O Real mudou tudo | Ponto de Partida

  Рет қаралды 21,279

Meio

Meio

Күн бұрын

Пікірлер: 220
@laudomirasoaresrochacaetan6739
@laudomirasoaresrochacaetan6739 8 ай бұрын
Oi Pedro! Tenho 51 anos e me lembro se parte dessa história. O dia em que meu pai recebia ele já marcava de encontrar com minha mãe no mercado depois que ele saia do trabalho, porque literalmente, no dia seguinte, os preços não eram os mesmos, e no final do mês o salário não valia nada 😢 Não conhecia a história do plano real. Adorei. Muito grata.
@luamorini
@luamorini 8 ай бұрын
Eu morava em frente de um supermercado. Era uma loucura.
@darciovilela1324
@darciovilela1324 8 ай бұрын
Tenho a mesma idade de vc. A minha maior lembrança dessa época era ir com meus pais ao supermercado eldorado em sp e encher 2 carrinhos. A palavra de ordem era literalmente comprar muito de uma só vez e estocar.
@jucileniarios-nw2ql
@jucileniarios-nw2ql 8 ай бұрын
Vivi isso.
@mcardia
@mcardia 8 ай бұрын
Eu lembro de ficar horas e horas na fila do açougue com minha mãe pq a carne tinha que ser comprada naquele dia. Ao chegar as carnes boas já tinham acabado.
@jabuticabaorg
@jabuticabaorg 8 ай бұрын
Ser contra isso, e depois chamar isso de herança maldita, foram comportamentos que ainda existem hoje e que são a raiz desta polarização que nos atrasa.
@brnbianchi2908
@brnbianchi2908 8 ай бұрын
Só não comemora o plano real quem não sabe o que foi viver neste país com hiper inflação.
@ricardohesse2981
@ricardohesse2981 8 ай бұрын
eu elogio a estabilidade do real como moeda, e tenho que admitir que o monetarismo deu certo neste quesito. a pegadinha é a tributação pesada sobre o consumo (tudo o que a gente come/veste/usa para viver e sobreviver é caríssimo, a não ser para quem ganha acima de 10k/mês), e a tributação meramente simbólica das grandes fortunas (não estou defendendo o IGF porque não sei se seria esta a forma adequada, sou um completo amador em Economia), da especulação financeira, do rentismo etc. Eu nasci em 1990, não vi o terror que deve ter sido a hiperinflação no bolso do trabalhador. Curiosamente, com esse controle rígido da moeda, não vejo fora da classe média-alta nenhuma possibilidade ao trabalhador de comprar um carro popular zero, quanto menos uma casa. Não conheço nenhum millenial ou gerações mais recentes com expectativa de, com o salário que recebem, financiar um imóvel. Aí eu comento do carro estar caríssimo hoje em dia e culpam a tributação sobre o consumo. Eu concordo integralmente com quem afirma isso. E, se me fosse permitido continuar na conversa, perguntaria a esse interlocutor se não seria interessante taxarmos mais itens de luxo e taxar o "mercado" (aliás, o termo "mercado" é o termo da imprensa para "mercado financeiro"). Longe de mim afirmar que tudo isso é culpa do plano Real. Minha preocupação é: quando o Estado Brasileiro arrecadará o que é devido pelas elites no geral? Precisamos encontrar uma forma de financiar o Estado não para aumentarmos, mas para mantermos o mínimo de Estado de Bem-Estar Social que ainda resta no Brasil? Apesar das ideias, não deixo de criticar o PT por ser contra o plano real na época e ter mantido basicamente o mesmo modelo econômico do FHC. Não estou tão bem informado sobre a 2ª fase da Reforma Tributária. Vi alguns dizendo que o plano do Ministro da Fazenda é inócuo, uma farsa; vi outros dizendo que esse plano fará a arrecadação aumentar nos próximos anos. A ver. Se vc chegou até aqui, já percebeu que eu sou a favor de o Estado arrecadar mais, só não de nós, trabalhadores-consumidores, porque o combo revogar direitos trabalhistas + tributar excessivamente o consumo é algo hediondo contra a sociedade como um todo, e me parece que este modelo estritamente monetarista nos dá o alívio da estabilidade da moeda, mas nós - trabalhadores de todos os setores, os desempregados, os aposentados, o que sobrevivem com Bolsa Família - continuamos empobrecendo na prática.
@no_more_spamplease5121
@no_more_spamplease5121 8 ай бұрын
​@@ricardohesse2981Você misturou alhos com bugalhos - suspensão da hiperinflação (Plano Real) e necessidade de reforma tributária. Sim, uma reforma tributária que coloque progressividade nos impostos é muito necessária, mas sua falta não é culpa da implantação do Real em 1994. O Código Tributário Nacional é de 1966.
@ricardohesse2981
@ricardohesse2981 8 ай бұрын
desculpe a minha prolixidade, tô me sentindo o Ciro fazendo um freestyle neo-desenvolvimentista kk mas falando sério, respeito muito seu comentário e o Canal Meio, o Pedro Dória e equipe trazem insights inteligentes sobre os mais diversos temas. Com um único porém: enquanto pode fazer sentido países europeus embarcarem em políticas de cortes de investimentos sociais ("gastos"), isso só pode fazer sentido uma vez que países europeus passaram por um ciclo completo de Estado de Bem-Estar Social (ainda que não nestes exatos termos). Comparemos SUS e o NHS. O SUS é supreendente enquanto sistema público de saúde de um país de dimensões continentais, o que envolve menos o número de pronto-socorros e mais a estrutura refinadíssima do sistema e de sua gestão de dados; o SUS tem muitos méritos, mas esses méritos vieram a partir de milagres - eu diria - já que o orçamento do SUS é baixo e tende a ser menor nos próximos anos, independentemente de governo. O NHS, por sua vez, é apenas uma amostra do que é excelência em serviço público quando há mais verba para o Estado investir. É este o meu ponto de divergência respeitosa com o Pedro Dória - e de quebra esta divergência pode sugerir uma hipótese sobre o ranço da esquerda com a Deputada Federal Tábata Amaral. Não posso falar por toda a esquerda, mas em geral sonhamos com um estado e uma república cuidados com mais esmero enquanto prestadores de serviços à população (sabe quando um brasileiro viaja para a Inglaterra ou Alemanha e adora o serviço público de lá? essa mesma pessoa acredita que o serviço público Brasil é ruim e deficiente não pelo subfinanciamento das políticas e serviços públicos, mas por causa do "povo" - o eterno "outro" para muitos - ou dos "políticos corruptos" - como se o Estado Brasileiro arrecadasse o suficiente para, ao mesmo tempo, manter atrativos os títulos da dívida pública (essencial para o mercado financeiro seus aplicadores) e dar conta de fornecer um serviço público de qualidade sem melindrar o agro e o mercado financeiro. Respeito a Dep. Tábata Amaral por subscrever muitos projetos interessantes, contudo, o que me parece é que ela é uma liberal clássica, ou seja é a favor de um povo livre e soberano, desde que não se gaste 1 centavo do Estado para financiar novas políticas públicas. Apesar disso, particularmente não a vejo como vilã, inclusive, na prática, o próprio Governo Lula 3 é um governo liberal (não muito diferente dos seus mandatos anteriores com a confirmação desse tal tripé econômico e por aí vai).
