұрын
por Tutatis! eu era militante da Convergência nos anos 80, em porto alegre... nossa... relembrando os tempos em que eu era mais habituê em estudar. eu deveria ter encontrado este canal mais cedo.
@fcvgarcia4 жыл бұрын
Vc já está fazendo a mudança na vida de muitas pessoas. Parabéns, Professor!!!
@conexaomarxista59774 жыл бұрын
Convidamos você a conhecer nosso canal no KZbin e o nosso projeto.
@Eduardo.Signori4 жыл бұрын
Como é acolhedor ouvir sua história! Mesmo nascendo em um pais "capetalista" conseguiu se desvincilhar de suas "tentações" e vencer na vida ao ponto de aprender, entender e divulgar esta teoria, que também fora, construída com muito esforço. Ainda sou um estudante universitário da UFPR e autista (na Curitiba da Lava Jato :/), me é muito sofrível ter alguma "competência" acadêmica, mesmo assim "escolhi" a psicologia vygotskyana. Se eu conseguir me formar gostaria de poder ajudar em algo, pois + 150.000 mortes é absurdo demais para ficar "parado". Muito obrigado por "dar-me" esperança com seus vídeos :)
@eumessreis4 жыл бұрын
Seu canal é importante. Discordo de algumas posições. Mas quanto a Marx (estou me formando enquanto marxista), tem me ajudado bastante. Avante!
@Trexfreestyle19914 жыл бұрын
Video motivador, uma que inspira qualquer um, parabéns pelo canal e pela dedicação
@mariomend64803 жыл бұрын
Rapaz, cada um tem uma trajetória única mesmo. Assisto seus vídeos somente para refletir. Vivo no limite da sobrevivência. Trabalho bem no centro de São Paulo, 2 horas de ida e 2 de volta. Parabéns para você.
@Lukpard14 жыл бұрын
Bem legal conhecer um pouco sobre sua trajetória !
@Lukpard14 жыл бұрын
@@1emiliobering Fiz os ancaps perderam a linha kkkk
@mahrianajuana4 жыл бұрын
Parabéns pra sua mãe!!!!! Criou um ser humano incrível!!!
@Igorecrucifixion4 жыл бұрын
Parabéns, Gustavo! Seu trabalho é incrível.
@NunesPvnk4 жыл бұрын
Pra se tornar marxista basta conhecer o Brasil real. Pegar ônibus, entrar num metrô, ter pisado em algum interior esquecido imerso na pobreza. O empurrãozinho é o conhecimento formal, mas a essência vem da indignação. Pra quem só conheceu o mundo através de uma tela em um apê no 4º andar, é incompreensível.
@canaldesbravandooindecifra94254 жыл бұрын
Você falou tudo! Parabéns!
@TedDrules2 жыл бұрын
Nem é necessário ir pro interior. Tem muitas favelas dentro de grandes cidades com problemas oriundos do capitalismo
@BetoOliveira_machuta2 жыл бұрын
@@TedDrules A pobreza maior se vê na cidade, concordo. Dependendo do interior, você verá uma riqueza e uma certa vida agradável, com.as ressalvas.
@ericcartman8921 Жыл бұрын
Nenhum ambiente desses é pior do q um campo de prisioneiros de uma guerrilha como as farc ou mir do chile, essa é a inversão revolucionária, usam um mal externo natural pra justificar o terrorismo deles próprios, e caso fiquem com medo de obviamente irem pro inferno, não tem com o q se preocupar, a doutrina ja pensou nisso, é so acreditar q deus não existe... O Marxismo é a ditadura perfeita, se isso não é uma pegadinha do capetta não sei o q é
@luisotaviomatta4 жыл бұрын
História bonita! Bjo do AnCap!
@evalopesmachado94814 жыл бұрын
Me emociono e me orgulho, Gustavo sempre caminhou com suas próprias pernas...
