Olá, muito bom, doutora, vídeo maravilhoso, me ajudou muito! Tenho 30 anos e fui diagnosticado com DPAC, mas só encontro informações de tratamentos e observações para crianças. Acredito que muitos adultos que eram os “lerdos” na escola ou em casa estão entendendo agora, que existe diagnóstico para este distúrbio. Obrigado!
@PatriciaTaranto Жыл бұрын
Tratamento adequado é qualidade de vida, não importa a idade!
@Diego-nh3el Жыл бұрын
Você sente dificuldades em séries/filmes também? Tem que ficar voltando toda hora?
@alexcavalcante7278 Жыл бұрын
Boa noite descobrir o meu problema no PAC com 45 anos e não é fácil mas faço terapia com a fonoaudiologa e está me ajudando muito.
@stolendance1362 Жыл бұрын
Vcs falam errado mas não percebem?
@raquelaline635 Жыл бұрын
@@Diego-nh3eleu sinto e tô vendo esse vídeo pq hj comecei pensar que posso ter isso.
@ArthurSoares36459 ай бұрын
Meu filho foi diagnosticado com TPAC em 2020, ele tinha 7 anos na época. E desde então investimos em terapias em cabine, fono regularmente, atendimento psicopedagogicos, mas observamos que ao refazer o exame no final de 2023 o exame deu bastante alterado. Existe uma previsão de tempo na melhora no TPAC, quando a criança faz as terapias? Muito bom seu vídeo. Não conhecia o TDAHI.
@PatriciaTaranto9 ай бұрын
A ideia da terapia com a fono é que traga melhora ao perfil do processamento. Causa estranheza quando depois de uma série o exame não evoluiu. O esperado é que após as sessões de cabine o exame esteja melhor. Seu filho tem alguma outra alteração sensorial, por exemplo alimentar? Ele é seletivo ? Ou já fez avaliação com oftalmologista ? Me passe como estão essas questões,por favor.
@sandracunha10543 ай бұрын
GRATIDÃO ❤
@Johnny78175 ай бұрын
Eu fui diagnosticado com DPAC aos 8 anos, atualmente tenho 16. Fiz o tratamento com fono durante alguns meses, fui encaminhado para a psicóloga tbm por conta dos meus desenhos denominados como "infantil" para a minha idade. Depois de alguns meses, quando eu tinha 9 anos, pedi para sair da psicóloga por conta do tédio, eu sempre realizava as mesmas atividades. Nesse mesmo período, meus pais interromperam o tratamento com a fono. Eu sempre pesquisei os relatos de outras pessoas com DPAC, e percebi que praticamente a maioria teve problemas com notas na escola, e isso me desencadeou uma grande dúvida sobre o diagnóstico, pois eu sempre tirei notas altas e continuo até hoje. Desde então, começei a suspeitar se o diagnóstico realmente foi efetivo. Em relação aos barulhos e ruídos, eu sempre tive problema com isso, mais ainda agora que estou em uma turma com 42 alunos... O Barulho me atrapalha muito, eu volto para casa com minha mente muito sobrecarregada e cansada. Realmente não sei se o diagnóstico estava certo ou não.
@PatriciaTaranto5 ай бұрын
@@Johnny7817 o DPAC é diagnosticado por uma avaliação bastante concreta, realizada em cabine com protocolos próprios. Mas nem sempre vem sozinho. O treinamento é feito em cabine acústica, também com software próprio e os resultados mensuráveis pelo reteste. Se você não passou por essa avaliação talvez tenha sido equivocado o diagnóstico, como você já suspeita. Existe também a condição da sensibilidade auditiva, que pode ser avaliada por um exame chamado otoemissões. Se isso ainda te atrapalha muito, converse com um otorrino. Ele pode identificar melhor e fazer um encaminhamento adequado.
@tatyvick6 ай бұрын
Minha filha de 10 anos foi diagnosticada, está fazendo provas e testes com LEDOR, alguém que lê para ela, as notas foram super boas! Mudou totalmente, então ela sabe a matéria, mas quando lia não entendia
@PatriciaTaranto6 ай бұрын
Que bom que empreenderam aa adaptações necessárias, veja que com pouco recurso o resultado já foi muito bom! Agora é seguir com o tratamento, aos poucos implementar outras adaptações curriculares para que cada vez ela conquiste mais a autonomia. Muito obrigada por seu depoimento.
@ruptura73058 ай бұрын
Sou DPAC e a minha vida foi esforço triplicado para chegar até hoje. TDAH nunca vem sozinho aprendam isso de uma vez por todas. Quando seu amiguinho de trabalho vier com essa conversinha de TDAH pergunta qual foi o diagnostico da causa.
@PatriciaTaranto8 ай бұрын
Concordo com você, são consequências esperadas em maior ou menor grau. Se o filtro atencional é falho, seja qual filtro e qual o motivo, a comorbidade estará lá. Uma avaliação adequada e principalmente a escuta do paciente e sua família são fundamentais.
