Por fim um canal sério e objectivo, uma lufada de ar fresco no KZbin que cda vez mais está saturado de canais desinteressantes. Saudações desde Portugal.
Ай бұрын
Muito obrigado @Wolfstream1
@ianeksouza2152Ай бұрын
@@wolfstream1 Portugal...linda.
@HangarZero27Ай бұрын
Excelente entrevista. Obrigado por trazer um vídeo tao esclarecedor em todos os âmbitos, operacional, de pilotos, da máquina e ter essa visão partindo do comandante e do investigador foi excelente. Como sempre mais um ótimo vídeo. Forte abraço
Ай бұрын
Obrigado Hangar Zero27
@rdgcity1Ай бұрын
Meu palpite de piloto virtual: Acho que a tripulação não tinha noção de quão próximos estavam de entrar em estol. Quando o avião estolou, o nariz foi pra baixo e o manche pra frente, afundou de lado, perdendo alguma altura e ganhando um pouco de velocidade. Pra tripulação isso foi totalmente inesperado, um susto mesmo. Caso os pilotos tivessem deixado nessa condição, nariz pra baixo perdendo altitude, teriam alguma chance de ganhar velocidade e sair do estol. Mas a telemetria divulgada até agora sugere que (aparentemente) os pilotos tentaram imediatamente nivelar a aeronave, puxaram o manche, nariz pra cima e perderam ainda mais velocidade. Acho que a maioria dos pilotos teria feito o mesmo, até por instinto, teriam tentado nivelar logo. Trágico acidente. Acho que o principal aprendizado será entender por quê a tripulação não gerenciou melhor a velocidade quando os alarmes de degradação foram acionados. 😞 Meu pêsames aos familiares das vítimas 🙏
@thecandocompany852Ай бұрын
Mas a surpresa deles foi uma situacao de perda de consciencia operacional, pq o aviao estava avisando ha tempos do problema e els nao tomaram atitude
@mauricioreynaldoАй бұрын
Eles não conheciam as peculiaridades do equipamento que comandavam. @@thecandocompany852
@christiannefontenelle2431Ай бұрын
A velocidade vinha diminuindo e foi avisado aos pilotos.
@waltersempticowski1794Ай бұрын
é só no olhar no velocímetro pra controlar a velocidade, coisa básica de escola de pilotagem.
@TiagoYaaqubАй бұрын
Não sabemos ainda se havia o bug de velocidade, foi divulgado isso? Mas já vi ocasiões em que os pilotos consideram a informação de velocidade como incorreta. Teria isso a ver com a interpretação de que a informação de velocidade estaria comprometida pelo possível congelamento dos tubos de pitot?
@VitorAprigioАй бұрын
Excelente!! O canal Porta de Hangar sempre trazendo informações detalhadas e relevantes para quem acompanha o mundo da aviação. Parabéns pelo conteúdo!
Ай бұрын
Obrigado Vitor!
@sergioagopian7553Ай бұрын
Fantástica as explicações
Ай бұрын
Obrigado pelo elogio
@augustocesarjanuzelli9476Ай бұрын
Parabéns ao canal, gosto muito das entrevistas!!
@Born2bbmildАй бұрын
Que bate papo maravilhoso, voei ATR durante muitos anos e um dos fatores que me entristece é que já é um avião extremamente estigmatizado na população pelo simples fato de ser turbo hélice. Confio no trabalho do CENIPA e sei que sairemos dessa muito mais fortes e seguros. Triste demais toda situação porém nenhuma vida será em vão.
Ай бұрын
Que legal esta sua mensagem é importante para desmistificar, o avião é muito bom
@dilmardossantos7916Ай бұрын
Que maravilha ésta live, pessoas do meio da aviação, pessoas que realmente entendem do assunto. E o respeito que estes especialistas trataram o assunto foi extraordinário. Sou leigo mas apaixonado por avião, daqueles que no dia de folga vai para o aeroporto só pra tirar fotos e ver pouso e decolagens. Obrigado pelas explicações.
@ianeksouza2152Ай бұрын
@@dilmardossantos7916 foi mais cautela ..o cenipa vai demorar a esclarecer...porisso o programa não tinha nada a dizer ...e fizeram assim mesmo, melhor, calar a matraca.
@domingosafonsoalmeidadedeu9102Ай бұрын
@@ianeksouza2152 O CENIPA prestou um esclarecimento inicial o quel já é possível entender alguma coisa. Porém, o Canal não conclui nada, apenas comenta...e que serve para o aprendizado de muitos..