4 жыл бұрын
Eva!! ❤️❤️❤️
@floose4 жыл бұрын
Eu acho que eu sou uma das pessoas que mais incomoda aqui escrevendo os comments, mas vamo la hueahsuahueas Gustavo, foi por conta do teu canal que eu acabei por exercer, na forma do estudo, uma opinião completamente diferente da sociedade. Eu curso doutorado em Engenharia Elétrica, trabalho que advém de um sonho de um dia ser docente em universidade. E foi com o Orientação Marxista que eu passei a enxergar os reais objetivos que me levaram a esta jornada. Justamente espalhar, desenvolver e argumentar contra toda essa sociedade desigual, que transforma tudo em mercadoria e aliena as mentes dos nossos alunos. Parabéns pelo trabalho! Tens meu mais total apoio e respeito.
@l4ne5774 жыл бұрын
Então para você tudo tem que ser de graça ? não pode existir mercadoria ? kkkk
@floose4 жыл бұрын
@@l4ne577 leia sobre o fetichismo da mercadoria em O Capital.
@floose4 жыл бұрын
@@RBNdevilshark é nóis
@Mateus-vw8bx4 жыл бұрын
Esse símbolo do nob é pra quem é membro?
@floose4 жыл бұрын
@@Mateus-vw8bx sim
@5driedgrams4 жыл бұрын
Não sou trotskista mas gosto muito do teu canal, é muito informativo.
@lsbzkr2 жыл бұрын
Adorei saber mais sobre vc, Gustavo. Parabéns pela força intelectual e pela tragetória!
@fabionunes2793 Жыл бұрын
Me identifico muito com tua história, essa parte que tu contou do envelopinho quando CLT... hahahaha
@reinaldonascimento75394 жыл бұрын
Um abraço!Depoimento pessoal q vai alem do pessoal.Maraviha,Gustavo!
@marcoqueiroz98243 жыл бұрын
Gustavo, seu canal é repleto de riquezas, é incalculável o tanto que aprendi desde que me inscrevi aqui!
@IronKun2 жыл бұрын
Sou de Araxá, saí de lá também para estudar computação em outro estado. Muito legal ver um camarada com uma trajetória tão parecida.
@elderlourenco-biomusica36443 жыл бұрын
Gustavo, sua trajetória e reflexão trouxe você aqui para poder contribuir com um conhecimento para ajudar ao combate do capitalismo que destrói a vida. Gosto do seu canal onde estou aprendendo.
@balcambal97694 жыл бұрын
Muito legal seu relato Gustavo. Estou nessa peleja de estudar os programas das diferentes organizações para me organizar. O PSTU parece ser massa mesmo. Abraço e saudações socialistas
@viniciusfrances4 жыл бұрын
Passei por isso também, Anibal ! Durante o impeachment da Dilma... Meses lendo os programas do PSOL, PCB, PCO... Até decidir por me organizar com o PSTU.
@nestornestor26344 жыл бұрын
O comunismo é uma ferramenta do capitalismo judaico para destruir os Estados, os trabalhadores e depois dominá-los! Viva a Terceira-Posição! Morte ao comunismo! Morte ao capitalismo! ANAUÊ!
@edilenemarx29134 жыл бұрын
PSTU é um p artido muito equivocado.
@edilenemarx29134 жыл бұрын
@@viniciusfrances Melhor ir para o PCO, se quiser realmente participar de um partido de luta e coerente. PSTU e um partido muito equivocado.
@viniciusfrances4 жыл бұрын
@@edilenemarx2913 Oii Edilene! Obrigado pela recomendação. Não tenho a mesma análise. Um beijão!
@anagodoi17834 жыл бұрын
Como amo e tenho orgulho dessa pessoa!!!! Uma vida dedicada a revolução!
@adpg104 жыл бұрын
Sortuda rsrsrsrs
@l4ne5774 жыл бұрын
revolução que nunca vai acontecer kk, maluco ta perdendo o tempo dele
@thima19844 жыл бұрын
@@l4ne577 Verdade
@huandney4 жыл бұрын
@@l4ne577, os russos falavam isso no início do século passado.
@l4ne5774 жыл бұрын
@@huandney Segundo o Gustavo a revolução tem que ser internacional. Ou seja, Nunca !
@brunobacote14 жыл бұрын
Não me considero marxista por não achar comunismo viável, mas podem me achar marxista pq concordo com a análise e crítica de marx ao capitalismo. Seu canal é muito bom e vem me ajudado a conhecer melhor a teoria de Marx.
