No video

Plano de ensino de Antropologia física

  Рет қаралды 1,175

Campos em fuga

Campos em fuga

Күн бұрын

Apresentação da ideia geral do estudo do Homo sapiens sapiens

Пікірлер: 13
@hugoandrade6455
@hugoandrade6455 2 жыл бұрын
Cai nesse vídeo em busca de uma perspectiva diferente da educação. Considero importante a perspectiva antropológica, pois pode ser ampla suficiente para se opor a outras que seriam menos amplos e mais específicos. Estou ciente que a antropologia física é uma das 3 principais áreas (social e cultural sendo as outras duas). Estou apaixonado por essa perspectiva ampla. Estou no curso de filosofia e se mostrou muito interessante e util, a antropologia. Passar bem!
@iatanrodriguesboutrosladei714
@iatanrodriguesboutrosladei714 3 жыл бұрын
Olá. Sou biólogo atualmente fazendo doutorado em psicologia e me interesso muito por essa discussão sobre como as humanidades podem fazer uso da teoria evolutiva para compreender o comportamento humano. Por isso acabei caindo no seu vídeo. Gostaria de indicar alguns livros que podem ser interessantes, caso você ainda não os conheça: Sense & Nonsense - Evolutionary Perspectives on Human Behaviour, do Kevin Laland e da Gillian Brown; Darwin's Unfinished Symphony: How Culture Made the Human Mind, também do Kevin Laland; e How Humans Evolved, do Robert Boyd e da Joan Silk. Espero que sejam úteis.
@camposemfuga3462
@camposemfuga3462 3 жыл бұрын
Muito obrigado Iatan! Não os conhecia, vou buscá-los. Um abraço.
@felipeferrari5920
@felipeferrari5920 3 жыл бұрын
Leonardo, quais textos da Lilia Schwarcz você recomenda?
@camposemfuga3462
@camposemfuga3462 3 жыл бұрын
O espetáculo das raças
@thiagorbrandao
@thiagorbrandao 3 жыл бұрын
@@camposemfuga3462 mas ela não ignora a antropologia física? uma coisa é ser crítico a tipologias, como Juan comas, outra é negar
@ellenkarolina2418
@ellenkarolina2418 3 жыл бұрын
Leonardo, eu faço Antropologia na UFMG, porém não tem professor para a área de Antropologia física/biológica e meu sonho é fazer Antropologia forense. Você pode me dar alguma dica sobre o que fazer para conseguir isso ou alguma luz kk?
@camposemfuga3462
@camposemfuga3462 3 жыл бұрын
Olá, Ellen Karolina, dá uma olhada na playlist que criei, pode te ajudar.
@alessandrodelima25
@alessandrodelima25 3 жыл бұрын
Na UNIFESP, vc pode estudar Antropologia forense nos cursos de História, ou em outras graduações de ciências humanas dessa faculdade. Há uma especialização em Antropologia forense na UNIFESP e é possivel fazer mestrado e doutorado na História estudando esse tema. Na UFPA também há pós-graduação na área de Antropologia biológica, mas não sei se há forense, talvez sim. Vc enquanto estudante de Antropologia da UFMG, pode se aproximar de grupos de estudo de outras universidades, fazendo disciplinas como aluna especial, e já se encaminhar para um mestrado nessa área. No Museu Nacional/UFRJ há Antropologia biológica, mas não forense. Na USP, cursando Biologia vc pode estudar diversas áreas de Antropologia física/biológica, inclusive a área forense. Na pós-graduação de Arqueologia da USP, vc pode estudar a Bioarqueologia no Museu de Arqueologia e Etnologia com a professora Verônica, alunos de graduação de toda USP podem fazer disciplinas no museu, e alunos de fora podem fazer comko aluno especial. Os cursos de graduação de Antropologia que surgiram no Brasil, ainda deixam a desejar na formação em Antropologia física e biológica. Acredito que exista mais alguma federal que estude Antropologia forense no nordeste, talvez a da Paraíba ou a do RN. Desses todos, se eu fosse estudar essa área, eu escolheria ir para Unifesp, onde há uma conceituado grupo de estudo de Antropologia e Arqueologia forense, dedicado a identificar vítimas da ditadura militar no cemitério de Perus e das chacinas que ocorrerram em maio de 2006 no estado de São Paulo, devido aos ataques do PCC.