@mariosouto2668Ай бұрын
Os alertas de degradação da performance são os mais relevantes aqui. Significa que as asas estão contaminadas severamente com gelo fazendo com que a velocidade de estol aumente consideravelmente. Ao fazer a curva, a aeronave estolou em decorrência desta velocidade de estol aumentada por conta do gelo. No velocímetro eles já estavam razoavelmente próximos da faixa vermelha que não leva em consideração a contaminação por gelo, isto significa que a faixa vermelha estava bem mais acima, muito próxima a faixa de velocidade onde a aeronave se encontrava. A reversão ocorrida da curva é algo normal em um estol e essa curva à direta foi decisiva para os eventos trágicos seguintes já que foi feita com um bank elevado de 30° (No piloto automático há um seletor para escolher a amplitude da curva) e ainda havia o aviso de degradação de performance ativado. Supondo que o sistema de degelo não estivesse com problemas, o correto seria não executar nenhuma manobra até este aviso apagar e caso o sistema estivesse com problemas, declarar emergência e solicitar uma altitude bem menor a que se encontravam. Edit.: A reversão da curva em um estol se dá por conta de o arrasto ser maior na asa que está para fora da curva. Como a curva foi para a direita, a asa que estolou foi a esquerda por conta do maior arrasto e pela degradação aerodinâmica natural experimentada pelas asas que estão por fora da curva. Como foi abrupta esta curva para a esquerda, isso não aponta para um comando do piloto mas sim para um estol de asa. Foi uma reversão muito rápida para que seja ocasionada por comando do piloto e pelas respostas das superfícies de comando, já que em tais condições estas não teriam tamanha autoridade.
@Sokol10Ай бұрын
No caso do acidente com Aero Caribbean 883 em 2010 em Cuba foi similar, embora os pilotos reconhecessem a condição de gelo severo e ativasse os sistemas anti-ice e de-icing, não reagiram a velocidade diminuindo, solicitaram e ficaram aguardando a torre autorizar a descer de nível, quando foram autorizados e iniciaram uma curva para a direita - porque havia trafego na direção oposta; a velocidade tinha caído para 157 Knots. Entrou em estol e não recuperou.
@reinaldo3657Ай бұрын
Esse investigador é excelente, ele trabalhou no reasgate dos corpos e perícia do gol que se chocou com legacy, alias tem um documentário sobre o resgate dos corpos na mata feito pelo exército, muito difícil foi aquela situação
@brenodomingues5179Ай бұрын
Excelente! Um pequeno reparo : o B-747 da TWA, decolou de NY para Paris. Já o acidente do avião que ia de NY para o Cairo, foi um B-767 da Egiptair
@quebramarf4492Ай бұрын
Live muito boa!! Parabéns todos envolvidos!! 👏👏👏
@paulomedeiros9029Ай бұрын
Parabéns pelos comentários!
@antoniocunha6095Ай бұрын
Excelente programa, principalmente pelas ideias força para o planejamento e estudo do pilotar.
@antonioluizsampaiobarros9279Ай бұрын
Mais um ótimo programa!!! Parabéns
@amizadewebfmАй бұрын
Sempre muito bom assistir PH Radar!!!
Ай бұрын
Muito obrigado
@eduzinhu1Ай бұрын
O mais interessante é que o avião estava soltando os alertas e não desconectou o piloto automático... Neste caso o mais sensato era de que quando o computador do avião identificasse algo se degradando na operação, de soltar um alerta diferente do single chime e desconectar o piloto automático para que o piloto tenha a consciência que a coisa ta feia.
@marcoferri8649Ай бұрын
Aula de aerodinâmica. Muito bom!
@alexventurineАй бұрын
Excelente Beca
@SrManckelАй бұрын
Ricando, Tudo bem? Gostaria de dar uma contribuição e, ao mesmo tempo, tirar um dúvida. Notei no vídeo do CENIPA, que simula os dados do voo, que no momento anterior à entrada da aeronave em parafuso chato, HOUVE UMA BRUSCA PERDA DE VELOCIDADE. Analisando o vídeo de forma amadora, calculei que a aeronave estava com cerca de 130kt e chegou a 0kt em cerca 0,85 segundos, o que poderia ter causado uma uma força de mais de 7G. Isso considerando que esta desaceleração fora constante. Diante disso, pergunto: Uma desaceleração repentina, não esperada e tão alta, não seria suficiente para fazer com que passageiros e tripulação perdecem a consciência, ou mesmo chocassem suas cabeças a alguma parte da aeronave? Não ouvi falar que houve qualquer conversa na cabine ou que eles tenham declarado qualquer emergência. Muito obrigado por seu vídeo, foi muito esclarecedor, principalmente quando o piloto disse ter se surpreendido com a velocidade dos eventos que causaram a perda de controle. Grande abraço!
Ай бұрын
Realmente bem observado, mas eu nao sei como responder, acho que o numero G devera aparecer no flyrecord
@erichbrack2187Ай бұрын
No Cg...e todo aquele conserto. Com inúmeros rebites,etc, na corresção do tail strike ocorrido um mês antes?
