Orientação vocacional e Escolha profissional | Fred Mattos

  Рет қаралды 108,574

Sobre a Vida

Sobre a Vida

6 жыл бұрын

Frederico Mattos, CRP 06/77094, psicólogo clínico e autor de "Relacionamento para Leigos", fala sobre Orientação vocacional e Escolha profissional.
www.sobreavida.com.br
Para ver mais vídeos de Psicologia clique aqui amentehumana.com.br/
Para mais informações acesse:
Facebook: / 140350002714495
Twitter: / fredmattos
Instagram: / fredmattos
Livro "Relacionamento para Leigos: www.altabooks.com.br/relaciona...
Livro "Como se libertar do ex": www.livrariasaraiva.com.br/pro...

Пікірлер: 455
@taynacardoso3099
@taynacardoso3099 3 жыл бұрын
Sabe o que eu acho completamente errado? É ter que fazer uma escolha profissional com 17 anos cara. Nessa época eu estava vivendo uma frustação enorme. E tudo ao meu redor era Enem, Enem, Enem... "Fulana fez e passou". Tá aí, fiz e consegui o que eu nn queria. Pelo fato de achar que eu teria que fazer qualquer coisa, que nn podia perder a oportunidade. É frustante depois de um tempo sabe...
@MHthaissa
@MHthaissa 2 жыл бұрын
tô nessa situação
@bia2324
@bia2324 2 жыл бұрын
Nossa ... Nem me fala 🥺💔
@rosanarocha3800
@rosanarocha3800 2 жыл бұрын
Eu já passei por isso, bem como é. Cheguei a desistir de uma faculdade quando tava no 2° ano e recomeçar em outro curso bem diferente
@analuciaabib307
@analuciaabib307 2 жыл бұрын
Aconteceu o mesmo comigo.
@J.u.l.i.a.
@J.u.l.i.a. 2 жыл бұрын
Obrigada por descrever o que estou passando 💕
@christianbarros1322
@christianbarros1322 2 жыл бұрын
Com o passar do tempo eu busquei autoconhecimento e descobri que não encaixo em nenhuma profissão. Sou um indivíduo excêntrico e invisível socialmente. Atuamente sou formado e tenho dois ensinos técnicos, mas não trabalho nessas áreas de formação, pois nunca tive oportunidade. No momento estou trabalhando em serviços gerais, e a única felicidade em trabalhar nisso está na garantia de minha sobrevivência. É mais saudável para mim que as minhas habilidades permaneçam como hobbies, sem nenhum viés profissional e mercadológico.
@Camillarf
@Camillarf 11 ай бұрын
Você conseguiu chegar num nível de desapego. Eu sou frustrado por não conseguir colocar em prática meus conhecimentos e habilidades .
@sededeconhecimento241
@sededeconhecimento241 4 жыл бұрын
Se dinheiro realmente fosse o verdadeiro caminho da felicidade como muitos pensam, países que são líderes na economia não teriam um índice tão alto de suicídio.
@wellington_
@wellington_ 5 жыл бұрын
24:00 Eu me formei em Matemática, mas gosto muito de literatura, música e cinema. Alguns colegas de curso nem entendiam como alguém de exatas podia gostar de Clarice Lispector, haha.
@blogsobreavida
@blogsobreavida 5 жыл бұрын
Wellington Louco isso né? Claro que pode
@wellington_
@wellington_ 5 жыл бұрын
Pois é. Na minha visão, Matemática, Literatura, Cinema etc. são todas formas de aproximação da realidade, de tentar "dizer o mundo", cada um a sua maneira - vejo beleza em todos.
@sirianasol4040
@sirianasol4040 5 жыл бұрын
Sou da Letras, mas também amo a Arte, a Filosofia, a História...
@ruththaysa5103
@ruththaysa5103 4 жыл бұрын
Quem não gosta né kk
@marinabarbosa5592
@marinabarbosa5592 3 жыл бұрын
Me sinto de um jeito parecido. As pessoas colocam tudo em caixinhas. Se é um matemático só pode mexer com matemática. Ué...matemática não está na vida? Eu não posso misturar artes com matemática? Com ciências naturais? Nós não podemos ser distribuídos em caixinhas. É assim que penso.
@maggnaluciadossantos2962
@maggnaluciadossantos2962 10 ай бұрын
Estou com 53 e quero mudar , parabéns, sua aula apesar de ser para jovens me esclareceu muita coisa .
@gleidesrosa6424
@gleidesrosa6424 3 жыл бұрын
Excelente vídeo Fred, eu mesma me formei aos 30 em administração e aos 40 em Psicologia. Já quis ser tantas coisas na minha adolescência, professora, nutricionista, educadora física kkkk demorei mais encontrei minha paixão. Hoje psicóloga e psicanalista em transição. Trabalho como administradora e psicóloga, mas pretendo fazer a transição nos próximas anos para psicologia definitivamente.
@pablolmgarcia
@pablolmgarcia 2 жыл бұрын
Me identifico com suas palavras
@JessieeSouza
@JessieeSouza 2 жыл бұрын
Sou formada em administração e agora aos 28 comecei a enxergar a psicologia como algo pra mim... Mas pensei não estar mais na idade para isso. Gostei muito do seu comentário, me deu uma força que ninguem em casa me deu. Como você percebeu que queria fazer psicologia? Deu certo? Tem alguma dica? Obrigada sz
@joao1231231000
@joao1231231000 5 жыл бұрын
Me identifiquei com muita coisa que falou, me senti meio mal vendo o vídeo, pois sei que em breve terei que "sair da toca" depois alguns anos isolado em casa, trabalhei aos 15 pra 16 anos em um mercado de bairro, depois disso, alguns bicos diários e nada mais, tenho hoje 22 anos e ainda não sabia o que fazer, agora estou buscando o auto-conhecimento, nesse meio tempo eu preciso trabalhar, sou uma pessoa com problemas de ansiedade, timidez e confiança de longa data, fica difícil disso passar despercebido em uma entrevista de emprego geralmente feita por psicólogos, por isso sinto tanta ansiedade e até pensamentos suicidas (que contenho sempre o mais rápido possível) ao pensar na ação que pode mudar isso, pois é muita pressão, na hora eu fico pensando em todas essas questões ao invés de focar no agora e no que preciso fazer, o que realmente piora minha performance em qualquer coisa, desculpa o textão mas enfim agora estou me sentindo bem, pois sinto que foi necessário me relembrar do que vai acontecer, para não parecer tão horrível na hora. Obrigado pelos seus vídeos, estão me ajudando muito!
@adrianadasilva5825
@adrianadasilva5825 4 жыл бұрын
Nossa vendo tantos comentários 😄. Pensei que eu era. Única neste universo que não sabe o que fazer da vida. Mas uma coisa digo trabalho de doméstica pra sobreviver e amo o que faço com alegria e sou grata pela oportunidade que me deram.
@wilbermattos5145
@wilbermattos5145 2 жыл бұрын
Parabéns! Isso é importante!
