OS DIÁRIOS DE SYLVIA PLATH (1950-1962): diário de leitura I | LiteraTamy

  Рет қаралды 3,878

Tamlyn Ghannam

Tamlyn Ghannam

Күн бұрын

Пікірлер: 52
@luanaguima
@luanaguima 4 жыл бұрын
Perdi as contas de quantas vezes reli os diários de Sylvia. O que vejo é que ela utiliza o diário como treino mesmo, ela treina a memória, treina a forma de descrever pessoas e cenários, treina a própria escrita. Quando você estiver lendo A redoma perceberá que os diários a ajudaram muito a escrever o livro, pois existem passagens do livro que estão ja ali no diário. Sylvia era uma mulher muito deprimida, que tentava a todo momento dar sentido a vida através da escrita. Estava sempre em busca de algo inalcançável, o que ela tinha nunca estava muito bom. Eu sou louca por ela. Obrigada por trazer suas percepções sobre a obra.
@LiteraTamy
@LiteraTamy 4 жыл бұрын
É verdade, essa coisa de ficcionalizar a realidade serve muito como um treino mesmo! To muito interessada em ler A Redoma, adiei por tanto tempo, agora vai. Seu comentário foi lindo e muito pertinente. Obrigada, Ana!
@anapaularapetto
@anapaularapetto 2 жыл бұрын
Maravilhosaaaaa, vc!!! A melhor resenha que assisti. To c o livro desde o fim de fev.2022, após ler “A Redoma de Vidro”, mas quis “ventilar” a mente e peguei antes “O morro dos Ventos Uivantes” pra dps retornar escrita da Autora. Desde que assisti ao filme sobre a vida de Sylvia, há uns 15/18 anos, fiquei obcecada nela. Agora que terminei a última leitura quero voltar a abrir “os Diários” e teu vídeo foi fundamental pra que eu possa dar o START, pois estava com receio em vir a larga-lo antes do fim, já que não sou fã de diários, biografias... Obrigada 😊
@mariaclaral1
@mariaclaral1 4 жыл бұрын
Tamy, conheço pouco da autora e o jeito incrível como você fala do livro me deu uma enorme vontade de conhecer não apenas sua obra, como seu diário. Inclusive, fico fascinada te ouvindo ler.
@LiteraTamy
@LiteraTamy 4 жыл бұрын
Que delícia de comentário, Maria! Muito obrigada, e espero que vc goste da Sylvia tanto quanto eu estou gostando.
@samillyfigueiredo5775
@samillyfigueiredo5775 2 жыл бұрын
Só vim descobrir Sylvia há uns meses e achei seu canal agora. Existem marés de achados bons na nossa vida
@kamyinparis
@kamyinparis 9 ай бұрын
Que análise incrível! Amei seu canal
@marininha2209
@marininha2209 4 жыл бұрын
Que coincidência, também estou lendo! Sempre bom ver as suas opiniões.
@LiteraTamy
@LiteraTamy 4 жыл бұрын
Que legal! Você tá curtindo?
@marininha2209
@marininha2209 4 жыл бұрын
@@LiteraTamy Sim, muito!
@samyleribeiro2438
@samyleribeiro2438 4 жыл бұрын
Sua análise é tão incrível! A gnt nem sente essa quase meia hora passar rs
@LiteraTamy
@LiteraTamy 4 жыл бұрын
hahaha melhor comentário possível! muito obrigada por assistir!
@anacarolinaramiro711
@anacarolinaramiro711 4 жыл бұрын
Tamy, gostei bastante do formato do vídeo para livros grandes porque parece que temos a oportunidade de caminhar junto com você pela leitura. Despertou meu interesse e com certeza vou começar a ler os diários também.