@Gabriel-ny2omАй бұрын
Outro grande programa!
@Euwilliamcorrea88Ай бұрын
Realmente o que temos são hipóteses, debates como esse em alto nível. No mais, é aguardar o relatório final e não apontar os dedos. Sem dúvida com toda essa tristeza a aviação vai sair mais forte e segura.
@AngeloMontoliАй бұрын
Essa Aeronave já decolou com limitações de subir assima de 17 mil pés porque os pilotos não declaram emergência e baicharam antes de degradar a performance e chegarem a o stol.
@jordifri-zl7bjАй бұрын
Abraços a todos, em especial ao Milton.
@artwine77Ай бұрын
Sensacional 👏👏👏👏👏👏👏
Ай бұрын
Obrigado 😃
@wlelio1Ай бұрын
Boa noite Becari, fala sobre atuação do stick e pusher shaker
Ай бұрын
Vou falar
@fernandocarvalho2168Ай бұрын
Excelente conversa, todos falando com muita propriedade, parabéns pela entrevista! Se tiverem um tempinho comentem algo sobre uma rara possibilidade de formação de água líquida extremamente pura dentro da nuvem, capaz de se manter nesse estado líquido a vários graus Celsius negativos e instantaneamente se solidificando em contato com qualquer partícula. Pergunto isso porque antes de ouvir seus comentários eu tinha entendido que o gelo se formou neste ATR pouco tempo após sair de Cascavel e foi se acumulando ao longo do voo até não ter mais sustentação. Porém, na conversa de vocês fica bem entendido que a DERRADEIRA CASCATA de degradação da condição do voo até o parafuso foi coisa de um minuto e pouco. Vocês elencaram muito bem uma eventual possibilidade de centro de gravidade estar no limite do peso traseiro e a carga extra de massa de gelo ter sido um desencadeador dessa rápida queda de velocidade. Minha dívida é se o centro de gravidade estivesse em ótima condição. Poderia o encontro com uma massa de água líquida que se congelou instantaneamente por todo o corpo do avião, algo que explicaria tamanha rapidez na queda de velocidade. Ou será que este tipo de fenômeno não ocorreria nestes tipos de nuvens que o ATR atravessava ? Muito obrigado
@natalsantanaАй бұрын
Três canais/pessoas que merecem credibilidade para casos assemelhados (Lito, Fernando e Becca), porque o que tem de cafajestes divulgando bobagens pra ganhar liks, não é brincadeira! Quando me deparo com tais canalhices, simplesmente os deleto dos canais a serem ouvidos.
@denycoelho9089Ай бұрын
Excelente
@jeffersondepaula1768Ай бұрын
Algumas frases ditas pelos entrevistados, sugerem algumas importantes reflexões: "voe o avião" ... "se você deixar o jato chegar perto de você ele vai te passar" ... "a arte de você ser um bom comandante é você estar à frente do seu voo pelo menos uns 10min" ... "você tem que estar o tempo todo à frente" ... "se você deixar o jato chegar perto de você no processo decisório ele vai te passar" ... "o comandante resolve e manda" ... "se o avião tiver na sua frente é um jogo perigoso que nao deve ser jogado". Esses "pitacos", nos aproxima ao menos da circunstância de uma provável e demasiada espera antes do evento, em "voar o avião", deixando o "avião chegar perto e passar".
Ай бұрын
Ninguem esta passando pano de nada aqui.@@michelgp1
@Sokol10Ай бұрын
Bom, como o piloto automático estava cuidado do "AVIATE, NAVIGATE", os pilotos deram prioridade ao "COMUNICATE".
@fernandobrancaglion9521Ай бұрын
Tem no KZbin mais de 30 minutos de áudio do gol, muito triste.
@Igorms01Ай бұрын
Muito bom!
@alechandremachadoАй бұрын
Ótima matéria sobre as primeiras análises ....mas vamos esperar o resultado final . Pra não acontecer isso de novo!
Ай бұрын
🤞
@irisfranke4935Ай бұрын
Beca, pergunta de leigo aqui, Por que não desceu, em vez de ficar no meio de gelo severo?
Ай бұрын
Dificil dizer, pode ser um monte de coisas, precisamos esperar o resultado final
Ай бұрын
e como vimos havia uma aeronave logo abaixo 2000 pés
@006100ableАй бұрын
Esse acidente trará muita contribuição a aviação.
@orlandofran1Ай бұрын
Os quase-acidentes deveriam ter o mesmo peso investigativo dos acidentes efetivos. Exemplo: o ATR 72 estolou na Bahia, mas foi recuperado. O que foi feito? Quais as experiências compartilhadas que poderiam ter evitado esse recente acidente em Vinhedo? E o avião que esses dias quase não deu conta de decolar na pista de Congonhas? Ficam abafando o caso, pra preservar a empresa, até que um acidente real do tipo venha a acontecer?
