Minha família comprou um Hyundai Excel GLS em 1993. Meu pai tinha saído para comprar um Gol quadrado para minha mãe, quando passou na porta de uma concessionária Hyundai e viu essse carro muito mais completo que o Gol quase pelo mesmo preço. Menos de 2 anos depois meu pai vendeu o carro por 1/3 do preço. Os acabamentos erram horríveis. Tudo fazia barulho, painel tinha trincas, o vidro elétrico parou, a direção hidráulica estourou 2 vezes, o puxador interno de abrir porta quebrava só de olhar... Quase minha mãe pede divórcio por ele ter gastado dinheiro no carro sem avisar ela Hahahahaha. Mas o interessante que a Hyundai não desistiu é hoje tem carros igual aos japoneses. Meu avô teve um Land Rover Defender 90 em 1972, a mecanica era muito simples. Raramente quebrava pq nao tinha nada pra quebrar. O carro era extremamente pé de boi, a suspensao era dura e ao mesmo tempo pulava como uma cama elástica, coisa mais estranha que ja vi. Sem contar que era barulhento e vibrava mais que terremoto. Hoje os carros sao os mais confortáveis possíveis. Mas quando o Brasil fez o Gurgel as pessoas que mais metiam pau nele eram os próprios brasileiros. É preciso entender que até uma marca amadurecer muitos erros serão cometidos. É assim como tudo que está no início.
@OArquiteto13 жыл бұрын
Verdade mesmo, com os erros que se aprende.
@everaldooliveira7895 ай бұрын
Gol também quebra muito os plásticos
@gataolindao23644 жыл бұрын
Eu me lembro que nos anos 90 quando se pensou em produzir fibra de carbono no Brasil essa ideia foi ridicularizada pelos neoliberais pois seria algo com "reinventar a roda". Hoje pratico aeromodelismo como hobby e compro varetas e tubinhos de fibra de carbono da China, aliás, o meu rádio, os meus motores, controladores de velocidade e até rodinhas de trem de pouso, tudo vem da China.
@joaofranciscoschramm86784 жыл бұрын
Ideias brasileiras dos anos de 1970, em pleno regime militar, inspiraram os chineses. Muitos tinham certeza que nos anos 2000 o Brasil seria desenvolvido. Mas aí veio o choque só petróleo, a explosão da dívida e o entreguismo democrático.
@OArquiteto13 жыл бұрын
VIVA A REVOLUÇÃO DE 32!!
@HenriqueAriano Жыл бұрын
A maior indústria de Linho do mundo , a capixaba Brasperola foi a falência pela abertura do comércio com a China. Naquele momento eu vi que o Brasil tinha aberto a porta para a falência. E a destruição do Brasil segue a todo vapor
@rafaellara89314 жыл бұрын
Muito bom! Paulo Me formei em engenharia em 93 , era um ano super difícil de arrumar emprego , principalmente em indústrias em SP. Tive um chefe que se formou na década de 70 , e por coincidência trabalhou na ENGESA. Ele me disse que qdo se formou, ele podia escolher onde queria trabalhar . A falta de industria fez com que os estudantes não tivessem mais interesse pela engenharia. Isto fez também que muitos engenheiros foram trabalhar em bancos!
@quantisz44164 жыл бұрын
Alguém aí sabe quantos liberais são necessários para trocar uma lâmpada? Nenhum, pois eles irão esperar a mão invisível do mercado trocar. Brincadeiras à parte, ótimo vídeo prof. Gala.
@luizcadu4 жыл бұрын
Hahah muito bom!
@felaville10494 жыл бұрын
Quantos esquerdistas são necessários para trocar uma lâmpada? Nenhum, eles vão esperar o estado fazer pra eles...e seguem esperando.
@BlasphemerMedia4 жыл бұрын
@@felaville1049 Mas é o pobre que trabalha...burra?
@haroldomiyaura9124 жыл бұрын
excelente piada, é bem isso
@haroldomiyaura9124 жыл бұрын
@@felaville1049 outro robô liberalóide
@cleberrenato69753 жыл бұрын
Conheci o seu canal por acaso (1 de maio 2021) ao fazer buscas por um assunto sobre a China e acabei por clicar nesse seu vídeo aula. Excelente explanação, parabéns por colocar no YT assunto de relevância. Eu sou funcionário do setor privado desde fevereiro de 1999, três anos e meio em uma empresa, e o restante em outra (19 anos em uma multinacional) e posso afirmar baseado em minha experiência com apenas duas empresas: Já faz muito tempo que não é mais viável iniciar plantas fabris no Brasil. Leis que mudam constantemente (incerteza), altas taxas e sobretaxas, custos operacionais caríssimos, mão de obra pouco qualificada, processos trabalhistas (No país chegamos a ter 3 milhões de novos processos por ano), protecionismo comercial que detona o mais fraco, para importar bens de capital para aumentar a produção é taxado abusivamente, fretes caros, matérias primas nacional com custos acima da importada etc. E temos também o Estado opressor que nada produz e que abocanha 34% do pib, com sua imensidão de gastos e burocratas poucos interessados no progresso nacional. Tente abrir uma empresa de grande porte do zero? Surge tanto burocrata que infelizmente retira o poder de competição de alguns setores. Temos também os funcionários que não tem uma base boa de estudos e acredita que tudo que a empresa faz dá lucro, ou seja, na prática não é bem assim, milhares de empresas estão no zero a zero. Por último temos também o governo que quer ser empreendedor e mata o empresário local, pois com produtos subsidiados fica impossível ou inviável competir. Ex.: Sete Brasil que faliu e deixou um rombo de 26 bilhões nas costas da nação. Obrigado pela aula professor Paulo.
