Pondé a a visão da PSICANÁLISE sobre o Autismo na Folha de São Paulo

  Рет қаралды 58,419

Luna ABA

Luna ABA

Жыл бұрын

Conheça nossa Pós-Graduação em ABA (100% de Professores Mestres e Doutores): www.cbiofmiami.com/pos-aba
Plataforma de cursos Luna ABA: lunaeducacao.com.br/
Luiz Felipe Pondé, Doutor em Filosofia USP, publicou um artigo sobre o Autismo no transformou em uma tendência de estilo hype" em que destila uma leitura psicanalítica sobre o Autismo, segundo a qual a culpa da existência desta condição é das mães, que rejeitam seus filhos.
Artigo: www1.folha.uol.com.br/colunas...
Lucelmo Lacerda é Professor, Doutor em Educação pela PUC-SP com estágio pós-doutoral em Psicologia na UFSCar, Psicopedagogo, Professor da Especialização em ABA do CBI of Miami e da Especialização em Autismo da Universidade Federal de Tocantins, atuou como especialista no Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Educação Especial - CNE para a elaboração de novas Diretrizes Nacionais de Educação Especial.
Para adquirir o livro Transtorno do Espectro Autista: uma brevíssima introdução, do Prof. Lucelmo Lacerda: produto.mercadolivre.com.br/M...
Email para contato: lucelmolacerda@gmail.com
Clínica de Intervenção Luna ABA: lunaaba.com.br/​
Rede sociais
Instagram:
lucelmo.lacerda
aba.luna.autismo
Facebook:
prof.lucelmo/
lunaabaBR/
Endereço para correspondência: Av. Alfredo Ignácio Nogueira Penido, nº 335, Sala 401, Parque Residencial Aquarius, São José dos Campos/SP, CEP: 12246-000

Пікірлер: 825
@carmenlessing4891
@carmenlessing4891 Жыл бұрын
Parece que Pondé estava escrevendo sobre autismo, dormiu por 40 anos sem perceber e acordou agora. Deu continuidade ao artigo iniciado e entregou para o jornal publicar. Só pode ser isso!
@TheTiago75
@TheTiago75 Жыл бұрын
@@edupennone tu parece um robô comentando isso em todo comentário. Sendo que o vídeo fala a mesma coisa. A psicanalista foi criticada simplesmente porque essa ideia é um absurdo. A ciência já avançou o suficiente pra provar que isso é uma imensa bobagem. Não tem porque mãe nenhuma tá sofrendo por essa culpa que, em suma, nem deveria existir.
@fernandamancini8049
@fernandamancini8049 Жыл бұрын
😆😆😆,..., né? Um idiota perfeito!
@isa9104
@isa9104 Жыл бұрын
Kkkkkkkkkkkk
@robertadossantos9679
@robertadossantos9679 Жыл бұрын
Nem ela nem ninguém precisa da sua paráfrase. Quem tem um mínimo de domínio de análise do discurso entende o que o Pondé quis dizer, e o artigo dele foi bem infeliz, sim. Muito me admira que ainda tenha quem o defenda. É cada idolatria...
@psicologia_e_reflexao
@psicologia_e_reflexao Жыл бұрын
@@edupennone Querendo passar pano para o Pondé? Então responde essa: e em algum momento ele disse que a teoria de Winnicott está cientificamente incorreta?
@carminerodrigues3513
@carminerodrigues3513 Жыл бұрын
Fiquei aliviada essa semana, isso porque depois de muito sofrimento recebi o diagnóstigo de autismo 1 para meu filho de 15 anos, depois de testagem neuropsicológica e atendimento com neurologista. Com certeza o Pondé não sabe o que é ter um filho que aprendeu a tocar três instrumentos musicais sozinho, porém não acompanha a matemática na escola. Meu filho foi muito desejado, eu o amo e tenho orgulho dele, já está em uma orquestra com 15 anos. Pondé que se dane!
@lailarodrigues4265
@lailarodrigues4265 Жыл бұрын
Ok. Pelo que vc falou seu filho é funcional e sem deficiência intelectual. O que mudou depois de receber este CID? Meu filho típico, 15 anos, teve atraso de falo, pouco sociável (muito tímido), tem seletividade alimentar, me preocupo muito com ele, faz terapia, mas estamos indo. Eu tb tenho dificuldade de sozializar, tenho dificuldade sensoriais e PASME nós somos típicos... Com nossas personalidades única graças à Deus. Vc já ouviu falar em discalculia?
@carminerodrigues3513
@carminerodrigues3513 Жыл бұрын
@@lailarodrigues4265 Laila, foi a testagem neuropsicológica que diagnosticou o autismo, isso em conjunto com uma neurologista, são levados em conta diversos fatores e aplicados testes por dois meses. Meu filho tem hiperfoco, hipersensibilidade à luz e ao barulho, problemas de insônia, dificuldade de socialização, déficits de atenção diferentes do TDH, foi muito incompreendido em três escolas, eu recebia muitas reclamações pois era considerado desleixado, desatento, preguiçoso, desorganizado, isolado, mal vestido, inadequado, chegou ao ponto de não conseguir mais estudar. Fiquei aliviada porque eu sabia que ele não é nenhuma dessa coisas que as pedagogas falavam. A testagem dele incluía a possibilidade de discalculia e foi descartada, o teste foi feito em um local de referência no assunto. Procure fazer o teste em um local de excelência porque o diagnóstico correto garante alguns direitos, incluindo um acompanhante durante as aulas regulares, especialmente nas matérias com maior déficit, ou ainda, os planos de saúde são obrigados a custear os tratamentos independentemente da significativa frequência de atendimentos ou da complexidade.
@cybellearaujoo
@cybellearaujoo Жыл бұрын
Não se preocupe. Ninguém no Brasil acompanha a matemática. E quanto a ser mal vestido isso não tem nada a ver. Porque a escola se meteu nisso? É cada uma. Pode ser o estilo da pessoa. Eu mesma devo ser considerada pelos meus vizinhos como mal vestida, pq não uso maquiagem e nem salto alto. Vou pro trabalho de tênis. Ninguém paga minhas contas. Caguei pra sociedade
@mirleydamazio628
@mirleydamazio628 Жыл бұрын
@@cybellearaujoo Acredito que essa mãe esteja falando de bullying. Grupos de adolescentes e crianças se implicam com tudo que eles acreditam não fazer parte do comportamento e visual da turma. Começa a perseguição, isolamento da pessoa, agressões, e tudo de ruim que você possa imaginar.
@gisellecorrea1820
@gisellecorrea1820 Жыл бұрын
@@carminerodrigues3513 e porquê demorou 15 anos pra ter o diagnóstico ? O que o médico alegou pra demorar esse tempo todo pra fechar um diagnostico ?
@mirleydamazio628
@mirleydamazio628 Жыл бұрын
Eu tenho um filho com 31 anos, autista de "alto funcionamento". Eu não consegui o diagnóstico rapidamente por falta de preparo dos médicos, pois há trinta anos atrás, pouco se falava em TEA. Parti para a pesquisa e eu descobri o TEA presente em meu filho, quando ele tinha 12 anos e mesmo eu falando dos sintomas, foi muito difícil conseguir o diagnóstico clínico. Antes de ter o diagnóstico, fui fazendo o que podia para estimulá-lo, parei minha vida profissional e social e segui lutando.Foi terrível a vida escolar, muito bullying, pouca empatia e conhecimento por parte de educadores e muito sofrimento. Hoje existe muito mais conhecimento sobre o autismo, há onde pesquisarmos, há alguns centros de tratamento, mas ainda falta muita coisa. Não existe ,onde moro ou em outra cidade por perto, algum centro de tratamento e convivência para adultos, ele ,mesmo sendo formado em Engenharia da Computação e sendo produtivo, não ganha o suficiente para se sustentar. Penso em como será sua vida quando ele tiver que se virar sozinho e estamos trabalhando desde sempre para sua autonomia. Todas as mães de autistas que conheço são muito dedicadas e pouco comprendidas. É muito comum dizerem que mimamos demais nossos filhos, que não damos limites, que não permitimos que cresçam e vai por aí, ou vêm essa história de mãe sem afeto. Acabamos sobrecarregadas, doentes, depressivas, ansiosas e sem vida própria, por amor e dedicação a nossos filhos e ainda somos linchadas por alguns que desconhecem o quê passamos.
@cybellearaujoo
@cybellearaujoo Жыл бұрын
Sobre ganhar pouco isso é geral no Brasil. Mas ele sendo da área de tecnologia nunca ficará desempregado. Estimule-o a ir morar fora do país.
@mirleydamazio628
@mirleydamazio628 Жыл бұрын
@@cybellearaujoo Eu acho que ele não conseguiria viver sem algum tipo de rede de apoio...
@Luciana-EspacoZenCursos
@Luciana-EspacoZenCursos Жыл бұрын
Verdade, sua história se parece muito com a minha ...te entendo perfeitamente
@cybellearaujoo
@cybellearaujoo Жыл бұрын
@@mirleydamazio628 quem sabe? Não sei o grau dele. Mas se se formou em engenharia é perfeitamente capaz. Se não for é capacitismo. Sou cuidadora de uma criança de 8 anos com grau severo. Só fala mamã e papá. Esse infelizmente não terminará a escola.
@mirleydamazio628
@mirleydamazio628 Жыл бұрын
@@cybellearaujoo Eu nem entendi direito o que quis dizer com capacitismo mas vou tentar explicar o caso de meu filho. Meu filho leu aos 3 anos, fazia pequenos cálculos de cabeça aos 4, falava como um adulto usando palavras pouco usuais, sempre teve uma memória incrível, montava quebra cabeças rapidamente , de 150 peças, enquanto a maioria das crianças conseguiam montar com bem menos peças, 20 ou 30 , enfim,não tinha dificuldades cognitivas visíveis . Porém, não entendia regras sociais, tinha dificuldades de auto cuidado, não reconhecia rostos facilmente, era extremamente ingênuo, tinha ansiedade alta, muita dificuldade social, dificuldade de comuniçacão verbal e não verbal, seletividade alimentar , entre tantas outras dificuldades. Foi muito difícil estar na escola e na vida social como um todo porque sofria muito bullying. Mesmo assim, ele avançou na escola e conseguiu se formar na faculdade. Ele avançou muito conforme ficava mais velho mas ainda têm muitas dificuldades sociais. Com tudo isso, ele ainda mora com os pais, não tem amigos, nunca namorou, enfim, ele consegue executar as tarefas do trabalho, mas estar no mundão ainda é algo super difícil porque ainda lhe falta certas habilidades. Então, como pais, vamos acompanhando tudo isso, vamos avaliando o que ele consegue fazer, dando responsabilidades,ensinando e tudo mais. Em algum momento, ele irá morar sozinho e terá que se virar, mas ele está em um processo para conseguir sua autonomia. Então, ter conseguido se formar não significa ter autonomia como um neurotípico, porém ele ainda pode conseguir isso, em algum momento. Seu desenvolvimento como um todo, nunca foi " sincronizado".