@Sokol10Ай бұрын
O incidente com o ATR-72 da Trip em 2013 foi investigado pelo CENIPA como incidente grave - tem o relatório final em Português e Inglês, com recomendações para as cias operadores. Os pilotos agiram em desacordo com o manual da aeronave, mas após cair 5000 pés o avião nivelou e pode pousar na destinação. No canal Branco Aviação tem um vídeo a respeito: "Estóis noturnos". Do relatório: "A ATR enfatiza a necessidade de seguir, cuidadosamente, as seguintes etapas para melhorar a consciência situacional: - Preparação de voo: Antecipação é o primeiro passo para evitar que a tripulação de voo seja colocada em uma posição difícil; - Gerenciamento do voo: O gerenciamento da energia da aeronave durante o voo é a pedra angular da prevenção de atitudes anormais; e - *Escape: as manobras de escape permitem que a energia da aeronave seja mantida dentro de limites aceitáveis."*
@jairojr8233Ай бұрын
Não deu conta da pista de congonhas? Aí forçou hein!!!
@orlandofran1Ай бұрын
@@jairojr8233 ué... mas não foi isso que aconteceu?😲 o avião só conseguiu decolar da pista lá nos finalmentes, depois da demarcação limite... mais um pouco alcançava também aquela extensão de pista para desaceleração emergencial em pousos...
@sandropolonisobrinho5701Ай бұрын
Não sou piloto, só um interessado na aviação. Tenho uma questão: pelo que entendi o piloto automático estava ligado durante a ocorrência, pelo menos não ouvi o apresentador do relatório afirmar que os pilotos desligaram o PA em algum momento após o início dos problemas. Isso não contribui para atrapalhar as correções necessárias para sair da situação problemática? A noção que eu tenho é que o piloto automático foi projetado para "pilotar" em um ambiente normal, mantendo a altitude e a velocidade. Me parece que suas ações podem ser prejudiciais em uma situação em que a correção teria que ser o contrário disso, ou seja, seria baixar o nariz, o que vai diminuir a altitude, e aumentar a velocidade. O piloto não teria que desligar o PA e assumir o controle? Desculpe se a minha falta de conhecimento é muito grande. Mas assisti a muitos vídeos sobre o acidente do vôo 2283 e esse assunto não foi abordado em nenhum deles. Apelo então aos especialistas convidados do canal e aos frequentadores dos comentários para que me ajudem a entender essa questão. 😊
@gustavoluiz2723Ай бұрын
O piloto automático pode estar usando o limite dos controles, sem que o piloto perceba, para compensar algum problema, como o excesso de gelo nas asas. Chegou o limite, ele desconecta e coloca o piloto numa situação que já é muito difícil de reverter. Por isso ele deve ser desconectado no começo de uma situação ruim. Para que o piloto sinta a controlabilidade do avião antes que se estabeleça uma situação que exija o limite dos controles. Ele sentindo na mão uma situação que está ficando ruim, toma logo uma ação para reverter o problema. No caso do 2283 o PA foi utilizado até o fim da primeira curva à direita.
@sandropolonisobrinho5701Ай бұрын
Pois é... é estranho o silêncio sobre essa questão!
@Sokol10Ай бұрын
O manual do ATR-72 manda o piloto a segurar firme o manche e desligar o piloto automático.
@mariaeduardafonseca-l3hАй бұрын
gostaria de saber se o vôo poderia ter sido realizado num nivel mais baixo, onde não existia formação de gelo.
@elis4277Ай бұрын
Alto nível as análises, Parabéns aos convidados. O Cmte. Milton Parnes, conheço, já voamos juntos na Rio-Sul, tem meu respeito. O outro colega tem muita experiência pela sua explanação. Parabéns a todos.
@RBJunior1000Ай бұрын
Muito legal este programa. Eu sou leigo em aviação, mas uma coisa que eles frisaram é verdade. Seres humanos são passíveis de falha. Analisar a situação depois de acontecida, com dados na mão é outra coisa. Ninguém sabe o que essa tripulação passou ou pode ter passado. Infelizmente pagaram com as próprias vidas. Frase bem no começo: ninguém sai de casa para morrer. São profissionais e estão voando para voar de casa. Uma fatalidade. Sentimentos as famílias de todos a bordo.
@faissalhaddad5490Ай бұрын
CENIPA faz um trabalho impecável
Ай бұрын
Sim faz mesmo. Eles são competentes.