@tygoufaynanchal39032 жыл бұрын
Muito obrigado pelo seu comentário.
@ragono20034 жыл бұрын
O Iraque foi outro grande cliente do Brasil nos anos 80. Comprou diversos equipamentos militares brasileiros e contratou empreiteiras brasileiras para obras de infraestrutura. Eu conheci há muitos anos um senhor que veio fazer um conserto no meu fogão e ele me disse que trabalhou nos anos 80 no Iraque em construção de rodovias pela Mendes Júnior. Ele me disse o suplício que era trabalhar a céu aberto com temperaturas que chegavam a 50°C. Para se refrescarem eles mergulhavam em caixas de água gelada com blocos de gelo.
@joaofranciscoschramm86784 жыл бұрын
Havia também um convênio nuclear entre as duas nações.
@ragono20034 жыл бұрын
Sobre a Engesa ela desenvolveu o MBT (Main Battle Tank) EE-T1 Osório que foi o único MBT desenvolvido no Brasil. Embora os componentes principais fossem estrangeiros (a torre do canhão era francesa, a suspensão hidropneumática, britânica e o motor e a transmissão, alemães), todo o projeto do tanque foi feito pela Engesa e a blindagem seria desenvolvida aqui. O tanque teria uma versão com canhão de 120mm para concorrer em uma licitação na Arábia Saudita e uma versão com canhão de 105mm para atender o Exército Brasileiro. A Arábia Saudita optou pelo M1 Abrams americano por muita influência política dos EUA e o governo e o exército daqui não quiseram ajudar a Engesa financeiramente para a fabricação da versão brasileira. Isso decretou a falência da Engesa.
@Detlevbescht2 жыл бұрын
Que tristeza Brasil.
@matheusaugusto8464 жыл бұрын
Excelente aula! Uma capacidade expositiva impressionante, vocabulário acessível e simplificado. Para as próximas aulas sugiro que nos mostre como implementar as medidas corretas que a China tomou, em um país polarizado, de políticos com mentalidade de adolescentes e um presidente que eventualmente tem como presidente, pessoas que não sabem, nem querem saber, sobre economia. Valeu.
@ivanmoreiralopes82354 жыл бұрын
A indústria paga todos os impostos que o setor agro paga mais o IPI que é um grande imposto. Já o setor agro além de não pagar nenhum imposto parecido com IPI recebe empréstimo subsidiado aprovados por políticos que ajuda a eleger. O setor financeiro é a mesma coisa. O problema é político!!!Obvio!!!!
@MReidogado4 жыл бұрын
Sim.....Não temos os INDUSTRIAIS fortes aqui
@fernandoc47414 жыл бұрын
Essa conta é do FHC. Mas o problema não é o IPI, pois o importado também paga. O problema é outro. A constituição previa isenção do imposto de exportação só pra bens industrializados. O efeito é perverso, pois uma indústria (exemplo de carros) que compra aço produzido no próprio país 'paga' imposto de importação só no ferro(na cadeia), se compra aço de um brasileiro paga imposto de importação sobre o aço(ferro+industrialização). A Inglaterra só virou uma potência quando passou a exportar tecido ao invés de lã.
@cosmeduarte30434 жыл бұрын
Política industrial agressiva, essa é a escada do desenvolvimento.
@laoquadrado80194 жыл бұрын
@Mil e uma Receitas de Miojo falou tudo, só pra complementar é necessário criar uma nova burguesia pois essa só quer enriquecer a base de trabalho escravo e de baixa produtividade, fora que a elite atual odeia o povo e a cultura do Brasil.
@laoquadrado80194 жыл бұрын
@Mil e uma Receitas de Miojo bom de mais ler isso, tbm sonho com outro Brasil !!!
@guilhermediascorrea4 жыл бұрын
@Mil e uma Receitas de Miojo Como fazer isso sem provocar uma guerra civil?
@laoquadrado80194 жыл бұрын
@@guilhermediascorrea o Brasil já vive uma guerra civil onde morrem trabalhadores diariamente pelas balas "perdidas" e crimes não investigados...