@LiteraTamy
@LiteraTamy 4 жыл бұрын
Oba, que bom que você gostou, Carol! Vamos lendo juntas então. Um beijo e até logo
@morgana5484
@morgana5484 4 жыл бұрын
sabe, Tamy... eu nem sei mais o que te dizer. Amo tanto os teus vídeos, os conteúdos que tu trazes, e esse passou a ser um dos meus favoritos. É muito bacana sentir tuas emoções através dos teus vídeos, e eu me emocionei nem sei bem o porquê. haha obrigada por estar aqui, viu? te cuida bem
@LiteraTamy
@LiteraTamy 4 жыл бұрын
Ah, Morgana. Você é maravilhosa. Obrigada por estar aqui! Um beijo
@CorraIgorCorraof
@CorraIgorCorraof 4 жыл бұрын
Ótimo vídeo, (como sempre) Tamy! Essa tríade do casamento-escrita-gênero e a instabilidade gerada fica muito nítida em uma passagem da redoma de vidro, que fala sobre um sonho que a personagem tem recorrentemente... sobre a figueira... Tenho os diários aqui na estante, mas ainda não comecei, só que depois desse vídeo incrível, me deu vontade de começar já!
@LiteraTamy
@LiteraTamy 4 жыл бұрын
Caramba, Igor. Vou ficar atenta à figueira, então. Depois você me conta se começou a ler os diários? Beijo!
@flaviaeduardarocha7007
@flaviaeduardarocha7007 4 жыл бұрын
Estou lendo esse livro. Nunca me senti tão agoniada. Está me comovendo muito. Gostei bastante do seu vídeo. Estou ansiosa pelos próximos. Gostei também da seleção dos trechos.
@sakuracomunista
@sakuracomunista 4 жыл бұрын
A redoma de vidro foi um dos livros que mais me atravessou na vida... tenho os diários mas nunca consegui dar continuidade na leitura. Acho que ainda não to preparada pra ler, mas um dia estarei. Lindo vídeo, Tamy!
@hannavinagre6249
@hannavinagre6249 4 жыл бұрын
eu to LOUCA pra ler e seu diário de leitura só aumentou isso. eu amei demais, continua sim!!!
@biawho
@biawho 4 жыл бұрын
muito bom, Tamy! já estava com vontade de ler, aumentou ainda mais
@analuizafmc
@analuizafmc 4 жыл бұрын
Eu amei demais esse vídeo, Tamy! Na verdade, amo sempre as suas colocações sobre livros, mas não canso de me surpreender com seus vídeos. Tenho o livro dos diários, mas estava em dúvida se iniciava a leitura antes ou depois de ler "a redoma de vidro". Estou convencida a iniciar logo a leitura dos diários. Obrigada pelo conteúdo maravilhoso e espero que o diário de leitura continue.
@LiteraTamy
@LiteraTamy 4 жыл бұрын
Obrigada pelo comentário tão lindo, Ana! Depois você me diz o que achou da leitura dos diários? Assim que eu terminar, quero ler A redoma também
@kundria1219
@kundria1219 4 жыл бұрын
Perfeitas colocações, na verdade estou muito alinhada com o que você conseguiu absorver e interpretar sobre o que foi dito pela Sylvia! ♥️ De fato é o que eu penso, é o que eu falo numa voz particular e até em voz alta, ela tinha desejo de ser tudo e é impressionante pensar que ela pode ter dado fim a própria vida. A questão de fantasia versus realidade é gigantesco na obra. Quem é que consegue ser tudo? Nem hoje em dia a mulher que trabalha fora e cuida do filho e da casa e ainda tem espaço para o desejo consegue experimentar plenamente tudo. Não existe uma completude simultânea de nada, enquanto se faz alguma coisa se deixa de fazer outra coisa, simples assim. O tempo real cronologicamente não possibilita a vivência plena, consciente e contemplativa de tudo. Ela tinha muito ardor pela jovialidade e queria tudo em prazo curto, tinha medo de fracassar, tinha medo de envelhecer, ela valorizava muito a estética não apenas da natureza, dos objetos, mas também dos corpos. Como manter tudo? Como realizar tudo que ela idealizou? Ela não deu espaço para o incerto. Realmente angustiante a pessoa ter sede, mas se sentir no deserto, quando na realidade podia ter uma fonte de água límpida jorrando bem perto dela. Uma questão de perspectiva. Ela era uma pessoa que precisava de ajuda, sozinha ela não conseguiu se safar do grande vazio que é a depressão.