@robertocarlosdossantos2639Ай бұрын
Pera aí, o piloto não vai voar um avião com pane? Estão de palhaça, aqui no Brasil se o cara vai vai, está despedido. Sou aviador mas não trabalho na área, o que mais vi são os caras fazerem qualquer coisa pra voar, okay o fabricante do que pode voar assim assado, mas aqui no Brasil as empresas voam no limite do envelope, aí quando acontece um acidente se puxa o manual e o item era NO GO. Estes dois aí estão simplesmente sendo brazucas, fazendo média pra não perder seus empregos/negócios/rendimentos.
@c.malheiros6794Ай бұрын
Interessante a sua visão...
@Sokol10Ай бұрын
A analise deles reflete a cultura do "Perfex™" dos "especialistas em aviação" aqui na Bananias.
@PVENTURAASES1Ай бұрын
Muito bom... só falo o David Branco pra completar o time!
Ай бұрын
Somos fã dele
@PetrolHeadBrasilАй бұрын
Enquanto não sair o relatório FINAL do CENIPA, ninguém pode afirmar NADA! Cheio de gente afirmando "A", "B" ou "C"!
@wilmart3065Ай бұрын
Mas já dá pra ter uma noção
@Sokol10Ай бұрын
Tem muito relatório final inconclusivo, no caso do acidente com o avião de carga a serviço do Correios, ficou só na especulação.
@renatekursancew6381Ай бұрын
Milton Parnes se expressa muito.
@bemolartariaАй бұрын
Mas do AirFrance o voice recorder está em inúmeros vídeos.
Ай бұрын
pois é não são AF são varios
@olucasguidoАй бұрын
O gol vazou, do AF foi somente a transcrição.
@Born2bbmildАй бұрын
Pelo que me recordo (não sei se é entregue ou mostrado apenas) mas lá o procedimento é disponibilizar o VR para a família das vítimas. Aqui me assusta o vazamento porque não temos esse procedimento, mesmo que não vaze todo o audio, as pessoas só querem ouvir os minutos finais pois o interesse é a morbidade e não os procedimentos.
@Born2bbmildАй бұрын
@@michelgp1 vc é de que área da aviação?
@brenodomingues5179Ай бұрын
Outro comentário: A "Padronização" da Varig ( no caso citado, Rio Sul), realmente era muito bom, porém o das outras empresas era basicamente igual ao da Varig/Rio Sul/Nordeste ( pouquíssimas diferenças pontuais), tanto que os "examinadores do DAC ( oficiais da FAB) nunca recomendaram alguma modificação nas "padronizações" das outras empresas e literalmente "adoravam" voar nas empresas que eram designados. Outra coisa, é se os pilotos no dia à dia, realmente seguem fielmente a "padronização". Temos exemplos disso em TODAS as empresas ( incluindo as do grupo Varig).
@marceloccoelho1Ай бұрын
Um amigo entrou em parafuso chato num ATR por outros motivos, perdeu 6.000 fts, só conseguiu retomar a condição de voo após abaixar o trem de pouso.
@filthywings353Ай бұрын
Eu ouvir que gelo severo e uma condicao onde sistemas anti-ice e de-ice sao incapaz de remover o gelo. E gostaria de entender mesmo com o sistema de protecao de gelo funcionando, por que o voo decolo considerando sigmet na quele dia?
Ай бұрын
O que você ouviu não é correto. O ATR voa na Europoa e nos EUA aonde as condições de clima são piores.
@filthywings353Ай бұрын
Mas o Branco Aviacao e Fly with Magnar ambos falaram que gelo severo e aqulio que descrevi. Magnar ate falou que a rota nao deveria ter sido realizado mesmo com os sistemas disponiveis. E ele e da Norwega pilotando ATR na Asia. Ele ate falou que a pior condicao de gelo que ele encontrou nem foi na Europa mas em Tailandia.
@Sokol10Ай бұрын
É a cultura do "vai que dá". Em caso de gelo severo o manual do ATR-72 diz: ESCAPE.
@willgoldberg1314Ай бұрын
Tem voice recorder do mamonas na integra no youtube tb
@alexandrecominato4690Ай бұрын
A perda constante de velocidade, a falta de ação por parte dos pilotos, a não saída da área de risco ( gelo ), tão pouco a não redução da altitude, para uma condição de menos gelo, no meu entendimento, causaram essa tragédia. Uma pena.
@arlindonamourfilho6501Ай бұрын
Becca sempre com seu carisma insuperável. Sucesso!
Ай бұрын
Obrigado Arlindo!
@aprenderTecnologiaАй бұрын
Foi falado que o pack não foi a causa, mas se ele tivesse esse outro pack ele não estaria voando a 25.000 pés e teoricamente seria menos afetado pelo gelo?
@ewertonsilva3912Ай бұрын
Excelente bate papo!
@Augusto8855Ай бұрын
Parabéns Ricardo, belo programa. Aqui é Cássio Augusto moro em Porto Velho. Voo para o governo do estado.