@ericarezendebarbieri6268
@ericarezendebarbieri6268 Жыл бұрын
Há 14 anos atrás deixei uma sala de evento de um Congresso porque uma profissional começou a falar e defender a mãe geladeira, aliás várias pessoas se retiraram da sala neste evento. Eu nunca imaginei rever esse tema como ocorreu com o artigo do Pondé, literalmente do fundo do baú.
@lunaaba
@lunaaba Жыл бұрын
Tá ainda cheio de gente dizendo essas barbaridades, lamentavelmente!
@adelisevogt5165
@adelisevogt5165 Жыл бұрын
Recente ouvi isso da Psicóloga da minha filha, graças a Deus eu saí fora a tempo. hoje está com acompanhamento certo e já colhe resultados.
@edupennone
@edupennone Жыл бұрын
​Acabei de ler o artigo. Em nenhum momento o Pondé disse que a teoria de D.W. Winnicott está cientificamente correta. Ele apenas disse que a psicanalista foi apedrejada por defender uma ideia que coloca o autismo dentro de um contexto negativo. O ponto dele não foi, em nenhum momento, defender a teoria em que a psicanalista se baseou. Mas apontar uma tendência de comportamento que busca transformar transtornos mentais num fetiche.
@thalis66
@thalis66 Жыл бұрын
@@edupennone eu também, ele fez escárnio.
@PodcastContracontrole
@PodcastContracontrole Жыл бұрын
Do fundo do poço *
@edivanoliveirabarbosa6683
@edivanoliveirabarbosa6683 Жыл бұрын
Eu adoraria que a maioria das pessoas com TEA fossem superdotados. Infelizmente é a minoria. Então, até a premissa do Pondé está equivocada na partida.
@pietrafernandes7230
@pietrafernandes7230 Жыл бұрын
Eu não tenho formação acadêmica, mas sou mãe especial sem laudo do meu filho...a luta é constante e enorme...Esse camarada não tem noção das nossas dificuldades, principalmente qdo não se tem condições de fazer um acompanhamento necessário...
@cybellearaujoo
@cybellearaujoo Жыл бұрын
Amiga corra atrás de laudos. Seu filho e você só terão benefícios.
@adrifirmoban
@adrifirmoban Жыл бұрын
As pessoas precisam ser ouvidas e ter empatia porque é uma carga gigantesca ter um filho autista severo..."mãe geladeira"...Nunca fui fã do Ponde...agora menos ainda..
@claudiarosa7442
@claudiarosa7442 Жыл бұрын
Cara falou coisa com coisa, misturou ,deturpou tudo. Tem que ser muito inteligente pra entender o que o Pondé poe em entrelinhas
@cassialuzindo7742
@cassialuzindo7742 Жыл бұрын
Se esse Pondé visse como é a luta das mães que praticamente param suas vidas pra se dedicar à um filho com necessidades especiais, ele não soltaria essa besteira!!! Eu sou mãe de um autista e só eu e Deus sabemos como a luta é diária. E cada avanço é uma vitória!!! Pra mim pseudo-cientistas deveriam ficar de boca fechada pra não soltar asneiras pela boca!!!
@nazaremoraes376
@nazaremoraes376 Жыл бұрын
Verdade!
@LNVACVAC
@LNVACVAC Жыл бұрын
Você ao menos leu o que ele escreveu?
@juneosborne9510
@juneosborne9510 Жыл бұрын
Acho que pondé falou sobre pessoas que inventam ser autista. Pois hoje tem modinha pra tudo. Todo mundo se sente muita coisa. Já vi várias pessoas se dizendo autistas e até explicando "suas caracteriscas" e vc pergunta: mas vc foi diagnosticado? E a pessoa muda de assunto. Já ouvi várias vezes e não foi pouco. E a realidade e luta de um autista e sua mãe (sim mãe, pq o único pai que vejo falar do filho autista são os famosos). Mas voltando ao assunto é importante ele trazer isso para que os verdadeiros autistas sejam visados.
@maizat8829
@maizat8829 Жыл бұрын
@@edupennone eu li o artigo e tb já conheço a forma de escrita do autor. Ele utiliza do sarcasmo para afirmar que "o pecado" dessa tese é tocar em pontos sensíveis que a sociedade não aceita q sejam criticados, como a família e a mãe. Talvez vc não tenha compreendido o texto, mas o ponto de vista do autor está bastante claro, e ele ainda corrobora ao longo do texto, não precisa de muito para entender.
@maizat8829
@maizat8829 Жыл бұрын
@@juneosborne9510 Pessoas q se dizem autistas sem sê-lo por ter essa ou aquela característica estão agindo de forma capacitista, pois desconsideram toda a complexidade da condição, que não se resume a algumas poucas características comportamentais e relacionais, como falar pouco ou não gostar de abraços. Por outro lado, muitos adultos são diagnosticados tardiamente e têm sua condição questionada por não "parecerem autistas". A discussão precisa ser feita e está sendo feita por quem conhece do assunto. Um artigo de alguém com nenhum conhecimento sobre autismo mas grande visibilidade tende a influenciar as opiniões, e no caso seria uma influência negativa pois distorce e propaga desinformação. Existe um mercado q se utiliza do autismo para lucrar, existem profissionais renomados q vendem a cura do autismo, isso sim é um grande malefício, mas sobre isso ele não falou e se tivesse eu teria aplaudido.
@marinasalve6144
@marinasalve6144 Жыл бұрын
Obrigada mais uma vez Lucelmo pela sua competência , compromisso e honestidade! Um bálsamo ver vc viceralmente indignado com essa barbaridade.
@ritabaltar4678
@ritabaltar4678 Жыл бұрын
Absurda e totalmente anti-cientifica a visão do Pondé.
@fernando051176
@fernando051176 Жыл бұрын
Pondé não perde uma oportunidade de " causar" e, com isso, mascarar sua irrelevância.
@lineweiss.
@lineweiss. Жыл бұрын
Ele é um grande intelectual e filosófico CALADO!
@LNVACVAC
@LNVACVAC Жыл бұрын
De que pontos do que ele escreveu você discorda? Ou está falando só de ouvir falar? A crítica do pondé é a uma postura de commodificação da imagem do Autismo e população que sofre de Autismo.
@eduardoolivetto5379
@eduardoolivetto5379 11 ай бұрын
Falavam isso do Sócrates também... aliás, ele foi condenado a tomar veneno porque queriam ele calado para sempre. Sua fala é bem reveladora.
@faustasantana
@faustasantana Жыл бұрын
Não entendo como essa lenda da “mãe geladeira” ainda rende até hoje!!!
@adrianosilveirabh999
@adrianosilveirabh999 Жыл бұрын
Se o Ponde tiver o mínimo de dignidade, deve fazer uma retratação pública.... porque, sem condições!
@ericlensher7936
@ericlensher7936 Жыл бұрын
Ele não tem.
@ANIBALDUINO
@ANIBALDUINO Жыл бұрын
Pior, que não fará... Ele vai fazer como no caso da abominação... Apoiou a tchutchuca do centrão, agora que tá feio e o cara cagou no pau tá botando a culpa no povo...🤮
@LucasGomes-nl6tm
@LucasGomes-nl6tm Жыл бұрын
Pfffff
@frerdy
@frerdy Жыл бұрын
@@edupennone Vai repetir quantas vezes o mesmo texto?
@claudiarosaradialista
@claudiarosaradialista Жыл бұрын
@@frerdy Esse cara já encheu o saco!!! Não sei se é robô ou uma pondete alucinada!
@tatianemonteiro9754
@tatianemonteiro9754 Жыл бұрын
Sinto que preciso lutar contra o mundo pra defender meu filho, e correntes de pensamento como esta nos deixam ainda mais exaustas nesta batalha.
@mariasegatti6542
@mariasegatti6542 Жыл бұрын
Muito esclarecedora sua explicação. .tenho um Filho autista de quarenta anos. .qdo.recebi o diagnóstico na infância procuramos um psicólogo que me culpou na época que eu não amava meu Filho..isso me revoltou causou brigas na família e destruíu meu casamento...
@nezildasantos4158
@nezildasantos4158 Жыл бұрын
Nossa!eu fiz tratamento pra engravidar, meu filho foi muito festejado quando ouvimos o primeiro pulsar do seu coraçãozinho, e ele é muito amado. Hoje ele tem 17 anos está terminando o ensino médio, não foi e não é fácil mais estamos juntos pro q der e vier. Meu anjo azul é o meu sonho em forma de gente.❤💙❤
@vanildamachadoatelie1700
@vanildamachadoatelie1700 Жыл бұрын
Estou de boca aberta. Eu fico muito assustada com isto. Meu filho é autista e eu sempre quis meu filho, muito antes dele existir. Ele é um presente de Deus para mim. Uma realização imensa essa maternidade. Fico indignada com está postura.
@franciscoxavier390
@franciscoxavier390 Жыл бұрын
A visão de Pondé não é a visão da psicanálise, ELE NÃO É PSICANALISTA!!!!!
