No último mês de vida da minha filha, ela tinha acabado de fazer 5 anos... eu coloquei ela no carro e saí pra viajar. Foi um mês agitado e feliz. Fizemos o que foi possível para deixar ela o mais feliz possível.
@ledaoliveira362 жыл бұрын
Nossa....😥😥
@newthknight2 жыл бұрын
Vc foi um pai incrível pra ela!!!
@joaodonirrai29122 жыл бұрын
Apesar da história ser triste , a reportagem foi apresentada de um modo simples , compreensível , humano e trouxe conforto.
@luizotaviolourencetto84122 жыл бұрын
"A morte não assusta pq fala da morte, assusta pq fala sobre o que estamos fazendo com a vida" - Rubem Alves (em 'A morte como conselheira')
@carloscarneiro72262 жыл бұрын
Trabalhar com isso tem que estar com a saúde mental em dia. Não é pra qualquer um.
@kiara62372 жыл бұрын
meu avô morreu com vida prolongada depois de um câncer de pâncreas, sabido já por muitos que dificilmente regride ou deixa de ser agressivo além de ser silencioso como um gato nos primeiros estágios, deixando o paciente sem escolha quando descobre. Muito sofrimento, dor, remédios, coisas desnecessárias. Nem meu avô queria mais viver naquela situação, mas os médicos queriam, minha avó queria. Aprendi muito com isso, aprendi a respeitar a decisão de vida ou morte dos outros em situação de doença, porque só quem é dono da gente é a gente mesmo e ninguém merece viver em dor e sofrimento pois a vida por si só não é uma dádiva, e sim a vida bem vivida.
@silviaweber22322 жыл бұрын
Recordo q o oncologista da minha mãe nos disse q não a levassem para o hospital, pois estava em estágio terminal, e no hospital tentam prolongar a vida, mas é prolongar só o sofrimento. Já em casa, com medicamentos para os cuidados paliativos, teria a companhia e o amor e cuidados da família, e assim foi. A gente sabe q no hospital tem recursos melhores, mas para um paciente terminal e sua família, melhor é o carinho, o cuidado, o sentir-se amado.
@nightowl76202 жыл бұрын
Assim foi com a minha mãe tbm, ela teve câncer no cérebro. Ela já não respondia muito nos últimos dias de vida dela, mas era sempre muitos abraços, beijos, colocávamos música do Roberto Carlos e Amado Batista pra ela, e víamos no rosto dela e nos olhos a feição mudava. Não se comunica verbalmente com nós mas era nítido no olhar que ela sabia o que estava acontecendo. No dia do seu aniversário ela não acordou, mas mesmo assim tivemos bolos, convidados e cantamos parabéns. Duas semanas depois ela faleceu. Isso num hospital seria muito difícil, sabemos que fizemos a escolha que ela queria.
@patricialima07022 жыл бұрын
Muito triste , mas é uma forma humanizada de se praticar a medicina. Louvo esses profissionais que tem essa visão da vida, morte e o que é realmente importante, afeto e relações interpessoais de amor .
@leilareisnunes28822 жыл бұрын
Trabalhei com um oncologista que deixava todos os terminais partirem em casa. Era muito criticado por isso. Mas eu sempre o admirei por conta dessa humanidade 👏
@luizhagaia2 жыл бұрын
O apego humano pela matéria é realmente inexplicável. Em nossa arrogância, tudo que se encontra forra do nosso controle é considerado um mal inaceitável. Mesmo tendo a consciência que tudo um dia termina. Prendemo-nos e prendemos tudo e todos para alívio do nosso egoismo. Mesmo que isto represente a dor e o sofrimento daquele que deve partir.
@arthurcampi14542 жыл бұрын
É esse apego que permitiu que você não morresse de diarreia, varíola, e outras doenças que já têm vacinas ou tratamento quando nasceu. Seu conformismo com a dor e a perda é um sinal de perda de esperança e confiança de que sempre podemos melhorar como sociedade, nas soluções das coisas que tanto tememos. Se seu raciocínio fosse levado à frente, teríamos ficado na idade da pedra. Não passa de um retrocesso junto à falta de empatia.