Ай бұрын
Grande Cássio um forte abraço
@evandrocarvalho5950Ай бұрын
Tutuuuuuuuuu
@jessicavargas7264Ай бұрын
A pack inoperante não impedia que o avião voasse, mas restringia a altitude a uma zona onde a meteorologia indicava gelo severo. Se o não funcionamento da pack somado as condições meteorológicas não eram suficientes pra impedir esse avião de decolar, os pilotos poderiam ter voado mais baixo do que indicava o plano de voo? Pq não desceram pra 10 mil pés, onde já não tinha gelo severo, visto que a recomendação é sair do gelo e o sistema anti gelo já apresentou falha na subida? Pq voaram em 17 mil pés, no gelo o voo todo?
@Sokol10Ай бұрын
Porque quanto mais baixo voa mais combustível consome, o que não interessa para a companhia.
@marcotuliomoreira1899Ай бұрын
Ailrelon congelou?
@mauricioreynaldoАй бұрын
A cabine de comando não conhecia as peculiaridades do veículo que comandavam.
Ай бұрын
Acho que não é correto afirmar isso. Os pilotos sao treinados em simuladores realistas.
@hannibalclark6111Ай бұрын
Ajudaria a esclarecer se liberassem o áudio da caixa-preta.
@Sokol10Ай бұрын
@@hannibalclark6111 Foi proibido liberar a gravação do CVR para o público.
@hannibalclark6111Ай бұрын
@@Sokol10 Pois é. Um grande erro. Se eu fosse parente das vítimas ( principalmente dos pilotos ) eu ia querer tudo às claras, sem sigilo nenhum. Por mais triste que fosse.
@neiltonmaguila-fw2vrАй бұрын
Esse comondante Milton,ta sabendo do ,ATR que possou ontem no aeroporto de Ipatinga,com grave problema.
@johndonovan6840Ай бұрын
Nunca deixe um avião chegar onde seu cérebro não chegou há pelo menos 5 minutos!
@hannibalclark6111Ай бұрын
Discordo totalmente quanto ao Voice ser liberado. Para os familiares do piloto, o pior deve ser ver os pilotos sendo responsabilizados pela morte de muitas pessoas do que ouvirem poucos segundos dos últimos momentos de vida deles.
@olucasguidoАй бұрын
Como um aviador em formação também vou dar a minha contribuição. 1. Uns meses antes do acidente eu vi Reels recomendando pra quem fosse voar no ATR marcasse os assentos traseiros, pois ele embarca e desembarca por trás. Eu olharia a distribuição dos corpos pra conferir esse CG. 2. No primeiro estol, verificar se por alguma movimentação de carga ou até mesmo de passageiros que estavam ali eventualmente sem cinto o cg pode ter sido deslocado pra trás. 3. O reparo que foi feito anteriormente na cauda, pode ter adicionado peso ali numa região que faz um braço muito longo, causando um certo deslocamento do CG da ACFT em BW. Nada me tira da cabeça que o CG estava muito próximo do limite traseiro nessa aeronave, e a formação de gelo naquela região foi a gota d’água pra causar o que rolou.
@gustavoluiz2723Ай бұрын
Bem observado. 2-Imaginei que com aproximadamente 90 de bank quem tava sem cinto mudou bastante de posição e poderia ter afetado o CG. Mas pelo visto as comissárias fizeram um bom trabalho depois disso pois os corpos foram encontrados todos sentados nas poltronas em posição de impacto. Resta saber se já estavam de cinto ou então quanto tempo demoraram para se sentar de volta.
@lpr_01Ай бұрын
Infelizmente vi ao vivo pois toda a crise foi praticamente em cima de casa aqui em Vinhedo... Seu comentário foi preciso. Como piloto também em formação, pelos movimentos que vi antes dele entrar no parafuso chato... nada me tira da cabeça que o CG tenha se alterado no momento do estol.. Fiquei esperando o Cenipa falar algo sobre isso na investigação... mas nada...
@Silva-hf8rnАй бұрын
Com todo respeito, mas em nenhum momento desse vídeo comentaram da falha no sistema de anti-gelo que se deu 14 minutos após a decolagem e cruzando o nível 130. Os pilotos sabendo pelo plano de voo que s rota estava degradada e com presença de gelo, por que SEGUIRAM com a subida até o nível 170 com um sistema em falha e sendo avisados o tempo todo com mensagem de DETECÇÃO DE GELO? Por que não retornaram? Não entendi isso? Uma coisa é fato, segundo o vídeo do SENIPA, que o ATR fez muito bem a sua parte e dá todos os alertas que se os pilotos não tomassem uma atitude ia dá M.
@samlacerda7908Ай бұрын
"Não há treinamento para esse tipo de situação, por que ela nunca acontece" Mais uma peça na cadeia de enventos: presunção e arrogância humana!