@lorenaaparicio8298
@lorenaaparicio8298 Жыл бұрын
também acho que infelizmente houve dificuldade de compreensão do artigo por parte do Lucelmo e seus pares. Acho que seria interessante conversar com um psicanalista e promover um debate sério sobre o tema, ao invés de uma série de ataques tão inflamados. aliás, isso é algo recorrente que vejo ocorrer com certa galera que defende TCC, ABA e afins: parece que precisam atacar a psicanálise como introdução aos seus temas. Ainda assim, acho um campo interessantíssimo de estudos, inclusive faço um curso de pós graduação no qual o Lucelmo é professor (e ótimo, por sinal!). Sugiro debate de ideias e colaboração para construção de formas saudáveis de construção de conhecimento
@cesarcruzpsicanalista2179
@cesarcruzpsicanalista2179 Жыл бұрын
Exatamente. Ele não é reconhecido pela comunidade psicanalítica como um par. Não fala em nome da psicanálise. Além disso, seria desejável convidar um psicanalista renomado, eu aqui poderia por exemplo sugerir um que escreva na própria Folha, como a Vera Iaconelli ou a Maria Lúcia Homem, e fazer um bate-papo de cara limpa, menos preconceituoso com a psicanálise, que aliás historicamente nunca esteve associada ao conservadorismo, muito menos à direita e menos ainda foi partidária da anti-ciencia. Vi neste vídeo uma mistura de coisas que não se misturam. Lamentei muito, em especial pelos ataques dirigidos à psicanálise. Fico acreditando que esse youtuber tem algum problema com a psicanálise... Talvez seja um conteúdo dele e ele extrapola dessa maneira tão feia
@henrique392
@henrique392 Жыл бұрын
Nesse caso, qual seria a compreensão correta?
@andersongarcezfaccio2318
@andersongarcezfaccio2318 Жыл бұрын
Só procurar o currículo do Pondé que vocês vão descobrir que ele de fato é psicanalista. Entre os anos de 1982 e 1985 ele fez a formação em psicanálise pela CLAPP. Em seu Currículo Lattes, Pondé define suas áreas de atuação: Ciências da Religião, Teologia, Psicanálise, Epistemologia, História da Filosofia e Bioética. Possui especialização em Filosofia com as temática "O desejo na Psicanálise" (1991), "Os quatro discursos da Psicanálise" (1989) e "Freud a Lacan" (1989). Em seus vídeos do canal do KZbin, ele sempre se referencia como sendo psicanalista. É bom saber do que está falando antes de sair falando bobagem por aí.
@franciscoxavier390
@franciscoxavier390 Жыл бұрын
Não Anderson, ele não é psicanalisra. Um curso de especialização não forma um psicanalista. Ele não se nomeia enquanto tal e nem prática clínica tem. Só estudar psicanálise não autoriza ninguém a ser psicanalista.
@adeizaribeiro7640
@adeizaribeiro7640 Жыл бұрын
Perfeito. Que vídeo esclarecedor! A "mãe geladeira", isso só cria culpa em mães e pais que estão entendendo seu filho e todo o universo sobre o autismo, isso é algo absurdo. Isso é inaceitável. É vergonhoso e triste demais ainda ouvir falar sobre isso.
@valeriaalmeidmatgab123
@valeriaalmeidmatgab123 Жыл бұрын
Maravilhoso!!!
@valeriaalmeidmatgab123
@valeriaalmeidmatgab123 Жыл бұрын
O Ponde parou antes da década do cérebro anos 1990.
@vanessarts
@vanessarts Жыл бұрын
Meu mais velho foi diagnosticado essa semana. Vendo o vídeo já fiquei me sentindo péssima! Pq eles culpam a mãe que é a pessoa que mais faz tudo por um filho? Muito triste!
@maizat8829
@maizat8829 Жыл бұрын
@@vanessarts é uma tese antiga q creditava o autismo às mães e a falta de amor. Já se sabe q não faz sentido, mas sempre vai ter um grupo contrário a ciência e as novas pesquisas.
@thiagooliveira7946
@thiagooliveira7946 Жыл бұрын
O pior é que as Orientações Curriculares da Prefeitura de São Paulo se baseiam na psicanálise. Ridículo! Pior ainda, a rede municipal nega o TDAH, TOD e a dislexia, pautados na perspectiva psicanalítica.
@alessandraalexandrini3004
@alessandraalexandrini3004 Жыл бұрын
A Psicanálise é muito simbólica, mas vamos lá... Até atribuo algumas questões à Psicanálise como uma referência, mas precisamos alimentar a Psicanálise com conceitos dos dias de hoje, com a genética, com conceitos culturais e ambientais. Gosto da Psicanálise, mas confesso que caso muito essa questão do simbolismo com um olhar científico associado... Pelo amor de Deus, muita coisa evoluiu até aqui, não é mesmo?! Mas enfim, estamos presenciando tantos "especialistas" em autismo ultimamente, que recentemente tive que contestar um laudo de Neuropsicologia pq a dona Psicóloga colocou que a criança teria a possibilidade de TEA... Enfim, fiz um laudo explicando exatamente o comportamento da criança, todos os processos da mesma até os dias de hoje para o Neurologista não fechar um diagnóstico incoerente. Os profissionais devem ser mais cautelosos e pararem de ter o ego maior que tudo, precisam ver a ciência de maneira sensível quando se fala em Psicologia e estudar não apenas livros, mas também mergulhar no paciente e entender quem ele é, sem ser taxativo 👍
@liviamonielly4469
@liviamonielly4469 10 ай бұрын
O laudo está seguindo as normas... não pode falar que tem o cid. Se fala possibilidade, hipótese diagnóstica... é suficiente pro neuro fechar
@franciscojose2940
@franciscojose2940 Жыл бұрын
Antes de tudo quero agradecer sua imensa contribuição. Sou psicanalista, ainda graduando em psicologia e tenho alguns cursos rasos sobre TEA. Procuro na atividade clínica manter uma seletividade responsável sobre transtornos. Tenho sempre uma preocupação com os fatores de raíz, e em minha humilde opinião nunca associei o TEA à uma questão meramente psicológica traumática, nem vejo onde isso poderia se encaixar. Nós, psicanalistas, precisamos ter nosso olhar voltado às condições psicossociais e de historicidade de cada indivíduo, essas que por sua vez venham à causar reações inconscientes que prejudiquem o bem estar. Questões genéticas que participam dos fatores biológicos necessitam do olhar clínico de psiquiatras e especialistas na saúde neurocientifica. Acredito que nos cabe modestamente sondar os sentimentos apenas, que são nossas interpretações das emoções. Espero ter sido claro, e que essa mensagem apenas diga que nem todos dessa pseudo ciência, como vc disse, não estão cientes de seus limites e responsabilidades. Obrigado 🙏
@marianaguedes5091
@marianaguedes5091 Жыл бұрын
Não tem ciência nenhuma...
@lannadelbianco527
@lannadelbianco527 Жыл бұрын
Concordo plenamente, sou psicóloga e sei que ao final do curso de psicologia os alunos precisam escolher entre psicanálise, TCC ou existencial para realizar os estágios obrigatórios supervisionados. E claramente tanto psicanalistas quanto psicólogos da abordagem psicanalítica, professores e estudantes demonstram possuir essa mesma compreensão que o senhor expôs tão cirurgicamente. Jamais dizemos que psicanálise é ciência!
@KekaKeleka
@KekaKeleka Жыл бұрын
​@@lannadelbianco527 Não é em todas as universidades, não há um padrão. Nem mesmo é obrigatório o estágio em clínica.
@lorenaaparicio8298
@lorenaaparicio8298 Жыл бұрын
A discussão sobre ciência e pseudociência já é antiga conhecida nossa... Fico pensando que um dos pilares da ciência, historicamente construído, é a vontade e esforço de universalidade. Será possível produzirmos isso quando se trata de afetos e subjetividades humanas? Será possível "aplicar", na falta de termo melhor para o momento, conceitos que dêem conta da capacidade que temos de sermos múltiplos e tão diversos? Da minha parte, procuro ser cuidada e pensar o mundo a partir de uma "ciência" que me permita abarcar minhas contradições como ser humano complexo que acredito ser, ao invés de ser moldada por modelos de comportamento que parecem atender a interesses histórica e socialmente bem demarcados, atendendo a interesses que nem meus são.
@tower5221
@tower5221 Жыл бұрын
@@marianaguedes5091 línguinstica e ciências sociais são ciência? se não forem tudo bem, vá a acadêmia defender sua tese e jogamos tudo pro alto e só fica as ciências naturais
@Grazi.22
@Grazi.22 Жыл бұрын
Estou com 41 anos e não tenho condições de buscar um diagnóstico particular. Venho pesquisando há 2 anos e me enquadro no nível 1. E pelo SUS? Para adultos quase impossível.
@eunicemiranda8505
@eunicemiranda8505 Жыл бұрын
Boa noite! Meu irmão foi diagnosticado com autismo a quatro meses. Procure o CAPS de sua cidade , geralmente no CAPS tem psiquitra com experiência ou formação em autismo. Eles também prescrevem o laudo. No SUS (UBS posto de saúde do seu bairro) peça ao clínico geral um encaminhamento para um neurologista publico ou neuropsiquiatra. Não desanime! Vale a pena tentar, cuide da sua saúde para melhorar sua qualidade de vida. Um abraço!
@renatahaberland7477
@renatahaberland7477 Жыл бұрын
Concordo que muita baboseira já foi falada por teóricos da psicanálise sobre Autismo. Mas há muitos psicanalistas atualizados nas descobertas e avanços científicos. Por que você não faz um vídeo sobre o Ivar Lovaas? Aliás, você já viu alguém do ABA discutindo as idéias controversas dele? Se souber de alguém, me fale, por favor.
@lorenaaparicio8298
@lorenaaparicio8298 Жыл бұрын
concordo! Sempre é baboseira até que se refute, e assim vamos construindo conhecimento. Toda teoria é passível de críticas e revisões.
@LeksoPozuaho
@LeksoPozuaho Жыл бұрын
Cara, vou curtir já porque eu tava justamente tentando engolir aquela artigo no exato momento em que a notificação do seu vídeo chegou
@taminhaspinelli
@taminhaspinelli Жыл бұрын
As ponderações finais, do vídeo, me parafraseando... 😖
@taminhaspinelli
@taminhaspinelli Жыл бұрын
Prof Lucelmo me parafraseou* rs Viva o corretor rs
@edupennone
@edupennone Жыл бұрын
Lekso, Você leu o artigo? Em nenhum momento o Pondé disse que a teoria de D.W. Winnicott está cientificamente correta. Ele apenas disse que a psicanalista foi apedrejada por defender uma ideia que coloca o autismo dentro de um contexto negativo. O ponto dele não foi, em nenhum momento, defender a teoria em que a psicanalista se baseou. Mas apontar uma tendência de comportamento que busca transformar transtornos mentais num fetiche.