@IrapuanMartinez
@IrapuanMartinez 8 ай бұрын
@@ricardohesse2981 O Plano Real não era uma reforma tributária, a medida que ataca o ponto que você chamou a atenção, a escorchante carga tributária brasileira. Como plano econômico para debelar a inflação, ele foi um sucesso. Não, não foi perfeito, como por exemplo manter o câmbio artificial para assegurar a reeleição do FHC. Mas ele foi a melhor coisa que aconteceu dentro da redemocratização. Sobre tributação de "grandes fortunas", a França tentou e já desistiu. Só causou fuga dos "grandes ricos", prejudicando a economia. O uso de aspas é porque ninguém diz quando começa a "grande fortuna". Se a gente pega o 1% mais rico do país para aumentar o imposto, isto atinge exatamente os legisladores que deveriam decidir a criação de tal imposto. Mas como disse, a França desistiu: É um imposto complexo de ser cobrado, causa fuga de investimentos e não ataca o que se propõe a melhorar.
@carlexsa
@carlexsa 8 ай бұрын
Ouço vc todos os dias e não hesito em afirmar que este foi o melhor "Ponto de Partida" que vc já fez. Parabens!!!
@claudioreinke1605
@claudioreinke1605 8 ай бұрын
Uma boa dica de filme é: Real - o plano por trás da história.
@biagomide
@biagomide 8 ай бұрын
Fui aluna dessa turma do Plano Real, todos gênios ! Lembro-me de aplicar meu salário no overnight no mesmo dia que recebia, um dia perdido era dinheiro perdido. Mas a faixa da população que não tinha contas bancárias tinha que ir ao mercado e gastar todo o salário em compras porque a inflação devorava o valor real.
@professorwilsondiniz2122
@professorwilsondiniz2122 8 ай бұрын
Persio Arida e André Lara merecem um reconhecimento nacional maior e deveriam ser costumeiramente chamados para debater os caminhos da economia brasileira. Quando os vi no grupo de transição de Lula, me entusiasmei, acreditei que dali poderíamos ter um ministro da Fazenda, ou do planejamento e que dali poderia vir a construção de um projeto econômico denso, propositivo, coerente e visionário para o país. Lula esteve com a faca e o queijo na mão, grande parte dos maiores economistas brasileiros, que já entregaram muito para o Brasil, declararam voto em Lula e o que ele fez: não deu, após sua vitória e posse, nenhum papel relevante, que fosse na construção de um diálogo contínuo com os mesmos e por mais que eu veja os ministros Haddad e Tebet com trabalhos de saldo positivo em diversos aspectos, ainda sinto que poderíamos mais, muito mais.
@eunelsonalmeida
@eunelsonalmeida 8 ай бұрын
Que saldo positivo Fernando Haddad entregou? Não viaja!
@alguemmeugla8777
@alguemmeugla8777 7 ай бұрын
Reforma tributária e PEC da âncora fiscal.
@cesarcerveira2875
@cesarcerveira2875 8 ай бұрын
Quem já passou de meio Século em sua existência, assim como EU, ainda tem lembranças dessas coisas que hoje parecem tão distantes. Não é apenas usar aqueles "Dizeres Antigos", do tipo: "era TUDO mato", mas sim de saber como as coisas eram REALMENTE DIFERENTES. Ainda bem que mudamos as coisas... Agora é seguir melhorando.
@Vollff-h2v
@Vollff-h2v 8 ай бұрын
Trabalhei em um mercadinho na época, e, meu trabalho era remarcar preços. Tinha produtos que eu tinha que remarcar o aumento duas vezes ao dia.
@luamorini
@luamorini 8 ай бұрын
Lembro de várias etiquetas, uma grudada em cima da outra e da pressa da minha mãe em pegar o produto antes que o remarcador chegasse naquela parte da prateleira.
@Msil5g
@Msil5g 8 ай бұрын
Excelente Pedro! Brilhante com sempre! Permito-me acrescentar algumas considerações: o Plano Real também permitiu que o analfabetismo econômico, que predominava absoluto no ambiente político (e entre os jovens universitários) do Brasil daquela época, refluísse ao ponto de ficar minoritário hoje, encastelado nas hostes dos grupos da esquerda corporativista. No Brasil de hoje ainda falta um consenso mínimo a respeito do quão nefasto é o descontrole do gasto público na dinâmica do desenvolvimento do país. Precisamos atacar urgentemente esse problema tal qual atacamos o da inflação. Mas, eu ainda sou otimista quanto a isso. Essa hora há de chegar.
@votenoshortinho
@votenoshortinho 8 ай бұрын
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@canalfazendosom
@canalfazendosom 8 ай бұрын
A ideia que embasou o que conhecemos como plano Real custou a ser implantada não só por sucessivos diagnosticos equivocados e planos econômicos desastrosos, mas tambem porque o plano custava muito caro pra ser implantado e o Brasil carecia de reservas tanto internas quanto internacionais. Mas quando a urgência e uma série de coisas convergiram para que o plano fosse posto em pratica, apesar de tantas incertezas oriundas dos escombros dos fracassos reiterados na missao de estavilizar a economia e controlar a inflação, hoje olhamos pra traz e vemos os frutos do sucesso de tal empreitada. E é maravilhoso ouvir o Lara Redende dando entrevistas. Ele não tem uma postura arrogante e pedante como a do Guedes. Muito pelo contrário, é bastante humilde e didatico em sua fala.
@marciameronho
@marciameronho 8 ай бұрын
Também sou testemunha desta fase! Muito bom saber que existem pessoas que sabem contar os fatos da história. Temos muita gente boa e inteligente que ainda vai conseguir fazer o que é preciso para todos nós. Só espero que não demore tanto.