@clesio1824 жыл бұрын
A minha dúvida é: o atual ministro e/ou equipe da economia tem esse pensamento/essa linha?
@marcelosmarquesdepaula58984 жыл бұрын
Pobre Brasil......!!!!... não tem jeito. Eterno fornecedor de insumos básicos.
@vagnerdasneves4 жыл бұрын
O problema não são as recolhas, mas sim a mentalidade nacional. Enquanto os brasileiros se referirem a nós mesmos como nação usando a terceira pessoa, o Brasil, a responsabilidade parecerá ser sempre daquela pessoa e não de nós mesmos. A gente usa muito o discurso no caminho da isenção de responsabilidade individual/coletiva e no caminho da culpabilidade de um outro alguém, o Brasil. O BRASIL SOMOS NÓS. A CULPA DAS ESCOLHAS MAL FEITAS É NOSSA! O povo chinês ser submeteu ao caminho traçado pela autoridades de lá. O que nós, como NAÇÃO, estamos aceitando por aqui? O que nosso coração verdadeiramente quer? Somos um povo submisso ao bem ou qualquer coisa que for? Qual nossa natureza? Precisamos melhorar nossa natureza.
@tygoufaynanchal39032 жыл бұрын
Falou tudo. O problema é aqui e ponto final.
@rodrigocarvalho70914 жыл бұрын
Americana no interior de SP - antiga produtora têxtil - faliu depois dos anos 80....tinha uma fábrica de guarda-chuva cujo preço do corte da lona ficou mais caro que comprar um guarda-chuva inteiro Chinês.....erramos feio....
@Carioca-774 жыл бұрын
A Gurgel errou em não fabricar carros que agradassem o mercado consumidor. Os carros da Gurgel eram esteticamente feios em relação a concorrência. Não basta fazer uma caixa metálica , esteticamente feia , colocar um motor fraco dentro dela e depois chamar de carro.
@OArquiteto13 жыл бұрын
Eu não achei feio 😂 Não é bonito também né..
@fernandohenriquemendes53744 жыл бұрын
Um dos pilares do plano real foi o câmbio valorizado e por consequência a inflação foi superada. No entanto, como dito nesse vídeo, a indústria foi a bancarrota. Foi um trade off então. Era possível manter um câmbio desvalorizado e por consequência, salvando a indústria, e ao mesmo tempo controlando a inflação como ocorreu no plano real?
@caiojunho84802 жыл бұрын
Muito boa pergunta!
@felipemenezescosta4 жыл бұрын
A desindustrialização é um processo não acontece da noite para o dia.... Quem governou o Brasil nas ultimas 3 décadas ?
@flavionassurespinosa29103 жыл бұрын
Nesta época, 1980/1990, a China derrubou concorrentes nacionais pelo preço dos produtos, não tanto pela qualidade e tecnologia. Vestuário e calçados também foram fortemente atingidos. Tínhamos grandes empresas de projeto de infraestrutura, grandes construtoras e grandes indústrias pesadas. Além do "erro estratégico" citado, qual a influência da carga tributária e direitos trabalhistas praticados na China e no Brasil? Nesta época o Brasil teria condições de se igualar nestes aspectos? O que podemos fazer hoje?
@janiobsantos4 жыл бұрын
Por acaso , o processo de "50 anos em 5" ( JK) , também não acabou inibindo o processo industrial brasileiro, visto que houve uma abertura de mercado com diversos subsídios as montadoras internacionais?
@OArquiteto13 жыл бұрын
Isso que eu fico pensando também. E olha que parece que ele era da "turma" do Getúlio Vargas..
@marcosreis59384 жыл бұрын
O quê nós brasileiros podemos fazer para tentarmos sobreviver e enfrentar esse monstro chinês. Meu filho , dentre outros , estuda numa ótima ONG , gratuita , chamada CEAP e está mal das pernas pois várias empresas patrocinadoras sinalizam não ajudar financeiramente . O quê podemos produzir para podermos sair dessa triste situação ?
@wellingtonmiranda_oficial4 жыл бұрын
Paulo, faz um vídeo mostrando e recomendando alguns livros sobre o desenvolvimento chinês!
@getuliovargas84984 жыл бұрын
Nem precisa de livros para saber como à China se desenvolveu.
@OArquiteto13 жыл бұрын
@Acriano, vou anotar.
@sidneihilario60494 жыл бұрын
Caro professor, Em resumo: a oligarquia brasileira, que manda no país, que elege ( no final das contas) os políticos é agrária, escravagista e racista. Nosso destino, a curto prazo, é produzir commodities. Mais uns 50 anos....