@LeksoPozuaho
@LeksoPozuaho Жыл бұрын
@@edupennone, Não tinha terminado de ler. Eu estava lendo enquanto chegou a notificação do vídeo do Lucelmo e não tinha voltado pra terminar de ler até ver sua mensagem. Agora, tendo concluído a leitura, devo dizer que tenho, pessoalmente, uma dificuldade importante para formar opinião do que quer que o Pondé tenha querido dizer naquele texto. Inclusive não vejo lá muita coisa realmente importante que tenha sido inequivocamente dita. O texto me deixou (tanto antes de terminar de ler quanto agora) uma sensação ruim. Soa como se o autismo fosse uma ficção.
@priscilagaspar6372
@priscilagaspar6372 Жыл бұрын
Olá, Dr. Lucelmo! Adoro seu canal, principalmente pela sua posição sempre pautada pela ciência. Tenho 58 anos, recentemente diagnosticada no TEA, antigo Asperger. Meu hiperfoco atual é o autismo, tenho aprendido muito. Sou graduada em Ciências Biológicas e também tenho formação em Psicanálise, a qual fiz após anos de psicoterapia em diversas áreas, tanto em busca de autoconhecimento como de uma profissão alternativa. Obviamente, estudei a teoria da "mãe geladeira" e não concordo nem um pouco com ela. Mas estive refletindo sobre a questão de como essas observações foram feitas à época. Não reli trabalho algum, apenas refleti com tudo que tenho em mente, quero deixar claro! Considerando que, até hoje, o autismo feminino é subdiagnosticado, que se dirá naquela época... Penso que é possível que, muitas dessas mulheres, consideradas "frias" carregando seus bebês autistas e interagindo pouco com eles, seriam autistas também! Lembro de professores comentarem no curso que essas mulheres teriam depressão crônica, daí o fato de não conseguir criar vínculo com os bebês. Hoje sabemos que depressão é uma das comorbidades mais frequentes no autismo leve, agravada por stress (mais as alterações hormonais da gravidez parto etc)! Considerando a hipótese de que seriam mulheres autistas, haveria uma correlação genética, tão frequentemente observada na atualidade quando descobrimos um caso em determinada família e começamos a observar outros membros. Fica aqui a minha opinião. Grande abraço e parabéns pelo seu trabalho!
@leonardomunkevizjunior4111
@leonardomunkevizjunior4111 Жыл бұрын
Asperger s e vc tem 58 anos sente dificuldade para trabalho?para ganhar dinheiro?desde já tr agradeço parabéns querida vc nos dar seu testemunho!!!
@priscilagaspar6372
@priscilagaspar6372 Жыл бұрын
@@leonardomunkevizjunior4111, obrigada por seu comentário! Mudei muito de área de e de emprego ao longo da vida. Percebo que, com tudo que estudei e minha capacidade intelectual, poderia ter mais sucesso. Contudo, o resultado financeiro não é fácil para alguém com dificuldades em network e com frequentes problemas de saúde por stress.
@fernandad.l.adurens7218
@fernandad.l.adurens7218 Жыл бұрын
Querido, te convido a conhecer o trabalho de Marie Chritine Laznik, Erika Parlato, psicologa e fono, respectivamente, e psicanalistas que repudiam o discurso de "mãe geladeira", concordam plenamente que o autismo é de origem genética, embora a intervenção delas e de outros colegas vá para além do treino ... SIM, muitos psicanalistas pararam no tempo, mas nem todos. Um abraço!
@viniciuscardosoteixeira9547
@viniciuscardosoteixeira9547 5 күн бұрын
Estudar isso, não dá Ibope. É melhor falar que psicanálise é uma narrativa do que estudar sobre constituição psíquica. Como esse cara falou. É importante o diagnóstico, mas é preciso entender o sintoma de cada época.
@elizabeth2342
@elizabeth2342 11 ай бұрын
Minha professora é dona do instituto de psicanálise tem o título de Dra Honoris Causa pela PUC de Goiás. 17 livros publicados fora as especialização. Filha médica, os filhos TDAH ela é portadora de TDAH e resolve muitos problemas que até mesmo muitos psiquiatras não resolve! Está sendo elogiada por grandes médicos no estado. Vai deixar um legado estupendo. Que Deus te abençoe meu amigo.
@Grazi.22
@Grazi.22 Жыл бұрын
Nem assisti mas já estava esperando alguém que falasse sobre. Gratidão.
@elizabetedasilvia2328
@elizabetedasilvia2328 Жыл бұрын
De autismo entendo bem meu filho é autista e bipolar só agora com 17 anos que ele está aprendendo ler,o pai dele é autista e esquizoafetivo e eu lido com os dois e tenho aprendido muito mas com médicos psiquiatras que cuidam deles e realmente entendem o que eles tem.
@isaacneves5772
@isaacneves5772 Жыл бұрын
Isaías 53:4-5 4Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças;
@gelimesquita5361
@gelimesquita5361 Жыл бұрын
Eu aqui assistindo esse vídeo e horrorizada com esse pensamento da psicanálise. Eu mãe do Miguel com nove anos e diagnosticado com autismo severo e deficiência intelectual, um filho que foi muito sonhado pelos pais, que desde que nasceu apresentava diferenças das outras crianças. Meu filho NUNCA ficou um dia sem AMOR. E NUNCA VAI FICAR. Obrigado professor Lucelmo, sua explicação é fenomenal. E viva as mães e pais que abrem mão de suas vidas para se doarem aos seus filhos 💙
@edupennone
@edupennone Жыл бұрын
Acabei de ler o artigo na Folha. Em que momento do texto o Pondé diz que a teoria de D.W. Winnicott está correta?
@daniele76
@daniele76 Жыл бұрын
Quando ele defende a teoria, e usa ela como apoio para seu artigo
@edupennone
@edupennone Жыл бұрын
@@daniele76 em que parte do texto ele defende a teoria?
@anapauladebarcellos
@anapauladebarcellos Жыл бұрын
Oi, Eduardo! Naquele parágrafo que ele começa perguntando sobre qual o pecado, ele está usando o recurso da ironia. Na última frase do mesmo parágrafo, ele justifica que a teoria seria considerada um "pecado" porque a sociedade recusa coisas que não sejam otimistas. Ou seja, o problema não é a teoria em si, mas na sociedade que opta por recusá-la pq não lhe convém. Mas, na verdade, a teoria é refutada por não ser científica mesmo, uma vez que já foi provado que o autismo tem origem genética.
@mariagomes2742
@mariagomes2742 Жыл бұрын
Ele não disse Veja, não gosto dele, mas ele foi crítico da incapacidade de ouvir o que é dissonante (nesse caso errado mesmo)
@marizeteradtke9434
@marizeteradtke9434 Жыл бұрын
Essa folha não sabe nada,quem tem um filho autista sabe que psicanálise nao é pra autistas
@faustasantana
@faustasantana Жыл бұрын
Como pessoa adulta no espectro, que experimentou psicanálise por anos, tenho a sensação de que a psicanálise nada me ajudou … não suporto psicanálise, não sinto que contribui em nada com autistas. Seu vídeo foi muito esclarecedor! Parabéns!
@adrianario4746
@adrianario4746 Жыл бұрын
E não ajuda em nada mesmo. A gente precisa de reabilitação, só a terapia cognitivo-comportamental que serve para autistas.
@faustasantana
@faustasantana Жыл бұрын
@@adrianario4746 Os terapeutas que não são TCC parece que nem acreditam que autismo de nível de suporte 1 existe, eu tenho essa impressão, parece que eles não estudam isso na faculdade! Vi muita indiferença no atendimento deles na minha vida de paciente ao longo dos anos. Por exemplo, um psicanalista, dito experiente e competentíssimo, fez comigo várias técnicas e disse que cansou pq não conseguia acessar minha forma de comunicação, hoje , depois do diagnóstico tardio, eu digo, até pela lógica do que aconteceu nessa situação é uma prova de nossa dificuldade de comunicação, portanto, a prática dele mesmo me mostrou que ele ia se acabar com as técnicas tradicionais e nada de mais iria evoluir
@nayaramorenodias
@nayaramorenodias 3 ай бұрын
Somos seres individuais. Também sou autista e tenho filha autista e a psicanálise fez muito mais por nós do que as terapias comportamentais.
@anapatriota5
@anapatriota5 Жыл бұрын
Excelente vídeo!! Poderíamos dizer que beira apenas a irresponsabilidade, mas Pondé passa disso, chega a ser criminoso. O Pondé escreve delírios que nem tem coragem de pesquisar. Agora a mãe é responsável pelo filho ter autismo? Difícil conviver com gente delirante.
@LNVACVAC
@LNVACVAC Жыл бұрын
Em nenhum momento ele defendeu a ideia da mãe geladeira.
@LucasGomes-nl6tm
@LucasGomes-nl6tm Жыл бұрын
Pra mim é picaretagem pra gerar exatamente isso que estamos fazendo - engajamento. A Internet é incrível, mas deu voz a energúmenos como este.
@LucasGomes-nl6tm
@LucasGomes-nl6tm Жыл бұрын
​​@@LNVACVAClá vem conspiracionismo em favor do conspiracionista kkkk
@edupennone
@edupennone Жыл бұрын
@@LNVACVAC, ​Pois é. Acabei de ler o artigo. Em nenhum momento o Pondé disse que a teoria de D.W. Winnicott está cientificamente correta. Ele apenas disse que a psicanalista foi apedrejada por defender uma ideia que coloca o autismo dentro de um contexto negativo. O ponto dele não foi, em nenhum momento, defender a teoria em que a psicanalista se baseou. Mas apontar uma tendência de comportamento que busca transformar transtornos mentais num fetiche.
@LNVACVAC
@LNVACVAC Жыл бұрын
@@LucasGomes-nl6tm Saber interpretar um texto não é conspiracionismo. E que há uma commodificação de pautas identitárias e positividade é inegável.