@ThisIsWellMalik
@ThisIsWellMalik Жыл бұрын
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@wilsonmanoel4310
@wilsonmanoel4310 2 ай бұрын
Tenho 42 anos,vivo aprendendo sempre, ótimo vídeo esclarecedor pra quem acha q é tarde pra começar.
@MarcioPedaleiro
@MarcioPedaleiro 5 жыл бұрын
Com 43 anos, ainda não sei o que quero ser quando crescer. Não estudei o suficiente. Quando estudava tinha dificuldades de aprendizado. Hoje tenho que trabalhar no que não gosto, com baixo salário, para sobreviver. Parece, a quem vê, que sou um preguiçoso. Não procede, pois trabalho desde os 13 anos (sempre no que não gostava) e sofro há tantos anos. Chato ver os demais colegas de escola (estudei até o ensino médio e concluí depois de adulto) e empregos anteriores crescendo e eu estagnado. Isso me causa muita vergonha. Vídeos desse tipo me deixam bem pra baixo, pois toca em pontos sensíveis pra mim. Às vezes me pego pensando que poderia ser diferente se eu tivesse feito diferente, mas em seguida me lembro da dificuldade em aprender. Desisti. Hoje, apenas trabalho e espero a morte chegar. Bom vídeo.
@blogsobreavida
@blogsobreavida 5 жыл бұрын
Marcio Costa Chegou a investigar qual a dificuldade? Às vezes vale uma consulta com um psicopedagogo para descartar algum problema que mereça tratamento
@ElfoDasBrumas
@ElfoDasBrumas 5 жыл бұрын
Minha experiência de vida me diz que comparações sempre tendem a levar qualquer um pra baixo, sempre parece ter alguém em uma situação melhor ou mais feliz, mas aparência é aparência e só (experimentei n entrar no facebook por um tempo e simplesmente essas comparações q eu fazia sumiram), vc tem muito tempo ainda e pelo que vc disse n tem tanto a perder por procurar algo q te agrade mais. Conheci ricos tristes e pobre felizes, procure ajuda pra tentar identificar o que vc gosta, n precisa nem ser faculdade etc.
@sirianasol4040
@sirianasol4040 5 жыл бұрын
Nossa, mas vc não gosta de fazer nada? Não é possível, de algo vc gosta, sinta, perceba-se...
@sarasilviabarreto8316
@sarasilviabarreto8316 5 жыл бұрын
Adriano Barroso vdd a gnt sempre tende a se comparar c o outro, n passado eu fazia mto isso, hj em dia tento evitar. É melhor.
@MarcioPedaleiro
@MarcioPedaleiro 5 жыл бұрын
Obrigado pela resposta. No início dos anos 80, quando comecei minha vida escolar, não havia tanto acesso à informação quanto hoje e, sei lá... acho que também não conseguiria falar sobre isso... Nessa época eu não tinha me dado conta sobre um problema que poderia ter sido resolvido. Minha mãe, por sua vez, mulher do campo e com pouca instrução, também não percebeu, ou percebeu e não sabia o que fazer... Não lembro bem. Quando me dei conta, no final da adolescência, mais ou menos, já estava caminhando em direção à desistência. Quando retornei à escola, em curso noturno, para concluir o ensino médio, início dos anos 2000, o pesadelo de outrora se repetia. Sempre fui aprovado com dificuldades (desconfio que os professores facilitaram bastante, pois eu não era mau aluno e nunca faltava às aulas), após períodos em recuperação a fim de adquirir os pontos necessários; sempre a pontuação mínima. Hoje, concluído o ensino médio, do ponto de vista da aquisição de conteúdo, tenho a sensação de não ter cursado esse período, dada a grande dificuldade que tenho em relação a números. Desculpe os dois textões e o desabafo.
@felipedasilvaaraujo4290
@felipedasilvaaraujo4290 5 жыл бұрын
Conteúdo riquíssimo. O melhor video sobre orientação vocacional que eu já assistir. Minha reflexão sobre carreira é: existe dois tipos de pessoas, as convencionais e as empreendedoras. Tipo de pessoa convencional é mais objetiva, organizada e responsável, sabe o que quer e se move a favor das suas metas. Geralmente estão mais propensas a carreiras como medicina, direito, engenharia, economia, administração, e etc... Empreendedoras são pessoas que já tem um padrão diferente. Costumam pensar fora da caixa, e vê possibilidades onde poucos podem vê. São do tipo que gosta de varias coisas, o que dificulta a escolha profissional. Geralmente tem tendências voltadas a artes e no próprio empreendedorismo. Sua falta de organização pode lhe custar caro, como também pode ser un fator de sucesso. Geralmente estão voltados aos cursos como cinema, artes, literatura, arquitetura, jornalismo e etc... Os convencionais costumam ter mais probabilidade ao sucesso, pois são bem categóricos. Porém, os empreendedores quando encontra uma grande paixão, costumam ultrapassar os convencionais, sendo mais bem sucedidos, pois são do tipo que corre riscos. Acredito que em todos os casos deve haver uma enorme paixão e dedicação. Convencionais se empenhem no que é a sua paixão, você será bem sucedido. Empreendedores, busque sua paixão, mesmo que demore, não tenha medo de continuar se arriscando, você vai encontrar seu tesouro.
@esterduarte_
@esterduarte_ 3 жыл бұрын
Seu comentário é muito bonito! Até me emocionei! Isso é real mesmo, desde pequena que vendo doces(tenho 18 agora) e sou artista plástica. Amo o mundo do empreendedorismo e o mundo da arte, estou pesquisando e estudando para poder unir as duas coisas. Muito obrigada por ter escrito isso, me identifiquei bastante e fiquei muito feliz por ter encontrado seu comentário!
@adrielallef8904
@adrielallef8904 3 жыл бұрын
Esse comentário é incrível 🤩 👏🏿
@magiccherry7689
@magiccherry7689 3 жыл бұрын
Muito bonito!!
@Blankapf
@Blankapf 5 жыл бұрын
Eu tbm ODEIO trabalhar/estudar de manha, sou extremamente improdutiva até às 11 da manhã...
@lohrannbentoferraridossant3976
@lohrannbentoferraridossant3976 3 жыл бұрын
Tamo junto
@flavianascimento7490
@flavianascimento7490 5 жыл бұрын
Saí do ensino médio sem saber o que faria. ´Mas sempre gostava de desenhar e era elogiada por isso. Desenvolvi gosto pela leitura após o ensino médio. Fiz curso técnico em informática, não quis aquilo de forma alguma para mim profissionalmente falando. Em 2015 entrei no curso de Ciências Sociais, fiquei nele três períodos. Tentei novamente vestibular e em 2017 entrei em Engenharia de alimentos. Vi que não era o que queria, e no meio do ano fui para a Administração. Gostei muito do curso, mas estou novamente trancando tanto por questões mais pessoais quanto por voltar a me questionar. Hoje faço terapia, aos 23 anos e entrei em contato com professores e profissionais da área tanto de psicologia como medicina, e hoje me questiono se devo fazer um desses cursos. Nesse meio tempo estive fazendo conservatório de música... Parece que me animo com muitas áreas, mas quando entro em contato com elas e as vivencio, tenho um sentimento de inadequação. e me questiono muito! Espero que a terapia me ajude nesse âmbito. Gostei muito do vídeo Fred,me ajudou a refletir um pouco mais;
@ottohedson9699
@ottohedson9699 4 жыл бұрын
Oi Flavia, td bem? Da uma assistida nesse canal, espero que possa te ajudar!