@ApenasPropostas4 жыл бұрын
Exato, e deixo mais uma provocação: Se o Brasil se industrializar no mesmo ritmo/padrão da China, como fica a demanda? O mundo e o mercado sustentam tanta indústria? Há demanda para tal ou alguém teria de quebrar? A pergunta vale para todos os países... da pra cada país ter a sua própria samsung/hyundai nos moldes sul coreanos ou não haveria mercado para se exportar tanto? O excesso de oferta ja vem se arrastando faz tempo... é o fim da escassez.
@racostamorim4 жыл бұрын
Mas precisa ser samsung ou hyundai ?? Cada país se industrializa em uma áerea. Ninguém consegue ser melhor em tudo... Porque não uma industria voltada para a vantagem competitiva brasileira, como siderurgia, engenharia naval e petroquimica, motores, maquinario pesado, industria quimica ....
@igomaxwel87464 жыл бұрын
@@ApenasPropostas, e, se me permite, complemento a sua provocação: ainda que o Brasil tente, de todas as maneiras possíveis, uma neo-industrialização nesses mesmos moldes citados por ti, com a experiência já concretizada e "amedrontadora" da China, os EUA deixarão surgir um novo modelo desenvolvimentista (como o chinês) "debaixo de suas barbas" sem (pesadas) restrições? Creio que umas das maiores "vantagens naturais" chinesas são de cunho topográfico e cultural, mais seu "trabalho silencioso", longe dos holofotes estadunidenses. A Ásia está a milhas do continente americano e, por exemplo, seu idioma é de mais difícil assimilação ocidental do que o Inglês e ou o Português. Isto, de certa forma, os protege da propaganda restritiva norte-americana ou europeia, o que não ocorre no Brasil por motivos evidentes de incorporação cultural muitas vezes predatória aos nossos próprios valores e interesses nacionais. Por fim: sabendo que agora pode ascender ao primeiro lugar econômico mundial, a China também não iria tentar triturar as possibilidades de crescimento de outro(s) País(es), tão grandioso(s) quanto o Brasil (quase outros EUA), pelos mesmos meios que a América do Norte tenta? Ou seja: nosso desafio, no mínimo, triplicaria ou quadruplicaria, já que antes a China praticamente tinha como maior concorrente os Estados Unidos e Parte da Europa. Hoje, o Brasil entraria, praticamente, um bebê indefeso em meio à Geopolítica global, grandiosa e manipuladora.
@thiagoferreiradeoliveira78934 жыл бұрын
@@igomaxwel8746 Se for pensar do seu jeito, daqui a 10 anos o brasil não vende nem soja mais. O leste africano está sendo desenvolvido pela China para substituir o brasil nesse mercado. Em tudo que vc falou, só vejo uma coisa: falta coragem ao povo brasileiro.
@sidneihilario60494 жыл бұрын
A Embraer foi dada para boeing (que está quebrada). Isso é política, meus caros! Os EUA fazem guerras e destroem países e todos silenciam. Isso se.chama imperialismo. O Brazil é colônia. Colônia. Só deixará de ser quando o povo se der conta disso. Desculpem minha acidez. Abraços
@leocancado92204 жыл бұрын
Saudações professor! O senhor por gentileza, poderia explanar mais detalhadamente a respeito do histórico de proteção da indústria brasileira, momentos e setores que foram damasiadamente protegidos, e momentos e setores que foram demasiadamente desprotegidos? Desde já, deixo a minha gratidão e admiração pelo seu trabalho.
@engenheiromecanico_projeto866516 сағат бұрын
Excelente aula
@brasilianfoods87904 жыл бұрын
Com nossa questão trabalhista nao é possível ser produtivo, somos muito caros! Diferente da China.
@nilsonoliveira36494 жыл бұрын
Um caminho para o progresso é a mentalidade expansionista. O Estado precisa querer dominar outros, seja pela cultura, tecnologia, economia etc.
@thiags1234 жыл бұрын
Belas análises Paulo. O aspecto geopolítico apontado também muito bem abordado. A China também tem de brinde uma massa de consumidores e produtores que mata qualquer indústria. Sem querer puxar pra política mas uma live voce e o Ciro Gomes seria genial ! Abraços de Berlim
@Demetriusrochajf4 жыл бұрын
Muito apoiado!
@Demetriusrochajf4 жыл бұрын
Pensando bem, acho que isso talvez não daria certo, pois embora o Ciro Gomes seja o único candidato com um discurso lúcido e alinhado com o do Paulo, ele sempre reafirmou em várias ocasiões ser um dos pais do plano real (pra ganhar moral com a galera que viveu a hiperinflação). O plano real apesar de ter um mérito muito importante de ter acabado com a inflação do início dos anos 90, sem dúvida também ajudou a enterrar a indústria nacional, graças à política de câmbio muito valorizado e taxas de juros exorbitantes (para atrair capital especulativo internacional). Mas concordo que ele é o único que tem algum pensamento mais estruturado nesse sentido. Penso que tristeza ele não ser presidente durante essa pandemia, iria juntar a fome com a necessidade de comer no sentido de desenvolver nosso complexo industrial da saúde, que ele tanto já falava durante a campanha.