@andersonsalami1158Ай бұрын
Um ponto que eu não ouvi ninguém comentar e é minha dúvida, o ATR 72 com o piloto automático ligado não tem a função autothrottle?
@veronicabertechini2153Ай бұрын
Acho que já vi em outro canal falando sobre isso, que não tem
@B777300Ай бұрын
Nao
@meunomeeplissken3088Ай бұрын
Hélices não tracionou, o gelo não afetou em nada o voo. mas a perca te potência foi o fator desse acidente.
@Marcos_Paulo_PZАй бұрын
Tu não entende muito né.
@waldomiromoreira2077Ай бұрын
Perca???? Que lingua você fala.???
@TiagoYaaqubАй бұрын
Pisando em 1 milhão de ovos.
@carlosalberto7708Ай бұрын
Tam 3054 gol 1907 tudo vazado infelizmente 😢
@nildamendes969Ай бұрын
So acho que nenhum tipo de investigação em andamento, deveria ser comentado em redes sociais, porque gera muito sensacionalismo que pode afetar os familiares das vitimas. Isso porque cada um que publica, quer saber mais.
@Sokol10Ай бұрын
Bom, nesse caso a investigação deveria ser secreta, o que convenhamos facilita esconder fatos. Isso que você propões chama-se censura. O público tem direito de saber do andamento, afinal é ele que paga para voar nos aviões.
@006100ableАй бұрын
Infelizmente o acidente começou 1 hora antes, dentro obviamente, das condições climaticas daquele fatídico dia. Não foram pegos de calça curta, a condição de gelo era fato naquele dia e momento. Talvez tenha faltado prudência ou excesso de confiança. O fato é que o acidente ocorreu e 62 pessoas morreram.
@sergilobo1Ай бұрын
Saudações,essa degradação,veio se acumulando desde ingressão no ambiente favorável para gelo,o que não foi observado,tanto,que na instrução do controle para curva a direita(em baixa velocidade)não deveria ser aceita.Uma ineficiencia e despreparo da tripulação.Lamentável.Ps:Apenas uma opinião!
@LucianoRodriguesCosta-e3eАй бұрын
O acidente do Aerocaribbean 883 foi idêntico ao da Voepass
@Sokol10Ай бұрын
Naquele acidente os pilotos também não reagiram a diminuição de velocidade da aeronave, ficaram aguardando autorização do controle para descer de nível, quanto foram autorizados - com curva a direita devido a trafego na direção oposta; a velocidade já tinha caído para 157 Knots. Iniciou a curva, estolou e não recuperou.
@RicardoSilva-em1gdАй бұрын
Observei que ninguém está discutindo a precisão da indicação do Pitot...
@Ruimas28Ай бұрын
Pela simples razão que o avião deu os avisos de perda de velocidade. E os avisos de perda de velocidade parecem em linha com a velocidade de stall. Em nenhum momento passa a ideia que o avião indicava velocidade errada. Pelo contrário...... O grande problema é que os pilotos por alguma razão não prestaram atenção. Até poderíamos pensar que eles tinham velocidade incorrecta nos instrumentos. Mas o pior é que os 3 avisos de perda de velocidade ocorreram mais ou menos onde deveriam.
@B777300Ай бұрын
@@Ruimas28 3 nao....8 alertas diferentes...
@Sokol10Ай бұрын
A gravação do CVR não mostra variação errática de velocidade durante o voo, o seria causada por pitots obstruídos.
@B777300Ай бұрын
@@Sokol10 cvr não "mostra" velocidade pois só grava voz, o DFDR que grava os dados com certeza indicou a velocidade caso contrário o AP estaria inoperante e ao era o caso, o AP compara as velocidades e só funciona se todos os dados do ar estiverem coerentes
@B777300Ай бұрын
APM E não Ap
@zacky5315Ай бұрын
Shows that ATR and ice don't match, specially when the pilot disregard the severity of the situation due to poor training.
@paulocaltranАй бұрын
Fala sério bicho, levar as manetes pra frente leva 10 segundos. Como assim nao tiveram tempo?
@dani_dany_Ай бұрын
Como que a “pack” não pode ter sido fator contribuinte, acho que é cedo pra falar. Se a “pack”estivesse funcionando ele poderia ter voado mais alto e talvez não tivesse acontecido o acidente. Ainda é cedo pra descartar isso tbm.
@Sokol10Ай бұрын
Não alteraria, o avião estava quase na capacidade total de carga, não teria potência para subir para 20.000 pés, e esses 900 metros a mais não faria diferença na formação de gelo. No acidente de 2010 o ATR-72 da Aero Caribbean estava a 20.000 quando começou a acumular gelo, estolou e caiu do mesmo jeito.