@LaiianeSS
@LaiianeSS 2 жыл бұрын
@Flávia Nascimento E vc já pensou em trabalhar com desenho, vc msm falou que gosta de desenhar...pesquisa por essa área.
@alonedream7801
@alonedream7801 2 жыл бұрын
acho q tenho esse problema tambem nao consigo decidir uma area , algo q eu goste, parece q me identifico um pouco com cada coisa.
@giovanapedroso4513
@giovanapedroso4513 Жыл бұрын
me identifiquei tanto já tranquei 3 cursos diferente. Eu estou bem perdida
@lucia5001
@lucia5001 3 жыл бұрын
No mundo globalizado que vivemos com uma tecnologia em expansão e com um futuro que vislumbra a extinção de algumas profissões é importante a nova geração seguir o faro da pesquisa junto com o seu talento.
@ewertonnecm
@ewertonnecm 3 жыл бұрын
Tô muito indeciso em umas áreas. Fiz um teste vocacional, fiz pesquisas e tenho 4 profissões pra escolher . Isso é uma tortura! *Gastronomia (Gosto de comida e cozinha, eu que cozinho em casa) *analise e desenvolvimento de sistemas( criar sistemas , analisar , eu amo mas morre medo da matemática) *Ciência da computação( mesmo que de cima) *Gestão ambiental (Amo natureza , particularidades e seus fenômenos Ambas as profissões sou apaixonado. Eu sou introvertido mas apaixonado por tecnologia e tenho fobia de matemática. Gosto de coisas sem pressão , trabalhar em silêncio , coisas visuais, mão na massa, só que eu travo quando chego na matemática. Estive conversando com um vizinho que disse pra mim que matemática é uma questão de regras básicas e as demais coisas são fáceis e não é nenhum bixo de 7 cabeças. Eu pesquiso muito sobre tendências tecnológicas, software. Desde meus 16 anos toco um instrumento , hoje sou baterista mas não é uma coisa que quero levar como profissão.
@Blankapf
@Blankapf 5 жыл бұрын
"perai q meu gato boris tá arranhando a porta" HAHHAHAHAH q amor
@blogsobreavida
@blogsobreavida 5 жыл бұрын
Blankapf Tadinho, não gosto de deixar ele de fora hahaha
@anaferreira6857
@anaferreira6857 4 жыл бұрын
Escolhi algo que aparentemente adorava e que na época dizia-se que era um mercado extremamente promissor...hoje com quase 40 anos não tenho nada, me sinto infeliz no trabalho, o dinheiro só da pra pagar as contas...vivo sonhando com uma profissão totalmente diferente mas não sei como sair desse labirinto...
@claudiaumbelino6261
@claudiaumbelino6261 5 жыл бұрын
Eu nunca consegui definir o que eu quero e isso sempre me atrapalhou a decidir, muito difícil
@paularodrigues3463
@paularodrigues3463 5 жыл бұрын
Olá Fred! Sou formada em engenharia mecânica mas depois de 6 anos trabalhando na área percebi que faltava algo mais criativo no meu trabalho...mudei de cidade, estado, país... estudei artes, pintura, escultura, fotografia, figurino, desenho de moda ... Ja tive um atelier de roupas, quebrei... Abri outro (criação de chapéus exclusivos) agora está dando super certo! Mas ao mesmo tempo tenho um projeto paralelo que envolve arte cinética, neuro e AI... Além do meu interesse sobre realidade virtual... Eu sinceramente não sei qual caminho seguir...acredito que todas as coisas estão conectadas e isso me deixa instigada . Gostaria de saber sua opinião, já não consigo mais diferenciar hobby, curiosidade e profissão.
@fatimadeluzie
@fatimadeluzie 4 жыл бұрын
Trabalhei 16 anos em grandes empresas mas detestava o que fazia, apenas suportava porque queria ganhar bem. Perdi o emprego e me deprimi. Estou tentando encontrar o prazer profissional aos 54 anos.
@EnigmaQueen
@EnigmaQueen 5 ай бұрын
Estou passando por isso. Vc encontrou o seu prazer profissional?
@fatimadeluzie
@fatimadeluzie 5 ай бұрын
​@@EnigmaQueenAinda estou desempregada.
@arianegsc
@arianegsc 5 жыл бұрын
Queria ter encontrado esse vídeo há 10 anos, quando precisei fazer essa escolha
@blogsobreavida
@blogsobreavida 5 жыл бұрын
Está feliz com a escolha?
@arianegsc
@arianegsc 4 жыл бұрын
@@blogsobreavida Fred nunca tinha visto seu comentário, até hoje rss. Estou feliz com os resultados secundários da escolha. Escolhi um curso que não me deu o retorno que eu esperava. Mas através dele aprendi muito sobre a vida adulta, sobre autoconhecimento, sobre decidir... Até sobre a importância de não saber certas coisas. O mais importante é que enfrentei a mim mesma quando esse ciclo de aprendizados terminou e fui capaz de me surpreender com minha capacidade de adaptação. Me descobri uma pessoa mais resiliente do que imaginava!
@arianegsc
@arianegsc 4 жыл бұрын
@@cristovanlopes3611 escolhi engenharia química. Tinha as habilidades, mas foi uma escolha mais motivada pelo momento histórico vivido pelo país. Não me arrependo, mas desconsiderei critérios importantes.
@rosanapereira785
@rosanapereira785 3 жыл бұрын
Eu também Ariane
@vivianesousa653
@vivianesousa653 4 жыл бұрын
26 anos, já tranquei 3 cursos. O último (nutriçao) fiz 3 periodos, o 1 super empolgada, mas depois fui desanimando... ñ sei o q quero e ñ consigo me decidir, cada hora quero uma coisa diferente. Isso vem me consumindo mto, pq o tempo ta só passando...
@karinesilvarosario1604
@karinesilvarosario1604 3 жыл бұрын
Nossa Viviane, eu tenho 32 anos já cursei uma faculdade com cinco anos de profissão abandonei, e agora me pergunto do quê gosto e já são dez anos nesse dilema. Me identifiquei com seu comentário, e por um lado é bom saber que não sou a única a me sentir assim.
@Juh7802
@Juh7802 3 жыл бұрын
Eu entendo bem! Tenho 31 anos, já troquei de curso várias vezes! Formei em uma graduação e em um mestrado e estou novamente em crise, sem saber o quero do futuro! Dá uma agonia! :/
@wellsabino9497
@wellsabino9497 3 жыл бұрын
Agonia maior é ver o tempo passando, e estar estagnado terrível, uma hora nos descobrimos.