@thiags1234 жыл бұрын
Demetrius Brazolino Rocha bela analise!
@felaville10494 жыл бұрын
@@Demetriusrochajf A falta de competitividade da industria nacional, fruto da politica desenvolvimentista dos governos militares, precisam entrar nessa equação.
@grt79214 жыл бұрын
Parabéns pela explanação. Fico intrigado, não que adira, mas pelo que deduzo a política ditatorial facilitou o desenvolvimento econômico? Coreia, Chile e a China (esta até hoje) tiveram regimes autoritários décadas de 80 e 90, já o Brasil teve a redemocratização na década de 80. Seria muito triste concluir isso
@joaofranciscoschramm86784 жыл бұрын
A história da humanidade é uma história de dinastias. Faz parte da mitologia moderna a ideia de que qualquer período anterior à rev. Francesa é ruim, por que é autoritário, ditatorial, absolutista etc. etc. etc. A história do Brasil afirma que, no Estado Novo, "a ditadura Vargas" o país teve seu maior impulso para deixar de ser colônia. Ao contrário, depois de 1988, todos os governos democráticos fizeram de tudo para piorar nossa situação, muito pior do que com os militares. A história não se preocupar com interesses e inclinações ideológicas. Na China há decisão estatal, e o PC está acima dos bilionários nativos.
@tucano81024 жыл бұрын
parabéns pelo trabalho, professor! excelente!
@guilhermemalheiro_adv4 жыл бұрын
Professor Paulo, vamos fundar um partido, governar o Brasil e mudar a indústria ! Topa?
@cesarramos95184 жыл бұрын
Esse partido já existe. Chama-se PDT
@gabrielcarneiro54194 жыл бұрын
@@cesarramos9518 restaurar o PRONA
@OArquiteto13 жыл бұрын
@@cesarramos9518, está cheio de LIBERAIS identitários. O legado de Brizola quase ninguém seguiu..
@sergiomurilocarvalho43234 жыл бұрын
Seus vídeos são excelentes! 👏👏👏👏👏
@gustavocerqueiragomes76464 жыл бұрын
Show professor. Cada dia me ensinando mais. Vou compartilhar Obg.
@Apropinquante4 жыл бұрын
Fulano é o pior médico do mundo, mas é o melhor faxineiro do mundo, vale a pena ele desistir de ser médico e dedicar-se somente a faxina? Não, pois mesmo sendo um médico ruim ele ganha mais do que qualquer faxineiro, isto é vantagem comparativa. É preciso fazer algumas contas para saber quem tem vantagem comparativa e em relação a que.
@leonardopaes20914 жыл бұрын
Triste ver pessoas lutando, brigando na política pra que as coisas continuem do mesmo jeito no Brasil, e mais triste ainda, e saber que algumas pessoas usam de má fé, representando interesses de terceiros. A venda da Embraer é um exemplo disso.
@gustavomartinelimassola89782 жыл бұрын
Muito bom, como sempre
@MentePrimitiva4 жыл бұрын
Claro que a gente só discute a possibilidade desse tipo de industrialização aos moldes da China aqui porque estamos num país continental grande e com uma grande população como o Brasil, que tem uma grande quantidade de mão-de-obra, capital humano, e um grande mercado interno consumidor, não dá pra fazer algo desse tipo num país minúsculo como o Uruguai por exemplo... E mesmo muita coisa que a China fez e faz é só com tanque nas ruas passando por cima da população pra conseguir fazer isso... não dá pra seguir exatamente esse mesmo modelo aqui a não ser que fosse implantada uma ditadura ferrenha retirando a democracia que atrapalha muito em diversas casos...
@miguelsantana42563 жыл бұрын
O Brasil consegue ser fracassado em todas as áreas. Impressionante.
@LuizFernando-gn5fv4 жыл бұрын
Sempre quis saber do pq o Brasil não ser industrializado. Vc conseguiu me dá um insight.
@welingtondecamargocezar14114 жыл бұрын
Como trazer os políticos para esse debate? Para além disso, como fazê-los entender que é necessário reindustrializar o Brasil? E mesmo que conseguíssemos isso, como brecar a voracidade do mercado financeiro e dos interesses dos grandes grupos econômicos? Essas perguntas utópicas talvez nos leve para uma utopia ainda maior cuja resposta é certa, é impossível domar o capitalismo....mas não é impossível remodelar consciências.
@ApenasPropostas4 жыл бұрын
os políticos respondem aos interesses da elite... o problema é que a elite brasileira não quer industrialização, quer ter banco e lojinha da havan, vender roupas e produtos chineses. Veja o que a elite faz (através da mídia) com o projeto do Ciro, que seria tecnicamente ótimo pra própria elite. Industrialização requer que eles invistam do bolso, trabalhem e aumentem salários - não, obrigado, a elite prefere viver de especulação e arroxo.