@ericacarvalho2135
@ericacarvalho2135 8 ай бұрын
Pedro, parabéns pelo vídeo, pela aula, eu mesma não sabia desta questão do "inflação psicológica".
@lordtampas
@lordtampas 8 ай бұрын
Lembro muito bem da minha infância, onde tudo que meu pai recebia minha mãe corria comigo e meus irmãos para o mercado, pq os preços aumentavam varias vezes ao dia. A noção de preços não existia, lembro que um carrinho eletrico da Estrela que desejava poderia custar um Fusca usado. Meu pai trocou a tv colorida num Chevette 82. Meu vizinho endinheirado comprou um Escort zero e deixou 3 anos parado na garagem como investimento futuro.
@angelicamendoza8232
@angelicamendoza8232 8 ай бұрын
Eu tb vivi o período da inflação galopante. Estudantes de economia do mundo todo iam ao Brasil pra entender como era isso! Um pãozinho na padaria de manhã era um preço, à tarde já tinha aumentado! Era uma loucura! Com certeza o plano Real foi uma das melhores coisas que o Brasil já viveu.
@deniseldantas
@deniseldantas 8 ай бұрын
Com certeza! De pensar que tantos políticos tarimbados do PSDB viraram reaças, triste
@neidejacot1743
@neidejacot1743 8 ай бұрын
Pedro, estou muito emocionada em ouvir o seu relato. Eu deixei o meu país, há exatamente 30 anos, justamente porque não conseguíamos mais viver no Brasil, meu marido, meu filho e eu. O que disse a meu marido na época é que nós tínhamos o previlégio de ter dois passaportes, o que não era o caso da maioria da população brasileira. Um grande jornalista amigo, Jânio Lopo, hoje falecido, escreveu na Tribuna da Bahia, um artigo entitulado « Partida compulsória », onde ele falou sobre a inviabilidade da sobrevivência dos cidadãos, onde muitos estavam optando em deixar a sua pátria por não aguentar tanta desilusão, falta de esperança e perspectiva. E desejando que um dia voltássemos e que, neste dia, em outras condições de não mais precisar utilizar os passaportes, não compulsoriamente. Neste artigo, ele lembrou até do caso Fio Maravilha que preferiu ser entregador de pizza em NY do que ter um emprego médio no Brasil. Momentos difíceis, decisões difíceis, circunstâncias da vida que nos fizeram cair na, e não no, real.
@tonsantos3696
@tonsantos3696 8 ай бұрын
Viva o plano Larida 👏👏👏👏
@CarmenCastellani
@CarmenCastellani 8 ай бұрын
Eu vivi essa época da hiper inflação. Era terrível!!! Jamais esquecerei. Que tensão na hora de entrar num supermercado... os funcionários mudavam o preço dos alimentos na nossa frente e não podíamos fazer nada, comprávamos porque precisávamos daquele arroz ou feijão, ou etc. Foi difícil demais.
@EveraldoLeite-gr5cy
@EveraldoLeite-gr5cy 8 ай бұрын
Vivi esse tempo e agora ficou mais claro com tantos detalhes!
@giovaniprettubom
@giovaniprettubom 8 ай бұрын
Ele não falou o principal do sucesso do Real... A extinção dos bancos estaduais que jorravam dinheiro...
@DestinoAlagoaGrande
@DestinoAlagoaGrande 8 ай бұрын
Lembro que em algum outro vídeo ele fala sobre isso. Já faz um certo tempo. Vou ver se acho.
@dcalvo
@dcalvo 8 ай бұрын
Pra quem não viveu o período inflacionário e os vários planos econômicos ou mesmo pra quem viveu mas não se lembra bem de todos os detalhes, recomendo o livro Saga Brasileira, da Miriam Leitão
@sheilah_
@sheilah_ 8 ай бұрын
Valeu, Pedro! Importante relembrar e destacar essa história não tão distante, como um ponto de referência para buscarmos entender como poderíamos ter avançado muito mais a partir dali. Avançamos sim, há marcos importantes de avanço, mas tb erros graves de visão de país. E se erros não são reconhecidos como erro, se repetem. Se lá atrás na virada com o Plano Real foi um coletivo de liederanças que colocou o Brasil no trilho, hoje temos líderes de egos inflados, de mitos a salvadores da pátria, com projetos pessoais de poder. E pior, são idolatrados por muitos, de forma alienada e fanatizada. Como manter a esperança?
@analista_de_plantao
@analista_de_plantao 8 ай бұрын
Excelente resumo Pedro ! 👏👏👏
@davidswins
@davidswins 8 ай бұрын
Viva o plano real e viva a democracia!
@beatrizborges9095
@beatrizborges9095 8 ай бұрын
Excelente, Pedro!
@margaretl8587
@margaretl8587 8 ай бұрын
Que bom dar mérito a quem de fato merece
@mateusoliveira5286
@mateusoliveira5286 8 ай бұрын
Um dos melhores PdPs. Nasci em 1996, minha mais antiga memória do Real é a moeda de 1 real prateada, ainda sem o aro dourado em volta. Hehe. Já revirei algumas bibliografias sobre como era o Brasil de 90, mas mesmo assim ainda fica a sensação de "será que o que eu penso dessa época é próximo da realidade?". Mesmo não tendo essa noção completa, fico feliz por isso ter acabado.
@TaoPrimo
@TaoPrimo 8 ай бұрын
Parei para refletir.... Essa AULA do Pedro me fez até mudar a forma como julgava meus pais. Eles foram adultos jovens ganhando salário num momento muito dificil. A vida é contingente, e o brasileiro joga no "modo sobrevivência" há muito tempo. Mas já foi bem pior...