@fredericocosta9924
@fredericocosta9924 4 жыл бұрын
Eu sempre achei que tinha nascido para uma área por ter facilidade com uma matéria especifica. Estudei, me preparei mas o ambiente de trabalho não tem nada a ver comigo ou com meu estilo de vida o que me fez pensar que eu era um péssimo profissional. Quando comecei a observar mais as coisas que eu gostava/gosto me levaram a uma profissão totalmente diferente e comecei a pensar que se seguisse o que gosto de fazer no resto do meu dia eu seria muito pobre pois não é uma profissão tão valorizada. Assisti esse vídeo duas vezes e me trouxe um conforto e uma segurança. Obrigado pelas palavras! Espero que eu consiga caminhar para essa outra profissão e que eu traga essa realização para minha vida, só de pensar em viver em meio a livros/museus e coisas desse tipo já me traz uma alegria imensa :) eu sou da área da saúde e se tudo der certo estarei migrando para área de humanas especificamente História!
@workingthebrainoff903
@workingthebrainoff903 5 жыл бұрын
Essa questão vocacional tem me acertado em cheio nos últimos meses. Entrei na faculdade no início do ano e não sei que curso quero fazer. Tento me imaginar em vários e nunca consigo. Sinto que não tenho lugar na sociedade, que não sei qual é a minha vocação e qual profissão devo seguir. Nos ultimos meses desenvolvi problemas de saúde, auto-estima, estresse e ansiedade porque é muito difícil não saber qual curso fazer e por qual profissao lutar. Não sei o que fazer. Eu costumava ser uma pessoa muito alegre, de boa com a vida, etc, mas agora tenho problemas de auto-estima e ansiedade, e perdi muito da minha vontade de sair, ver amigos, etc. Tem sido uma dor de cabeça enorme...
@Evasenna6442
@Evasenna6442 Жыл бұрын
Você é tão necessário. Sou advogada e mal advogo, porque estava com a mente de está defasada a profissão. Achava que meu sonho era ser delegada, mas essa semana, decedir que não quero mais. Agora estou me esforçando em conhecimento para poder me ingressar novamente na advocacia, porque só estava estudando para concurso, por pressão dentro de casa, de que o concurso tem instabilidade. Venho pesquisando e estudando bastante sobre isso, e percebi que não é bem assim. Se for parar para pensar, sempre terá faculdades de muitas profissões e as pessoas envelhecem. Todo mundo precisa de um médico, um advogado, um dentista.. enfim. Vou precisar lutar antes de desistir, pois tenho dois anos como advogada e mal advoguei e já estava desistindo. Agora vou pensar direitinho, depois desse vídeo e outros que vi. Detalhe: Amo ser livre, ser dona das minhas decisões e odeio receber ordens, logo percebi que não Nasci para receber ondes e sim dá. Ou seja, sendo servidora pública, vou ser infeliz, pois logo vou arrumar treta, já que não gosto que me der ordens. Rsrs. Quero liberdade e ser feliz no que faço, visto que sou boa em convencer e lutar por um direito. Os amigos falam que sou muito boa para resolver problemas. E o que o advogado faz? Resolve problemas..😅 Obrigada pelo vídeo.
@raineverify
@raineverify 4 жыл бұрын
Bem controverso dizer que o mercado está saturado pra quem não tem desempenho bom o suficiente. Somos quase 13 milhões de desempregados no Brasil. Particularmente, considero um pouco cruel essa colocação.
@tail_999
@tail_999 3 жыл бұрын
A verdade que muita gente não quer enxergar é que foi amplamente vendido em território nacional o sonho do diploma, uma explosão absurda de cursos particulares, grande parte dos brasileiros chegam nas faculdades sem saber interpretar um texto, sem saber ler um livro, sem saber matemática básica, sem saber porra nenhuma sobre literatura ou a história do Brasil (a não ser a mesma ladainha de sempre) a hora que esse coitado sai da faculdade, descobre uma saturação absurda do mercado, descobre que vai ter que ganhar média salarial quase igual a quem não tem diploma, ou então vai ter que tirar do cu a ideia de um negocio próprio e inclusive é bom não falir se fizer isso, pq se falir, são anos e anos pra tentar se recuperar, a desvalorização da mão de obra no Brasil é crônico, é histórico, virou uma tradição nacional ! Por aqui ninguém se importa em pagar 10 mil reais num Iphone, mas pagar 1000 reais pro montador encaixar as peças do aparelho já é motivo de choro pelo valor do serviço. Isso tudo é herança, consequência de uma herança de merda deixada para nós vinda dos 300 anos de escravidão, onde a mão de obra custava no máximo um prato de resto de comida, valioso mesmo eram os produtos. Falar groselha abertamente igual ele falou aqui é ignorar simplesmente todos os dados sobre mercado de trabalho no Brasil ! Essa tonelada de diploma produzido por segundo é contra intuitivo, na teoria parece lindo, mas na prática é só consequência do sucateamento da educação nacional, enquanto não houver mudança drástica na educação de base todo resto é teatro e cinismo puro. E meu amigo, esse papo de "qualquer profissional que fala bem, tem boas conexões, tem jogo de cintura, que fala inglês que estuda 10h por dia, que sabe disso, que sabe daquilo" amigo, essa é uma pessoa bem acima da média ! É tipo vc pegar semi gordo correndo nas ruas alguns meses antes do verão e perguntar pra ele "porra pq não corre igual Usain Bolt? basta aprender a correr !" Papo furado de quem lê muita groselha em livros de autoajuda. País equilibrado é onde vc não precisa cursar 5 anos de alguma coisa pra poder ganhar 1000 conto a mais, enquanto serviços de base estiverem valendo merda nesse Brasil é esse mercado de trabalho que os profissionais terão de encarar ! Enquanto a faxineira, pedreiro, pintor, continuarem recebendo uma merda, os engenheiros, arquitetos, advogados, psicólogos, e quem mais vc quiser enfiar nessa conta vão continuar sendo contratados por empresas com uma oferta de salário baixo, se vc vende serviços meu filho, se prepara ! Agora se vc vende produtos, no máximo oq vai sofrer uma pechincha momentânea, ou, celular de 10 reais em 48x tipo um carro, mas pago com muito carinho e sem choro ! Será que ele sabe que dados do Ipea mostram que praticamente metade dos jovens formados do Brasil estão fora da área ? Será que ele sabe que dados do Ipea mostram que 78% das pessoas que estão em suas áreas nesse exato momento estão recebendo muito menos do que deveriam receber como salário ? Realmente a língua não tem osso !
@stefaniaraujo9783
@stefaniaraujo9783 2 жыл бұрын
para mim não é tanto pelo dinheiro, eu quero me encontrar, ter carreira, me sentir satisfeita com meu trabalho. as pessoas me perguntam o que vc quer ser?o que vc vai fazer? aff gente eu não tenho muita experiencia na vida. não gosto de falar que gosto de algo que não conheci ainda.