@hflx4 жыл бұрын
O Ciro tentou mas nossa Elite já está toda mamando no mercado financeiro, eles tem muito poder político e a FIESP também estava nessa. O resto do poder vem dos setores primários ainda produtivos mas a maior parte é do setor financeiro ainda mais exploratório mas invés da natureza explora o trabalho com juros absurdos.
@hflx4 жыл бұрын
O prof chegou a analisar o plano do Ciro dos complexos industriais? Era ruim? Qual sua crítica? Melhor canal puramente de economia apesar de eu ser marxista e não acreditar apenas na economia como separada da política.
@gleydstondacostarezende8694 жыл бұрын
Como que um canal tão bom como esse só tem esse pouquinho de inscritos, e canais como mamãe falei, e outros só gênero tem tantos inscritos, mais um sintoma da fraqueza nacional, da falta de instrução.
@clesio1824 жыл бұрын
Penso o mesmo. Isso reflete em últimas instâncias o interesse e a cultura do brasileiro.
@paulonv12004 жыл бұрын
Rapaz eu procuro esse tipo de tema faz meses e só agora achei esse canal..
@eheriton4 жыл бұрын
Bom dia, poderia dar um overview na sua biblioteca. gosto de conhecer os livros dos outros.
4 жыл бұрын
Heriton Arantes tem uma playlist disso aqui no canal 😁
@eheriton4 жыл бұрын
@ obgado ! verei.
@edsonmarcioalmeida43044 жыл бұрын
Boa noite. .....
@uphumor91284 жыл бұрын
opa, a nossa empresa de tecnologia encabeça um projeto chamado Comerciar com o Brasil e andamos pesquisando e fazendo comparativos entre a supply chain chinesa e a brasileira, acreditamos que o nível de compartilhamento da informação entre os players da supply chain é o diferencial entre a China e o Brasil, o que se soma à planificação da economia. Gostaríamos que você comentasse qual é o nível de participação do Alibaba b2b no fomento desta industrialização.
@fernandeseberson1164 Жыл бұрын
A china usou uma estratégia k foi usada no Japão após 2 guerra, a indústria como disse é o caminho do progresso,no Japão qdo foi reconstruído por japoneses e americanos na gestão de reconstrução industrial foi escolhida a indústria de precisão,que depois virou industria tecnologica,no Japão o povo tem uma cultura minimalista a milênios,na china,sempre teve muita população, criou certos comportamentos na população de massa, em todos, isso na indústria fez com quê os trabalhadores tivessem uma adaptação na repetição de movimento na indústria melhor que qualquer Pais ou povo, hoje com certeza a capacidade técnica da pessoa já está na frente da gestão das empresas, mas a produção em massa foi muito bem distribuído no mundo.
@joaofranciscoschramm86784 жыл бұрын
Que aula!
@PITU-f7f4 жыл бұрын
Show de aula....
@hflx4 жыл бұрын
Eu não acho que seja algo assim do Brasil, fomos na maior parte das vezes colocados nessa situação ao meu ver. Toda a ideologia política no Brasil foi nesse sentido e vinda do FMI nas crises do Real, do cambio, tivemos algum sucesso econômico com o boom das commodities mas a ideologia econômica era a mesma da austeridade, "livre mercado" e superavit primário absurdo. Tivemos um real super valorizado forçadamente com o início do Real e depois com a valorização das commodities achamos que isso seria o suficiente até q veio a queda em 2013.... Teríamos a chance de fugir disso mas elegemos um fascista e um ultra liberal depois do caos. Esse vírus agora nos obriga a adotar o Keynesianismo já que não existe mais uma opção do "austericidio" neoliberal. Quem sabe agora teremos uma oportunidade de nos livrarmos desse mal... Mas tenho que será que virá uma desculpa pra manter a nossa dependência e super exploração, provavelmente vão querer cobrar a dívida dessa crise mas até isso seria difícil
@felaville10494 жыл бұрын
O neoliberalismo salvou o Brasil, mas esperar que ele fosse arrumar os nossos problemas internos, ai é demais. E oque vc chama de austericidio neoliberal, é oque irá acontecer logo após a crise, pois novamente, é o neoliberalismo que vai nos salvar.
@mvpunisher14 жыл бұрын
Eu entendo a importância da Indústria... eu sou fã do Ha Joon Chang, já li todos os seus livros... acontece que isso funciona como um JOGO DAS CADEIRAS, fazendo uma metáfora... e o Brasil terminou o jogo sem cadeira pra sentar. Não tem como começar uma indústria agora do zero e achar que vai conseguir competir com os outros que já "sentaram nas suas cadeiras" e ja tem seus mercados estabelecidos. Existe uma DESIGUALDADE GLOBAL... e o Brasil não vai se tornar grande sozinho, por conta própria... Com aquela ilusão de que criaremos nossa indústria amanhã e protegendo e seguindo a cartilha "chinesa" trabalhando vamos conseguir chegar lá... Não vai... O problema é GLOBAL... a desigualdade não só interna mas externa.