@neofilosofia134 жыл бұрын
Leia sobre Comunismo Empresarial de Mercado
@neofilosofia134 жыл бұрын
Vai gostar
@cruyff-i1c4 жыл бұрын
O comunismo é a conclusão lógica da análise de Marx sobre o capitalismo, mas aí também importa muito saber o que você acha que é o comunismo, isso é essencial.
@brunobacote14 жыл бұрын
@@cruyff-i1c confesso que não sou profundo conhecedor nem de comunismo, nem de liberalismo. Contudo, acredito ter uma base razoável, já que é um assunto que me interessa e eu costumo estudar um pouco. Já tive fortes tendências liberais, até achava pertinente algumas colocações libertárias, mas fui amadurecendo e estudando mais e percebendo que, sob minha ótica, o marxismo tem argumentos muito sólidos sobre o capitalismo. Porém, a meu ver, em que pese a crítica certeira ao sistema, a solução apresentada, comunismo ao estilo marxista, não parece aplicável exatamente pela "corrupção" moral estabelecido na sociedade capitalista. Então, para mim, é como se eu fosse alguém que vê e entende o problema, mas não sei como soluciona-lo. E, cabe frisar, eu não desmereço o comunismo, só não o vejo como algo aplicável. Um dia, quem sabe...
@Fernando-xo5dv4 жыл бұрын
@@brunobacote1 penso igual o teu primeiro comentário
@maryavalmennizurk68434 ай бұрын
Comentário de engajamento ao canal! Up! Esse vídeo é muito bom 😉
@washingtonsouza67484 жыл бұрын
Não sou Marxista, tampouco me coloco no espectro político de esquerda, porém, gosto muito dos seus vídeos. Gostaria que você fizesse um comentário acerca do cenário político brasileiro atual. O que você pensa a respeito dos progressistas, dos liberais, do "centrão" e da onda "conservadora bolsonarista" que impera no país nos dias de hoje? Forte abraço.
@deodatomeneguelleramos9174 жыл бұрын
Parabéns Gustavo. Gostei do seu canal e irei acompanha-lo.
@rodrigoappendino4 жыл бұрын
Eu tenho uma origem bem diferente da sua. Eu invejo o que sua mãe fez por você. Aqui, meus pais nem leem. Já até briguei com meu pai por não ler e chamar Freire de barbudo marxista, por influência do pessoal da Jovem Pan. O resultado é que hoje eu tenho bastante dificuldade para ler e passei 10 anos da minha vida sem terminar nenhum livro, só querendo ler e começando, mas desanimando rápido. Principalmente quando entrei na faculdade, ficou mais difícil, porque pelo menos na época da escola eu conseguia estudar programação em Java como autodidata. Hoje, fico com peso na consciência, sentindo que estou perdendo meu tempo o tempo todo. Mas pelo menos tem canais como o seu, que me permitem adquirir conhecimento enquanto não consigo mudar esse hábito. Obrigado por nos deixar saber mais desse cara que mal conhecemos, mas já consideramos pacas.
@OArquiteto13 жыл бұрын
Que triste. Eu tento ler alguns livros mas não termino pela maldita procrastinação...
@rodrigoappendino3 жыл бұрын
@@OArquiteto1 Eu também.
@OArquiteto13 жыл бұрын
@@rodrigoappendino :'(
@kaizarchan3 жыл бұрын
@@OArquiteto1 Eu também. Vou tentar ouvir audiolivro, começando por esse barbudo marxista
@oscreepers29463 жыл бұрын
Caramba eu sempre te encontro nos comentários de vários canais kkkk
@paulokofpv4 жыл бұрын
Muito bom, seu canal é incrível. Eu fui me interessar em política em 2014 e logo me inclinei para a extrema direita e liberalismo, percebi que era um erro e ainda tô tentando me encontrar nisso que se chama "esquerda". Seu canal é uma luz em meio tanta coisa grotesca por aí, tento acompanhar suas indicações mas sou economista e tenho dificuldade de ler qualquer coisa que não seja em formato de manual kkkkk parabéns e sucesso.