@helenasantos1636
@helenasantos1636 4 жыл бұрын
Muitos escolhem uma área profissional para ter um estatuto profissional . Para apenas dizer que tem diploma por vaidade
@marcotimich3672
@marcotimich3672 5 жыл бұрын
Sou geólogo e quebrar pedras bem é o meu diferencial ;)
@sthefany9759
@sthefany9759 5 жыл бұрын
Marco Timich eu bem larguei meu antigo curso pra quebrar pedra tbm e sou apaixonada hahaha
@daniellesampaio6703
@daniellesampaio6703 5 жыл бұрын
Marco Timich Tbm sou, mas penso em fazer outro curso pq ñ tenho emprego!
@josycosta4275
@josycosta4275 4 жыл бұрын
Há seis anos atrás eu era cabeleireira e tinha um pequeno salão de beleza no meu bairro, apesar de pequeno o meu espaço de beleza era lotado ao ponto de eu nem sequer ter tempo para almoçar, minha agenda era sempre lotada, todavia por conta de perseguição por parte das irmã do meu esposo, eu desenvolvi stress crônico e decidi mudar o salão para o centro da minha cidade,,,, enfim, depois disso meu esposo propôs que eu abandonasse minha carreira para cursar direito!!! Aceitei a proposta e fui, estudei cinco anos na faculdade e passei na OAB ainda no décimo período da faculdade. Hoje estou aqui, casada com um dos melhores e mais bem sucedidos advogado de minha cidade, todavia, não me sinto realizada profissionalmente, e decidi me isolar dentro de casa e não gosto mais nem de sair na rua! Tomei uma decisão errada, tem muito serviço esperando por mim no escritório, mas não me sinto feliz como advogada. Dinheiro é bom, mas não é tudo.
@lanezedezede5877
@lanezedezede5877 2 жыл бұрын
Vc sabe o caminho de volta pois já experimentou ter salão! Fiquei muito tempo infeliz fazendo cabelo e fazia vários cursos e um dia uma cliente me falou assim e tenho muita gratidão por ela! Vc está procurando uma profissão que vc vai ver pessoas sofrendo,era radiologia, e vc faz uma profissão linda em as pessoas saem com alto estima muito melhor que entraram no salão! Entram feias e saem lindas! Então vc fazia isso tbm e vc agora trabalha com brigas de pessoas que vc n conhece e vc vivia em um ambiente alegre de salão pois brincamos, rimos e trabalhamos! Damos conselhos e recebemos tbm ! Vc pode colocar um estagiário muito capaz no seu lugar e voltar a ter salão ou trabalhar pra alguém tbm! Bjs e seja feliz!!!
@josycosta4275
@josycosta4275 2 жыл бұрын
@@lanezedezede5877 muito obrigado por esse conselho! Deus te usou agora!
@lanezedezede5877
@lanezedezede5877 2 жыл бұрын
@@josycosta4275 vc é de qual estado?
@lanezedezede5877
@lanezedezede5877 2 жыл бұрын
@@josycosta4275 é um prazer ajudar!!
@josycosta4275
@josycosta4275 2 жыл бұрын
@@lanezedezede5877 Espírito Santo
@samuelsaboia3879
@samuelsaboia3879 5 жыл бұрын
Temos o superman da psicologia, mano voce parece muito o clark kkk estou no quarto semestre da psicologia e isso ta me proporcionando me descobrir profissionalmente e pessoalmente, estou construindo minha carreira de maneira alternativa ate me formar, mas sem duvidas HOJE amo essa area, amanha o pensamento pode ser outro, mas hoje e bem por esse caminho.
@elianamg6455
@elianamg6455 4 жыл бұрын
Estou vendo este vídeo após 1 ano mas que legal! Amei o que vc disse sobre o dinheiro. Estou numa empresa que mudou muito ao longo dos anos, positiva e negativamente??? E hoje não me agrada mais. Estou pensando em mudar de atividade.
@camilatesser5415
@camilatesser5415 2 жыл бұрын
Fiquei tão feliz com esse vídeo. Nosso filho tem 17 anos e não concordamos com essa coisa posta que ele tem que sair do colégio e ir direto pra faculdade. Ele vai conhecer algumas áreas, trabalhar um pouquinho e aí sim procurar, buscar o que ele quer. Sempre deixamos ele a vontade pra aprender tudo desde de pequeno e pode mudar de opinião? Pode, ele sempre foi livre pra decidir.
5 жыл бұрын
Estava buscando ouvir algo sobre vocação profissional para orientar minha sobrinha, e quando percebi estava mergulhada no video e revendo a minha vida rsrsrs. Amei o vídeo! Parabéns!
@ottohedson9699
@ottohedson9699 4 жыл бұрын
!
@keniasilva5817
@keniasilva5817 2 жыл бұрын
falou certo "contato" "contato" "contato" é isso que vai criar espaço tendo ou não diploma, devorando ou não livros. 'CONTATO"
@janelima6074
@janelima6074 2 ай бұрын
Como seria importante os pais terem acesso a esse tema, principalmente os jovens nas escolas . Amei o vídeo
@sognantemagi
@sognantemagi 5 жыл бұрын
Acho sua forma de falar "acorda para vida" maravilhosa, é sempre claro e sútil! O que me faz buscar sempre o melhor da minha formação! E principalmente na minha evolução pessoal!
@marcogomes5420
@marcogomes5420 5 жыл бұрын
Se tivermos que dar um sentido na vida, o primeiro passo seria escolher bem uma profissão; talvez esta, supostamente seria um caminho para a felicidade. Eu vejo que toda profissão implica uma dose motivação, dedicação, perseverança, acreditar num projeto, por mais que os outros te frustram. Eu já vi muito dos outros falarem: "Ah, eu acho que você não deve seguir tal profissão porque não tem mercado, não dá dinheiro, ou alimentava em mim certas crenças inúteis, rótulos, arquétipos em relação a determinada profissão". É preciso acreditar na intuição, sobretudo, mas a vivência é tudo. Acredito que a pessoa não precisa fazer uma faculdade porque todos os irmãos fizeram. Se ela sente realizada numa profissão X ou y é que faz a diferença. Veja que, um indivíduo apaixonado pela sua profissão sempre busca uma motivação, e quando percebe, já tem 70 anos, 80 anos, e na prática, nunca se aposentou..kkk
@darienchiba6682
@darienchiba6682 5 жыл бұрын
É vdd, eu por exemplo nunca trabalhei. Foi sempre uma diversão. Eu já programava no computador em casa, mas meu pai não me deixava ficar muito tempo. Eu não via a hora de começar a trabalhar para fazer aquilo em tempo integral. Agora, além de me deixarem programar o dia todo, ainda me pagam pra isso!
@gilmapaiva
@gilmapaiva 3 жыл бұрын
@@darienchiba6682 legal!!
@jacyra668rocha6
@jacyra668rocha6 5 жыл бұрын
Tenho 29 anos não sei o que quero da vida.