@joaofranciscoschramm86784 жыл бұрын
O Brasil pode e deve se fechar e taxar importações
@wesleyfernande4 жыл бұрын
Nos anos 90, os industriais brasileiros tiveram a oportunidade perfeita para se integrar as cadeiras globais de produção. Diferente do agronegócio, que optou pelo caminho correto, a indústria brasileira foi chorar para o governo proibir as importações e dar crédito subsidiado. E todos os governos, principalmente o do PT, acabaram cedendo. O resultado está aí. A indústria desabou e o agronegócio brasileiro é muito competitivo. Agora com o 5G e a competição chinesa, já era. Ou a indústria brasileira se reinventar radicalmente, ou irá sumir.
@lucasluiz53014 жыл бұрын
Finalmente um comentário lúcido. Como vai ter uma indústria forte sem importação de máquinas?
@jhanninnen4 жыл бұрын
Penso igual a vcs, pessoal fala da abertura do mercado, eu me pergunto que abertura? Já tentou importar qq coisa? importei um modem 3G uma vez (nao vendia no Brasil na época ) pra um projeto com micro controlador quando estudava eletrônica, recebi a surpresa da receita federal cobrando o dobro do valor total de impostos... sou da periferia e não tinha dinheiro, tive que pedir pra minha mãe... como um país desse vai se desenvolver? Um estudante, sem grana... A china fez totalmente diferente, abriu o mercado e hj colhe os futros
@wesleyfernande4 жыл бұрын
@@jhanninnen São os defensores do atraso. As empresas brasileiras ficam proibidas de adquirirem insumos e tecnologia importada para aumentar sua produtividade e eficiência para proteger empresas ineficientes e improdutivas. O governo cobra essas alíquotas absurdas, para obrigar as pessoas a comprar produtos caros e ruins, para beneficiar os barões da CNI e da ZFM. Quando o brasileiro viaja para o Paraguai ou algum país no exterior, fica surpreso com os preços altíssimos daqui. Não é atoa que países como Colômbia e outros estão nos ultrapassando em produtividade e inovação. Enquanto nós ficamos nos atraso para proteger a sagrada indústria nacional.
@spartacusmax86954 жыл бұрын
Paulo, quais são as forças internas que atravancam as políticas de industrialização e por que desejam que continuemos nesse marasmo agropecuário? A Dilma não tentou industrializar o país com o Plano Brasil Maior?
@wesleyfernande4 жыл бұрын
Nos anos 90, os industriais brasileiros não quiseram se integrar nas cadeiras globais de produção. Diferente do agronegócio, que se integraram com força nas cadeiras globais, eles foram chorar para o governo proibir as importações e crédito subsidiado. Os governos acabaram cedendo. O resultado é esse. A indústria brasileira desabou. Aquela época era o período perfeito para a indústria brasileiro se integrar no mundo. Agora já era. Com o 5G e a inteligência artificial e a dominação chinesa, a indústria brasileira vai ter que se reinventar radicalmente ou irá sumir.
@claudiocastro1928 Жыл бұрын
Oi Paulo Qual a sugestão que você dá para que o Brasil cresça
@guilhermemalheiro_adv4 жыл бұрын
great wall motors! Aqui poderia ser Corcovado Pão de açúcar motors
@MarcoAntonio-gh8re4 жыл бұрын
Brasil já teve oportunidades para uma projeção de sucesso. Agora, com a indústria 4.0 e 5G vamos estar totalmente subordinados a tecnologia alheia. Mais endividamento.
@Hdnsilva4 жыл бұрын
Professor sabe alguma história sobre a CCE e sua tecnologia sobre produção de alta tecnologia na década de 70 e 80?
@everaldooliveira7895 ай бұрын
O agronegócio não deixa dinheiro no Brasil apilicam no dólar por isso querem o câmbio do Brasil baixo recebem em dólar e pagam em reais
@nelsonneres39654 жыл бұрын
O que nós devia fazer era uma revolução, esse é o cerne da questão, a gente ficar a reboque da burguesia é estar atrasado no próprio estágio histórico, é igual uma monarquia querer competir com república capitalista
@saladamista82264 жыл бұрын
Paulo, você confudiu o cineasta J.J. Abrams com o tanque M1 Abrams.
@paulonv12004 жыл бұрын
O Osório toda tecnologia era importada até o tiro em movimento..