@LiteraTamy
@LiteraTamy 4 жыл бұрын
Ei, meu bem! Bom te ver por aqui também!
@ariadinerrocha9790
@ariadinerrocha9790 2 жыл бұрын
Eu comecei a ler pela redoma de vidro!agora finalmente vou ler os diários
@fabriciof420
@fabriciof420 4 жыл бұрын
eu já li a redoma de vidro e amei muito! to pra comprar essa edição dos diários, parece linda😍
@thiagodeoliveirayt
@thiagodeoliveirayt 29 күн бұрын
Que vídeo incrível!
@marianasanchesotta8499
@marianasanchesotta8499 4 жыл бұрын
A Redoma de Vidro também traz muito desses conflitos internos que a Sylvia apresenta nos diários - em especial o casamento. Ela era maravilhosa e é realmente uma pena que tenha ficado conhecida pela sua morte. E amei o formato do vídeo! 💙
@LiteraTamy
@LiteraTamy 4 жыл бұрын
To doida pra ler A Redoma! Assim que eu terminar os diários.
@barbarajmrocha
@barbarajmrocha 4 жыл бұрын
Comecei no início do ano, Tamy! Estava precisando de um gás com seus vídeos para continuar rs. Comecei pelo livro A Redoma de Vidro, que ficou em minhas 10 melhores leituras da vida. Muito bem colocado suas falas, além da opinião há uma análise de gênero com profundidade!
@LiteraTamy
@LiteraTamy 4 жыл бұрын
Eu quero tanto ler A Redoma de Vidro!
@mariaclarasousa6258
@mariaclarasousa6258 4 жыл бұрын
Só eu que fico ressabiada depois de saber que o Ted Hughes editou essa coletânea de diários dela? Ô homem infeliz para meter a mão nos escritos dela e mudar tudo, censurar coisa: como exemplo, temos Ariel, que só recentemente foi descoberta a versão deixada pela Sylvia, que foi modificada pelo próprio Ted para não sair tão mal nas passagens que ela falava sobre ele. Afora o conhecido fato de que ele a espancou dois dias antes de ela abortar seu segundo filho.
@LiteraTamy
@LiteraTamy 4 жыл бұрын
Sabe que quando eu comecei a ler os diários me avisaram que ele era um embuste, mas eu não tinha ideia da dimensão da coisa. Imagino que ele realmente tenha editado bem esses diários, além de ter queimado algumas coisas, né? Disseram que ele eliminou alguns trechos em que a Sylvia falava sobre ele. Infelizmente, é só o que temos por enquanto... mas é sempre muito importante lermos cientes dessa manipulação dele. Obrigada pelo toque!
@leosaidhi
@leosaidhi 4 жыл бұрын
Gostei do formato para livros grandes, Tamy! Dependendo do tamanho do livro e do tanto de coisas que ele abrange (objetiva e subjetivamente) o conteúdo do vídeo teria que ser realmente bem conciso.
@LiteraTamy
@LiteraTamy 4 жыл бұрын
É verdade, Léo! Obrigada por assistir e comentar. Eu to doida pra te ler, to vendo seu livro daqui - assim que me desafogar das leituras por trabalho vou tirá-lo da estante. Um beijo e obrigda por tudo!
@rentondelarge
@rentondelarge 4 жыл бұрын
Comprei o livro da Sylvia por gostar da leitura de diários, mas me foi tão mistificado em relação a dor, obsessões e depressão que eu fui adiando a leitura. Sua leitura me fez retomar o interesse de ler. Eu mantenho o hábito de registro diário e pensando rapidamente realmente tenho passagens repetitivas.
@LiteraTamy
@LiteraTamy 4 жыл бұрын
Eu também mantenho esse hábito e também reconheço minhas repetições, rsrs. Acho que é inevitável.
@cleicebarbosa9852
@cleicebarbosa9852 4 жыл бұрын
Por acaso será minha próxima leitura ❤
@LiteraTamy
@LiteraTamy 4 жыл бұрын
Ah, depois me conta!