@gabrielmauricio14752 жыл бұрын
Na Real o apego humano está no imaterial, pois nem o indivíduo mais são consegue viver só de realidade , Freud vai dizer que quando o paciente começa a se fazer perguntas sobre o sentido da vida ele esta doente rs, e Nietzsche vai dizer "quantas verdades vc consegue suportar" , nossa espécie curte criar fantasias de coisas pós morte e isso conforta
@francielebicca1912 жыл бұрын
@@arthurcampi1454 instinto de preservação, direcionado para si ou para outros, exemplos que tu citou, é diferente da teimosia de quem nunca se prepara para a morte como mais um evento da vida e só consegue sentir tristeza e desespero, quando poderia sentir alívio, gratidão, raiva ou mesmo paz de espírito.
@luizhagaia2 жыл бұрын
@@arthurcampi1454 Que bom que você tem sua opinião. Porem a postou no lugar errado.
@davidbio12 жыл бұрын
Nenhum ser vivo quer morrer, isso vale para todos e não tem nada a ver com ser inexplicável. A biologia mostra isso muito bem pelo DNA que nos molda para sobrevivermos o máximo possível. O que o ser humano faz é conseguir prolongar isso. Lógico que é burrice prolongar para sofrer, mas se for possível de uma maneira que não provoque sofrimento, porque não?
@terezinhamiranda63192 жыл бұрын
Quem passou pela experiência de estar próximo de um paciente em estado terminal sabe o quanto este deseja voltar para casa. O avanço da tecnologia permite o prolongamento da vida. Mas e quando se sabe que não resta mais nada a fazer, tendo conhecimento que sem a ajuda de aparelhos o paciente morrerá de fome, sede ou falta de ar? O dilema é muito grande e a decisão exige coragem.
@henri1912 жыл бұрын
Que essas crianças tenham conforto
@EsseCanaleShow2 жыл бұрын
Estou passando um situação parecida, não com criança mas com meu pai. O trabalho tanto dos intensivistas quanto da equipe de paliativos tem sido chave pra passarmos (incluindo meu pai) esse momento com menos dor. Tão importante quanto a experiência da equipe é a abertura e compreensão da família em relação ao paciente. É muito duro ouvir que não há mais possibilidades, como sera o processo de óbito e tudo mais, mas com a informação posta, fica mais fácil traçar o melhor plano.
@wolneyhenriquesertori74202 жыл бұрын
Deus abençoe esses profissionais da saúde que enfrentam esse momento tão difícil pra todos, e abençoe cada família que passou por isso.
@wiltonfreitas68552 жыл бұрын
Perdi meu pai em torno de 01m 13d por CA de pâncreas. 03 anos atrás, pela mesma doença meu amigo-irmão-mestre. Emocionei-me demais ao ouvir este áudio. Não sei, dentro da minha ignorância, se há conforto para a perda de um pai, quiçá um filho com tanta coisa a ser vivida!! Lamento muito, muito pela criança e os pais. Se eles lerem estas linhas, acolham com muito carinho, um forte abraço meu.
@chaosnatmorningstar29342 жыл бұрын
Quem é pai/mãe não consegue evitar as lágrimas, é um soco no estômago. Deus abençoe sempre esses profissionais que se dedicam à este serviço, e que Ele dê conforto e abrande o sofrimento das famílias que passam por essa terrível situação.
@goretesantana83652 жыл бұрын
Excelente texto! Infelizmente, nós desumanizamos totalmente a forma de lidar com doença e morte. Construímos obstáculos quase intransponíveis de leis e regras que impossibilitam ao paciente terminal receber os cuidados e o carinho de amigos e familiares em seu momento final. O pior é que "aprendemos" a acreditar que isso é o melhor pro doente: passar seus últimos momentos de vida num hospital, cercado por "bons" profissionais, habilitados a lidarem com todas as situações, porém quase completos estranhos e, em geral, com vários outros pacientes pra cuidar.