@doutorpeste5352 ай бұрын
Saudações diretas de Capelinha, camarada do Vale ✊️
@JeanPinheiro-nc2pl4 жыл бұрын
Salve, camarada Gustavo! Grande história a sua, meu camarada! Assim como vc, q se interessou pelo marxismo devido às suas experiências pessoais, eu da mesma forma, pelas experiências e pessoas arrogantes e amantes do capitalismo, em q conheci, passei a ver sentido em mta coisa dita, nos escritos de Marx, e igual a vc, chegar à conclusão de q esta sociedade, é de fato, um puro vazio e fracasso, qual forma de sociedade! Meus parabéns, pela marca de 1 milhão de views, camarada Gustavo! Isto, é só o começo, meu camarada! Vc merece mto mais! Se possível, eu gostaria, mais à frente, caso for possível, vc fizesse um vídeo, explicando sobre como seria a teoria Trotskista, segundo Nahuel Moreno, fundador da LIT-QI, organização internacional/socialista, da qual o PSTU faz parte! Mto da hora, vc ter conhecido, o Zé Maria, pessoalmente?! O cara é mesmo, socialista/marxista de raiz, comprometido com a causa do trabalhador ! E vc conheceu tbm, o Bernardo Cerdeira e mais outros do PSTU, pessoalmente? Estes caras, tbm, são de fato, comprometidos com a causa operária/socialista! Um gde abraço, camarada Gustavo, e q vc continue, com o gde trabalho, de elucidar toda a obra de Marx, e manter-se, cada vez mais firme e forte, na luta socialista! Tmj!
@expeditoandrade60754 жыл бұрын
Cara vc é uma inspiração para muita gente saiba disso.
@renatomoreira30634 жыл бұрын
Excelente trabalho, como sempre.
@PetersonSoza4 жыл бұрын
Só tenho de agradecer!
@heliomedeiros39554 жыл бұрын
Parabéns! ótimo canal e grande trajetória de vida.
@lorranneves20204 жыл бұрын
Sua história inspira a todos nós seus inscritos, trabalhadores que, cada um dentro das suas possibilidades, também buscam encontrar o que de melhor podemos fazer a serviço da causa da nossa classe. Tenho certeza que cada trabalhador que luta pelo socialismo tem uma história inspiradora, uns em realidades mais duras que outros. No horizonte todos nós nos fortalecemos com o trabalho, a militância, divulgando material, com o estudo, a propaganda, a agitação e a luta que nos diferencia do oportunismo generalizado que ronda o socialismo no Brasil e no mundo. Até a vitória!
@jeanborges38902 жыл бұрын
Eu sou da linha de lenin e Stalin,mas gosto muito do seu canal e me identifiquei pela sua História de vida parabéns
@MrEdinoel4 жыл бұрын
Parabéns, Gustavo! História inspiradora!
@adelmosouza37974 жыл бұрын
Muito boa a iniciativa. Tornei-me membro por isso.
@JV-zg1jv4 жыл бұрын
Me tornei marxista por conta do indivídualismo e o completo vazio da sociedade. Eu não queria fazer parte daquilo, das frases: "faça isso", "seja empreendedor", "seja isso". Eu queria ajudar pessoas, eu ouvia notícias de pessoas pobres, sem nada e em situações precárias. Minha situaçao social me levou ao marxismo, por eu ser precariado. Dai comecei a ler Karl Marx. Pretendo me graduar em filosofia como libertação disso tudo, como um rompimento.
@nestornestor26344 жыл бұрын
Leia Plínio, Codreanu, Mussolini e outros líderes de Terceira-Posição para se libertar do capitalismo e do marxismo!
@Kelvy Barbosa hahahahahahahahaha. Isso foi uma pergunta? Da pra ver que seu comentário é um clichê. Não vou perder tempo com gente burra, que escreve isso achando que está lancrando. As leis trabalhistas foi reivindicada pelos primeiros movimentos sindicais, os socialistas e comunistas, principalmente aqui no Brasil de 1917, que proibiu trabalho infantil, pediu melhores salários e diminuiçao da jornada de trabalho. Os males foram diminuindo, seu tolo!!!