@daniloporto
@daniloporto 8 ай бұрын
Pois é Pedro. Tenho 40 anos mas lembro muito bem desses tempos de inflação, apesar de ser criança. E achava que aquilo era normal. Comecei a me interessar em política com 9 anos, qnd veio aquela capa da Veja do “Pedro Collor conta tudo”. Com Laís jornalistas, assinatura diária de jornais e semanal da Veja, passei a me interessar. Lembro com 11 anos que todo dia olhava o valor da URV no jornal, tinha uma grande expectativa. Fiquei um pouco frustrado quando peguei as moedas do porquinho e troquei na CEF que funcionava no térreo do meu prédio no centro do Recife. Deu 2 reais e alguma coisa. Achei pouco mas lembro que era tipo 2400 cruzeiros reais, seria pelo menos mais fácil fazer as contas. No Brasil ficou inclusive a cultura da “compra do mês”, coisa que não existe em outros lugares. Meu pai continuava fazendo aquelas compras enormes, a despeito do valor estável da moeda. Teve a privatização dos bancos estaduais. Veio maxi desvalorização em 99, lembro que o dólar dobrou de valor em janeiro de 99. Mas tudo passou, todo mundo esqueceu e hoje defendem ideias retrogradas, similares às que nos levaram àquele cenário. Deveríamos valorizar mais. E, como exercício de imaginação, tente fazer um vídeo de história alternativa trocando Itamar por Lula, PUC Rio por Unicamp, Lara Resende e Pérsio Árida por Gonzaga Belluzo e companhia Ltda. Seria um desastre catastrófico. E essas mesmas pessoas não aprenderam, insistiram no erro, veio Mantega que fez o que fez no governo Dilma - maior recessão da história - e ainda há ainda quem os defenda!!!!! O mínimo para ser um país grande é respeitar a própria história.
@pedrocarvalho7480
@pedrocarvalho7480 8 ай бұрын
Defendi numa aula de historia economica do doutorado na puc rio que Itamar foi o melhor presidente que esse pais ja teve. Ele tinha um genio dificil mas era um sujeito integro e um politico ímpar que soube como ninguém assumir um país numa situação politica e economica muito delicada e colocá-lo nos trilhos, dividindo o poder de maneira republicana e delegando para as pessoas certas. Grande figura politica que é muito pouco lembrada.
@no_more_spamplease5121
@no_more_spamplease5121 8 ай бұрын
Sim. É o pai político do Plano Real, pois foi a autoridade máxima que o demandou, autorizou e implantou. Mas não é idolatrado por ninguém, pois esse político discreto nunca foi cacique de partido, nunca teve um partido ou movimento de massa no seu bolso. E também não foi face pública de campanha eleitoral nacional, para cimentar sua imagem na consciência popular. Daí a injustiça histórica com sua figura.
@Oi-dm6rh
@Oi-dm6rh 8 ай бұрын
Parabéns Pedro! Emocionante!
@carlexsa
@carlexsa 8 ай бұрын
Apenas para dar uma ideia da incerteza e da instabilidade do Brasil antes do Real: - A inflação acumulada desde a implantação do correção monetaria em 1967 até a implantação do Plano Real foi 1 quadrilhão por cento. Um seguido de 15 zeros! - Tivemos seis diferentes planos economicos: cruzado, verão, Bresser, Collor 1, Collor 2 e Cruzado. - Três Constituições: 1945, 1967 e 1988; - Oito grandes crises financeiras internacionais; - Alem disto, o Brasil "quebrou" em 1982 e pediu moratoria em 1987. Uma LOUCURA! Carlos Alexandre Sá
@mcardia
@mcardia 8 ай бұрын
O plano Real merecia um Nobel.
@ameliabrandao1548
@ameliabrandao1548 8 ай бұрын
Por isso votei no Ciro em 2022, tinha planos para a economia! Porém palmas para a polarização, não é? Que rendeu muito like e muito view.
@pauloportela6786
@pauloportela6786 8 ай бұрын
muito bem dito, Pedro
@lurdimarbezerra843
@lurdimarbezerra843 8 ай бұрын
Trabalhava em supermercado e vivi essa situação de perto, chegou um momento que não colocava mais etiquetas na mercadoria por não dá conta de remarcar. Estou o livro da Miriam Leitão SAGA BRASILEIRA, e revivendo aquele pesadelo que vivemos por tantos anos. Tinha esquecidos algumas coisas, tipo tablita..etc, mas como diz a Miriam, não podemos esquecer.
@edilsonluizdasilva2364
@edilsonluizdasilva2364 8 ай бұрын
Como voto com pragmatismo, apesar de ter torcido pela eleição de Lula em 89, a fala dele contra o Real me fez ir de FHC. Não quero ser o gênio da raça, mas se os eleitores abandonarem a paixão na disputa eleitoral, escolhendo com lógica as melhores alternativas de acordo com suas preferências, vão afastar de si os discursos vazios e as palavras de ordem, para votarem em quem tem a melhor solução para problemas práticos da nossa vida. . #LeiaPedroFeroz
@tvrfabreu
@tvrfabreu 8 ай бұрын
Pedro, acompanho há anos o Ponto de Partida e acabei de ganhar uma assinatura Premium. Meu comentário aqui é sobre a DEMOCRACIA, assunto que você tanto defende por aqui (com motivo). Minha crítica (ou sugestão de pauta) é sobre a falta de visibilidade sobre a necessidade de uma REFORMA ELEITORAL mais ampla. Se a DEMOCRACIA é um tema importante para o CANAL MEIO, por que não existe uma cobertura ou até mesmo uma ação específica para fomentar uma discussão mais ampla sobre os problemas que temos atualmente e quais seriam as melhores soluções. Afinal, se vivemos num sistema de DEMOCRACIA REPRESENTATIVA, o PROCESSO ELEITORAL deveria ser considerado a PAUTA mais importante e urgente a ser tratada aqui. Problemas como a da POLARIZAÇÃO e do VOTO ÚTIL, dos CUSTOS CRESCENTES e da FALTA DE TRANSPARÊNCIA nas prestações de contas, dentre outros não são abordados pelos meios de comunicação (incluindo aqui o CANAL MEIO) de forma analítica e propositiva. Essa falta de visibilidade só beneficia aqueles que estão no poder e seguem repetidamente alterando as regras do jogo para benefício próprio enquanto só cresce o sentimento de FALTA DE REPRESENTATIVIDADE e consequentemente DESINTERESSE pela política em geral. Recentemente soube que está em tramitação no congresso propostas que visam, dentre outras coisas, mudar de 4 para 5 anos os mandatos em geral e de consolidarem as eleições de todos os cargos públicos em um único dia a cada 5 anos. Na matéria disponibilizada no site do congresso deputados atuais defendendo as propostas sob a falácia de que isso seria bom do ponto de vista econônico etal. Existem soluções muito interessantes que podem reduzir ou até mesmo eliminar o problema da POLARIZAÇÃO que sendo discutidas e implementadas em outros lugares do mundo (AUSTRALIA). Recentemente conheci a proposta do StarVoting.Org que me pareceu uma solução bastante inteligente a ser considerada. Isso sem contar nas discussões de voto distrital, etc. que comprovadamente reduzem os custos de campanha. Enfim, ficaria feliz de ver o CANAL MEIO encabeçando uma campanha específica sobre o assunto através dos seus produtos. Para o bem da nossa DEMOCRACIA!