@yannbelmont1166
@yannbelmont1166 3 жыл бұрын
Você pode partilhar a bibliografia da ementa? Tenho me interessado por este tema. Ao longo de minha formação eu tive contato com estas discussões.
@camposemfuga3462
@camposemfuga3462 3 жыл бұрын
CASTRO FARIA, Luiz de. Pesquisas de Antropologia Física no Brasil. Boletim do Museu Nacional, Nova Série, Antropologia, n. 13, p. 1-106, 1952. CONDEMI, Silvana; SAVATIER, François. As últimas notícias do Sapiens: uma revolução nas nossas origens. São Paulo: Vestígio, 2019. INGOLD, Tim. Evolução e vida social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019. LEAKEY, Richard. A origem da espécie humana. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. LINDEE, Susan; SANTOS, Ricardo Ventura. The biological anthropology of living human populations: world histories, national styles and international networks. Current Anthropology, v. 53, p. S3-S16, 2012. SOUZA, Vanderlei Sebastião de. Em busca do Brasil: Edgard Roquette-Pinto e o retrato antropológico brasileiro (1905-1935). 2011. 382 f. Tese (Doutorado em História) - Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2011. STOCKING JR., George (Ed.). Bones, bodies, behavior: essays on biological anthropology. Madison, Wisconsin: The University of Wisconsin Press, 1998. STOCKING JR., George. Race, culture, and evolution: essays in the history of anthropology. New York: Free Press, 1968. TOMASELLO, Michael. Becoming Human: a Theory of Ontogeny. Cambridge, Massachusetts, London, England: The Belknap Press of Harvard University Press, 2019.
@camposemfuga3462
@camposemfuga3462 3 жыл бұрын
Meu caro Yann Belmont, essas são algumas das referências que costumo usar em sala de aula. Um abraço.
@thiagorbrandao
@thiagorbrandao 3 жыл бұрын
Muitas ciências tiveram passado racista, racistas têm de ser refutados! não adianta ignorar um conteúdo e deixar nas mãos de gente ruim.
Por que as mulheres são especiais como os gatos
14:54
Atila Iamarino
Рет қаралды 1,3 МЛН
나랑 아빠가 아이스크림 먹을 때
00:15
진영민yeongmin
Рет қаралды 14 МЛН
Пройди игру и получи 5 чупа-чупсов (2024)
00:49
Екатерина Ковалева
Рет қаралды 4,7 МЛН
Just Give me my Money!
00:18
GL Show Russian
Рет қаралды 991 М.
O que é antropologia? - Brasil Escola
12:15
Brasil Escola Oficial
Рет қаралды 151 М.
O que é ANTROPOLOGIA? O que estuda? (Resumo)
6:37
Me Julga - Cíntia Brunelli
Рет қаралды 13 М.
How to Create a Language: Dothraki Inventor Explains | WIRED
13:14
Atheism 2.0 | Alain de Botton
19:21
TED
Рет қаралды 1,4 МЛН
Oscilador harmônico (Aula 1, parte 1)
19:55
Canal USP
Рет қаралды 92 М.
Merleau-Ponty, The Phenomenology of Perception
12:38
Overthink Podcast
Рет қаралды 140 М.
Como manter o foco e atingir seus objetivos? | Leandro Karnal
19:40
Prazer, Karnal - Canal Oficial de Leandro Karnal
Рет қаралды 3,8 МЛН
A NEUROCIÊNCIA DA APRENDIZAGEM
11:00
Minutos Psíquicos
Рет қаралды 358 М.
나랑 아빠가 아이스크림 먹을 때
00:15
진영민yeongmin
Рет қаралды 14 МЛН