@rui.costa.santos4 жыл бұрын
Obrigado pelos vídeos em geral. Gostaria de saber se não poderia dedicar um vídeo às distintas tendências estratégicas dentro do trotskismo na América Latina? Inicialmente tinha pensado no próprio Brasil uma vez que o Pstu o PCO e creio que dentro do próprio psol há quem se reclame do trotskismo. Mas pensando também que essas mesmas diferenças se encontram noutros países e como recentemente também fez um vídeo sobre a participação eleitoral partindo de textos de Marx, gostaria de saber como vê a questão. De qualquer forma obrigado pelo canal.
@leandrohblara2 жыл бұрын
Seu canal é muito relevante! Ótimas análises! Parabéns!
@arleypantoja45824 жыл бұрын
Só me apaixonei mais ainda por vc é seu canal 😍👏🏻👏🏻👏🏻
@fcvgarcia4 жыл бұрын
Obrigado por mais este vídeo!!!
@igoraraujo14964 жыл бұрын
Gustavo, faz um vídeo falando sobre o "dossiê dos pelegos" da Gazeta revolucionária, sobre a atual situação dos correios, nem q seja um vídeo sem edição nas suas redes sociais, forte abraço!
@Victor.seixas3 жыл бұрын
Há muito tempo faltava um canal que tratasse de Marx de um ponto de vista mais fiel, acadêmico e não previamente apedrejador, como vem ocorrendo nos últimos anos 5 a 7 anos no YT brasileiro. É incrível como você preencheu brilhantemente esse espaço do tabuleiro, contra-argumentando e mostrando o que antes, seja por faltava de interesse ou de habilidade, ninguém fazia: Marx não é o demônio, assim como o Liberalismo e liberais não são deus. O YT precisava de alguém como você, a quem só temos a agradecer em tempos tão negros como os atuais.
@DataBoy7774 жыл бұрын
Meu início é parecido com o seu, só q eu moro na favela e estudei/estudo na CEDAF - UFV
@DouglasLeite Жыл бұрын
32:21 Gustavo, me chamo Douglas. Me identifiquei com sua história, de ponta a ponta - apesar de ser bem mais velho. Até o ensino médio no ensino técnico federal eu também segui, em São Paulo. A diferença é que me decidi a superar o vazio e a frustração que o capitalismo me trouxe recentemente apenas. Minha dúvida a você é a seguinte: por que precisamos necessariamente de nos integrarmos a um partido ou organização semelhante para militar? Além de você, todas as pessoas que sigo afirmam isso. Confesso que essa dúvida se deve a certo preconceito meu contra os partidos políticos. Grande abraço, gratidão por seu trabalho.
@clitorismasculino24282 жыл бұрын
Não sou trotskista, mas tenho q admitir a qualidade do conteúdo do canal. Parabéns camarada, continue com o seu trabalho genial.
@antonioamaral38962 жыл бұрын
Bom cara adoria ver mais marxista com a qualidade do Gustavo Machado, para ser sincero não sei que ideologia sigo diria que só simpatizante mas a esquerda
@jeansena48242 жыл бұрын
@@antonioamaral3896 marxismo faz parte da esquerda.
@gentesdapiorestirpe2 жыл бұрын
Incrível, camarada! Após algumas desilusões recentes nesse meio "marxista" é muito provável que eu me filie ao PSTU. MUITO OBRIGADO pelo vídeo e pelo trabalho fantástico! 🚩🚩🚩
@rodrigomacedo2434 жыл бұрын
Parabéns pelo trabalho no canal.
@venturacabecao4 жыл бұрын
Muito bonita a tua trajetória e o momento da virada Gustavo. A empatia que já era grande ficou ainda maior. É até possível sobreviver fazendo algo que se gosta, mas é um "gostar inconsciente", sem lucidez. Neste sentido, a tua mensagem é nítida e assertiva, pois, para viver nao basta fazer o que gosta, é preciso estar consciente das escolhas e de como elas irão modificar o meio em que se vive! Parabéns e obrigado pelo altruísmo de dividir conosco a obra de Marx.