@fernandu19878 ай бұрын
Patrícia, querida! Não crie mais uma sigla ou nomenclatura, pelo amor de Deus! Fui pesquisar o que era TDAHI, sendo que só significava 'infantil" e acabei por descobrir por dedução. 🫣 Obrigado. Parabéns pelo trabalho! 👏
@PatriciaTaranto8 ай бұрын
Obrigada pelo elogio e apenas para fins de seu conhecimento deixo o link de um artigo publicado na revista da UFPR que explica sobre o TDHI. O "I" , conforme explico no vídeo, se refere à característica da impulsividade que encontra-se presente em muitos casos de Déficit de Atenção, não se trata de uma invenção minha.revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/3323
@fernandu19878 ай бұрын
Super agradeço, pois no final das contas minha dedução foi equivocada. E agradeço a explicação. Li o artigo, só achei um pouco antigo, tanto que, venho estudando de forma amadora o assunto, e atualmente fala-se apenas de TDA ou TDAH. Cheguei ao seu vídeo pela questão do DPAC e TPAC. Visitarei seu canal pra encontrar mais conteúdos como esse. Um grande abraço.
@PatriciaTaranto8 ай бұрын
@@fernandu1987 seja bem-vindo por aqui! De fato desde a atualização do CID 11 que só se usa a sigla tdah para todo tipo de transtorno que envolva a desatenção ou a hiperatividade. Coisa que eu particularmente não concordo, visto que é possível que a criança seja desatenta sem ser hiperativa. No vídeo meu objetivo foi destacar as possíveis comordidades, por isso usei da nomenclatura antiga. Bons estudos!
@MariaLúcia-b2t3h7 ай бұрын
Bom dia doutora a minha filha tem 19anos e tem processamento auditivo. Eu fiz a exame dela constou que ela tem fiz . Em 2014 tem fazer mais exames novo para ver sem aumento.
@MariaLúcia-b2t3h7 ай бұрын
Passei ela no psicóloga aos 9anos ela não sabia ler, comecei tratamento com ela pediram exame fiz
@MariaLúcia-b2t3h7 ай бұрын
Como ela nasceu de 8meses , antes dela nascer não sabia tomei remédio para depressão. Pode ter causando este problema nela.
@MariaLúcia-b2t3h7 ай бұрын
Mesmo problema pode trabalhar.
@MariaLúcia-b2t3h7 ай бұрын
Hoje eu não toma mais .
@PatriciaTaranto7 ай бұрын
A alteração no PAC afeta a alfabetização podendo trazer prejuízos. E estando em acompanhamento é fundamental refazer o exame para reavaliar. Algumas medidas em sala de aula são importantes, como está de sua filha estar próximo ao professor. E sem dúvida manter a terapia, inclusive o treinamento de PAC podem ajudar muito.
@MariaLúcia-b2t3h7 ай бұрын
Hoje ela estuda esta 2 colegial fala que sua muito barulho. Mas ela próximo a professora.
@helenadarlingkhertz20287 ай бұрын
E pq vcs nunca falam do DPAC em adultos, so em crianças.
@PatriciaTaranto7 ай бұрын
No caso deste canal porque ele se destina a falar de desenvolvimento infantil. Por isso não aprofundo o tema em adultos.
@helenadarlingkhertz20287 ай бұрын
@@PatriciaTaranto e há algu..que vc vinheca que trata de adultos? Fui diagnosticada e preciso de informações
@PatriciaTaranto7 ай бұрын
@@helenadarlingkhertz2028 a avaliação e tratamento são semelhantes. Seria bom ir a um fonoaudiólogo que faça o exame de PAC, pode perguntar em alguma clínica de otorrino, que é onde em geral estão os fonoaudiólogos que atuam nessa área. Sobre a terapia, ela é realizada em cabine com software próprio após a avaliação e de acordo com as habilidades de necessitem de treino.
@raquelfigueiredo93535 ай бұрын
A nomenclatura TDAHI não existe!!! Jamais existiu!!! Desculpe, mas não passou credibilidade!!!
@PatriciaTaranto5 ай бұрын
@@raquelfigueiredo9353 que pena que não lhe passou credibilidade. Em um comentário anterior eu já não só expliquei sobre a existência como trouxe provas em artigos científicos . Recomendo que os estude. Na última atualização do CID o "tdah" passou a ser definido como uma única patologia com suas características segmentadas, ou seja, podendo ter maior ênfase em desatenção ou hiperatividade, assim como, impulsividade. Talvez por isso você tenha estranhado o termo, mas vale o estudo para seu conhecimento.
@dannimascarenhas5 ай бұрын
Nem TDHAI NEM DPAC... desde 2016 o DPAC passou a se chamar TPAC.
@PatriciaTaranto5 ай бұрын
@@dannimascarenhas realmente, a sigla é TDAHI. E quanto ao conteúdo, não sei se você assistiu ao vídeo, mas eu explico justamente a mudança na nomenclatura, assim como já indiquei um artigo aqui nos comentários. Já que você teve tempo para vir fazer esse tipo de comentário, fica a minha sugestão para usá-lo de melhor forma.