@rosanetannuri2528
@rosanetannuri2528 8 ай бұрын
Lindo vídeo em homenagem ao nosso grande ponto de inflexão que foi o Plano Reral e se tudo correr bem, vamos caminhar para o segundo, que é a reforma tributária já aprovada. Se realmente não colocarem muito "jabutis", ela tem tudo para nos dar, de novo, uma outra virada positiva na vida de todos nós brasileiros.
@juliomarques7226
@juliomarques7226 8 ай бұрын
Só faltou dizer que a forma como o plano foi feito acabou de desmontar a estrutura produtiva do país e transformou o país em um mega fazendão para extração de commodities agrícolas e minerais, com deterioração de todos os biomas brasileiros. Agora, as pessoas sabem o preço do dia seguinte, só não tem dinheiro para comprar.
@hugo-garcia
@hugo-garcia 8 ай бұрын
Faltou falar dos bancos estaduais que podiam emitir divida e imprimir dinheiro a mando dos governadores. Inflação não é um pensamento mágico na cabeça das pessoas pq ela leu na plaquinha, é tão real e inevitável quanto a gravidade. Cade aquele monte de doutores em economia que em 2020 na pandemia disseram que podia imprimir dinheiro que não teria inflação? Imprimiram e tivemos a maior inflação mundial desde a crise do Petróleo na década de 70
@Billyce18
@Billyce18 8 ай бұрын
legal, lacrou, pena que ele nunca disse nada disso ai kkkk
@chpsilva
@chpsilva 8 ай бұрын
Verdade, acabar com a farra dos bancos estaduais que praticamente imprimiam dinheiro foi fundamental para conseguir aplicar alguma responsabilidade fiscal.
@hugo-garcia
@hugo-garcia 8 ай бұрын
@@Billyce18 Sim ele não disse. Foi justamente isso que eu disse. Pena de que ?
@hugo-garcia
@hugo-garcia 8 ай бұрын
@@Billyce18 Ele não disse nada sobre os bancos. Assiti novamente. Não sei da onde vc tá tirando isso
@fernandomorgadorj
@fernandomorgadorj 8 ай бұрын
A inflação na pandemia não teve a ver com a desregulagem das cadeias produtivas, com a falta de insumos?
@jbx14
@jbx14 8 ай бұрын
Bem didático. Parabéns!
@luizbaptista7013
@luizbaptista7013 8 ай бұрын
Excelente
@rodrigoamem
@rodrigoamem 8 ай бұрын
Pessoal, precisa dar uma olhada no audio dos vídeos. Chega muito baixo aqui na minha ponta em comparação com os outros canais que eu sigo. Só um toque. Bom trabalho.
@marciailinhares
@marciailinhares 8 ай бұрын
Excelente vídeo!!
@_Fernando.
@_Fernando. 8 ай бұрын
Bom, inflação ou não, Real ou não, nosso salário mínimo continua abaixo de $300,00 (na cotação de hoje $285). Nosso trabalho e esforço não valem quase nada quando comparados ao exato mesmo trabalho e esforço de outras pessoas mundo afora. Isso é deprimente.
@IrapuanMartinez
@IrapuanMartinez 8 ай бұрын
Nossa, que terrível o Plano Real, que não resolveu todos e cadas problemas brasileira. Fizeram o Real mas ainda temos saúvas! Salário mínimo não é um indicador de riqueza. Na verdade, ele funciona como um indexador popular - aluguéis informais adoram usá-lo - e quando aumenta este indicador, existe o quê? Pressão inflacionária. As coisas indexadas por ele sobem e o déficit público (notadamente, aposentadorias públicas) aumenta. Não estou falando que as pessoas não devam receber um salário digno. Na verdade, se conferir a média salarial brasileira, ela é superior ao salário mínimo. Mas está dignidade pecuniária tem a ver com uma outra coisa: Produtividade. Brasil tem uma das piores. Produtividade está ligado a outra coisa, educação de base. Brasil sempre está entre os 10 últimos na nota do PISA.
@lucasjleandro
@lucasjleandro 8 ай бұрын
Advinha quem foi contra todas as coisas no Brasil nos últimos 40 anos?
@breu4832
@breu4832 8 ай бұрын
Lula (PT) e Bolsonaro, ou seja, as duas pontas da ferradura.
@no_more_spamplease5121
@no_more_spamplease5121 8 ай бұрын
​@@breu4832Sim, ambos atuaram contra o Plano Real à época da votação no Congresso. E o Presidente Itamar lutou politicamente contra essas resistências para implantá-lo. Aí me vem o eleitorado brasileiro e idolatra os 2 sabotadores do Plano Real, enquanto apaga o Presidente Itamar (pai político do Plano Real) da História, como se fosse um nada. Conclusão inevitável: A mente do brasileiro valoriza o que não presta. 😏
@Bruno-bert
@Bruno-bert 8 ай бұрын
Meu primeiro salário foi 440URV na inauguração do plano Real. E qdo mudou para o Real não acreditávamos que a hiperinflação havia acabado. Parecia um sonho. A oposição inventava motivos para desacreditar no plano e sempre colocava numa perspectiva negativa tudo. Ate hoje não reconhecem o merito. Apesar do plano ser Lara e Arida eu gostava muito do Pedro Malan. Achava ele muito sensato nas entrevistas.
@LeandroMarco
@LeandroMarco 8 ай бұрын
E por que o Pedro não chama o André Lara Resende pra um conversas com o meio hoje em dia?
@gabrielvargas5668
@gabrielvargas5668 8 ай бұрын
Pq será
@chpsilva
@chpsilva 8 ай бұрын
É uma boa idéia, apoiado.
@VitorConceicao
@VitorConceicao 8 ай бұрын
Já chamou: kzbin.info/www/bejne/iYDJZWehjbucfsU
@Fernando.Vieira61
@Fernando.Vieira61 8 ай бұрын
Concordo contigo!
@gusharry100
@gusharry100 8 ай бұрын
Sempre fui faxinado pela história do plano Real, e sempre me ocorreu que ele seria uma boa solução para países como a argentina. Será que seria possível recriar o plano real na argentina ou outros países?