@aline1385
@aline1385 Жыл бұрын
No Tiktok tem muita gente falando: abaixe um dedo pra cada sintoma de autismo. E qualquer neurotipico pode ter traços que caracterizariam um autismo " leve", a pessoa vai, deduz que é autista, acha um psicólogo que concorda com ele e recebe o diagnóstico. Na mídia, todo dia alguém se auto diagnostica e usa isso como "tendência de estilo": declara que gosta de se isolar, é muito inteligente, não gosta de alguns sons, etc. Há de se ter cuidado com diagnósticos e a mídia torna isso algo incrível. As pessoas buscam por identidade e seus grupos o tempo todo, talvez isso faça buscar o diagnóstico e a sensação de fazer parte de algo. E nem sempre de fato a pessoa é autista, neurodivergente. Diagnósticos são necessários e não devem ser banalizados pela mídia.
@igoroliveiratv2211
@igoroliveiratv2211 Жыл бұрын
Perfeita a sua colocação!
@amandaferrareli2632
@amandaferrareli2632 Жыл бұрын
O diagnóstico realmente válido é dado por um neurologista ou psiquiatra, depois que você passou por uma equipe multidisciplinar e fez vários testes. Como o mundo é grande, pode ser que exista esse diagnóstico fácil mas ele é realmente raro e seria muito divulgado, pois a verdadeira realidade é que se gasta muito dinheiro e tempo até finalmente receber um laudo. Por outro lado o aumento de diagnósticos se deve ao maior conhecimento sobre o espectro autista e as novas pesquisas que estão sendo feitas. Não é apenas 4 ou 5 traços. Você precisa ter muitooooos traços e ter prejuízos na vida por conta deles. Os familiares e amigos próximos quando existem podem ser chamados para através deles se entender como a pessoa é.... que traços estão presentes. Normalmente esses traços já geraram 1 ou 2 ou 3 diagnósticos como toc, bipolaridade, ansiedade e os tratamentos para eles não ajudaram muito pois na verdade não era aquilo ou não era apenas aquilo. Quando encontras por sorte um profissional atualizado a vida começa a fazer sentido. E te digo que acontece uma catarse, tu consegue te perdoar por tanta coisa, consegue começar a se cobrar menos, parar ou pelo menos diminuir se expor a situações dolorosas por "obrigação" de ser normal. Meu cortisol que sempre foi alto, realmente alto, primeira vez que o endócrino pediu foi em 2016... é 2023 e somente agora baixou um pouco. Mas agora sei que é devido estar alerta 100 do tempo. Conversar com pessoas é calcular se você está rindo na hora certa, com as mãos no lugar certo, olhando realmente pra testa da pessoa porque nos olhos é doloroso mas se não olhar pro rosto te acham mal educado, é fazer leitura labial porque os barulhos alheios se misturam na voz e só Deus sabe o que a pessoa disse, é ter 34 anos e ainda precisar de google pra expressões, é não entender 2° intenções até que seja tarde demais, é perder amigos por ser chata e falar demais sobre o assunto estranho que ando lendo e pesquisando sem parar, é não notar que está sendo chata. É ter lido o dicionário 8 vezes por completo nos primeiros anos de escola. É copiar pessoas ou personagens que eu achava admiráveis... e por isso muitas vezes ser boazinha demais, generosa demais, simpática demais. É precisar de massagem nas buchechas pois não consigo parar de morder a mucosa por dentro, e quando saio de casa grudo um sorriso que só tiro quando volto pois várias vezes ficaram brabos comigo por passar na rua e eu não cumprimentar pois estava no mundo da lua então aos 12 comecei a andar com um sorriso forçado. Até hj não consigo relaxar ele muito. Qdo vejo estou com dor sorrindo atoa numa quadra vazia. É vomitar com comidas que não descem, ou precisar por 250ml de molho de pimenta no prato para deixar a língua totalmente numb com o ardor e conseguir comer num jantar de trabalho, ou casa da ex sogra. É acharem que tu tem anorexia e bulimia no ensino médio porque você nunca come na frente dos outros e quando come vomita. Dificuldade de entender que eu só como algumas coisas feitas em casa, ou algumas coisas de alguns restaurantes. Já fiz muito delivery de alguma coisa de 1 restaurante e outra coisa de outro. Nada econômico e até vergonhoso. Mas é a vida. Pelo menos não sou mais a menina viciada em comer sabonetes e aspirina infantil que precisava de vigia constante. Só que eu fui a aluna mais cdf, a filha menos rebelde, namorei só aos 18, noivei, casei, formei na faculdade, com bolsa devido à nota no vestibular e no enem, trabalhei, tive dois filhos, passei em concurso. Falo inglês fluente. Então ninguém que não me conhece acredita. Provavelmente muitos na internet iriam duvidar do meu autismo. Mas isso é porque estamos em 2023 e são poucas pessoas esclarecidas e atualizadas sobre o tema. Em 2030 vai existir exame genético mais acessível e vai ser incontestável o diagnóstico de alguém. Pior coisa no mundo é duvidarem de você, ainda mais para um autista. Detalhe eu ainda não tenho laudo, mas desde novembro 2022 tenho assistido e lido sobre autismo 11 horas por dia, é muito bom ser fluente em inglês porque dá para assistir muita coisa que nem tem legenda ainda. Comecei pesquisar por minha filha, e encontrei a mim. E a ela. Estamos em processo de diagnóstico que não é nem um pouco rápido. Mesmo que na consulta te digam que você é, para conseguir o laudo precisam ser feitos testes, precisa passar por outros profissionais e depois retornar na reconsulta. Alguns processos de diagnóstico levam meses, anos até. E sim, antigamente haviam autistas, eles apenas não sabiam que eram. Meu vô materno era autista, minha mãe fechou diagnóstico semana passada. Ela só falou aos 5 anos e na época só o que tinha era promessa pra santo pra que a guria não fosse muda pra sempre. Hoje em dia não falar até os 5 é uma red flag gigantesca. Mas.... ela tem 63 e na época dela ninguém sabia sobre autismo direito. Eu nunca fui vista como autista por profissionais na minha infância, na época autismo era somente o grau severo e somente em meninos. Havia uma colega autista na minha turma, que era eu mesma. Mas ninguém sabia. Eu era só a cdf estranha.
@eduardoolivetto5379
@eduardoolivetto5379 11 ай бұрын
A crítica do Pondé foi exatamente sobre isso, e até como a indústria cultural se apropria disso. Entretanto, parece que as pessoas não gostam muito de compreensão textual...
@rosanagodoy4370
@rosanagodoy4370 10 ай бұрын
Mas o diagnóstico prevê testes, diversas consultas, tem critério. Não é simples. Tenho uma irna diagnosticada com 52. Só sofrimento toda a vida dela. Tem o chamado autismo leve, que de leve não tem nada.
@thiagoskapata
@thiagoskapata 10 ай бұрын
Acho que só de a pessoa desconfiar que a pessoa tem autismo, provavelmente já é verdade. Se não for autismo, provavelmente é outro problema, mas algum problema é. Diagnóstico é sério e só pode ser feito por profissional capacitado, mas acho que temos que respeitar mais as pessoas "autodiagnosticadas". Todo adulto que recebeu diagnóstico correto já suspeitou alguma vez que tinha a condição, já se autodiagnosticou. Ninguém acha que é autista do nada. A pessoa quando desconfia já está sofrendo algo. Quem não tem transtornos mentais não vai ficar por aí dizendo que tem. O que pode ocorrer é que a pessoa por não ser especialista errar o diagnóstico, por isso a importância do profissional. Mas quando a pessoa se autodiagnostica, mesmo que o diagnóstico esteja errado, a pessoa faz isso porque ela está sofrendo. Quando conhecemos alguém que se autodiagnosticou, não devemos duvidar ou ridicularizar a pessoa. O que temos que fazer é respeitá-la e incentivá-la a procurar um profissional para ter o diagnóstico e o tratamento corretos.
@mourinis1
@mourinis1 Жыл бұрын
Dr., Prof. Lucelmo, muito obrigado por trazer a temática a discussão de forma como uma ciência e profissão deve tratar os males, fenômenos, queixas e etc em torno do adormecimento humano. Seus vídeos sobre autismo trouxeram paz psicológica a minha família, pois por atraso de fala e uns 3 comportamentos do meu filho esse tipo de comentário e reportagem como a referida citada pelo senhor nesse vídeo nos levou a uma preocupação com nosso pequeno de 1ano e 6 meses de idade a procurar uma avaliação interventiva para promover o desenvolvimento cognitivo do que observamos. Graças a Deus e a sabedoria dada por ele aos homens que faz da ciência séria (cabe adjetivo) um bem para a humanidade. A psiquiatra infantil que nos atendeu, ficou admirada pq não queríamos um laudo médico e sim encaminhamento para promover um desenvolvimento técnico até os 2 anos de idade. É isso que estamos fazendo com nosso filho, graças às suas orientações e instruções em seu canal que tenho recomendado para profissionais q atende crianças em avalição e já com diagnóstico fechado de autismo. #Gratidão. Minha bronca com a psicanálise é pela arrogante superioridade de achar que pode dá palpite em tudo, sem precisar apresentar evidências pq para essa prática tudo é singular, abrangente, subjetivo, significante, falo, edipiano e etc Sem provar nada.
@gusleao
@gusleao Жыл бұрын
Professor, vc é extraordinário. Uma voz muito importante no debate público brasileiro. Um abraço
@alissongiovaninetto4531
@alissongiovaninetto4531 Жыл бұрын
como disse Alysson Mutri uma vez: as vezes fazem umas pesquisas totalmente aleatórias do tipo: nos anos que saem filmes do Nicolas Cage são os anos que mais ocorrem acidentes com helicópteros
@rosangelaleal5712
@rosangelaleal5712 Жыл бұрын
Tenho muito respeito por ele, sem dúvida nenhuma ele domina com maestria muitos temas, possui um entendimento acadêmico de alto valor social e cultural, mas de autismo ele está completamente equivocado. Tem um olhar totalmente raso. Fico sem palavras .. Sou professora, 57 anos, autista e acompanho as lutas das mães de autistas, sei como foi difícil para mim, como é difícil para todos conseguir um laudo. A banalização resulta disso: alguém falando sobre um tema que não domina. Lamentável.
@LucasGomes-nl6tm
@LucasGomes-nl6tm Жыл бұрын
Acho um mala... Escreve sempre sobre as mesmas coisas apenas com roupagens diferentes, escreve mal... Enfim mais um pseudointelectual do século 21 que a Internet nos "agraciou".