@biagates
@biagates 7 күн бұрын
eu acabei o ensino médio com 17 anos, na época eu não sabia o que queria fazer ai fui trabalhar, viajei bastante, conheci muitas pessoas, atualmente tenho 24 anos, a quase dois anos estudo musica e próximo semestre eu começo recursos humanos, sempre tive muita dificuldade de entender o que eu quero, a musica sempre foi algo que eu gostei mas pensei em RH como plano B
@LeticiaSouza-rt4uf
@LeticiaSouza-rt4uf Жыл бұрын
Que conteúdo incrivel !!! Me prendeu do inicio ao fim! Meu eu estava no escuro, voce acendeu uma luz tao forte, eu to feliz comigo mesma de ter conseguido sair "da caixinha" só com as suas palavras e cheguei me observar ouvindo voce e simplismente ter entendido tudo oq voce quis dizer me deixou muito feliz agora estou tendo clareza no que fazer e ja vou comecar a tomar esses passos, excelente video obrigado por tantooo! E por coincidência eu tambem quero fazer psicologia, estou justamente no momento em que estou vendo se vale a pena essa profissao e estava pesquisando por varias areas e entendendo como elas funcionam e acabou que seu video me deu vontade de falar assim como voce, me articular dessa forma e conseguir ajudar outras pessoas entender elas mesmas. Obrigada de verdade, que Deus abencoe sua vida e seus caminhos ❤️🙌🏻
@Liam-kk3dh
@Liam-kk3dh 4 жыл бұрын
Meu professor passou esse vídeo na minha sala hoje e vai fazer um relatório sobre ele. Realmente interessante.
@escritoracaroline
@escritoracaroline 4 жыл бұрын
Excelente! Em uma era de proliferação de coach com frases feitas, você vem com o profissionalismo, apresentando questões, propondo reflexões realistas e tão necessárias!
@user-yk8og8hr2n
@user-yk8og8hr2n 3 ай бұрын
Boa Noite prof. Fred Mattos
@valrosa3735
@valrosa3735 4 жыл бұрын
Não sei vcs mais quanto mais vídeos do tipo eu assisto mais em dúvida fico e confusa kkkkkkk
@tayanasalesferreira5630
@tayanasalesferreira5630 5 жыл бұрын
Me formei em T.I e adoro minha profissão (programadora), mas também sou apaixonada em arquitetura desde criança e descobri recentemente que estou me apaixonando com psicologia. Sempre vejo vídeos, conteúdos e informações relacionados a estes temas e gosto muito. Trabalho com área exata (e amo) mas também gosto de humanas. Ainda quero fazer estas duas faculdades e até então considerava estranho ter gosto em áreas distintas, mas com este vídeo vi que podemos ser livres nas escolhas e gostos!
@darienchiba6682
@darienchiba6682 5 жыл бұрын
Às vezes a gente gosta de um assunto, mas trabalhar com isso é outra coisa. Desde criança eu adorava dinossauros e sempre dizia que seria paleontólogo. Mas hoje fico feliz de não ter escolhido essa profissão, pois descobri que o trabalho de paleontólogo não me agrada em nada (estudar ossos e fisiologia, tá mais pra medicina). Eu gosto apenas de ler sobre dinossauros, ou seja, ver o resultado das pesquisas.
@nathan_408
@nathan_408 4 жыл бұрын
eu tb gosto mais de humanas, mas na programação vejo o dia-a-dia no trabalho como mais tranquilo e até bem remunerado
@daianasel1801
@daianasel1801 3 жыл бұрын
Arrasou Tayana , também queria ser assim, ter afinidade com humanas, exatas e biológicas. Diariamente as pessoas ao meu redor me incentivam a fazer T.I para conseguir emprego, pois a area da tecnologia cresce a cada dia. Contudo, não gosto dessa área, tenho dificuldades até de formatar um computador, ainda mais ter de programar. Sou de humanas, tenho interesse em cursar qualquer curso de humanas, só falta dinheiro para manter minha subsistência ai já consigo iniciar meus estudos.
@GaiusLibrietscientia
@GaiusLibrietscientia 3 жыл бұрын
Não há estranheza alguma se pensar pelo passado, grandes homens como Bacon, Da Vinci e Aristóteles eram multidisciplinares, expansivos em todas as ciências, desbravadores. É claro que temos sempre uma área de maior paixão, mas jamais devemos ter o pensamento que arrefece a ideia, de que somos de algo ou de outro.
@lorenaeloy9909
@lorenaeloy9909 2 жыл бұрын
Eu AMO psicologia, estudar e falar sobre. Mas tenho muito medo do mercado de trabalho. Tranquei psicologia para fazer engenharia de software pois amo também estudar e mexer com computação, e ter um mercado mais abrangente. Porém prefiro mil vezes psicologia 😢 mas tenho medo de me matar de estudar por 5 anos e não ganhar 10% do q ganharia com TI
@anaflaviafurtadomirandatri2843
@anaflaviafurtadomirandatri2843 5 жыл бұрын
onde curte mil vezes????? maravilhoso Fred!!!!! parabéns
@amandafelicia3814
@amandafelicia3814 3 жыл бұрын
Tenho 32 anos, tb sofro mt em não saber qual profissão seguir...trabalhava em atendimento em um restaurante, atualmente estou desempregada e sem saber oq seguir... só sei q nao quero voltar pra minha antiga área, percebi q nao me identificava à correria do dia adia e não curtia as críticas e cobranças d ambiente q era! Sou atenciosa e simpatica, acredito q eram um dos meus diferencias, mas tb eram oq me prejudicava, fazendo com que colegas d trabalho nao gostavam d mim e gerências chamarem minha atenção por não ter à agilidade necessária por eu dá atenção demais aos clientes! Então td isso me fez desanimar e não querer voltar. Desde criança gostava MT de desenhar, artes...porém não sou boa em Matemática( pq poderia até tentar na área d arquitetura) , gostaria MT em descobrir minhas habilidades e em quê eu sou boa atuando! Pra em fim, saber oq seguir. Quem quiser e poder me ajudar , ficaria grata!
@liri7815
@liri7815 3 жыл бұрын
Se vc pensou em Arquitetura, já cogitou Design de Interiores? É importante ser simpática e atenciosa pra lidar com clientes, e tem a parte mais calma que é projetar.
@marcelomorais6097
@marcelomorais6097 5 жыл бұрын
Me coloca na lista de pessoas que admiram você e tem você como referência, eu assiste esse vídeo e me fez um bem, poder esclarecer dúvidas , e logo eu que pretendo seguir a carreira de psicólogo clínico, tenho você como uma referência forte .. e como você disse o mercado é saturado pras pessoas que não se preparam que não buscam se diferenciar dos demais, e assim como você já vem fazendo, pretendo um dia contribuir muito para a psicologia e quebrar vários pensamentos simplórios que algumas pessoas ainda possuem em relação a esse profissão maravilhosa.... Abraços Fred.
@dulceaguirre7660
@dulceaguirre7660 2 жыл бұрын
Muito boa sua provocação. Estou apreciando seu jeito de abordagem dos temas, como você é bem preparado como psicólogo. Não é prolixo e consegue perceber as diversas nuances, no caso sobre a escolha profissional.
