Eu sou fruto da miscigenação desse Brasil de várias cores e demorei muito a entender o ponto de vista e escrita de Gilberto Freyre. Essa sem dúvidas é a melhor aula que já vi sobre o esse grande autor.
@MrCruzeiroDoSul Жыл бұрын
Reino Unido de Portugal e Algarves. Exitoso na questão do que se propunha Portugal, em um primeiro ciclo, da cana de açucar, com o povoamento do território e na utilização da mão de obra escravizada, indígena e negra africana, com o advento da empresa colonial agrícola europeia portuguesa, vide Celso Furtado. Logo, diante dessa visão desses escritores foi uma empreitada exitosa. Pasando a estudá-los, com a importância de mudanças historiográficas em refutar pontos eugenistas e do darwinismo social. Porém, não cometendo o anacronismo de esquecer o período e conjuntura do qual viveram. Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Caio Prado Júnior, João Guimarães Rosa, entre outros, foram grandes intelectuais brasileiros que tentaram escrever o Brasil de uma outra forma, mesmo cometendo equívocos, muito bem apontados pelo professor José Marcio Rego, contribuiram para o entendimento da construção da identidade do povo brasileiro. Salve, Darcy Ribeiro e Florestan Fernandes!
@lucianopereira8414 Жыл бұрын
Já vi mesmo algumas conferências do Jessé sobre o Freyre e o Sérgio Buarque que é de corar senhoras, tamanha a má vontade e omissões da análise que ele faz kkkkk.
Жыл бұрын
Brilhante professor, mas se o mediador não puxar o fio da reflexão, ele viaja nos interstícios do tema e nos seus apêndices e a "pensata" do Gilberto Freyre não é sintetizada como a aula se propõe. Mas, muito boa a aula.
@leobourbom606620 күн бұрын
De 15 de novembro de 1889 para cá em que mufou o Brasil? Isso é colônia de Tio Sam, perda de tempo querer comprender o incompreensível.