Рет қаралды 99
Esse trabalho foi desenvolvido pelos graduandos do Curso Tecnologias Digitais na Educação, em EAD, como requisito para a finalização do Curso, frente ao desafio lançado de desenvolver sugestões de atividades e propostas que podem ser utilizadas no dia a dia em sala de aula, como fora da mesma. Com esta visão o grupo optou pelo desenvolvimento através da gravação de áudios da contação de histórias que serão introduzidas no podcast, tendo como nome “Contando e Encantando”.
Podemos perceber que há muitos, praticava-se a contação de histórias como uma das mais antigas formas para se absorver os valores praticados no convívio humano e social e para compreender melhor as condutas que regem as comunidades em que se insere.
Dessa maneira, quando praticadas na educação e na formação de crianças, as histórias podem ser utilizadas para ajudá-las a entender o mundo à sua volta. Elas transmitem valores morais, estimulam suas emoções, além de desenvolver nelas o gosto/ prazer o qual as atrairão para a leitura quando mais velhos.
É necessário cada vez mais esta prática de contação de histórias, pois desde o início do desenvolvimento das suas habilidades de comunicação e fala, o ser humano conta histórias e esta promove momentos de união, confraternização e trocas de experiências. Além disso, as histórias são também a maneira mais significativa que a humanidade encontrou para expressar as experiências que nas narrativas realistas não acontecem, estimulando a imaginação e a criatividade. Desta maneira, não há como negar que as histórias tem importante papel no processo evolutivo da humanidade.
Escolhemos a temática de contação de histórias pois compreendemos que a literatura infantil é de extrema importância no desenvolvimento integral infantil, visto que ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutível. Histórias trabalham o emocional, sentimentos como raiva, medo, inveja, amor, além de nutrir a imaginação, a criatividade, noção de realidade e sociedade, capacidade crítica, interpretação, entre outros. Abramovich (2005, p.16) destaca que “é importante para a formação de qualquer criança ouvir, muitas histórias. Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão de mundo”.