@opiniaodepalpiteiro
@opiniaodepalpiteiro 8 ай бұрын
O plano real foi coisa de gênio!!!
@a.a.sicolin9876
@a.a.sicolin9876 8 ай бұрын
Coluna mais do que necessária. Entristece-me ver como a criação do Plano Real é tão desvalorizada pelas novas gerações e pelas antigas que têm apenas saudades dos coturnos no poder.
@daniellebittencourt9820
@daniellebittencourt9820 8 ай бұрын
lembrar que a ideia do Lara Resende e do Pérsio nao funcionaria sem o Gustavo Franco, que tem uma tese de PhD incrivel sobre a estabilizacao de Weimar pos primeira guerra.
@angelicadacosta2764
@angelicadacosta2764 8 ай бұрын
Na verdade o que pesou mais foi o controle da especulação, o trabalho foi mais valorizado do que a aplicação financeira. Esse foi o pulo do gato.
@ricardohesse2981
@ricardohesse2981 8 ай бұрын
Pedro, muito interessante seu vídeo. Adoraria ver uma entrevista conduzida pela Marilisa, pelo Christian e por vc com o economista André Roncaglia. Creio que seria enriquecedor para muita gente, de liberais a desenvolvimentistas. Um salve a todos do Meio
@joaodecarvalho7012
@joaodecarvalho7012 8 ай бұрын
Otimismo é bom.
@Alekcei.
@Alekcei. 8 ай бұрын
Ninguém nunca menciona que quem tornou o plano real possível foi Marcílio Marques Moreira, ele enquanto ministro foi quem preparou as reservas necessárias, ainda que ao custo de uma inflação de 30% ao mês.
@trnacaoo
@trnacaoo 8 ай бұрын
Fantástico.
@franciscolaerciodesouzaopr8513
@franciscolaerciodesouzaopr8513 8 ай бұрын
Milhões de brasileiros viveram aquele período inflacionario antes do plano Real e sabem como foram difícil aquele longo período de hiper inflação, muitos de nós não desconfiavamos daquele gatilho inflacionario dos salários e também dos produtos no comercial, aos poucos a inflação crescia mês após mês ano após ano e muitos nem percebiam .
@felipedantas74
@felipedantas74 8 ай бұрын
Tenho 50 e lembro bem pacas. Tinhamos 1 cartão de credito que so fazia 1 compra de mês. Se fossemos pagar no dia do salario, não comprariamos literalmente metade.
@vanessahorner9095
@vanessahorner9095 8 ай бұрын
Você esqueceu de falar de CIRO GOMES que foi ministro da fazenda de Itamar Franco e acabou com deficit, cobrou imposto de ricos e ajudou o plano real, né Pedro?
@paulocorreagalvaoneto4393
@paulocorreagalvaoneto4393 8 ай бұрын
Na epoca do plano eu já fazia supermercado e notei que os preços, de alguna produtos subiram sete vezes e com o tempo, muita gente parou de comprar e cairam um pouco, mas no geral tudo ficou mais caro enriquecento fabricantes e vendedores. No governo bolsonaro as coisas mais que dobraram em 4 anos. Mas a inflação diminuiu mas nunca parou. Quando começou o Real um chocolate de 200 gr. custava R$ 1,20, hoje o mesmo, com 90gr. custa R$ 7,00 , + de 15 x mais.😢
@josemachadojose1637
@josemachadojose1637 8 ай бұрын
Sei que é muito difícil Haddade e Simone Tabet convencer a ala radical do PT da importância do controle do defit público e consequentemente o controle da inflação. Porém, o Lula tem obrigação com a sociedade de cartegar essa bandeira e apoiar os dois ministros.
@Hlleonardo
@Hlleonardo 8 ай бұрын
Vivi no tempo que precisava estar (quase) virando a madrugada para comprar a carne e o leite. Ficava na fila, com uma fichinha de papel de pão rosa e tinha que esperar...
@netones
@netones 8 ай бұрын
Pedro, quem foi o Gustavo Franco na historia do Plano Real? Tenho 50 anos e naquela epoca o nome dele nao era tao popular quanto outros, por isso so vim a saber dele no filme sobre o Plano Real.
@breu4832
@breu4832 8 ай бұрын
Faltou o Pedro citar ele, importantíssimo para a implementação do plano real.
@ayrtonlorenzety64764
@ayrtonlorenzety64764 8 ай бұрын
O cidadão foi Presidente do Banco Central na época. Como você não o conhecia?
@netones
@netones 8 ай бұрын
Como disse, o nome dele não era tão popular quanto os outros. Veja você que nem o Pedro citou o nome dele, agora.
@boideathmetal82
@boideathmetal82 8 ай бұрын
o real foi um sucesso, apesar da depreciação
@zinneagutz1497
@zinneagutz1497 5 ай бұрын
Uma pergunta: quem tinha investimentos e poupança teve os valores corrigidos?
@julianoguedesmaia9621
@julianoguedesmaia9621 8 ай бұрын
Precisamos de jornalistas moderados e sensatos como você
@ivonechicaozinho1646
@ivonechicaozinho1646 8 ай бұрын
Nunca antes na história desse país um presidente foi tão eficaz quanto FHC. Nunca! Aliás, onde e como está FHC. Discreto como sempre…
@RudsonRN
@RudsonRN 8 ай бұрын
Em 1993/1994 Roberto Freire era deputado. Senador ele foi de 1995 a 2003.
@franmoura5467
@franmoura5467 8 ай бұрын
Excelente vídeo, Pedro. Mas nao entendi porque deixou de mensurar Ciro Gomes na elaboração e conquista do plano Real.
@andrecordeiro534
@andrecordeiro534 8 ай бұрын
Fiquei emocionado com o ponto de partida de hoje. Hoje a galera fica nessa de Lula x Bolsonaro e esquece o bem que o plano real fez para o Brasil. Também esquece que já houve uma terceira via com o psdb (que infelizmente desmoronou como partido).