@almirccostaАй бұрын
Se for aceitar esses argumentos o Netgeo Mayday desastres aéreos acabou.
Ай бұрын
Na verdade o relatório nao está perto do fim, tem .uita coisa para ser vista
@paulolavigne354Ай бұрын
Muito bom o episódio. Interessante que um deles disse que passou a voar melhor depois que começou a estudar. Uma vez conheci um piloto que não gostava de ler. Que medo!!! Rsrsrs. Piloto privado, mas mesmo assim...Não sou piloto, mas já li dezenas de livros sobre investigação de acidentes aéreos. Gosto muito do assunto.
@jpfsx9760Ай бұрын
Faz as investigações e não divulga os áudios pra poder fraudar o relatório e esconder os problemas
@lpr_01Ай бұрын
Concordo... apesar de ser doloroso ouvir, os áudios revelariam por exemplo se os sistemas de degelo deram problema durante o voo (o que pode acontecer) ou se ele já estava inoperante antes mesmo de decolar... caso sim, quem liberou? Ou a ordem veio de cima? Afinal, não foi o primeiro avião deles que mesmo com problemas "técnicos" estavam voando...
@veronicabertechini2153Ай бұрын
Com que interesse fariam isso? Você acha que os investigadores tbem não voam?
Ай бұрын
Amigos, O relatório final sairá daqui pelo menos a um ano, portanto todo material encontrado faz parte da investigação. Seria muito leviano falar qualquer coisa antes da conclusão final. Os investigadores são pessoas focadas em desvendar a verdade, é uma ciência muito grande, são vários fatores. As vozes da cabine não vão solucionar o caso.
@Sokol10Ай бұрын
Ficou proibido divulgar a gravação do CVR para o público. A alegação é que é para "proteger privacidade das famílias envolvidas", mas a razão real deve ser proteger os interesses das cias aéreas, já que pode expor praticas dos pilotos devido a cultura da empresa.
@riosnervosoАй бұрын
Muito bom rever vcs dois no PH, parabéns pela entrevista. Infelizmente hj em dia produzem "pilotos" gerentes de painéis, aviadores nascem para servir, em nossa época aprendemos a voar e a sentir o avião como bem posto no comentário à enttevista, aperfeiçoem suas habilidades e não voem somente pelo sustento ($$$), a você piloto moderno recomendo que vez ou outra, volte lá no seu berço de aprendizado, voe seu monomotor e relembre como é trabalhar manete manche e pedal se tornando de fato um AVIADOR. Abc CMT Rios
@glideslope_simulacaoАй бұрын
Não interromperás o próximo. Está na Bíblia
@MarcondesBorbaАй бұрын
Piloto devendendo piloto, nota se pela enrolação nos comentarios....Os pilotos não prestaram o devido cuidado com os avisos da maquina. FIM
Ай бұрын
Aqui ninguém está defendendo ninguém Marcondes, estamos analisando fatos com pessoas sérias e profissionais.
@celsosilingardiАй бұрын
Ou seja: nenhuma novidade. Somente o selo do Cenipa para o que se sabia.
@cienciafilosofiaegeopoliti1058Ай бұрын
Nesse vôo tinha passageira Portuguesa. Autoridades de Portugal também investigam junto com o Cenipa? ✈😭
Ай бұрын
certamente
@mariauchoa6897Ай бұрын
Rapaz, estou com vôo marcado nesse avião. Estou quase desistindo da viagem...
Ай бұрын
Nao faça isso é um excelente avião
@meunomeeplissken3088Ай бұрын
Foi o primeiro acidente em vários anos dessa aeronave no Brasil, o povo voa no meio do Amazonas com esse avião, deixe de bestagem.
@carlossgotti3732Ай бұрын
Andei 2x de VoePass pós acidente. Sempre faço Ribeirão Preto (RAO) - São Paulo (CGH ou GRU). Foram voos tranquilos. No total, acho que já voei mais de 40x. Nunca peguei arremetida ou não pousar no destino. Mas acredito que as condições climáticas são boas neste trajeto. Teve dois voos que tomei um pouco de susto: um exatamente fazendo uma curva pré pouso e outra em um pouso com bastante vento lateral. Nada mais.
@gilsonlemos4735Ай бұрын
Não faz isso não! Há mais de 2100 voos comerciais por dia no Brasil. A probabilidade é em torno de 12 milhões. Não se preocupe, vai tranquila!
@Sokol10Ай бұрын
Avião: Priiiiimmm "Algo de errado não esta certo." Priiiiimmm SIC: "Vou fazer o comunicado de praxe com a torre." Avião: Priiiiimmm PIC: "OK, vou fazer o comunicado de cortesia para os passageiros." Avião: : Priiiiimmm, Priiiiimmm, Priiiiimmm...