@gfacademico2 жыл бұрын
Além de uma equipe médica alinhada, certamente uma barreira é a aceitação da família. Como mencionado na reportagem, a cultura da hospitalização e o sentimento de "tentar até o último instante" faz com que muitos parentes vejam a alta como uma desistência antes da hora. E isso pode só gerar mais sofrimento. (BBC News Brasil sempre impecável. Canal mais necessário e útil do YT Brasil).
@wiltonfreitas68552 жыл бұрын
Exatamente. A família deve ser um coadjuvante importante, não obstacularizadora.
@martinfeberman53072 жыл бұрын
Eu não teria estrutura para trabalhar com crianças nessas condições 🥺🥺
@smarquezini2 жыл бұрын
Muito triste, mas excelente reportagem. Parabéns a esses dedicados profissionais que assistem ao paciente e sua família nessa hora tão difícil.
@adrianamaria97002 жыл бұрын
Misericórdia Deus Abençoe essas crianças o Santos inocentes
@MarcioGoncalves.2 жыл бұрын
São os crisóis de muitas famílias que passam por isso. E muitas vezes não são assistidas como convém pelo sistema de saúde já sucateado. Aos heróis que lidam com isso todo tempo, meus parabéns 👏🏼
@BBCNewsBrasil2 жыл бұрын
Pessoal, o BBC Lê é o podcast da BBC News Brasil que traz o áudio de algumas de nossas reportagens originalmente publicadas em texto. Para ler a reportagem que deu origem a este áudio, clique aqui: www.bbc.com/portuguese/geral-61437507
@Yucatán22 жыл бұрын
Nenhum pai deveria enterrar um filho 💔
@vicentebenedito58732 жыл бұрын
é uma reportagem forte
@angelacampos76052 жыл бұрын
Ótima reportagem 😪
@vicentebenedito58732 жыл бұрын
ave Maria que voz linda Silvia, obrigado
@LuizAntonio-uw5tv2 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo !!!!!
@newthknight2 жыл бұрын
Minha vó foi assim a 4 meses, sentia muita dor, morfina etc, daí ela aguento até onde pode, parece que a dor e muito forte, tipo essas de entranhas, e passa a ser a todo momento, a veia queria ir e lá se foi, dona Daria eu te amo muito minha vó!!!!😭😭😭😭😭😭😭😭
@jacksonamaral3292 жыл бұрын
Interessante saber...
@mrafranca2 жыл бұрын
Não teria psicologico para isto
2 жыл бұрын
Sou Cuidador de Alunos PNE, e tenho um aluno que tem uma doença degenerativa e ele está regredindo MUITO e rápido. Antes da pandemia ele andava e corria, quando voltou usava cadeira de rodas... Hoje em dia ele não consegue ficar sentado sozinho. Ele tem uns 8 anos de idade e só por um milagre chega a 12.
@Lucas-dc4zw Жыл бұрын
:(
@natalinaoliveira10812 жыл бұрын
O nome é dignidade.
@alexandretimossi9602 жыл бұрын
Dor, amor, cuidado
@taniasantos82152 жыл бұрын
Chegaremos lá
@reginafelinos8092 жыл бұрын
Para que mais dias de vida ?! O importante é morrer em meio a família. Antigamente, a morte era assistida pela família, é doloroso, mas os pais estão próximos.
@portuguesnomardaexistencia2 жыл бұрын
E nós que crescemos... o que estamos fazendo de nossas vidas? O que eu diria a mim mesma se eu fosse morrer amanhã? Aprendi numa palestra que "A morte ensina muito para quem está vivo!" Qual o valor do tempo? O autor Pecotche diz "que tempo é vida!. O que tenho feito com meu tempo? O que quero para minha vida? Como quero ser lembrada depois de morrer?