@TarcilaArts
@TarcilaArts 3 жыл бұрын
como assim esse video não tem mais de um milhão de visualizações? poxa ainda bem que vi esse vídeo antes de tomar qualquer decisão :v Acabei de fazer 18, sem saber oq faria da vida, menor ideia. Meus pais não são rígidos e não me cobram, algo bom, porém ao mesmo tempo da uma pane na cabeça, pois eles ainda estão esperando algo de mim, eles querem que eu tenha vida e uma profissão estável, afinal vivemos numa montanha russa, já que meu pai é vendedor autonomo, e tem mês que vende, mês que não vende, mês que podemos ir a um shopping, mês que nem temos dinheiro para fazer compras basicas. Eu estaria mentido dizendo que nao quero estabilidade, contudo é mt estranho essa fase, eu ainda n sei o que quero, porém eu sei o que não quero, como medicina ou coisas relacionadas a exatas (não com tecnologicas, pq ai eu gosto :D ), mas hj em dia tem tantas opções e escolhas que buga a mente. Medo do escolher algo e depois me arrepender e ser ''tarde'' pois mesmo que digam que com 30 anos aida da para virar tudo, nesse meio tempo de uma decada eu já poderia ta muito bem nessa carreira que finalmente tinha descorberto Ah, eu seila, essa fase é complica, ainda mais depois de completar o ensino médio, cobrança, pressão tantos da sociedade quanto dos pais, você precisa fazer faculdade ou curso técnico ou já começar a trabalhar para não perder tempo. E as comparações que vc tem ao seu lado, pois parece que todo mundo está tocando a vida e ''se dando bem''. Tem uma menina na qual conheço que tem 17 anos, aos 16 já tinha publicado livro, e agora já ta na faculdade queria sabendo ja o que ela quer pro futuro, porra, e eu aqui, sem nada, sem saber para onde vou, mais perdida que bala em tiroteio, ainda me achando uma criancinha, talvez eu seja, mas ah, o sentimento de já ser uma fracassada sem nem começar ainda é mt louco. sei que n podemos nos comparar, pois cada um é cada, todavia é impossivel fazer tal ação uma vez que somos seres sociaveis, não importa onde , quando, diretamente ou não você vai estar se comparando, ainda mais quando se é jovem hj em dia, onde tudo muda repentinamente, a palavra carreira não tem mais tanto significado hj em dia, visto que pessoas ascendem socialmente e financeiramente fazendo lives de gameplay ou apenas dando sua opnião no youtube. Então sei la. Esse video me fez ver melhor minha situação, e até entender melhor que caminho devo seguir baseados em minhas questões pessoais, não só visando estabilidade (n ligo pra status entao só resta dinheiro mesmo), mas entender isso não significa que está mais facil, na verdade diria que até complica um pouco mais as coisas no começo, mas a longo prazo acredito que essa situação melhore :D Muito obrigada pelo video. e dane-se já escrevi textao, vai ficar assim mesmo
@rosanarocha3800
@rosanarocha3800 2 жыл бұрын
A vida tá cheia de incertezas, acho que o mais importante seja não ficar paralisada pela pressão interna ou externa. Uma coisa que pode ajudar é fazer uma lista de "prós X contra" de algumas opções de cursos/profissões e ver o que tem mais a ver com vc, daí escolhe o melhor caminho e segue. Estudar e colocar em prática o que está aprendendo pode ajudar descobrir se está dando certo ou que vai precisar de mudança/complemento durante durante sua formação profissional
@clacihahn
@clacihahn 9 ай бұрын
Muito interessante para todos as colocações que estão sendo colocadas pelo Fred para poder decidir a respeito da escolha profissional e as perspectivas futuras.
@vitoriaaraujo3020
@vitoriaaraujo3020 3 жыл бұрын
Estou nessa exata situação. Espero que consiga me decidir em breve, obrigada pelo vídeo!
@Pedrodetudoumpoucoestudar
@Pedrodetudoumpoucoestudar 10 ай бұрын
Eu com 37 anos ainda não tenho certeza da minha verdadeira vocação, tenho formação em história porque gostava de história no ensino médio, tenho a segunda graduação em Educação Física porque gostava de esportes, tenho curso de mecânica de motores porque sou curioso e queria entender mais sobre, mas atualmente a minha renda vem da segurança Privada, mas até hoje parece faltar alguma coisa, nunca estou 100% satisfeito com a minha carreira.
@giselletdc1871
@giselletdc1871 5 жыл бұрын
Eu fui levada pela a dança, sempre dancei e gosto muito. O problema é que não dá muito dinheiro
@lanawebgrafgraficaesites8429
@lanawebgrafgraficaesites8429 4 жыл бұрын
Me formei em Ciências Contabéis (e já trabalhei por anos na área), mas atualmente tenho trabalhado como designer gráfico. Mas me rendi à profissão de programadora (que sempre amei desde os 12 anos).
@EnigmaQueen
@EnigmaQueen 5 ай бұрын
Ainda continua como programadora?
@grupoa159
@grupoa159 5 жыл бұрын
Como entrar nesse processo de experimentação, partir para outras áreas, sem ter de depender de ajuda financeira dos pais, por exemplo.. acho q esse eh um elemento crucial pq, mtas vezes, eh uma estrada longa e nao eh justo que os pais se privem de viver certas coisas ja q ha gastos com os filhos aos 28, 30 anos...
@herciliahelena1736
@herciliahelena1736 4 жыл бұрын
Perfeito! Sem palavras!
@NicolyKunkel
@NicolyKunkel 5 жыл бұрын
Que sincronia, Fred! Ando pensando muito nisso pois quando falo que vou fazer Psico algumas pessoas me falam sobre o temido mercado supostamente saturado. Eu não ligo, sei que cada um faz seu caminho e cria seu espaço, como vc falou tão bem. Gratidão!
@Naluzz
@Naluzz 2 жыл бұрын
Multipotencialidade é tudo!!! 🤩♥️ Amei assistir a este vídeo, sou especialista em multipotencialidade e sei o quanto essa diversificação das nossas habilidades nos diferencia como profissionais, não importa o que escolhamos - e ainda nos realiza e nos proporciona um autoconhecimento absurdo! Excelente conteúdo!! Amaria uma collab um dia!! 👀🤓✌🏼
@claudioalexandre5979
@claudioalexandre5979 3 жыл бұрын
Que perfeição!
@MarcelaLacerda23
@MarcelaLacerda23 4 жыл бұрын
Que vídeo perfeito! Parabéns 👏
@luanasilveira73
@luanasilveira73 4 жыл бұрын
Muito completo!! Obrigada
@taisreginavasc
@taisreginavasc 5 жыл бұрын
Fred, obrigado!
@TheCarolfive
@TheCarolfive 5 жыл бұрын
Saudades dos seus vídeos!
@marcosmaia2918
@marcosmaia2918 5 жыл бұрын
Muito bom Fred
@sinceridadegratis
@sinceridadegratis 5 жыл бұрын
Excelente!