@gabrieltrujillo54
@gabrieltrujillo54 8 ай бұрын
Nada a ver com o assunto, mas lembrei disso agora e cabe trazer. Pedro, você é um dos que fala sobre trazer a parcela que voltou no Bolsonaro para o lado democrático, mas mais do que “convencer” é necessário também ouvir e dialogar com essa parcela. A crise da democracia é um fenômeno global, oriundo de uma revolta muitas vezes conservadora, contra o que chamam de stablishment (estado, stf, grupos de mídia de comunicação, empresas de entretenimento, ESG), e que não aguentam ver apenas um lado da da história em pautas como imigração, aborto, meio ambiente e outras pautas de minorias e identitárias. “Oprimir” esse lado apenas irá gerar revolta e recrutar pessoas para o golpismo. Vejo você falando um pouco dos problemas da cultura woke, como super problematizacao e cancelamento, mas isso é pouco
@cavedon.felipe
@cavedon.felipe 8 ай бұрын
A consequência da hiperinflação está presente até hoje: tornar todo seu dinheiro em produtos para "preservar". A cultura de guardar e investir nunca foi gestada: Brasil império, Brasil ditadura, Brasil hiperinflação. Ao menos isso vem sendo corrigido bem aos poucos.
@Ric3050
@Ric3050 8 ай бұрын
Errado. Nenhum regime político fez mais do que GETÚLIO VARGAS. Ele fez a única revolução deste país, fundou o Brasil moderno, industrializado e urbano. O resto foram ajustes. E o pós Plano Real, sustentado em juros excessivamente elevados, é um presente ao mercado financeiro e um freio ao crescimento. Inflação é a desculpa perfeita.
@brasilmenino
@brasilmenino 8 ай бұрын
RIP para o PSDB descanse em paz 🙏✨ Pedro, supera ela 💖
@rafagunslinger
@rafagunslinger 8 ай бұрын
Que bom! Nada de guerra na Ucrânia, Gaza e Bolsonaro. Parece até que voltamos 10 anos no tempo.
@hedulima1253
@hedulima1253 8 ай бұрын
Trinta. Essa data só ocorre uma vez. Semana que vem ele continua na tua guerra. Descansa. E obrigado pelo engajamento.
@brnbianchi2908
@brnbianchi2908 8 ай бұрын
Se os brasileiros não comemorarem o plano real, com certeza não serão os ucranianos ou palestinos que o farão. Mas talvez você seja muito novo para saber o que era viver num país com hiper inflação.
@rafagunslinger
@rafagunslinger 8 ай бұрын
@@brnbianchi2908 sou do tempo em que as pessoas conseguiam distinguir sinceridade de ironia e só falavam se tivessem algo pertinente para dizer ao invés de procurar pelo em ovo.
@rafagunslinger
@rafagunslinger 8 ай бұрын
@@hedulima1253 e você lá é responsável pelo canal pra agradecer engajamento? Abismado como tem gente que gosta de aparecer Sou assinante há 6 anos; aí eu comemoro o fato do canal estar tratando de algo diretamente ligado ao cotidiano dos brasileiros ao invés de infindáveis discussões ideológicas e vem um zé criticar. Isso aí, internet deu voz a todos e a maioria só usa pra encher o saco.
@fabiocastro8851
@fabiocastro8851 8 ай бұрын
@@rafagunslinger , acho que era questão de você ter se comunicado melhor: Tanto eles (hedulima e brnbianchi) quanto eu tínhamos achado que você estava reclamando de o Pedro falar de plano real ao invés de falar de guerra (igual algumas outras pessoas, que têm dor de cotovelo contra o plano real, reclamaram ali em baixo). Abraço.
@luizfernandoslompofilho9790
@luizfernandoslompofilho9790 8 ай бұрын
Pedro, qual a participação do Ciro Gomes nessa história? Se não me falha a memória ele que assumiu o ministério da Fazenda em certo momento depois que o FHC saiu para ser candidato a presidência. Lembro que gostei da atuação dele, tanto que votei nele nas eleições para presidência os anos 2000.
@tarsuspraxedes6764
@tarsuspraxedes6764 8 ай бұрын
Com certeza, foi uma conquista importante e fundamental. Mas nem isso vai ressuscitar o PSDB ou alavancar o Aécio, do pó veio e continua lá.
@adrianofranca3182
@adrianofranca3182 8 ай бұрын
Isso explica a queda de 30% no poder de compra na transação da URV para Real?
@gabrielluiz191
@gabrielluiz191 8 ай бұрын
"fome acabou no Brasil, até Bolsonaro" 👏👏👏
@marciosm1165
@marciosm1165 8 ай бұрын
Desculpe, mas o Governo FHC é seu liberalismo econômico, não foi essa maravilha toda, houve desemprego e meu pai, por exemplo, já era aposentado e teve seu salário reduzido de 10 para 6 salários e quando perguntado sobre os parcos reajustes ao presidente, ele falava com aquela empafia característica que não era o que ele queria mas era o possível, isso sem falar nas privatizações que foi a entrega de patrimônio público aos grandes capitais nacionais e internacionais...para se ter estabilidade econômica sacrificou-se muito do social.
@lucasdossantos4215
@lucasdossantos4215 8 ай бұрын
Era melhor ter inflação né?
@breu4832
@breu4832 8 ай бұрын
Bom mesmo era esperar numa fila interminável pra conseguir uma linha telefônica e piratear videogame e software porque importação era proibida né. Viva o patrimônio público e a indústria nacional. 👏
@no_more_spamplease5121
@no_more_spamplease5121 8 ай бұрын
Lembrando que o Plano Real é legado do governo Itamar, não do governo FHC. Essa confusão de datas é comum, mas continua sendo equivocada.
@zinneagutz1497
@zinneagutz1497 5 ай бұрын
FHC foi muito eficiente segundo os banqueiros
@fredericomoreira2428
@fredericomoreira2428 8 ай бұрын
Queria das like umas 10 vezes! 😊
@TiagoACarlos
@TiagoACarlos 8 ай бұрын
Pedro, o ministro que o FHC substituiu não foi o Rubens Ricupero?
@brnbianchi2908
@brnbianchi2908 8 ай бұрын
Ricupero veio depois e caiu no microfone aberto da Globo
@no_more_spamplease5121
@no_more_spamplease5121 8 ай бұрын
Ricupero veio depois. Ele foi o ministro que assinou com o Presidente Itamar a Medida Provisória que instituiu o Plano Real (moeda). O ministro FHC foi seu antecessor, e assinou com o Presidente Itamar a MP que instituiu a URV.
@prof.cristianolima-biologi1793
@prof.cristianolima-biologi1793 8 ай бұрын
👏👏👏👏👏👏👏
@jorgerocha423
@jorgerocha423 8 ай бұрын
Uma pergunta: Ciro Gomes não fez parte desses grupo que elaborou o plano Real?
@EmersonCavalcante_
@EmersonCavalcante_ 8 ай бұрын
Resposta: Não ❗
@jorgerocha423
@jorgerocha423 8 ай бұрын
@@EmersonCavalcante_ Tem certeza?