@ademirquintiliolazarini57412 жыл бұрын
Cortante. Mas a reportagem ficou extremamente bem feita.
@juliabeatrizanacleto83292 жыл бұрын
Existe um livro chamado "A Criança e a Morte" uma psicanalista que escreveu, ela colocou relatos de crianças e pais deles, maioria estava em estado terminal. Recomendo a leitura
@KKarmen19582 жыл бұрын
E ainda querem acabar com o SUS....
@davidbio12 жыл бұрын
Assistir esse vídeo é como passar por um triturador. É pra acabar com qualquer um.
@universom77682 жыл бұрын
Pq eu faço isso cmg não sou forte o suficiente pra ir até o fim
@krat0s96662 жыл бұрын
F
@dinamariaeskelsen24122 жыл бұрын
Anjinha está no paraizo
@ortografiadecadente76382 жыл бұрын
^(>@
@motoqueirocometa2 жыл бұрын
Eu tive meningite com 2 anos quase morri escapei por milagre disse minha mãe . Fiquei com o pescoço torto alguns anos. Mas não me lembro de nada se eu tivesse morrido e como se eu não soubesse que eu existia. Nem de dor ou sofrimento absolutamente nada.
@kiara62372 жыл бұрын
ninguém lembra de nada com 2 anos de idade.
@asteroidesilverio2 жыл бұрын
mundo monstro
@IlIilLlIlILIliLIIiLIlI2 жыл бұрын
;(
@motoqueirocometa2 жыл бұрын
Essa crianças nada sabem do que acontece. Elas não 👎 sentem nada são muito jovens.
@wanderalmeidaaraujo25132 жыл бұрын
E o safadinho de deus .tá aonde
@isaqueteixeiraobregon2 жыл бұрын
Pois é... Pois se ele está no controle de tudo, ele permite que crianças que não têm nem tempo de vida o suficiente para pecar recebam "castigos" completamente desproporcionais como câncer, doenças degenerativas, abusos etc... Das duas umas, ou ele não está no controle de tudo e não é o todo poderoso, ou ele está no controle de tudo e é o todo poderoso (porém perverso) que permite tudo de ruim até com inocentes. Inclusive, infelizmente, muitos bebês sequer nascem, morrem no próprio útero materno, e isso é bem comum, ou seja, ele é pró aborto, já que pode impedir mas não impede, mais uma perversidade para a conta do deus ilogico e sem sentido que esse povo acredita cegamente.
@mmarinajoon2 жыл бұрын
Pelo comentário de vocês, da pra perceber que nunca leram uma Bíblia. A maioria dos religiosos dizem que Deus está no controle de tudo né? Pois então, a Bíblia diz que o mundo inteiro está no poder do maligno! Ele não controla o mundo. Só vou falar isso, porque já vi a opinião de vocês, já que não querem acreditar, fiquem sem acreditar. Agora se quiserem saber fatos concretos do porquê da nossa situação atual, aí sim, comentem algo. Do contrário, obrigada 🤟🏻
@TheFMBBCBM2 жыл бұрын
🇧🇷✌️✌️🇧🇷🇧🇷Bolsonaro e sua equipe descobriu como o Brasil pode crescer e o mau não quer isso para o Brasil! Deus pátria família liberdade. Bolsonaro o melhor presidente do Brasil e do mundo inteiro!🙏🏻
@HarrisonHesse2 жыл бұрын
BolsoLula 2077, nos vemos nas urnas.
2 жыл бұрын
Os Gados estão surtando. Pegaram até o roteiro do Power Rangers para fazer propaganda do Bozo.
@carloscarneiro72262 жыл бұрын
Descobriu mas resolveu guardar segredo. Só pode.
@tiagosantos17932 жыл бұрын
Bolsominio aqui ,o seu presidente não e a favor da eutanásia então por que está aqui seu gado