@monicalima1206
@monicalima1206 5 жыл бұрын
Excelente vídeo!!!
@gabriella.l301
@gabriella.l301 3 жыл бұрын
Adorei a forma como abordou o tema. Hoje eu digo com propriedade que ganho relativamente bem porém estou trocando de profissão pois não me identifico com o mundo corporativo, estou sem vida e doente. Ser feliz é minha prioridade 💓
@pedrooorbite
@pedrooorbite 5 жыл бұрын
Obrigado pelo conteúdo!
3 жыл бұрын
Excelente vídeo! Parabéns!
@RafaelSantos-pp1wd
@RafaelSantos-pp1wd 2 жыл бұрын
Muito obrigado pelo conteúdo!
@tamiressouz1639
@tamiressouz1639 5 жыл бұрын
Que vídeo incrível!
@loboo_everton
@loboo_everton 4 жыл бұрын
Eu precisava desse vídeo! Obrigado Fred!
@eleniceabreu77
@eleniceabreu77 4 жыл бұрын
Muito bom os esclarecimentos
@ceciliaflavio7375
@ceciliaflavio7375 4 жыл бұрын
Gostei muito. Obrigada!
@Carlavcb
@Carlavcb 3 жыл бұрын
Fred, você não vai ler esse comentário. Mas vou escrever mesmo assim: te amo! Você me ajuda demais
@simonespiessbernardi9060
@simonespiessbernardi9060 5 жыл бұрын
Muito bom!
@daninegreiros
@daninegreiros 4 жыл бұрын
muito bom seu vídeo! obrigada!
@michelain1
@michelain1 5 жыл бұрын
Parabéns pelo conteúdo!
@slownith
@slownith 5 жыл бұрын
Muito obrigado pelas dicas
@larissaborges8447
@larissaborges8447 5 жыл бұрын
Excelente vídeo 👏👏
@annacarolinaa.moreira3802
@annacarolinaa.moreira3802 5 жыл бұрын
Nossa! Esse vídeo foi tão bom que nem vi o tempo passar
@guadalupechavezpizza3208
@guadalupechavezpizza3208 3 жыл бұрын
Muito obrigada ❤️
@lucasoliveira5458
@lucasoliveira5458 3 жыл бұрын
Excelente, Fred! Por favor, continue postando conteúdo relevante e profundo. Grave com riquezas de detalhes. Amei o vídeo!! Tenho 32 anos, amo psicologia, minha primeira formação. Agora, curso direito, 7° semestre, e atualmente sou policial. Descobri que amo essas duas áreas.
@Zetgun
@Zetgun 3 жыл бұрын
Como foi a área de psicologia para você? Queria ir para clínica? falo isso porque é o principal referêncial quando se fala em psicologia e fico muito na dúvida já que a clínica provavelmente não vou kk
@lucasoliveira5458
@lucasoliveira5458 3 жыл бұрын
​@@Zetgun Maravilhosa! Atuava como técnico em psicologia na área de RH, recrutamento e seleção e aplicação de testes psicológicos. Na clinica meu contato foi na clinica social da própria faculdade à época. Não atuo hoje na psicologia, pois optei pelo serviço público. Abraço!
@LarissaSilva-fl7yc
@LarissaSilva-fl7yc 5 жыл бұрын
Sempre quis ser atriz,mas mim redescobri na adolescência e decidi ser jornalista!
@vivianenovaes6899
@vivianenovaes6899 5 жыл бұрын
Como sempre surpreendendo. Acompanho assiduamente, o seu trabalho e gostaria de parabenizá-lo por esse trabalho incrível.
@antonysousa7062
@antonysousa7062 4 жыл бұрын
TOP PROFESSOR !!!!
@jeanbispo7187
@jeanbispo7187 4 жыл бұрын
meus sonho e ser policial, desde de pequeno, gostaria muito de trabalhar segurança pública.
@andreacarla8134
@andreacarla8134 Жыл бұрын
Maravilhoso!👏
@Thaisalbernaz
@Thaisalbernaz 5 жыл бұрын
Não vi mas já curti!! Vendo!!!
@urxinhodan
@urxinhodan 5 жыл бұрын
Estava precisando desse vídeo Fred, wlu!
@andressasouza4673
@andressasouza4673 2 жыл бұрын
Esse vídeo me acalmou, obrigada ❤️
@jeanros0
@jeanros0 3 жыл бұрын
Video incrível parabéns!!!
@thalitaazevedo555
@thalitaazevedo555 2 жыл бұрын
Gratidão pelo excelente, vídeo! 👏👏👏👏👏
@victoriaqueiroz9320
@victoriaqueiroz9320 3 жыл бұрын
Vídeo super necessário. MT OBRIGADA!!!
@dominiquebombonstrufados5331
@dominiquebombonstrufados5331 5 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo Fred! Excelente
@psicologaaleteiavitali6600
@psicologaaleteiavitali6600 3 жыл бұрын
Parabéns Fred, seus conteúdos, sua forma de explanar, propriedade, são excelentes.
@zecaalberto5901
@zecaalberto5901 4 жыл бұрын
Isso vai mudar a minha vida muito obrigado .
@rosangelinha27
@rosangelinha27 5 жыл бұрын
Amei
Pessoas altamente sensíveis (high sensitive person) | Fred Mattos
20:31
10 formas de resgatar a sua leveza | Fred Mattos, psicólogo
14:49
Sobre a Vida
Рет қаралды 16 М.
Khóa ly biệt
01:00
Đào Nguyễn Ánh - Hữu Hưng
Рет қаралды 20 МЛН
Increíble final 😱
00:37
Juan De Dios Pantoja 2
Рет қаралды 107 МЛН
Универ. 13 лет спустя - ВСЕ СЕРИИ ПОДРЯД
9:07:11
Комедии 2023
Рет қаралды 6 МЛН
버블티로 체감되는 요즘 물가
00:16
진영민yeongmin
Рет қаралды 69 МЛН
Pessoas que não conseguem escolher uma profissão - Orientação Vocacional
11:25
Psicólogos em São Paulo
Рет қаралды 995 М.
Breve Histórico da Orientação Profissional
13:10
Vinicius Oliveira
Рет қаралды 11 М.
Filhinho da mamãe, filhinha do papai e consequências - Ensinamentos Sistêmicos Constelação Familiar
28:54
Instituto LUA E SOL - Terapias e Espiritualidade
Рет қаралды 2,2 М.
Vocação: Talento é de nascença ou é desenvolvido? | Leandro Karnal
12:42
Prazer, Karnal - Canal Oficial de Leandro Karnal
Рет қаралды 408 М.
Mecanismos de defesa | Fred Mattos
19:31
Sobre a Vida
Рет қаралды 97 М.
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL: como ela ajuda a escolher a profissão
6:09
Cantinho da Psicóloga
Рет қаралды 24 М.
Descobrir a vocação para carreira
7:04
Arata Academy
Рет қаралды 152 М.
Khóa ly biệt
01:00
Đào Nguyễn Ánh - Hữu Hưng
Рет қаралды 20 МЛН