@rosangelaleal5712
@rosangelaleal5712 Жыл бұрын
@@LucasGomes-nl6tm tbm não é alguém que daria muito papo. Um grande clichê.
@tower5221
@tower5221 Жыл бұрын
@@LucasGomes-nl6tm pseudointelectual? o cara tem um doutorado sobre Pascal absurdo e pós doutorados no exterior de níveis altíssimos, infelizmente não podemos chamar quem pensa diferente de nós de pseudointelectuais. Eu não me dou bem com pensadores de escolas teologicas e nem por isso chamo eles de burros
@marizeliafinger4494
@marizeliafinger4494 Жыл бұрын
Mas que absurdooooo! O Pondé quer causar frisson, só pode. Eu já tinha percebido que ele é um id*ota vaidoso pelas tantas palestras que ouvi dele (mas quem sou eu?) E agora vem a confirmação. Obrigada!
@deboraoliveira633
@deboraoliveira633 Жыл бұрын
Quem somos nós né gata? Pq penso o mesmo dele, o cara exala a mais alta arrogância.
@ricardoassmepsiquiatra
@ricardoassmepsiquiatra Жыл бұрын
Um idiota vaidoso é uma ótima definição para Pondé.
@JulianoTosoDill
@JulianoTosoDill Жыл бұрын
Parabéns pelo seu empenho e pelo seu belo trabalho digno de inspirar a muitos...
@iedaassuncao6422
@iedaassuncao6422 Жыл бұрын
Parabéns Lucelmo pela excelente explicação.
@mariosilva159
@mariosilva159 Жыл бұрын
Entendi a perspectiva do artigo, ele fala claramente que o Autismo hoje está distorcido na sociedade. Eu tenho um filho Autista, e quando falo para os outros que ele é, as pessoas logo falam: "Nossa então ele deve ser muito inteligente". Séries como (Good Doctor, Advogada Extraordinária, Enfim ) distorcem a realidade do que é o Autismo. Então Concordo com Pondé, está totalmente hipado ter filho Autista.
@edupennone
@edupennone Жыл бұрын
Pois é. O artigo é justamente sobre isso que você falou. Em nenhum momento ele entra na questão científica da teoria psicanalítica.
@RigobertoBorges
@RigobertoBorges Жыл бұрын
Acho que estão lendo o artigo de forma errada, ele não fala que autismo de decorrente de mães geladeiras.
@mariosilva159
@mariosilva159 Жыл бұрын
E determinadas partes do texto ele deixa claramente que é de nível provocador e sarcástico. E fala sobre o mercado capitalista usando a premissa do Autismo para comodizar o mercado de produtos físicos e também o grande aumento de supostos "Psicanalistas ou Coutes de Autistas" que está explodindo no mercado com venda de cursos e produtos relacionados. Logo esquecemos que se trata de um espectro muito amplo onde o pré-conceito estabelecido pela mídia, reforça ainda mais que é super vantajoso ter filho autista como é visto nas séries, é melhor trocar o prejuízo social pela suposta "Super Inteligência" que supostamente autistas possuem. Na verdade as críticas a serem feitas não é sobre o Pondé, e sim sobre a distorção que a mídia faz em relação do que é Autismo para vender produtos, serviços e afins.
@andreiabergamaschi3442
@andreiabergamaschi3442 Жыл бұрын
Ufa... até q enfim alguém entendeu o texto escrito pelo Pondé....
@mavemave1174
@mavemave1174 Жыл бұрын
isso mesmo!
@Pleiadianos
@Pleiadianos Жыл бұрын
Concordo plenamente com sua fala mas também não podemos invalidar quem mesmo através desse ( Modismo). Procurou ajuda Profissional e teve um diagnóstico correto falo por mim mesmo . Tive diagnóstico de depressão crônica, ansiedade, síndrome do Pânico . E fui encharcado de remédios para tratar das consequências sem buscar as causas . E a causa era meu Autismo leve tudo mudou agora trato a causa tendo ajuda na dificuldade social . Oque causava os demais sintomas , gratidão a você e até o Prof Pondé que admiro . Mas que ninguém pode nos conhecer a nós melhor que nós mesmos . Gratidão por esse conteúdo maravilhoso um fraterno abraço . E que outras pessoas como eu tenham esse desfecho que hoje me permite uma vida mais saudável . Finalmente não sinto mais a necessidade de interpretar comportamento neurotipico para ser aceitável social e comercialmente.
@velborboleta
@velborboleta Жыл бұрын
Uau!Que sucesso vc deu uma virada . Fico muito contente por sua "realização"... e "renascimento "
@Pleiadianos
@Pleiadianos Жыл бұрын
@@velborboleta 🙏💗🙏
@dasdoida
@dasdoida Жыл бұрын
Estimulação precoce é projeto psicanalítico 🎈
@DRocha-fp1jt
@DRocha-fp1jt Жыл бұрын
Professor! Obrigado pelo rápido posicionamento.
@michellinileite9241
@michellinileite9241 Жыл бұрын
É muito triste ver que pessoas ainda falam numa bobagem dessas. Como assim, gente? Eu amo meu filho, sempre estive com ele, de falta de carinho e amor ele não morre e ainda escutar isso de "mães que não queriam seus filhos e, por isso, eles são autistas... Faça-me um favor viu🤮
@LuisHamiltonDaSilva
@LuisHamiltonDaSilva Жыл бұрын
ozônio terapia, constelação familiar, agua alcalina e pondé é tudo a mesma coisa
@AliceJ102012
@AliceJ102012 Жыл бұрын
Vc esqueceu de mencionar o glúten! 😅😅
@rnogueir0212
@rnogueir0212 Жыл бұрын
Melhor comentário 😂😂😂
@lil.lilha.1
@lil.lilha.1 Жыл бұрын
Realmente, é um argumento que passa a ideia de que a psicanálise fala verdades difíceis de serem aceitas e por isso que as pessoas a criticariam 😒
@anandamoraes6413
@anandamoraes6413 Жыл бұрын
Prof… Obrigada por esse vídeo!!!
@priscilaalmeida4515
@priscilaalmeida4515 Жыл бұрын
Amo o trabalho que faz aqui, sou psicanalista, já namorei um autista, concordo com seu ponto de vista em alguns aspectos, porém não generalize a psicanalise dessa forma, cada profissional tem um pensamento, se tornando assim indivíduos únicos.
@samuelsegolin
@samuelsegolin Жыл бұрын
Acho que a partir desse video nao vai amar tanto mais rs... ele disse que a psicanálise é pseudo-ciência! Deu a entender que todo psicanalista pensa como Pondé. Tenho quase certeza que sou autista, antes de descobrir e estudar sobre, pensava que era "estranho" devido a criação. Pode até ser, mas daí não é autismo. Pra ter certeza só com diagnóstico ne?
@marianafaturi5491
@marianafaturi5491 Жыл бұрын
Quanto absurdo escutei nesse vídeo sobre psicanálise. Falas como essa tem aparecido nos últimos tempos, e todas repetem a mesma coisa, mas nenhuma dessas pessoas se debruçou sobre a teoria e a prática psicanalítica para realmente entender a seriedade do trabalho. Uma pena. Mas, a psicanálise desde 1900 causa resistência mesmo
@iaramiorim3037
@iaramiorim3037 Жыл бұрын
A crítica é sobre a teoria, não sobre indivíduos. É uma teoria que, como disse o Lucelmo, se aplica no campo filosófico, mas não tem experimentos científico que a sustentem. Então, mesmo que profissionais a utilizem, de boa fé, não quer dizer que ela é científica
@italobueno6092
@italobueno6092 Жыл бұрын
Só pra situar todos vocês: a definição da psicanálise como pseudociência não é do autor do vídeo. É da área da Filosofia da Ciência quando estabelece o critério de demarcação científico (i.e., estabelece os critérios para definir o que é ciência de fato e o que costuma se posicionar como tal, mas sem ser, visto que esses critérios são fundamentais para que não seja qualquer coisa considerada ciência e sim aquilo que segue o rigor do método). Somente no Brasil e em alguns outros países que há essa supervalorização da psicanálise. Existem diversos conhecimentos científicos que foram rejeitados no início, assim como aqui deram a psicanálise como rejeitada, a diferença é que esses conhecimentos se mostraram com o tempo suficientemente bem-estruturados no sentido de serem legitimamente científicos. Alguns inclusive sofrem forte rejeição da comunidade, mas não da academia, como é o caso da Teoria Sintética da Evolução (evolução biológica). Eu sugiro que em vez de criticarem o rapaz e dizer que ele está falando besteira, deem uma atualizada sobre o que faz algo ser considerado ciência e verão que ele não falou nenhuma groselha.
@elenisedelimaramosoliveira9344
@elenisedelimaramosoliveira9344 Жыл бұрын
Perfeita colocação!
@nivaldagazotto7438
@nivaldagazotto7438 Жыл бұрын
Quem sou eu pobre mortal, para entrar nesta briga, mas mesmo assim quero crer que Ponde, não está criticando, menosprezando, mas quis apenas mostrar que, assim como a auto ajuda, a busca pela transcendental, é tantas outras visões do mundo, tudo vira comércio ...
@marialuciaspanga7457
@marialuciaspanga7457 Жыл бұрын
Realmente é chocante alguém com um nome gigante como Pondé ter uma visão tão retrógrada e tão antiga sobre o que é o TEA
@ricardoassmepsiquiatra
@ricardoassmepsiquiatra Жыл бұрын
Um nome gigante medido por que parâmetros? A Anitta pelo visto fala menos bobagem.
@vitoriatremea7336
@vitoriatremea7336 Жыл бұрын
Tava esperando a reação do Lu sobre esse assunto! Principalmente por hoje ser meu aniversário! E a inclusão é a causa norteadora da minha busca por autoconhecimento
@lunaaba
@lunaaba Жыл бұрын
Parabéns por seu dia!
@taminhaspinelli
@taminhaspinelli Жыл бұрын
Uhuu!!! Ansiosa mode ON
@lucienequintino8220
@lucienequintino8220 Жыл бұрын
Assistir toda série Uma advogada extraordinária, vou assistir o contador ! Obg pela dica.