@StigSC24 жыл бұрын
@@paulonv1200 chama-se canhão com estabilizador, houve vários níveis desta tecnologia, desde a segunda guerra mundial com um uso super limitados, porem os modernos ampliam em muito as capacidades táticas de um regimento blindado.
@paulonv12004 жыл бұрын
@@StigSC2 ..o que da no mesmo..agora descobri que o brasil nao produz municao e deoende de importação da mesma..
@PITU-f7f4 жыл бұрын
Paulo, como a China desvaloriza o yuan?
@hflx4 жыл бұрын
Basicamente acumulando reservas em dólar e bandas cambiais.
Os governos brasileiros com impostos muito ditos, deixou os nossos produtos não competitivos junto aos produtos chineses.
@alpbvsp49474 жыл бұрын
Olá professor, não fui seu aluno, mas o considero assim, o Sr considera que a doença holandesa possa estar afetando os EUA atualmente?
@ageualves7943 жыл бұрын
Os economistas têm plano para tudo. Tudo funciona às mil maravilhas no papel. Mas na prática... Parecem os planos infalíveis do cebolinha contra a mônica.
@guiavurto4 жыл бұрын
Paulo, tem acompanhado a situação da Argentina que está pra dar calote? Fica a sugestão pra vídeo
@fredufrjsilva66633 жыл бұрын
Cara, tenho um desprezo todo especial pelo FHC e o Lula...
@EduardoAraujo-gg3hm4 жыл бұрын
Carro de combate Osório
@humbertoelu4 жыл бұрын
Pois é, esse cara pensa que agente não tem acesso a informação.... Só pode ser isso.
@gabrielvargas42204 жыл бұрын
Existe CLT na China??
@everaldooliveira7895 ай бұрын
E ceitc ,a Gurgel,a a puma carros e caminhões
@mvpunisher14 жыл бұрын
Vc nota que o Brasil é tão atrasado que o Paulo Gala ta falando de China agora... ele devia ta falando de China em 2008... quando que ele vai falar de PIKETTY ? do Imposto Global ? Quando que nossos economistas acordarão pra ver que o problema é GLOBAL ? Que o Brasil não vai ser grande seguindo a "cartilha chinesa" mas que o problema é muito maior que isso ? Daqui 10 anos ? A gente ta atrasado até na forma de diagnosticar os problemas rsrs
@PITU-f7f4 жыл бұрын
Ainda tem gente que acha a China comunista....
@eneidagsmelo4 жыл бұрын
@@PITU-f7f "não importa a cor do gato, contanto que cace ratos, mas o olho tem que ser vermelho"
@maurocarvalho624 жыл бұрын
Muito bom. Shooww
@albertogarcialeaovidal59904 жыл бұрын
alguem poderia me incluir no grupo de watzap do Professor?!?!?! Obrigado
@davigabry4 жыл бұрын
Muito bacana seu trabalho neste video. Pena que o Brasil esta preocupado com informação lixo.
@peperley4 жыл бұрын
O Brasil voltou a ser o pais do sec XIX para trás.
@mariosergiolabussieremaria79024 жыл бұрын
Putz professor, esse vídeo não tem outro significado q não, um tapa na cara do brasileiro!
@ArmandCury4 жыл бұрын
Nada contra a China, mas determinadas políticas do governo socialista chinês atrapalharam não apenas ao Brasil, mas o mundo. Inclusive, mereciam ser classificadas como DUMPING! Se eu, um dia, fizer um por cento do que o governo chinês fez, em um país democrático como os EUA, certamente, seria punido. Mas, como é o privilegiado governo chinês (que tem esse STATUS dado pelo próprio governo americano), esse governo estrangeiro "pode" tudo!
@jairogefersonfrancisco16223 жыл бұрын
O povo chinês, veve bem?
@liliamfernandez11574 жыл бұрын
Mas a culpa é da China ou dgodosvernos brasileiros?
@cefalves4 жыл бұрын
Domínio tecnológico do Brasil nos 80? Vc esta delirando.
@LuanMartins-si6mw4 жыл бұрын
Libra 💷 R$ 6,05
@liaprestes28504 жыл бұрын
Super interesante so que quando a china vem pro Brasil e compra todas as terras pra fazerem suas lavouras e dentro da cidade seus magazine restaurantes e etc.etc daqui a pouco nao me faz surpreza dizerem que eles dominam mesmo e vamos ficar como sempre ficamos perdendo o jogo.
@jamesdean44404 жыл бұрын
Não sabe de nada, ta tudo errado
@vanessafelipe14924 жыл бұрын
vocês só falam mal da China e são baba ovo dos eua
@onbrowserapp71864 жыл бұрын
No Brasil é super complicado fazer negócios, depois o povo fica surpreso de não ter emprego.
@spartacusmax86954 жыл бұрын
Tem que dizer isso para as forças do atraso que desejam que continuemos a ser o "celeiro" do mundo.