@fabiomurilosantana
@fabiomurilosantana 8 ай бұрын
@@jorgerocha423fez parte da equipe política.
@jorgerocha423
@jorgerocha423 8 ай бұрын
@@fabiomurilosantana mas então fez parte!👍👍👍
@EmersonCavalcante_
@EmersonCavalcante_ 8 ай бұрын
Rapaz, Na época do Plano Real (elaboração iniciou em 1993), O Ciro Gomes era Governador do Estado do Ceará.
@rahanlion9123
@rahanlion9123 8 ай бұрын
Um real de hoje equivale a 10 centavos de 1994 hoje, a moeda perdeu valor com o tempo Esqueceu de falar que roubaram a poupança do povo para implantar essa moeda.
@luizhalen
@luizhalen 8 ай бұрын
A poupança foi confiscada pelo Collor em 1990 e o Plano Real foi implementado pelo presidente seguinte, depois de um governo de vice, em 1993. O plano Collor I NADA teve a ver com o Real. E quanto à desvalorização da moeda em TRINTA anos, continua sendo melhor do que essa desvalorização em UM MÊS, como em 1990, onde a inflação mensal bateu 84%.
@rahanlion9123
@rahanlion9123 8 ай бұрын
@@luizhalen Inocente vc 🤭, alguém foi paga lá na gringa par que a moeda nova tivesse paridade com o Dollar.
@balbinaabgbal4379
@balbinaabgbal4379 8 ай бұрын
Eu digo q o melhor presidente q ja tivemos foi o FHC. Ele deixou base econômica e avalizou a entrada do Lula no mundo.
@heltonfalusi9201
@heltonfalusi9201 8 ай бұрын
Lula e o PT não apenas falaram que o Real não iria dar certo, fizeram de tudo para ele NÃO dar certo. faltou você falar isso. O ódio já vinha de 30 anos atrás, mas a diferença é que o PSDB era liderado por pessoas que tinham estudado o Brasil e queriam mudar realmente o país, então não entravam nesse jogo baixo. Se o PT tivesse apoiado o governo FHC, teríamos evoluído muito mais. O bolsa família (não com esse nome) nasceu no governo FHC, sob o comando da incrível primeira dama Ruth Cardoso. O PSDB sumiu e agora temos a luta ideológica entre petistas e bolsonaristas, que não estão muito preocupados com o Brasil, só em ganhar a batalha. A guerra, essa está perdida, infelizmente. Falta ao Brasil líderes que querem o desenvolvimento e avanços. Não tem espaço para ninguém por enquanto, infelizmente. FHC deixou uma herança bendita para o Brasil e quem sabe um dia, seja reconhecido da forma que merece.
@homerjs90
@homerjs90 8 ай бұрын
Namore alguém que te olhe como o Pedro olha o PSDB
@lucasdossantos4215
@lucasdossantos4215 8 ай бұрын
Tirou o Brasil da pobreza rsrs e depois o Lula nos colocou lá de volta
@homerjs90
@homerjs90 8 ай бұрын
@@lucasdossantos4215 vc não mora no Brasil, entendi. Depois tenta se informar sobre os últimos 6 anos antes do Lula
@breu4832
@breu4832 8 ай бұрын
​@@homerjs90 Parece que você também não mora, porque não viu a derrocada que foi Lula II e Dilma I e II.
@andrenogueira7211
@andrenogueira7211 8 ай бұрын
​​@@homerjs90Dilmanta e seu tripé econômico kkkkkkkkk
@homerjs90
@homerjs90 8 ай бұрын
@@andrenogueira7211 ???
@braulioalvaresfilho866
@braulioalvaresfilho866 8 ай бұрын
Gostaria de saber pra onde foi o nome de Gustavo Franco... nem ao menos citado Pedro? ou ele não é da panelinha?
@gabrielvargas5668
@gabrielvargas5668 8 ай бұрын
O economista Marcelo Medeiros mostrou os dados no seu perfil do Twitter recentemente. A maior queda da pobreza no Brasil recente foi nos anos 2000, e não nos anos 90. A afirmação do Pedro aos 2:38 está equivocada. A queda da pobreza foi maior no governo Lula m
@poffojunior
@poffojunior 8 ай бұрын
Uma história coletiva da qual você habilmente omite parcela importante. Não falou de como FHC conduziu a economia após assumir o governo. De como paramos nas mãos do FMI. Da participação do Ciro Gomes no plano real e como foi a manutenção dessa moeda saudável o gatilho para ele, Ciro, sair do PSDB. Você tanto critica a polarização sob o falso pretexto de procurar um caminho fora dela enquanto omite esse caminho e foca nos pólos antagônicos.
@hdayan1945
@hdayan1945 8 ай бұрын
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏😊
@Odisseu_AOE
@Odisseu_AOE 8 ай бұрын
tipo
@jorgesalgado9759
@jorgesalgado9759 8 ай бұрын
Parabéns Pedro! 30 anos que o Bozo ia destruir e o gado não enxerga.
@franciscojpneto
@franciscojpneto 8 ай бұрын
Se dependesse de Lula e do PT, o real jamais teria saído do papel… e ainda assim, vc fez campanha voluntária pra eles… lamentável
@FabioSantos-zk2je
@FabioSantos-zk2je 8 ай бұрын
Lembra quem foi contra o Plano Real?
@no_more_spamplease5121
@no_more_spamplease5121 8 ай бұрын
O PT e Bolsonaro. Ambos sempre na contramão da História, sempre apoiando o que não presta, para variar. 😏
Trump ameaça a democracia? | Ponto de Partida
43:21
Meio
Рет қаралды 25 М.
O que querem os evangélicos? | Ponto de Partida
12:39
Meio
Рет қаралды 34 М.
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 🙈⚽️
00:46
Celine Dept
Рет қаралды 83 МЛН
Real Man relocate to Remote Controlled Car 👨🏻➡️🚙🕹️ #builderc
00:24
How Strong is Tin Foil? 💪
00:25
Brianna
Рет қаралды 67 МЛН
A arte de ser golpista no Brasil | Ponto de Partida
15:33
Viva o Povo Brasileiro | Ponto de Partida
15:18
Meio
Рет қаралды 21 М.
O moralismo de esquerda | Ponto de Partida
14:13
Meio
Рет қаралды 32 М.
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 🙈⚽️
00:46
Celine Dept
Рет қаралды 83 МЛН