@jeanroda8918
@jeanroda8918 Жыл бұрын
Geralmente gosto muito dos videos do canal, mas vou ter que discordar desse, concordo com a critica ao Pondé e a forma como ele descreveu. Sobre a cientificidade da psicanálise não vou entrar no mérito. Mas dizer que a teoria das mães geladeira ainda representa o pensamento da psicanálise, ou que oq outros autores dizem é apenas um eufemismo da mesma coisa é um erro grosseiro. Sugiro por exemplo o livro "O Autista e sua Voz" de Jean Claude Maleval que tem uma proposta mais atual.
@lorenaaparicio8298
@lorenaaparicio8298 Жыл бұрын
perfeito!
@MarcosSilva-bb2mj
@MarcosSilva-bb2mj Жыл бұрын
11:50 estou estudando para o concurso de psicólogo da prefeitura de Curitiba. E estou bem decepcionado ao perceber pelos simulados que a banca da UFPR dá muita ênfase para a psicanálise. Eu utilizei ABA nos estágios com alunos com autismo e estou me especializando em Terapia Cognitivo Comportamental. Estou me esforçando pra estudar psicanálise, mas eu nunca consigo entender essa pseudociência.
@crispassarela
@crispassarela Жыл бұрын
Maravilhoso o vídeo e já compartilhei com alunos, supervisionandos e amigos. É um absurdo que com a neurociência sendo esfregada na cara, ainda encontremos colegas de profissão que teimam em usar psuedociência ao invés de PBE. Moro em NY e aqui psicanalista precisa de licença para atuar. Infelizmente, a Psicanalíse clínica continua firme e forte por aqui.
@tower5221
@tower5221 Жыл бұрын
Freud Lacan e qualquer psicanalista se contorce no tumulo lendo sobre "licença" de psicanalista kkkkkkkkk
@anapaulasantos8488
@anapaulasantos8488 Жыл бұрын
Obrigada pelo vídeo!!!! Eu adorooo vc!!!!! Brilhante explicação
@tuki9848
@tuki9848 Жыл бұрын
Parabéns pela análise! Pondé errou no seu texto sim, mas eu entendi dele que muitos querem lacrar em cima do autismo e acredito, pelo que vejo alguns "autistas de redes sociais" (assim os batizei) é meio surreal que realmente sejam autistas, tem muitos diagnósticos equivocados é o que percebo. P.S sou autista nível 2 e acompanho todos os seus vídeos e sempre mostro pra minha psicóloga/ABA🌻👏🏽
@gabrielacarvalho9840
@gabrielacarvalho9840 Жыл бұрын
Venho pesquisando sobre o autismo a 3 anos e várias características minhas presentes desde a infância menor coincidem com características do TEA. Comecei a fazer terapia a pouco tempo, seria adequado comunicar à minha psicóloga sobre isso?
@Bia-qd6gq
@Bia-qd6gq Жыл бұрын
Seria interessante! Foi assim que obtive meu diagnóstico... minha psicóloga percebia traços autistas em mim, mas esperou até que eu tivesse o insight para me incentivar a buscar o diagnóstico
@lilitorres7008
@lilitorres7008 Жыл бұрын
Que bom que o senhor usa um pouquinho do seu tempo pra vir aqui desmentir esses absurdos. Grata.
@michelepens3643
@michelepens3643 Жыл бұрын
Gente, a Psicanálise já se desculpou, reparou. A maioria não segue este pensamento. Isso para outros transtornos também, como a esquizofrenia.
@gustavodasilvadelry3339
@gustavodasilvadelry3339 Жыл бұрын
Não é meio amplo e complicado usar "a Psicanálise já se desculpou, reparou..."? A quem você se refere que se desculpou? a mulher em especifico? o Pondé? Pois isso é noticia desse mês, essa aplicação e ensinamentos da psicanalise são dessa decada(me formei a poucos anos e aprendi exatamente isso que é dito), então fica muito complicado acreditar na reparação, nas desculpas, quando não tem uma frente que atue por um processo rigoroso dela, já que como já vi muitos psicanalistas falando, psicanálise não é psicologia.
@mariagomes2742
@mariagomes2742 Жыл бұрын
É uma visão muito rasa do processo psicanalítico, mas acho que vc vai perder tempo se tentar explicar isso aqui
@tower5221
@tower5221 Жыл бұрын
@@gustavodasilvadelry3339 aonde você se formou pra aprender dessa maneira?
@gustavodasilvadelry3339
@gustavodasilvadelry3339 Жыл бұрын
@@tower5221 FMU, parte do grupo Laureate que tem a mesma base de grade em mais de 10 universidades por todo o Brasil.
@tower5221
@tower5221 Жыл бұрын
@@gustavodasilvadelry3339 conheço superficialmente, mas em geral é sempre bom entrar em associações mais tradicionais, ai vc consegue remendar esses furos de formação, afinal psicanálise não foi feito pra ser estudada num modelo universitário
@Fran780
@Fran780 Жыл бұрын
Exatamente, Dr Lucelmo. Também achei que esse assunto abordado pelo Pondé, já havia sido superado. Obrigada pelo vídeo.
@cybellearaujoo
@cybellearaujoo Жыл бұрын
*Esse canal é extremamente necessário. Assim como o canal do Prof Daniel Gontijo, ou da Bibi Bailes. É sobre isso. Ciência e não pseudociências. Sobre o Pondé ele se acha um pensador, e pensa que por isso pode opinar sobre tudo. Calado é um poeta. Já a Folha prestou um desserviço a sociedade publicando essa aberração de artigo*
@antoniacastellone4941
@antoniacastellone4941 Жыл бұрын
Concordo Plenamente!
@LNVACVAC
@LNVACVAC Жыл бұрын
Você não leu o que ele escreveu né?
@jeffersonaleixodesousa4897
@jeffersonaleixodesousa4897 Жыл бұрын
Daniel Gontijo só cai em descrédito qd se fala no Jesus histórico...acompanho ele tb...
@matheuscunha6006
@matheuscunha6006 Жыл бұрын
Alguns pontos me chamam a atenção na excelente exposição do professor Lucelmo. Primeiro, o conceito de pós-moderninade e a sua validade. O livro do Ronaldo Pilati, Ciência e Pseudociência, traz uma ótima reflexão sobre a validade e existência do conceito e conclui que esse conceito não existe e que a produção acadêmica não passa de um amontoado de textos sem sentido. O segundo ponto, é sobre o percurso da saúde mental no Brasil, que é fortemente marcado pela psicanálise, a ver os cursos de graduação em Psicologia e os programas de graduação (stricto sensu e lato sensu).
@andremaldini9152
@andremaldini9152 Жыл бұрын
Igualmente contraproducente é achar que o autismo genético é a mesma coisa que o desenvolvimento de sintomas autistas como uma defesa contra algo , como se o peso das relações humanas não pudesse produzir determinados comportamentos que parecem um autismo genético, mas que não o são.
@jaquelinecunha636
@jaquelinecunha636 Жыл бұрын
Não importa a formação de alguém quando o narciso é incapaz de enxergar qualquer coisa além das suas próprias convicções. Esse Pondé só fala groselha, trocando em miúdos. Parabéns ao canal pela lucidez de sempre.
@canaltherapon
@canaltherapon Жыл бұрын
Caraca professor. Obrigado pelo conteúdo. Show. Estou maratonando aqui seus vídeos. E cada vez mais me interessando pelo tema. Sr+
@aneliselucaslacerda1510
@aneliselucaslacerda1510 Жыл бұрын
Maravilhoso. Amo seu canal. Parabéns!
@lucianabandeirafeitosa3857
@lucianabandeirafeitosa3857 Жыл бұрын
Magnífico.
@laviniadesa1883
@laviniadesa1883 Жыл бұрын
Qual nome da série ?
@gabrielarochalucianobueno7129
@gabrielarochalucianobueno7129 Жыл бұрын
Eu fiz faculdade Psicologia na Puc Campinas, entre 2009 á 2013. E a explicação para o autismos na aula de psicodiagnóstico foi essa!!! Eu achei um absurdo na época!!!
@jeruzajesua7017
@jeruzajesua7017 Жыл бұрын
Perfeito seu raciocínio 👏👏👏, quero lhe parabenizar pelo seus canal que é bastante esclarecedor! Você é um ótimo exemplo na comunidade Autista!
@walteralberto7164
@walteralberto7164 Жыл бұрын
Pelo que entendi do texto, é a fetichização da patologia na mídia. Tivemos "Rain Man" onde isto não aconteceu, mas ele ilustra com "O Contador" e agora com a série da advogada, com as características sendo capitalizadas e virando uma habilidade com alto valor comercial no mercado de trabalho. Nisso ele está retratando uma tendência que está se tornando comum.
@gisellydama3107
@gisellydama3107 Жыл бұрын
Também entendi assim....
@baleiaseoutrascoisas7716
@baleiaseoutrascoisas7716 Жыл бұрын
Falou tudo!
@alessandrolopes9668
@alessandrolopes9668 Жыл бұрын
Ok, retratar um tendência sim. Daí a desenterrar teorias conspiratórias que culpam as mães, saiu (e muito!) do ponto.
@NutricaoCarol
@NutricaoCarol Жыл бұрын
Obrigada por explicar à luz da ciência
@flaviaarravalassuncao1714
@flaviaarravalassuncao1714 Жыл бұрын
FIQUEI P. DA VIDA COM ESTE ARTIGO DO ESCRITOR VULGAR.
@JulioAuto
@JulioAuto Жыл бұрын
Excelente vídeo. Parabéns !
@anac.5577
@anac.5577 Жыл бұрын
Super esclarecedor... ! Perfeito!!!!!!!! Obrigada !
@evertondecosta
@evertondecosta Жыл бұрын
É sempre um prazer ouvir meu querido
@npsantoss
@npsantoss Жыл бұрын
Caramba, mano! Eu já tinha várias restrições ao Pondé. Acompanhei os ataques dele a pessoas como o Henry Bugalho. Agora isto! Acho que ele é que quer ter seu nome a entrar/continuar no "hype", por isso sempre tá tentando "causar". O problema é que causa sofrimento, né. Vou ler o artigo dele (já com dor no coração).
@leonardozanin4222
@leonardozanin4222 Жыл бұрын
Boa tarde, professor! Gostaria de uma indicação das pesquisas sobre o autismo ter uma "preponderância" genética como etiologia. Nunca é demais a leitura e conhecimento!! Mto obg!!!