@nadiacamuca
@nadiacamuca 4 жыл бұрын
assisto seus vídeos com um caderno de palavras pra procurar depois haha - isso é um elogio, não saberia usa a palavra contingência, nem acachapante assim com naturalidade
@nadiacamuca
@nadiacamuca 4 жыл бұрын
Ted Hughes vulgo o maior embuste da literatura rs
@vratata
@vratata 4 жыл бұрын
Estou lendo de pouco em pouco. Em relação ao primeiro tópico: não tive essa sensação de artificialidade. Talvez porque eu escreva diários e tenha de alguma forma uma preocupação com minhas narrativas, mesmo sabendo que são super pessoais e em tese ninguém vai ler... Também adoro ler diários e cartas, mas sempre penso do quão inavisivo isso é. Exatamente pq era pra ser algo secreto. ♥️ (Vou continuar vendo o vídeo. Dei uma pausa pra comentar!)
@LiteraTamy
@LiteraTamy 4 жыл бұрын
Eu também escrevo diários e de vez em quando também tenho a sensação de que estou sendo um pouco artificial, principalmente quando comecei a escrevê-los. Talvez seja coisa minha então, hehe.
@Jorge-qq4tx
@Jorge-qq4tx 4 жыл бұрын
Esse vídeo foi muito bom, preciso comprar esse livro agora. Parabéns pelo conteúdo.
@ariadinerrocha9790
@ariadinerrocha9790 4 жыл бұрын
Tamy quero muito esses diário....da Virgínia Woolf tbm....eu li a redoma de vidro ...♥️
@polly_34
@polly_34 3 жыл бұрын
O mais triste é que tudo isso nós mulheres vivemos ainda em pleno século 21. É complicado demais!
@asrta.fernanda
@asrta.fernanda 4 жыл бұрын
Ok, estou assustada com o tanto q me identifiquei com a Sylvia
@gedasilva
@gedasilva 4 жыл бұрын
Nossa..... Tô achando q let os diários DEPOIS do 'Redoma' tbm será ia grande experiência.....pq muito do q vc cita da a dimensão do qnto o livro é autobiográfico
@leticiaalves8789
@leticiaalves8789 4 жыл бұрын
gostei muito
@jessicacaroline7155
@jessicacaroline7155 4 жыл бұрын
sempre quis ler sylvia, mas toda essa melancolia me afasta um pouco da literatura dela.
Creative Justice at the Checkout: Bananas and Eggs Showdown #shorts
00:18
Fabiosa Best Lifehacks
Рет қаралды 34 МЛН
Deadpool family by Tsuriki Show
00:12
Tsuriki Show
Рет қаралды 5 МЛН
Одну кружечку 😂❤️
00:12
Денис Кукояка
Рет қаралды 1,7 МЛН
Sigma Kid Mistake #funny #sigma
00:17
CRAZY GREAPA
Рет қаралды 15 МЛН
Advent of the three calamities 451 to 454
41:14
Arthur Leywin
Рет қаралды 9
DEUS NA ESCURIDÃO, de Valter Hugo Mãe
36:46
Tamlyn Ghannam
Рет қаралды 1,5 М.
T1- EP 10 - Um país de livros e leitores: Cursos Livres
1:25:22
Os diários de Sylvia Plath (1950-1962) | Tatiana Feltrin
13:18
tatianagfeltrin
Рет қаралды 51 М.
O GAROTO DO MEU PAI, de Emmanuelle Lambert (resenha) | LiteraTamy
40:15
20 LIVROS QUE TODO LEITOR DEVERIA LER (SEGUNDO 1.000 LEITORES)
18:24
Juliana Garrido
Рет қаралды 60 М.
Espelho | Sylvia Plath | Sonoridade Literária
2:22
Sonoridade Literária
Рет қаралды 1,6 М.
O uso dos prazeres, de Michel Foucault (História da Sexualidade 2)
1:03:43
Creative Justice at the Checkout: Bananas and Eggs Showdown #shorts
00:18
Fabiosa Best Lifehacks
Рет қаралды 34 МЛН