@dbelutti
@dbelutti 2 ай бұрын
Mais um excelente vídeo, obrigada.
@lucienequintino8220
@lucienequintino8220 Жыл бұрын
Cara sou tua fã! Amei essa matéria concordo em número gênero e grau. Tenho 3 filhos e o casula foi diagnosticado com autismo quando tinha 2 anos. Eu estudo muito sobre autismo é já fiz um curso na área, tenho certeza que depois que meu filho foi diagnosticado, comecei a me entender e aos meus filhos, tenho vontade de fazer meu diagnóstico. Hoje meu casula tem 8 anos evoluiu muito ao ponto de ouvirmos aquela famosa frase: nem parece autista. Meus filhos foram todos amados e desejados. Sou pedagoga e Especialista em educação especial em libras . Eu tenho muita vontade de focar a área do autismo, inclusive sempre sou chamada para dar palestra como mãe de criança com autismo, e sou idealizadora do grupo Mães Guerreiras. Eu tenho muito que aprender. O que você me indica e por onde começar?
@renatasobral4658
@renatasobral4658 Жыл бұрын
Alguém pode colocar o artigo do Ponde para a Folha de São Paulo, na íntegra aqui!
@Djalmaffr
@Djalmaffr Жыл бұрын
Só por Deus em meu amigo. Obrigado pelo vídeo, bem sóbrio e claro. Valeu
@julianemartins3982
@julianemartins3982 Жыл бұрын
Você é necessário demais!! 👏🏽👏🏽
@marcilenehenrique8552
@marcilenehenrique8552 Жыл бұрын
minha filha tem 9 anos ler pouco esquece rápido as coisas levei ela no neuro ele pediu o teste F70 e F 91 alguém sabe mim informar pra sao estes testes por favor .
@luisaugustobonilha8210
@luisaugustobonilha8210 Жыл бұрын
Bem, é preciso também refletir sobre o mito da mãe perfeita ou do sempre maravilhoso instinto materno. Há mães que se arrependem de ser mães embora jurem de pés juntos que fariam qualquer coisa pelos filhos, menos se relacionar com ele como se espera. 30% dos casos de pedófila contam com a cumplicidade de uma mulher, sob diversas máscaras, mãe, protetora, outra mãe entre outras. O mundo do crime está repleto de mães que matam seus amados filhos. Dito isso, não é nenhum absurdo admitir-se que as sensações intrauterinas sejam criadoras de traumas ou neuroses precoces. Existem relatos de pessoas que atestam lembrar ou ter sentido emoções provenientes da mãe, havendo farta documentação clínica neste sentido. Daí para identificar o autismo como fruto desses problemas vai um longo caminho. O fato é que o espectro autista mais moderno é tão vasto que fica difícil identificar ou buscar uma resposta exclusivamente clínica ou científica para esse distúrbio, mas a hipótese não me parece de todo descabida. A meu ver linguagem neutra é sim astrologia de gênero, isso deveria chocar mais as pessoas que o comentário do Pondé, mas é mais politicamente correto embora mais absurdo.
@diogovieira5563
@diogovieira5563 10 ай бұрын
Pior que eu tive um ambiente igualzinho o descrito pelo Pondé, mas era o meu caso, não conheço o dos outros.
@taysevilanovva913
@taysevilanovva913 Жыл бұрын
O pior é que tem muita gente com esse pensamento mas sem coragem de falar, gente que odeia autistas e pessoas com deficiência em geral.
@psivivirosada
@psivivirosada Жыл бұрын
Uma barbaridade não justifica outra!
@gorettibraga8125
@gorettibraga8125 Жыл бұрын
Ouvi do Pondé, que as redes sociais deram voz aos imbecis. Ele é a prova viva disso.
@cidasouza9839
@cidasouza9839 Жыл бұрын
Eu não gosto do Pondé desde o dia que ele fez um comentário ridículo e machista, sobre a Greta, no Jornal da Cultura.
@monicaandrade3278
@monicaandrade3278 Жыл бұрын
Perfeito!
@lubn5355
@lubn5355 Жыл бұрын
Parabéns pelo seu vídeo!!!
@nyllm.n.louie-alice2412
@nyllm.n.louie-alice2412 5 ай бұрын
Qual é esse outro filósofo citado no vídeo? Christopher Tucker? Não encontrei referências dele... =/
@sanziobarreto
@sanziobarreto 11 ай бұрын
A grade curricular das faculdades de psicologia é todo psicanálise. P. do excepcional, do adolescente, da criança, do cachorro, do extraterreste. Eu queria uma forma de entrar com uma ação coletiva contra a UFMG pelo tempo que eu perdi com pseudociência.
@sebastiaosalgado1979
@sebastiaosalgado1979 4 ай бұрын
Eu já desconfiava da psicologia brasileira antes desta sua informação, agora eu desconfio mais ainda
@ilaniawandrowski2955
@ilaniawandrowski2955 3 ай бұрын
Psicanálise é extremamente importante para compreensão da subjetividade do sujeito é científica pois é feito observação no setting... assim como existe o Humanismo que não é mensurável....é diferente o manejo de um psicotico para uma estrutura neurótico e existe um instituto na França que estuda sobre bebês autistas super interessante...
@andreluisalmeida9509
@andreluisalmeida9509 Жыл бұрын
Muitíssimo bem colocado!
@alexandreguimaraes1116
@alexandreguimaraes1116 Жыл бұрын
Então, o autor do vídeo deveria ter perguntado ao Pondé O QUE ELE QUIS dizer ANTES de fazer esse vídeo. Em geral os textos do Pondé são um alerta: a vontade de ser "do bem" inibe o debate e provoca a histeria. Acredito que isso foi o que aconteceu no texto que sim, talvez poderia ter deixado isso mais claro. Mas isso não justifica criticar sem esclarecer antes.
@marialuizasantoslopes2979
@marialuizasantoslopes2979 Жыл бұрын
Me desculpe acredito que o mais covarde de tudo isso é Pondé vir tratar sobre autismo sem entender sobre o que é o autismo. O outro ponto além da formação na área é tratar a questão do autismo como algo que "vem" da mãe e de um lar horrível, se assim o fosse as crianças que passam por tantas dificuldades econômicas e familiares, todas as crianças miseráveis e pobres seriam autistas. A outra questão que para este senhor ao meu ver não tem cabimento "pessoas" como autistas terem visibilidade e autistas e suas famílias estarem lutando contra discursos capacitista como a dele. E outra questão ainda como bem vc colocou professor psicanálise não é psicologia, não é uma área do conhecimento que pode dentro dos mecanismos científicos se ater a está demanda, até porque a maior parte dos psicanalistas não acreditam em laudos e diagnósticos. Acredito de verdade que todas as áreas do conhecimento podem auxiliar na construção de diferentes conhecimentos, porém temos que ter a humildade acadêmica e teorica para não falar bobagens que inclusive demonstra o tamanho de preconceito, machismo e misoginia presente no pensamento deste senhor
@antoniasiak
@antoniasiak Жыл бұрын
Inclusive já tem pesquisas que colocam a idade avançada dos homens como um fator de risco para desenvolvimento de autismo nos filhos.
@igormonsueto7226
@igormonsueto7226 Жыл бұрын
@@antoniasiak ótima colocação
@vanessarts
@vanessarts Жыл бұрын
Meu filho foi diagnosticado essa semana. Comentei na minha sessão de psicanálise e a terapeuta me disse que esses sintomas de autismos podem ser passageiros. Estranhei isso, agora vendo esse vídeo entendi! Eu não sabia que a psicanálise não é uma ciência. O TCC creio que seja, ou não?
@marialuizasantoslopes2979
@marialuizasantoslopes2979 Жыл бұрын
@@vanessarts A terapia comportamental é feita por psicólogo. Logo por um profissional preparado para isso. De verdade acredito que a psicanálise tem sua contribuição para muitas áreas do conhecimento, porém um psicanalista não tem preparo técnico para falar sobre autismo, TDAH e demais questões psiquiátricas.
@vanessarts
@vanessarts Жыл бұрын
@@marialuizasantoslopes2979 eu faço psicanálise com uma psicóloga.
React críticas ao Parecer do Autismo [PARECER 50]
45:16
Luna ABA
Рет қаралды 10 М.
11 erros mais ABSURDOS na Terapia ABA aplicada ao Autismo
22:17
Я нашел кто меня пранкует!
00:51
Аришнев
Рет қаралды 3,6 МЛН
DO YOU HAVE FRIENDS LIKE THIS?
00:17
dednahype
Рет қаралды 71 МЛН
Can You Draw A PERFECTLY Dotted Line?
00:55
Stokes Twins
Рет қаралды 95 МЛН
Autismo em mulheres - 10 traços autísticos pouco óbvios
18:52
Lygia Pereira - Autismo Feminino
Рет қаралды 354 М.
10 Sinais de Autismo em Adultos e Adolescentes [FAÇA O TESTE]
22:11
Leticia Sabatella e a banalização do Autismo
20:31
Luna ABA
Рет қаралды 190 М.
Autismo Adulto - 50 Sinais Pouco Óbvios de Autismo em Mulheres e Homens
34:33
Lygia Pereira - Autismo Feminino
Рет қаралды 419 М.
Existe futuro para a psicanálise? | Jorge Forbes
29:47
Democracia na Teia
Рет қаралды 247 М.
TEA | Transtorno do Espectro do Autismo sob à ótica da Psicologia Analítica | Natalhe Costa
13:04
IJEP - Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa
Рет қаралды 4,3 М.
Tipos de reforçadores no autismo [TERAPIA ABA]
9:23
Mayra Gaiato | Desenvolvimento Infantil e Autismo
Рет қаралды 8 М.
Такие сладости мама точно разрешит
0:22
Даша Боровик
Рет қаралды 3,7 МЛН
BABY Comedy : Gift for baby💔
0:41
BABY Comedy
Рет қаралды 4 МЛН
БОЛЬШОЙ ПЕТУШОК #shorts
0:21
Паша Осадчий
Рет қаралды 8 МЛН
Incredible magic 🤯✨
0:53
America's Got Talent
Рет қаралды 26 МЛН
Cunning GUYS 🤣
0:15
dednahype
Рет қаралды 4,1 МЛН